Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 20, 2014

E se um beija-flor pousar na sua janela?

Imagem
    Vigilância Líquida, mais recente obra traduzida do autor polonês, estuda a crescente e muita vez perigosa demanda por "segurança" e sua ameça à política.  Léa Maria Aarão Reis Depois de criar a consagrada expressão modernidade líquida para a vida contemporânea – fluida, inconstante, insegura e insatisfatória – e a mesma conceituação para a pós-modernidade, uma modernidade tardia e “perturbadora” como a que vivemos hoje; e após inscrever vários best sellers sobre o assunto (Modernidade líquida, Amor líquido, Vida líquida e Medo líquido) na sua vasta obra literária, o polonês Zygmunt Bauman, 83 anos de idade e sempre transbordando de energia, publicou no Brasil, há apenas um mês, mais um volume do que podemos chamar de série - ou de coleção. Vigilância líquida  (Liquid Surveillance [A Conversation]), editado no Brasil pela Zahar, é o resultado de recentes conversas de Bauman, professor emérito das universidades de Varsóvia e de Leeds, na Grã Bret

Barroso é o Personagem do Dia

Imagem
por : Paulo Nogueira Ponto para ele Luiz Roberto Barroso fez o óbvio, apenas. Mas o óbvio, num ambiente envenenado por Joaquim Barbosa, a voz jurídica do 1%, é muito. Por isso, imito Nelson Rodrigues, num de seus clássicos como colunista de jornal, e faço de Barroso meu Personagem do Dia. Estava na cara que figuras como Dirceu, Genoino e Delúbio não haviam formado quadrilha. Tecnicamente, a acusação jamais se sustentou. Mas eles estavam sendo condenados por isso a penas estapafúrdias num julgamento que é a maior vergonha da história dos tribunais. Quando até um jurista conservador como Yves Gandra Martins acusa o julgamento de ser uma farsa é que todos os degraus do escárnio foram percorridos.

A Aliança do Pacífico, uma alternativa?

Imagem
    A Aliança do Pacífico é a versão para o século XXI de outros projetos fracassados dos EUA para estender a todo o continente uma área de livre comércio. por Emir Sader  Há um grande lobby midiático internacional – em que o grupo espanhol Prisa, que publica El País, desempenha um papel motor – que, incomodado com o sucesso dos governos progressistas latino-americanos e para defender os interesses das grandes corporações internacionais na região, busca fazer dos seus sonhos realidade. A Aliança do Pacífico seria o setor dinâmico da América Latina e, como corolário, o Mexico e não o Brasil, seria o grande líder continental.

Parece que os EUA jogaram duro (e sujo) na Ucrânia

Imagem
(e contra a União “Foda-se” Europeia) 24/1/2014, [*] Peter Lee , China Matters blog “ Looks Like US Played Hardball in the Ukraine...and Against the EU ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Catherine Ashton cumprimenta Yulia Timishenko ao final da reunião entre a "nova cúpula" ucraniana e representantes da União Europeia, ontem, 25/2/2014. Quando se falou de um acordo mediado pela União Europeia entre a oposição e o governo na Ucrânia, achei que Yanukovich conseguira escapar do tiro. Nada disso. Ao analisar as circunstâncias da queda de Yanukovich, é interessante examinar as maquinações de Victoria Nuland, neoconservadora do Departamento de Estado (casada com Robert Kagan), a qual, pelo que se vê, recebeu carta branca, de Obama, para fazer na Ucrânia o que lhe desse na telha. Considere-se o seguinte:

EUA declararam guerra à democracia

Imagem
Puro fascismo! 26/2/2014, [*] Kevin Barrett , Press TV , Irã “ USA declares war on democracy ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Thomas Woodrow Wilson  (1856 - 1924)  Desde os dias do presidente Woodrow Wilson – quer dizer, por quase 100 anos – os EUA têm estado empenhados numa cruzada à sua própria moda, para “tornar o mundo seguro para a democracia”. Guerras colossais, quentes e frias, combatidas contra kaisers e fuhrers alemães, contra comunistas russos e contra nacionalistas no Terceiro Mundo. E em todos os casos o povo norte-americano ouviu que estariam “defendendo a democracia”. Os norte-americanos massacraram 3,5 milhões de vietnamitas, e quase mais outro milhão de cambojanos, para “defender a democracia” no sudeste da Ásia. Assassinaram milhões de iraquianos com guerras e sanções para “defender a democracia” no Oriente Médio.

