Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 24, 2014

Ucrânia: IIº Ato

Imagem
“Os chinos , nada cool , mandaram TROCAR o artigo do Sr. Jinglun!” (De mensagem de amigo nosso, 2/3/2014) 28/2/2014, [*] Zhao Jinglun , China.org.cn , China “ Ukraine: Act II ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Postado por Castor Filho Roda da Fortuna por  Yang Yongliang O 1º Ato da guerra à distância na Ucrânia acabou a favor do ocidente – EUA e União Europeia – com seus lacaios no poder, por hora. Mas a Rússia não está derrotada, nem foi excluída, longe disso. O país tem laços políticos, econômicos, sociais, culturais e militares com aquela ex-República Soviética. A Rússia foi o único país que pôs sobre a mesa um plano de US$15 bilhões de ajuda, quando a Ucrânia estava à beira da bancarrota. Agora, está em andamento o 2º ato. A Rússia está questionando a legitimidade do novo governo. Chegaram ao poder por golpe clássico, não por eleições democráticas. Nos termos da Constituição, o presidente pode renunciar

Premiê russo: novos líderes da Ucrânia não durarão no governo

Imagem
  Segundo o premiê, o novo governo da Ucrânia vai encerrar com uma "nova resolução" e banho de sangue  O primeiro-ministro da Rússia, Dmitry Medvedev, afirmou no Facebook neste domingo que os líderes da Ucrânia tomaram o poder ilegalmente e previu que o governo deles vai encerrar com uma "nova revolução" e banho de sangue. Medvedev afirmou que apesar de Viktor Yanukovich ter praticamente nenhuma autoridade, ele continua sendo o chefe de Estado legítimo da Ucrânia segundo a constituição do país. O premiê russo acrescentou: "Se ele é culpado perante a Ucrânia, que se promova um procedimento de impeachment (...) e julguem ele." "Tudo o mais é ilegal. A tomada do poder", disse Medvedev em sua página no Facebook. "E isso significa que tal regime será extremamente instável e vai terminar com uma nova revolução. Novo banho de sangue".

Pesquisas: 85% dos venezuelanos condenam protestos e só 22% querem saída de Maduro

Imagem
Autor: Fernando Brito Então, a democracia está ameaçada na Venezuela? Sim, está, pela tentativa de deposição extra-legal do presidente eleito há menos de um ano, Nicolás Maduro. Simplificando: um golpe de Estado. Não é a minha opinião, é a da maioria dos venezuelanos. Duas pesquisas de opinião – da International Consulting Services e da Hinterlaces – realizadas na semana passada e “escondidas” pela mídia brasileira – só tomei conhecimento delas pelo excelente Opera Mundi –  mostram que até 85,4% rejeitam a continuidade dos protestos que há quase um mês a oposição promove em todo o país.

Venezuela e Ucrânia, em cada ponta da pinça

Imagem
   Nunca antes foi tão escrachada a simbiose entre os Estados Unidos, os monopólios mundiais de comunicação e as potências europeias aliadas dos EUA. Igualmente, desde muito, os EUA não expunham o mundo à possibilidade de conflitos simultaneamente em duas regiões do planeta. Por Jeferson Miola*, na Carta Maior Os acontecimentos na Venezuela e na Ucrânia nos últimos meses confirmam essa perigosa realidade.

Valesca, Sheherazade e o discurso da violência

Imagem
    O que têm em comum Valesca Popozuda e Rachel Sheherazade? Uma é carioca, nascida em 1978, funkeira, ex-frentista, ex-rainha de bateria de escola de samba; outra é paraibana de 1973, formada em jornalismo, apresentadora de TV. Ambas, contudo, são mulheres fortes e independentes, bem remuneradas, reconhecidas em suas áreas e significativamente identificadas com seus públicos. Por Renato Essenfelder*, no Observatório da Imprensa Ambas são o que se convencionou chamar de “formadoras de opinião”. Falam para uma vasta audiência – na TV, no rádio, na internet, em redes sociais e plataformas como o YouTube. Suas provocações repercutem, inflamam discussões.

