Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 11, 2014

Possebon: Dantas, Gilmar e FHC. Tudo a mesma sopa !

Imagem
Quando Cantidiano, a CVM e o “Conselhinho” sobem ao banco dos rĆ©us, com o Dantas ? O Conversa Afiada reproduz importante  artigo de Samuel Possebon, da Teletime, um dos maiores especialistas mundiais de “Daniel Dantas et caterva”. Foi extraĆ­do do Blog do Nassif, que descreveu aqui e aqui as peripĆ©cias de Gilmar Dantas (*) no tĆŖ-jo-ta-da-Ba-hi-a, senhores ! (NĆ£o deixe assistir aos vĆ­deos sobre as epistolas do senador tucano Eduardo Suplicy (PT-SP) e “ Ah, se o Barbosa fosse o Barbosa! “.   Sobre o livro de Rubens Valente e os movimentos do grupo Opportunity

Dilma: Quem nĆ£o respeita o Bolsa FamĆ­lia nĆ£o conhece o brasileiro

Imagem
 Roberto Stuckert Filho/PR  A presidenta Dilma Rousseff rebateu crĆ­ticas aos programas de inclusĆ£o social do governo federal durante a manhĆ£ desta segunda-feira (17), na formatura de 1.254 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino TĆ©cnico e Emprego (Pronatec), no municĆ­pio mineiro de Governador Valadares.  Presidenta rebateu crĆ­ticas a programas sociais do governo: 'VocĆŖs lembram quando o Brasil era para poucos? NĆ£o pode haver barreiras, as pessoas tĆŖm que ter oportunidades iguais'.

Barbosa dĆ” sinais de que pode deixar STF sem julgar mensalĆ£o tucano

Imagem
Barbosa, em cerimĆ“nia que foi palanque de AĆ©cio Neves em Minas, em abril de 2013. PossĆ­vel vice em chapa tucana? por Helena Sthephanowitz   Uma revista semanal de grande circulaĆ§Ć£o publicada no Ćŗltimo final de semana traz reportagem sobre planos futuros do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa. Segundo a publicaĆ§Ć£o, o magistrado expressa desejo de se aposentar da Corte logo apĆ³s encerrar o julgamento dos embargos infringentes que faltam na AĆ§Ć£o Penal 470 (o chamado mensalĆ£o) – e nĆ£o descarta seguir carreira polĆ­tica. Publicou tambĆ©m que o ministro teria dito que atualmente o PT estĆ” "tomado por bandidos", e especulou sobre uma candidatura presidencial, assunto jĆ” abordado pelo colega de tribunal Marco AurĆ©lio Mello.

Se Ć© legĆ­timo para Gilmar Mendes...

Imagem
    Gilmar Mendes se sente confortĆ”vel em expor seu rancor nĆ£o apenas com os apenados, mas tambĆ©m com os que se atrevem mostrar solidariedade tĆ”cita.  Daniel Quoist NĆ£o bastassem suas usuais provocaƧƵes ao PT, ao governo do PT, aos lĆ­deres do PT, aos petistas presos no suspeitĆ­ssimo julgamento da AP-470, ainda acha por bem tripudiar sobre as centenas de pessoas que voluntariamente fizeram doaƧƵes para ajudar no pagamento de multas judiciais devidas por JosĆ© GenoĆ­no e DelĆŗbio Soares.

Fernando Henrique entra em campo. Dilma nĆ£o contava com este reforƧo

Imagem
Autor: Fernando Brito As constataƧƵes nĆ£o sĆ£o minhas, mas do colunista JoĆ£o Bosco Rabello, do EstadĆ£o : “A participaĆ§Ć£o cada vez mais intensa do ex-presidente Fernando Henrique na orientaĆ§Ć£o estratĆ©gica do PSDB, e seus conteĆŗdos em textos e em fĆ³runs privados dos quais participa, indicam que rivalizarĆ” com o ex-presidente Lula na campanha presidencial deste ano.

