Postagens

Mostrando postagens de abril 4, 2014

Acusados de matar cinegrafista tĆŖm habeas corpus negado

Imagem
  AE O Tribunal de JustiƧa do Rio de Janeiro (TJ-RJ) negou nesta quinta-feira, 10, o habeas corpus de FĆ”bio Raposo Barbosa, 23, e Caio Silva de Souza, 22, acusados de disparar o rojĆ£o que matou o cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade, durante o protesto contra o aumento da passagem de Ć“nibus em 6 de fevereiro deste ano, na capital carioca. O pedido foi negado pelos desembargadores da 8ĀŖ CĆ¢mara Criminal, por dois votos a um. A defesa impetrou o habeas corpus no TJ-RJ em fevereiro deste ano, solicitando que Caio e FĆ”bio ficassem em liberdade atĆ© o julgamento do mĆ©rito. Apesar do voto contrĆ”rio de dois magistrados, o julgamento nĆ£o foi concluĆ­do na Ć©poca, pois o desembargador Gilmar Teixeira pediu vistas, tendo devolvido o processo somente hoje, com voto pela "concessĆ£o parcial" do pedido. Mesmo assim continuou voto vencido.

Efeito Lula: GraƧa vai ao Senado falar de Petrobras

Imagem
10 de abril de 2014 | 21:59 Autor: Fernando Brito Embora a imprensa diga que Ć© para “esvaziar a CPI” – seria a CPI um balĆ£o, a ser inflado ou esvaziado? – a decisĆ£o de GraƧa Foster de se oferecer para ir a ComissĆ£o de Assuntos EconĆ“micos do Senado, na prĆ³xima terƧa-feira,  Ć©, evidentemente, reflexo do comando dado por Lula para “partir para cima” da oposiĆ§Ć£o, em defesa da Petrobras. A rigor, falar do que tem sido a Petrobras nesses Ćŗltimos anos, longe de ser um problema, deveria ser uma oportunidade ansiada por todos os seus dirigentes.

Bomba II: CEMIG/Light pagou 166% a mais por patrimƓnio da Investminas, que pagou R$ 4,3mi a doleiro Alberto Youssef dias depois.

Imagem
SituaĆ§Ć£o polĆ­tica de AĆ©cio Neves (PSDB-MG) fica mais complicada. A elo de ligaĆ§Ć£o entre um negĆ³cio da CEMIG e um pagamento ao doleiro Alberto Youssef Ć© mais suspeito do que imaginĆ”vamos na nota anterior . A CEMIG tinha 49% da empresa GuanhĆ£es Energia e a Investminas tinha 51% da GanhĆ£es Energia.

Desastres ambientais viram um bom negĆ³cio para o mercado financeiro

Imagem
  O mundo financeiro criou um nicho para seguros contra desastres climĆ”ticos e naturais, cada vez mais popular entre paĆ­ses afetados por estes fenĆ“menos.  Marcelo Justo Os desastres ambientais sĆ£o um bom negĆ³cio. Com o engenho que o caracteriza para a invenĆ§Ć£o de novos instrumentos de rentabilidade, o mundo financeiro criou um nicho para seguros contra desastres climĆ”ticos e naturais, cada vez mais popular entre paĆ­ses afetados por estes fenĆ“menos. Os bĆ“nus CAT ( “CatĆ”strophe bonds” ) sĆ£o a principal estrela deste firmamento que tambĆ©m tem outros protagonistas como o derivado climĆ”tico ou a hipoteca ambiental. Entre 2003 e 2013, foram emitidos cerca de US$ 40 bilhƵes de bĆ“nus CAT, dez vezes mais do que hĆ” uma dĆ©cada.

