Postagens

Mostrando postagens de março 29, 2014

Por que a mídia não está procurando Fabio Barbosa para falar da compra da refinaria de Pasadena?

Imagem
por : Paulo Nogueira Ninguém quer ouvir Barbosa Queria entender uma coisa. Por que a mídia não entrevista o presidente da Abril, Fabio Barbosa, sobre o caso Petrobras? Ele ocupava uma posição privilegiada quando a refinaria de Pasadena foi comprada. Era integrante do Conselho de Administração da empresa. E é um executivo respeitado. Isso não é suficiente para ouvi-lo? Seria, se não fosse uma coisa: Barbosa está dizendo uma coisa que a mídia não quer publicar.

Lula: Brasil e emergentes vieram para ficar

Imagem
” A taxa de desemprego é a menor da nossa história. Não vejo indicador mais robusto da saúde de uma economia.” O Conversa Afiada reproduz artigo do Presidente Lula, extraído do site de seu Instituto :       Nos últimos meses têm surgido na mídia internacional alguns juízos apressados e superficiais sobre um inevitável declínio econômico dos chamados países emergentes e a sua suposta “fragilidade”. Os que pensam assim não compreendem o alcance das transformações que o mundo viveu nas últimas décadas e o verdadeiro significado do salto histórico que deram países como a China, a Índia, o Brasil, a Turquia e a África do Sul, entre vários outros. Não percebem que a economia desses países, além de crescer de modo extraordinário, passou também por uma mudança de qualidade. Tornou-se  mais diversificada, eficiente e profissional.

IPEA: um erro imperdoável que não pode atingir a instituição

Imagem
Autor: Fernando Brito O pedido de exoneração do diretor da área social do IPEA é muito pouco diante da trapalhada feita com a pesquisa sobre o pensamento do brasileiro em relação às mulheres. Não porque tenha sido um erro, porque todo mundo os comete e eu sou um dos primeiros a errar aos montes, nessa correria de escrever sozinho, sem revisão. Mas é indesculpável que, diante de um dado monstruoso como o de que 65% dos brasileiros apoiariam um ataque sexual contra uma mulher, não tenha causado estranheza e provocado uma mínima verificação.

Um torturador francês no Brasil: como foi o envolvimento do "carrasco de Argel" na ditadura

Imagem
  Documentação obtida por pesquisador na França traz detalhes sobre atividades de Paul Aussaresses nos anos 1970 Ninguém sabe por que o velho general resolveu abrir o jogo com a jornalista Florence Beaugé no início do milênio. Mas a entrevista, estampada na edição do Le Monde de 23 de novembro de 2000, caiu como uma bomba na França e na Argélia. Há tempos os historiadores e jornalistas buscavam o testemunho de um militar sobre os métodos atrozes utilizados pelos franceses contra os militantes da Frente de Libertação Nacional (FLN) durante a guerra de independência da Argélia (1955-1962).

A voz das vítimas

Imagem
   Como foi a vida no exílio daqueles que foram beneficiados, em 1979, com a Lei da Anistia, e o que eles pensam sobre a revisão da norma Josie Jeronimo (josie@istoe.com.br) O Congresso viveu dias intensos no mês de agosto de 1979. Parlamentares do MDB tentavam reagir aos termos do projeto do governo que estabelecia anistia a crimes políticos cometidos durante o regime militar. A lei precisava de aperfeiçoamentos, mas a oposição chegou à conclusão de que o mais importante seria aprovar uma “anistia possível” para acabar logo com a agonia de mais de quatro mil brasileiros que tiveram a vida interrompida por uma década, fugindo da perseguição do regime. “Capenga”, como resumiram deputados do MDB, a Lei da Anistia preserv

Assédio de toga

Imagem
   Funcionários do Poder Judiciário de vários Estados acusam juízes de praticar humilhações e perseguições. Como servidores públicos não podem ser demitidos, as contendas viram batalhas judiciais Fabíola Perez (fabiola.perez@istoe.com.br) Dos juízes espera-se equilíbrio, serenidade e, sobretudo, justiça nos atos e tomadas de decisão. Parte dos servidores do Poder Judiciário, porém, tem se deparado com magistrados autoritários e prepotentes, que perseguem e assediam moralmente os funcionários. Uma pesquisa inédita no País, realizada pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro e obtida por ISTOÉ, é um indicador do ambiente ruim dos tribunais brasileiros. A enquete revelou que 44,5% dos s