O jornal que embrulha a carne... e o rei

Imagem
  Por Norma Couri em 26/02/2014 na edição 787  Do Observatório da Imprensa Foi encantador ver Fátima Bernardes misturar jornalismo com salsichas, linguiças e frangos e ainda ter de explicar se vêm com ou sem hormônios e conservantes. Tocante ouvir a jornalista radiante por ter trocado a profissão por mais um programa de auditório onde ela dança, pergunta, canta, ri muito e informa pouco. Tudo no intervalo do Fantástico de domingo (23/2) e nos dias subsequentes. No anúncio, ela diz que gostou muito de ter substituído o “boa noite” pelo “bom dia”, mas ficou no ar se gostou de substituir notícias por embutidos como garota propaganda da Seara.

A COPA E O TERROR

Imagem
   Postado por Mauro Santayana  (Hoje em Dia) - O governo federal anunciou, em reunião da qual participaram representantes da área de logística e segurança dos 32 países envolvidos, que o Brasil vai investir mais de um bilhão de reais, e mobilizará 170.000 homens das polícias, do exército e de segurança privada durante a realização do evento, nas diversas cidades-sede, de 12 de junho a 13 de julho deste ano.

Barroso vota por livrar oito réus do mensalão da acusação de quadrilha

Imagem
Fernanda Calgaro e Guilherme Balza Do UOL, em Brasília e em São Paulo O ministro Luís Roberto Barroso votou, em sessão nesta quarta-feira (26) do STF (Supremo Tribunal Federal), para que oito réus do mensalão sejam absolvidos da condenação por formação de quadrilha, entre eles o ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-presidente do partido José Genoino. Na sessão de hoje, a Corte analisa os embargos infringentes que pedem a absolvição de oito réus da acusação de formação de quadrilha.

Aplicativo ajuda na alfabetização de pessoas com deficiência intelectual

Imagem
Tuca Munhoz -  Radioagência Nacional 26/02/2014 A nova ferramenta criada pela UnB pode colaborar com alfabetização de jovens e adultos com deficiência intelectual. O Ministério da Educação pretende distribuir o aplicativo a mais de 90 mil escolas da rede pública de ensino. 00:00

Ao vivo: Embargos infringentes na AP 470

Imagem

Luis Britto García: Nove chaves sobre o fascismo

Imagem
Guernica de Pablo Picasso Hollywood representa o fascismo como uma quadrilha de mal encarados em uniformes, agitando bandeiras e gritando palavras de ordens. A realidade é mais perversa.  Por Luis Britto García, na  Agência Venezuelana de Notícias 1. De acordo com Franz Leopold Neuman, em “Behemoth: Estrutura e prática do nacional-socialismo, 1933-1944”, o fascismo é a cumplicidade absoluta entre as grandes empresas e o Estado. Quando os interesses do grande capital tornar-se a política, o fascismo está próximo. Não é por acaso que surgiu em resposta à Revolução Comunista da União Soviética.

Bola rolando: Democracia x Mercados na AL

Imagem
Esgotou a viabilidade de uma construção negociada da democracia social na AL, nos marcos da economia de mercado? O clássico truncado na Venezuela sugere que sim por: Saul Leblon   A tentativa de construir  uma democracia social na América Latina – a região mais desigual do planeta--  tornou-se  um espinho na garganta do  jogral conservador. Equiparar a igualdade de direitos civis ao seu equivalente no campo econômico significa levar a sério a democracia como o regime intrinsecamente dotado de  meios para dilatar seus próprios fins. No limite, e em tese,  significa não pedir autorização ao dinheiro para transformar carências em direitos e dívidas históricas em lei.

