Postagens

Mostrando postagens de marƧo 27, 2014

MĆ©dica que cortou pĆŖnis de noivo mantĆ©m perfil no Facebook

Imagem
Integrante de uma famĆ­lia rica e tradicional, mĆ©dica Myriam Priscilla orquestrou a vinganƧa trĆŖs dias apĆ³s noivo acabar com o relacionamento. Myriam Priscilla de Rezende Castro, a mĆ©dica mineira que mandou cortar o pĆŖnis do noivo (ReproduĆ§Ć£o) Policiais civis de Minas Gerais prenderam a mĆ©dica mineira Myriam Priscilla de Rezende Castro, de 34 anos, no interior de SĆ£o Paulo, durante a manhĆ£ desta terƧa-feira (1Āŗ). Condenada a cumprir pena de seis anos de reclusĆ£o por ter contratado trĆŖs homens para cortar o pĆŖnis do ex-noivo, ela teria se mudado para a cidade paulista de Pirassununga, com o intuito de escapar da prisĆ£o.

Filha de Prestes pede revisĆ£o da Lei de Anistia: Ɖ um absurdo, um escĆ¢ndalo

Imagem
Para Anita LeocĆ”dia Prestes, sĆ³ revisĆ£o da Lei de Anistia e puniĆ§Ć£o de culpados por crimes podem fazer do golpe de 64 uma pĆ”gina virada no PaĆ­s.  MaurĆ­cio Thuswohl Rio de Janeiro – Somente a revisĆ£o da Lei de Anistia promulgada em 1979 e a puniĆ§Ć£o dos culpados pelos crimes cometidos Ć  sombra do Estado durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985) poderĆ£o fazer com que o golpe que tirou do poder o entĆ£o presidente JoĆ£o Goulart, ocorrido hĆ” 50 anos, possa se tornar de fato uma pĆ”gina virada da histĆ³ria nacional. Essa Ć© a opiniĆ£o da historiadora Anita LeocĆ”dia Prestes que, durante um debate sobre a ditadura militar promovido na terƧa-feira (31) pelo Movimento em Defesa da Economia Nacional (Modecon) na sede da AssociaĆ§Ć£o Brasileira de Imprensa (ABI) no Rio de Janeiro, tambĆ©m criticou a Rede Globo e outros setores conservadores da sociedade por estarem aproveitando o aniversĆ”rio do golpe para tentar construir novas teses e narrat

Alckmin autoriza 'bico oficial' de policiais militares

Imagem
  O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta quarta-feira, 02, o inĆ­cio da DiĆ”ria Especial por Jornada ExtraordinĆ”ria (DEJEM) que colocarĆ” nesta primeira etapa mil policiais militares a mais por dia nas ruas da regiĆ£o metropolitana de SĆ£o Paulo, da Baixada Santista e de Campinas. Como exemplo de onde os PMs irĆ£o atuar na capital, o governador citou o LadeirĆ£o do Morumbi e a zona leste.

Alemanha cede Ć  pressĆ£o social e cria salĆ”rio mĆ­nimo

Imagem
AgĆŖncia de Emprego na Alemanha Reuters   RFI  O governo alemĆ£o adotou nesta quarta-feira (2) uma medida inĆ©dita: a criaĆ§Ć£o de um salĆ”rio mĆ­nimo. Nenhum trabalhador no paĆ­s poderĆ” ganhar menos de 8 euros e 50 centavos por hora, o equivalente a 26 reais e 50 centavos, valor bruto. A medida entra em vigor a partir de 2015. Um perĆ­odo de transiĆ§Ć£o estĆ” previsto atĆ© 2017 para todas as empresas se adaptarem. Os trabalhadores com menos de 18 anos, os estagiĆ”rios e os desempregados de longa duraĆ§Ć£o nĆ£o serĆ£o afetados pela mudanƧa.

