Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 22, 2014

Do EstadĆ£o: como Joaquim Barbosa planejou friamente sentenƧa e pena para fechar JosĆ© Dirceu na cadeia

Imagem
Autor: Fernando Brito NĆ£o Ć© um petista, embora seja um desafeto do Ministro Joaquim Barbosa, que jĆ” o mandou chafurdar no lixo. Ɖ Felipe Recondo, o repĆ³rter que o EstadĆ£o , corretamente, bancou como setorista do Supremo Federal contra a vontade de seu presidente que, inclusive, tentou vingar-se sobre a mulher do jornalista, funcionĆ”ria concursada do tribunal. Ele narra, com destalhes escabrosos da perfĆ­dia, como Joaquim Barbosa deliberou condenar sem provas o ex-ministro JosĆ© Dirceu e “calculou”  a pena de forma que, alĆ©m de nĆ£o haver prescriĆ§Ć£o, garantisse a prisĆ£o do rĆ©u em regime fechado. Uma armaĆ§Ć£o que, quando apontada pelo Ministro LuĆ­s Roberto Barroso, a megalomania de Barbosa o fez admitir com um  ”Foi para isso mesmo, ora!” Diz Recondo, e eu grifo:

Pepe Escobar: “Carnaval na CrimĆ©ia”

Imagem
28/2/2014, [*] Pepe Escobar , Asia Times Online – The Roving Eye “ Carnival in Crimea ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Mapa polĆ­tico da UcrĆ¢nia e principais cidades e fronteiras - ao sul a penĆ­nsula da Crimeia O tempo nĆ£o espera por ninguĆ©m, mas, parece, esperarĆ” pela Crimeia. O presidente do Parlamento da Crimeia, Vladimir Konstantinov, confirmou que haverĆ” um referendo, que decidirĆ” sobre maior autonomia em relaĆ§Ć£o Ć  UcrĆ¢nia, dia 25 de maio. AtĆ© lĆ”, a Crimeia permanecerĆ” tĆ£o quente e fumegante quanto o carnaval no Rio – porque na Crimeia tudo tem a ver, sempre, com Sebastopol, o porto de atracaĆ§Ć£o da Frota Russa do Mar Negro. Se a OrganizaĆ§Ć£o do Tratado do AtlĆ¢ntico Norte (OTAN) Ć© um touro, esse Ć© o pano vermelho mĆ£e de todos os panos vermelhos. Ainda que vocĆŖ esteja tentando afogar todas as suas mĆ”goas no nirvana movido a Ć”lcool e pulando para suar todos os seus problemas no carnaval no Rio – ou em Nova Orleans, ou Veneza, ou Trinidad e T

Coisas de que Joaquim Barbosa se esqueceu de ficar triste

Imagem
  Antonio Lassance      AlguĆ©m o viu expressar tristeza com o fato de o processo contra o mensalĆ£o tucano nĆ£o atribuir o mesmo crime de quadrilha a Eduardo Azeredo, do PSDB de MG?    O presidente do Supremo, relator da AP 470, esbravejador-geral da NaĆ§Ć£o, candidato em campanha a um cargo sabe-se lĆ” do que nas eleiƧƵes de outubro, decretou solenemente: "Ɖ uma tarde triste para o Supremo". Ɖ curioso como Joaquim Barbosa se mostra triste com algumas coisas, e nĆ£o com outras.

Os sem-vergonha

Imagem
    Que autoridade moral Obama ou Kerry tĆŖm para julgar a democracia de nossos paĆ­ses quando, nos EUA, os presidentes chegam ao cargo com o voto de 20%.  HernĆ”n PatiƱo Mayer, PĆ”gina/12 NĆ£o se deve ter vergonha alguma de pedir a libertaĆ§Ć£o dos “presos polĆ­ticos” venezuelanos, enquanto Obama, apesar das promessas eleitorais, mantĆ©m a prisĆ£o de GuantĆ”namo com presos que ninguĆ©m sabe quem sĆ£o, nem porque estĆ£o privados de sua liberdade. Nem de onde vĆŖm, nem para onde vĆ£o.