Procon recolhe ovos da Lacta por estimular o bullying

Imagem
Uma ação da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, por meio do Procon-RJ, promoveu o recolhimento dos ovos da Páscoa Bis Xtra + Chocolate, da Lacta, dos supermercados e comércios cariocas. Fabricante é acusada de promover mensagem de discriminação entre crianças e adolescentes. Foto: Divulgação A entidade pediu a suspensão das vendas do produto e determinou a apreensão daqueles que já estiverem disponíveis no mercado por conta de sua campanha publicitária, que estaria em desacordo com o artigo 37, parágrafo 2°, do Código de Defesa do Consumidor, por estimular discriminação entre crianças e adolescentes. A frase utilizada na embalagem do produto diz: 'personalize a embalagem com adesivos e sacaneie seu amigo', em referência aos adesivos que os clientes adquirem dentro do ovo com as expressões 'morto de fome', 'nerd' e 'nervosinho'. O processo determina que a embalagem seja alterada e deixe de conter os textos de incitação à prá

Empresa rouba água da Palestina para assentamentos israelenses, denuncia a ativista Maren Mantovani

Imagem
Leonardo Severo Conforme Maren, “enquanto em Israel o consumo médio de água potável está muito acima dos países europeus, a estatal israelense Mekorot obriga parte dos palestinos a consumirem muito menos da metade da quantidade indicada pela Organização Mundial da Saúde” Leonardo Wexell Severo “Ao roubar a água necessária à sobrevivência do povo palestino, a empresa estatal israelense Mekorot atua desde o início da conformação do Estado sionista como instrumento da política de apartheid, de segregação e colonização”, denuncia a ativista Maren Mantovani, coordenadora de Relações Internacionais da Campanha Palestina Contra o Muro.

Michael Schumacher dá sinais de consciência e poderá acordar, diz porta-voz

Imagem
Liderados por Felipe Massa,(6°à esq.) pilotos prestam homenagem a Schumacher, e estenderam uma faixa com a mensagem "Força Schumi". REUTERS/Duda Barrios/Handout via Reuters RFI A porta-voz do piloto alemão Michael Schumacher declarou nesta sexta-feira (4) que o ex-piloto, internado há três meses no hospital universitário de Grenoble, na França, dá sinais de consciência e de que poderá acordar. "Estamos confiantes" disse a porta-voz, que também desmentiu que a família estivesse preparando um quarto com equipamentos hospitalares para o piloto em casa. Em um comunicado, Sabine Kehm afirma que Michael faz progressos, desde que os médicos do hospital universitário de Grenoble diminuíram os sedativos que o mantinham em coma induzido. "Estamos ao lado dele e dos médicos nesse longo e difícil caminho e estamos confiantes", disse.

A tentativa de ser víbora

Imagem
Editorial A pergunta é a seguinte: por que alguns recalcados insistem em me caluniar? por  Mino Carta   A firmo com absoluta tranquilidade que procurar deslizes morais na minha carreira de jornalista é como se Moisés pretendesse separar as águas do Mar Vermelho com uma britadeira. Muitos cometi, e se quiserem pecados, como indivíduo, e me perseguem até hoje. Como profissional de imprensa, não. Há, porém, pretensos colegas que não desistem dessa busca, obsessivamente, por razões insondáveis. E nem falemos dos esforços despendidos para apontar em CartaCapital  uma publicação que sobrevive por obra da publicidade governista. A preocupação dos porta-vozes da casa-grande em relação a este semanário nos valoriza, está claro, mas falo aqui das aleivosias assacadas contra a minha modesta pessoa.

Parlamento alemão cria CPI da NSA e quer ouvir Snowden

Imagem
Comissão Parlamentar de Inquérito deve durar dois anos. Ela deverá convidar para depor, além do delator americano, políticos e antigos e atuais chefes das agências de inteligência alemãs. O Parlamento alemão estabeleceu uma Comissão Parlamentar de Inquérito para tratar do caso da espionagem promovida pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA). A CPI deverá convidar Edward Snowden à Alemanha para depor. Snowden foi o responsável pelo vazamento de documentos secretos da agência, que revelaram práticas de espionagem americanas em várias partes do mundo. Na Alemanha, até o telefone celular da chanceler federal Angela Merkel teria sido alvo da espionagem. A decisão foi tomada na quinta-feira (04/04) em Berlim, durante a primeira reunião do Painel de Estudos dos Dados da Espionagem, que lida, entre outros casos, com o da NSA.

