Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 21, 2014

BRASIL, DE NOVO

Imagem
  Lula faz contraponto à mesmice desinformada De Paulo Moreira Leite na Istoé por Marcelo Zero (*)    O ex-presidente Lula publicou um belo artigo no jornal Valor Econômico.    Nesse artigo, intitulado Por que o Brasil é o País das Oportunidades,    Lula apresenta dados concretos sobre a extraordinária evolução do Brasil    nos últimos 11 anos para demonstrar que o nosso país oferece grandes   

Pedro Serrano: A decisão do STF foi correta; já Barbosa desrespeitou o Supremo ao atacar colegas

Imagem
Joaquim Barbosa ao presidir a sessão do STF que rejeitou crime de formação de quadrilha. Foto:Nelson Jr./SCO/STF (27/02/2014) por Pedro Serrano, em CartaCapital A discussão sobre quadrilha dividiu os ministros em 2012, dividiu no ano passado e, agora, voltou a dividi-los, mas desta vez com um resultado diferente: em favor dos réus. A razão da divergência é simples: a acusação não conseguiu provar que os réus se reuniram de forma permanente com o propósito de cometer crimes. Seis ministros entendem que não houve formação de quadrilha e sim, como votou Rosa Weber, “situações em que os réus fazem apenas uma coparticipação para obter vantagens individuais”.

Alckmin fez opção pela lógica da violência

Imagem
Em defesa das mobilizações populares por Carlos Neder* Causa preocupação a pesquisa Datafolha, que aponta o aumento da rejeição das pessoas pelas manifestações de rua. Para que não fique dúvida alguma, quero deixar claro que apoio as mobilizações, desde que realizadas de maneira pacífica. A presença dos jovens nas discussões do dia a dia das cidades é bem-vinda e deve ser incentivada. Esse é o direito de exercer, de maneira ativa e plena, a cidadania. E serve também como um recado aos partidos, políticos e detentores de mandatos públicos de que é preciso encontrar outros mecanismos de se fazer política e agregar essas novas demandas sociais.

A PRAGA DOS AGROTÓXICOS E O VENENO DA CORRUPÇÃO

Imagem
 Postado por Mauro Santayana   (JB) - O Portal IG informa que, no ano passado, o Brasil consumiu um bilhão de litros de agrotóxicos, ou cinco mil mililitros de substâncias que podem provocar, entre outras doenças, de câncer a problemas neurológicos, por habitante. Detemos, hoje, o assustador título de maiores importadores de agrotóxicos do planeta, entre eles, quatorze substâncias mortais já proibidas em outros países, que têm sido livremente usadas no Brasil.

O Espetáculo em Kiev − A Revolução Marrom na Ucrânia

Imagem
Traduzido por João Aroldo Kiev "by night"- Opera House Eu sou um grande fã de Kiev, uma cidade afável de caráter burguês agradável, com seus abundantes pequenos restaurantes, ruas arborizadas limpas e bonomia dos seus beer gardens . Cem anos atrás, Kiev era predominantemente um resort russo, e algumas áreas centrais mantiveram este sabor. Agora Kiev é patrulhada por bandidos armados da Ucrânia Ocidental, por combatentes do Setor Direita (Pravy Sektor) neonazista, descendentes de Stepan Bandera, soldados traidores ucranianos e por seus camaradas-em-armas locais de caráter nacionalista. Membro da ABWEHR alemã Stepan Bandera (centro) com uniforme alemão, com a patente de Tenente-Comandante, a ordem alemã da "Cruz de Mérito de 2ª classe com espadas ". Essa ordem alemã era concedida àqueles que exibiam bravura pessoal, sem participar diretamente das hostilidades. Após um mês de confronto, o presidente Viktor Yanukovitch cedeu, assinou a r

"É meu dever dizer aos jovens o que é um golpe de estado"

