Postagens

Mostrando postagens de abril 9, 2014

Rosa Weber manda AĆ©cio aguardar sua decisĆ£o. Uma forma elegante de mostrar a porta da rua ao tucano.

Imagem
  Senadores demotucanos foram praticamente convidados a se retirarem do gabinete da ministra Rosa Weber. Ela mandou aguardarem a publicaĆ§Ć£o da decisĆ£o na prĆ³xima semana.   Por: ZĆ© Augusto   Um bando de senadores demotucanos, encabeƧado pelo senador AĆ©cio Neves (PSDB-MG) resolveram ser inconvenientes e desrespeitosos com a independĆŖncia entre poderes. Tentaram "encostar a faca no pescoƧo" da ministra Rosa Weber, do STF, para pressionĆ”-la a julgar ao gosto deles um Mandato de SeguranƧa do qual ela Ć© relatora e Ć© do interesse politiqueiro deles sobre a disputa por CPI no Congresso. Fizeram um inconveniente pedido de audiĆŖncia Ć  ministra. Segundo a agenda oficial da ministra, oito senadores pediram para ir "encostar a faca no pescoƧo". Apareceram lĆ” com suas equipes de filmagem da TV Globo.

Pedido de clemĆŖncia de Chelsea Manning Ć© negado pelo ExĆ©rcito dos EUA

Imagem
  Chelsea Manning, anteriormente conhecida como Bradley, foi sentenciada a 35 anos de prisĆ£o no Ćŗltimo ano SolicitaĆ§Ć£o havia sido feita por seu advogado; soldado terĆ” que cumprir pena de 35 anos na prisĆ£o  A soldado Chelsea Manning , que vazou ao Wikileaks milhares de documentos secretos sobre operaƧƵes militares norte-americanas, nĆ£o receberĆ” clemĆŖncia como havia sido pedido por seus advogados, segundo anunciou nesta segunda-feira (14/04) o ExĆ©rcito dos EUA. Agora, ela nĆ£o tem opĆ§Ć£o a nĆ£o ser cumprir a pena de 35 anos Ć  qual foi sentenciada pela juĆ­za Denise Lind no ano passado.

Dilma: Assumo compromisso de transformar o Pronatec em um programa do Estado brasileiro

Imagem
Presidenta Dilma Rousseff durante cerimĆ“nia de formatura do Pronatec em SĆ£o GonƧalo – RJ. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR A presidenta Dilma Rousseff voltou a afirmar, em SĆ£o GonƧalo (RJ), que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino TĆ©cnico e Emprego (Pronatec) deverĆ” continuar, mesmo apĆ³s atingir a meta definida para 2014, de 8 milhƵes de cursos ofertados. A presidenta contou que recebeu o pedido de um dos formandos, antes da cerimĆ“nia, para que o Pronatec fosse transformado em programa de Estado. “NĆ£o somos um paĆ­s qualquer, precisamos cada vez mais dos nossos trabalhadores sendo qualificados. 200 milhƵes de brasileiros que terĆ£o de ser tĆ©cnicos qualificados, de ser profissionais capacitados. Sejam aqueles que fizeram curso tĆ©cnico, sejam os universitĆ”rios, cientistas. Seja quem for, mas a educaĆ§Ć£o dos nossos jovens Ć© condiĆ§Ć£o para o Brasil ser um paĆ­s desenvolvido”, afirmou.

Aprender com a histĆ³ria

Imagem
Em 1998, a popularidade do entĆ£o presidente Fernando Henrique Cardoso caiu de 38% para 29% em 2 meses Em 1998 e em 2006, o quadro de opiniƵes em marƧo/abril captado pelas pesquisas era parecido com o atual por Marcos Coimbra Boa parte do sistema polĆ­tico e a quase totalidade de nossas elites tĆŖm uma relaĆ§Ć£o equivocada com as pesquisas eleitorais. JĆ” vimos o fenĆ“meno em eleiƧƵes passadas e voltamos a vĆŖ-lo agora. Ora torturam os nĆŗmeros para eles dizerem o que nĆ£o conseguem, ora preferem ignorar aquilo que mostram com clareza. SĆ³ leem nos resultados o que lhes interessa. Esquecem-se dos acontecimentos do passado e sĆ³ recorrem a experiĆŖncias anteriores para, seletivamente, pinƧar o que desejam.