Oligarca em dose dupla: Pai do AƩcio na lista dos financiados pela CIA no prƩ-golpe de 64

Imagem
 O senador AĆ©cio Neves (PSDB-MG) nĆ£o descende apenas da oligarquia polĆ­tica mineira dos Neves, por parte de mĆ£e, filha de Tancredo. Por parte pai tambĆ©m descende da oligarquia Cunha. Seu avĆ“ TristĆ£o Ferreira da Cunha foi deputado federal de 1946 a 1963 , pelo PR da Ć©poca, de ideologia conservadora. Em 1962 passou a heranƧa polĆ­tica para o filho, elegendo AĆ©cio Cunha para deputado federal, pai do atual senador tucano.

Lula, lembre Dilma que nĆ£o tem mais jogo fĆ”cil no futebol nem na polĆ­tica

Imagem
Autor: Fernando Brito Faltam dois meses e meio para a Copa do Mundo e as metĆ”foras de futebol na polĆ­tica vĆ£o comeƧar a ser inevitĆ”veis. EntĆ£o, comeƧo logo com elas, a partir do comentĆ”rio postado pelo Ricardo Kotscho no seu Balaio . “Faltam apenas seis meses e cinco dias para as eleiƧƵes presidenciais. Com o Marco Civil da Internet aprovado na CĆ¢mara (ainda falta o Senado) e concluĆ­da a reforma ministerial, a tendĆŖncia do governo Dilma daqui para frente Ć© fechar a defesa e tocar a bola de lado, sem arriscar grandes jogadas. O clima no PalĆ”cio do Planalto Ć© de “ no news, good news “, ou seja, se nĆ£o acontecer mais nada de relevante atĆ© as eleiƧƵes, jĆ” estĆ” de bom tamanho.”

A histĆ³ria secreta da renĆŗncia de Bento XVI

Imagem
Eduardo Febbro Paris - Os especialistas em assuntos do Vaticano afirmam que o Papa Bento XVI decidiu renunciar em marƧo passado, depois de regressar de sua viagem ao MĆ©xico e a Cuba. Naquele momento, o papa, que encarna o que o diretor da Ɖcole Pratique des Hautes Ɖtudes de Paris (Sorbonne), Philippe Portier, chama “uma continuidade pesada” de seu predecessor, JoĆ£o Paulo II, descobriu em um informe elaborado por um grupo de cardeais os abismos nada espirituais nos quais a igreja havia caĆ­do: corrupĆ§Ć£o, finanƧas obscuras, guerras fratricidas pelo poder, roubo massivo de documentos secretos, luta entre facƧƵes, lavagem de dinheiro. O Vaticano era um ninho de hienas enlouquecidas, um pugilato sem limites nem moral alguma onde a cĆŗria faminta de poder fomentava delaƧƵes, traiƧƵes, artimanhas e operaƧƵes de inteligĆŖncia para manter suas prerrogativas e privilĆ©gios a frente das instituiƧƵes religiosas.

A debacle da esquerda europeia

Imagem
    A maior derrota da esquerda Ć© a inexistĆŖncia de grandes mobilizaƧƵes contra a polĆ­tica de austeridade, aplicada tanto pela direita, como pela social-democracia. por Emir Sader A FranƧa era, nas palavra de Engels, o “laboratĆ³rio de experiĆŖncias polĆ­ticas, berƧo de 1879, 1848, da Comuna de Paris de 1871, no sĆ©culo passado da Frente Popular, das barricadas de 68. A maior virada polĆ­tica e ideolĆ³gica operada na Europa foi exatamente na FranƧa, que passou de nĆŗcleo mais progressista a bastiĆ£o mais conservador do continente.