Imagem
   "Neste momento em que um golpe ronda um país vizinho, é meu dever dizer aos jovens o que é um golpe de estado" Hildegard Angel Neste momento extremamente grave em que vemos um golpe militar caminhar célere rumo a um país vizinho, com o noticiário chegando a nós de modo distorcido, utilizando-se de imagens fictícias , exibindo fotos de procissões religiosas em Caracas como se fosse do povo venezuelano revoltoso nas ruas; mostrando vídeos antigos como se atuais fossem; e quando, pelo próprio visual próspero e “coxinha” dos manifestantes, podemos bem avaliar os interesses de sua sofreguidão, que os impedem de respeitar os valores democráticos e esperar nova eleição para mudar o governo que os desagrada, vejo como meu dever abrir a boca e falar. Dizer a vocês, jovens de 20, 30, 40 anos de meu Brasil, o que é de fato uma ditadura.

Gleisi a Barbosa: e a sua escolha, Ministro ?

Imagem
Barbosa tratou Teori e Barroso como fantoches Saiu no Globo Overseas ,  que queria botar o Lula na quadrilha : Gleisi rebate Barbosa sobre escolha de ministros do Supremo Ex-ministra do governo Dilma diz que decisão da Corte sobre mensalão não deve ser questionada BRASÍLIA – A ex-ministra da Casa Civil, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) rebateu o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, pelas declarações a respeito da mudança no resultado do julgamento do mensalão para o crime de formação de quadrilha. Segundo a senadora, Barbosa estaria colocando sob suspeita o processo de escolha dos ministros da Corte, o que incluiria a nomeação do próprio presidente do tribunal.

Barbosa deu o sinal. E o coxismo golpista se solta no SBT, sob o silêncio do Ministério Público

Imagem
Autor: Fernando Brito Um cidadão chamado Paulo Martins, que tem todo o direito pessoal de ser adepto da ultra-direita, está usando desavergonhadamente um canal de TV, concedido pela União, para fazer propaganda golpista e para desmoralizar o Judiciário. E o mote de suas falas vergonhosas é, como já se esperava (e ficará pior, com os desdobramentos políticos que, escrevam, virão logo), o senhor Joaquim Barbosa.

Existe representação política submetida ao capital privado?

Imagem
   No financiamento privado de campanha é o próprio processo de decisão sobre o uso dos recursos públicos que acaba privatizado.    Ladislau Dowbor Este artigo foi editado a partir do capítulo 4 do livro "Os Estranhos Caminhos do Nosso Dinheiro", de autoria do professor Ladislau Dowbor Podemos começar com um exemplo prático. A Friboi é da JBS, o maior grupo mundial na área de carne. O pesquisador Alceu Castilho constata: “Existe uma bancada da Friboi no Congresso, com 41 deputados federais eleitos e 7 senadores. Desses 41 deputados financiados pela empresa, apenas um, o gaúcho Vieira da Cunha, votou contra as modificações no Código Florestal. O próprio relator do código, Paulo Piau, recebeu R$ 1,25 milhão de empresas agropecuárias, sendo que o total de doações para a sua campanha foi de R$ 2,3 milhões. Então temos algumas questões. Por que a Friboi patrocinou essas campanhas? Para que eles votassem contra os interesses da empresa? É evidente que a Fri

O destempero combina com a justiça?

Imagem
    As sessões do STF de fevereiro de 2014 entrarão para a história da justiça brasileira como aquelas em que se pode diferir o joio do trigo    Daniel Quoist A espetacularização da justiça brasileira ganhou inédito capítulo nesta quinta, 27/2, quando foram julgados os embargos infringentes a que tiveram direito José Dirceu, José Genoíno, dentre outros.   O destempero verbal, a contrariedade mal disfarçada, o palavreado vão e vazio do presidente do STF Joaquim Barbosa estiveram em alta, pairando sobre seus colegas juízes como uma solene afronta ao sagrado direito de divergir para continuar fiel às suas consciências.

Aécio: a frase é “sem medo de ser feliz”, não é “com medo deste infeliz”

Imagem
 Autor: Fernando Brito Como a gente tem comentado aqui, a estratégia da oposição brasileira passou do “vamos conversar” para o “vamos te assustar”. Diante do resultado melhor que o esperado de crescimento do Produto Interno Bruto, em lugar de apontar o que pode ser melhorado para que a economia avance, Aécio Neves preferiu, com os demais tucanos e demos,  fazer o estilo “Zé do Caixão” .

