Postagens

Mostrando postagens de abril 16, 2014

Marco Civil: bate-boca entre AĆ©cio e Lindbergh marca votaĆ§Ć£o

Imagem
Os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e AĆ©cio Neves (PSDB-MG) durante conversa no plenĆ”rio do Senado Federal: a chapa esquentou na votaĆ§Ć£o do Marco Civil da Internet (Foto: AgĆŖncia Senado/Arquivo) POR RODRIGO RODRIGUES A aprovaĆ§Ć£o do Marco Civil da Internet no Senado Federal foi marcada nesta terƧa-feira (22) por um grande bate-boca entre os senadores Lindbergh Farias (PT) e AĆ©cio Neves (PSDB), ambos prĆ©-candidatos das eleiƧƵes de outubro. Um ao governo do Rio, outro Ć  PresidĆŖncia da RepĆŗblica. 

ComissƵes da Verdade divergem sobre causa da morte de JK

Imagem
A ComissĆ£o Nacional da Verdade atesta que foi acidente, enquanto a ComissĆ£o Municipal da Verdade de SĆ£o Paulo alega que foi atentado polĆ­tico.  Najla Passos BrasĆ­lia - Laudo divulgado pela ComissĆ£o Nacional da Verdade (CNV), nesta terƧa (22), em BrasĆ­lia, atesta que o acidente de carro que provocou a morte do ex-presidente Juscelino Kubitschek, em 26 de agosto de 1976, no quilĆ“metro 164,8 da Rodovia Presidente Dutra, nĆ£o foi obra de atentado polĆ­tico, como sugerem diversas teorias conspiratĆ³rias alimentadas nos Ćŗltimos 38 anos e atĆ© mesmo anĆ”lises tĆ©cnicas feitas desde entĆ£o.

A seca, o aumento da conta d’Ć”gua e os 10 maiores erros do governo Alckmin na gestĆ£o ambiental

Imagem
por : Edson Domingues Seca na represa Jaguari, que faz parte do Sistema Cantareira O aumento de 30% na conta de Ć”gua anunciado por Geraldo Alckmin soou mais como recibo de incompetĆŖncia do que medida de contenĆ§Ć£o do consumo na regiĆ£o metropolitana de SĆ£o Paulo. Se nĆ£o bastasse a falĆŖncia do abastecimento do Sistema Cantareira, o governador tenta aplicar factoides para tirar o foco do problema. Ao assumir o governo em 1994, os tucanos se apoderaram do modelo superficial de gestĆ£o ambiental compartilhada com a sociedade. A primeira experiĆŖncia foi o rodĆ­zio de carros para combater a poluiĆ§Ć£o do ar. A partir daĆ­ foi uma sucessĆ£o de fracassos, erros administrativos com consequĆŖncias drĆ”sticas ao sistema estadual de meio ambiente, flexibilizaĆ§Ć£o e desmantelamento da estrutura ambiental paulista. A gestĆ£o ambiental desastrosa do governo Alckmin estĆ” explicitada em dez principais aƧƵes:

Marco Civil: Dilma aprova por unanimidade

Imagem
Todos os mĆ©ritos ao deputado Molon   O Senado Federal aprovou, por unanimidade, o projeto do deputado Alessandro Molon (PT-RJ) – clique aqui para ler a entrevista do deputado – , que fixa o Marco Civil da Internet. Com isso, a Presidenta Dilma pode amanhĆ£, quarta-feira (23), anunciĆ”-lo na NET Mundial, conferĆŖncia internacional sobre governanƧa na internet,  em que vai propor usar a nova legislaĆ§Ć£o brasileira para regular a internet mundial.

700 m2 de Bertone irritam o Papa Francisco

Imagem
por Lumena Raposo Hoje Tarcisio Bertone, ex-secretĆ”rio de Estado do Vaticano Fotografia © Reuters O ex-secretĆ”rio de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, inaugura em maio a sua nova residĆŖncia no Vaticano. Trata-se de uma cobertura de luxo com 700 metros quadrados, o que estĆ” a irritar o Papa. O cardeal Bertone, de 79 anos, que foi secretĆ”rio de Estado de Bento XVI, estĆ” em contradiĆ§Ć£o com o apelo de Francisco para uma "Igreja dos pobres", uma situaĆ§Ć£o que estĆ” a provocar uma forte irritaĆ§Ć£o no Papa argentino.

