Postagens

Mostrando postagens de marƧo 21, 2014

Otan na UcrĆ¢nia Ć© o mesmo que mĆ­sseis em Cuba, diz Moniz Bandeira

Imagem
  Em entrevista Ć  Carta Maior, o historiador Moniz Bandeira fala sobre a crise na UcrĆ¢nia, suas implicaƧƵes geopolĆ­ticas e possibilidades de escalada.  Por Marco AurĆ©lio Weissheimer "A crise na UcrĆ¢nia evidencia e confirma a anĆ”lise da polĆ­tica internacional, consubstanciada em no meu livro A Segunda Guerra Fria - GeopolĆ­tica e dimensƵes estratĆ©gicas dos Estados Unidos (Das rebeliƵes na EurĆ”sia Ć s Ɓfrica do Norte e ao Oriente MĆ©dio) . A RĆŗssia nĆ£o vai tolerar que a OrganizaĆ§Ć£o do Tratado do AtlĆ¢ntico Norte (OTAN) estenda sua mĆ”quina de guerra Ć s fronteiras da RĆŗssia, nem que posicione um escudo antimĆ­sseis nos territĆ³rios da PolĆ“nia e da RepĆŗblica Tcheca". A avaliaĆ§Ć£o Ć© do cientista polĆ­tico e historiador Luiz Alberto Moniz Bandeira, em entrevista Ć  Carta Maior. A presenƧa da OTAN na UcrĆ¢nia, comparou o historiador, representa, para a RĆŗssia, a mesma ameaƧa que os mĆ­sseis em Cuba representavam para os EUA em 1962.

A Turquia estĆ” fora de controle

Imagem
[*] Christopher de Bellaigue , New York Review of Books, vol. 61, n. 6 (ed. de 3/4/2014) “ Turkey Goes Out of Control ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Postado por Castor Filho Ć s 22:02:00 Resenha de: 1.       The Rise of Turkey: The Twenty-First Century’s First Muslim Power , Soner Cagaptay, Potomac, 168 pp., $25.95 2.      GĆ¼len: The Ambiguous Politics of Market Islam in Turkey and the World , Joshua D. Hendrick, New York University Press, 276 pp., $49.00 3.       I˙mamin Ordusu [ The Imam’s Army ] , Ahmet Şık, 298 pp.. Entreouvido na tendinha  do Rolha de PoƧo na Vila Vudu: Esse nĆ£o Ć© artigo sensacional. Mas, ajuda a comeƧar a entender a CONFUSƃO na Turquia, que o “jornalismo” brasileiro sĆ³ faz AUMENTAR, cada vez que finge que “noticia”, mas nĆ£o noticia Ć© porraniĆŗma , nunca. O problema Ć© que os “correspondentes” das televisƵes, jornais e revistas do grupo GAFE (Globo-Abril-FSP-EstadĆ£o) ignoram a Turquia – porque s

O procurador Janot e o discurso de Ć³dio de Sheherazade

Imagem
publicado em 27 de marƧo de 2014 Ć s 20:15 Do Viomundo PROCURADOR ACEITA REPRESENTAƇƃO DO PCdoB E INVESTIGARƁ OPINIƃO DE SHEHERAZADE da assessoria da deputada, por e-mail O procurador-geral da RepĆŗblica, Rodrigo Janot, aceitou hoje (27) a representaĆ§Ć£o da bancada do Partido Comunista do Brasil contra os crimes de incitaĆ§Ć£o ao Ć³dio praticados pela apresentadora Rachel Sheherazade atravĆ©s de telejornal do Sistema Brasileiro de TelevisĆ£o. Em audiĆŖncia com a lĆ­der na CĆ¢mara, deputada Jandira Feghali (RJ), o chefe do MinistĆ©rio PĆŗblico Federal concordou com os argumentos expostos, pediu celeridade ao caso junto do sub-procurador responsĆ”vel e analisarĆ” a partir desta semana os vĆ­deos da Ć¢ncora do SBT que fazem menĆ§Ć£o ao episĆ³dio “Adote um bandido”.

Bomba: pesquisa Ibope de hoje Ć© a mesma da semana passada onde Eduardo Campos e Marina caĆ­ram

Imagem
    Por: ZĆ© Augusto Do Blog Os Amigos do Presidente Lula ManipulaĆ§Ć£o Ć  vista com a pesquisa do Ibope. Mesmo que nĆ£o se trate de manipulaĆ§Ć£o estatĆ­stica, houve uma manipulaĆ§Ć£o na forma de usar a informaĆ§Ć£o. A pesquisa Ibope sobre popularidade de Dilma divulgada sĆ³ hoje (27) Ć© a mesma da divulgada exatamente hĆ” uma semana atrĆ”s, dia 20, quando publicaram apenas as intenƧƵes de votos. A mesma amostra, os mesmos 2002 entrevistados, os mesmos 141 municĆ­pios, e a mesma data de ida a campo (entre 13 e 17 de marƧo).