Rubens Valente fala sobre OperaĆ§Ć£o Banqueiro no Roda Vida

Imagem
publicado em 17 de fevereiro de 2014 Ć s 19:27 por Luis Nassif, em seu blog Hoje o Roda Viva serĆ” com o repĆ³rter Rubens Valente, a propĆ³sito de seu livro sobre a operaĆ§Ć£o Satiagraha. No livro, Rubens nĆ£o analisa o papel da imprensa. Se analisasse, um capĆ­tulo especial poderia ser dedicado ao Roda Viva e aos entĆ£o dirigentes da FundaĆ§Ć£o Padre Anchieta, Paulo Markun e Gabriel Priolli.

O rolo compressor do governo do ParanĆ”

Imagem
    Por Pedro Carrano, no jornal Brasil de Fato : O Projeto de Lei nĀŗ 726/2013 e o Projeto de Lei Complementar (PLC) nĀŗ 22 foram enviados pelo governador Beto Richa (PSDB) Ć  Assembleia Legislativa do ParanĆ” (Alep) para votaĆ§Ć£o no dia 16 de dezembro, mas foram retirados da pauta pela pressĆ£o de 200 trabalhadores e militantes que ocuparam as tribunas da Alep durante a sessĆ£o. A proposta do Projeto de Lei transfere a gestĆ£o de todos os hospitais e unidades de saĆŗde, incluindo estrutura e profissionais, para a FundaĆ§Ć£o Estatal de AtenĆ§Ć£o em SaĆŗde do Estado do ParanĆ”, de nome Funeas. Hoje, a responsabilidade Ć© da Secretaria Estadual de SaĆŗde (Sesa).

EntĆ£o, o Professor Sam estĆ” entre os cinco frĆ”geis? VĆŖ se manca, Dona Janete

Imagem
Autor: Fernando Brito Semana passada, quando toda a imprensa batia palmas para a canhestra declaraĆ§Ć£o da nova presidente do Federal Reserve de que o Brasil era um dos chamados “Cinco FrĆ”geis” da economia mundial, este modesto blog disse que era  “muito bonito falar da casa alheia”  , quando as contas pĆŗblicas dos Estados Unidos era muito, mas muito piores do que as nossas, com a diferenƧa – imensa – de que nĆ£o podemos emitir dĆ³lares.

“Arrogante, vingativo e sedento de poder”: quem Ć© o homem que estĆ” tentando derrubar o governo venezuelano

Imagem
por :   Diario do Centro do Mundo Lopez Publicado originalmente na  BBC Brasil . Popular, carismĆ”tico, imprevisĆ­vel, arrogante e sedento de poder. Essas sĆ£o algumas das caracterĆ­sticas que analistas e lĆ­deres polĆ­ticos costumam usar para definir Leopoldo LĆ³pez, o mais novo inimigo pĆŗblico do governo venezuelano de NicolĆ”s Maduro. ReferĆŖncia da ala radical da oposiĆ§Ć£o venezuelana, LĆ³pez estĆ” sendo procurado pela JustiƧa venezuelana. A polĆ­cia chegou a fazer buscas em sua casa neste domingo, mas ele nĆ£o estava lĆ”. O opositor nĆ£o Ć© visto em pĆŗblico desde quarta-feira, quando milhares de estudantes sairam Ć s ruas, liderados por ele, para exigir uma mudanƧa de governo.

O paĆ­s tem que aprender a se livrar de ministros do Supremo que nĆ£o se comportam como juĆ­zes

Imagem
por :   Paulo Nogueira Sem noĆ§Ć£o Nunca na histĆ³ria do Brasil juĆ­zes do Supremo foram tĆ£o petulantes, tĆ£o desastrados, tĆ£o enviesados em seus julgamentos e tĆ£o nocivos para a democracia como Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes. O Brasil tem visto, nos Ćŗltimos dias, a exacerbaĆ§Ć£o de um comportamento simplesmente intolerĆ”vel da parte dos dois. Como aceitar que dois juĆ­zes da corte mais alta se mostrem tĆ£o parciais? Eles deveriam pairar acima das paixƵes polĆ­ticas, como todo juiz que se preze, mas eles acabaram absolutamente tragados por elas. As frases e as atitudes de Barbosa e Gilmar desafiam o bom senso mesmo, a inteligĆŖncia e o decoro.