"Tanto faz Lula ou Dilma", diz AĆ©cio

Imagem
"Tanto faz para mim enfrentar a presidente Dilma ou o ex-presidente Lula. O importante Ć© derrotar esse modelo", disse AĆ©cio Neves em evento com empresĆ”rios AĆ©cio Neves diz que nĆ£o tem medo de enfrentar Lula e Dilma (IlustraĆ§Ć£o: Pragmatismo Politico ) O presidenciĆ”vel AĆ©cio Neves nĆ£o perdeu a chance, na manhĆ£ da Ćŗltima segunda-feira, em SĆ£o Paulo, de lanƧar uma pedra de divisĆ£o polĆ­tica no campo governista. - Escuto dizer por aĆ­, todos os dias, que eles podem querer trocar de candidato, mas para mim tanto faz enfrentar a presidente Dilma ou o ex-presidente Lula, disse AĆ©cio em almoƧo diante de associados do Grupo de LĆ­deres Empresariais (Lide). “O importante Ć© derrotar o modelo de governo que estĆ” aĆ­”, concluiu ele, que encerrou seu pronunciamento, seguido de perguntas e respostas, recebendo aplausos de pĆ©.

Chamada de "golpista" por manifestantes, ex-deputada opositora critica Maduro no Brasil

Imagem
  AgĆŖncia Efe MarĆ­a Corina Machado participou nesta quarta-feira de sessĆ£o da ComissĆ£o de RelaƧƵes Exteriores do Senado brasileiro  Do Opera Mundi MarĆ­a Corina Machado foi convidada pelo Senado brasileiro para falar sobre a onda de protestos que atinge a Venezuela A ex-deputada venezuelana MarĆ­a Corina Machado, que teve o mandato cassado no Ćŗltimo dia 24 de marƧo , esteve nesta quarta-feira (02/04) no Senado brasileiro e afirmou que o paĆ­s passa por uma “repressĆ£o brutal”, por parte do que ela chamou de “regime sem escrĆŗpulos”, ao se referir ao governo do presidente NicolĆ”s Maduro. Ela foi convidada pela ComissĆ£o de RelaƧƵes Exteriores da Casa para falar sobre a onda de protestos que atinge a Venezuela.  No inĆ­cio da sessĆ£o, ela foi vaiada e chamada de "golpista" por manifestantes.

Berzoini diz que CPI Ć© aĆ§Ć£o de quem tem 'preguiƧa' de discutir projetos

Imagem
O recĆ©m-empossado ministro das RelaƧƵes Institucionais classificou aĆ§Ć£o como inciativa eleitoral da oposiĆ§Ć£o e tentativa de preencher vazio de propostas por  RedaĆ§Ć£o RBA WIKIMEDIA COMMONS/CC O ministro classificou a proposta de CPI como 'mais uma iniciativa eleitoral da oposiĆ§Ć£o' SĆ£o Paulo - Em entrevista veiculada hoje (2) pela RĆ”dio Brasil Atual , o recĆ©m-empossado ministro das RelaƧƵes Institucionais,  Ricardo Berzoini, analisou a tentativa do bloco oposicionista ao governo federal de instalar a CPI da Petrobras. O ministro classificou a aĆ§Ć£o como apenas “mais uma inciativa eleitoral da oposiĆ§Ć£o”, o que, segundo ele, ocorre em todos os anos de eleiĆ§Ć£o e Ć© uma tentativa de preencher o vazio de propostas de quem “tem preguiƧa de discutir projetos para o Brasil”. “Costumo dizer que tenho a sensaĆ§Ć£o que a oposiĆ§Ć£o tem preguiƧa de discutir projetos para o Brasil, tem preguiƧa de discutir propostas para a saĆŗde, para a educaĆ§Ć£o, para moradia e vem sempre com