Barbosa, a marionete do golpe, morreu pela boca

Imagem
Barbosa ao lado de seu patrão, um dos Marinho (eles não tem nome próprio)  por Miguel do Rosário O escritor argentino Ricardo Piglia, num de seus ensaios, propõe uma tese segundo a qual um conto oferece sempre duas histórias. Uma delas acontece num descampado aberto, à vista do leitor, e o talento do artista consiste em esconder a segunda história nos interstícios da primeira. Agora sabemos que não são apenas escritores que sabem ocultar uma história secreta nas entrelinhas de uma narrativa clássica. O ministro Luís Roberto Barroso nos mostrou que um jurista astuto (no bom sentido) também possui esse dom. Esta é a razão do ridículo destempero de Joaquim Barbosa. Esta é a razão pela qual Barbosa interrompeu o voto do colega várias vezes e fez questão de, ao final deste, vociferar um discurso raivoso e mal educado. Barbosa sentiu o golpe.

Promotor se diz convencido sobre participação de José Serra em cartel do Metrô

Imagem
Para MP, ex-governador sabia que empresas fraudaram licitações, superfaturaram preços e pagaram propinas Apesar disso, Marcelo Milani pediu aprofundamento das apurações sobre envolvimento de ex-governador do PSDB em conluio com empresas do setor metroferroviário por Redação RBA São Paulo – O promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) Marcelo Camargo Milani disse ontem (26) que há indícios da ação do ex-governador do estado José Serra (PSDB) no cartel de contratos de trem e metrô em administrações tucanas, esquema instalado desde 1998, ainda na gestão de Mario Covas (PSDB).

A OPORTUNA LIÇÃO DE BARROSO

Imagem
Ministro lembrou que Justiça trabalha com fatos e provas, em vez de "exemplos" e "símbolos" O ministro Luiz Roberto Barroso deu uma aula de justiça, ontem. Desde o início da ação penal 470 nós ouvimos a tese de que o país precisava de um julgamento exemplar. O argumento é que estávamos diante de uma denúncia histórica, cujo resultado teria um grande efeito simbólico. Barroso disse: “Antes de ser exemplar e simbólica, a Justiça precisa ser justa, sob pena de não poder ser nem um bom exemplo nem um bom símbolo".

Maioria do STF não vê quadrilha e livra Dirceu do regime fechado

Imagem
Com os votos de mais dois ministros, o STF derrubou a condenação pelo crime de formação de quadrilha aplicada a oito réus do processo do mensalão Gustavo Gantois Direto de Brasília Com os votos de mais dois ministros dados nesta quinta-feira, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a condenação pelo crime de formação de quadrilha aplicada a oito réus do processo do mensalão. Teori Zavascki e Rosa Weber se juntaram aos votos já proferidos ontem, de Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski, e tiraram então condenados como o ex-ministro José Dirceu e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares do regime fechado.

E se um beija-flor pousar na sua janela?

Imagem
    Vigilância Líquida, mais recente obra traduzida do autor polonês, estuda a crescente e muita vez perigosa demanda por "segurança" e sua ameça à política.  Léa Maria Aarão Reis Depois de criar a consagrada expressão modernidade líquida para a vida contemporânea – fluida, inconstante, insegura e insatisfatória – e a mesma conceituação para a pós-modernidade, uma modernidade tardia e “perturbadora” como a que vivemos hoje; e após inscrever vários best sellers sobre o assunto (Modernidade líquida, Amor líquido, Vida líquida e Medo líquido) na sua vasta obra literária, o polonês Zygmunt Bauman, 83 anos de idade e sempre transbordando de energia, publicou no Brasil, há apenas um mês, mais um volume do que podemos chamar de série - ou de coleção. Vigilância líquida  (Liquid Surveillance [A Conversation]), editado no Brasil pela Zahar, é o resultado de recentes conversas de Bauman, professor emérito das universidades de Varsóvia e de Leeds, na Grã Bret