Lula: NĆ£o vamos nos esquecer do Haiti

Imagem
A rtigo de Lula: NĆ£o vamos nos esquecer do Haiti Feb 17, 2014 Em 2014, completam-se dez anos de presenƧa da MissĆ£o de Paz das NaƧƵes Unidas no Haiti e quatro anos do terremoto que devastou e agravou a frĆ”gil situaĆ§Ć£o deste que Ć© o paĆ­s mais pobre da AmĆ©rica Latina. Grandes crises institucionais e catĆ”strofes naturais levam paĆ­ses Ć s  manchetes em todo o mundo e despertam durante algum tempo a atenĆ§Ć£o da imprensa internacional e dos governantes. Mas depois, sobretudo se o paĆ­s vitimado Ć© pobre e perifĆ©rico, sem peso no jogo geopolĆ­tico global, os holofotes se apagam, as notĆ­cias se tornam cada vez mais raras, o clamor de solidariedade arrefece e boa parte das promessas de apoio sĆ£o esquecidas. AtĆ© porque a reconstruĆ§Ć£o das Ć”reas atingidas e a soluĆ§Ć£o real dos problemas de suas populaƧƵes nĆ£o acontece, obviamente, na mesma velocidade com que as notĆ­cias sĆ£o difundidas na internet e na televisĆ£o. Exige uma atuaĆ§Ć£o paciente e continuada, com inevitĆ”veis altos e baixos, ao lo

Luis Fernando Verƭssimo: O incrƭvel e o inacreditƔvel

Imagem
MĆ©dico cubano Juan Delgado foi hostilizado no Brasil. |Foto: Folha de S.Paulo “IncrĆ­vel” e “inacreditĆ”vel” querem dizer a mesma coisa — e nĆ£o querem. “IncrĆ­vel” Ć© elogio. VocĆŖ acha incrĆ­vel o que Ć© difĆ­cil de acreditar de tĆ£o bom. JĆ” inacreditĆ”vel Ć© o que vocĆŖ se recusa a acreditar de tĆ£o nefasto, nefĆ”rio e nefando — a linha mĆ©dia do ExecrĆ”vel Futebol Clube. Por Luis Fernando VerĆ­ssimo, no Jornal GGN IncrĆ­vel Ć© qualquer demonstraĆ§Ć£o de um talento superior, seja o daquela moƧa por quem ninguĆ©m dĆ” nada e abre a boca e canta como um anjo, o do mirrado reserva que entra em campo e sai driblando tudo, inclusive a bandeirinha do cĆ³rner, o do mĆ”gico que tira moedas do nariz e transforma lenƧos em pombas brancas, o do escritor que torneia frases como se as esculpisse. InacreditĆ”vel seria o Jair Bolsonaro na presidĆŖncia da ComissĆ£o de Direitos Humanos da CĆ¢mara em substituiĆ§Ć£o ao Feliciano, uma ilustraĆ§Ć£o viva da frase “ir de mal a pior”.

Dilma: safra recorde Ć© importante para o crescimento do paĆ­s

Imagem
A presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (17) que a produĆ§Ć£o brasileira de grĆ£os serĆ” recorde em 2014 e deve atingir mais de 193 milhƵes de toneladas, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento. ReproduĆ§Ć£o Safra. (ReproduĆ§Ć£o) “O Brasil vai alcanƧar, com esse recorde, a lideranƧa mundial na produĆ§Ć£o de soja, mostrando a forƧa da agricultura brasileira, o que Ć© muito importante para o crescimento do paĆ­s, tambĆ©m para o abastecimento interno, para as exportaƧƵes brasileiras e, assim, para o saldo da balanƧa comercial". No programa semanal CafĆ© com a Presidenta, Dilma informou que a safra recorde de 2013/2014 Ć© o resultado do esforƧo conjunto dos produtores, do desenvolvimento de novas tecnologias para o campo e do apoio dado pelos programas do governo aos agricultores. “NĆ³s colocamos R$ 136 bilhƵes Ć  disposiĆ§Ć£o dos mĆ©dios e dos grandes produtores rurais para a safra 2013/2014. NĆ³s colocamos tambĆ©m R$ 21 bilhƵes para a agricultura familiar”, disse. Segu

Direto ao assunto: NĆŖumanne danƧou!