O baile de mƔscaras do perde e ganha eleitoral

Imagem
Wanderley Guilherme dos Santos OposiƧƵes nĆ£o ganham eleiƧƵes; governos perdem. Perdem a maioria que os elegeu, para comeƧar, mas nĆ£o sĆ³. Arriscam perder reputaĆ§Ć£o, confianƧa, carisma e adesĆ£o subjetiva. O poder do governo em exercĆ­cio Ć© sempre enorme, em princĆ­pio. Compreende-se: enquanto o governo mostra o que faz, quanto faz, onde e para quem fez, as oposiƧƵes, em geral, limitam-se a reclamar do que nĆ£o tenha sido feito e a oferecer promessas. O oficialismo, nem que por inĆ©rcia, Ć© notĆ­cia diĆ”ria, propaganda em sentido extenso, espĆ©cie de prestaĆ§Ć£o de contas homeopĆ”tica. ƀ oposiĆ§Ć£o resta o malabarismo de seus jornais e Ć³rgĆ£os de divulgaĆ§Ć£o para transformar o feito em mal feito e deflagrar o para-sorites revelado por Paulo Henrique Amorim: o jornal inventa a notĆ­cia, a televisĆ£o repercute, os parlamentares discutem e o jornal divulga e comenta. AĆ­ a televisĆ£o repercute e repete-se o ciclo, como clara de ovo batida, crescendo. Se nĆ£o hĆ” uma rede igualmente poderosa d

Newsweek revela participaĆ§Ć£o de maƧons em trama contra Cuba

Imagem
    A revista Newsweek revelou, nesta quinta-feira (10), outra parte do plano dos Estados Unidos para desestabilizar o governo de Cuba. A publicaĆ§Ć£o denunciou a participaĆ§Ć£o de maƧons em planos para derrubar Fidel Castro. DenĆŗncia que se soma Ć  revelaĆ§Ć£o de que a Usaid desenvolveu um programa secreto denominado ZunZuneo, uma espĆ©cie de Twitter na ilha para incentivar mobilizaƧƵes contra o governo cubano, como foi divulgado na Ćŗltima semana pela agĆŖncia Associated Press (AP).

O histĆ³rico de perseguiĆ§Ć£o a JosĆ© Dirceu

Imagem
    Patricia Faermann Jornal GGN - O Ćŗltimo e mais recente capĆ­tulo das aƧƵes da Vara de ExecuƧƵes Penais do Distrito Federal contra JosĆ© Dirceu envolve a quebra de sigilo telefĆ“nico de cinco operadoras de celular, durante um perĆ­odo de 16 dias, de todas as ligaƧƵes efetuadas e recebidas em duas coordenadas geogrĆ”ficas: Latitude - 15°55'04.51'' S e Longitude 47°47'04.51'' – onde se encontra o Complexo PenitenciĆ”rio da Papuda, no Distrito Federal, e a Latitude - 15°47'56.86'' S e Longitude - 47°51'38.67'' – onde se encontra o PalĆ”cio do Planalto.

MEC terĆ” 10 mil escolas com programa inovador em 2014

Imagem
Hoje, cinco mil escolas adotam o mĆ©todo O ministro da EducaĆ§Ć£o, Henrique Paim, disse hoje que o MinistĆ©rio da EducaĆ§Ć£o (MEC) tem a meta de chegar ao final de 2014 com 10 mil escolas que adotam o Programa Ensino MĆ©dio Inovador criado para apoiar e fortalecer propostas curriculares inovadoras nas escolas tornando o ensino mais dinĆ¢mico. Atualmente, 5 mil escolas adotam o mĆ©todo. Paim lembrou que o ensino mĆ©dio Ć© atualmente um grande desafio para a educaĆ§Ć£o brasileira por concentrar a maior taxa de evasĆ£o e reprovaĆ§Ć£o.

