Postagens

Mostrando postagens de abril 5, 2014

Mantega discorda de previsĆ£o pessimista do FMI sobre emergentes

Imagem
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, participou de reuniƵes do FMI e do Banco Mundial em Washington.   Valter Campanato/ABr RFI Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (11) em Washington, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o FMI nĆ£o percebeu que os emergentes assimilaram bem as medidas do banco central americano. Ele tambĆ©m disse acreditar que a reforma do FMI serĆ” implementada em breve. Decidida em 2010, essa restruturaĆ§Ć£o que reforƧa a influĆŖncia dos emergentes na instituiĆ§Ć£o estĆ” emperrada no Congresso americano e foi tema do comunicado final do encontro de ministros das FinanƧas do G20 na capital americana.

Haroldo Lima: Respeitem a Petrobras

Imagem
    A PolĆ­cia Federal fez busca na sede da Petrobras. A PF Ć© subordinada ao MinistĆ©rio da JustiƧa. Significa que o MinistĆ©rio autorizou a invasĆ£o da PetrobrĆ”s? O acontecido Ć© grave. Porque, encontrando-se ou nĆ£o pistas de dinheiro desviado; localizando-se ou nĆ£o gatunos que lĆ” estejam acoitados; o fato maior, muito maior, Ć© que estĆ” em curso um processo de desmoralizaĆ§Ć£o da Petrobras. Por Haroldo Lima*, especial para o Vermelho Claro que este processo se esconde atrĆ”s da cruzada contra desfalques, contra doleiros e outras tramoias. E claro que os larĆ”pios que estejam incrustrados onde estiverem precisam ser identificados e defenestrados. Mas hĆ” mĆ©todos e mĆ©todos.

Mini impressora robĆ³tica se move sobre o papel para imprimir documentos

Imagem
Jornal GGN – Uma campanha de financiamento coletivo pelo Kickstarter tenta arrecadar US$ 400 mil para tornar realidade o projeto de uma impressora portĆ”til que, ao contrĆ”rio de qualquer outro tipo, se move sobre o papel para imprimir os documentos. A Mini Mobile Robotic Printer se conecta a dispositivos mĆ³veis, como celulares e tablets, para receber o arquivo a ser impresso. Em seguida, basta que o usuĆ”rio posicione a impressora em um canto do papel para que ela comece a deslizar sobre a folha e revelar a impressĆ£o.

CrƓnica de um estelionato eleitoral anunciado

Imagem
11 de abril de 2014 | 19:07 Autor: Fernando Brito A repĆ³rter JĆŗlia Duailibi publicou hoje, no EstadĆ£o , uma matĆ©ria que, em outro paĆ­s, seria um escĆ¢ndalo . Trata de como o Governador do maior Estado do PaĆ­s estĆ” “cozinhando” eleitoralmente a crise de abastecimento na sexta maior cidade do mundo. “O PalĆ”cio dos Bandeirantes jĆ” definiu a estratĆ©gia que irĆ” adotar caso haja rodĆ­zio de Ć”gua, leia-se racionamento, antes da eleiĆ§Ć£o de outubro: colocarĆ” a Sabesp na linha de frente do processo, atraindo todos os holofotes para a empresa, deixando na penumbra o governador Geraldo Alckmin (PSDB), candidato Ć  reeleiĆ§Ć£o. Na prĆ”tica, Dilma Pena, presidente da Sabesp, darĆ” a cara a tapa e assumirĆ” todo o processo, principalmente de comunicaĆ§Ć£o, sobre o eventual rodĆ­zio: farĆ” os pronunciamentos pĆŗblicos, tocarĆ” as campanhas, darĆ” as entrevistas e declaraƧƵes sobre o assunto. A polĆ­tica de reduĆ§Ć£o de danos pretende deixar o governador como coadjuvante. Ć‰ uma tentativa de evitar q

Um esquema montado para esquentar dinheiro

Imagem
Obtido com exclusividade por ISTOƉ, inquĆ©rito no STF pode levar AndrĆ© Vargas Ć  cadeia por falsidade ideolĆ³gica. Para o MP e a PF, deputado petista montou uma "lavanderia" para justificar recursos de origem duvidosa que irrigaram suas campanhas eleitorais Izabelle Torres (izabelle@istoe.com.br) e Claudio Dantas Sequeira (claudiodantas@istoe.com.br) O deputado AndrĆ© Vargas (PT-PR) Ć© um polĆ­tico em estado terminal. Num Ćŗltimo esforƧo para tentar preservar o mandato, o petista renunciou ao posto de vice-presidente da CĆ¢mara e tirou uma licenƧa de 60 dias. NĆ£o foi o suficiente para impedir que seus pares instaurassem um processo contra ele no Conselho de Ɖtica da CĆ¢mara por quebra de decoro parlamentar, nem que o seu p