E eles ainda dizem que não sabiam de nada

Imagem
Documentos do tribunal de contas e do ministro público revelam que há cinco anos os tucanos paulistas foram alertados sobre as irregularidades no metrô e trens de São Paulo Alan Rodrigues, Pedro Marcondes de Moura e Sérgio Pardellas E AGORA? Alckmin (à esq.) e Serra foram avisados sobre o propinoduto Desde a eclosão do escândalo de pagamento de propina e superfaturamento nos contratos da área de transporte sobre trilhos que atravessou os governos de Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, os tucanos paulistas têm assumido o comportamento de outra ave, o avestruz. Reza a crença popular que, ao menor sinal de perigo, o avestruz enterra a cabeça no chão para não enxergar a realidade. Não foi outra a atitude do tucanato paulista nos últimos dias. Como se estivessem alheios aos acontecimentos, líderes do PSDB paulista alegaram que nada sabiam, nada viram – e muito menos participaram. Documentos agora revelados por ISTOÉ, porém, provam que desde 2008 tanto o Ministério Público

Começou uma nova Guerra Fria. Que alívio!

Imagem
The Saker ,  The Vineyard of the Saker “ A new Cold War has begun - let us embrace it with relief! ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO The Saker Considerada a relativa calmaria que parece configurar-se na Ucrânia, o momento parece propício para examinar o impacto que os dramáticos desenvolvimentos naquele país tiveram sobre o cenário político interno da Rússia e o que esse impacto, por sua vez, pode significar para a (des)ordem internacional. Para isso,  gostaria de começar  por um  breve resumo  de uma tese que já  mencionei antes . Preparando a parte russa do palco Primeiro, uma lista itemizada dos tópicos que já se discutiram nesse blog:   1.   Não há real oposição parlamentar na Rússia. Mas, não, não, não porque “Putin é um ditador”, nem porque “a Rússia não é uma democracia”, mas, sim, simplesmente, porque Putin manobrou brilhantemente ou para cooptar ou para cortar as garras de qualquer oposição. Como? Usou bem s

Castigo dos EUA ao povo da Criméia: fechar o Mc Donald’s. Não ria, é verdade…

Imagem
Autor: Fernando Brito A rede de “fast-food” McDonad’s  anunciou  ontem o fechamento ‘temporário’ das operações na Crimeia por ‘razões alheias ao controle da companhia’. Razões alheias ao controle da companhia, são, é claro, as ordens do governo americano ao país, por este ter decidido se associar á Russia, em plebiscito. A  ministra de desenvolvimento econômico da Crimeia, Svetlana Verba, disse que a rede não faz falta e que outras lanchonetes, locais, dão conta perfeitamente de substituir as três lojas fechadas.

O dinheiro vai às urnas

Imagem
Episódios como o do avião que interligou André Vargas (PT-PR) ao doleiro Alberto Youssef, servem desastradamente a uma especialidade da mídia: pisar no PT. por: Saul Leblon   Aécio: ‘Eu conversava com o Armínio  e ele me perguntou: ‘Mas é para fazer tudo o que precisa ser feito? No primeiro ano?’. E eu disse: ‘Se der, no primeiro dia’. O relato oferecido pelo presidenciável Aécio Neves às papilas empresariais reunidas  num regabofe na casa do animador de eventos, João Dória Jr, (conforme  Mônica Bergamo; Folha 02/04) é uma cena ilustrativa do flerte estrutural entre  o dinheiro grosso  e a democracia no sistema político brasileiro. O episódio evidencia  uma etapa  de pré-enquadramento  de governantes , antes de a maioria da população depositar seu voto nas urnas. O candidato  busca apoio e numerário junto à plutocracia;  os detentores da riqueza exigem compromissos e submissão.

A baixaria começou, preparem-se

Imagem
  Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho : Uma amiga no Face me mandou um texto que está circulando na internet, contando uma história escabrosa que liga a refinaria de Pasadena à eleição de Lula e Dilma. É um texto delirante, mas que eu parei para analisar como um desses cientistas que encontram uma borboleta rara. De cara, lembrou-me a atmosfera paranóica e acusatória do último romance de Umberto Eco, Cemitério de Praga. As redes sociais reinventaram a imprensa marrom e seus delírios antissemitas, os quais, no Brasil de hoje, e sobretudo nesse ano eleitoral, transmutaram-se num antipetismo psicótico.