Dilma sugere pressĆ£o das ruas para passar reforma polĆ­tica

Imagem
"Ɖ preciso que os movimentos sociais pautem a mudanƧa", disse presidenta AgĆŖncia Brasil Em audiĆŖncia com a juventude de movimentos sociais, a presidente Dilma Rousseff retomou a defesa de um plebiscito para reforma polĆ­tica, tema que entrou em voga na Ć©poca das manifestaƧƵes de junho. A presidente conclamou os movimentos sociais para que pautasse o Congresso Nacional sobre o tema e alegou que nĆ£o tem unidade entre sua base aliada para aprovar o tema sem participaĆ§Ć£o popular.

Lula visita projeto “Andar de Novo” de Miguel Nicolelis

Imagem
Apr 10, 2014 Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula Iniciativa liderada pelo cientista Miguel Nicolelis vai fazer uma pessoa com paralisia andar em campo durante a cerimƓnia de abertura da Copa do Mundo

Putin: Carta a governantes europeus

Imagem
UcrĆ¢nia, a Europa e o gĆ”s 10/4/2014, publicada em ITAR-TASS, matĆ©ria de Alexei Druzhinin President Vladimir Putin´s letter to leaders of European countries. Full text Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Vladimir Putin, com a carta na mĆ£o em 10/4/2014 A economia da UcrĆ¢nia nos Ćŗltimos vĆ”rios meses estĆ” despencando. Os setores industrial e de construĆ§Ć£o tambĆ©m estĆ£o em rĆ”pido declĆ­nio. O dĆ©ficit em orƧamento estĆ” aumentando. A condiĆ§Ć£o do atual sistema monetĆ”rio torna-se mais deplorĆ”vel a cada dia. A balanƧa comercial negativa vem acompanhada da fuga de capitais, que deixam o paĆ­s. A economia da UcrĆ¢nia caminha a  passos acelerados para o calote , parada na produĆ§Ć£o e desemprego explosivo.

REDE DO ƓDIO

Imagem
Pesquisa mapeia comunidades virtuais brasileiras que clamam por violĆŖncia Midia NINJA Marcha da FamĆ­lia com Deus pela Liberdade, em SĆ£o Paulo, marƧo 2014: horror ao pensamento de esquerda No dia 5 de marƧo o LaboratĆ³rio de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic), da Universidade Federal do EspĆ­rito Santo, publicou um mapa de redes de admiradores das PolĆ­cias Militares no Facebook. SĆ£o pĆ”ginas dedicadas a defender o uso de violĆŖncia contra o que chamam de “bandidos”, “vagabundos”, “assaltantes”, fazer apologia a linchamentos e ao assassinato, defender policiais, publicar fotos de pessoas “justiƧadas” ou mortas violentamente, vender equipamentos bĆ©licos e combater os direitos humanos. Para centenas de milhares de seguidores dessas pĆ”ginas, a violĆŖncia Ć© a Ćŗnica mediadora das relaƧƵes sociais, a paz sĆ³ existe se a sociedade se armar e fizer justiƧa com as prĆ³prias mĆ£os, a obediĆŖncia seria o valor supremo da democracia. Abaixo o professor e coordenador do Labic ,FĆ”bio Malini

RepĆ³rter da Globo resolve ser sincera: “a ordem Ć© ouvir sĆ³ o Paulinho da ForƧa”

Imagem
publicada quinta-feira, 10/04/2014 Ć s 01:21 e atualizada quinta-feira, 10/04/2014 Ć s 01:56 Jornalista da Globo se esconde em agĆŖncia bancĆ”ria... por  Rodrigo Vianna A informaĆ§Ć£o apareceu primeiro no facebook de Marize Muniz, assessora de imprensa da CUT. Ela contou o que aconteceu nesta quarta-feira (9/abril) quando uma repĆ³rter da Globo, destacada para cobrir a manifestaĆ§Ć£o das centrais sindicais no centro de SĆ£o Paulo, teve um infeliz ataque de sinceridade. Vejam: (por Marize Muniz, via facebook) “Deu dĆ³. Sempre tenho pena de pessoas inocentes. Foquinha da TV Globo gravou sonora com os caras da ForƧa Sindical (do AĆ©cio Neves), na PraƧa da SĆ©, durante manifestaĆ§Ć£o de seis centrais sindicais. AĆ­, um militante cutista foi lĆ” e perguntou: e a CUT, vocĆŖ nĆ£o vai ouvir ninguĆ©m da maior central da America Latina? A pobrezinha respondeu: Tenho ordens da redaĆ§Ć£o para sĆ³ ouvir os caras da ForƧa. Foi um quiprocĆ³ danado e a bichinha teve de ir embora do local.”  ===