Batemos recorde na cooperaĆ§Ć£o com o Rio, afirma Dilma Rousseff

Imagem
Posted: 02 Apr 2014 10:36 AM PDT Presidenta Dilma Rousseff cumprimenta e posa para foto ao lado de trabalhadores, durante visita Ć s obras da EstaĆ§Ć£o SĆ£o Conrado. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (2), no Rio, que a cooperaĆ§Ć£o com o estado foi recorde e citou como exemplo os mais de R$ 20 bilhƵes investidos em mobilidade urbana. Dilma participou hoje de cerimĆ“nia de assinatura do contrato de concessĆ£o do Aeroporto Internacional AntĆ“nio Carlos Jobim – GaleĆ£o e visitou obras da linha 4 do metrĆ“ do Rio. “Eu queria aqui, aproveitar essa oportunidade no aeroporto, para falar de outra forma de mobilidade: que Ć© a mobilidade urbana. E dizer que aqui no Rio de Janeiro nĆ³s batemos, de fato, recordes na nossa cooperaĆ§Ć£o, tanto com o estado quanto com os vĆ”rios municĆ­pios, incluindo o Rio de Janeiro. Para se ter uma ideia, nĆ³s estamos aqui com projetos totalizando R$ 20,688 bilhƵes, nĆ³s estamos nos seguintes municĆ­pios: Campos dos Goytac

Crescimento da indĆŗstria em fevereiro foi generalizado, diz IBGE

Imagem
Principal influĆŖncia positiva foi registrada pelo setor de veĆ­culos automotores, que cresceu 7% AgĆŖncia Brasil O crescimento industrial de 0,4% em fevereiro deste ano, na sĆ©rie com ajuste sazonal, reflete um comportamento de alta da atividade na passagem de janeiro para fevereiro, com expansĆ£o em trĆŖs das quatro categorias de uso e 19 dos 27 ramos pesquisados. Segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal ProduĆ§Ć£o FĆ­sica Brasil (PIM/PF Brasil), divulgado hoje (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatĆ­stica (IBGE) entre as atividades, a principal influĆŖncia positiva foi registrada por veĆ­culos automotores, que cresceu 7% nesse mĆŖs.

O revelador jantar oferecido a AĆ©cio pelo 1%

Imagem
por :   Paulo Nogueira AĆ©cio com o casal DĆ³ria NĆ£o poderia ser mais revelador o jantar oferecido pelo relaƧƵes pĆŗblicas JoĆ£o DĆ³ria a AĆ©cio em sua casa em SĆ£o Paulo. (Aqui, vocĆŖ tem o  vĆ­deo  da fala de AĆ©cio.) Foi um jantar do 1%, pelo 1% e para o 1%. Para a sentenƧa se completar, sĆ³ falta AĆ©cio obter 1% dos votos em outubro. No caminho para isso ele estĆ”. O que chama a atenĆ§Ć£o Ć© a desconexĆ£o entre o mundo reunido em torno de AĆ©cio por DĆ³ria, um ex-Cansei, e a realidade ululante das ruas.

Dilma se emociona ao lembrar a volta de exilados ao paĆ­s

Imagem
A presidenta Dilma Rousseff se emocionou nesta quarta-feira (2) no aeroporto do GaleĆ£o, no Rio de Janeiro, ao citar o   Samba do AviĆ£o , de Tom Jobim. Dilma participou de assinatura da concessĆ£o do aeroporto. Ao falar da mĆŗsica de Jobim, que retrata a chegada ao Rio de aviĆ£o, a presidenta lembrou dos exilados polĆ­ticos da ditadura. Presidenta Dilma Rousseff durante cerimĆ“nia de assinatura do contrato de concessĆ£o do Aeroporto Internacional AntĆ“nio Carlos Jobim – GaleĆ£o. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR "O  Samba do AviĆ£o  descreve a chegada ao Brasil, em especial ao GaleĆ£o, dos brasileiros que voltavam ao Brasil, apĆ³s a anistia [...] Ɖ uma sĆ­ntese perfeita do que Ć© a saudade do Brasil, a lembranƧa do Brasil, e melhor de tudo, voltar ao Brasil chegando ao GaleĆ£o", disse Dilma.