Jornal Nacional manipulou denĆŗncias sobre Petrobras-Alstom

Imagem
sex, 11/04/2014 - 16:30  - Atualizado em 11/04/2014 - 17:31 Luis Nassif Do Jornal GGN  - Na ediĆ§Ć£o de ontem, o Jornal Nacional manipulou informaƧƵes, sonegou dados recebidos e produziu uma denĆŗncia factualmente falha contra a Petrobras. A denuncia seguiu o padrĆ£o atual de criaĆ§Ć£o de factoides abrindo mĆ£o do rigor jornalĆ­stico. Tratava de um contrato com entidades e pessoas que entraram na linha de fogo da mĆ­dia: Petrobras, Alstom, senador DelcĆ­dio do Amaral e o ex-vice presidente internacional Nestor CerverĆ³. A partir daĆ­, produziu-se mais uma salada que envergonha o jornalismo.

Putin Ć  UniĆ£o Europeia: “Negociem! Se nĆ£Ć£Ć£Ć£Ć£o...”

Imagem
The Saker ,  The Vineyard of the Saker What is Putin really saying to the EU - negotiate or else... Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO The Saker Hoje cedo postei a  carta que Putin enviou  aos chefes de Estado de 18 paĆ­ses que compram gĆ”s da RĆŗssia. NĆ£o tive tempo para comentar naquele momento, entĆ£o comento agora. Em minha opiniĆ£o, a RĆŗssia estĆ” respondendo ao ataque iminente pelos neonazistas no leste da UcrĆ¢nia e Ć  decisĆ£o, tomada pela Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa [orig.  Parliamentary Assembly of the Council of Europe (PACE) ], de bater “na cara” da RĆŗssia. O que Putin estĆ” fazendo Ć© introduzir a primeira, das vĆ”rias armas que a RĆŗssia tem para usar: energia e dinheiro.

MP cobra rodĆ­zio de Ć”gua e pode mover aĆ§Ć£o por improbidade a partir do dia 22

Imagem
CARLOS VILLALBA RACINES/EFE Sistema Cantareira registrou apenas 12,2% de sua capacidade total nesta sexta-feira (11) ReuniĆ£o de promotores define linhas de investigaĆ§Ć£o sobre usos do Cantareira. Promotoria do Meio Ambiente decide abrir nova investigaĆ§Ć£o para apurar omissƵes e desvios na gestĆ£o da Ć”gua por Diego Sartorato, da RBA  SĆ£o Paulo – A partir do prĆ³ximo dia 22, os governos federal e de SĆ£o Paulo podem ser alvo de aƧƵes de improbidade administrativa caso nĆ£o prestem as informaƧƵes cobradas pelo MinistĆ©rio PĆŗblico desde fevereiro sobre a gestĆ£o das reservas do Sistema Cantareira, ou caso nĆ£o deem resposta tĆ©cnica Ć  recomendaĆ§Ć£o dos promotores pelo inĆ­cio imediato de racionamento para evitar o secamento das represas. A decisĆ£o de intensificar as aƧƵes pela preservaĆ§Ć£o da Ć”gua durante a escassez hĆ­drica mais grave da histĆ³ria do estado, que levou o Sistema Cantareira a registrar apenas 12,2% de sua capacidade total nesta sexta-feira (11), foi tomada ontem, durante reu

AtĆ© hospital e escola tĆŖm Ć”gua cortada pela Sabesp

Imagem
FuncionĆ”rios de unidade de saĆŗde afirmam que agente foi atĆ© o local para avisĆ”-los de que nĆ£o haveria Ć”gua nos prĆ³ximos dias AE A Companhia de Saneamento BĆ”sico do Estado de SĆ£o Paulo (Sabesp) cortou nos Ćŗltimos dias o fornecimento de Ć”gua de serviƧos pĆŗblicos em regiƵes abastecidas pelo Sistema Guarapiranga, na zona sul da capital. Nesta quinta-feira, 10, o reservatĆ³rio estava com 77,4% de capacidade. A concessionĆ”ria estĆ” remanejando a Ć”gua do reservatĆ³rio para cerca de 400 mil imĆ³veis que eram abastecidos pelo Sistema Cantareira. Os cortes aconteceram entre segunda e quarta-feira.