Tem dinheiro, tem Ć”gua; nĆ£o tem, fique seco

Imagem
Autor: Fernando Brito A anĆŗncio do Governador Geraldo Alckmin de que serĆ” aplicada uma multa de 30% a quem consumir mais Ć”gua do que a mĆ©dia Ć© a ratificaĆ§Ć£o do tipo de racionamento que serĆ” feito em SĆ£o Paulo: o racionamento censitĆ”rio. TraduĆ§Ć£o: quem pode pagar, terĆ” Ć”gua o quanto quiser. Quem nĆ£o pode pagar, passe o perrengue…

Conflicts FĆ³rum: ComentĆ”rio semanal de 4 a 11/4/2014

Imagem
“ Conflicts Forum’s Eeekly Comment 4 − 11 april 2014 ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Postado por Castor Filho NegociaƧƵes P5+1 em Genebra (ONU) Na linha de que o resultado das negociaƧƵes do grupo P5+1 com o IrĆ£ marcarĆ” inflexĆ£o chave para o Oriente MĆ©dio – de um modo ou de outro – esses “ComentĆ”rios semanais” sĆ£o dedicados a examinar as discussƵes sobre o “processo” P5+1 que estĆ£o sendo ventiladas na imprensa em farsi. Nada aqui visa a ser muito abrangente ou definitivo; nosso objetivo Ć© apenas dar informaĆ§Ć£o geral aos leitores sobre as questƵes que estĆ£o empurrando o pĆŖndulo da opiniĆ£o pĆŗblica em geral e tambĆ©m da opiniĆ£o bem informada para uma posiĆ§Ć£o de cada vez mais ceticismo no IrĆ£. Claro que, por mais que o presidente Rowhani ainda tenha “autorizaĆ§Ć£o” para prosseguir as negociaƧƵes, e conte com a massa crĆ­tica de apoio no nĆ­vel superior do governo, essa “autorizaĆ§Ć£o” nĆ£o Ć© nem ilimitada no tempo nem absolutamente sem restriƧƵes. De fato, se se passa os olho

Em festa tucana para AĆ©cio com dinheiro pĆŗblico, povo pobre nĆ£o entra.

Imagem
Por ZĆ© Augusto Do Blog Os Amigos do Presidente Lula Ouro Preto sitiada para AĆ©cio nĆ£o ser vaiado. Imprensa chapa branca demotucana, como a TV Globo, sĆ³ fez perguntas que AĆ©cio gosta. NinguĆ©m perguntou sobre o helicĆ³ptero do aliado Perrella apreendido com meia tonelada de cocaĆ­na. NinguĆ©m perguntou se a ausĆŖncia de Pimenta da Veiga confirmava renĆŗncia Ć  candidatura. NinguĆ©m perguntou se a ausĆŖncia de senadores e governadores tucanos era "cristianizaĆ§Ć£o" de sua candidatura.

Falta lideranƧa para deter o fim do mundo

Imagem
O capitalismo encurralou o futuro da humanidade em uma estreita pinguela de dĆ©cada e meia. Esse seria o tempo disponĆ­vel para um acordo sobre aquecimento global por: Saul Leblon   Os dados da equaĆ§Ć£o climĆ”tica sugerem que a humanidade perdeu o timmimg da mitigaĆ§Ć£o capaz de refrear as causas do aquecimento global. Artigo nesta pĆ”gina, assinado por Roberto Savio , da IPS – AgĆŖncia de notĆ­cias Inter Press Service, expƵe nĆŗmeros de uma contagem regressiva que analisada com atenĆ§Ć£o provoca calafrios. O capitalismo encurralou o futuro da humanidade em uma estreita pinguela de uma  dĆ©cada e meia, se tanto.

Investidores apostam na derrota de Dilma nas eleiƧƵes, afirma Les Echos

Imagem
O diĆ”rio econĆ“mico Les Echos publica reportagem sobre o ano eleitoral no Brasil. 22 de abril de 2014. ReproduĆ§Ć£o/RFI Adriana MoysĆ©s O diĆ”rio econĆ“mico  Les Echos publica nesta terƧa-feira (22) uma extensa reportagem sobre o ano eleitoral movimentado nos paĆ­ses emergentes. Brasil, Turquia, IndonĆ©sia e ƍndia tĆŖm eleiƧƵes em 2014 que podem levar a alternĆ¢ncias no poder. O jornal francĆŖs sublinha que os emergentes atravessam um momento de instabilidade econĆ“mica e mudar de polĆ­tica, na atual conjuntura de dĆ©ficits, Ć© vital para reduzir os desequilĆ­brios e criar novas fontes de crescimento.