Eduardo abandona rota de Arraes, troca o povo ou a nação pelo mercado

Imagem
Miguel Arraes A CHAPA VERDE-ENCARNADA por Michel Zaidan Filho* O repórter de um veículo de comunicação exibiu trechos do pronunciamento dos integrantes da chapa “Verde-encarnada”, para que fossem comentados por mim,  numa entrevista ao vivo, logo depois do lançamento dessa chapa. O que mais chama atenção nesse discurso — para eleitores e ouvintes desavisados — é como um  todo um legado de políticas de desenvolvimento regional integrada, cujo foco era povo e nação, foi torcido e retorcido pelos candidatos em função das novas conveniências políticas da hora.

No supermercado dos exibidos

Imagem
[*] Terry Eagleton − London Review of Books , vol. 21, n. 10, pp. 3-6 “ In the Gaudy Supermarket ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu   Postado por Castor Filho às 22:41:00     Resenha de: A Critique of Post-Colonial Reason: Toward a History of the Vanishing Present , Gayatri Chakravorty SPIVAK , Harvard, 448 pp (junho 1999) − ISBN 0 674 17763 0 Nesse supermercado de exibidos da mente, em que tudo é permitido, qualquer ideia pode, aparentemente, ser trocada por qualquer outra. O que alguns talvez chamem de pensamento dialético é, para outros, uma inabilidade patológica de manter-se atento ao problema. A linha entre o hibridismo pós-colonial e o vale-tudo-ismo pós-moderno é embaraçosamente tênue. A ênfase pós-estruturalista na “posição do sujeito” é parente próxima da obsessão existencialista com a autenticidade: o que você diz conta menos que o fato de você estar dizendo [qualquer coisa]. O liberalismo, muito sem

Doações de empresas, esse absurdo, jorraram para o PSDB-MG. Que nem tinha candidato em BH

Imagem
Autor: Fernando Brito   Globo publica um levantamento sobre esta monstruosidade que se tornaram as  doações empresariais para as eleições, cuja continuidade foi garantida, aos 45 minutos do 2° tempo. São mostrados os valores  repassados pelos cinco maiores doadores nas eleições de 2012: Andrade Gutierrez, Camargo Correia, Queiroz Galvão, OAS – todas empreiteiras – e o frigorífico JBS.

1950-2014: o grito e a ferida da democracia

Imagem
Depende das organizações populares, como dependeu em 64, responder duas perguntas: a ferida de 1950 vai prevalecer? Os adversários vão ganhar no grito?  Wanderley Guilherme dos Santos Uma ferida há mais de 50 anos machuca o inconsciente popular. Mais precisamente, desde julho de 1950. Naquele julho fatídico o que era uma conquista certíssima transformou-se em chaga incandescente na alma do povo: a seleção brasileira, imbatível, fora derrotada pela celeste do Uruguai, Maracanã lotado por cerca de 200 mil pessoas, placar de 2x1. A foto de um Zizinho, o mestre Ziza, cabeça baixa, no vestiário, segurando um pé de chuteira, significava ao mesmo tempo a tristeza e o pontapé humilhante no orgulho nacional. O gigantesco silêncio do estádio, depois do apito final, evocava o grito engasgado da dor reprimida. Os uruguaios venceram no grito. Grito que nunca demos.

Nova maioria circunstancial restitui a Suprema Corte ao País

Imagem
    O Supremo Tribunal Federal voltou a comportar-se como uma Suprema Corte que analisa as controvérsias e decide de forma juridicamente fundamentada.    Antonio Lassance (*) Vícios estavam se tornando virtudes Há algo de novo no Supremo Tribunal Federal. O órgão voltou a comportar-se como uma Suprema Corte que analisa as controvérsias e decide de forma juridicamente fundamentada; zela por seu espírito colegiado; respeita divergências; evita a formação de panelinhas; e onde as decisões que prevalecem não são aquelas dos ministros que gostam de ganhar no grito e intimidar os demais.

Charge do Latuff: Obama e o Serviço de Intromissões dos EUA

Imagem
Depois de Irã e Rússia, a próxima "vítima" das sanções norte-americanas deve ser a Venezuela  O cartunista e ativista Carlos Latuff é colaborador de Opera Mundi . Seu trabalho, que já foi divulgado em diversos países, é conhecido por se dedicar a diversas causas políticas e sociais, tanto no Brasil quanto no exterior. Para encontrar outras charges do autor, clique aqui .