O sarcófago do Real

Imagem
Enquanto comemora o passado de 20 anos do Plano Real, o PSDB quer voltar a ser governo porque simplesmente não consegue e não aguenta mais ser oposição. O PSDB reuniu seus próceres e alguns convidados ilustres, como os governistas de sempre, Renan Calheiros e Romero Jucá, para comemorar os 20 anos do Plano Real. Atordoado com o indiciamento e a renúncia de Eduardo Azeredo (deputado do PSDB-MG); atropelado pelo escândalo da Siemens e chamuscado com o fio desencapado do caso Alstom; com a garganta seca pelo susto de uma crise de racionamento de água em São Paulo; enfim, com uma avalanche de notícias ruins, era preciso mudar de assunto.

Raúl Castro e Lula participam de debate sobre energia em Cuba

Imagem
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto  O presidente cubano Raúl Castro conversou hoje com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a produção de energia em Cuba. Lula chegou em Havana ontem para debater e compartilhar experiências sobre energia e agricultura. O ex-presidente conversou com Raúl Casto sobre a ampliação do uso de biomassa na matriz energética cubana, aproveitando a vocação do país para a produção de cana-de-açúcar. Acompanha Lula na viagem o senador Blairo Maggi, que veio compartilhar com os cubanos a experiência brasileira de produção de soja, para melhorar a produtividade do cultivo na ilha. Amanhã, Lula e Maggi visitarão uma plantação de soja no interior de Cuba.

Estudantes brasileiros em Cuba se reúnem com Lula

Imagem
Apenas em 2014, Cuba formará 350 jovens brasileiros que foram para a ilha estudar medicina gratuitamente. Um grupo destes estudantes que se formarão médicos em julho e voltarão para o Brasil para ajudar suas comunidades, se reuniu com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite desta terça-feira (25), em Havana. Os estudantes convidaram Lula para voltar para Cuba em julho, para o ex-presidente participar da formatura dos brasileiros após seis anos de estudo de medicina. Eles também conversaram da necessidade de mudanças no processo de validação do diploma de brasileiros que estudam medicina no exterior e do programa Mais Médicos, que atingirá o número de 13 mil médicos cubanos para atender em locais onde não houver profissionais brasileiros dispostos a atuar. Os estudantes disseram querer retornar ao Brasil para participar do programa e atuar em comunidades carentes com uma prática mais humanista da medicina. “Parabéns, vocês são motivo de orgulho para nós”, disse Lu

Números frustrantes para a oposição

Imagem
Análise / Vox Populi / CartaCapital Foi um tempo precioso perdido para os adversários de Dilma Rousseff. Faltam sete meses e meio para as eleições por  Marcos Coimbra A notícia mais relevante da recém-concluída pesquisa CartaCapital/Vox Populi  é a estabilidade do cenário eleitoral. Quando se comparam os resultados desta com aqueles da pesquisa anterior, realizada em outubro do ano passado, percebe-se que a estrutura das intenções de voto é basicamente a mesma. Também ficaram iguais a avaliação do governo federal (mantida majoritariamente positiva) e a identificação dos problemas que preocupam os eleitores em sua natureza e hierarquia (com a proeminência da saúde).

E a “falida” Petrobras lucrou 11% a mais em 2013?

Imagem
Autor: Fernando Brito Os jornais vão amanhecer com  esta informação, seguida ou antecedida dos “mas, porém, entretanto, todavia”  que acompanha qualquer notícia econômica boa neste país. Num ano difícil, com queda na produção (menos 2% na média anual) provocada por uma série de fatores (declínio de poços antigos, atraso na ligação de novos – tanto por dificuldades técnicas quanto por demora na produção de equipamentos nacionais – e mesmo pela natural dificuldade de uma complexa cadeia de equipamentos navais), com valorização do câmbio e com a mais que necessária cooperação para evitar que altas dos combustíveis acirrassem um espasmo inflacionário, com tudo isso, a Petrobras teve um lucro superior em 11,3% em relação ao verificado em 2012, invertendo dois anos consecutivos de queda no lucro da empresa.