Máscara de Joaquim Barbosa ‘encalha’ no Carnaval

Imagem
  Encontrar pelas ruas uma máscara de carnaval com o rosto de Joaquim Barbosa não é tão fácil quanto no ano passado. Após uma febre de vendas em 2013 – foram mais de 30 mil unidades comercializadas – a procura pelo artigo tem sido bem menor nas lojas especializadas neste ano. “O caso já teve o seu desfecho, ficou no passado. É normal que o interesse pelo assunto seja menor”, diz Olga Valles, proprietária de uma fábrica de máscaras em São Gonçalo, no Rio. Um político que pode aparecer pelas ruas neste ano é Lula. Entre os dois modelos à disposição para venda – com ou sem barba – um tem clara preferência sobre o outro. “Ninguém quer (o Lula) sem barba. Quase todos preferem o Lulinha paz e amor, barbudo, que venceu a eleição em 2002″‘ diz Olga. Ssiba Mais: Globo

Como a Globo manipula a justiça brasileira através do Instituto Innovare

Imagem
por : Paulo Nogueira O Innovare é discutido pelo comando da Globo, na sede da emissora: Roberto Irineu Marinho está de costas, de camisa axul, no primeiro plano Poucas coisas são tão destrutivas quanto uma má iniciativa disfarçada de boa. É o caso do Instituto Innovare, com o qual as organizações Globo mantêm relações abjetamente promíscuas com o sistema judiciário brasileiro.

Diretor de jornal é intimado por desaparecimento de trabalhadores na ditadura

Imagem
  O diretor do jornal La Nueva Provincia foi intimado pelo desaparecimento de dois trabalhadores que trabalharam no jornal durante a ditadura argentina.  Adriana Meyer Buenos Aires - O capítulo sobre civis processados por crimes de lesa-humanidade cometidos durante a ditadura está prestes a ter um momento mais do que problemático. O diretor do jornal La Nueva Provincia, da cidade argentina de Bahía Blanca, Vicente Massot, foi intimado a prestar depoimento nesta segunda-feira (18) como responsável pelo desaparecimento de dois trabalhadores gráficos desse periódico. Essa decisão é consequência de uma decisão da Câmara Federal bahiense emitida em novembro, em sintonia com a acusação feita pela promotoria ao considerar que o homem forte da imprensa naquele local integrou uma “associação ilícita, com o objetivo criminoso de eliminar um grupo nacional”, em conjunto com as Forças Armadas.

Mídia constrangida com sua besta-fera

Imagem
  Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho : A mídia está constrangida com o monstro que criou. Eliane Cantanhede, em sua coluna de hoje, dá o tom de como será a campanha daqui para a frente. Qualquer sugestão de que haverá revisão criminal das condenações da Ação Penal 470 será tratada como "pizza" e haverá tentativa de insuflar a sociedade contra o STF. O que foi, aliás, o que fizeram durante todo o julgamento: tentaram emparedar o STF com a ameaça da "opinião pública". A lógica do "linchamento", da importância do "símbolo", foi usada sem nenhum pudor pela mídia para chantagear os ministros do STF.

Charge de Latuff

Imagem

Internet não é suficiente para reduzir monopólio

Imagem
   Em Mídia, poder e contrapoder , o pesquisador brasileiro Dênis de Moraes reúne ensaios próprios com outros de Ignacio Ramonet e Pascual Serrano. O trabalho coloca em questão a configuração atual dos sistemas midiáticos na América Latina. Por Natalia Aruguete, no Página/12 *   O professor da Universidade Federal Fluminense Dênis de Moraes reuniu-se com o Página/12 por ocasião da recente publicação na Argentina de Mídia, poder e contrapoder (Boitempo, 2013). Na conversa, o pesquisador brasileiro discorreu sobre os eixos de um trabalho em que confluem ensaios de sua autoria com outros dos pesquisadores Ignacio Ramonet e Pascual Serrano. Todos estes escritos estão atravessados por um denominador comum: colocar em questão a configuração atual do sistema midiático – objeto de uma forte concentração em mãos de um punhado de “megagrupos e dinastias familiares” – e, como contrapartida, reconhecer a emergência de mutações comunicacionais a partir da chegada da internet

Aécio Neves é vaiado no Carnaval da Bahia

Imagem
    Depois de receber sonora vaia durante o desfile do Pinto da Madrugada, em Maceió, na sexta, o tucano foi novamente hostilizado, desta vez em Salvador.  Altamiro Borges O folião Aécio Neves, cambaleante presidenciável do PSDB, nem pode curtir o carnaval em paz. Na semana passada, ele recebeu sonora vaia durante o desfile do Pinto da Madrugada, em Maceió (AL). Nesta sexta-feira (28), o tucano foi novamente hostilizado, segundo relata o sítio do Jornal do Brasil:

A falácia do “eleitor de Dilma”

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Os leitores que acompanham meus textos sabem que, apesar dos pesares, e contra a maioria de meus colegas blogueiros, eu confio nas pesquisas de intenção de voto, e gosto de fazer análises de conjuntura com base nelas. Eu sei que minha atitude é ingênua e temerária, mas o meu gosto por estatísticas (mesmo as subjetivas) é mais forte do que eu gostaria.

Arma poderosa, gás da Rússia pode explodir a Ucrânia amanhã

Imagem
publicado em 2 de março de 2014 às 0:26 Gráfico do New York Times mostra os gasodutos que passam pela Ucrânia O gás da Rússia pode explodir a Ucrânia amanhã HuffPost France  | by  Grégory Raymond , em 28.02.2014 Tradução parcial A pressão militar na Ucrânia nunca foi tão forte, mas os canhões não são a maior arma de Moscou. Com a questão da Crimeia — uma região pró-russa da Ucrânia — esquentando, o fornecimento de gás poderá ser uma ameaça usada na resolução da crise. A Ucrânia depende fortemente de energia russa. Preços crescentes do gás decididos por Moscou podem levar, a qualquer momento, a um colapso do país.

Billmon: EUA-EU, os grandes enganadores na Ucrânia

Imagem
“ Billmon: The Ukrainian Grand Delusion ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Presidente Obama, em Washington na  6ª-feira   (28/2/2014), sopesando opções para  responder aos movimentos militares russas na Ucrânia. Foto - G. Demczuk/NYTimes Billmon , [1]   santo padroeiro desse blog Moon of Alabama , oferece a história concisa (embora necessariamente incompleta) da intromissão do “ocidente” na Ucrânia: EUA e União Europeia (EU) aos ucranianos pró-“ocidente”: “Vocês confiaram em nós. Vocês se foderam, caras”. billmon @billmon1 - Resumo aproveitável de por que a intromissão de EUA-EU na política interna ucraniana acabou por revelar-se ideia tão ruim,   http://nyti.ms/1fS7wFD – 10 hours ago [há dez horas]

Como os governos manipulam a internet

Imagem
      Por Glenn Greenwald, do The Intercept , no sítio Outras Palavras : Uma das histórias urgentes que falta contar, a partir dos arquivos de Edward Snowden, é como as agências de inteligência ocidentais estão agindo para manipular e controlar as narrativas online, com táticas extremas de construção de versões e destruição de reputações. É hora de contar um pouco desta história, e de apresentar os documentos que demonstram sua existência.

Tucano traduz o “vamos assustar”: “é preciso materializar o mal-estar”

Imagem
Autor: Fernando Brito O senador tucano Aloisio Nunes Ferreira, hoje, no Estadão, diz o que falta para Aécio Neves “deslanchar”. “É preciso materializar o mal-estar.” Então, tá: o jogo é assim. A máquina de comunicação, com a ajuda providencial de um mix de “coxismo” e ultraesquerdismo, coloca os brasileiros numa situação de “mal-estar”. A inflação não explodiu, mas vai explodir. O desemprego caiu, mas vai aumentar. A economia não parou de crescer, mas vamos ter recessão. A Petrobras montou num mar de petróleo, mas vai falir. A tarifa de luz baixou, mas vai faltar energia. As nossas seculares carências em matéria de saúde, educação, transportes,já têm uma razão óbvia: é a Copa! Não sei como não percebemos isso nos 514 anos de Brasil sem Copa!

Os velhos e novos amigos europeus da extrema-direita ucraniana

Imagem
  No seu país de origem, o partido de extrema-direita Svoboda usou suas ligações na Europa para fins de relações públicas, imagem e propaganda. Anton Shekhovtsov Há muito tempo é tomado como certo que o partido ucraniano radical de direita Svoboda, que formou a primeira fação parlamentar de extrema-direita na Ucrânia após as eleições de 2012, é membro da Aliança dos Movimentos Nacionais Europeus (AMNE). Afinal de contas, os líderes do Svoboda sempre disseram que o seu partido era membro da AENM, enquanto que o Partido Nacional Britânico (BNP), que é um dos mais antigos membros da Aliança, explicitamente mencionou o Svoboda, em 2010, como membro da AENM, juntamente com a Frente Nacional Francesa (que recentemente abandonou o grupo), o húngaro Jobbik, o italiano Fiamma Tricolor, o próprio BNP, o Movimento Social Republicano espanhol, belga Frente Nacional, o português Partido Nacional Renovador e os Democratas Nacionais Suecos.