UcrĆ¢nia: RelatĆ³rio de SituaĆ§Ć£o (SITREP), 21/4/2014 − 1932 UTC/Zulu

Imagem
The Saker ,  The Vineyard of the Saker “ Ukraine SITREP April 21, 1932 UTC/Zulu ” [1] Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO   The Saker A situaĆ§Ć£o na UcrĆ¢nia continua caracterizada por completo caos e gradual e persistente fortalecimento da resistĆŖncia no leste. Depois do  ataque por forƧas prĆ³-Kiev  contra um ponto de controle da resistĆŖncia em Slaviansk   no fim de semana, o ministro Lavrov, de RelaƧƵes Exteriores da RĆŗssia acusou o regime de Kiev de ter  quebrado o acordo . Pode-se dizer que foi ataque decidido pelo Pravy Sektor − Setor Direita (Ć© a conclusĆ£o a que chegaram os falantes de russo, consideradas as armas e documentos que apreenderam) e que Kiev nĆ£o tem controle sobre eles. Ɖ provavelmente bem verdade (embora o Setor Direita tenha negado qualquer envolvimento).

Snowden e Putin: a pergunta e a resposta

Imagem
Kremlin, Moscou (excerto da entrevista, em 2h59’43”) “ Direct Line with Vladimir Putin ” Excerto traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO   Temos uma pergunta em vĆ­deo, que chega do nosso   call centre . Anna, por favor. ANNA PAVLOVA:  Temos um vĆ­deo surpresa, que me parece sensacional. Foi enviado pela pessoa que provocou uma revoluĆ§Ć£o na informaĆ§Ć£o, ao expor o programa de vigilĆ¢ncia em massa que afetou milhƵes de pessoas em todo o mundo. Sr. Presidente, hĆ” uma pergunta do ex-agente de seguranƧa Edward Snowden. VLADIMIR PUTIN:  Ć‰ mesmo?

OPOSIƇƃO COMEƇA A PERDER EM PASADENA

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOƉ em BrasĆ­lia, Ć© autor de "A Outra HistĆ³ria do MensalĆ£o". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direĆ§Ć£o na VEJA e na Ɖpoca. TambĆ©m escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". Dados dos Ćŗltimos dias mostram que a compra da refinaria norte-americana foi um negĆ³cio menos feio do que se divulgou O governo mostrou-se desarticulado e dividido no debate sobre Pasadena, assunto que a populaĆ§Ć£o acompanha de olhos atentos – justamente por compreender o lugar da PetrobrĆ”s no desenvolvimento do paĆ­s.   Ocorreram acusaƧƵes e cobranƧas que sĆ³ beneficiam os adversĆ”rios de Dilma-Lula.   O balanƧo de trĆŖs semanas de denĆŗncias mostra que aĆ­ reside o maior risco. O  debate sobre a compra de Pasadena (eu acho esquisita essa mania de falar PasadĆ­iina, com pronuncia inglesa para uma palavra castelhana)  estĆ” ficando mais claro do que parecia no inĆ­cio. 

PondĆ©, a indigĆŖncia mental do “filĆ³sofo-pegador” da nova direita.

Imagem
 Autor: Fernando Brito NĆ£o costumo perder meu tempo lendo o que escreve o filĆ³sofo (ai, jesus!) Luiz Felipe PondĆ©, elevado pela Folha Ć  condiĆ§Ć£o de pensador existencial. Mas hoje, enquanto cuidava aqui por minha mĆ£e, de volta a uma longa temporada de hospital, tive o descuido de ler sua coluna na Folha, intitulada  Por uma direita festiva . E deparei-me com abjeƧƵes em sĆ©rie. “Ser jovem e liberal Ć© pĆ©ssimo para pegar mulher. Este Ć© o desafio maior para jovens que nĆ£o sĆ£o de esquerda.”

Participa.br realiza evento para debater internet livre

Imagem
Leyberson Pedrosa - Portal EBC 22.04.2014 - 07h16 | Atualizado em 22.04.2014 - 10h32 Evento acontece em SĆ£o Paulo atĆ© quinta-feira, dia 24 (Foto: DivulgaĆ§Ć£o) Entre os dias 22 e 24 de abril, o Centro Cultural SĆ£o Paulo vira sede da #ArenaNETMundial. O evento reunirĆ” ativistas, artistas,comunicadores, estudantes e gestores pĆŗblicos para debater o futuro da liberdade na internet no Brasil . Temas como Marco Civil da Internet, democracia na internet, neutralidade da rede farĆ£o parte da programaĆ§Ć£o, que estĆ”  disponĆ­vel aqui .  Na parte cultural, nomes como Tom ZĆ©, Jorge Mautner, Emicida e Lurdez de Luz marcam ums sĆ©rie de shows e atividades multiculturais. Sobre O evento ocorre em paralelo com o Encontro Multissetorial Global sobre o Futuro da GovernanƧa da Internet (NETmundial) e deverĆ” reunir todas as propostas em uma Carta a ser entregue ao NETMundial. A ArenaNETMundial Ć© promovida pela Secretaria-Geral da PresidĆŖncia da RepĆŗblica em parceria com a Prefeitura d

CrƓnica: Adeus, caipiras. O sƭtio acabou

Imagem
Esta noite eu tive um sonho/ Acordei muito assustado/ Sonhei que o mundo moderno/ No sertĆ£o tinha chegado/ O verde da minha roƧa/ eu vi tudo arrasado/ O ribeirĆ£o poluĆ­do/ Carreador tudo asfaltado (Trecho de Pesadelo de Caboclo, de Adauto Santos) por Silvio Berengani O sĆ­tio acabou. NĆ£o tem mais porco no chiqueiro, pomar, nem galinha no terreiro. Cambuquira no meio das ruas do cafezal, entĆ£o... TambĆ©m quase nĆ£o tem cafezal.