DEFESA E SEGURANÇA: A OTAN E O ATLÂNTICO SUL.

Imagem
Postado por Mauro Santayana (JB) - A crescente integração política e econômica da América Latina e a importância desse projeto para as perspectivas de projeção dos países ocidentais sobre o Atlântico Sul tem se transformado, nos últimos anos, em um tema de relevante interesse para os Estados Unidos e seus parceiros da Aliança Atlântica no âmbito militar e de defesa. Nesse sentido, é interessante a leitura de um estudo recentemente publicado pelo CENAA – Center for European and North Atlantic Affairs, denominado NATO GLOBAL PARTNERSHIPS IN THE XXI CENTURY - Parcerias globais da OTAN no Século XXI, analisando as perspectivas de atuação da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a aliança militar que une a Europa e os Estados Unidos, com relação ao Brasil e à América Latina.

Ucrânia e a grande ofensiva dos EUA contra a Rússia

Imagem
  A Rússia não vai admitir um regime pró-ocidente no país mais importante para sua segurança. Onde, como e quando responderá a tais provocações?  Nazanín Armanian (*) Em uma conferência patrocinada pela petroleira Chevron, a subsecretária dos Estados Unidos, Victoria Nuland, revelou que, desde 1991, seu país investira mais de cinco bilhões de dólares na Ucrânia, um dos países mais estratégicos do planeta. E não foi para erradicar a pobreza, precisamente. A divulgação (pela Rússia?) de uma conversar telefônica entre Nuland, uma ferrenha anti-Rússia procedente da OTAN, e o embaixador norte-americano em Kiev dias antes, em que ela se queixou da União Europeia por ser incapaz de derrubar o governo. Afirmou também usar um representante da ONU – organismo internacional tratado como marionete – para formar um novo Executivo, de acordo com a suspeita.

O galo americano prepara-se para cocoricar de cima do lixão asiático

Imagem
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Postado por Castor Filho às 23:23:00 Este artigo é variante encurtada de um artigo publicado em 25/2/2014, pelo mesmo autor,   no Asia Times Online sob o título: “ Asia pivot comes back to bite the US ” Em outras palavras: é hora de os EUA cacarejarem a plenos pulmões, na celebração do pivô para a Ásia. Isso, acho eu, é o que farão no tour “Fodam-se vocês” que o presidente Obama realizará pelas democracias asiáticas em abril de 2014. A viagem exige mais que apenas rápido trabalho preliminar, dada a complicada situação na Ásia. Não é só que a República Popular da China e o Japão estejam engalfinhados em furioso arranca-rabo, e que as Filipinas tenham declarado que o Mar do Sul da China é o novo Sudetenland [1] , e que a República Popular da China enfrentará confrontação, não negociação. O caso é que os EUA estão menos que perfeitamente felizes com os pontiagudos cotovelos do primeiro-ministro japonês

Pepe Escobar: A OTAN anexará a Ucrânia?

Imagem
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Postado por Castor Filho Manifestantes oposicionistas carregam um homem ferido em uma maca na Praça Maidan, em Kiev 20/2/2014 (Reuters / Vasili Fedosenko) Quem acredite que Washington esteja profundamente apaixonada por “democracia” na Ucrânia deve fazer uma visitinha a eBay, único local onde se viram as armas de destruição em massa de Saddam Hussein, e onde elas continuam à venda, à espera da melhor proposta. Ou prestar mais atenção às negativas-que-nada-negam do governo Obama, que jura todos os dias que não está guerreando “guerra à distância” nem Guerra Fria Redux na Ucrânia. Em resumo: a política de Washington para a Ucrânia sempre foi anti-Moscou. Implica mudança de regime sempre que necessária. Dado que a União Europeia (UE), em termos geopolíticos, não passa de apêndice da OTAN, trata-se sempre, de fato, de a OTAN estender suas fronteiras até a Ucrânia. E anexar, pelo menos, a Ucrânia Ocidental – que já seria

“Protestos” assassinaram a democracia − Ucrânia derrotada pela intriga e pela violência