A MULHER DE CƉSAR

Imagem
Postado por Mauro Santayana (Jornal do Brasil) - Depois de pedir licenƧa de seu mandato, o Deputado AndrĆ© Vargas renunciou Ć  Primeira Vice-PresidĆŖncia da CĆ¢mara dos Deputados, e agora, ao mandato parlamentar, apĆ³s instauraĆ§Ć£o de processo no Conselho de Ć©tica da Casa, para apurar denĆŗncias contra ele, a propĆ³sito de suas relaƧƵes com o doleiro Alberto Youssef, detido pela PolĆ­cia Federal em uma operaĆ§Ć£o que investiga lavagem de dinheiro. O envolvimento de AndrĆ© Vargas com o doleiro teria vindo Ć  tona a partir do pedido de  “emprĆ©stimo”, feito pelo deputado, de um jatinho, para viajar de fĆ©rias a Youssef. Nos Ćŗltimos tempos, jĆ” houve casos de quem viajasse em aviĆ£o pĆŗblico por questƵes estĆ©ticas; de quem pegasse carona em aeronaves destinadas a atendimento mĆ©dico; de quem tivesse a prĆ³pria aeronave apreendida com substĆ¢ncias proibidas.

MƃE DO DUDU MORA DE GRAƇA. DƁ PRA FAZER MAIS !

Imagem
Como dizia o Stanislaw Ponte Preta: ou se restaure a moralidade, ou a mamata Ć© para todos ! Saiu em colona (*) da Globo Overseas,  que mereceu resposta dos blogueiros : MAMATA A ministra do TCU, Ana Arraes, mĆ£e de Eduardo Campos (PSB), mora de graƧa num imĆ³vel do Senado desde agosto de 2012. Em maio de 2013, o Senado decidiu cobrar aluguel dos apartamentos ocupados por pessoas que nĆ£o sĆ£o de seus quadros. A ministra, que tem a tarefa de fiscalizar os gastos alheios, nĆ£o se dispĆ“s a pagar pelo uso do imĆ³vel. (*) NĆ£o tem nada a ver com cĆ³lon. SĆ£o os  colonistas  do PiG que combateram na milĆ­cia para derrubar o presidente Lula e, depois, a presidenta Dilma. E assim se comportarĆ£o sempre que um presidente no Brasil, no mundo e na GalĆ”xia tiver origem no trabalho e, nĆ£o, no capital. O Mino Carta costuma dizer que o Brasil Ć© o Ćŗnico lugar do mundo em que jornalista chama patrĆ£o de colega. Ɖ esse pessoal aĆ­.

RelatĆ³rio de SituaĆ§Ć£o (SITREP), 15/4/2014, 10h54 EST

Imagem
UcrĆ¢nia: Virada para pior 15/4/2014,  The Saker  −  The Vineyard of the Saker “ Ukraine SITREP April 15, 10:54 EST (a sharp turn for the worse) ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO The Saker A situaĆ§Ć£o na UcrĆ¢nia mudou rapidamente, para pior. Dois candidatos Ć  presidĆŖncia, do leste do paĆ­s, foram atacados ontem pelos fascistas de Kiev (‘camisas marrons’). Mikhail Dobkin escapou sĆ³ com tinta e farinha jogados contra ele, mas hĆ” notĆ­cias de que um guarda-costas foi ferido. E Oleg Tsarev, severamente espancado, salvou-se por um triz de ser linchado por gente do Setor Direita. Mas nada disso impedirĆ” o “ocidente democrĆ”tico” de concluir que as eleiƧƵes sempre serĆ£o “livres e democrĆ”ticas”. Um grupo de ativistas do Setor Direita cercou o prĆ©dio do Parlamento em Kiev, acusaram o regime atualmente no poder de indecisĆ£o e incompetĆŖncia por ainda nĆ£o terem atacado o leste da UcrĆ¢nia. O Setor Direita quer armas para “f

DeclaraĆ§Ć£o de Vitaly Churkin, Embaixador da RĆŗssia no Conselho de SeguranƧa da ONU

Imagem
The Saker  -  The Vineyard of the Saker “ Excellent statement of Russia’s rep at the UNSC (dubbed in English) (UPDATED with transcript ) ”  (vĆ­deo legendado em inglĆŖs – 15’52”) Traduzido da transcriĆ§Ć£o em inglĆŖs pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO The Saker                       Obrigado, Senhora Presidenta. Hoje se ouviram muitas palavras, muitas declaraƧƵes, mas a primeira impressĆ£o que gostaria de partilhar com meus colegas Ć© que nĆ£o estĆ£o prestando atenĆ§Ć£o ao relĆ³gio. Nesse momento sĆ£o 21h30, o que significa que sĆ£o 3h30 da madrugada na UcrĆ¢nia. Dentro de duas horas e pouco serĆ” dia, 14 de abril, na UcrĆ¢nia. Na verdade, Ć© a hora em que, segundo ordens criminosas distribuĆ­das pelo Sr. Turchinov, o ExĆ©rcito Ucraniano deverĆ” entrar em aĆ§Ć£o para reprimir as manifestaƧƵes de protesto.

