Postagens

Mostrando postagens de marƧo 31, 2014

Lula: A saĆŗde das economias emergentes

Imagem
Nos Ćŗltimos meses tĆŖm surgido na mĆ­dia internacional alguns juĆ­zos apressados e superficiais sobre um inevitĆ”vel declĆ­nio econĆ“mico dos chamados paĆ­ses emergentes e a sua suposta “fragilidade”. Por Luiz InĆ”cio Lula da Silva, no Instituto Lula Os que pensam assim nĆ£o compreendem o alcance das transformaƧƵes que o mundo viveu nas Ćŗltimas dĆ©cadas e o verdadeiro significado do salto histĆ³rico que deram paĆ­ses como a China, a ƍndia, o Brasil, a Turquia e a Ɓfrica do Sul, entre vĆ”rios outros. NĆ£o percebem que a economia desses paĆ­ses, alĆ©m de crescer de modo extraordinĆ”rio, passou tambĆ©m por uma mudanƧa de qualidade. Tornou-se mais diversificada, eficiente e profissional.

A VALE E SIMANDOU – PODER E MATƉRIAS-PRIMAS NO SƉCULO XXI.

Imagem
   Postado por Mauro Santayana  (Jornal do Brasil) - O advento de novas tecnologias nĆ£o foi suficiente pra diminuir o apetite do mundo pelas matĆ©rias-primas, que continuam, hoje, tĆ£o estratĆ©gicas como eram no final do sĆ©culo XIX e no inĆ­cio do sĆ©culo XX. Como ocorria nos anos da Belle Ɖpoque, e da divisĆ£o da Ɓfrica pelas potĆŖncias coloniais europeias, na ConferĆŖncia de Berlim de 1884, a disputa de paĆ­ses e empresas por minĆ©rio de ferro e outros insumos Ć© ferrenha, e envolve lances, obstĆ”culos e desafios que lembram, em tabuleiro gigantesco, uma complicada partida de xadrez.  

O que explica a alta taxa de rejeiĆ§Ć£o de Eduardo Campos?

Imagem
por : Kiko Nogueira Campos e InocĆŖncio: “novidade” O pessoal da campanha do candidato do PSB Ć  presidĆŖncia, Eduardo Campos, tenta analisar sua situaĆ§Ć£o como um caso clĆ”ssico de copo meio cheio, meio vazio. Os 10% das intenƧƵes de voto no Ćŗltimo Datafolha sĆ£o, para os pessimistas, sinal de que ele nĆ£o decola; os otimistas acham que hĆ” espaƧo para crescer e que, com Marina Silva, a chapa vai esquentar. Mas o que deve estar dando dor de cabeƧa aos marqueteiros de Campos Ć© outro nĆŗmero. Embora ele nĆ£o saia do lugar nos levantamentos, sua rejeiĆ§Ć£o jĆ” atinge nĆ­veis quase serrĆ­sticos: 33%, o mesmo que Dilma e AĆ©cio.

Joaquim e Gilmar e o ensino didƔtico da chicana

Imagem
Luis Nassif Nos Ćŗltimos anos, os Ministros Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa se tornaram o espelho do JudiciĆ”rio. GraƧas ao seu fascĆ­nio por factoides e por holofotes, Ć  capacidade de atender Ć s demandas ds grupos de mĆ­dia, Gilmar mais, Barbosa menos, tornaram-se a vitrine de um poder, em geral, discreto e impessoal. SĆ£o os magistrados que mais aparecem, que mais se expƵem, que mais tem o amparo da mĆ­dia. Por consequĆŖncia, tornaram-se a cara do JudiciĆ”rio.

O problema nĆ£o Ć© a pesquisa, Ć© o poder (II)

Imagem
A revelaĆ§Ć£o mais assombrosa da pesquisa veio com a reaĆ§Ć£o a um Ć­ndice corrigido que, em si mesmo, nĆ£o representa qualquer alteraĆ§Ć£o ao quadro apresentado.  Katarina Peixoto Na semana que passou, dois temas mobilizaram o paĆ­s: os 50 anos do golpe civil-militar que instaurou a Ćŗltima ditadura e a pesquisa do IPEA sobre a tolerĆ¢ncia com a delinquĆŖncia sexista contra mulheres e gays. Menos de uma semana apĆ³s a divulgaĆ§Ć£o da pesquisa, no dia 04 Ćŗltimo, o Instituto de Pesquisas EconĆ“micas Aplicadas veio a pĆŗblico divulgar a correĆ§Ć£o em dois Ć­ndices, que teriam sido publicados de maneira invertida: um relativo Ć  tolerĆ¢ncia com o abuso domĆ©stico do parceiro sobre a parceira, e outro, Ć  afirmaĆ§Ć£o de intenĆ§Ć£o delinquente de abusar mulheres que usam decote ou algo parecido.