Reuters confirma Cafezinho: Pasadena foi um Ć³timo negĆ³cio

Imagem
Refinaria Abreu e Lima, Pernambuco por Miguel do RosĆ”rio Uma matĆ©ria da Reuters, assinada por Jeb Blount, com base em opiniƵes de especialistas em petrĆ³leo de Nova York, Chicago e SĆ£o Paulo, corrobora nossa argumentaĆ§Ć£o, de que a compra da refinaria de Pasadena foi um Ć³timo negĆ³cio. Diz o repĆ³rter:  ”a refinaria de Pasadena pode ter sido o melhor negĆ³cio com refinaria que a empresa jĆ” fez em trĆŖs dĆ©cadas”. Logo em seguida, o repĆ³rter explica que, na verdade, a PetrobrĆ”s nĆ£o pagou um preƧo excessivo. A matĆ©ria nĆ£o Ć© “chapa branca”. Ɖ feita por um repĆ³rter americano ou inglĆŖs com gana de falar mal da PetrobrĆ”s. SĆ³ que, apĆ³s entrevistar especialistas em pelo menos trĆŖs praƧas comerciais importantes, ele conclui que a PetrobrĆ”s pode ter mil outros problemas, mas nĆ£o Ć© Pasadena.

Era uma vez uma CPI

Imagem
A tentativa oposicionista de restringir o assunto da CPI a Pasadena foi fruto de um acerto para fazer um cordĆ£o sanitĆ”rio em torno de Eduardo Campos. Antonio Lassance Quem tem medo de uma CPI ampla? Era uma vez uma CPI proposta para "identificar responsabilidades no setor da administraĆ§Ć£o pĆŗblica em decorrĆŖncia de qualquer tipo de corrupĆ§Ć£o". AlguĆ©m contra? A oposiĆ§Ć£o Ć© contra. O PSDB e seus coadjuvantes: o PSB, o PSOL e a intrĆ©pida trupe de senadores que sĆ£o oposiĆ§Ć£o em partidos que sĆ£o governo, como Cristovam Buarque e Pedro Taques, do PDT; Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos, do PMDB. Eles querem uma CPI minimalista, para nĆ£o dizer mĆ­ope, para investigar apenas a compra de uma refinaria em Pasadena, pela Petrobras.

UcrĆ¢nia: Quem estĆ” impedindo as necessĆ”rias conversaƧƵes com a RĆŗssia?

Imagem
  [*]  Moon of Alabama Ukraine: Who Is Holding Up the Needed Crisis Talks With Russia? Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO A imagem de Putin conforme a imprensa-empresa ocidental Assim comeƧa a  carta que o Presidente Vladimir Putin  da RĆŗssia dirigiu hoje a lĆ­deres de outros paĆ­ses europeus: A economia da UcrĆ¢nia nos Ćŗltimos vĆ”rios meses estĆ” despencando. Os setores industrial e de construĆ§Ć£o tambĆ©m estĆ£o em rĆ”pido declĆ­nio. O dĆ©ficit em orƧamento estĆ” aumentando. A condiĆ§Ć£o do atual sistema monetĆ”rio torna-se mais deplorĆ”vel a cada dia. A balanƧa comercial negativa vem acompanhada da fuga de capitais, que deixam o paĆ­s. A economia da UcrĆ¢nia caminha a   passos acelerados para o calote , parada na produĆ§Ć£o e desemprego explosivo.

NĆ£o percam o lanƧamento da campanha de Dilma na TV, amanhĆ£, estrelado por FHC

Imagem
Autor: Fernando Brito Se aquela famosa procuradora Sandra Cureau, que infernizou a vida do Lula na campanha de 2010, ainda estivesse atuando, era capaz de, semana que vem, processar Dilma Rousseff por propaganda eleitoral antecipada na televisĆ£o. Porque, depois dos quase 60% de rejeiĆ§Ć£o a qualquer candidato apoiado por ele, o que dizer da inserĆ§Ć£o que o PSDB coloca no ar amanhĆ£ com o PrĆ­ncipe pedindo votos para o “nova geraĆ§Ć£o” AĆ©cio Neves?