Medir o ĆŖxito de um paĆ­s pelo PIB ainda faz sentido?

Imagem
Postado em   21 abr 2014 por :   Diario do Centro do Mundo China: rĆ”pido crescimento nĆ£o significa, necessariamente, mais qualidade de vida Publicado na  bbc . Uma conhecida crĆ­tica ao PIB diz que ele “mede tudo, exceto aquilo que faz a vida valer a pena”. A frase ficou famosa com a declaraĆ§Ć£o de um integrante de um dos principais clĆ£s polĆ­ticos americanos, o ex-senador Bobby Kennedy, em 1968. Em outras palavras, o PIB – que nasceu nos anos da Grande DepressĆ£o (anos 1930) e da Segunda Guerra (1939-1945) para mensurar o tamanho e a riqueza de uma economia – estĆ” irremediavelmente viciado como uma medida do bem-estar humano. E cada vez mais ele Ć© questionado.

Sƭria anuncia eleiƧƵes presidenciais e avanƧo contra o terrorismo

Imagem
A SĆ­ria realizarĆ” eleiƧƵes presidenciais no inĆ­cio de junho, de acordo com informaƧƵes divulgadas nesta segunda-feira (21), pelo presidente do Parlamento, Mohamad al-Laham. “Determino a data da eleiĆ§Ć£o de um presidente para a RepĆŗblica Ɓrabe SĆ­ria (...) para os cidadĆ£os que vivem no paĆ­s em 3 de junho,” anunciou al-Laham durante uma reuniĆ£o no Parlamento, quando explicou que os sĆ­rios residentes no exterior votarĆ£o nas embaixadas, em 28 de maio.  HispanTV ManifestaĆ§Ć£o de apoio ao presidente da SĆ­ria, Bashar Al-Assad, em Damasco, no inĆ­cio do ano. O parlamentar sĆ­rio agregou que os candidatos Ć  presidĆŖncia terĆ£o atĆ© 1Āŗ de maio para inscreverem-se. O atual presidente, Bashar al-Assad, ainda nĆ£o anunciou publicamente se voltarĆ” a candidatar-se para o terceiro mandato, permitido pela ConstituiĆ§Ć£o sĆ­ria. Assad foi eleito com maioria expressiva em 2000 e em 2007 – os mandatos para presidente na SĆ­ria sĆ£o de sete anos. Em maio de 2013, a AgĆŖncia Central de InteligĆŖncia dos Estados Uni

Youssef jĆ” operou com o caixa das campanhas de FHC e Serra

Imagem
Enviado por Stanley Burburinho   MatĆ©ria de Amaury Jr, autor do livro A Privataria Tucana, na IstoƉ de 2003: Doleiro Youssef operou com Ricardo SĆ©rgio que foi caixa das campanhas de FHC e Serra.   Conta tucano   InvestigaƧƵes revelam que o ex-caixa de campanha do PSDB movimentou US$ 56 milhƵes por intermĆ©dio de contas no Banestado dos EUA   Por Amaury Ribeiro Jr.    Documentos a que ISTOƉ teve acesso comeƧam a esclarecer por que o laudo de exame financeiro nĀŗ 675/2002, elaborado pelos peritos criminais da PF Renato Rodrigues Barbosa, Eurico Montenegro e Emanuel Coelho, ficou engavetado nos Ćŗltimos seis meses do governo FHC, quando a instituiĆ§Ć£o era comandada por AgĆ­lio Monteiro e Itanor Carneiro.

O povo do abismo atravessa o tempo

Imagem
A exemplo da Inglaterra de cem anos atrĆ”s, quando era proibido dormir na rua, cidades dos EUA estĆ£o aprovando leis que proĆ­bem sem-teto de dormir em carros HĆ” mais de um sĆ©culo – em 1903, mais precisamente –, o escritor norte-americano Jack London publicava  O Povo do Abismo  ( lanƧado no Brasil pela Editora FPA ). London havia atravessado o AtlĆ¢ntico para se embrenhar numa selva de misĆ©ria e indignidade, o coraĆ§Ć£o das trevas da insuspeita capital do maior e mais rico impĆ©rio de entĆ£o: o East End londrino.