Em torno da Petrobras, campanha presidencial comeƧa para valer

Imagem
Do blog  Balaio do Kotscho A campanha presidencial comeƧou para valer nesta segunda-feira com o lanƧamento da chapa Eduardo-Marina, que procura se mostrar a mais oposicionista ao PT para tomar o lugar de AĆ©cio Neves, tendo na retaguarda um forte apoio da mĆ­dia. Os barƵes da imprensa ainda nĆ£o decidiram claramente qual dos dois candidatos vĆ£o apoiar, mas nos Ćŗltimos dias tenho notado uma certa tendĆŖncia prĆ³-Eduardo, que agora deve aumentar com a ajuda de Marina, bem relacionada com alguns grupos econĆ“micos, principalmente de SĆ£o Paulo, desde a Ćŗltima eleiĆ§Ć£o.

Galeano: “Eu nĆ£o seria capaz de ler de novo ‘As Veias Abertas…’, cairia desmaiado”

Imagem
(Galeano em BrasĆ­lia. Foto: FĆ”bio Rodrigues Pozzebom/AgĆŖncia Brasil) Em 1998, entrevistei a escritora Rachel de Queiroz (1910-2003) e ela me confessou sentir “antipatia mortal” por  O Quinze , o clĆ”ssico da literatura brasileira que publicou aos 20 anos, em 1930, e que, desde entĆ£o, seria sua “obra mais importante e mais popular” (tudo quanto Ć© enciclopĆ©dia se refere assim ao livro). O mesmo acontece com  As Veias Abertas da AmĆ©rica Latina  e o escritor uruguaio Eduardo Galeano.  Publicado em 1971, quando Galeano tinha 30 anos, a obra atĆ© hoje o persegue. Ɖ sempre nomeado como “o autor de  As Veias Abertas… “, o que, pelo visto, o incomoda  – mesmo porque tem mais de 30 livros alĆ©m dele.

Novo filme de Silvio Tendler, O Veneno estƔ na Mesa II, serƔ lanƧado no Rio

Imagem
O Brasil Ć© o paĆ­s que mais consome agrotĆ³xicos no mundo. Mas hĆ” alternativas. Ɖ essa mensagem do novo documentĆ”rio do diretor Silvio Tendler.  RedaĆ§Ć£o da Carta Maior O veneno estĆ” na mesa dos brasileiros, no paĆ­s que mais consome agrotĆ³xicos no mundo. Mas hĆ” alternativas viĆ”veis de produĆ§Ć£o de alimentos saudĆ”veis que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores. Ɖ essa mensagem que o novo documentĆ”rio do diretor Silvio Tendler, O Veneno estĆ” na Mesa II , quer passar. O filme serĆ” lanƧado na prĆ³xima quarta-feira (16), Ć s 20h, no Teatro Casa Grande, no Leblon.

Globo tenta intimidar blogueiros

Imagem
Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador : NĆ£o devo um tostĆ£o em impostos. NĆ£o sei se as “OrganizaƧƵes Globo” podem dizer o mesmo. O fato Ć© que os bilionĆ”rios da famĆ­lia Marinho estĆ£o incomodados, e querem intimidar os blogueiros. Ɖ uma batalha descomunal. Eu - que batuco meus textos num escritĆ³rio improvisado no fundo de casa - de repente virei tema de “reportagem” de um impĆ©rio midiĆ”tico com centenas de jornalistas Brasil afora? Vejam sĆ³. Na tarde de segunda-feira (14/abril), fui procurado por uma suposta jornalista de “O Globo”, que me enviou a singela mensagem: “Prezado Rodrigo, Sou repĆ³rter do jornal O Globo e estou fazendo uma matĆ©ria sobre a entrevista coletiva do ex-presidente Lula com blogueiros na semana passada. NĆ³s poderĆ­amos conversar por telefone? Atenciosamente, Barbara Marcolini - Jornal O Globo”.

Em entrevista, professores comentam o romance histĆ³rico "O Homem que Amava os Cachorros", da editora Boitempo.