Barroso é o Personagem do Dia

Imagem
por : Paulo Nogueira Ponto para ele Luiz Roberto Barroso fez o óbvio, apenas. Mas o óbvio, num ambiente envenenado por Joaquim Barbosa, a voz jurídica do 1%, é muito. Por isso, imito Nelson Rodrigues, num de seus clássicos como colunista de jornal, e faço de Barroso meu Personagem do Dia. Estava na cara que figuras como Dirceu, Genoino e Delúbio não haviam formado quadrilha. Tecnicamente, a acusação jamais se sustentou. Mas eles estavam sendo condenados por isso a penas estapafúrdias num julgamento que é a maior vergonha da história dos tribunais. Quando até um jurista conservador como Yves Gandra Martins acusa o julgamento de ser uma farsa é que todos os degraus do escárnio foram percorridos.

A Aliança do Pacífico, uma alternativa?

Imagem
    A Aliança do Pacífico é a versão para o século XXI de outros projetos fracassados dos EUA para estender a todo o continente uma área de livre comércio. por Emir Sader  Há um grande lobby midiático internacional – em que o grupo espanhol Prisa, que publica El País, desempenha um papel motor – que, incomodado com o sucesso dos governos progressistas latino-americanos e para defender os interesses das grandes corporações internacionais na região, busca fazer dos seus sonhos realidade. A Aliança do Pacífico seria o setor dinâmico da América Latina e, como corolário, o Mexico e não o Brasil, seria o grande líder continental.

Parece que os EUA jogaram duro (e sujo) na Ucrânia

Imagem
(e contra a União “Foda-se” Europeia) 24/1/2014, [*] Peter Lee , China Matters blog “ Looks Like US Played Hardball in the Ukraine...and Against the EU ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Catherine Ashton cumprimenta Yulia Timishenko ao final da reunião entre a "nova cúpula" ucraniana e representantes da União Europeia, ontem, 25/2/2014. Quando se falou de um acordo mediado pela União Europeia entre a oposição e o governo na Ucrânia, achei que Yanukovich conseguira escapar do tiro. Nada disso. Ao analisar as circunstâncias da queda de Yanukovich, é interessante examinar as maquinações de Victoria Nuland, neoconservadora do Departamento de Estado (casada com Robert Kagan), a qual, pelo que se vê, recebeu carta branca, de Obama, para fazer na Ucrânia o que lhe desse na telha. Considere-se o seguinte:

EUA declararam guerra à democracia

Imagem
Puro fascismo! 26/2/2014, [*] Kevin Barrett , Press TV , Irã “ USA declares war on democracy ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Thomas Woodrow Wilson  (1856 - 1924)  Desde os dias do presidente Woodrow Wilson – quer dizer, por quase 100 anos – os EUA têm estado empenhados numa cruzada à sua própria moda, para “tornar o mundo seguro para a democracia”. Guerras colossais, quentes e frias, combatidas contra kaisers e fuhrers alemães, contra comunistas russos e contra nacionalistas no Terceiro Mundo. E em todos os casos o povo norte-americano ouviu que estariam “defendendo a democracia”. Os norte-americanos massacraram 3,5 milhões de vietnamitas, e quase mais outro milhão de cambojanos, para “defender a democracia” no sudeste da Ásia. Assassinaram milhões de iraquianos com guerras e sanções para “defender a democracia” no Oriente Médio.

O jornal que embrulha a carne... e o rei

Imagem
  Por Norma Couri em 26/02/2014 na edição 787  Do Observatório da Imprensa Foi encantador ver Fátima Bernardes misturar jornalismo com salsichas, linguiças e frangos e ainda ter de explicar se vêm com ou sem hormônios e conservantes. Tocante ouvir a jornalista radiante por ter trocado a profissão por mais um programa de auditório onde ela dança, pergunta, canta, ri muito e informa pouco. Tudo no intervalo do Fantástico de domingo (23/2) e nos dias subsequentes. No anúncio, ela diz que gostou muito de ter substituído o “boa noite” pelo “bom dia”, mas ficou no ar se gostou de substituir notícias por embutidos como garota propaganda da Seara.