DEFICiTS

Imagem
  Ao buscar o confronto com Barroso no STF, Joaquim Barbosa revelou seu prĆ³prio deficit democrĆ”tico Quem pensa diferente de mim nĆ£o Ć© meu inimigo, nĆ£o Ć© meu adversĆ”rio. Ɖ meu parceiro na construĆ§Ć£o de um mundo plural. Ministro Roberto Barroso. A sessĆ£o do STF do Ćŗltimo dia 27 entrarĆ” para a HistĆ³ria por dois grandes motivos.  O primeiro e bom motivo tange ao desempenho do ministro LuĆ­s Roberto Barroso. Independentemente de se concordar ou nĆ£o com as suas teses sobre a dosimetria das penas dos rĆ©us da AP 470, Barroso fez o que se espera de um membro da mais alta corte de justiƧa do paĆ­s: comportou-se como um juiz. Demonstrou coragem, ao apresentar um voto que contraria as expectativas da opiniĆ£o publicada. Demonstrou conhecimento e preparo, ao fundamentar bem o seu voto e ao apresentĆ”-lo com sua habitual clareza.

Aumento no valor repassado a profissionais cubanos Ʃ aperfeiƧoamento do Mais MƩdicos, diz Chioro

Imagem
O ministro da SaĆŗde, Arthur Chioro, anunciou, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (28), a elevaĆ§Ć£o, a partir de marƧo, dos recursos lĆ­quidos que sĆ£o repassados aos mĆ©dicos cubanos que participam do programa Mais MĆ©dicos. O novo valor, US$ 1.245 (cerca de R$ 3 mil), teve como base a quantia paga aos mĆ©dicos residentes. Os profissionais ainda recebem dos municĆ­pios ajuda de custo, como alimentaĆ§Ć£o e moradia. “Os mĆ©dicos cooperados em Cuba sĆ£o pagos pelo governo cubano com os recursos que o governo brasileiro transfere para OPAS (OrganizaĆ§Ć£o Pan-Americana da SaĆŗde). E recebemos uma clara determinaĆ§Ć£o da presidenta Dilma que mobilizou um esforƧo grande para que pudĆ©ssemos garantir aos mĆ©dicos cooperados cubanos no Brasil um valor efetivamente pago a eles maior do que aquele que vinha sendo disponibilizado”, afirmou.

Israel tenta testar resistĆŖncia libanesa com ataque aĆ©reo

Imagem
O ataque da ForƧa AĆ©rea Israelense contra um posto do partido de resistĆŖncia islĆ¢mica HezbolĆ” no sul do LĆ­bano, prĆ³ximo Ć  fronteira com a SĆ­ria, foi um teste para a possibilidade de alterar as regras do jogo, escreve Yahya Dbouk, para o portal libanĆŖs Al-Akhbar, nesta sexta-feira (28). A resposta no comunicado do HezbolĆ” consistia em uma advertĆŖncia incisiva contra a tentativa israelense de forjar um pretexto para a guerra. Al-Manar Said Hassan Nasrallah, lĆ­der do HezbolĆ”, reforƧa resistĆŖncia contra interferĆŖncias estrangeiras, inclusive de Israel. “Desde 15 agosto de 2006, no dia em que a guerra [de Israel] contra o LĆ­bano cessou, a resistĆŖncia comeƧou a reestabelecer, desenvolver e expandir as suas capacidades militares qualitativa e quantitativamente. O seu rearmamento foi tĆ£o bem sucedido que Israel foi eventualmente forƧado a admitir que o HezbolĆ” possui mais de 100 mil foguetes que podem alcanƧar qualquer alvo em seu territĆ³rio,” escreve Dbouk. Assim, ganhou forƧa a cam

A GUERRA CONTRA DELƚBIO

Imagem
Absolvido por quadrilha, Delubio assegurou pena em regime semiaberto mas justiƧa acaba de suspender seu direito ao trabalho Ao anunciar, ontem, a decisĆ£o de suspender o regime semiaberto de DelĆŗbio Soares, o juiz Bruno Ribeiro tomou uma decisĆ£o errada na hora errada.   O juiz Bruno foi escolhido a dedo por Joaquim Barbosa para cumprir o papel de guardiĆ£o dos condenados da AP 470.   A medida foi anunciada horas depois da derrota de Joaquim no Supremo Tribunal Federal. Ao rejeitar a acusaĆ§Ć£o por formaĆ§Ć£o de quadrilha, os ministros derrubaram qualquer hipĆ³tese de DelĆŗbio e outros rĆ©us em situaĆ§Ć£o semelhante serem mantidos em regime fechado.