Imagem
Gilberto Maringoni (UFABC), ValĆ©rio Arcary (IF-USP) e Osvaldo Coggiola (FFLCH-USP) falaram Ć  Carta Maior sobre o romance "O Homem que Amava os Cachorros"  Da RedaĆ§Ć£o Por ocasiĆ£o do lanƧamento do romance de Leonardo Padura Fuentes, "O Homem que Amava os Cachorros", a Carta Maior entrevistou os professores Gilberto Maringoni (UFABC), ValĆ©rio Arcary (IF-USP) e Osvaldo Coggiola (FFLCH-USP). Eles nos contaram um pouco sobre o contexto histĆ³rico onde se passa a narrativa e indicaram as linhas mestras que compƵem o romance.   Veja a entrevista aqui.   Leia abaixo um trecho do livro:

Pelo Twitter, Dilma recomenda romance ‘O homem que amava os cachorros’, sobre Trotski

Imagem
  Dilma recomendou, neste domingo, a leitura de romances do escritor de Leonardo Padura. O cubano Ć© autor de “O homem que amava os cachorros”, obra que conta os Ćŗltimos anos de vida do revolucionĆ”rio russo Leon Trotski. Em sua conta no Twitter, ela afirmou ter almoƧado com o escritor e sua mulher, LucĆ­a, e elogiou o romance.

Como O Globo pode ajudar a manter o TijolaƧo

Imagem
Autor: Fernando Brito Soube que o jornal O Globo estĆ” procurando uma associaĆ§Ć£o entre este blog e publicidade oficial ou financiamento por algum Ć³rgĆ£o pĆŗblico, empresa ou polĆ­tico. EntĆ£o, vou facilitar a vida do colega escalado para fazer o “serviƧo”. O TijolaƧo  sempre foi registrado em meu nome. JĆ” tentei fazer algumas parcerias para editĆ”-lo, infelizmente, mal-sucedidas. Ele Ć© uma microempresa – Blog TijolaƧo ComunicaĆ§Ć£o Ltda ME , CNPJ 19.438.674/0001-09 – que recebe e paga exclusivamente atravĆ©s da conta corrente 50629-X, agĆŖncia 1578-4, do Banco do Brasil.

Conflicts FĆ³rum − ComentĆ”rio semanal de 28/3 a 4/4/2014 Putin

Imagem
“ Conflicts Forum’s Weekly Comment 28 march −4 april 2014 ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Postado por Castor Filho Barack Obama no Palais des Beaux Arts (Bozar) em Bruxelas em 26/3/2014 Observamos, semana passada , que, repentinamente, todas as questƵes chaves da polĆ­tica externa do presidente Obama para o Oriente MĆ©dio azedaram – Ć s vĆ©speras de rĆ”pidas visitas do presidente e de seu secretĆ”rio de Estado Ć  regiĆ£o. Ɖ como se a truculĆŖncia contra os EUA se tivesse tornado contagiosa. E Ć© possĆ­vel que, em certo sentido, tenha virado, sim, contagiosa: para muitos lĆ­deres na regiĆ£o – vista de pontos de vista muito diferentes – a disparidade (o racha num status quo fortemente implantado, e forƧas nihilistas desencadeadas por aquele racha) tornou-se grande demais para deixar passar. Disparidade entre (a) as realidades no Oriente MĆ©dio que o oriente experimenta e (b) a realidade virtual de um entendimento ocidental sobre os mesmos eventos, mas filtrado por u

UcrĆ¢nia: RelatĆ³rio de SituaĆ§Ć£o [SITREP], 14/4/2014, 13h EST

Imagem
The Saker , The Vineyard of the Saker “ Ukraine SITREP April 14, 13:00 EST ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Postado por Castor Filho The Saker Parece que as prĆ³ximas 24 horas serĆ£o absolutamente cruciais para o futuro da UcrĆ¢nia. AtĆ© esse momento, eis os mais importantes desenvolvimentos: Durante o fim de semana houve levantes nas seguintes cidades: CarcĆ³via, Slaviansk, Krasnyi Liman, Kramatorsk, Lugansk, Enakievo, Gorlovka, Donetsk, Khartsyzk, Ilovaisk, Mariupol. Para terem uma ideia da extensĆ£o, vejam o mapa (“ Cidades rebeladas no leste da UcrĆ¢nia ”) a seguir:

Fernando Collor ganha indenizaĆ§Ć£o histĆ³rica da Veja

Imagem
  Transitou em julgado a aĆ§Ć£o em que o ex-presidente Fernando Collor reclamava indenizaĆ§Ć£o da Editora Abril por ofensas publicadas em Veja. STF fixou a indenizaĆ§Ć£o em R$ 500 mil que, corrigida, ultrapassa R$ 1 milhĆ£o STF determinou que Veja indenize ex-presidente Fernando Collor (IlustraĆ§Ć£o: Pragmatismo PolĆ­tico ) Nesta semana, a Editora Abril, da famĆ­lia Civita, depositarĆ” cerca de R$ 1 milhĆ£o numa conta bancĆ”ria indicada pelo senador e ex-presidente da RepĆŗblica, Fernando Collor (PTB-AL).

Dilma: Meu governo e o do Lula reergueram a Petrobras

Imagem
A presidenta Dilma Rousseff afirmou, durante a cerimĆ“nia de viagem inaugural do navio DragĆ£o do Mar, nesta segunda-feira (14), que estĆ£o erradas as avaliaƧƵes de que a Petrobras estĆ” perdendo valor de mercado. Dilma lembrou que, em 2003, a empresa valia R$ 15,5 bilhƵes e que, hoje, mesmo com toda crise internacional, o valor de mercado chega a R$ 98 bilhƵes.

O politicĆ­dio contra o PT

Imagem
O escritor e jornalista Bernardo Kucinski, autor do premiado 'K', enxerga uma mobilizaĆ§Ć£o em marcha para erradicar o PT da sociedade brasileira. por: Saul Leblon   A ideia de que sĆ³ existe uma coisa a fazer em termos de polĆ­tica econĆ“mica– ‘a coisa certa’—Ć© um daqueles  mantras com os quais o conservadorismo  elide as escolhas e conflitos inerentes Ć  luta pelo desenvolvimento. O ardil para desautorizar  a discussĆ£o do que importa –desenvolvimento para quem, desenvolvimento para o quĆŖ e desenvolvimento como?-- passa pela desqualificaĆ§Ć£o moral do adversĆ”rio. A criminalizaĆ§Ć£o do agente contamina  sua agenda.

Caluniador de filho de Lula na internet Ć© ‘executivo do instituto FHC’

Imagem
Fabio LuĆ­s Lula da Silva, o Lulinha, filho do ex-presidente Lula, pediu a abertura de um inquĆ©rito no 78Āŗ. DP, na capital paulista, para a identificaĆ§Ć£o dos responsĆ”veis por boatos na internet de que seria dono de grandes Ć”reas de terra e supostas mansƵes e aviƵes, alĆ©m de empresas. Uma das Ć”reas mostradas Ć©, na verdade, da Escola Superior de Agricultura (Elsalq), de Piracicaba. Seis internautas jĆ” foram chamados a depor. Apenas um, Daniel Graziano, ainda nĆ£o compareceu. Daniel Ć© gerente administrativo e financeiro do Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC), ligado ao ex-presidente tucano.

Dilma defende Petrobras e diz que denĆŗncias serĆ£o apuradas e punidas com rigor

Imagem
Luana LourenƧo - AgĆŖncia Brasil A presidenta Dilma Rousseff defendeu hoje  (14) a Petrobras e disse que as denĆŗncias de irregularidades na empresa serĆ£o investigadas e que eventuais ilĆ­citos e casos de corrupĆ§Ć£o serĆ£o punidos com rigor. Dilma destacou que estĆ” empenhada em investigar as denĆŗncias e que nĆ£o vai admitir o uso polĆ­tico-eleitoral de problemas da empresa. “Como presidenta, mas sobretudo como brasileira, defenderei, em quaisquer circunstĆ¢ncias e com todas as minhas forƧas, a Petrobras. NĆ£o transigirei em combater todo tipo de malfeito, aĆ§Ć£o criminosa, trĆ”fico de influĆŖncia, corrupĆ§Ć£o ou ilĆ­cito de qualquer espĆ©cie, seja ele cometido por quem quer que seja, mas igualmente  nĆ£o ouvirei calada a campanha negativa dos que, com proveito polĆ­tico, nĆ£o hesitam em ferir a imagem dessa empresa que nosso povo construiu com tanto suor e lĆ”grimas, com as mĆ£os encharcadinhas de Ć³leo, mas tambĆ©m de muita esperanƧa”, afirmou.