Redução da maioridade penal: professora desconstroi senador em rede nacional

Imagem
Senador Aloysio Nunes (dir.) apresentou proposta para reduzir a maioridade penal no Brasil ( Pragmatismo Político ) Em rede nacional, professora desconstrói senador Aloysio Nunes e seu discurso a favor da redução da maioridade penal O programa “Alexandre Garcia”, no canal a cabo Globo News, levou ao ar tema do Projeto de Lei Suplementar 23/2012 de autoria do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). Além do propositor da pauta, marcou presença no programa a pesquisadora em criminologia pela Universidade de Brasília (UNB) Beatriz Vargas.

Dilma: Privilegiar o pequeno negócio é estratégico para o desenvolvimento do país.

Do Blog do Planalto A presidenta Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira (3), no 1º Fórum Nacional da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, que privilegiar o pequeno negócio é estratégico para o desenvolvimento do país. “Precisamos dirigir nossas prioridades para um dos setores mais dinâmicos e includentes da economia, que cresce mesmo contra tudo e contra todos, que é o micro e pequeno negócio. Esse setor tem de ser privilegiado como parte de uma verdadeira estratégia de desenvolvimento produtivo do país (…) precisamos de um olhar diferenciado para as micro e pequenas empresas”.

O pensamento vivo de Wanderley Guilherme

Enviado por Miguel do Rosário Esse material é obrigatório para os leitores do blog. Até porque ainda iremos discuti-lo muito por aqui. Wanderley não fala apenas da ditadura. Ele analisa também a conjuntura política presente. Na questão de 64, ele destaca o papel central da imprensa de paralisar as forças legalistas e democráticas. Hoje, ele acha que o risco do governo é ficar aquém das próprias conquistas que desencadeou. Alertou para o hiato que tende a ser crescente entre a expectativa de novas mudanças e o tempo necessário para implementá-las. Eu acrescentaria que o espaço aberto por esse hiato será, necessariamente, o das demandas, das pressões, contrapressões, e resultados concretos positivos dependerão da existência de um pacto entre as diferentes partes para que as soluções jamais ultrapassem o marco democrático.

Gestão tucana na Cemig sacrifica cliente com capitalismo mais selvagem do que Itaú

Imagem
Não satisfeita com reajuste autorizado por agência reguladora, estatal mineira quer promover aumento que chega a quase 30% na conta de energia. Pensa no acionista, esquece do cidadão por Helena Sthephanowitz  A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) – que também é dona da Light, no Rio de Janeiro – tem lucro tão elevado na conta de luz dos mineiros e cariocas que nem sabe o que fazer com tanto dinheiro. Mesmo assim, parece que a empresa achou pouca a dinheirama em caixa e resolveu mexer no bolso do consumidor

Ruy Guerra: O Ovo da Serpente

Imagem
Quem não quer ou não consegue reconhecer uma verdade tão simples não é burro - é perverso. E perigoso. Um filme de Ingmar Bergman – belíssimo. Aqui, nesta crônica, a mesma metáfora.   Gosto de metáforas ou eu não gostasse de palavras, que são metáforas mortas, segundo Jorge Luiz Borges.   Há 30 anos escrevi uma crônica sobre o golpe de 1964.   Naquele momento nunca imaginei que voltaria a tocar no assunto tantos anos depois, porque pensei que as instituições militares já teriam se redimido desse momento sujo de sua história com um pedido de desculpas à nação.  

Janot dá pistas de que castigo por incitar ao crime, se sair, sairá daqui a mil e uma noites

Imagem
 de abril de 2014 | 15:36  Autor: Fernando Brito A gente registrou aqui o fato de o Procurador-Geral da República ter dado curso à representação da deputada Jandira Feghali contra o SBT e a apresentadora Rachel Sheherazade. Parecia bom, parece bom até demais para ser verdade. Porque Janot escapa  pela tangente em declarações ao  Congresso em Foco , afirmando ter mandado a representação para São Paulo – embora Sheherazade tenha aplaudido em rede nacional o acorrentamento, pelo pescoço, de um jovem a um poste no Rio de Janeiro e, ainda mais incrível, dizendo que não ia dar opinião por “não ter assistido o vídeo”, o que é inacreditável nestes tempos de  Youtube .