Imagem
Por Altamiro Borges Na semana passada, o jornalista JosĆ© NĆŖumanne Pinto, que sempre concluĆ­a os seus comentĆ”rios asquerosos com o bordĆ£o “direto ao assunto”, foi demitido pelo SBT. A emissora de Silvio Santos justificou a dispensa dele e de outros dois colunistas com o argumento de que pretende “restringir a parte opinativa” de seus telejornais – o que deve ter preocupado a Ć¢ncora Rachel Sheherazade, nova musa da direita nativa, que adora “opinar sobre tudo”. Magoado, o valentĆ£o agora posa de vĆ­tima de perseguiĆ§Ć£o polĆ­tica e atira para todos os lados. Inimigo jurado do chamado “lulismo”, NĆŖumanne Pinto acusa o diretor de jornalismo do SBT, Marcelo Parada, de ter “notĆ³rias ligaƧƵes societĆ”rias com Rui FalcĆ£o”, presidente do PT.

Venezuela expulsarĆ” trĆŖs diplomatas dos Estados Unidos

Imagem
Manifestantes adeptos ao governo de NicolĆ”s Maduro, neste sĆ”bado (15), em Caracas por  Leandra Felipe, da AgĆŖncia Brasil   Caracas – O presidente venezuelano, NicolĆ”s Maduro, anunciou neste domingo (16) Ć  noite que expulsarĆ” do paĆ­s trĆŖs diplomatas norte-americanos. Sem revelar os nomes, Maduro acusou o governo dos Estados Unidos de “tentar legitimar os atos desestabilizadores”, referindo-se aos protestos ocorridos no paĆ­s desde a Ćŗltima quarta-feira (12). Em cadeia nacional de rĆ”dio e televisĆ£o, o presidente contou que recebeu um relatĆ³rio do embaixador venezuelano na OrganizaĆ§Ć£o dos Estados Americanos (OEA), em Washington, Roy Chaderton, com informaƧƵes sobre uma sĆ©rie de exigĆŖncias que o governo Barack Obama teria feito ao paĆ­s.

MƩdica ou mercenƔria cubana?

Imagem
Depois de conseguir “asilo” junto aos escravocratas do DEM e de arrumar emprego numa entidade que sabota o programa “Mais MĆ©dicos”, a cubana Ramona Rodrigues agora pede uma indenizaĆ§Ć£o de R$ 149 mil ao estado brasileiro. Por Altamiro Borges*, em seu blog “doutora” dissidente, que atĆ© parece uma mercenĆ”ria, ingressou na sexta-feira (14) com aĆ§Ć£o na JustiƧa reivindicando que o governo federal pague este valor absurdo pelo perĆ­odo em que trabalhou na cidade paraense de PacajĆ”. A aĆ§Ć£o foi proposta na JustiƧa do ParĆ”, local onde prestou serviƧos por quatro meses. Ramona reivindica R$ 69 mil em salĆ”rios e direitos trabalhistas e R$ 80 mil como indenizaĆ§Ć£o por “danos morais”.

O nome disso Ʃ escƔrnio

Imagem
O sultanato de jaleco branco trata a saĆŗde como um mercado de camelos; alia-se ao conservadorismo retrĆ³grado e tem na embaixada dos EUA um corredor de fuga. por: Saul Leblon Algo outrora inescapĆ”vel  do epĆ­teto de um escĆ”rnio contra o povo brasileiro  estĆ” em curso nos dias que correm. O ruĆ­do que provoca -- tanto das fileiras do governo, quanto nas de segmentos que se avocam Ć  esquerda dele--  Ć© incompreensivelmente desproporcional a sua gravidade. Que as sininhos nĆ£o badalem  e, igualmente, seus carrilhƵes silenciem, Ć© ilustrativo do fosso existente entre o inflamĆ”vel alarido anti- Copa bimbalhada nas ruas e a real preocupaĆ§Ć£o com o futuro do paĆ­s e  a sorte da populaĆ§Ć£o.  