A indigĆŖncia intelectual e a caƧa Ć s bruxas da Folha

Imagem
A Folha de S.Paulo registra nesta 5ĀŖ feira o seu descontentamento com o fato de o escritĆ³rio do Ipea , em Caracas, nĆ£o seguir a pauta do jornal na Venezuela. por: Saul Leblon   O jornal Folha de SĆ£o Paulo traz na ediĆ§Ć£o desta 5ĀŖ feira um artigo assinado pelo jornalista Fabio Maisonnave sobre o escritĆ³rio regional do Ipea na Venezuela. O texto registra o descontentamento do veĆ­culo e do autor com o fato de a representaĆ§Ć£o do instituto em Caracas nĆ£o seguir a pauta da Folha na abordagem dos problemas venezuelanos.

Plebiscito popular pela reforma polĆ­tica elogia adesĆ£o de Lula e prepara campanha

Imagem
Gebrim ressalta ampla uniĆ£o de partidos e movimentos sociais, alĆ©m de alianƧa com lĆ­deres populares, como Lula Ricardo Gebrim, integrante do movimento Consulta Popular e da organizaĆ§Ć£o nacional do plebiscito popular, afirma que defesa da constituinte por Lula Ć© 'reforƧo decisivo' por Diego Sartorato, da RBA publicado 10/04/2014  SĆ£o Paulo – Entre 1Āŗ e 7 de setembro deste ano, organizaƧƵes da sociedade civil e movimentos sociais de diversas Ć”reas de atuaĆ§Ć£o, como o Levante Popular da Juventude (LPJ), o Movimento Passe Livre (MPL) e o Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), entre outros, estarĆ£o empenhados em um pleito paralelo Ć s eleiƧƵes presidenciais: urnas espalhadas por todo o paĆ­s irĆ£o colher a opiniĆ£o dos brasileiros sobre a convocaĆ§Ć£o de uma constituinte exclusiva (para a qual nĆ£o podem ser eleitos parlamentares em exercĆ­cio) para debater a reforma polĆ­tica.

ALCKMIN, NƃO Ɖ RODƍZIO. Ɖ R-A-C-I-O-N-A-M-E-N-T-O

Imagem
O Padilha vem aĆ­, de jaleco branco. Saiu no TijolaƧo artigo de Fernando Brito: ALCKMIN, A IMPRENSA E A ƁGUA. UM SHOW DE INCOMPETƊNCIA, IRRESPONSABILIDADE E POLITICAGEM Hoje se completam dois meses que este blog, cĆ” do Rio de Janeiro, vem azucrinando seus leitores sobre a situaĆ§Ć£o dramĆ”tica do abastecimento de Ć”gua em SĆ£o Paulo, quase que diariamente. ƀquela altura, havia 19,8% de todo o volume possĆ­vel nos reservatĆ³rios do Sistema Cantareira e o principal deles tinha 15,5% de seus 800 bilhƵes de litros de capacidade. Hoje, tem 12% e a principal represa vai baixar, amanhĆ£, para 4%.

Bomba: Pagamento a doleiro Alberto Youssef por sĆ³cia da CEMIG complica AĆ©cio.