A COPA E O TERROR

Imagem
   Postado por Mauro Santayana  (Hoje em Dia) - O governo federal anunciou, em reunião da qual participaram representantes da área de logística e segurança dos 32 países envolvidos, que o Brasil vai investir mais de um bilhão de reais, e mobilizará 170.000 homens das polícias, do exército e de segurança privada durante a realização do evento, nas diversas cidades-sede, de 12 de junho a 13 de julho deste ano.

Barroso vota por livrar oito réus do mensalão da acusação de quadrilha

Imagem
Fernanda Calgaro e Guilherme Balza Do UOL, em Brasília e em São Paulo O ministro Luís Roberto Barroso votou, em sessão nesta quarta-feira (26) do STF (Supremo Tribunal Federal), para que oito réus do mensalão sejam absolvidos da condenação por formação de quadrilha, entre eles o ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-presidente do partido José Genoino. Na sessão de hoje, a Corte analisa os embargos infringentes que pedem a absolvição de oito réus da acusação de formação de quadrilha.

Aplicativo ajuda na alfabetização de pessoas com deficiência intelectual

Imagem
Tuca Munhoz -  Radioagência Nacional 26/02/2014 A nova ferramenta criada pela UnB pode colaborar com alfabetização de jovens e adultos com deficiência intelectual. O Ministério da Educação pretende distribuir o aplicativo a mais de 90 mil escolas da rede pública de ensino. 00:00

Ao vivo: Embargos infringentes na AP 470

Imagem

Luis Britto García: Nove chaves sobre o fascismo

Imagem
Guernica de Pablo Picasso Hollywood representa o fascismo como uma quadrilha de mal encarados em uniformes, agitando bandeiras e gritando palavras de ordens. A realidade é mais perversa.  Por Luis Britto García, na  Agência Venezuelana de Notícias 1. De acordo com Franz Leopold Neuman, em “Behemoth: Estrutura e prática do nacional-socialismo, 1933-1944”, o fascismo é a cumplicidade absoluta entre as grandes empresas e o Estado. Quando os interesses do grande capital tornar-se a política, o fascismo está próximo. Não é por acaso que surgiu em resposta à Revolução Comunista da União Soviética.

Bola rolando: Democracia x Mercados na AL

Imagem
Esgotou a viabilidade de uma construção negociada da democracia social na AL, nos marcos da economia de mercado? O clássico truncado na Venezuela sugere que sim por: Saul Leblon   A tentativa de construir  uma democracia social na América Latina – a região mais desigual do planeta--  tornou-se  um espinho na garganta do  jogral conservador. Equiparar a igualdade de direitos civis ao seu equivalente no campo econômico significa levar a sério a democracia como o regime intrinsecamente dotado de  meios para dilatar seus próprios fins. No limite, e em tese,  significa não pedir autorização ao dinheiro para transformar carências em direitos e dívidas históricas em lei.

O sarcófago do Real

Imagem
Enquanto comemora o passado de 20 anos do Plano Real, o PSDB quer voltar a ser governo porque simplesmente não consegue e não aguenta mais ser oposição. O PSDB reuniu seus próceres e alguns convidados ilustres, como os governistas de sempre, Renan Calheiros e Romero Jucá, para comemorar os 20 anos do Plano Real. Atordoado com o indiciamento e a renúncia de Eduardo Azeredo (deputado do PSDB-MG); atropelado pelo escândalo da Siemens e chamuscado com o fio desencapado do caso Alstom; com a garganta seca pelo susto de uma crise de racionamento de água em São Paulo; enfim, com uma avalanche de notícias ruins, era preciso mudar de assunto.

Raúl Castro e Lula participam de debate sobre energia em Cuba

Imagem
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto  O presidente cubano Raúl Castro conversou hoje com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a produção de energia em Cuba. Lula chegou em Havana ontem para debater e compartilhar experiências sobre energia e agricultura. O ex-presidente conversou com Raúl Casto sobre a ampliação do uso de biomassa na matriz energética cubana, aproveitando a vocação do país para a produção de cana-de-açúcar. Acompanha Lula na viagem o senador Blairo Maggi, que veio compartilhar com os cubanos a experiência brasileira de produção de soja, para melhorar a produtividade do cultivo na ilha. Amanhã, Lula e Maggi visitarão uma plantação de soja no interior de Cuba.