Bilionários enfurecidos

Imagem
A ideia de que às vezes o seu sucesso ou fracasso não têm a ver com seus talentos e virtudes lhes parece profundamente ofensiva por  Paul Krugman   Lá vem mais um bilionário que acha que qualquer pessoa que fale sobre desigualdade de renda é um nazista; desta vez é Ken Langone, cofundador da Home Depot. Deve haver muitos desses caras. Quer dizer, não existem tantos bilionários. Diversos exemplares do gênero que não apenas acredita que os progressistas são iguais a Hitler, como diz isso em público, devem indicar que uma parcela substancial de nossos bilionários compartilha essa crença.

A PALAVRA FINAL SOBRE 1964

Imagem
Almino Afonso disse tudo quando definiu o golpe de 64 como traição, a ser punida pelo Código Militar com 20 anos de prisão e até pena de morte Foi preciso esperar meio século para que surgisse a palavra final sobre o golpe de 64. Foi uma traição, um crime previsto no Código Penal Militar, explicou Almino Afonso em sua entrevista no programa Roda Viva. Aqui explico em mais detalhes. O Código Penal Militar prevê, em grau máximo, pena de morte e, em grau mínimo, 20 anos de reclusão, para crimes como “coação ao comandante”, o que inclui, no artigo 358, “entrar em conluio, usar de violência ou ameaça, provocar tumulto ou desordem com o fim de obrigar o comandante a não empreender ou cessar ação militar, a recuar ou render-se;”

Pedidos de falência caem 12,6% em março, revela Serasa

Imagem
ESTABILIDADE ECONÔMICA Dos 132 requerimentos de falência efetuados no mês, 65 foram de micro e pequenas empresas, 31 de médias e 36 de grandes. Em relação a março de 2013, recuo foi de 15,9% Foram realizados em março 132 pedidos de falência em todo o País, queda de 12,6% em relação aos 151 requerimentos efetuados em fevereiro de 2014.

Governo não tem medo de investigação sobre a Petrobras, diz ministro

Imagem
Andreia Verdélio - Repórter da Agência Brasil -  Agência Brasil 03.04.2014 - 12h46 | Atualizado em 03.04.2014 - 12h48 O ministro Gilberto Carvalho fala sobre as investigações de irregularidades na Petrobras  Arquivo/Agência Brasil O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse hoje (3) à  Agência Brasil  que o governo da presidenta Dilma Rousseff não tem medo da investigação que está sendo feita na Petrobras sobre as denúncias de pagamento de suborno por parte da empresa holandesa SBM Offshore a empregados da estatal.

Médica que cortou pênis de noivo mantém perfil no Facebook

Imagem
Integrante de uma família rica e tradicional, médica Myriam Priscilla orquestrou a vingança três dias após noivo acabar com o relacionamento. Myriam Priscilla de Rezende Castro, a médica mineira que mandou cortar o pênis do noivo (Reprodução) Policiais civis de Minas Gerais prenderam a médica mineira Myriam Priscilla de Rezende Castro, de 34 anos, no interior de São Paulo, durante a manhã desta terça-feira (1º). Condenada a cumprir pena de seis anos de reclusão por ter contratado três homens para cortar o pênis do ex-noivo, ela teria se mudado para a cidade paulista de Pirassununga, com o intuito de escapar da prisão.

Filha de Prestes pede revisão da Lei de Anistia: É um absurdo, um escândalo

Imagem
Para Anita Leocádia Prestes, só revisão da Lei de Anistia e punição de culpados por crimes podem fazer do golpe de 64 uma página virada no País.  Maurício Thuswohl Rio de Janeiro – Somente a revisão da Lei de Anistia promulgada em 1979 e a punição dos culpados pelos crimes cometidos à sombra do Estado durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985) poderão fazer com que o golpe que tirou do poder o então presidente João Goulart, ocorrido há 50 anos, possa se tornar de fato uma página virada da história nacional. Essa é a opinião da historiadora Anita Leocádia Prestes que, durante um debate sobre a ditadura militar promovido na terça-feira (31) pelo Movimento em Defesa da Economia Nacional (Modecon) na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) no Rio de Janeiro, também criticou a Rede Globo e outros setores conservadores da sociedade por estarem aproveitando o aniversário do golpe para tentar construir novas teses e narrat

Alckmin autoriza 'bico oficial' de policiais militares

Imagem
  O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta quarta-feira, 02, o início da Diária Especial por Jornada Extraordinária (DEJEM) que colocará nesta primeira etapa mil policiais militares a mais por dia nas ruas da região metropolitana de São Paulo, da Baixada Santista e de Campinas. Como exemplo de onde os PMs irão atuar na capital, o governador citou o Ladeirão do Morumbi e a zona leste.