Para a PM de SĆ£o Paulo, a desmilitarizaĆ§Ć£o Ć© parte de um grande complĆ“ comunista

Imagem
por :   Mauro Donato Coronel reformado, Adilson Paes de Souza tem sido uma voz bastante ativa na defesa da desmilitarizaĆ§Ć£o das polĆ­cias brasileiras. Agora, a PolĆ­cia Militar de SĆ£o Paulo resolveu enviar uma nota oficial rebatendo suas opiniƵes, buscando desqualificĆ”-lo e a quem concorda com ele. A PM preferiu ir pelo viĆ©s ideolĆ³gico.

Acusados de matar cinegrafista tĆŖm habeas corpus negado

Imagem
  AE O Tribunal de JustiƧa do Rio de Janeiro (TJ-RJ) negou nesta quinta-feira, 10, o habeas corpus de FĆ”bio Raposo Barbosa, 23, e Caio Silva de Souza, 22, acusados de disparar o rojĆ£o que matou o cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade, durante o protesto contra o aumento da passagem de Ć“nibus em 6 de fevereiro deste ano, na capital carioca. O pedido foi negado pelos desembargadores da 8ĀŖ CĆ¢mara Criminal, por dois votos a um. A defesa impetrou o habeas corpus no TJ-RJ em fevereiro deste ano, solicitando que Caio e FĆ”bio ficassem em liberdade atĆ© o julgamento do mĆ©rito. Apesar do voto contrĆ”rio de dois magistrados, o julgamento nĆ£o foi concluĆ­do na Ć©poca, pois o desembargador Gilmar Teixeira pediu vistas, tendo devolvido o processo somente hoje, com voto pela "concessĆ£o parcial" do pedido. Mesmo assim continuou voto vencido.

Efeito Lula: GraƧa vai ao Senado falar de Petrobras

Imagem
10 de abril de 2014 | 21:59 Autor: Fernando Brito Embora a imprensa diga que Ć© para “esvaziar a CPI” – seria a CPI um balĆ£o, a ser inflado ou esvaziado? – a decisĆ£o de GraƧa Foster de se oferecer para ir a ComissĆ£o de Assuntos EconĆ“micos do Senado, na prĆ³xima terƧa-feira,  Ć©, evidentemente, reflexo do comando dado por Lula para “partir para cima” da oposiĆ§Ć£o, em defesa da Petrobras. A rigor, falar do que tem sido a Petrobras nesses Ćŗltimos anos, longe de ser um problema, deveria ser uma oportunidade ansiada por todos os seus dirigentes.

Bomba II: CEMIG/Light pagou 166% a mais por patrimƓnio da Investminas, que pagou R$ 4,3mi a doleiro Alberto Youssef dias depois.

Imagem
SituaĆ§Ć£o polĆ­tica de AĆ©cio Neves (PSDB-MG) fica mais complicada. A elo de ligaĆ§Ć£o entre um negĆ³cio da CEMIG e um pagamento ao doleiro Alberto Youssef Ć© mais suspeito do que imaginĆ”vamos na nota anterior . A CEMIG tinha 49% da empresa GuanhĆ£es Energia e a Investminas tinha 51% da GanhĆ£es Energia.

Desastres ambientais viram um bom negĆ³cio para o mercado financeiro

Imagem
  O mundo financeiro criou um nicho para seguros contra desastres climĆ”ticos e naturais, cada vez mais popular entre paĆ­ses afetados por estes fenĆ“menos.  Marcelo Justo Os desastres ambientais sĆ£o um bom negĆ³cio. Com o engenho que o caracteriza para a invenĆ§Ć£o de novos instrumentos de rentabilidade, o mundo financeiro criou um nicho para seguros contra desastres climĆ”ticos e naturais, cada vez mais popular entre paĆ­ses afetados por estes fenĆ“menos. Os bĆ“nus CAT ( “CatĆ”strophe bonds” ) sĆ£o a principal estrela deste firmamento que tambĆ©m tem outros protagonistas como o derivado climĆ”tico ou a hipoteca ambiental. Entre 2003 e 2013, foram emitidos cerca de US$ 40 bilhƵes de bĆ“nus CAT, dez vezes mais do que hĆ” uma dĆ©cada.