Imagem
Por:  ZĆ© Augusto Na Ć¢nsia de atacar a Petrobras, a  revista Ɖpoca , sem querer deu um tiro de canhĆ£o em AĆ©cio Neves (PSDDB-MG). A revista apontou um pagamento da empresa Investminas ParticipaƧƵes a uma empresa que a revista diz ser de fachada do doleiro Alberto Youssef. Acontece que a Investminas nĆ£o tem negĆ³cios com a Petrobras. Teve com a CEMIG.

Rui FalcĆ£o: "Governo estĆ” em dĆ­vida com a sociedade"

Imagem
Em entrevista ao FĆ³rum Nacional pela DemocratizaĆ§Ć£o da ComunicaĆ§Ć£o (FNDC), o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Rui FalcĆ£o, destaca que discutir o marco regulatĆ³rio representa exatamente o contrĆ”rio: ampliar a democracia. Para ele, o governo mantĆ©m uma dĆ­vida com a sociedade ao nĆ£o adotar a regulaĆ§Ć£o definida pela ConferĆŖncia Nacional de ComunicaĆ§Ć£o (Confecom).  O presidente do partido destacou, ainda, que a legenda pede o cumprimento dos artigos da ConstituiĆ§Ć£o que proĆ­bem a existĆŖncia de monopĆ³lios e oligopĆ³lios e a aplicaĆ§Ć£o da complementaridade, ou a convivĆŖncia de trĆŖs tipos de sistema de comunicaĆ§Ć£o. Para FalcĆ£o, a resistĆŖncia Ć  regulamentaĆ§Ć£o serĆ” vencida por meio da formaĆ§Ć£o do conjunto da sociedade sobre o tema, e que as aƧƵes dos movimentos sociais pela democratizaĆ§Ć£o da comunicaĆ§Ć£o devem dialogar com a populaĆ§Ć£o e conseguir assinaturas para o projeto de Lei de Iniciativa Popular – esclarecendo a opiniĆ£o pĆŗblica sobre as mudanƧas “difĆ­ceis”, pois “mexem com inte

Aplicativos facilitam ataque de vĆ­rus em smartphones

Imagem
Pesquisadores dos Estados Unidos encontraram pelo menos14 aplicativos que abrem as portas para vĆ­rus invadirem os celulares. Fabricantes dos sistemas jĆ” foram informadas e buscam soluƧƵes. AƧƵes inocentes entre os usuĆ”rios de smartphones como procurar acessos gratuitos de internet sem fio, enviar mensagem, escutar arquivos MP3, ver vĆ­deos em MP4 ou ainda escanear cĆ³digos de barra em 2D podem ser porta de entrada para vĆ­rus. Uma equipe de cientistas da Universidade de Syracuse, em Nova Iorque, identificou pelo menos cinco aplicativos em uso pelo mundo desenvolvidos especialmente para causar esse mal.

Eu amo Dudu, eu sou um robĆ“… Como ser “popular” na rede fraudando o Twitter

Imagem
Autor: Fernando Brito O site  Muda Mais  publicou um interessante levantamento. VĆ­deos do ex-governador Eduardo Campos foram promovidos no Twitter por um exĆ©rcito de 5 mil robĆ“s, isto Ć©, perfis falsos, sem sequer um seguidor. Cerca de 2 mil destes perfis foram usados tambĆ©m para atacar Lula e a Copa.

Dinheiro a rodas

Imagem
A USP apresenta um dĆ©ficit de 1 bilhĆ£o nas reservas. As receitas sĆ³ cobrem os salĆ”rios Indicado por JosĆ© Serra, o Ćŗltimo reitor nĆ£o era sĆ³ autoritĆ”rio. Ele tambĆ©m afundou as finanƧas da universidade por Miguel Martins e Tory Oliveira  O baixo ritmo da economia e uma gestĆ£o leniente com as limitaƧƵes orƧamentĆ”rias levou a Universidade de SĆ£o Paulo, a maior da AmĆ©rica Latina, do superĆ”vit ao dĆ©ficit em trĆŖs anos. Financiada por uma cota fixa de pouco mais de 5% do Imposto sobre CirculaĆ§Ć£o de Mercadorias e ServiƧos, a instituiĆ§Ć£o vivia momentos de bonanƧa em 2011. Na esteira do crescimento econĆ“mico de 7,5% do PIB em 2010, novas obras e contrataƧƵes eram viĆ”veis para o entĆ£o reitor JoĆ£o Grandino Rodas, na posse de recursos graĆŗdos, 20% superiores aos do ano anterior. Segundo colocado em uma lista trĆ­plice, formulada a partir dos votos da comunidade universitĆ”ria, Rodas foi escolhido em 2009 pelo entĆ£o governador JosĆ© Serra, com a justificativa de  que o tucano “nĆ£o conhecia be