ComissĆ£o aprova fim de doaƧƵes de empresas a candidatos

Imagem
A ComissĆ£o de ConstituiĆ§Ć£o, JustiƧa e Cidadania (CCJ) aprovou, em decisĆ£o terminativa, nesta quarta-feira (2), substitutivo ao projeto de lei da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) proibindo doaƧƵes de empresas em dinheiro, ou por meio de publicidade, a candidatos e partidos polĆ­ticos. Se nĆ£o houver recurso para votaĆ§Ć£o pelo PlenĆ”rio do Senado, a matĆ©ria serĆ” enviada Ć  CĆ¢mara dos Deputados. Senadora Vanessa Grazziotin. O substitutivo foi apresentado pelo relator, senador Roberto RequiĆ£o (PMDB-PR), e altera dispositivos da Lei das EleiƧƵes. Originalmente, o PLS pretendia proibir apenas a oferta de recursos por empresas com dirigentes condenados em instĆ¢ncia final da JustiƧa por corrupĆ§Ć£o ativa. A intenĆ§Ć£o de Vanessa era estender aos doadores de campanha, sejam pessoas fĆ­sicas ou jurĆ­dicas, as limitaƧƵes jĆ” impostas aos candidatos pela Lei da Ficha Limpa. O PLS tratou, assim, de transpor os mesmos critĆ©rios de elegibilidade definidos na Lei da Ficha Limpa para classificaĆ§Ć£o

Janot quer investigar os deputados JosƩ Anƭbal e Rodrigo Garcia, ambos secretƔrios Alckmin

Imagem
Por  Helena™ Foi aberta uma verdadeira "caixa de Pandora", com a vinda Ć  tona dos escĆ¢ndalos tucanos.E somente um jornal, o Estado de SĆ£o Paulo, vem divulgado. Trata-se da propina em licitaƧƵes para a compra de equipamentos, a construĆ§Ć£o e a manutenĆ§Ć£o de linhas de trem e metrĆ“ em SĆ£o Paulo. O negĆ³cio Ć© bilionĆ”rio. Os cabeƧas da trama jĆ” comeƧam a aparecer. E nĆ£o sĆ£o peixes pequenos, nĆ£o. A coisa toda chega atĆ© a governadores tucano,Mario Covas, Geraldo Alckmin, JosĆ© Serra. Ɖ um salve-se quem puder.

O “novo” AĆ©cio Ć© a volta do Brasil de sempre. O da senzala social

Imagem
 Autor: Fernando Brito A “coluna social” de Monica BĆ©rgamo, na  Ilustrada  da  Folha  de hoje Ć© um retrato sem retoques do que representa AĆ©cio Neves. Representa Fernando Henrique Cardoso, nada mais, nada menos. Leia. Ɖ uma visĆ£o dantesca do Brasil que, tomara, tenha ficado sempre para trĆ”s. O Brasil governado para o capital. NĆ£o para o povo.

O golpista que defendia o voto aos analfabetos

Imagem
O rĆ”dio e a alfabetizaĆ§Ć£o exerciam nos anos 60 o mesmo papel que a quebra do monopĆ³lio da mĆ­dia desempenha hoje na disputa pelo desenvolvimento. por: Saul Leblon   Em audiĆŖncia no Senado dos EUA , em 1966, o embaixador  no Brasil, Lincoln Gordon, indicado entĆ£o para o posto de subsecretĆ”rio de Assuntos Interamericanos -- regalo pelos serviƧos prestados na derrubada de Jango dois anos antes-- ao ser arguido sobre a arbitrariedade do golpe respondeu:  ‘AtĆ© fins de janeiro eu ainda considerava ser possĆ­vel desviĆ”-lo (Jango)  de subverter o regime (...) entre janeiro e a deposiĆ§Ć£o eu me convenci de que jĆ” nĆ£o havia maiores possibilidades (...) Ele estava terminantemente resolvido a derrubar o regime -- a menos que outros o impedissem de faze-lo’. (07/02/1966; ComissĆ£o de relaƧƵes Exteriores do Senado norte-americano)