GeopolĆ­tica do cisma da UcrĆ¢nia

Imagem
Jornada “ The Geopolitics of Ukraine’s Schism ” “ La geopolĆ­tica del cisma en UcrĆ¢nia ” Traduzido para o portuguĆŖs pelo pessoal da  Vila Vudu Traduzido para o espanhol por  RamĆ³n Vera Herrera POSTADO POR   CASTOR FILHO Manifestantes antigoverno Yanukovich em Kiev (23/2/2014) A UcrĆ¢nia estĆ” sofrendo cisma interno profundo jĆ” hĆ” algum tempo, cisma que ameaƧa converter-se em mais uma dessas guerras civis que acontecem em, cada dia, mais paĆ­ses. O territĆ³rio da UcrĆ¢nia atual inclui uma clivagem entre leste e oeste do paĆ­s, que Ć© linguĆ­stica, religiosa, econĆ“mica e cultural, cada lado com perto de 50% do total. O atual [hoje, ex] governo (que se diz que Ć© dominado pela metade leste) tem sido acusado em comĆ­cios, pela outra metade, de corrupĆ§Ć£o e autoritarismo. NĆ£o hĆ” dĆŗvidas de que Ć© verdade, pelo menos em parte. Mas nada assegura que governo dominado pela metade oeste venha a ser menos corrupto e menos autoritĆ”rio. Seja como for, a questĆ£o estĆ” internamen

De seus 10 principais programas, Globo perde ibope em 8

Imagem
O caixa da Globo estĆ” cada vez mais gordo, o preƧo dos anĆŗncios estĆ” cada vez mais alto, mas a audiĆŖncia da emissora estĆ” em franca decadĆŖncia. Ɖ o que aponta estudo com dez dos principais programas exibidos entre 2011 e 2013. O “F5″ obteve uma lista com exclusividade. SĆ³ constam programas fixos: reality shows, como o “BBB”, minissĆ©ries e outras produƧƵes temporĆ£s estĆ£o descartadas para nĆ£o distorcer os nĆŗmeros.

30 anos do SambĆ³dromo. Eu vi essa peleja, e o que vou contar vocĆŖ talvez nĆ£o acredite. Mas Ć© tudo verdade

Imagem
Autor: Fernando Brito SĆ³ quem tem de 50 anos para cima Ć© que lembra do que vou contar. Anos a fio, a avenida MarquĆŖs de SapucaĆ­ em setembro-outubro comeƧava a receber as arquibancadas para o Carnaval. Eram feitas de tubos, se nĆ£o me engano sempre com uma empresa chamada Mills. Depois, atĆ© abril, seguia-se o desmonte. Anos a fio, milhƵes e milhƵes gastos no monta-desmonta.

Um cheiro de cinzas no ar

Imagem
Fica difĆ­cil afastar a percepĆ§Ć£o de que o carnaval conservador saltou para a dispersĆ£o sem passar pela apoteose. O cheiro de cinzas no ar Ć© inconfundĆ­vel. por: Saul Leblon   Como parte interessada, a mĆ­dia jamais reconhecerĆ” no fato o seu alcance: mas talvez o Brasil tenha assistido nesta 5ĀŖ feira a uma das mais duras derrotas jĆ” sofridas pelo conservadorismo desde a redemocratizaĆ§Ć£o. Quem perdeu nĆ£o foi a Ć©tica, a lisura na coisa pĆŗblica ou a justiƧa, como querem os derrotados. A resistĆŖncia conservadora a uma reforma polĆ­tica, que ao menos dificultasse o financiamento privado das campanhas eleitorais, evidencia que a pauta subjacente ao julgamento da AP 470 tem pouco a ver com o manual das virtudes alardeadas.

Cai castelo de cartas do ministro Barbosa

Imagem
As palavras finais do ministro, apĆ³s a decisĆ£o que absolveu os rĆ©us da AP 470 do crime de quadrilha, soaram como a lĆ”stima venenosa de um homem derrotado. Por  Breno Altman * As palavras finais do presidente da corte suprema, depois da decisĆ£o que absolveu os rĆ©us da AP 470 do crime de quadrilha, soaram como a lĆ”stima venenosa de um homem derrotado, inerte diante do fracasso que comeƧa a lhe bater Ć  porta. A arrogĆ¢ncia do ministro Barbosa, abatida provisoriamente pelo colegiado do STF, aninhou-se em ataque incomum Ć  democracia e ao governo.   “Sinto-me autorizado a alertar a naĆ§Ć£o brasileira de que este Ć© apenas o primeiro passo”, discursou o relator da AP 470. “Esta maioria de circunstĆ¢ncia foi formada sob medida para lanƧar por terra todo um trabalho primoroso, levado a cabo por esta corte no segundo semestre de 2012.”