Mostra em Wuppertal expƵe Primeira Guerra como espaƧo inĆ³spito Ć  arte

Imagem
"Matadouro humano" Ć© o nome de uma exposiĆ§Ć£o em Wuppertal que mostra como artistas franceses e alemĆ£es sofreram na Primeira Guerra Mundial. Esse sofrimento, no entanto, pouco levou Ć  produĆ§Ć£o artĆ­stica. Gert Heinrich Wollheim: 'O ferido', de 1919 Apenas seis semanas apĆ³s a Alemanha ter declarado guerra Ć  FranƧa, em 3 de agosto de 1914, os alemĆ£es impuseram aos franceses um primeiro trauma nacional. As tropas dispararam 25 granadas contra a cĆ©lebre Catedral de Nossa Senhora de Reims – uma das igrejas mais importantes da FranƧa. AtĆ© hoje, os historiadores discutem se o ataque ocorreu por pura sede de destruiĆ§Ć£o ou por desejo de vinganƧa – ou se os alemĆ£es suspeitavam que a torre estivesse ocupada por soldados franceses. A partir de entĆ£o, nos olhos dos vizinhos, os alemĆ£es nĆ£o passaram a ser mais vistos como um povo civilizado, mas como bĆ”rbaros.

VĆ­deo institucional pela viagem inaugural do petroleiro DragĆ£o do Mar, da Transpetro

Imagem
A presidenta Dilma Rousseff participa, nesta segunda-feira (14) da cerimĆ“nia de viagem inaugural do petroleiro DragĆ£o do Mar, da Transpetro. A embarcaĆ§Ć£o Ć© a sĆ©tima encomendada a estaleiros nacionais pelo Programa de ModernizaĆ§Ć£o e ExpansĆ£o da Frota (Promef) a entrar em operaĆ§Ć£o. Na mesma cerimĆ“nia, realizada no Estaleiro AtlĆ¢ntico Sul (EAS), em Ipojuca (PE), tambĆ©m serĆ” batizado o petroleiro Henrique Dias, segundo navio a entrar na fase de acabamentos em 2014. O DragĆ£o do Mar sairĆ” do estaleiro com destino Ć  Bacia de Campos. De lĆ”, depois de ser carregado com petrĆ³leo cru, seguirĆ” para o Terminal AquaviĆ”rio de SĆ£o Francisco do Sul (SC), onde o produto serĆ” descarregado. Com a viagem inaugural do navio, o Promef encerra o primeiro quadrimestre de 2014 com duas novas embarcaƧƵes em operaĆ§Ć£o -- a primeira foi o navio JosĆ© Alencar, cujas operaƧƵes foram iniciadas em janeiro. No total, sete embarcaƧƵes foram entregues desde 2011. Atualmente, o Programa tem doze navios em constru

Vamos apurar doaƧƵes eleitorais das empresas da lista do doleiro? Ɠtimo, entĆ£o que sejam todas

Imagem
Autor: Fernando Brito Uma nova leva de documentos de Paulo Roberto Costa apareceu no FantĆ”stico deste domingo. Todos relativos a “consultorias”  para contratos firmados entre 2012 e 2013, depois que ele tinha sido demitido da Petrobras. AliĆ”s, Ć© um escĆ¢ndalo como tudo o que pode ser usado em exploraƧƵes polĆ­ticas vaza, seletivamente, da PolĆ­cia Federal para as revistas e jornais de oposiĆ§Ć£o, que parecem ter sido autorizadas a montar uma sucursal dentro da briosa corporaĆ§Ć£o, que se esmera a fazer “batidas” onde Ć© recebida com cooperaĆ§Ć£o e cafezinho, mas nĆ£o faz apreensĆ£o nas empresas acusadas de pagar, para saber se, quando e por ordem de quem se pagou.

A ORIGEM DA ECONOMIA IMPOPULAR DO PSDB

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOƉ em BrasĆ­lia, Ć© autor de "A Outra HistĆ³ria do MensalĆ£o". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direĆ§Ć£o na VEJA e na Ɖpoca. TambĆ©m escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". Como o prĆ³prio nome indica, medidas impopulares do PSDB irĆ£o comprometer consumo, emprego e salĆ”rio Aos poucos, comeƧa a se desfazer o mistĆ©rio em torno do pacote de “medidas impopulares” que AĆ©cio Neves prometeu  apresentar durante a campanha presidencial. Numa nota de 6 de abril, eu jĆ” havia cobrado uma definiĆ§Ć£o a respeito. Nos dias seguintes, outros comentaristas e atĆ© politicos fizeram o mesmo. ResponsĆ”vel pela area economica da campanha de AĆ©cio,  ArmĆ­nio Fraga acaba de explicar o eixo das “medidas impopulares” em entrevista ao Estado de S. Paulo. Ele disse:

Agenda internacional: rebeliƵes no leste do paĆ­s agitam a UcrĆ¢nia

Imagem
A semana se abriu com o ultimato do governo de Kiev aos rebeldes do leste do paĆ­s. A agitaĆ§Ć£o se estende por vĆ”rias cidades prĆ³ximas da fronteira russa. FlĆ”vio Aguiar, de Berlim/Marcelo Justo, de Buenos Aires Crise na UcrĆ¢nia   A semana se abriu com o ultimato do governo de Kiev aos rebeldes do leste do paĆ­s. A agitaĆ§Ć£o se estende por vĆ”rias cidades mais ou menos prĆ³ximas da fronteira russa. VĆ”rios militantes armados ocupam delegacias de polĆ­cia e outros prĆ©dios pĆŗblicos, alĆ©m de armarem barricadas nas estradas e ruas. Visivelmente eles tĆŖm o apoio de boa parte das populaƧƵes locais, inclusive dos mineiros da regiĆ£o. Prossegue a guerra retĆ³rica entre o Ocidente, o governo ucraniano e a RĆŗssia, esta acusando aqueles e sendo acusada por eles de fomentar o conflito.

Agenda nacional: PSB e Rede lanƧam chapa; Dilma lanƧa petroleiros em PE

Imagem
A semana comeƧa com o lanƧamento, em BrasĆ­lia, da chapa do PSB, Rede, PPS e PPL Ć  disputa pela PresidĆŖncia da RepĆŗblica, depois de muita indefiniĆ§Ć£o. Antonio Lassance A semana comeƧa com o lanƧamento, em BrasĆ­lia, da chapa do PSB, Rede, PPS e PPL Ć  disputa pela PresidĆŖncia da RepĆŗblica, depois de muita indefiniĆ§Ć£o e desavenƧas. Dilma disputa o foco indo justamente a Pernambuco para lanƧar dois petroleiros, no complexo portuĆ”rio de Suape. Na terƧa, o Congresso recebe a presidente da PetrobrĆ”s, GraƧa Foster. Em sessĆ£o conjunta, que promete ser tumultuada, deve ser feita a leitura dos requerimentos de CPIs pedidas pelo governo e oposiĆ§Ć£o. No dia seguinte, a expectativa Ć© com o depoimento do ex-diretor da PetrobrĆ”s, Nestor CerverĆ³. O Congresso tambĆ©m analisa vetos presidenciais, entre eles os de criaĆ§Ć£o de municĆ­pios. Durante a semana, Ć© possĆ­vel que o presidente do STF, Joaquim Barbosa, decida o destino de JosĆ© GenoĆ­no, com base nos exames mais recentes feitos pelo ex-deputado

RĆŗssia: DeclaraƧƵes Ć  imprensa europĆ©ia

Imagem
Fala Alexei Pushkov, presidente da ComissĆ£o de RelaƧƵes Exteriores da CĆ¢mara de Representantes do Parlamento da RĆŗssia (fragmentos)   The Saker ,  The Vineyard of the Saker Exclusive translation of the statement of Alexei Pushkov, head of the foreign affairs committee of Russia's lower house of parliament Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO The Saker The Saker:   Essa Ć© fala que considero histĆ³rica. Aqui se ouve Alexei Pushkov,  P residente da ComissĆ£o de RelaƧƵes Exteriores da CĆ¢mara de Representantes do Parlamento da RĆŗssia   (que nĆ£o traduziu nem traduziria evento tĆ£o sem importĆ¢ncia como uma rĆ”pida reuniĆ£o com repĆ³rteres europeus). A traduĆ§Ć£o ao inglĆŖs foi feita por internautas, a meu pedido, aos quais agradeƧo muito, porque, sem ela, os que nĆ£o falam russo nĆ£o teriam acesso Ć s palavras de Pushkov e meu comentĆ”rio seria impossĆ­vel. Essa reuniĆ£o com repĆ³rteres europeus aconteceu logo depois de anunciado o grotesco, repugnante voto,

PETROBRAS: PF DO ZƉ Ɖ O CENTRO DO GOLPE

Imagem
O Governo Dilma tem Ministro da JustiƧa ? “Uma planilha apreendida pela PolĆ­cia Federal na casa do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, mostra que sua firma de consultoria cobrava mensalmente de empresas, por negĆ³cios fechados com a estatal, “taxas de sucesso”, que variavam de 5% a 50% do valor do contrato”. A informaĆ§Ć£o estĆ”, nesta segunda-feira, na primeira pĆ”gina do Globo Overseas,  que nĆ£o mostra o DARF , aquele que o Lula cobrou .  EstĆ” tambĆ©m na primeira pĆ”gina da Folha (*), a das caminhonetes, e do comatoso estado do EstadĆ£o. Muito bem, viva a liberdade de expressĆ£o do PiG (**), de que tambĆ©m desfruta esse blogueiro, como se demonstra amplamente na aba  “NĆ£o me calarĆ£o” .