O baile de mƔscaras do perde e ganha eleitoral

Imagem
Wanderley Guilherme dos Santos OposiƧƵes nĆ£o ganham eleiƧƵes; governos perdem. Perdem a maioria que os elegeu, para comeƧar, mas nĆ£o sĆ³. Arriscam perder reputaĆ§Ć£o, confianƧa, carisma e adesĆ£o subjetiva. O poder do governo em exercĆ­cio Ć© sempre enorme, em princĆ­pio. Compreende-se: enquanto o governo mostra o que faz, quanto faz, onde e para quem fez, as oposiƧƵes, em geral, limitam-se a reclamar do que nĆ£o tenha sido feito e a oferecer promessas. O oficialismo, nem que por inĆ©rcia, Ć© notĆ­cia diĆ”ria, propaganda em sentido extenso, espĆ©cie de prestaĆ§Ć£o de contas homeopĆ”tica. ƀ oposiĆ§Ć£o resta o malabarismo de seus jornais e Ć³rgĆ£os de divulgaĆ§Ć£o para transformar o feito em mal feito e deflagrar o para-sorites revelado por Paulo Henrique Amorim: o jornal inventa a notĆ­cia, a televisĆ£o repercute, os parlamentares discutem e o jornal divulga e comenta. AĆ­ a televisĆ£o repercute e repete-se o ciclo, como clara de ovo batida, crescendo. Se nĆ£o hĆ” uma rede igualmente poderosa d

Newsweek revela participaĆ§Ć£o de maƧons em trama contra Cuba

Imagem
    A revista Newsweek revelou, nesta quinta-feira (10), outra parte do plano dos Estados Unidos para desestabilizar o governo de Cuba. A publicaĆ§Ć£o denunciou a participaĆ§Ć£o de maƧons em planos para derrubar Fidel Castro. DenĆŗncia que se soma Ć  revelaĆ§Ć£o de que a Usaid desenvolveu um programa secreto denominado ZunZuneo, uma espĆ©cie de Twitter na ilha para incentivar mobilizaƧƵes contra o governo cubano, como foi divulgado na Ćŗltima semana pela agĆŖncia Associated Press (AP).

O histĆ³rico de perseguiĆ§Ć£o a JosĆ© Dirceu

Imagem
    Patricia Faermann Jornal GGN - O Ćŗltimo e mais recente capĆ­tulo das aƧƵes da Vara de ExecuƧƵes Penais do Distrito Federal contra JosĆ© Dirceu envolve a quebra de sigilo telefĆ“nico de cinco operadoras de celular, durante um perĆ­odo de 16 dias, de todas as ligaƧƵes efetuadas e recebidas em duas coordenadas geogrĆ”ficas: Latitude - 15°55'04.51'' S e Longitude 47°47'04.51'' – onde se encontra o Complexo PenitenciĆ”rio da Papuda, no Distrito Federal, e a Latitude - 15°47'56.86'' S e Longitude - 47°51'38.67'' – onde se encontra o PalĆ”cio do Planalto.

MEC terĆ” 10 mil escolas com programa inovador em 2014

Imagem
Hoje, cinco mil escolas adotam o mĆ©todo O ministro da EducaĆ§Ć£o, Henrique Paim, disse hoje que o MinistĆ©rio da EducaĆ§Ć£o (MEC) tem a meta de chegar ao final de 2014 com 10 mil escolas que adotam o Programa Ensino MĆ©dio Inovador criado para apoiar e fortalecer propostas curriculares inovadoras nas escolas tornando o ensino mais dinĆ¢mico. Atualmente, 5 mil escolas adotam o mĆ©todo. Paim lembrou que o ensino mĆ©dio Ć© atualmente um grande desafio para a educaĆ§Ć£o brasileira por concentrar a maior taxa de evasĆ£o e reprovaĆ§Ć£o.

Dilma sugere pressĆ£o das ruas para passar reforma polĆ­tica

Imagem
"Ɖ preciso que os movimentos sociais pautem a mudanƧa", disse presidenta AgĆŖncia Brasil Em audiĆŖncia com a juventude de movimentos sociais, a presidente Dilma Rousseff retomou a defesa de um plebiscito para reforma polĆ­tica, tema que entrou em voga na Ć©poca das manifestaƧƵes de junho. A presidente conclamou os movimentos sociais para que pautasse o Congresso Nacional sobre o tema e alegou que nĆ£o tem unidade entre sua base aliada para aprovar o tema sem participaĆ§Ć£o popular.

Lula visita projeto “Andar de Novo” de Miguel Nicolelis

Imagem
Apr 10, 2014 Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula Iniciativa liderada pelo cientista Miguel Nicolelis vai fazer uma pessoa com paralisia andar em campo durante a cerimƓnia de abertura da Copa do Mundo