BRASIL, DE NOVO

Imagem
  Lula faz contraponto Ć  mesmice desinformada De Paulo Moreira Leite na IstoĆ© por Marcelo Zero (*)    O ex-presidente Lula publicou um belo artigo no jornal Valor EconĆ“mico.    Nesse artigo, intitulado Por que o Brasil Ć© o PaĆ­s das Oportunidades,    Lula apresenta dados concretos sobre a extraordinĆ”ria evoluĆ§Ć£o do Brasil    nos Ćŗltimos 11 anos para demonstrar que o nosso paĆ­s oferece grandes   

Pedro Serrano: A decisĆ£o do STF foi correta; jĆ” Barbosa desrespeitou o Supremo ao atacar colegas

Imagem
Joaquim Barbosa ao presidir a sessĆ£o do STF que rejeitou crime de formaĆ§Ć£o de quadrilha. Foto:Nelson Jr./SCO/STF (27/02/2014) por Pedro Serrano, em CartaCapital A discussĆ£o sobre quadrilha dividiu os ministros em 2012, dividiu no ano passado e, agora, voltou a dividi-los, mas desta vez com um resultado diferente: em favor dos rĆ©us. A razĆ£o da divergĆŖncia Ć© simples: a acusaĆ§Ć£o nĆ£o conseguiu provar que os rĆ©us se reuniram de forma permanente com o propĆ³sito de cometer crimes. Seis ministros entendem que nĆ£o houve formaĆ§Ć£o de quadrilha e sim, como votou Rosa Weber, “situaƧƵes em que os rĆ©us fazem apenas uma coparticipaĆ§Ć£o para obter vantagens individuais”.

Alckmin fez opĆ§Ć£o pela lĆ³gica da violĆŖncia

Imagem
Em defesa das mobilizaƧƵes populares por Carlos Neder* Causa preocupaĆ§Ć£o a pesquisa Datafolha, que aponta o aumento da rejeiĆ§Ć£o das pessoas pelas manifestaƧƵes de rua. Para que nĆ£o fique dĆŗvida alguma, quero deixar claro que apoio as mobilizaƧƵes, desde que realizadas de maneira pacĆ­fica. A presenƧa dos jovens nas discussƵes do dia a dia das cidades Ć© bem-vinda e deve ser incentivada. Esse Ć© o direito de exercer, de maneira ativa e plena, a cidadania. E serve tambĆ©m como um recado aos partidos, polĆ­ticos e detentores de mandatos pĆŗblicos de que Ć© preciso encontrar outros mecanismos de se fazer polĆ­tica e agregar essas novas demandas sociais.

A PRAGA DOS AGROTƓXICOS E O VENENO DA CORRUPƇƃO

Imagem
 Postado por Mauro Santayana   (JB) - O Portal IG informa que, no ano passado, o Brasil consumiu um bilhĆ£o de litros de agrotĆ³xicos, ou cinco mil mililitros de substĆ¢ncias que podem provocar, entre outras doenƧas, de cĆ¢ncer a problemas neurolĆ³gicos, por habitante. Detemos, hoje, o assustador tĆ­tulo de maiores importadores de agrotĆ³xicos do planeta, entre eles, quatorze substĆ¢ncias mortais jĆ” proibidas em outros paĆ­ses, que tĆŖm sido livremente usadas no Brasil.

O EspetĆ”culo em Kiev − A RevoluĆ§Ć£o Marrom na UcrĆ¢nia

Imagem
Traduzido por JoĆ£o Aroldo Kiev "by night"- Opera House Eu sou um grande fĆ£ de Kiev, uma cidade afĆ”vel de carĆ”ter burguĆŖs agradĆ”vel, com seus abundantes pequenos restaurantes, ruas arborizadas limpas e bonomia dos seus beer gardens . Cem anos atrĆ”s, Kiev era predominantemente um resort russo, e algumas Ć”reas centrais mantiveram este sabor. Agora Kiev Ć© patrulhada por bandidos armados da UcrĆ¢nia Ocidental, por combatentes do Setor Direita (Pravy Sektor) neonazista, descendentes de Stepan Bandera, soldados traidores ucranianos e por seus camaradas-em-armas locais de carĆ”ter nacionalista. Membro da ABWEHR alemĆ£ Stepan Bandera (centro) com uniforme alemĆ£o, com a patente de Tenente-Comandante, a ordem alemĆ£ da "Cruz de MĆ©rito de 2ĀŖ classe com espadas ". Essa ordem alemĆ£ era concedida Ć queles que exibiam bravura pessoal, sem participar diretamente das hostilidades. ApĆ³s um mĆŖs de confronto, o presidente Viktor Yanukovitch cedeu, assinou a r

"Ɖ meu dever dizer aos jovens o que Ć© um golpe de estado"