IBGE: PaĆ­s criou mais de 1,5 milhĆ£o de empregos em um ano

Imagem
Nielmar de Oliveira -  AgĆŖncia Brasil 10.04.2014 - 07h57 | Atualizado em 10.04.2014 - 11h14 Dados divulgados hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatĆ­stica (IBGE) indicam que, entre o 4Āŗ trimestre de 2012 e o 4Āŗ trimestre de 2013, foram criados 1,575 milhĆ£o de empregos nas cinco grandes regiƵes do paĆ­s. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de DomicĆ­lio Continuada (Pnad Continuada) que constatou que o nĆ­vel de ocupaĆ§Ć£o do paĆ­s no 4Āŗ trimestre de 2013 chegou a 57,3% da populaĆ§Ć£o ocupada, o equivalente a 91,881 milhƵes de trabalhadores.

1 PIMENTA DA VEIGA = 6 JOƃO PAULO CUNHA

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOƉ em BrasĆ­lia, Ć© autor de "A Outra HistĆ³ria do MensalĆ£o". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direĆ§Ć£o na VEJA e na Ɖpoca. TambĆ©m escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". Tratamento desigual para ex-ministro tucano e ex-deputado petista Ć© mais escandaloso do que se imagina Onze anos depois de receber R$ 300 000 de Marcos ValĆ©rio, o tucano Pimenta da Veiga, candidato ao governo de Minas Gerais, foi chamado pela PolĆ­cia Federal para explicar-se. Ex-ministro das ComunicaƧƵes no governo de Fernando Henrique Cardoso, Pimenta recebeu uma quanta seis vezes maior do que os R$ 50 000 que a mulher do deputado JoĆ£o Paulo Cunha foi buscar no Banco Rural.  A quantia recebida por JoĆ£o Paulo foi considerada uma prova de que ele  havia sido corrompido pelo esquema,  elemento  essencial para demonstrar sua culpa num caso em que foi condenado, incialmente, a 9 anos e quatro meses d

BECKHAM COMPRA MANSƃO DE R$ 1 MILHƃO EM FAVELA DO RIO

Imagem
ImĆ³vel fica no Morro do Vidigal. A hoje valorizada regiĆ£o do Vidigal, na Zona Sul do Rio, ficarĆ” ainda mais cara quando descobrirem que os moradores terĆ£o como vizinho o muso David Beckham. O ex-jogador inglĆŖs acaba de comprar uma mansĆ£o na comunidade, com vista para o mar, claro, no valor de R$ 1 milhĆ£o. No inĆ­cio de marƧo, ele chegou a visitar o Vidigal durante uma visita ao paĆ­s. Beckham tambĆ©m foi a Roraima conhecer uma tribo indĆ­gena, para um programa de TV. Leia a matĆ©ria completa no Extra

Sobre a alardeada queixa de Dilma a JoĆ£o Roberto Marinho

Imagem
por :   Paulo Nogueira Dilma e JoĆ£o Roberto Segundo MĆ“nica Bergamo, da Folha, Dilma se queixou do Jornal Nacional numa conversa que teve com JoĆ£o Roberto, o segundo dos trĆŖs filhos de Roberto Marinho e responsĆ”vel pelo conteĆŗdo editorial das OrganizaƧƵes Globo. Faz sentido, Ć© claro. O Jornal Nacional, absurdamente governista na ditadura militar, foi para a direĆ§Ć£o oposta quando o PT chegou ao poder. Se o JN existisse sob Jango, Ć© provĆ”vel que ele seria mais ou menos como Ć© hoje: uma ĆŖnfase extraordinĆ”ria nas mĆ”s notĆ­cias, reais ou imaginĆ”rias.