AgressĆ£o fantasiada de idealismo − Obama: sonĆ¢mbulo que caminha para a guerra

Imagem
[*] Paul Craig Roberts ,  Couterpunch “ Dressing Up Aggression as Idealism − Obama’s Sleepwalk Toward War ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO   Barack Obama - The Warlord ( Barack Obama - O Senhor da Guerra SerĆ” que Obama dĆ”-se conta de que estĆ” arrastando os EUA e seus estados-fantoches rumo Ć  guerra com RĆŗssia e China? Ou estarĆ” sendo manipulado nessa rota de desastre pelos seus funcionĆ”rios e redatores de discursos neoconservadores? A IĀŖ Guerra Mundial (e tambĆ©m a IIĀŖ Guerra Mundial) foi resultado das ambiƧƵes e erros de um nĆŗmero bem pequeno de pessoas. SĆ³ havia um Chefe de Estado realmente envolvido: o presidente da FranƧa. Em  The Genesis of the World War , Harry Elmer Barnes mostra que a IĀŖ Guerra Mundial foi obra de quatro ou cinco pessoas. TrĆŖs se destacam: Raymond PoincarĆ©, Presidente da FranƧa; Sergei Sazonov, Ministro de RelaƧƵes Exteriores da RĆŗssia; e Alexander Izvolski, Embaixador da RĆŗssia na FranƧa. PoincarĆ© queria arr

Dar as costas ao golpismo cafajeste de Bolsonaro Ć© uma vitĆ³ria da democracia que ele tenta destruir

Imagem
    Postado em 01 Apr 2014 por : Kiko Nogueira  Jair Bolsonaro Ć©, ele mesmo, tudo o que aponta de errado no Brasil. Seu discurso na CĆ¢mara em defesa da ditadura foi recebido de costas por deputados e manifestantes, que cantaram o Hino Nacional. SĆ³ teve tempo de dizer que os presentes “seriam torturados com algumas verdades”. Amir Lando, do PMDB de RondĆ“nia, que presidia a sessĆ£o, interrompeu-a por falta de decoro. Lando chegou a reclamar que aquilo nĆ£o era democracia. Como nĆ£o?

Jango: notas para uma retificaĆ§Ć£o histĆ³rica

Imagem
O vilipĆŖndio de JoĆ£o Goulart serve de esconderijo para o rosĆ”rio de irresponsabilidades, erros de anĆ”lise e bravatas retĆ³ricas das esquerdas de entĆ£o.  Wanderley Guilherme dos Santos   Entre as retificaƧƵes indispensĆ”veis dessa histĆ³ria cinqĆ¼entenĆ”ria encontra-se o papel atribuĆ­do a JoĆ£o Goulart que, primeiro vice-presidente foi, depois, presidente da RepĆŗblica. Perseguido pela direita, e atropelado pelas esquerdas, em vida, tem sido vilipendiado, estando morto. A primeira linha de fogo atira em sua denunciada atraĆ§Ć£o por mulheres e cavalos. Ora, bem, e daĆ­? As pessoas sĆ£o atraĆ­das por certos prazeres e repelem outros. NĆ£o consta que consumisse drogas ou fosse submisso ao Ć”lcool, prazeres que outras personalidades usufruem habitualmente sem que tenham o juĆ­zo prejudicado.

Precisamos de nossos militares como herĆ³is, nĆ£o como vilƵes

Imagem
Autor: Fernando Brito A RepĆŗblica foi proclamada por um militar, Deodoro da Fonseca. O tenentismo, embora cheio de contradiƧƵes, que o fez espalhar-se Ć  direita e Ć  esquerda, foi uma das maiores forƧas de modernizaĆ§Ć£o da vida brasileira. Um general – depois Marechal – deu a este paĆ­s as maiores liƧƵes de pacifismo e humanidade: CĆ¢ndido Mariano Rondon, abolicionista, republicano e ele prĆ³prio mestiƧo. Um general, Henrique Teixeira Lott,  foi por duas vezes – na posse de Juscelino Kubitschek e na tentativa de golpe de 1961 – elemento central na defesa da ordem democrĆ”tica.