Estudantes brasileiros em Cuba se reúnem com Lula

Imagem
Apenas em 2014, Cuba formará 350 jovens brasileiros que foram para a ilha estudar medicina gratuitamente. Um grupo destes estudantes que se formarão médicos em julho e voltarão para o Brasil para ajudar suas comunidades, se reuniu com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite desta terça-feira (25), em Havana. Os estudantes convidaram Lula para voltar para Cuba em julho, para o ex-presidente participar da formatura dos brasileiros após seis anos de estudo de medicina. Eles também conversaram da necessidade de mudanças no processo de validação do diploma de brasileiros que estudam medicina no exterior e do programa Mais Médicos, que atingirá o número de 13 mil médicos cubanos para atender em locais onde não houver profissionais brasileiros dispostos a atuar. Os estudantes disseram querer retornar ao Brasil para participar do programa e atuar em comunidades carentes com uma prática mais humanista da medicina. “Parabéns, vocês são motivo de orgulho para nós”, disse Lu

Números frustrantes para a oposição

Imagem
Análise / Vox Populi / CartaCapital Foi um tempo precioso perdido para os adversários de Dilma Rousseff. Faltam sete meses e meio para as eleições por  Marcos Coimbra A notícia mais relevante da recém-concluída pesquisa CartaCapital/Vox Populi  é a estabilidade do cenário eleitoral. Quando se comparam os resultados desta com aqueles da pesquisa anterior, realizada em outubro do ano passado, percebe-se que a estrutura das intenções de voto é basicamente a mesma. Também ficaram iguais a avaliação do governo federal (mantida majoritariamente positiva) e a identificação dos problemas que preocupam os eleitores em sua natureza e hierarquia (com a proeminência da saúde).

E a “falida” Petrobras lucrou 11% a mais em 2013?

Imagem
Autor: Fernando Brito Os jornais vão amanhecer com  esta informação, seguida ou antecedida dos “mas, porém, entretanto, todavia”  que acompanha qualquer notícia econômica boa neste país. Num ano difícil, com queda na produção (menos 2% na média anual) provocada por uma série de fatores (declínio de poços antigos, atraso na ligação de novos – tanto por dificuldades técnicas quanto por demora na produção de equipamentos nacionais – e mesmo pela natural dificuldade de uma complexa cadeia de equipamentos navais), com valorização do câmbio e com a mais que necessária cooperação para evitar que altas dos combustíveis acirrassem um espasmo inflacionário, com tudo isso, a Petrobras teve um lucro superior em 11,3% em relação ao verificado em 2012, invertendo dois anos consecutivos de queda no lucro da empresa.

DEFESA E SEGURANÇA: A OTAN E O ATLÂNTICO SUL.

Imagem
Postado por Mauro Santayana (JB) - A crescente integração política e econômica da América Latina e a importância desse projeto para as perspectivas de projeção dos países ocidentais sobre o Atlântico Sul tem se transformado, nos últimos anos, em um tema de relevante interesse para os Estados Unidos e seus parceiros da Aliança Atlântica no âmbito militar e de defesa. Nesse sentido, é interessante a leitura de um estudo recentemente publicado pelo CENAA – Center for European and North Atlantic Affairs, denominado NATO GLOBAL PARTNERSHIPS IN THE XXI CENTURY - Parcerias globais da OTAN no Século XXI, analisando as perspectivas de atuação da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a aliança militar que une a Europa e os Estados Unidos, com relação ao Brasil e à América Latina.