Imagem
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Postado por Castor Filho Manifestantes moderados estendem bandeira da UE em Kiev (24/11/2014) Quem manda lá? Não, com certeza, os moderados alugados e bem pagos que Washington e a União Europeia sonhavam pôr lá, como novo governo da Ucrânia. O acordo que a oposição sustentada por Washington e pela União Europeia fizeram com o presidente Yanukovich para pôr fim à crise não durou meia hora. Até o ex-campeão de boxe, Vitali Klitschko, que fazia pose de líder da oposição há apenas poucas horas, foi vaiado pelos vândalos e terroristas, e descartado. O agora nomeado presidente por algo que parece ser um Parlamento irrelevante, Oleksandr Turchynov , não tem apoio algum entre os que derrubaram o governo. Como a BBC noticiou , (...) como todos os políticos da oposição, Turchynov não goza da confiança nem do respeito dos reunidos na Praça Independencia em Kiev.

Agrotóxicos: Fiocruz publica carta alertando para os perigos de mudanças na lei

Imagem
A Fiocruz divulgou uma carta aberta à sociedade brasileira, na qual alerta para os riscos das recentes mudanças na legislação que regula o uso de agrotóxicos, e no perigo de projetos de lei que flexibilizem a função regulatória do Estado. O texto reforça como estudos científicos têm comprovado os danos provocados pelos ag rotóxicos à saúde das populações, afetando sobretudo segmentos sociais de grande vulnerabilidade, como moradores e trabalhadores de áreas rurais,  populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas. Em setembro de 2013, a Fiocruz já havia assinado uma nota  alertando sobre os perigos do mercado de agrotóxicos, assinada também pelo   Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca)  e pela  Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) .

Nova testemunha da tortura. O STF vai continuar de “vista cansada” para os crimes da ditadura?

Imagem
Autor: Fernando Brito O Brasil acolheu os tratados internacionais que definem a tortura como crime imprescritível. O Brasil, mas não o Supremo Tribunal Federal, que continua achando que a Lei da Anistia, editada em pleno período autoritário, tem mais força que a nossa Constituição, à qual os tratados internacional se incorporam. Mas o trabalho da Comissão nacional da Verdade, embora não tenha força judicial, vai colocando fatos e provas diante de suas “duríssimas” Excelência, aquelas que dizem que não vão permitir privilégios e impunidade de quem quer que seja…exceto os torturadores.

Bomba! Requião ao Plim-Plim: A Globo de SP não é da Globo!

Imagem
Ainda por cima, o terreno é invadido ! Plim-Plim, vamos sacolejar ? O Senador Requião – aquele que fala umas tantas coisas dos filhos do Roberto Marinho, que, como Governador, não deu um tusta de publicidade à Globo, e pergunta – sem resposta – ao ministro Mantega pelo DARF , apresentou à mesa do Senado, nesta terça-feira, requerimento a ser encaminhado ao Ministro Plim-Plim (ou será Trim-Trim ?). Trata-se de pedido para efetuar a cessação imediata dos direitos da Globo sobre a Globo São Paulo, adquirida em processo de deslavada fraude, como comprovado na Justiça. Agora é que o Plim-Plim vai pipocar !

Sonegação dos ricos é 25 vezes maior que corrupção nos países em desenvolvimento

Imagem
  No ano passado, cerca de um trilhão de dólares fugiram dos países em desenvolvimento e terminaram em paraísos fiscais. Conheça as capitais da corrupção.  Marcelo Justo Londres - Uma visão muito difundida sobre o desenvolvimento econômico afirma que os problemas enfrentados pelas economias em desenvolvimento e os países pobres se devem à corrupção. Essa visão se choca com um dado contundente da realidade internacional: a China. Nem mesmo o Partido Comunista põe em dúvida que a corrupção é um dos grandes problemas nacionais, o que não impediu um crescimento médio de dois dígitos nas últimas três décadas.