Desde 1988, 19.507 pessoas morreram tentando entrar na Europa pela regiĆ£o do MediterrĆ¢neo

Imagem
  Um grupo de 300 pessoas, em sua maioria africanos subsaarianos, tentou, no dia 6 de fevereiro, passar pela fronteira que separa o Marrocos da Espanha. Em um primeiro momento, os imigrantes foram impedidos, por policiais marroquinos e espanhĆ³is, de pular a grade construĆ­da entre os dois territĆ³rios. Impossibilitados de entrar pela via terrestre, uma parte do grupo decidiu tentar a sorte a nado, contornando a barreira que se estende pela praia de Tarajal, na cidade de Ceuta. Leia tambĆ©m: Uma pessoa Ć© capaz de morrer por uma vida digna, diz imigrante que chegou Ć  Espanha a nado “NĆ£o Ć© possĆ­vel que no sĆ©culo XXI pessoas morram por cruzar uma fronteira”, diz jornalista espanhol Segundo imagens capturadas pelas cĆ¢meras de vĆ­deo da Guarda Civil espanhola, agentes responsĆ”veis pelo controle da fronteira dispararam balas de borracha contra as pessoas que nadavam rumo Ć s areias europeias. Devido Ć  aĆ§Ć£o policial, 15 pessoas morreram nas Ć”guas do MediterrĆ¢neo, e as qu

1964 foi golpe dos EUA contra o Brasil

Imagem
  Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador : Quando comecei a frequentar assembleias estudantis, ali pelos anos 80, ainda era comum escutar que havia policiais infiltrados anotando tudo, fazendo a “ficha” de quem se manifestava. A turma mais “pĆ³s-moderna” achava que era tudo “paranĆ³ia”. Do mesmo jeito, muita gente dizia que atribuir aos EUA participaĆ§Ć£o decisiva no golpe de 64 era pura “invenĆ§Ć£o”, ou “paranĆ³ia” esquerdista. E nĆ£o era. Nunca foi…

ONU e a questĆ£o da UcrĆ¢nia: Assembleia Geral versus Conselho de SeguranƧa

Imagem
[*] Alexander Mezyaev , Strategic Culture “ UN and Issue of Ukraine: General Assembly vs. UN Security Council ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Postado por Castor Filho Entreouvido no “Fricote da NĆŖga”, na Vila Vudu — Seguinte: a imbecilidade da ideia dos EUA na ONU, de “declarar” alguma ilegalidade no referendo pelo qual a Crimeia decidiu separar-se da UcrĆ¢nia Ć© equivalente a Portugal pĆ“r-se a “declarar” que a independĆŖncia do Brasil em 1822 seria ilegal, “porque” feri(ria) a integridade territorial de Portugal. SerĆ” que, assim bem explicadinho, o vagabundĆ­ssimo “jornalismo” brasileiro, afinal, entende do que se trata?! PlenĆ”rio da Assembleia Geral da ONU Dia 27 de marƧo, a Assembleia Geral da ONU  aprovou resoluĆ§Ć£o intitulada “Integridade territorial da UcrĆ¢nia” [orig. “Territorial Integrity of Ukraine”, A/RES/68/262), com 100 votos a favor [1] ; 11 contra (RĆŗssia, ArmĆŖnia, BielorrĆŗssia, BolĆ­via, Cuba, Coreia do Norte, NicarĆ”gua, SudĆ£o, SĆ­ria, Venezue

RelatĆ³rios inĆ©ditos de Pasadena!