Ucrânia e a grande ofensiva dos EUA contra a Rússia

Imagem
  A Rússia não vai admitir um regime pró-ocidente no país mais importante para sua segurança. Onde, como e quando responderá a tais provocações?  Nazanín Armanian (*) Em uma conferência patrocinada pela petroleira Chevron, a subsecretária dos Estados Unidos, Victoria Nuland, revelou que, desde 1991, seu país investira mais de cinco bilhões de dólares na Ucrânia, um dos países mais estratégicos do planeta. E não foi para erradicar a pobreza, precisamente. A divulgação (pela Rússia?) de uma conversar telefônica entre Nuland, uma ferrenha anti-Rússia procedente da OTAN, e o embaixador norte-americano em Kiev dias antes, em que ela se queixou da União Europeia por ser incapaz de derrubar o governo. Afirmou também usar um representante da ONU – organismo internacional tratado como marionete – para formar um novo Executivo, de acordo com a suspeita.

O galo americano prepara-se para cocoricar de cima do lixão asiático

Imagem
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Postado por Castor Filho às 23:23:00 Este artigo é variante encurtada de um artigo publicado em 25/2/2014, pelo mesmo autor,   no Asia Times Online sob o título: “ Asia pivot comes back to bite the US ” Em outras palavras: é hora de os EUA cacarejarem a plenos pulmões, na celebração do pivô para a Ásia. Isso, acho eu, é o que farão no tour “Fodam-se vocês” que o presidente Obama realizará pelas democracias asiáticas em abril de 2014. A viagem exige mais que apenas rápido trabalho preliminar, dada a complicada situação na Ásia. Não é só que a República Popular da China e o Japão estejam engalfinhados em furioso arranca-rabo, e que as Filipinas tenham declarado que o Mar do Sul da China é o novo Sudetenland [1] , e que a República Popular da China enfrentará confrontação, não negociação. O caso é que os EUA estão menos que perfeitamente felizes com os pontiagudos cotovelos do primeiro-ministro japonês

Pepe Escobar: A OTAN anexará a Ucrânia?

Imagem
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Postado por Castor Filho Manifestantes oposicionistas carregam um homem ferido em uma maca na Praça Maidan, em Kiev 20/2/2014 (Reuters / Vasili Fedosenko) Quem acredite que Washington esteja profundamente apaixonada por “democracia” na Ucrânia deve fazer uma visitinha a eBay, único local onde se viram as armas de destruição em massa de Saddam Hussein, e onde elas continuam à venda, à espera da melhor proposta. Ou prestar mais atenção às negativas-que-nada-negam do governo Obama, que jura todos os dias que não está guerreando “guerra à distância” nem Guerra Fria Redux na Ucrânia. Em resumo: a política de Washington para a Ucrânia sempre foi anti-Moscou. Implica mudança de regime sempre que necessária. Dado que a União Europeia (UE), em termos geopolíticos, não passa de apêndice da OTAN, trata-se sempre, de fato, de a OTAN estender suas fronteiras até a Ucrânia. E anexar, pelo menos, a Ucrânia Ocidental – que já seria

“Protestos” assassinaram a democracia − Ucrânia derrotada pela intriga e pela violência

Imagem
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Postado por Castor Filho Manifestantes moderados estendem bandeira da UE em Kiev (24/11/2014) Quem manda lá? Não, com certeza, os moderados alugados e bem pagos que Washington e a União Europeia sonhavam pôr lá, como novo governo da Ucrânia. O acordo que a oposição sustentada por Washington e pela União Europeia fizeram com o presidente Yanukovich para pôr fim à crise não durou meia hora. Até o ex-campeão de boxe, Vitali Klitschko, que fazia pose de líder da oposição há apenas poucas horas, foi vaiado pelos vândalos e terroristas, e descartado. O agora nomeado presidente por algo que parece ser um Parlamento irrelevante, Oleksandr Turchynov , não tem apoio algum entre os que derrubaram o governo. Como a BBC noticiou , (...) como todos os políticos da oposição, Turchynov não goza da confiança nem do respeito dos reunidos na Praça Independencia em Kiev.