A presidenta falarĆ” esta noite?

Imagem
    Quis o destino que essa combatente, Dilma Vana Rousseff, viesse a ser presidente da RepĆŗblica no cinquentenĆ”rio do regime militar.    Breno Altman Quando amanhecer o dia 31 de marƧo, o paĆ­s estarĆ” tomado pela recordaĆ§Ć£o de uma etapa histĆ³rica dramĆ”tica. MilhƵes de brasileiros lembrarĆ£o – e serĆ£o lembrados – dos 50 anos da deposiĆ§Ć£o do presidente JoĆ£o Goulart por um bloco cĆ­vico-militar que imporia a longa ditadura dos generais.

Por dados do Ibope, Dilma nĆ£o perdeu popularidade. Pesquisa de hoje Ć© mais antiga que a dos 43%. AliĆ”s, estava pronta quando esta foi publicada

Imagem
Autor: Fernando Brito Primeiro, semana passada, o boato de que a pesquisa Ibope traria uma queda – que nĆ£o houve – da intenĆ§Ć£o de voto em Dilma Rousseff. Seis dias depois, uma “outra” pesquisa do Ibope, estranhamente, capta uma sĆŗbita mudanƧa de estado de espĆ­rito da populaĆ§Ć£o e Dilma (que tinha 43% das intenƧƵes de voto na tal pesquisa eleitoral) e registra uma perda de sete pontos percentuais em sua aprovaĆ§Ć£o: curiosamente dos mesmos 43% para 37%… Puxa, como foi rĆ”pida a queda, em apenas seis dias, quase um por cento por dia…

A DIFERENƇA ENTRE AZEREDO E DIRCEU

Imagem
o ardil foi julgar tudo no Supremo Se o Azeredo Ć© cidadĆ£o comum e o STF nĆ£o pode julga-lo, por que julgou o Dirceu, que nĆ£o tinha privilegio de foro ? Por que julgou o Duda MendonƧa ? Por que o Genoino nĆ£o pode ir pra casa ? Por que o Dirceu nĆ£o pode ir trabalhar. Porque o PT ganha eleiĆ§Ć£o e nĆ£o governa.

Azeredo serĆ” julgado em 1ĀŖ instĆ¢ncia, decide STF

Imagem
Denunciado no "mensalĆ£o" do PSDB, o ex-deputado renunciou ao mandato e escapou do julgamento na Suprema Corte por RedaĆ§Ć£o —  publicado  27/03/2014 17:54,  Ćŗltima modificaĆ§Ć£o  27/03/2014 18:19 Da Carta Capital A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal decidiu, nesta quinta-feira 27, que o ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo, denunciado no processo do “mensalĆ£o mineiro”, deve ser julgado pela primeira instĆ¢ncia da JustiƧa Federal. Acusado pelo procurador-geral da RepĆŗblica, Rodrigo Janot, pelos crimes de desvio de dinheiro pĆŗblico durante a campanha pela reeleiĆ§Ć£o ao governo estadual em 1998, Azeredo renunciou ao mandato de deputado federal em fevereiro e perdeu a prerrogativa do foro. Janot pedia a condenaĆ§Ć£o do ex-deputado a 22 anos de prisĆ£o. “Ɖ evidente que ele renunciou pra nĆ£o ser julgado aqui”, disse o ministro JosĆ© Antonio Dias Toffoli em sua exposiĆ§Ć£o.

A ESCOLHA DE KIEV

Imagem
Postado por  Mauro Santayana (Hoje em Dia) - O Presidente Obama afirmou, em entrevista, para a imprensa holandesa, que Kiev “nĆ£o precisa escolher entre leste e oeste”, e que Ć© importante que o povo ucraniano tenha boas relaƧƵes com a RĆŗssia, os EUA, e a Europa. Os ucranianos deveriam agradecer penhoradamente esse conselho, e lembrar que era exatamente isso que estavam fazendo antes que o Ocidente se metesse no paĆ­s. Kiev poderia ter sobrevivido, por muito tempo, com seu territĆ³rio intacto, se tivesse continuado seu movimento pendular tradicional, inclinando-se ora para o Ocidente, ora para a RĆŗssia, buscando obter vantagens dos dois lados.