55% do eleitorado rico nĆ£o votariam em candidato apoiado por FHC.58% com mais escolaridade, tambĆ©m nĆ£o.

Imagem
  Por: Helena™ Do Blog Os Amigos do Presidente Lula O jornal Folha de SĆ£o Paulo  vem tentando  ajudar de todas as maneiras o candidato da imprensa AĆ©cio Neves decolar nas pesquisas. Mas, a julgar pela pesquisa divulgada na tarde desse domingo, a tarefa da Folha nĆ£o vai ser nada fĆ”cil. O Datafolha saiu a campo  com  a pergunta: "VocĆŖ votaria em um candidato apoiado por Fernando Henrique Cardoso?" A resposta  foi: Entre os eleitores ricos, 55% nĆ£o votariam de jeito nenhum em um candidato apoiado  ou indicado por FHC

A questĆ£o palestina: Cem anos da 1ĀŖ Guerra Mundial e da DeclaraĆ§Ć£o de Balfour

Imagem
[*] Walid Khalidi – Centre for Palestine Studies, SOAS, University of London Primeira ConferĆŖncia Anual, 6/3/2014 (vĆ­deo 1h 10’ 39” − em inglĆŖs) “ One Century after WorldWar I and the Balfour Declaration ” Traduzido da transcriĆ§Ć£o pelo pessoal da Vila Vudu a partir de ~ 15’45”     Postado por Castor Filho Ć s 22:36:00     HĆ” cem anos, que se completam em 2014, abriram-se as comportas da IĀŖ Guerra Mundial e desencadeou-se a sequĆŖncia de eventos que levou Ć  DeclaraĆ§Ć£o de Balfour. Quando foi assinada, em 1917, jĆ” se passavam quase 40 anos desde o inĆ­cio da colonizaĆ§Ć£o sionista, e 20 desde o 1Āŗ Congresso Sionista em Basel. Apesar do fervor dos primeiros colonos, o movimento das massas de judeus que fugiam do governo czarista nĆ£o tomou o rumo sul, partindo do Levante, mas leste, atravessando a Europa na direĆ§Ć£o das costas, que os atraĆ­am como Ć­mĆ£s, da AmĆ©rica do Norte. PouquĆ­ssimos chegaram Ć  Palestina; uma vasta marĆ© humana cruzou o AtlĆ¢ntico . M

Medidas impopulares ou antipopulares?

Imagem
6 de abril de 2014 | 18:09  Autor: Fernando Brito A nota publicada abaixo pelo  Miguel do RosĆ”rio , com a informaĆ§Ć£o de Merval Pereira, fonte nada desprezĆ­vel – nada desprezĆ­vel quando se trata de saber o que se passa na mente do conservadorismo, bem entendido – , de que Eduardo Campos tambĆ©m teria a pretensĆ£o de convocar ArmĆ­nio Fraga para o comando da economia estĆ”, evidentemente, ligada a outra, que Paulo Moreira Leite aborda, de maneira ferina,  em artigo que publica em sua coluna da  IstoĆ© . O que sĆ£o medidas impopulares no Brasil? Paralisar o Estado, arrochar servidores e trabalhadores desqualificados, deixar milhƵes sem saĆŗde, dar a estes uma escola educaĆ§Ć£o que alfabetiza mal-e-mal, sucatear as empresas pĆŗblicas, endividar o paĆ­s com juros monstruosos, entregar nossas riquezas nunca foram, do ponto de vista da propaganda, atos impopulares.

A pesquisa do Datafolha Ć© mesmo esquisita

Imagem
por :   Paulo Nogueira Sabemos todos que pesquisa boa Ć© pesquisa que traz bons nĆŗmeros para nosso candidato, e entĆ£o seria natural que os simpatizantes de Dilma ficassem incomodados com os resultados do Ćŗltimo levantamento do Datafolha. Mas ainda assim, dado este desconto, Ć© realmente esquisita a metodologia da pesquisa. Se o encaminhamento das questƵes influenciou ou nĆ£o na queda de 6 pontos de Dilma Ć© difĆ­cil dizer. Mas que as perguntas sĆ£o passĆ­veis de suspeiĆ§Ć£o certamente sĆ£o. ( Aqui , vocĆŖ pode ver o quadro completo.) Durante toda a semana a internet ficou agitada primeiro com a notĆ­cia de que vinha uma pesquisa ruim para Dilma e, depois, com a onda de desconfianƧa sobre o Datafolha. O site 247 afirmou que a pesquisa foi feita para derrubar Dilma. O 247 reivindicou o furo de ter tido acesso ao questionĆ”rio.