Falso herĆ³i

Imagem
PrepotĆŖncia de Barbosa Ć© sinĆ“nimo de seu despreparo para o STF  A polĆŖmica ocorrida na solenidade de retomada das atividades do Congresso Nacional quando ergui o braƧo, com punho cerrado, num cumprimento a deputados do partido postados na CĆ¢mara Federal, demonstra como a mĆ­dia brasileira tem lado. Na Ć¢nsia de atacar o PT, construiu um falso herĆ³i que mesmo blindado nĆ£o consegue esconder seu despreparo para o exercĆ­cio da funĆ§Ć£o de presidente da Suprema Corte do Brasil. Por AndrĆ© Vargas * As vozes que se levantaram iradas para apontar o dedo em minha direĆ§Ć£o, condenando um simples cumprimento, foram as mesmas que se calaram quando Joaquim Barbosa deixou de cumprimentar a presidenta Dilma na visita do Papa Francisco. Imagine se fosse o contrĆ”rio? Estas vozes tambĆ©m se calam sobre a aquisiĆ§Ć£o de um imĆ³vel em Miami no mĆ­nimo em situaĆ§Ć£o irregular. Imaginem se fosse um deputado do PT ou de qualquer partido? Estaria sendo linchado.

SĆ­ria: Obama reexamina a opĆ§Ć£o militar

Imagem
14/4/2014,  [*] MK Bhadrakumar ,  Strategic Culture “ Obama Revisits Military Option on Syria ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Imagem do  Daily News  de 28/8/2013 A narrativa dos EUA sobre a SĆ­ria mudou dramaticamente durante a Ćŗltima quinzena. O presidente Obama discutiu publicamente a opĆ§Ć£o militar contra a SĆ­ria. Uma mĆ£o invisĆ­vel parece ter alterado a ordem dos arquivos sobre a SĆ­ria que se empilham sobre a mesa de Obama no SalĆ£o oval e pĆ“s bem em cima da pilha a pasta “todas as opƧƵes estĆ£o sobre a mesa” datada de 31/8 do ano passado, que foi quando Obama parou de falar do seu plano de lanƧar ataque “limitado” contra a SĆ­ria e enveredou pela trilha lateral de pedir aprovaĆ§Ć£o do Congresso para usar forƧa militar para “deter, destruir, impedir e degradar” o potencial sĆ­rio para ataques quĆ­micos.

A violĆŖncia usurpou a democracia

Imagem
Sim, hĆ” algo de podre na polĆ­tica brasileira, mas enganam-se os que presumem que a podridĆ£o esteja sĆ³ no Legislativo ou que de lĆ” provenha. Wanderley Guilherme dos Santos HĆ” algo de podre na polĆ­tica brasileira. O discurso do Ć³dio contaminou a cultura. A violĆŖncia fĆ­sica que assusta nĆ£o Ć© mais condenĆ”vel do que a degradaĆ§Ć£o pela palavra. Introduzido durante os debates da AĆ§Ć£o Penal 470, a televisĆ£o propagou Brasil a fora o escĆ”rnio como argumento, a salivaĆ§Ć£o como prova irrefutĆ”vel e a falta de compostura de alguns magistrados como aparte retĆ³rico. Surpreendente a cada dia, durante todo o segundo semestre de 2013, os indiscutĆ­veis mestres do STF, solidamente preparados, transformavam-se em arengueiros pernĆ³sticos a vociferar vitupĆ©rios em latim, em alemĆ£o e em inglĆŖs. ƀ lĆ­ngua portuguesa reservaram-se rebuscadas construƧƵes gramaticais com que degradavam de modo vil os rĆ©us em julgamento. O valor intrĆ­nseco das evidĆŖncias, muita vezes nulo, era irrelevante para o altissonante

Barbosa Ʃ lanƧado canditato pelo PIG!!!