Os grandes, e pouco divulgados, avanƧos do governo Haddad

Imagem
Em primeiro lugar, cabe destacar o destravamento do processo de participaĆ§Ć£o popular, embotada pelos obscurantistas governos de Serra e Kassab. Francisco Fonseca (*)  O Governo do prefeito Fernando Haddad vem promovendo algumas importantĆ­ssimas reformas e transformaƧƵes que nĆ£o aparecem na grande mĆ­dia, mas tĆŖm sido captadas pelo cidadĆ£o comum que vive e transita na cidade de SĆ£o Paulo. Torna-se fundamental compreender quais e como esses avanƧos instituem polĆ­ticas pĆŗblicas transformadoras e incipientes novas relaƧƵes democrĆ”ticas. Embora se trate de um governo com diversas ordens de problemas, tanto internos como derivados da draga do sistema polĆ­tico brasileiro, pois marcado pela coalizĆ£o e de financiamento privado, algumas grandes iniciativas merecem destaque, nesse cerca de um ano e meio de governo.

A maracutaia de Elio Gaspari.

Imagem
  Anatomia de uma maracutaia A doutora Dilma Rousseff ganhou um presente. A CĆ¢mara e o Senado puseram a bola na marca do pĆŖnalti, para que ela vete o dispositivo da Medida ProvisĆ³ria 627, que alivia as multas devidas pelos planos de saĆŗde que negam aos clientes o atendimento contratado. Enfiaram num texto que tratava de outros assuntos uma nova sistemĆ”tica para a cobranƧas dessas penalidades. Ɖ o PrĆ³Delinquente.

Os Ɣgapes do AƩcio e o potin da vice

Imagem
Autor: Fernando Brito SerĆ” que o futuro do Brasil pode ser decidido – ou voltar a ser decidido –  em jantares nos Jardins paulistanos? Pois parece que a melhor fonte de informaĆ§Ć£o das articulaƧƵes de campanha de AĆ©cio Neves, em lugar das pĆ”ginas de polĆ­tica Ć© nas colunas sociais, mais especificamente as que narram os potins (recordem-se de Ibrahim Sued, que chamava assim aos mexericos) ocorridos no apartamento do socialite JoĆ£o DĆ³ria JĆŗnior.

Folha protege tucanos de Yousseff

Imagem
E quando o Presidente Barbosa vai legitimar a Satiagraha, a do RE 680967 ? O Conversa Afiada reproduz e-mail de amigo navegante: Paulo, olĆ”, tudo bem? Acabei de ler na Folha (*) uma das matĆ©rias mais … sobre o nobre doleiro Youssef. O repĆ³rter diz que ele foi preso na maior investigaĆ§Ć£o da PF, o caso Banestado, mas nĆ£o dĆ” os nomes dos envolvidos. Por que serĆ”, hein?

O futuro do nosso planeta depende de 58 pessoas

Imagem
Em 13 de abril, o Painel Intergovernamental sobre MudanƧas ClimĆ”ticas publicou a Ćŗltima parte de um relatĆ³rio em que alerta sobre o aquecimento global.  Roberto Savio (*) Apesar de para muitos o seguinte fato ter passado despercebido, em 13 de abril, o Painel Intergovernamental sobre MudanƧas ClimĆ”ticas (IPCC) publicou a terceira e Ćŗltima parte de um relatĆ³rio em que, sem rodeios, alerta que temos apenas 15 anos para evitar ultrapassar um aquecimento global de no mĆ­nimo dois graus previstos. As consequĆŖncias serĆ£o dramĆ”ticas. Apenas os mais mĆ­opes nĆ£o se dĆ£o conta do que isso significa: desde o aumento do nĆ­vel do mar atĆ© furacƵes e tempestades mais frequentes, alĆ©m de um impacto adverso na produĆ§Ć£o de alimentos.

DelĆ­rios militantes na imprensa dos Estados Unidos

Imagem
HĆ” vinte anos, um norte-americano que ligasse a TV ao chegar do trabalho poderia escolher entre trĆŖs jornais quase idĆŖnticos. Desde entĆ£o, o espectro se ampliou. Ao optar pela conservadora Fox News ou pela progressista MSNBC, o espectador serĆ” exposto a leituras radicalmente diversas da sociedade. por Rodney Benson Em 2 de fevereiro, Bill O’Reilly, um dos apresentadores top do canal ultraconservador Fox News, entrevistou o presidente Barack Obama. Ele reiterou na ocasiĆ£o a acusaĆ§Ć£o cara a seu pĆŗblico segundo a qual a Casa Branca teria mentido a respeito do assalto sangrento de setembro de 2012 contra a embaixada norte-americana de Benghazi, na LĆ­bia: “Seus detratores sustentam que o senhor ocultou o fato de que se tratava de um ataque terrorista para atender Ć s necessidades de sua campanha eleitoral. Ɖ o que eles pensa