AgressĆ£o fantasiada de idealismo: Obama: sonĆ¢mbulo que caminha para a guerra

Imagem
Paul Craig Roberts   Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu SerĆ” que Obama dĆ”-se conta de que estĆ” arrastando os EUA e seus estados-fantoches rumo Ć  guerra com RĆŗssia e China? Ou estarĆ” sendo manipulado nessa rota de desastre pelos seus funcionĆ”rios e redatores de discursos neoconservadores? A 1ĀŖ Guerra Mundial (e tambĆ©m a 2ĀŖ Guerra Mundial) foi resultado das ambiƧƵes e erros de um nĆŗmero bem pequeno de pessoas. SĆ³ havia um chefe de Estado realmente envolvido: o presidente da FranƧa.

'DiƔlogo com a sociedade deve ser permanente', diz Lula em Osasco

Imagem
Em apoio a Padilha, Lula disse que se PT fizer o que fez no Brasil, tucanos nĆ£o voltarĆ£o a governar SP Presente ao evento, o ex-ministro da SaĆŗde, Alexandre Padilha, criticou o governador Geraldo Alckmin pela crise no abastecimento de Ć”gua no estado por Por Fernando Augusto, do VisĆ£o Oeste publicado 06/04/2014 14:45 Osasco - O ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva participou de ato em Osasco na noite de sexta-feira (4) e recomendou aos petistas que estĆ£o no poder que saiam Ć s ruas para ouvir a populaĆ§Ć£o. “O diĆ”logo com a sociedade deve ser permanente para que a gente continue consolidando a democracia”, disse.

Um jornal sem jornalistas

Imagem
Upworthy, o site de maior crescimento na historia da internet, se faz sem jornalistas. LanƧado em 2012, atingiu, em novembro de 2013, 87 milhƵes de visitantes. por Emir Sader  Upworthy , o site de maior crescimento na historia da internet, se faz sem jornalistas. LanƧado em marco de 2012, ele atingiu, em novembro do ano passado, 87 milhƵes de visitantes Ćŗnicos, quase trĆŖs vezes mais do que o site do New York Times, e gerou 17 milhƵes de compartilhamentos no Facebook, publicando apenas 225 artigos.

Sheherazade pode sair do SBT, mas continuarƔ protegida e patrocinada pelos barƵes

Imagem
 Autor: Miguel do RosĆ”rio Nem tudo estĆ” perdido. Se a “mĆ­dia tĆ©cnica” da Secom financia atĆ© mesmo incitaƧƵes ao crime de linchamento, como as falas da nossa “Nazi-Barbie”, Rachel Sheherazade, mostraram, a reaĆ§Ć£o popular mostrou-se mais digna e mais corajosa. E a classe polĆ­tica tambĆ©m merece os cumprimentos, na figura da deputada federal Jandira Feghalli (PCdoB-RJ), que deu entrada na denĆŗncia no MinistĆ©rio PĆŗblico contra a apresentadora. Essa Ć© a liberdade defendida por nossos barƵes midiĆ”ticos. Em nome de seu reacionarismo doentio, poder fazer a defesa atĆ© mesmo de linchamentos, desde que seja de pobres e pretos, Ć© claro. JĆ” os pobres e pretos, nĆ£o tem espaƧo nenhum na mĆ­dia para se defender: mas com essa liberdade os barƵes nĆ£o se preocupam. E, infelizmente, nem a “mĆ­dia tĆ©cnica”.

IMPOPULARES E AMARGOS EM 2014

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOƉ em BrasĆ­lia, Ć© autor de "A Outra HistĆ³ria do MensalĆ£o". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direĆ§Ć£o na VEJA e na Ɖpoca. TambĆ©m escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". O espantoso, na campanha, Ć© que candidatos falam em medidas que prejudicam a maioria dos eleitores e nada acontece Ć³ pode haver algo muito errado numa campanha eleitoral na qual um candidatos de oposiĆ§Ć£o diz que nĆ£o tem medo de tomar “medidas impopulares” e nada acontece.   Assessores de outro candidato de oposiĆ§Ć£o, informa o  Pedro Venceslau no Estado de S. Paulo de hoje, admitem em voz baixa que apoiam “medidas amargas.”   Vamos combinar.   AtĆ© por uma questĆ£o de respeito por cada um de nossos 100 milhƵes de eleitores, em especial a imensa maioria que Ć© alvo de medidas impopulares e amargas,  seria bom saber o que se quer dizer com isso.