Imagem
  Barbosa diz que nĆ£o Ć© candidato  Ć  PresidĆŖncia e reafirma que pode deixar STF MƔNICA BERGAMO COLUNISTA DA FOLHA  O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, decidiu divulgar uma nota para esclarecer declaraƧƵes atribuĆ­das a ele pela revista "Veja" que comeƧou a circular hoje. Segundo a revista, o ministro disse a interlocutores que pretende deixar o STF depois da votaĆ§Ć£o dos embargos infringentes do caso do mensalĆ£o –ou seja, atĆ© abril, a tempo de se filiar a um partido e ser candidato a algum cargo eletivo nas prĆ³ximas eleiƧƵes. Em nota, assinada pela assessoria de imprensa do STF, Barbosa "ratifica" que "nĆ£o Ć© candidato a presidente nas eleiƧƵes de 2014", o que vem dizendo em diversas ocasiƵes. Repete tambĆ©m o que jĆ” havia declarado em palestras e em entrevistas coletivas: ele pretende deixar o STF antes de completar 70 anos, idade da aposentadoria compulsĆ³ria.

MST, importante aliado da democratizaĆ§Ć£o da comunicaĆ§Ć£o

Imagem
  Por MayrĆ” Lima* Intervozes Ao longo desta semana, milhares camponeses e camponesas organizados pelo MST realizaram seu VI Congresso Nacional em BrasĆ­lia. Na pauta de debates, a organizaĆ§Ć£o e luta do movimento para os prĆ³ximos cinco anos e a apresentaĆ§Ć£o do novo programa agrĆ”rio, a chamada Reforma AgrĆ”ria Popular. Uma marcha com 15 mil pessoas ocupou BrasĆ­lia e a praƧa dos TrĆŖs Poderes e foi o 5Āŗ assunto mais comentado no mundo atravĆ©s do Twitter. ApĆ³s isso, uma reaĆ§Ć£o policial que indignou cada militante social ali presente.

Folha mente sobre protesto do MST

Imagem
  Por Altamiro Borges O jornal Folha de S.Paulo – o mesmo que apoiou o golpe militar de 1964 para derrotar a “repĆŗblica sindicalista” de JoĆ£o Goulart e que cedeu suas peruas aos Ć³rgĆ£os de repressĆ£o da ditadura – nunca gostou do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Ele jĆ” publicou vĆ”rias editoriais e “reporcagens” contra o MST e acionou os seus “calunistas” para ataca-lo – inclusive usando recursos pĆŗblicos durante o reinado de FHC. Nesta sexta-feira (14), a Folha obrou mais uma calĆŗnia contra os sem-terra. Afirmou que seus lĆ­deres incitaram a violĆŖncia durante uma marcha em BrasĆ­lia. As cenas exibidas na TV, porĆ©m, mostram o inverso. A polĆ­cia provocou os manifestantes e ainda foi salva por um cordĆ£o de isolamento.

MP investiga gestĆ£o Serra/Kassab por desvio de R$ 10 bi do IPTU

Imagem
InformaƧƵes divulgadas na ediĆ§Ć£o de N° 2308 da Revista IstoƉ, neste sĆ”bado (15), indicam que o MinistĆ©rio PĆŗblico de SĆ£o Paulo e a Controladoria-Geral do MunicĆ­pio (CGM) investigam 84 empresas suspeitas de integrar um esquema de cobranƧa de propina para zerar dĆ­vidas milionĆ”rias do IPTU, ocultaĆ§Ć£o de reformas de grandes empreendimentos para reduzir o cĆ”lculo do tributo e atĆ© rebaixamento do padrĆ£o de construƧƵes de luxo para diminuir o valor venal do imĆ³vel. De acordo com as informaƧƵes, o promotor Marcelo Mendroni afirma que, alĆ©m dos fiscais jĆ” investigados pela mĆ”fia do ISS, “de cinco a dez auditores da prefeitura paulistana podem ter participaĆ§Ć£o no esquema”. Os Ć³rgĆ£os que estĆ£o investigando o caso afirmam que se ao menos metade dessas verbas drenadas pela corrupĆ§Ć£o durante a gestĆ£o PSDB/PSD for recuperada, a prefeitura terĆ” em caixa dinheiro para realizar investimentos em Ć”reas como saĆŗde e educaĆ§Ć£o da ordem de R$ 4 bilhƵes.