Banqueiros dão palestras a juízes que julgam ações contra bancos; Tribunal de Justiça nega conflito de interesse

Imagem
Representantes dos principais bancos brasileiros palestraram para juízes paulistas; 55 foram convocados por Conceição Lemes A jornalista Lúcia Rodrigues foi quem primeiro nos chamou a atenção para o seminário  O Poder Judiciário e o sistema financeiro . Depois, três juízes alertaram que o evento, promovido pela Escola Paulista de Magistratura (EPM), tinha sido coordenado pelo próprio presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), o desembargador José Renato Nalini. Público-alvo: magistrados.

Maradona, "um soldado da Venezuela"

Imagem
  Por Altamiro Borges Diante da violência dos golpistas na Venezuela e do cerco midiático contra o "revolução bolivariana", o craque Diego Maradona postou nesta semana uma mensagem em que reafirma o seu apoio ao povo da nação vizinha. "Estou disposto a ser um soldado da Venezuela", enfatiza o ex-capitão e ex-técnico da seleção argentina, que nunca se acovardou diante dos holofotes da mídia. "Estamos vendo todas as mentiras ditas pela imprensa e criadas pelos imperialistas", postou em seu twitter. O craque também decidiu gravar um vídeo em solidariedade ao presidente venezuelano Nicolás Maduro.

'Isso não é uma recuperação, é uma bolha, e ela vai estourar'

Imagem
Bolhas de proporções históricas estão se desenvolvendo nos Estados Unidos e no Reino Unido, os dois mercados de ações mais importantes do mundo. Londres - De acordo com o mercado financeiro, a economia do Reino Unido está vivendo um boom. Não um velho e tradicional boom, mas um histórico. Em 28 de outubro de 2013, o índice FTSE 100 atingiu 6,734 pontos, rompendo o nível alcançado no auge do boom econômico antes da crise financeira global de 2008 (que foi de 6.730 , registrado em outubro de 2007) . Desde então, esse índice tem registrado altos e baixos, mas em 21 de fevereiro de 2014, o FTSE 100 subiu para um novo patamar de 6,838 . Neste ritmo, poderá em breve ultrapassar o nível mais alto já alcançado desde que o índice começou em 1984 - 6.930, registrado em dezembro de 1999, durante os dias de glória da bolha pontocom.

Por que o Brasil é o país das oportunidades

Imagem
Do Valor Por Luiz Inácio Lula da Silva Passados cinco anos do início da crise global, o mundo ainda enfrenta suas consequências, mas já se prepara para um novo ciclo de crescimento. As atenções estão voltadas para mercados emergentes como o Brasil. Nosso modelo de desenvolvimento com inclusão social atraiu e continua atraindo investidores de toda parte. É hora de mostrar as grandes oportunidades que o país oferece, num quadro de estabilidade que poucos podem apresentar.

Ódio de Joaquim Barbosa mantém Dirceu em regime fechado e ilegal

Imagem
Autor: Fernando Brito Todos se recordam que Joaquim Barbosa tanto fez que  derrubou o juiz da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal , que é o responsável pela administração das penas impostas a José Dirceu. Assim como foi Joaquim Barbosa que  revogou a ordem do presidente interino do STF Ricardo Lewandowski  para que o pedido de trabalho externo, a que José Dirceu tem direito como condenado em regime semi-aberto, tramitasse.

Dilma: Copa é oportunidade para mostrar a força e a vitalidade da nação brasileira

Imagem
A presidenta Dilma Rousseff aproveitou a realização nesta segunda-feira (24) da VII Cúpula Brasil-União Europeia, em Bruxelas, na Bélgica, para promover a Copa do Mundo de 2014 e convidar os europeus a torcer de perto por suas seleções no Brasil. Dilma afirmou que o evento será uma oportunidade de mostrar a força e a vitalidade da nação brasileira. “E queria dizer para vocês que a Copa não será apenas um evento esportivo. Será um evento esportivo, sim, esse é o principal aspecto da Copa, mas também é uma oportunidade do Brasil se mostrar ao mundo, mostrar a força e a vitalidade da nação brasileira, a alegria dos brasileiros em receber todos os seus convidados e quero que todos sejam muito bem vindos e se sintam em casa no Brasil”. Dilma lembrou que a Copa do Mundo será palco de promoção da paz e de campanhas contra o racismo. A presidenta disse ainda que, apesar do futebol ter sido criado na Inglaterra, a casa do futebol é no Brasil. E em tom descontraído, apostou na vitória da