Alemanha cede à pressão social e cria salário mínimo

Imagem
Agência de Emprego na Alemanha Reuters   RFI  O governo alemão adotou nesta quarta-feira (2) uma medida inédita: a criação de um salário mínimo. Nenhum trabalhador no país poderá ganhar menos de 8 euros e 50 centavos por hora, o equivalente a 26 reais e 50 centavos, valor bruto. A medida entra em vigor a partir de 2015. Um período de transição está previsto até 2017 para todas as empresas se adaptarem. Os trabalhadores com menos de 18 anos, os estagiários e os desempregados de longa duração não serão afetados pela mudança.

Oligarca em dose dupla: Pai do Aécio na lista dos financiados pela CIA no pré-golpe de 64

Imagem
 O senador Aécio Neves (PSDB-MG) não descende apenas da oligarquia política mineira dos Neves, por parte de mãe, filha de Tancredo. Por parte pai também descende da oligarquia Cunha. Seu avô Tristão Ferreira da Cunha foi deputado federal de 1946 a 1963 , pelo PR da época, de ideologia conservadora. Em 1962 passou a herança política para o filho, elegendo Aécio Cunha para deputado federal, pai do atual senador tucano.

Lula, lembre Dilma que não tem mais jogo fácil no futebol nem na política

Imagem
Autor: Fernando Brito Faltam dois meses e meio para a Copa do Mundo e as metáforas de futebol na política vão começar a ser inevitáveis. Então, começo logo com elas, a partir do comentário postado pelo Ricardo Kotscho no seu Balaio . “Faltam apenas seis meses e cinco dias para as eleições presidenciais. Com o Marco Civil da Internet aprovado na Câmara (ainda falta o Senado) e concluída a reforma ministerial, a tendência do governo Dilma daqui para frente é fechar a defesa e tocar a bola de lado, sem arriscar grandes jogadas. O clima no Palácio do Planalto é de “ no news, good news “, ou seja, se não acontecer mais nada de relevante até as eleições, já está de bom tamanho.”

A história secreta da renúncia de Bento XVI

Imagem
Eduardo Febbro Paris - Os especialistas em assuntos do Vaticano afirmam que o Papa Bento XVI decidiu renunciar em março passado, depois de regressar de sua viagem ao México e a Cuba. Naquele momento, o papa, que encarna o que o diretor da École Pratique des Hautes Études de Paris (Sorbonne), Philippe Portier, chama “uma continuidade pesada” de seu predecessor, João Paulo II, descobriu em um informe elaborado por um grupo de cardeais os abismos nada espirituais nos quais a igreja havia caído: corrupção, finanças obscuras, guerras fratricidas pelo poder, roubo massivo de documentos secretos, luta entre facções, lavagem de dinheiro. O Vaticano era um ninho de hienas enlouquecidas, um pugilato sem limites nem moral alguma onde a cúria faminta de poder fomentava delações, traições, artimanhas e operações de inteligência para manter suas prerrogativas e privilégios a frente das instituições religiosas.

A debacle da esquerda europeia

Imagem
    A maior derrota da esquerda é a inexistência de grandes mobilizações contra a política de austeridade, aplicada tanto pela direita, como pela social-democracia. por Emir Sader A França era, nas palavra de Engels, o “laboratório de experiências políticas, berço de 1879, 1848, da Comuna de Paris de 1871, no século passado da Frente Popular, das barricadas de 68. A maior virada política e ideológica operada na Europa foi exatamente na França, que passou de núcleo mais progressista a bastião mais conservador do continente.

"Tanto faz Lula ou Dilma", diz Aécio

Imagem
"Tanto faz para mim enfrentar a presidente Dilma ou o ex-presidente Lula. O importante é derrotar esse modelo", disse Aécio Neves em evento com empresários Aécio Neves diz que não tem medo de enfrentar Lula e Dilma (Ilustração: Pragmatismo Politico ) O presidenciável Aécio Neves não perdeu a chance, na manhã da última segunda-feira, em São Paulo, de lançar uma pedra de divisão política no campo governista. - Escuto dizer por aí, todos os dias, que eles podem querer trocar de candidato, mas para mim tanto faz enfrentar a presidente Dilma ou o ex-presidente Lula, disse Aécio em almoço diante de associados do Grupo de Líderes Empresariais (Lide). “O importante é derrotar o modelo de governo que está aí”, concluiu ele, que encerrou seu pronunciamento, seguido de perguntas e respostas, recebendo aplausos de pé.