Na UcrĆ¢nia, potĆŖncias imperialistas recorrem ao fascismo

Imagem
  Editorial Do Vermelho Nas Ćŗltimas semanas, a atenĆ§Ć£o internacional volta-se Ć  UcrĆ¢nia, nĆ£o apenas para a anĆ”lise de um governo golpista, respaldado pelo Ocidente, e de suas consequĆŖncias na fragmentaĆ§Ć£o do paĆ­s. O Leste europeu revive situaƧƵes de confronto, que a grande mĆ­dia internacional, pautada pelos discursos oficiais dos Estados Unidos e da UniĆ£o Europeia (UE), chama de nova Guerra Fria, para retratar mais este episĆ³dio de ingerĆŖncia e manipulaĆ§Ć£o ocidental de uma nova crise polĆ­tica.

Ataque de paramilitares deixa cinco mortos no leste da UcrĆ¢nia

Imagem
Cinco pessoas morreram em um confronto na madrugada de sĆ”bado (19) para domingo (20) na cidade de Slavyansk, no leste da UcrĆ¢nia, controlada por manifestantes contrĆ”rios ao governo interino, instalado apĆ³s o golpe recente. As mortes incluem trĆŖs rebeldes e dois atacantes, que fontes locais acreditam ser do grupo paramilitar ultranacionalista e fascista Setor da Direita, que tem intensificado aƧƵes desde os protestos do fim do ano passado contra o governo constitucional. VĆ­deo / Russia Today Filmagens da regiĆ£o mostram armas de fogo, inclusive uma metralhadora, um dispositivo de visĆ£o noturna, fotos aĆ©reas de Slavyansk, uniformes militares, ferramentas de acampamento e outros instrumentos usados por grupos paramilitares. De acordo com a emissora Russia Today, que cita manifestantes e testemunhas na regiĆ£o, os ataques foram dirigidos a um posto de controle instalado pelos rebeldes, prĆ³ximo da cida

“Sua truculĆŖncia nĆ£o Ć© rebeldia, Ć© niilismo”: Carta aberta de um ex-fĆ£ ao LobĆ£o

Imagem
por : Diario do Centro do Mundo dĆ©cadence sans Ć©lĆ©gance Escrito por Pedro Sprejer e publicado originalmente na Polivox Eu te acompanho desde meados dos anos 80, quando, ainda crianƧa, pulava na frente da TV e do rĆ”dio ao som de “Vida Bandida” e “CoraƧƵes PsicodĆ©licos”. Essas e outras canƧƵes constituĆ­ram o meu repertĆ³rio afetivo-musical e sempre olho para elas com carinho. Hoje, entretanto, sua voz me soa amarga. Acho que cansei dela. E me atrevo a falar em nome de outros fĆ£s que estĆ£o desapontados com o papelĆ£o que vocĆŖ tem feito por aĆ­.

Julgar Dilma pelo noticiƔrio da mƭdia Ʃ um erro

Imagem
por : Paulo Nogueira Bombardeada o tempo todo por jornais e revistas Chega a mim um artigo de JR Guzzo publicado na Ćŗltima Veja. Guzzo, essencialmente, diz que este Ć© o governo mais incompetente da histĆ³ria do Brasil. Ou um dos mais. Um introito. Guzzo Ć© um dos maiores jornalistas do Brasil. A Veja teve dois grandes diretores, que a fizeram ser o que foi nos dias de ouro da revista: Mino Carta, na dĆ©cada de 70, e Guzzo, na seguinte. Depois, veio o dilĆŗvio.

Luis Nassif: As suspeitas sobre Barbosa no episĆ³dio de espionagem

Imagem
  Luis Nassif Como se sentiria um operador do direito se alguĆ©m afirmasse que hĆ” suspeitas de que a mais alta autoridade do JudiciĆ”rio, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) usa mĆ£o de gato, pratica chicana, estupra os procedimentos Ć  luz do dia e com as cortinas do palco escancaradas? E que, na condiĆ§Ć£o de presidente do STF, sua imagem pessoal torna-se a imagem do JudiciĆ”rio. No episĆ³dio da tentativa de espionagem sobre o PalĆ”cio do Planalto, Barbosa agiu com mĆ£o de gato ou foi fundamentalmente displicente? O simples fato de existir essa dĆŗvida mostra a desmoralizaĆ§Ć£o a que o STF estĆ” submetido com os atos de seu presidente, ao nĆ£o se pronunciar sobre a tentativa do MinistĆ©rio PĆŗblico do Distrito Federal de espionar o PalĆ”cio do Planalto.