Imagem
   "Neste momento em que um golpe ronda um paĆ­s vizinho, Ć© meu dever dizer aos jovens o que Ć© um golpe de estado" Hildegard Angel Neste momento extremamente grave em que vemos um golpe militar caminhar cĆ©lere rumo a um paĆ­s vizinho, com o noticiĆ”rio chegando a nĆ³s de modo distorcido, utilizando-se de imagens fictĆ­cias , exibindo fotos de procissƵes religiosas em Caracas como se fosse do povo venezuelano revoltoso nas ruas; mostrando vĆ­deos antigos como se atuais fossem; e quando, pelo prĆ³prio visual prĆ³spero e “coxinha” dos manifestantes, podemos bem avaliar os interesses de sua sofreguidĆ£o, que os impedem de respeitar os valores democrĆ”ticos e esperar nova eleiĆ§Ć£o para mudar o governo que os desagrada, vejo como meu dever abrir a boca e falar. Dizer a vocĆŖs, jovens de 20, 30, 40 anos de meu Brasil, o que Ć© de fato uma ditadura.

Gleisi a Barbosa: e a sua escolha, Ministro ?

Imagem
Barbosa tratou Teori e Barroso como fantoches Saiu no Globo Overseas ,  que queria botar o Lula na quadrilha : Gleisi rebate Barbosa sobre escolha de ministros do Supremo Ex-ministra do governo Dilma diz que decisĆ£o da Corte sobre mensalĆ£o nĆ£o deve ser questionada BRASƍLIA – A ex-ministra da Casa Civil, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) rebateu o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, pelas declaraƧƵes a respeito da mudanƧa no resultado do julgamento do mensalĆ£o para o crime de formaĆ§Ć£o de quadrilha. Segundo a senadora, Barbosa estaria colocando sob suspeita o processo de escolha dos ministros da Corte, o que incluiria a nomeaĆ§Ć£o do prĆ³prio presidente do tribunal.

Barbosa deu o sinal. E o coxismo golpista se solta no SBT, sob o silĆŖncio do MinistĆ©rio PĆŗblico

Imagem
Autor: Fernando Brito Um cidadĆ£o chamado Paulo Martins, que tem todo o direito pessoal de ser adepto da ultra-direita, estĆ” usando desavergonhadamente um canal de TV, concedido pela UniĆ£o, para fazer propaganda golpista e para desmoralizar o JudiciĆ”rio. E o mote de suas falas vergonhosas Ć©, como jĆ” se esperava (e ficarĆ” pior, com os desdobramentos polĆ­ticos que, escrevam, virĆ£o logo), o senhor Joaquim Barbosa.

Existe representaĆ§Ć£o polĆ­tica submetida ao capital privado?

Imagem
   No financiamento privado de campanha Ć© o prĆ³prio processo de decisĆ£o sobre o uso dos recursos pĆŗblicos que acaba privatizado.    Ladislau Dowbor Este artigo foi editado a partir do capĆ­tulo 4 do livro "Os Estranhos Caminhos do Nosso Dinheiro", de autoria do professor Ladislau Dowbor Podemos comeƧar com um exemplo prĆ”tico. A Friboi Ć© da JBS, o maior grupo mundial na Ć”rea de carne. O pesquisador Alceu Castilho constata: “Existe uma bancada da Friboi no Congresso, com 41 deputados federais eleitos e 7 senadores. Desses 41 deputados financiados pela empresa, apenas um, o gaĆŗcho Vieira da Cunha, votou contra as modificaƧƵes no CĆ³digo Florestal. O prĆ³prio relator do cĆ³digo, Paulo Piau, recebeu R$ 1,25 milhĆ£o de empresas agropecuĆ”rias, sendo que o total de doaƧƵes para a sua campanha foi de R$ 2,3 milhƵes. EntĆ£o temos algumas questƵes. Por que a Friboi patrocinou essas campanhas? Para que eles votassem contra os interesses da empresa? Ɖ evidente que a Fri

O destempero combina com a justiƧa?

Imagem
    As sessƵes do STF de fevereiro de 2014 entrarĆ£o para a histĆ³ria da justiƧa brasileira como aquelas em que se pode diferir o joio do trigo    Daniel Quoist A espetacularizaĆ§Ć£o da justiƧa brasileira ganhou inĆ©dito capĆ­tulo nesta quinta, 27/2, quando foram julgados os embargos infringentes a que tiveram direito JosĆ© Dirceu, JosĆ© GenoĆ­no, dentre outros.   O destempero verbal, a contrariedade mal disfarƧada, o palavreado vĆ£o e vazio do presidente do STF Joaquim Barbosa estiveram em alta, pairando sobre seus colegas juĆ­zes como uma solene afronta ao sagrado direito de divergir para continuar fiel Ć s suas consciĆŖncias.