Dilma atualiza pƔgina do Facebook com fotografia da ditadura

Imagem
ƀs vĆ©speras do aniversĆ”rio de 50 anos do golpe que instaurou a ditadura militar no Brasil (1965-1985), Dilma Rousseff atualizou nesta quinta-feira (27) a imagem do seu perfil no Facebook com uma fotografia em que ela, aos 22 anos, aparece sendo interrogada por representantes do regime de exceĆ§Ć£o. A hashtag #DitaduraNuncaMais acompanha a fotografia. Dilma Rousseff, aos 22 anos, interrogada pelos agentes da ditadura militar brasileira (1965-1985). Foto: Facebook / ReproduĆ§Ć£o

Com os poƧos vazios, a OposiĆ§Ć£o se desespera por um discurso-boia

Imagem
Por Daniel Quoist Na Carta Maior O estardalhaƧo para que seja instalada uma CPI para investigar a Petrobras fornece bem o tamanho de vazio em que se encontra a OposiĆ§Ć£o ao governo Dilma Rousseff. Vazio de discurso: para conseguir uma saĆ­da pouca desonrosa nas urnas de outubro prĆ³ximo, resta Ć  OposiĆ§Ć£o torcer com afinco pelo insucesso do Brasil. Vazio de lideranƧa: embora parte da populaĆ§Ć£o deseje, segundo pesquisas Ibope/Datafolha recentes, mudanƧas nos rumos do paĆ­s, ganha disparado o nĆŗmero dos que desejam que as mudanƧas venham sob a conduĆ§Ć£o da atual presidente da RepĆŗblica.

Renan Calheiros diz que 'nĆ£o hĆ” mais o que fazer' sobre CPI da Petrobras

Imagem
qui, 27/03/2014 - 15:18 Do EstadĆ£o 'NĆ£o hĆ” mais o que fazer', diz Renan sobre CPI da PetrobrĆ”s   Presidente do Senado deve negociar com lĆ­deres nesta quinta a data das prĆ³ximas etapas antes da abertura das investigaƧƵes; governistas trabalham para senadores retirarem assinaturas   DĆ©bora Ɓlvares    BrasĆ­lia - O presidente da Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que "nĆ£o hĆ” mais o que fazer" sobre a ComissĆ£o Parlamentar de InquĆ©rito (CPI) da PetrobrĆ”s. "Evidentemente que uma CPI em ano eleitoral mais atrapalha do que facilita a vida do Brasil. Mas agora nĆ£o hĆ” mais o que fazer, porque temos o requerimento, o fato determinado, o pedido, o nĆŗmero de membros da prĆ³pria comissĆ£o. Vamos marcar a data, fazer a conferĆŖncia dos nomes e instalar a CPI", disse.

Cuba anuncia vantagens tributƔrias a investidores estrangeiros

Imagem
Nova legislaĆ§Ć£o deve ser aprovada sem emendas. Ela substitui a de 1995, posterior Ć  queda da URSS, e complementa reformas de RaĆŗl Castro em busca de atrair capital. Grande investidor na ilha, Brasil deverĆ” se beneficiar. Porto de Mariel: quase 1 bilhĆ£o de dĆ³lares em investimentos brasileiros Durante uma visita de empresĆ”rios brasileiros a Cuba, nesta quarta-feira (26/03), o governo em Havana divulgou que uma nova lei passarĆ” a oferecer maiores vantagens aos investidores estrangeiros, visando atrair mais capital para a economia nacional. A legislaĆ§Ć£o inclui praticamente todos os setores econĆ“micos, excluĆ­dos apenas a saĆŗde, a educaĆ§Ć£o e as instituiƧƵes militares. Ela prevĆŖ a reduĆ§Ć£o Ć  metade dos impostos sobre lucros financeiros, alĆ©m de oferecer aos investidores uma moratĆ³ria tributĆ”ria de vĆ”rios anos. A intenĆ§Ć£o Ć© oferecer maior proteĆ§Ć£o legal aos empresĆ”rios estrangeiros, em geral avessos a arriscar capital na economia da ilha caribenha.

CNI/Ibope gera desconfianƧas, mas alerta para o mƩtodo buscado pelo PIG

Imagem
Por:  ZĆ© Augusto A pesquisa CNI/Ibope divulgou hoje pesquisa dizendo que a popularidade da presidenta Dilma Rousseff caiu. Nada assustador, mas tambĆ©m nĆ£o deve ser negligenciada, porque a pesquisa segue uma metodologia muito sob medida para avaliar a eficiĆŖncia do bombardeio do PIG (Partido da Imprensa Golpista).