Barbosa diz que nĆ£o quer ser envolvido em crime da promotora-espiĆ£. Ao menos, diz que Ć© crime…

Imagem
Autor: Fernando Brito A insatisfaĆ§Ć£o do Ministro Joaquim Barbosa com o espaƧo oferecido pela Folha para que contestasse a coluna de Janio de Freitas (onde se afirmou que era “interessante que o juiz da Vara de ExecuƧƵes Penais e o ministro Joaquim Barbosa nĆ£o dessem sinal algum de estranheza –sem falarmos nas providĆŖncias legais necessĆ”rias– ao deparar-se com coordenadas geogrĆ”ficas de latitude e longitude para pedir quebra de sigilo telefĆ“nico de nĆŗmeros, endereƧos e portadores de celulares nĆ£o citados”) acabou por proporcionar uma situaĆ§Ć£o ainda mais interessante.

Janio de Freitas Ć  Joaquim Barbosa: presidente do STF nĆ£o Ć© estafeta

Imagem
Autor: Miguel do RosĆ”rio Agora a coisa estĆ” ficando boa. JĆ¢nio de Freitas rebate cartinha que Joaquim Barbosa enviou Ć  Folha acusando o jornalista de fazer uma acusaĆ§Ć£o imprĆ³pria e mentirosa ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Freitas responde incisivamente e volta a acusar Barbosa, muito apropriadamente, na minha opiniĆ£o, de nĆ£o ter reagido com nenhuma estranheza ao receber, daquela promotora “mucho loca”, o pedido para quebrar o sigilo de 15 dias de ligaƧƵes da cĆŗpula inteira do poder pĆŗblico federal: Planalto, ministĆ©rios, Congresso, STF, MinistĆ©rio PĆŗblico.

Crise na campanha de AĆ©cio Neves

Imagem
   Com seu partido enfraquecido, resta ao PSDB torcer para que os partidos nĆ£o sejam a principal forƧa motriz das eleiƧƵes deste ano.    Antonio Lassance    A maior crise na campanha de AĆ©cio Uma crise se abate sobre a campanha de AĆ©cio Neves. De todos os problemas que jĆ” enfrentou, a bomba de efeito retardado chamada "Pimenta da Veiga" Ć©, sem sombra de dĆŗvida, a maior atĆ© o momento. Ela explodiu justo em Minas Gerais, onde AĆ©cio esperava tirar parte da diferenƧa de votos que Dilma terĆ” em outros estados. A escolha de Pimenta da Veiga, um dos pais das privatizaƧƵes dos anos 1990 e um dos filhos diletos do governo FHC, parecia ideal, mas foi implodida a partir do momento em que a PolĆ­cia Federal (PF) desvelou a teia de relaƧƵes montadas pelas empresas de Marcos ValĆ©rio no mensalĆ£o tucano.

Processo de quebra de sigilo telefĆ“nico no Planalto teve caminho “especial”

Imagem
          Por: Patricia Faermann Jornal GGN - InformaƧƵes divergentes e mal explicadas transitam entre os Ć³rgĆ£os da JustiƧa sobre o pedido do MinistĆ©rio PĆŗblico do Distrito Federal e TerritĆ³rios para a quebra de sigilo telefĆ“nico no complexo penitenciĆ”rio da Papuda, no Distrito Federal, e no PalĆ”cio do Planalto. O pedido feito pela promotora de JustiƧa de ExecuƧƵes Penais, MĆ”rcia Milhomens Sirotheau CorrĆŖa, envolve a interceptaĆ§Ć£o de 5 operadoras de celular durante um perĆ­odo de 16 dias de todas as chamadas enviadas e recebidas nessas duas localizaƧƵes. O caso foi admitido pelo juiz Bruno AndrĆ© Silva Ribeiro e levado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Procurador da RepĆŗblica vĆŖ indĆ­cios de farsa na investigaĆ§Ć£o do helicĆ³ptero dos Perrellas

Imagem
Postado em 19 abr 2014 por : Joaquim de Carvalho Na segunda matĆ©ria especial de nossa sĆ©rie sobre o caso da “Helicoca”,  Joaquim de Carvalho fala das incongruĆŖncias, suspeitas e desencontros relativos Ć  investigaĆ§Ć£o e ao processo da apreensĆ£o de cocaĆ­na no helicĆ³ptero dos Perrellas. A sĆ©rie Ć© resultado de um projeto de crowdfunding do DCM.  O processo que os servidores da JustiƧa Federal do EspĆ­rito Santo apelidaram de “Helicoca” nasceu do inquĆ©rito policial nĆŗmero 666/2013, aberto no dia 25 de novembro de 2013 e encerrado em 17 de janeiro de 2014. Em 53 dias, os policiais interrogaram 17 pessoas, entre eles os quatro presos em flagrante, e juntaram 44 documentos.