AĆ©cio: a frase Ć© “sem medo de ser feliz”, nĆ£o Ć© “com medo deste infeliz”

Imagem
 Autor: Fernando Brito Como a gente tem comentado aqui, a estratĆ©gia da oposiĆ§Ć£o brasileira passou do “vamos conversar” para o “vamos te assustar”. Diante do resultado melhor que o esperado de crescimento do Produto Interno Bruto, em lugar de apontar o que pode ser melhorado para que a economia avance, AĆ©cio Neves preferiu, com os demais tucanos e demos,  fazer o estilo “ZĆ© do CaixĆ£o” .

Barbosa, a marionete do golpe, morreu pela boca

Imagem
Barbosa ao lado de seu patrĆ£o, um dos Marinho (eles nĆ£o tem nome prĆ³prio)  por Miguel do RosĆ”rio O escritor argentino Ricardo Piglia, num de seus ensaios, propƵe uma tese segundo a qual um conto oferece sempre duas histĆ³rias. Uma delas acontece num descampado aberto, Ć  vista do leitor, e o talento do artista consiste em esconder a segunda histĆ³ria nos interstĆ­cios da primeira. Agora sabemos que nĆ£o sĆ£o apenas escritores que sabem ocultar uma histĆ³ria secreta nas entrelinhas de uma narrativa clĆ”ssica. O ministro LuĆ­s Roberto Barroso nos mostrou que um jurista astuto (no bom sentido) tambĆ©m possui esse dom. Esta Ć© a razĆ£o do ridĆ­culo destempero de Joaquim Barbosa. Esta Ć© a razĆ£o pela qual Barbosa interrompeu o voto do colega vĆ”rias vezes e fez questĆ£o de, ao final deste, vociferar um discurso raivoso e mal educado. Barbosa sentiu o golpe.

Promotor se diz convencido sobre participaĆ§Ć£o de JosĆ© Serra em cartel do MetrĆ“

Imagem
Para MP, ex-governador sabia que empresas fraudaram licitaƧƵes, superfaturaram preƧos e pagaram propinas Apesar disso, Marcelo Milani pediu aprofundamento das apuraƧƵes sobre envolvimento de ex-governador do PSDB em conluio com empresas do setor metroferroviĆ”rio por RedaĆ§Ć£o RBA SĆ£o Paulo – O promotor de JustiƧa do MinistĆ©rio PĆŗblico de SĆ£o Paulo (MP-SP) Marcelo Camargo Milani disse ontem (26) que hĆ” indĆ­cios da aĆ§Ć£o do ex-governador do estado JosĆ© Serra (PSDB) no cartel de contratos de trem e metrĆ“ em administraƧƵes tucanas, esquema instalado desde 1998, ainda na gestĆ£o de Mario Covas (PSDB).

A OPORTUNA LIƇƃO DE BARROSO

Imagem
Ministro lembrou que JustiƧa trabalha com fatos e provas, em vez de "exemplos" e "sĆ­mbolos" O ministro Luiz Roberto Barroso deu uma aula de justiƧa, ontem. Desde o inĆ­cio da aĆ§Ć£o penal 470 nĆ³s ouvimos a tese de que o paĆ­s precisava de um julgamento exemplar. O argumento Ć© que estĆ”vamos diante de uma denĆŗncia histĆ³rica, cujo resultado teria um grande efeito simbĆ³lico. Barroso disse: “Antes de ser exemplar e simbĆ³lica, a JustiƧa precisa ser justa, sob pena de nĆ£o poder ser nem um bom exemplo nem um bom sĆ­mbolo".

Maioria do STF nĆ£o vĆŖ quadrilha e livra Dirceu do regime fechado

Imagem
Com os votos de mais dois ministros, o STF derrubou a condenaĆ§Ć£o pelo crime de formaĆ§Ć£o de quadrilha aplicada a oito rĆ©us do processo do mensalĆ£o Gustavo Gantois Direto de BrasĆ­lia Com os votos de mais dois ministros dados nesta quinta-feira, o plenĆ”rio do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a condenaĆ§Ć£o pelo crime de formaĆ§Ć£o de quadrilha aplicada a oito rĆ©us do processo do mensalĆ£o. Teori Zavascki e Rosa Weber se juntaram aos votos jĆ” proferidos ontem, de LuĆ­s Roberto Barroso, CĆ”rmen LĆŗcia, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski, e tiraram entĆ£o condenados como o ex-ministro JosĆ© Dirceu e o ex-tesoureiro do PT DelĆŗbio Soares do regime fechado.

E se um beija-flor pousar na sua janela?