A ECT, A ITÁLIA E A TELEBRAS.

Imagem
   Postado por Mauro Santayana (Hoje em Dia) - A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, anunciou, há alguns dias, a assinatura de joint venture com a Poste Italiane, os correios estatais da Itália, para explorar – entre outros serviços correlatos  - o mercado brasileiro de telefonia celular virtual. Conhecendo-se a tradicional benevolência do Ministro Paulo Bernardo com as multinacionais de telecomunicações, em casos como a proteção do mercado de tv a cabo; flexibilização de regras e obrigações; e vultosos empréstimos públicos a juros subsidiados para o financiamento de sua expansão no país, enquanto elas remetem bilhões de dólares em lucro para o exterior, cabe perguntar:

A bicicleta sem rodas de Aécio no Rio de Janeiro.

Imagem
Fernando Brito A cena foi devidamente pensada para mostrar alegria e descontração. Não-candidato desde sempre ao Governo, porque a mulher – a sábia Fernanda Venturini – disse não, o técnico de vôlei Bernardinho foi entregar “uma carta” no apartamento onde mora, no Rio, o senador mineiro Aécio Neves. Já Fernando Gabeira foi, também de bicicleta, pedir a Aécio que falasse mais na crise da Venezuela e da cheia do Rio Madeira. Aproveitou para ouvir um convite para ser candidato a governador, ao qual agradeceu e disse não.

Ucrânia: 2º Ato

Imagem
“ Ukraine: Act II ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Postado por Castor Filho Sessão do Parlamento ucraniano em 28/1/2014 Hoje, a Ucrânia está sendo governada por um Parlamento no qual   não há um único representante do partido majoritário eleito, porque os deputados do leste e do sul do país têm medo de pôr o pé no prédio do Parlamento. E por todo o país as sedes de partidos estão sendo saqueadas por gangues armadas. Há sérias dúvidas sobre se as eleições marcadas para 25/5 serão justas e livres.

Dilma: Um ótimo Carnaval para todos

Imagem
A presidenta Dilma Rousseff desejou a todos um ótimo carnaval. Em sua conta no Twitter, a presidenta pediu que durante o feriado as pessoas festejem com responsabilidade e dirijam com prudência. “Aproveitem o Carnaval. Para aqueles que vão festejar e para os que vão descansar, desejo um momento de alegria. A festa mais alegre do planeta não precisa ser marcada por tragédia. Peço a cada um de vocês que dirija com prudência no Carnaval. Festeje com responsabilidade. Se beber, não dirija. Um ótimo Carnaval para todos!”

Como pensam alguns leitores do Estadão sobre absolvição no STF2064

Imagem
tpbandeira 21 minutos atrás Que pais é esse, que tem uma Suprema Corte, manipulada por quem os indicou, era a nossa última e única esperança de Justiça, agora nem isso. Quanto mais vivo e vejo o que fazem as pessoas desse mundo, mais me agarro a Deus, tenho certeza que Ele não me decepcionará, e aguardem todos os que compram a todos, que acham que nada os ameaçarão, que se acham acima de tudo, não se esqueçam, Justiça é sinônimo dE Deus, e vocês a têm manchado, aguardem As Mãos dO Senhor logo lhes alcançarão, é só uma questão de tempo, desfrutem a falsa impressão de que ganharam novamente, mas saibam que o tempo lhes aproximam do acerto final, onde não irão manipular o resultado, aguardem... Responder 0 Denunciar Marcelo Fernandes Junior 24 minutos atrás EIS QUE EM PLENO SÉCULO XXI, O MUNDO ESTÁ VOLTANDO A SER COMANDADO POR DITADORES. O POVO TEM REAGIDO E LUTADO CONTRA. AGORA É A VEZ DO BRASIL (povo) ENCARAR ESSA VERDADE. PASSOU DA HORA. O POVO SAB