Agrotóxicos: Fiocruz publica carta alertando para os perigos de mudanças na lei

Imagem
A Fiocruz divulgou uma carta aberta à sociedade brasileira, na qual alerta para os riscos das recentes mudanças na legislação que regula o uso de agrotóxicos, e no perigo de projetos de lei que flexibilizem a função regulatória do Estado. O texto reforça como estudos científicos têm comprovado os danos provocados pelos ag rotóxicos à saúde das populações, afetando sobretudo segmentos sociais de grande vulnerabilidade, como moradores e trabalhadores de áreas rurais,  populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas. Em setembro de 2013, a Fiocruz já havia assinado uma nota  alertando sobre os perigos do mercado de agrotóxicos, assinada também pelo   Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca)  e pela  Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) .

Nova testemunha da tortura. O STF vai continuar de “vista cansada” para os crimes da ditadura?

Imagem
Autor: Fernando Brito O Brasil acolheu os tratados internacionais que definem a tortura como crime imprescritível. O Brasil, mas não o Supremo Tribunal Federal, que continua achando que a Lei da Anistia, editada em pleno período autoritário, tem mais força que a nossa Constituição, à qual os tratados internacional se incorporam. Mas o trabalho da Comissão nacional da Verdade, embora não tenha força judicial, vai colocando fatos e provas diante de suas “duríssimas” Excelência, aquelas que dizem que não vão permitir privilégios e impunidade de quem quer que seja…exceto os torturadores.

Bomba! Requião ao Plim-Plim: A Globo de SP não é da Globo!

Imagem
Ainda por cima, o terreno é invadido ! Plim-Plim, vamos sacolejar ? O Senador Requião – aquele que fala umas tantas coisas dos filhos do Roberto Marinho, que, como Governador, não deu um tusta de publicidade à Globo, e pergunta – sem resposta – ao ministro Mantega pelo DARF , apresentou à mesa do Senado, nesta terça-feira, requerimento a ser encaminhado ao Ministro Plim-Plim (ou será Trim-Trim ?). Trata-se de pedido para efetuar a cessação imediata dos direitos da Globo sobre a Globo São Paulo, adquirida em processo de deslavada fraude, como comprovado na Justiça. Agora é que o Plim-Plim vai pipocar !

Sonegação dos ricos é 25 vezes maior que corrupção nos países em desenvolvimento

Imagem
  No ano passado, cerca de um trilhão de dólares fugiram dos países em desenvolvimento e terminaram em paraísos fiscais. Conheça as capitais da corrupção.  Marcelo Justo Londres - Uma visão muito difundida sobre o desenvolvimento econômico afirma que os problemas enfrentados pelas economias em desenvolvimento e os países pobres se devem à corrupção. Essa visão se choca com um dado contundente da realidade internacional: a China. Nem mesmo o Partido Comunista põe em dúvida que a corrupção é um dos grandes problemas nacionais, o que não impediu um crescimento médio de dois dígitos nas últimas três décadas.

Banqueiros dão palestras a juízes que julgam ações contra bancos; Tribunal de Justiça nega conflito de interesse

Imagem
Representantes dos principais bancos brasileiros palestraram para juízes paulistas; 55 foram convocados por Conceição Lemes A jornalista Lúcia Rodrigues foi quem primeiro nos chamou a atenção para o seminário  O Poder Judiciário e o sistema financeiro . Depois, três juízes alertaram que o evento, promovido pela Escola Paulista de Magistratura (EPM), tinha sido coordenado pelo próprio presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), o desembargador José Renato Nalini. Público-alvo: magistrados.

Maradona, "um soldado da Venezuela"

Imagem
  Por Altamiro Borges Diante da violência dos golpistas na Venezuela e do cerco midiático contra o "revolução bolivariana", o craque Diego Maradona postou nesta semana uma mensagem em que reafirma o seu apoio ao povo da nação vizinha. "Estou disposto a ser um soldado da Venezuela", enfatiza o ex-capitão e ex-técnico da seleção argentina, que nunca se acovardou diante dos holofotes da mídia. "Estamos vendo todas as mentiras ditas pela imprensa e criadas pelos imperialistas", postou em seu twitter. O craque também decidiu gravar um vídeo em solidariedade ao presidente venezuelano Nicolás Maduro.