Pepe Escobar − A UniĆ£o Europeia nĆ£o anexarĆ” a UcrĆ¢nia

Imagem
  [*] Pepe Escobar ,  RĆŗssia Today “ Why the EU won’t annex Ukraine ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO   O Presidente do Conselho Europeu,  Herman Van Rompuy (D) troca documentos com o Primeiro Ministro ucraniano, Arseniy Yatsenyuk durante a assinatura do Acordo de AssociaĆ§Ć£o entre UcrĆ¢nia e UniĆ£o Europeia na sede da UE em Bruxelas, 24/3/2014.  (AFP) A nova UcrĆ¢nia de “Yats”, Tyahnybok e Yarosh assinou, na maior correria, os itens polĆ­ticos de um acordo de associaĆ§Ć£o com a UniĆ£o Europeia (EU) em reuniĆ£o em Bruxelas, na 6ĀŖ-feira passada (21/3/2014). Nada menos de 30 burocratas (nomeados, nĆ£o eleitos) da UE tambĆ©m assinaram o documento, entre os quais o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy e o presidente da ComissĆ£o Europeia (CE) Jose Manuel Barroso.

A PETROBRƁS INCOMODA

Imagem
Erro cometido na compra de Pasadena nĆ£o pode encobrir vitĆ³rias recentes na mais bem sucedida empresa da histĆ³ria do paĆ­s por Marcelo Zero  (*) Do Blog do  Paulo Moreira Leite A Petrobras incomoda. Na realidade, a Petrobras sempre incomodou os conservadores do paĆ­s. Pudera. Nascida da histĆ³rica campanha nacionalista “o PetrĆ³leo Ć© nosso”, a Petrobras se converteu naquilo que os paleoliberais consideram praticamente uma impossibilidade: uma empresa estatal bem-sucedida e eficiente. Ela Ć© um acabado contraexemplo das teses antiestatais e antidesenvolvimentistas que sustentavam o fracassado paradigma privatizante e liberalizante que ruiu no inĆ­cio deste sĆ©culo.

O neovendilhĆ£o Eduardo Campos e os velhos entreguistas

Imagem
Autor: Fernando Brito O implacĆ”vel ZĆ© Augusto, do blog  Amigos do Presidente Lula , encontrou a chave do mistĆ©rio da “conversĆ£o” de Eduardo Campos Ć  obra de destruiĆ§Ć£o da Petrobras. Ɖ o seu novo guru, Jorge Bornhausen, daquele clĆ£ que deixa a Marina, agora,  “encantada” . Bornhausen nunca escondeu que  defendia a venda da Petrobras . Como ele nĆ£o mudou, anda Ć” cata dos que mudaram de lado, como fez com FHC nos anos 90.

O “foro Ć­ntimo” do juiz-carcereiro do mensalĆ£o sĆ³ surgiu com o ocaso de Barbosa

Imagem
Autor: Fernando Brito Algo estĆ” acontecendo no mundo das togas que nĆ³s, mortais, temos dificuldade em entender. Quatro meses depois de assumir a Vara de ExecuƧƵes Penais do Distrito Federal em lugar do titular, expelido do cargo pelos atritos com Joaquim Barbosa , o juiz-substituto Bruno AndrĆ© Silva Ribeiro declarou-se impedido “por motivo de foro Ć­ntimo” de cuidar dos presos do chamado “mensalĆ£o”. Coincidentemente – claro, nĆ£o houve relaĆ§Ć£o, nĆ£o Ć©? – o Dr. Bruno sĆ³ foi encontrar “razƵes de consciĆŖncia” para recusar a missĆ£o depois de afastado pelo Tribunal de JustiƧa do Distrito Federal por ter pretendido inquirir (e grosseiramente) o Governador distrital, que Ć© prerrogativa apenas do TJ, nĆ£o de juiz de primeira instĆ¢ncia.

Para Dilma, marco Ć© ferramenta da liberdade de expressĆ£o

Imagem
IntenĆ§Ć£o do governo Ć© acelerar o trĆ¢mite no Senado para que a presidente sancione o projeto atĆ© 22 de abril AE A presidente Dilma Rousseff comemorou em sua conta pessoal no microblog Twitter a aprovaĆ§Ć£o do Marco Civil da Internet pela CĆ¢mara dos Deputados. O projeto segue agora para o Senado, apĆ³s o governo fazer concessƵes a rebeldes da base aliada, que defenderam interesses das operadoras de telecomunicaƧƵes. "A aprovaĆ§Ć£o do Marco Civil da Internet pela CĆ¢mara dos Deputados Ć© uma vitĆ³ria de toda a sociedade brasileira", escreveu Dilma no Twitter. "O Marco Civil Ć© uma ferramenta da liberdade de expressĆ£o, da privacidade do indivĆ­duo e do respeito aos direitos humanos."