Estudo financiado pelo BNDES traƧa retrato da indĆŗstria de games

Imagem
A indĆŗstria brasileira de games (jogos eletrĆ“nicos) tem competĆŖncia, profissionais qualificados e escolas que formam pessoas para trabalhar no setor, mas carece de maior experiĆŖncia nas Ć”reas de negĆ³cios, comercial e administrativa. Esse Ć© o quadro geral traƧado pelo Levantamento de InformaƧƵes sobre a IndĆŗstria de Games e PolĆ­ticas PĆŗblicas para o Setor, divulgado hoje (2) pelo Banco Nacional de Desenvolvimento EconĆ“mico e Social (BNDES). A pesquisa foi conduzida pela FundaĆ§Ć£o de Apoio Ć  Universidade de SĆ£o Paulo (Fusp), entidade selecionada por meio de chamada pĆŗblica. O trabalho, que se estendeu por 12 meses e ouviu 133 empresas nacionais desenvolvedores de games, foi financiado pelo BNDES, com recursos nĆ£o reembolsĆ”veis, no valor de R$ 1,3 milhĆ£o, oriundos do Fundo de EstruturaĆ§Ć£o de Projetos do banco.

Por que Delfim Netto mente

Imagem
por :   Kiko Nogueira Delfim com Boilesen, o chefĆ£o da Oban Delfim Netto Ć©, provavelmente, um dos maiores casos de blindagem da histĆ³ria e um exemplo de sobrevivĆŖncia polĆ­tica impressionante. Levou tempo para ele aceitar depor na ComissĆ£o da Verdade. Esteve lĆ” no ano passado. Na versĆ£o paulista da comissĆ£o, repetiu seu velho refrĆ£o quando perguntado sobre os abusos do regime: nĆ£o sabia de nada. “Havia a mais absoluta separaĆ§Ć£o. No meu gabinete nunca entrou um oficial fardado”, disse. “NĆ£o existia nenhum vĆ­nculo entre as administraƧƵes”.

PoluiĆ§Ć£o do ar causou 99 mil mortes em cinco anos sĆ³ em SP, revela estudo

Imagem
Do DiĆ”rio do Centro do Mundo A poluiĆ§Ć£o do ar foi responsĆ”vel pela morte de 99 mil pessoas no estado de SĆ£o Paulo, entre os anos de 2006 e 2011, de acordo com estudo apresentado nesta quinta-feira em audiĆŖncia pĆŗblica da ComissĆ£o de Meio Ambiente e Desenvolvimento SustentĆ”vel da CĆ¢mara dos Deputados. “Ɖ como se uma cidade de 100 mil pessoas tivesse sido dizimada em apenas cinco anos”, declarou a pesquisadora do Instituto SaĆŗde e Sustentabilidade, Evangelina Vormittag. Segundo o levantamento “Mobilidade Urbana e PoluiĆ§Ć£o do Ar: A VisĆ£o da saĆŗde”, realizado pelo instituto em parceira com a CĆ¢mara Municipal de SĆ£o Paulo, no ano de 2011, mais de 17 mil pessoas morreram sĆ³ no estado mais rico do PaĆ­s em decorrĆŖncia de doenƧas provocadas pela inalaĆ§Ć£o de ar poluĆ­do, como as cardiovasculares, pulmonares e cĆ¢ncer de pulmĆ£o. “Ainda hĆ” uma forte correlaĆ§Ć£o entre a incidĆŖncia do cĆ¢ncer de mama com as partĆ­culas poluentes”, afirmou a professora.

“Se eu tivesse medo de cara feia nĆ£o teria ajudado a implantar o Mais MĆ©dicos”, diz Padilha em Osasco