Imagem
    VigilĆ¢ncia LĆ­quida, mais recente obra traduzida do autor polonĆŖs, estuda a crescente e muita vez perigosa demanda por "seguranƧa" e sua ameƧa Ć  polĆ­tica.  LĆ©a Maria AarĆ£o Reis Depois de criar a consagrada expressĆ£o modernidade lĆ­quida para a vida contemporĆ¢nea – fluida, inconstante, insegura e insatisfatĆ³ria – e a mesma conceituaĆ§Ć£o para a pĆ³s-modernidade, uma modernidade tardia e “perturbadora” como a que vivemos hoje; e apĆ³s inscrever vĆ”rios best sellers sobre o assunto (Modernidade lĆ­quida, Amor lĆ­quido, Vida lĆ­quida e Medo lĆ­quido) na sua vasta obra literĆ”ria, o polonĆŖs Zygmunt Bauman, 83 anos de idade e sempre transbordando de energia, publicou no Brasil, hĆ” apenas um mĆŖs, mais um volume do que podemos chamar de sĆ©rie - ou de coleĆ§Ć£o. VigilĆ¢ncia lĆ­quida  (Liquid Surveillance [A Conversation]), editado no Brasil pela Zahar, Ć© o resultado de recentes conversas de Bauman, professor emĆ©rito das universidades de VarsĆ³via e de Leeds, na GrĆ£ Bret

Barroso Ć© o Personagem do Dia

Imagem
por : Paulo Nogueira Ponto para ele Luiz Roberto Barroso fez o Ć³bvio, apenas. Mas o Ć³bvio, num ambiente envenenado por Joaquim Barbosa, a voz jurĆ­dica do 1%, Ć© muito. Por isso, imito Nelson Rodrigues, num de seus clĆ”ssicos como colunista de jornal, e faƧo de Barroso meu Personagem do Dia. Estava na cara que figuras como Dirceu, Genoino e DelĆŗbio nĆ£o haviam formado quadrilha. Tecnicamente, a acusaĆ§Ć£o jamais se sustentou. Mas eles estavam sendo condenados por isso a penas estapafĆŗrdias num julgamento que Ć© a maior vergonha da histĆ³ria dos tribunais. Quando atĆ© um jurista conservador como Yves Gandra Martins acusa o julgamento de ser uma farsa Ć© que todos os degraus do escĆ”rnio foram percorridos.

A AlianƧa do Pacƭfico, uma alternativa?

Imagem
    A AlianƧa do PacĆ­fico Ć© a versĆ£o para o sĆ©culo XXI de outros projetos fracassados dos EUA para estender a todo o continente uma Ć”rea de livre comĆ©rcio. por Emir Sader  HĆ” um grande lobby midiĆ”tico internacional – em que o grupo espanhol Prisa, que publica El PaĆ­s, desempenha um papel motor – que, incomodado com o sucesso dos governos progressistas latino-americanos e para defender os interesses das grandes corporaƧƵes internacionais na regiĆ£o, busca fazer dos seus sonhos realidade. A AlianƧa do PacĆ­fico seria o setor dinĆ¢mico da AmĆ©rica Latina e, como corolĆ”rio, o Mexico e nĆ£o o Brasil, seria o grande lĆ­der continental.

Parece que os EUA jogaram duro (e sujo) na UcrĆ¢nia

Imagem
(e contra a UniĆ£o “Foda-se” Europeia) 24/1/2014, [*] Peter Lee , China Matters blog “ Looks Like US Played Hardball in the Ukraine...and Against the EU ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Catherine Ashton cumprimenta Yulia Timishenko ao final da reuniĆ£o entre a "nova cĆŗpula" ucraniana e representantes da UniĆ£o Europeia, ontem, 25/2/2014. Quando se falou de um acordo mediado pela UniĆ£o Europeia entre a oposiĆ§Ć£o e o governo na UcrĆ¢nia, achei que Yanukovich conseguira escapar do tiro. Nada disso. Ao analisar as circunstĆ¢ncias da queda de Yanukovich, Ć© interessante examinar as maquinaƧƵes de Victoria Nuland, neoconservadora do Departamento de Estado (casada com Robert Kagan), a qual, pelo que se vĆŖ, recebeu carta branca, de Obama, para fazer na UcrĆ¢nia o que lhe desse na telha. Considere-se o seguinte:

EUA declararam guerra Ć  democracia

Imagem
Puro fascismo! 26/2/2014, [*] Kevin Barrett , Press TV , IrĆ£ “ USA declares war on democracy ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Thomas Woodrow Wilson  (1856 - 1924)  Desde os dias do presidente Woodrow Wilson – quer dizer, por quase 100 anos – os EUA tĆŖm estado empenhados numa cruzada Ć  sua prĆ³pria moda, para “tornar o mundo seguro para a democracia”. Guerras colossais, quentes e frias, combatidas contra kaisers e fuhrers alemĆ£es, contra comunistas russos e contra nacionalistas no Terceiro Mundo. E em todos os casos o povo norte-americano ouviu que estariam “defendendo a democracia”. Os norte-americanos massacraram 3,5 milhƵes de vietnamitas, e quase mais outro milhĆ£o de cambojanos, para “defender a democracia” no sudeste da Ɓsia. Assassinaram milhƵes de iraquianos com guerras e sanƧƵes para “defender a democracia” no Oriente MĆ©dio.

O jornal que embrulha a carne... e o rei

Imagem
  Por Norma Couri em 26/02/2014 na ediĆ§Ć£o 787  Do ObservatĆ³rio da Imprensa Foi encantador ver FĆ”tima Bernardes misturar jornalismo com salsichas, linguiƧas e frangos e ainda ter de explicar se vĆŖm com ou sem hormĆ“nios e conservantes. Tocante ouvir a jornalista radiante por ter trocado a profissĆ£o por mais um programa de auditĆ³rio onde ela danƧa, pergunta, canta, ri muito e informa pouco. Tudo no intervalo do FantĆ”stico de domingo (23/2) e nos dias subsequentes. No anĆŗncio, ela diz que gostou muito de ter substituĆ­do o “boa noite” pelo “bom dia”, mas ficou no ar se gostou de substituir notĆ­cias por embutidos como garota propaganda da Seara.

A COPA E O TERROR

Imagem
   Postado por Mauro Santayana  (Hoje em Dia) - O governo federal anunciou, em reuniĆ£o da qual participaram representantes da Ć”rea de logĆ­stica e seguranƧa dos 32 paĆ­ses envolvidos, que o Brasil vai investir mais de um bilhĆ£o de reais, e mobilizarĆ” 170.000 homens das polĆ­cias, do exĆ©rcito e de seguranƧa privada durante a realizaĆ§Ć£o do evento, nas diversas cidades-sede, de 12 de junho a 13 de julho deste ano.

Barroso vota por livrar oito rĆ©us do mensalĆ£o da acusaĆ§Ć£o de quadrilha

Imagem
Fernanda Calgaro e Guilherme Balza Do UOL, em BrasĆ­lia e em SĆ£o Paulo O ministro LuĆ­s Roberto Barroso votou, em sessĆ£o nesta quarta-feira (26) do STF (Supremo Tribunal Federal), para que oito rĆ©us do mensalĆ£o sejam absolvidos da condenaĆ§Ć£o por formaĆ§Ć£o de quadrilha, entre eles o ex-ministro JosĆ© Dirceu, o ex-tesoureiro do PT DelĆŗbio Soares e o ex-presidente do partido JosĆ© Genoino. Na sessĆ£o de hoje, a Corte analisa os embargos infringentes que pedem a absolviĆ§Ć£o de oito rĆ©us da acusaĆ§Ć£o de formaĆ§Ć£o de quadrilha.

Aplicativo ajuda na alfabetizaĆ§Ć£o de pessoas com deficiĆŖncia intelectual

Imagem
Tuca Munhoz -  RadioagĆŖncia Nacional 26/02/2014 A nova ferramenta criada pela UnB pode colaborar com alfabetizaĆ§Ć£o de jovens e adultos com deficiĆŖncia intelectual. O MinistĆ©rio da EducaĆ§Ć£o pretende distribuir o aplicativo a mais de 90 mil escolas da rede pĆŗblica de ensino. 00:00

Ao vivo: Embargos infringentes na AP 470

Imagem

Luis Britto GarcĆ­a: Nove chaves sobre o fascismo

Imagem
Guernica de Pablo Picasso Hollywood representa o fascismo como uma quadrilha de mal encarados em uniformes, agitando bandeiras e gritando palavras de ordens. A realidade Ć© mais perversa.  Por Luis Britto GarcĆ­a, na  AgĆŖncia Venezuelana de NotĆ­cias 1. De acordo com Franz Leopold Neuman, em “Behemoth: Estrutura e prĆ”tica do nacional-socialismo, 1933-1944”, o fascismo Ć© a cumplicidade absoluta entre as grandes empresas e o Estado. Quando os interesses do grande capital tornar-se a polĆ­tica, o fascismo estĆ” prĆ³ximo. NĆ£o Ć© por acaso que surgiu em resposta Ć  RevoluĆ§Ć£o Comunista da UniĆ£o SoviĆ©tica.