O declĆ­nio do Jornal Nacional Ć© irreversĆ­vel

Imagem
por :   Paulo Nogueira Velhos tempos, com audiĆŖncias de 70% Nos anos 1980, quando eu era um jovem repĆ³rter da Veja, a redaĆ§Ć£o, no sĆ©timo andar do prĆ©dio da Abril na marginal do TietĆŖ, se alvoroƧava quando eram 8 da noite. Uma televisĆ£o, no fundo da redaĆ§Ć£o, comeƧava a passar o Jornal Nacional. A redaĆ§Ć£o parava, mesmo em dias de fechamento, e sĆ³ voltava a funcionar quando o JN terminava. NĆ£o era sĆ³ a Veja que parava. Era o Brasil. O JN tinha entĆ£o 70% de audiĆŖncia, em mĆ©dia. ƀs vezes mais. Ditava a agenda polĆ­tica e econĆ“mica do paĆ­s. Roberto Marinho — que na busca de favores da ditadura dizia que a Globo era “o maior aliado” dos generais na mĆ­dia, conforme mostram documentos de Geisel reunidos em livro —  teria dito que notĆ­cia era o que o JN dava.

UcrĆ¢nia: Donetsk se move

Imagem
  [*]  Moon of Alabama “ Ukraine: Donetsk Moves ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Mapa polĆ­tico da UcrĆ¢nia com as provĆ­ncias (oblasts) EstĆ” em andamento uma operaĆ§Ć£o obviamente de algum modo coordenada, na oblast  [provĆ­ncia] de Donetsk, no leste da UcrĆ¢nia. A provĆ­ncia Ć© famosa por suas minas e indĆŗstria pesada. Com cerca de 4,7 milhƵes de habitantes, ali vive 10% da populaĆ§Ć£o ucraniana. Viu-se tambĆ©m alguma aĆ§Ć£o de grupos contra o governo golpista de Kiev na vizinha Lugansk (Donbas) e na  oblast  de CarcĆ³via, mas a  oblast  de Donetsk Ć©, por hora, o centro de gravidade dos movimentos [orig.  schwerpunkt ].

Lula: “Vamos navegar na internet enfrentando as mentiras que falam contra nĆ³s”

Imagem
O ex-presidente Luiz InĆ”cio Lula da Silva esteve ontem (11) com o coordenador e ex-ministro Alexandre Padilha em uma plenĆ”ria petistas em AraƧatuba. A atividade integra a Caravana Horizonte Paulista. Para ver mais fotos e baixar imagens em alta resoluĆ§Ć£o, visite o  Picasa do Instituto Lula Em seu discurso, Lula defendeu o rigor do governo da presidenta Dilma Rousseff no combate Ć  inflaĆ§Ć£o. “Se tem alguĆ©m que Ć© contra a inflaĆ§Ć£o, nĆ£o sĆ£o os tucanos. Somos nĆ³s, que somos representantes da classe trabalhadora, porque quem sofre com a inflaĆ§Ć£o Ć© o peĆ£o”.

Janio: por que o silĆŖncio cĆŗmplice em relaĆ§Ć£o Ć  promotora-espiĆ£?

Imagem
 Autor: Fernando Brito Num dos vergonhosamente raros sinais de indignaĆ§Ć£o neste paĆ­s contra a monstruosidade, Janio de Freitas dedica sua coluna de hoje na Folha Ć  monstruosidade da burla, atĆ© agora totalmente impune, de uma integrante do MinistĆ©rio PĆŗblico ao tentar que o Supremo Tribunal Federal lhe facultasse, sem motivo qualquer, espionar as comunicaƧƵes telefĆ“nicas da prĆ³pria sede do governo brasileiro. Um ardil escandaloso que, em qualquer parte do mundo, estaria gerando agora uma onda de respostas da opiniĆ£o pĆŗblica e das instituiƧƵes.