Ucrânia: NSA “vaza” uma ameaça a Merkel

Imagem
Ukraine: NSA “Leak” As A Threat To Merkel Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Será que a Alemanha terá peito suficiente para enfrentar os EUA?  Os EUA e a União Europeia não concordam sobre a Ucrânia. Os europeus prefeririam não provocar os russos (calma lá! Eles fornecem o gás que aquece nossos lares) e prefeririam alguma concessão, como resultado na Ucrânia. Eis a razão pela qual a oferta de dinheiro que a União Europeia fez à Ucrânia foi, para começar, insultantemente pouco dinheiro, e teve de ser rejeitada. Os EUA querem confrontação com a Rússia e um regime fantoche completamente servil na Ucrânia. Embora Merkel queira instalar seu protegido, e campeão de boxe Klitschko no poder na Ucrânia, ela não quer pagar por isso – pelo menos, não quer pagar muito. Os EUA não gostam da escolha de Merkel e querem pôr lá o seu próprio oligarca. A propósito disso, precisamente, foi que a secretária-assistente e neoconservadora Victoria Nuland enunciou seu

As limitações dos nossos conhecimentos

Imagem
Parte do que imaginamos sobre a China está defasada da atual realidade por Paulo Yokota Com base nos conhecimentos que obtive “in loco” na imensa China, ouso afirmar que parte do que imaginamos sobre aquele país está defasada da atual realidade. Pensamos a China como uniforme, quando ela possui muitas etnias diferentes com o povo falando os seus idiomas como cantonês, pequinês e dezenas de outros, sendo o mandarim o oficial usado pelas elites.

O futuro do PSDB por trás da renúncia de Azeredo

Imagem
Acusado de desviar verba mineira para financiar sua derrotada campanha reeleitoral ao governo em 1998, Azeredo foi vice-prefeito de Belo Horizonte 'Mensalão' tucano atrapalha não só o sonho presidencial de Aécio Neves, mas também a eleição em Minas, um dos dois redutos eleitorais do PSDB por André Barrocal Abandonado pelo partido que ajudou a fundar e presidiu, Eduardo Azeredo fez o que restava para tentar escapar de punições pelo “mensalão” do PSDB em Minas Gerais, ao renunciar ao mandato de deputado na quarta-feira 19. O PSDB busca manter distância do caso, mas tem razões de sobra para comemorar a decisão. Sobretudo o presidente do partido, senador Aécio Neves. O processo contra Azeredo é uma dupla ameaça. Atrapalha o sonho presidencial de Aécio e a disputa pelo governo de Minas, terra do senador e do segundo maior eleitorado do País, sob comando dos tucanos desde 2003.

O STF E A PARÁBOLA SOBRE A QUADRILHA

Imagem
Você pode ter a opinião que quiser sobre os condenados da AP 470. Mas não pode dizer que se uniram para "o fim de cometer crimes" O Supremo encara na quarta-feira o debate sobre os embargos infringentes contra a condenação de crime de quadrilha contra os réus da Ação Penal 470. Conforme o artigo 288 do Código Penal, quadrilha é uma associação de “três pessoas, em quadrilha ou bando, para o fim de cometer crimes". A condenação por este crime é inaceitável.

Clarín é fatiado e a mídia estrebucha

Imagem
  Por Altamiro Borges Na semana passada, o governo argentino aprovou a proposta de fatiamento do Grupo Clarín, o maior conglomerado de mídia do país. A medida, fixada pela ousada “Ley de Medios”, foi festejada pela Autoridade Federal de Serviços de Comunicação Audiovisual (Afsca), a agência estatal responsável pela regulação deste setor estratégico. "Com a adequação do Clarín à lei, não acaba seu direito de informar e opinar com liberdade. Acaba sua possibilidade de se impor como um gigante econômico e monopólico para manipular a opinião pública e condicionar a democracia", comemorou Martín Sabbatella, diretor do órgão. No mundo inteiro – principalmente na América Latina –, os barões da mídia lamentaram a derrota parcial.