Imagem
O ex-presidente Luiz InĆ”cio Lula da Silva participou junto com o ex-ministro Alexandre Padilha, nesta sexta-feira (4), de uma grande plenĆ”ria em Osasco. Padilha, que jĆ” percorreu mais de 90 cidades, ressaltou que tem dado grande prioridade a encontros com mulheres. “SĆ£o Paulo Ć© exemplo em muitas coisas. Meu sonho Ć© que seja exemplo tambĆ©m no tratamento Ć  mulher”, destacou.O ex-ministro ressaltou que estĆ” pronto para enfrentar desafios do estado, como a questĆ£o da Ć”gua, e lidar com as crĆ­ticas. “Se eu tivesse medo de cara feia nĆ£o teria ajudado a implantar o Mais MĆ©dicos”. Veja mais foto e baixe imagens em alta resoluĆ§Ć£o no  Picasa do Instituto Lula . Lula ressaltou que Ć© saudĆ”vel que o povo esteja sempre querendo mais conquistas. “Quanto mais cobranƧas, mais a gente tem que fazer”. Ele tambĆ©m destacou a importĆ¢ncia da educaĆ§Ć£o: “A melhor coisa que podemos fazer por um jovem Ć© lhe dar a oportunidade de estudar”. O ex-presidente lembrou ainda o desejo de sua mĆ£e de que ele

Nos EUA, a confirmaĆ§Ć£o da mĆ£o de Roberto Marinho nos bastidores da ditadura

Imagem
LBJ LIBRARY/USA Embaixador Gordon descreve em detalhes ao Departamento de Estado dos EUA a influĆŖncia de Marinho Em telegrama ao Departamento de Estado norte-americano, embaixador Lincoln Gordon relata interlocuĆ§Ć£o do dono da Globo com cĆ©rebros do golpe em decisƵes sobre sucessĆ£o e endurecimento do regime por Helena Sthephanowitz publicado 05/04/2014 15:25 No dia 14 de agosto do 1965, ano seguinte ao golpe, o entĆ£o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Lincoln Gordon, enviou a seus superiores um telegrama entĆ£o classificado como altamente confidencial – agora jĆ” aberto a consulta pĆŗblica. A correspondĆŖncia narra encontro mantido na embaixada entre Gordon e Roberto Marinho, o entĆ£o dono das OrganizaƧƵes Globo. A conversa era sobre a sucessĆ£o golpista.

Equipamentos do PAC 2 vĆ£o beneficiar 140 mil camponeses paranaenses

Imagem
Entrega das chaves dos maquinĆ”rios foi feita pelo ministro do MDA, Miguel Rossetto por  Portal Brasil MaĆ§Ć£s, laranjas, pĆŖssegos e uvas produzidas no territĆ³rio paranaense chegarĆ£o Ć s  casas dos brasileiros ainda mais bonitas. As frutas, cultivadas em grande escala por agricultores familiares do estado, passarĆ£o por estradas recuperadas pelos 80 equipamentos doados nesta sexta-feira (4), pelo MinistĆ©rio do Desenvolvimento AgrĆ”rio (MDA), a municĆ­pios do ParanĆ”. Com estradas em melhores condiƧƵes de circulaĆ§Ć£o, os produtos nĆ£o entram em atrito uns com os outros, evitando, assim, frutos com ranhuras ou marcas provocadas pelo contato.

Lula alerta: "Aumenta o conservadorismo no paĆ­s"

Imagem
O ex-presidente Lula afirmou, nesta sexta-feira (4), durante evento da prĆ©-campanha a governador do ex-ministro Alexandre Padilha, na cidade de Osasco, em SĆ£o Paulo, que "estĆ” aumentando o conservadorismo" no Brasil.   "Tem atĆ© quem acha que se a mulher coloca um vestido curto merece ser estuprada", criticou. Segundo o petista, estes temas devem estar presentes na eleiĆ§Ć£o. "Ɖ a oportunidade de discutir estes assuntos", frisou. Lula tambĆ©m voltou a falar sobre a possibilidade das manifestaƧƵes voltarem a ocorrer durante a Copa do Mundo no paĆ­s. "Se alguĆ©m quiser fazer manifestaĆ§Ć£o na Copa que faƧa. A democracia nĆ£o Ć© pacto de silĆŖncio, Ć© a sociedade em cena, em movimentaĆ§Ć£o, em busca de mais conquistas, de mais democracia e mais espaƧo", afirmou.

PrimƔrias bilionƔrias: os novos chefes polƭticos nos EUA

Imagem
Da Carta Maior As oito pessoas mais ricas no paĆ­s, com uma riqueza avaliada em aproximadamente US$ 40 bilhƵes, nĆ£o esperaram o comeƧo oficial das primĆ”rias republicanas. O perĆ­odo das primĆ”rias republicanas para as eleiƧƵes presidenciais de 2016 nos Estados Unidos comeƧou com a “PrimĆ”ria Sheldon Adelson”. As oito pessoas mais ricas no paĆ­s, com uma riqueza avaliada em aproximadamente 40 bilhƵes de dĆ³lares, nĆ£o esperaram o comeƧo oficial das primĆ”rias republicanas. Eles tĆŖm sua primĆ”ria prĆ³pria. Os republicanos atĆ© a chamaram de “PrimĆ”ria Sheldon”. Adelson assegurou audiĆŖncia para as esperadas prĆ©vias de primavera da coalizĆ£o judaica republicana, em Las Vegas. Ao longo de 4 dias regagos a uĆ­sque, golfe, torneios de pĆ“quer e encontros privados, o magnata de 80 anos examinou os mais provĆ”veis candidatos a presidente dos republicanos, para 2016.