Tucano ligado a esquema de corrupĆ§Ć£o, coordenador da campanha de AĆ©cio e Candidato em Minas, Ć© alvo da PF

Imagem
Por:  Helena™ O jornal O Estado de SĆ£o Paulo estĆ” atrasado  quase um ano na divulgaĆ§Ć£o de notĆ­cia contra o tucano Pimenta da Veiga,  ex ministro das ComunicaƧƵes de FHC, atual coordenador da  campanha de AĆ©cio e candidato  do PSDB ao governo de Minas.  Neste post de julho de 2013,  no meu blog na Rede Brasil Atual , os leitores  foram informados com muita  antecedĆŖncia  da notĆ­cia publicada somente hoje no jornalĆ£o.

Governo e oposiĆ§Ć£o concordam em dialogar para pĆ“r fim Ć  crise na Venezuela

Imagem
Em reuniĆ£o preparatĆ³ria, governo e oposiĆ§Ć£o concordam em iniciar em breve um diĆ”logo. AusĆŖncia de vĆ”rios lĆ­deres opositores indica que um acordo nĆ£o serĆ” fĆ”cil. Maduro durante encontro com representantes da Unasul O governo do presidente NicolĆ”s Maduro e a oposiĆ§Ć£o venezuelana concordaram nesta terƧa-feira (08/04) em iniciar uma rodada de conversaƧƵes para pĆ“r fim Ć  mais violenta onda de protestos na Ćŗltima dĆ©cada na Venezuela, durante uma reuniĆ£o preliminar realizada Ć  tarde. Em seu programa semanal na TV, Maduro destacou que a reuniĆ£o "muito importante" entre o vice-presidente Jorge Arreaza e o secretĆ”rio-geral da alianƧa oposicionista Mesa da Unidade DemocrĆ”tica (MUD), RamĆ³n Guillermo Aveledo, Ć© o caminho a seguir apĆ³s semanas de protestos que deixaram 39 mortos e centenas de feridos.

NĆ£o se fez 
tĆ”bula rasa

Imagem
Da Carta Escola Por Cinthia Rodrigues As marcas do regime militar 
ainda atrasam o desenvolvimento 
da escola no Brasil FormaĆ§Ć£o de professores em escala, fortalecimento da educaĆ§Ć£o privada, segmentaĆ§Ć£o de currĆ­culos e atĆ© mesmo a arquitetura prisional dos prĆ©dios. Tais prĆ”ticas e caracterĆ­sticas da educaĆ§Ć£o brasileira Ć s quais nos habituamos dizem muito sobre o regime militar imposto durante mais de duas dĆ©cadas ao PaĆ­s e a seus cidadĆ£os. Outros resquĆ­cios do cinquentenĆ”rio golpe sĆ£o mais escusos, porĆ©m nĆ£o menos nocivos. A dificuldade que as escolas encontram em lidar com a aprendizagem de forma democrĆ”tica, a intolerĆ¢ncia Ć  diversidade e a falta de referĆŖncias mais experientes seriam tambĆ©m decorrĆŖncia da formaĆ§Ć£o repressiva. “O controle polĆ­tico e ideolĆ³gico permanece nas mentes e nos corpos”, resume Aparecida Neri de Souza, professora da Faculdade de EducaĆ§Ć£o da Unicamp com pĆ³s-doutorado em Sociologia do Trabalho Docente.