Globo perde um de cada quatro telespectadores no horƔrio nobre

Imagem
Crise no horĆ”rio nobre AudiĆŖncia da TV paga dispara e cresce 70% com crise de Em FamĆ­lia   Bruna Marquezine chora em chamada de relanƧamento da novela Em FamĆ­lia - Foto: ReproduĆ§Ć£o/TV Globo Por DANIEL CASTRO       Os canais de TV por assinatura estĆ£o adorando Em FamĆ­lia, novela das nove da Globo. Eles tĆŖm sido os maiores beneficiados com a crise de audiĆŖncia da novela de Manoel Carlos, que nĆ£o consegue superar a casa dos 30 pontos e Ć© a pior da histĆ³ria das 21h da Globo. Com Em FamĆ­lia, a Globo perdeu em marƧo um de cada quatro telespectadores que tinha em janeiro com Amor Ć  Vida.

Gabo e um milagre chamado VietnĆ£

Imagem
FlĆ”vio Aguiar    A leitura de Vietnam Wars me despertou para um outro Gabo, tĆ£o fascinante quanto o primeiro. Tratava-se do Gabo jornalista, repĆ³rter, no caso, do VietnĆ£.   No dia 29 de maio de 1980 a revista Rolling Stone publicou um artigo do jornalista Gabriel Garcia Marquez, ‘ The Vietnam Wars ’. O artigo fascinou-me tanto quanto a leitura de Cem anos de solidĆ£o , mais de uma dĆ©cada antes, na impecĆ”vel traduĆ§Ć£o de Eliane Zagury. A leitura deste livro levou-me ao encontro – abrindo o caminho – para um dos escritores mais ilustres, criativos, generosos e combativos que jĆ” pude ler.

EscĆ¢ndalo com doleiro Ć© tiro no pĆ© do PSDB, diz Amaury JĆŗnior

Imagem
Autor: Miguel do RosĆ”rio Tucanos, tremei. Ele estĆ” de volta. O homem que explodiu a falsa virgindade tucana, ao lanƧar o campeĆ£o de vendas Privataria Tucana, Amaury Ribeiro JĆŗnior, afirma que tem documentos que provam que Alberto Yousseff, o doleiro que a mĆ­dia hoje sĆ³ trata como “amigo de AndrĆ© Vargas”, deputado federal do PT, Ć© na verdade uma bomba que pode estourar no colo do PSDB. Isso porque as principais negociatas de Yousseff aconteceram durante a era tucana. Uma CPI para investigar Yousseff ou a PetrobrĆ”s acabaria, segundo Amaury, em Ricardo SĆ©rgio de Oliveira, ex-diretor do BB, ex-caixa de campanha de Serra.

Em artigo, Edir Macedo diz que casar com mulher de raƧa diferente e mais velha gera dificuldades

Imagem
Enviado por Gilson AS D o GNotĆ­cias Bispo Edir Macedo afirma que nĆ£o Ć© recomendado se casar com pessoas de “raƧas diferentes” ou mulheres mais velhas   Relacionamentos e as diferenƧas entre homem e mulher, idade, raƧa e a complexidade que os envolve foram tema de um artigo do bispo Edir Macedo para a sessĆ£o de comportamento do site da Igreja Universal do Reino de Deus. O texto trata das diferenƧas de idade e “raƧa” entre homem e mulher, e dĆ” recomendaƧƵes explĆ­citas sobre o que deve ou nĆ£o ser feito quando o assunto Ć© casamento. Macedo afirma que “o rapaz que deseja fazer a obra de Deus nĆ£o deve se casar com uma moƧa que tenha idade superior Ć  dele [...]para nĆ£o se deixar influenciar por ela”. O lĆ­der da Universal abre exceƧƵes para homens “suficientemente” maduros, mas ressalta que essa “diferenƧa nĆ£o deve ultrapassar dois anos”.

Recordar Ć© mal viver

Imagem
LembranƧas de dois momentos vividos como jornalista e como cidadĆ£o, a mostrar um Brasil muito complicado por  Mino Carta 1 Nunca esquecerei  aquele dia de 2008, em que o ministro da JustiƧa, Tarso Genro, me telefonou em estado de graƧa. “Viu, viu – disse no tom do entusiasmo –, acabamos de prender Daniel Dantas.” Em Ć³tima fĆ©, premiava CartaCapital , que nunca esmoreceu na denĆŗncia das faƧanhas ilegais do banqueiro do Opportunity. A OperaĆ§Ć£o Satiagraha atingira o alvo. Em vĆ£o, como todos sabem.