Lobos e cordeiros nos ataques especulativos Ć  Petrobras

Imagem
   JĆ” que nĆ£o hĆ” no horizonte fatores capazes de provocar a chamada 'tempestade perfeita', resta Ć  oposiĆ§Ć£o fazer tempestade em copo d'Ć”gua com a refinaria de Pasadena   Por Helena Sthephanowitz* Mesmo com um noticiĆ”rio polĆ­tico adverso, explorando ou especulando sobre a participaĆ§Ć£o de Dilma Rousseff no episĆ³dio da compra da refinaria de Pasadena, no Texas, as aƧƵes da Petrobras registram alta nas bolsas de valores, resultado de uma procura maior pelo papel. Alguns lobos do mercado espalharam o boato de que as aƧƵes haviam subido porque uma pesquisa do Ibope sobre a corrida presidencial iria mostrar queda na diferenƧa entre as intenƧƵes de votos de Dilma e dos candidatos da oposiĆ§Ć£o. Uma versĆ£o dizia que AĆ©cio Neves teria subido 8 pontos, outra versĆ£o dizia que a presidenta teria caĆ­do alguma coisa, enquanto os dois candidatos de oposiĆ§Ć£o teriam subido, sem especificar nĆŗmeros.

FUP: NĆ£o deixaremos sangrar a PetrobrĆ”s no ringue das disputas eleitorais

Imagem
   FederaĆ§Ć£o ƚnica dos Petroleiros acusa PSDB, DEM e grandes empresas de comunicaĆ§Ć£o de retomar tĆ”tica eleitoral que visa privatizaĆ§Ć£o da Petrobras.  FederaĆ§Ć£o ƚnica dos Petroleiros Mais uma vez, a PetrobrĆ”s volta a ser palanque de disputas polĆ­ticas em ano eleitoral. Foi assim no governo Lula, foi assim em 2010 e nĆ£o seria diferente esse ano, quando as pesquisas eleitorais refletem o apoio popular ao governo Dilma. Tensionada, a oposiĆ§Ć£o, em conluio com a velha mĆ­dia, mira na PetrobrĆ”s para tentar desmoralizar a gestĆ£o pĆŗblica da maior empresa brasileira. Os mesmos PSDB e DEM, que quando governaram o paĆ­s fizeram de tudo para privatizar a PetrobrĆ”s, trazem de volta Ć  cena polĆ­tica antigas denĆŗncias sobre refinarias adquiridas pela empresa no exterior e tornam a atacar as que estĆ£o em fase final de construĆ§Ć£o no Brasil. Quem acompanha a nossa indĆŗstria de petrĆ³leo sabe da urgĆŖncia de reestruturaĆ§Ć£o do parque de refino da PetrobrĆ”s, que, duran

Estudantes pedem CPI do metrƓ e 'Fora Alckmin'

Imagem
Estudantes de SĆ£o Paulo fazem manifestaĆ§Ć£o contra o governador Geraldo Alckmin e exigem a CPI do MetrĆ“ Estudantes foram Ć s ruas protestar contra Geraldo Alckmin e reivindicar a CPI do metrĆ“ (Foto: Renato S. Cerqueira / Futura Press) Um grupo de estudantes fez um ato na tarde desta quarta-feira na avenida Paulista, em SĆ£o Paulo, pedindo a criaĆ§Ć£o de uma comissĆ£o parlamentar de inquĆ©rito (CPI) para apurar as fraudes nas licitaƧƵes do MetrĆ“. Os manifestantes tambĆ©m protestam contra o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o descaso com a educaĆ§Ć£o. Aos gritos de “NĆ£o vai ter Alckmin”, os estudantes se concentraram no VĆ£o Livre do Museu de Arte de SĆ£o Paulo (Masp), de onde seguiram em direĆ§Ć£o Ć  Assembleia Legislativa do Estado de SĆ£o Paulo (Alesp). O protesto tem a participaĆ§Ć£o de representantes de entidades como UniĆ£o Nacional dos Estudantes (UNE) e UniĆ£o Estadual dos Estudantes (UEE). A Companhia de Engenharia de TrĆ”fego (CET) alerta aos motoritas que evite