Imagem
PIG Enviado por Miguel do RosĆ”rio Estranhamente, nos Ćŗltimos dias, a mĆ­dia esqueceu a refinaria de Pasadena. SĆ³ hĆ” notĆ­cias perifĆ©ricas, polĆ­ticas, sobre a refinaria. Nada sobre o negĆ³cio em si. Quer dizer, a Folha atĆ© mandou uma repĆ³rter Ć  Pasadena, Texas. Ela publicou uma matĆ©ria no site do jornal, mas logo a escondeu, e nĆ£o a trouxe para a ediĆ§Ć£o impressa (eu nĆ£o a encontrei, pelo menos). Provavelmente o fato da repĆ³rter  ter descoberto  que Pasadena estĆ” operando com boas margens de lucro tenha constrangido uma imprensa que tenta pintar o negĆ³cio como um desastre financeiro e, em Ćŗltima instĆ¢ncia, polĆ­tico-eleitoral. A nossa imprensa agora sĆ³ quer saber de ditadura. Legal que tenham feito esses cadernos especiais de 50 anos de golpe, embora eu, pessoalmente, nĆ£o confie em nada que nossa imprensa publique sobre a ditadura. NĆ£o vejo nela nenhuma honestidade nesse sentido, ainda mais depois do show de farisaĆ­smo histĆ³rico que assistimos nos Ćŗltimos dias, com todos esses

O Golpe de 1Āŗ de abril e seu arsenal de mentiras

Imagem
Antonio Lassance Golpistas de ontem e de hoje fazem referĆŖncia ao 31 de marƧo como data oficial porque sempre temeram que o movimento ficasse conhecido por seu verdadeiro nome. O golpe de 1964 e sua ditadura foram uma usina de mentiras, do inĆ­cio ao fim. A comeƧar por sua data de nascimento. Seus defensores dizem que ele ocorreu em 31 de marƧo, e nĆ£o em 1Āŗ de abril - mentira. Dizem que foi uma revoluĆ§Ć£o - mentira. Que aconteceu para evitar que o PaĆ­s fosse transformado em uma ditadura comunista - mentira. Que garantiria a lei e a ordem e defenderia a democracia - mentira. Que combateria a corrupĆ§Ć£o e a politicagem - tudo mentira.

Teoria dos dois demĆ“nios nĆ£o passa de farsa histĆ³rica

Imagem
O cinquentenĆ”rio do golpe militar traz Ć  baila narrativa que a direita gloriosamente fabrica para enquadrar o episĆ³dio. NĆŗcleo fundamental do teorema: os militares romperam a ConstituiĆ§Ć£o e tomaram o poder, com amplo da burguesia brasileira, para se anteciparem a supostos planos golpistas de JoĆ£o Goulart e seus aliados.  Por Breno Altman* Setores mais lĆŗcidos e malandros do conservadorismo (entre os quais, obviamente, nĆ£o estĆ£o correntes abertamente fascistas) atĆ© reconhecem crimes e atropelos da ditadura. Mas a alternativa fardada Ć© apresentada como um demĆ“nio que a outro se contrapunha. 

Dilma nomeia Berzoini e ordena negociaĆ§Ć£o 'altiva' e 'permanente' com Congresso

Imagem
ROBERTO STUCKERT FILHO/PLANALTO Dilma enalteceu a capacidade de articulaĆ§Ć£o do novo ministro, deputado desde 1999 Presidenta afirma que novo ministro Ć© 'militante das boas causas da democracia' e entende importĆ¢ncia de unir em um projeto partidos com orientaƧƵes diferentes. Deputado volta Ć  Esplanada apĆ³s nove anos por Diego Sartorato, da RBA SĆ£o Paulo – A presidenta Dilma Rousseff oficializou, na manhĆ£ de hoje (1Āŗ), a nomeaĆ§Ć£o do deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP) para a Secretaria de RelaƧƵes Institucionais, pasta com status de ministĆ©rio que divide com a Casa Civil a articulaĆ§Ć£o polĆ­tica com o Congresso para aprovar projetos de autoria do governo. Berzoini assume o posto no lugar da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que passa a comandar a Secretaria de Direitos Humanos. A deputada federal Maria do RosĆ”rio (PT-RS), que esteve Ć  frente da SDH por 33 meses, retorna Ć  CĆ¢mara e se prepara para disputar as eleiƧƵes deste ano. "Berzoini Ć© um militante das