A CANIBALIZAƇƃO DOS PORCOS E A ALIMENTAƇƃO DOS HOMENS

Imagem
Postado por Mauro Santayana (Jornal do Brasil) - Os suinocultores brasileiros estĆ£o pedindo ao MinistĆ©rio da Agricultura – que estĆ” “estudando” o assunto - a adoĆ§Ć£o da suspensĆ£o da importaĆ§Ć£o de plasma, material genĆ©tico, e animais reprodutores dos EUA. Os Estados Unidos estĆ£o enfrentando, neste momento, uma epidemia do vĆ­rus da DES - DiarrĆ©ia EpidĆŖmica SuĆ­na, que chegou aos EUA no ano passado, e jĆ” atingiu outros paĆ­ses americanos, como o MĆ©xico, CanadĆ”, RepĆŗblica Dominicana, ColĆ“mbia e Peru, nos dois  Ćŗltimos casos, paĆ­ses que fazem fronteira com o Brasil.

Sabesp cogita pela primeira vez rodĆ­zio de Ć”gua em SĆ£o Paulo

Imagem
Metade da regiĆ£o metropolitana Ć© abastecida pelo Sistema da Cantareira, que registrou novo recorde negativo AgĆŖncia Brasil Um documento divulgado pela Companhia de Saneamento BĆ”sico do Estado de SĆ£o Paulo (Sabesp) cita oficialmente, pela primeira vez, a possibilidade de um rodĆ­zio de Ć”gua este ano na regiĆ£o metropolitana de SĆ£o Paulo. Metade dessas cidades sĆ£o abastecidas pelo Sistema da Cantareira que hoje (9) registrou mais novo recorde negativo: o nĆ­vel baixou de 12,7% para 12,5%.

MPF quer identificar problemas das escolas pĆŗblicas do PaĆ­s

Imagem
EducaĆ§Ć£o bĆ”sica Projeto MPEduc farĆ” um diagnĆ³stico dos centros de ensino e apresentarĆ” soluƧƵes. IntenĆ§Ć£o Ć© alcanƧar mais de 150 mil instituiƧƵes por  Portal Brasil O MinistĆ©rio PĆŗblico Federal (MPF) lanƧou nesta quarta-feira (8), em parceria com o MinistĆ©rio PĆŗblico dos estados, o projeto MinistĆ©rio PĆŗblico pela EducaĆ§Ć£o (MPEduc). Pelo projeto, o MP farĆ” um diagnĆ³stico dos centros de ensino e apresentarĆ”, por meio de recomendaƧƵes, soluƧƵes para os problemas identificados. A intenĆ§Ć£o Ć© que o projeto chegue Ć s mais de 150 mil escolas pĆŗblicas do paĆ­s.

Lula: quem sabe faz a hora

Imagem
Ao dar uma de suas mais contundentes entrevistas atravĆ©s da rede de blogs e sites progressistas, Lula sinalizou um novo divisor ao PT, ao governo e Ć  campanha. por: Saul Leblon   O presidente da Suprema corte do paĆ­s mantem um lĆ­der polĆ­tico encarcerado hĆ” trĆŖs meses, em ilegal e ostensiva afronta ao desfecho do processo  do qual foi o relator e no qual o condenado teve o benefĆ­cio do regime semiaberto. A mĆ­dia ‘isenta’ trata o escĆ”rnio  jurĆ­dico incomum como um fato da natureza. A prisĆ£o do lĆ­der da extrema direita venezuelana, Leopoldo LĆ³pez, acusado de incitar a violĆŖncia que causou inĆŗmeras mortes no paĆ­s, ademais de liderar atentados a prĆ©dios pĆŗblicos, incluindo-se a edificante prĆ”tica de incinerar universidades, ensejou mais indignaĆ§Ć£o nas pĆ”ginas dos veĆ­culos isentos do que o aleijĆ£o  jurĆ­dico a que Ć© submetido o ex-ministro JosĆ© Dirceu.