Agnelo dĆ” xeque-mate em Barbosa: prove o que falou!

Imagem
por Miguel do RosĆ”rio Coube ao destino que Agnelo Queiroz, governador do DF, fosse o primeiro polĆ­tico do Executivo a enfrentar Joaquim Barbosa. Na minha opiniĆ£o, Ć© uma honra para Queiroz. Ele poderĆ” se gabar disso para seus netos.  O presidente do STF, como sempre, se portou como uma besta-feira guiada unica e exclusivamente pela mĆ­dia. Fez um monte de acusaƧƵes ao governador apenas com base em fofocas de jornal, e nem se deu ao trabalho de dizer onde colheu as informaƧƵes. Levou um xeque-mate de Queiroz, que rebateu de pronto: Barbosa tem de provar o que falou, e dizer exatamente onde ele viu que havia regalias. Barbosa agora terĆ” que mandar uma carta dizendo: ah, foi na Veja, foi na Folha. E cairĆ” no ridĆ­culo para sempre. Acusar um petista com base em notĆ­cia de Veja, Ć© como acusar um polĆ­tico republicano com base num jornalzinho clandestino da Al Qaeda. Um presidente do STF acusar um governador, sem provas, com base em intriga de imprensa marrom? SĆ³ mesmo o Barbosa.

Todos de olho em US$ 1 trilhĆ£o

Imagem
AgronegĆ³cio africano estĆ” pronto para um grande salto, aponta relatĆ³rio do Banco Mundial Imagine por um momento o impacto que um setor de agronegĆ³cio africano de US$ 1 trilhĆ£o teria sobre a vida dos africanos. Atualmente valendo cerca de US$ 313 bilhƵes, o setor jĆ” emprega 70% das pessoas mais pobres do continente. Leia mais em: Tomando a rota das TICs Triplicar este valor vai trazer empregos e tirar milhƵes de pessoas da pobreza; a maioria das pessoas terĆ” acesso a uma alimentaĆ§Ć£o nutritiva; as exportaƧƵes agrĆ­colas africanas vĆ£o dominar os mercados globais; e os agricultores do continente, que sofreram o impacto das condiƧƵes econĆ“micas desfavorĆ”veis, ganharĆ£o um novo impulso quando eles se tornarem competidores no mercado global. Este nĆ£o Ć© um sonho inalcanƧƔvel. O relatĆ³rio,  “Growing Africa: Unlocking the Potential of Agribusiness” , calcula que o agronegĆ³cio africano valerĆ” US$ 1 trilhĆ£o atĆ© 2030. Sem varinhas mĆ”gicas Mas nenhuma mĆ”gica farĆ” com que um setor de

Por que a mĆ­dia nĆ£o estĆ” procurando Fabio Barbosa para falar da compra da refinaria de Pasadena?

Imagem
por : Paulo Nogueira NinguĆ©m quer ouvir Barbosa Queria entender uma coisa. Por que a mĆ­dia nĆ£o entrevista o presidente da Abril, Fabio Barbosa, sobre o caso Petrobras? Ele ocupava uma posiĆ§Ć£o privilegiada quando a refinaria de Pasadena foi comprada. Era integrante do Conselho de AdministraĆ§Ć£o da empresa. E Ć© um executivo respeitado. Isso nĆ£o Ć© suficiente para ouvi-lo? Seria, se nĆ£o fosse uma coisa: Barbosa estĆ” dizendo uma coisa que a mĆ­dia nĆ£o quer publicar.