Conflicts Fórum: Comentário semanal de 31/1-7/2/2014

Imagem
“ Conflicts Forum’s Weekly Comments31/january − 7 february 2014 ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Mapa político do Oriente Médio Já é visível que muitos “Mercados Emergentes” (ME) estão sofrendo com uma retirada do dinheiro de curto prazo que esteve “estacionado” lá como efeito de uma expansão monetária sem precedentes buscada principalmente por EUA, Japão e China. Agora, (depois do “afunilamento” [orig. taper ] pelo Fed dos EUA) o “dinheiro quente” está sendo trazido de volta para casa – e por toda parte as moedas dos ME estão caindo. Mas a queda no valor das respectivas moedas foi particularmente evidente na Turquia (10% em relação ao dólar norte-americano, ao longo do último ano), que gerou uma reação do tipo “choque e pavor” pelo Banco Central Turco, com aumento de juros, de 7,75% para 12,5% — aumento possivelmente suficiente para “furar” o balão do “milagre” turco e, de fato, o “modelo turco” (da Fraternidade Muçulmana). O Banco Central Turco tem boas

Porque Jefferson não desperta “os instintos mais primitivos” da direita.

Imagem
Autor: Fernando Brito Roberto Jefferson, desde o início de sua carreira como auxiliar de apresentador do programa “O povo na TV”, foi um homem que usava e abusava das agressões verbais, violentas, destas que se faz em estado catatônico, claro que sempre estudado para as câmaras. Assim foi até a CPI dos Correios, com direito a olho roxo e à estudada provocação a José Dirceu com a famosa frase de que ele “despertava seus instintos mais primitivos” Depois, o câncer o fez recolher-se e, aparentemente, passar a guardar um comportamento mais discreto.

1981 - Dia do Lula condenado

Imagem
Aconteceu em 25 de fevereiro       1981 - Dia do Lula condenado   A Justiça Militar condena Lula e mais 10 sindicalistas do ABC, com base na Lei de Segurança Nacional, pela greve de 1980. As penas mais tarde serão revogadas . A foto de Lula na ficha do Dops

Presidente da OAB defende fim de doação empresarial em campanha

Imagem
  Em artigo publicado neste domingo na imprensa nacional, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho, defende o fim do investimento empresarial em campanhas eleitorais. Segundo ele, o investimento empresarial em campanhas é inconstitucional, como é a participação censitária de pessoas físicas e jurídicas no processo político eleitoral. Empresas não se enquadram no conceito de povo. No artigo, ele lembra o manifesto "Um homem, um voto", em que Nelson Mandela dizia que negros e brancos, homens e mulheres, trabalhadores e empresários, devem ter igual participação na definição dos destinos do país. “A legislação, que regula o financiamento de campanhas e institui uma injustificada discriminação, acertadamente proíbe a contribuição de sindicatos e de organizações de classe e religiosas. Assim, não podem as empresas participar da vida política nacional”, afirma o dirigente classista.

O fracasso do socialismo de cátedra

Imagem
Sem a contribuição da polícia com sua repressão, os socialistas de cátedra e mentores da violência só irão figurar nos noticiários sensacionalistas.    Wanderley Guilherme dos Santos Socialistas de cátedra e adeptos da violência não serão capazes de promover impasses institucionais. Faltam-lhes causa reconhecida e apoio da população. Obterão alguns traços eleitorais, talvez. Nem isso, caso a repressão não coopere com eles usando da mesma selvageria. Sem a contribuição da polícia os socialistas de cátedra e mentores da violência só irão figurar nos noticiários sensacionalistas. Fracassarão. Impasses institucionais são corolários da adesão de grupos sociais dotados de preferências intensas, uns a favor, outros contrários a pautas específicas. A solução de conflitos de tal magnitude se dá por revolução, por golpe de estado ou por negociação. O Brasil passou por alguns impasses cujas soluções variaram.