Chamada de "golpista" por manifestantes, ex-deputada opositora critica Maduro no Brasil

Imagem
  Agência Efe María Corina Machado participou nesta quarta-feira de sessão da Comissão de Relações Exteriores do Senado brasileiro  Do Opera Mundi María Corina Machado foi convidada pelo Senado brasileiro para falar sobre a onda de protestos que atinge a Venezuela A ex-deputada venezuelana María Corina Machado, que teve o mandato cassado no último dia 24 de março , esteve nesta quarta-feira (02/04) no Senado brasileiro e afirmou que o país passa por uma “repressão brutal”, por parte do que ela chamou de “regime sem escrúpulos”, ao se referir ao governo do presidente Nicolás Maduro. Ela foi convidada pela Comissão de Relações Exteriores da Casa para falar sobre a onda de protestos que atinge a Venezuela.  No início da sessão, ela foi vaiada e chamada de "golpista" por manifestantes.

Berzoini diz que CPI é ação de quem tem 'preguiça' de discutir projetos

Imagem
O recém-empossado ministro das Relações Institucionais classificou ação como inciativa eleitoral da oposição e tentativa de preencher vazio de propostas por  Redação RBA WIKIMEDIA COMMONS/CC O ministro classificou a proposta de CPI como 'mais uma iniciativa eleitoral da oposição' São Paulo - Em entrevista veiculada hoje (2) pela Rádio Brasil Atual , o recém-empossado ministro das Relações Institucionais,  Ricardo Berzoini, analisou a tentativa do bloco oposicionista ao governo federal de instalar a CPI da Petrobras. O ministro classificou a ação como apenas “mais uma inciativa eleitoral da oposição”, o que, segundo ele, ocorre em todos os anos de eleição e é uma tentativa de preencher o vazio de propostas de quem “tem preguiça de discutir projetos para o Brasil”. “Costumo dizer que tenho a sensação que a oposição tem preguiça de discutir projetos para o Brasil, tem preguiça de discutir propostas para a saúde, para a educação, para moradia e vem sempre com

Batemos recorde na cooperação com o Rio, afirma Dilma Rousseff

Imagem
Posted: 02 Apr 2014 10:36 AM PDT Presidenta Dilma Rousseff cumprimenta e posa para foto ao lado de trabalhadores, durante visita às obras da Estação São Conrado. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (2), no Rio, que a cooperação com o estado foi recorde e citou como exemplo os mais de R$ 20 bilhões investidos em mobilidade urbana. Dilma participou hoje de cerimônia de assinatura do contrato de concessão do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim – Galeão e visitou obras da linha 4 do metrô do Rio. “Eu queria aqui, aproveitar essa oportunidade no aeroporto, para falar de outra forma de mobilidade: que é a mobilidade urbana. E dizer que aqui no Rio de Janeiro nós batemos, de fato, recordes na nossa cooperação, tanto com o estado quanto com os vários municípios, incluindo o Rio de Janeiro. Para se ter uma ideia, nós estamos aqui com projetos totalizando R$ 20,688 bilhões, nós estamos nos seguintes municípios: Campos dos Goytac

Crescimento da indústria em fevereiro foi generalizado, diz IBGE

Imagem
Principal influência positiva foi registrada pelo setor de veículos automotores, que cresceu 7% Agência Brasil O crescimento industrial de 0,4% em fevereiro deste ano, na série com ajuste sazonal, reflete um comportamento de alta da atividade na passagem de janeiro para fevereiro, com expansão em três das quatro categorias de uso e 19 dos 27 ramos pesquisados. Segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física Brasil (PIM/PF Brasil), divulgado hoje (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre as atividades, a principal influência positiva foi registrada por veículos automotores, que cresceu 7% nesse mês.

O revelador jantar oferecido a Aécio pelo 1%

Imagem
por :   Paulo Nogueira Aécio com o casal Dória Não poderia ser mais revelador o jantar oferecido pelo relações públicas João Dória a Aécio em sua casa em São Paulo. (Aqui, você tem o  vídeo  da fala de Aécio.) Foi um jantar do 1%, pelo 1% e para o 1%. Para a sentença se completar, só falta Aécio obter 1% dos votos em outubro. No caminho para isso ele está. O que chama a atenção é a desconexão entre o mundo reunido em torno de Aécio por Dória, um ex-Cansei, e a realidade ululante das ruas.