Lula: Brasil e emergentes vieram para ficar

Imagem
” A taxa de desemprego Ć© a menor da nossa histĆ³ria. NĆ£o vejo indicador mais robusto da saĆŗde de uma economia.” O Conversa Afiada reproduz artigo do Presidente Lula, extraĆ­do do site de seu Instituto :       Nos Ćŗltimos meses tĆŖm surgido na mĆ­dia internacional alguns juĆ­zos apressados e superficiais sobre um inevitĆ”vel declĆ­nio econĆ“mico dos chamados paĆ­ses emergentes e a sua suposta “fragilidade”. Os que pensam assim nĆ£o compreendem o alcance das transformaƧƵes que o mundo viveu nas Ćŗltimas dĆ©cadas e o verdadeiro significado do salto histĆ³rico que deram paĆ­ses como a China, a ƍndia, o Brasil, a Turquia e a Ɓfrica do Sul, entre vĆ”rios outros. NĆ£o percebem que a economia desses paĆ­ses, alĆ©m de crescer de modo extraordinĆ”rio, passou tambĆ©m por uma mudanƧa de qualidade. Tornou-se  mais diversificada, eficiente e profissional.

IPEA: um erro imperdoĆ”vel que nĆ£o pode atingir a instituiĆ§Ć£o

Imagem
Autor: Fernando Brito O pedido de exoneraĆ§Ć£o do diretor da Ć”rea social do IPEA Ć© muito pouco diante da trapalhada feita com a pesquisa sobre o pensamento do brasileiro em relaĆ§Ć£o Ć s mulheres. NĆ£o porque tenha sido um erro, porque todo mundo os comete e eu sou um dos primeiros a errar aos montes, nessa correria de escrever sozinho, sem revisĆ£o. Mas Ć© indesculpĆ”vel que, diante de um dado monstruoso como o de que 65% dos brasileiros apoiariam um ataque sexual contra uma mulher, nĆ£o tenha causado estranheza e provocado uma mĆ­nima verificaĆ§Ć£o.

Um torturador francĆŖs no Brasil: como foi o envolvimento do "carrasco de Argel" na ditadura

Imagem
  DocumentaĆ§Ć£o obtida por pesquisador na FranƧa traz detalhes sobre atividades de Paul Aussaresses nos anos 1970 NinguĆ©m sabe por que o velho general resolveu abrir o jogo com a jornalista Florence BeaugĆ© no inĆ­cio do milĆŖnio. Mas a entrevista, estampada na ediĆ§Ć£o do Le Monde de 23 de novembro de 2000, caiu como uma bomba na FranƧa e na ArgĆ©lia. HĆ” tempos os historiadores e jornalistas buscavam o testemunho de um militar sobre os mĆ©todos atrozes utilizados pelos franceses contra os militantes da Frente de LibertaĆ§Ć£o Nacional (FLN) durante a guerra de independĆŖncia da ArgĆ©lia (1955-1962).

A voz das vĆ­timas

Imagem
   Como foi a vida no exĆ­lio daqueles que foram beneficiados, em 1979, com a Lei da Anistia, e o que eles pensam sobre a revisĆ£o da norma Josie Jeronimo (josie@istoe.com.br) O Congresso viveu dias intensos no mĆŖs de agosto de 1979. Parlamentares do MDB tentavam reagir aos termos do projeto do governo que estabelecia anistia a crimes polĆ­ticos cometidos durante o regime militar. A lei precisava de aperfeiƧoamentos, mas a oposiĆ§Ć£o chegou Ć  conclusĆ£o de que o mais importante seria aprovar uma “anistia possĆ­vel” para acabar logo com a agonia de mais de quatro mil brasileiros que tiveram a vida interrompida por uma dĆ©cada, fugindo da perseguiĆ§Ć£o do regime. “Capenga”, como resumiram deputados do MDB, a Lei da Anistia preserv

AssƩdio de toga

Imagem
   FuncionĆ”rios do Poder JudiciĆ”rio de vĆ”rios Estados acusam juĆ­zes de praticar humilhaƧƵes e perseguiƧƵes. Como servidores pĆŗblicos nĆ£o podem ser demitidos, as contendas viram batalhas judiciais FabĆ­ola Perez (fabiola.perez@istoe.com.br) Dos juĆ­zes espera-se equilĆ­brio, serenidade e, sobretudo, justiƧa nos atos e tomadas de decisĆ£o. Parte dos servidores do Poder JudiciĆ”rio, porĆ©m, tem se deparado com magistrados autoritĆ”rios e prepotentes, que perseguem e assediam moralmente os funcionĆ”rios. Uma pesquisa inĆ©dita no PaĆ­s, realizada pelo Sindicato dos Servidores do Poder JudiciĆ”rio do Estado do Rio de Janeiro e obtida por ISTOƉ, Ć© um indicador do ambiente ruim dos tribunais brasileiros. A enquete revelou que 44,5% dos s

Procon recolhe ovos da Lacta por estimular o bullying

Imagem
Uma aĆ§Ć£o da Secretaria de Estado de ProteĆ§Ć£o e Defesa do Consumidor, por meio do Procon-RJ, promoveu o recolhimento dos ovos da PĆ”scoa Bis Xtra + Chocolate, da Lacta, dos supermercados e comĆ©rcios cariocas. Fabricante Ć© acusada de promover mensagem de discriminaĆ§Ć£o entre crianƧas e adolescentes. Foto: DivulgaĆ§Ć£o A entidade pediu a suspensĆ£o das vendas do produto e determinou a apreensĆ£o daqueles que jĆ” estiverem disponĆ­veis no mercado por conta de sua campanha publicitĆ”ria, que estaria em desacordo com o artigo 37, parĆ”grafo 2°, do CĆ³digo de Defesa do Consumidor, por estimular discriminaĆ§Ć£o entre crianƧas e adolescentes. A frase utilizada na embalagem do produto diz: 'personalize a embalagem com adesivos e sacaneie seu amigo', em referĆŖncia aos adesivos que os clientes adquirem dentro do ovo com as expressƵes 'morto de fome', 'nerd' e 'nervosinho'. O processo determina que a embalagem seja alterada e deixe de conter os textos de incitaĆ§Ć£o Ć  prĆ”

Empresa rouba Ɣgua da Palestina para assentamentos israelenses, denuncia a ativista Maren Mantovani

Imagem
Leonardo Severo Conforme Maren, “enquanto em Israel o consumo mĆ©dio de Ć”gua potĆ”vel estĆ” muito acima dos paĆ­ses europeus, a estatal israelense Mekorot obriga parte dos palestinos a consumirem muito menos da metade da quantidade indicada pela OrganizaĆ§Ć£o Mundial da SaĆŗde” Leonardo Wexell Severo “Ao roubar a Ć”gua necessĆ”ria Ć  sobrevivĆŖncia do povo palestino, a empresa estatal israelense Mekorot atua desde o inĆ­cio da conformaĆ§Ć£o do Estado sionista como instrumento da polĆ­tica de apartheid, de segregaĆ§Ć£o e colonizaĆ§Ć£o”, denuncia a ativista Maren Mantovani, coordenadora de RelaƧƵes Internacionais da Campanha Palestina Contra o Muro.

Michael Schumacher dĆ” sinais de consciĆŖncia e poderĆ” acordar, diz porta-voz

Imagem
Liderados por Felipe Massa,(6°Ć  esq.) pilotos prestam homenagem a Schumacher, e estenderam uma faixa com a mensagem "ForƧa Schumi". REUTERS/Duda Barrios/Handout via Reuters RFI A porta-voz do piloto alemĆ£o Michael Schumacher declarou nesta sexta-feira (4) que o ex-piloto, internado hĆ” trĆŖs meses no hospital universitĆ”rio de Grenoble, na FranƧa, dĆ” sinais de consciĆŖncia e de que poderĆ” acordar. "Estamos confiantes" disse a porta-voz, que tambĆ©m desmentiu que a famĆ­lia estivesse preparando um quarto com equipamentos hospitalares para o piloto em casa. Em um comunicado, Sabine Kehm afirma que Michael faz progressos, desde que os mĆ©dicos do hospital universitĆ”rio de Grenoble diminuĆ­ram os sedativos que o mantinham em coma induzido. "Estamos ao lado dele e dos mĆ©dicos nesse longo e difĆ­cil caminho e estamos confiantes", disse.

A tentativa de ser vĆ­bora

Imagem
Editorial A pergunta Ć© a seguinte: por que alguns recalcados insistem em me caluniar? por  Mino Carta   A firmo com absoluta tranquilidade que procurar deslizes morais na minha carreira de jornalista Ć© como se MoisĆ©s pretendesse separar as Ć”guas do Mar Vermelho com uma britadeira. Muitos cometi, e se quiserem pecados, como indivĆ­duo, e me perseguem atĆ© hoje. Como profissional de imprensa, nĆ£o. HĆ”, porĆ©m, pretensos colegas que nĆ£o desistem dessa busca, obsessivamente, por razƵes insondĆ”veis. E nem falemos dos esforƧos despendidos para apontar em CartaCapital  uma publicaĆ§Ć£o que sobrevive por obra da publicidade governista. A preocupaĆ§Ć£o dos porta-vozes da casa-grande em relaĆ§Ć£o a este semanĆ”rio nos valoriza, estĆ” claro, mas falo aqui das aleivosias assacadas contra a minha modesta pessoa.