AlianƧa entre ONGs ocidentais e neonazistas na UcrĆ¢nia

Imagem
Os Estados Unidos e a UniĆ£o Europeia estĆ£o dispostos a se aliar nĆ£o importa com quem desde que isso enfraqueƧa a RĆŗssia, diz o historiador.    Marco AurĆ©lio Weissheimer Os protestos de rua que vem sacudindo a UcrĆ¢nia nas Ćŗltimas semanas sĆ£o resultado, em grande medida, de uma articulaĆ§Ć£o bizarra entre ongs e fundaƧƵes norte-americanas e europeias e o partido neonazista Svoboda, liderado por Oleg Tiagnibog. Os Estados Unidos e a UniĆ£o Europeia estĆ£o dispostos a se aliar nĆ£o importa com quem desde que isso enfraqueƧa a RĆŗssia e permita a instalaĆ§Ć£o de tropas da OTAN na UcrĆ¢nia. Esse Ć© o pano de fundo desses protestos. A avaliaĆ§Ć£o Ć© do cientista polĆ­tico e historiador Luiz Alberto Moniz Bandeira, autor, entre outras obras, de A Segunda Guerra Fria – GeopolĆ­tica e DimensĆ£o EstratĆ©gica dos Estados Unidos (Editora CivilizaĆ§Ć£o Brasileira), onde examina o papel dos Estados Unidos na eclosĆ£o e o desenvolvimento de recentes rebeliƵes na Eu

Como a latinha de cerveja que vocĆŖ compra enriquece os megabancos

Imagem
IlustraĆ§Ć£o de  Victor Juhasz A lula vampiro ataca novamente: o golpe mais desonesto dos megabancos atĆ© hoje Por MATT TAIBBI, na Rolling Stone, 12.02.2014 VocĆŖ pode chamar de rombo na lei que destruiu o mundo. Estamos em 1999, o rabicho final dos anos Clinton. Enquanto o resto dos Estados Unidos estĆ” obcecado por Monica Lewinsky, Columbine e pelos bĆ­ceps de Mark McGuire, o Congresso desenha febrilmente o que ainda pode vir a ser uma das leis mais transformadoras da histĆ³ria da nossa economia – uma lei que que tornaria possĆ­vel a concentraĆ§Ć£o mais ampla dos poderes financeiro e industrial como jamais tĆ­nhamos visto em mais de um sĆ©culo. Mas a grande maluquice Ć© que ninguĆ©m, naquele momento, entendeu muito bem. A maior parte dos observadores no Congresso achou que a Lei de ModernizaĆ§Ć£o dos ServiƧos Financeiros, de 1999 – tambĆ©m conhecida como a lei Gramm-Leach-Bliley – era apenas a mais recente e arrojada de uma longa lista de benesses de desregulamentaĆ§Ć£o concedidas a Wall Str

MOREIRA: DIRCEU Ɖ A PLATAFORMA DE BARBOSA

Imagem
Enquanto fui relator, mantive o Dirceu trancado na Papuda ! O  Conversa Afiada  reproduz corajosa entrevista de Luiz Moreira a ConceiĆ§Ć£o Lemes, no Viomundo: LUIZ MOREIRA: “DECLARAƇƃO DE JOAQUIM BARBOSA DESNUDA PROPƓSITO DE UTILIZAR DIRCEU COMO TRAMPOLIM ELEITORAL; JULGAMENTO DOS EMBARGOS NƃO PODE OCORRER” por ConceiĆ§Ć£o Lemes O julgamento da AĆ§Ć£o Penal 470 (AP 470), o chamado mensalĆ£o, foi marcado por arbitrariedades, infraƧƵes Ć  ConstituiĆ§Ć£o vigente. Os rĆ©us foram condenados sem direito ao duplo grau de jurisdiĆ§Ć£o, sem provas. Afora algumas vozes isoladas, os advogados do paĆ­s e suas associaƧƵes assistiram a tudo calados.  “Vivemos o coroamento de uma Ć©poca”, alerta em entrevista exclusiva ao Viomundo Luiz Moreira, professor de Direito Constitucional e  Conselheiro Nacional do MinistĆ©rio PĆŗblico (CNMP), indicado pela CĆ¢mara dos Deputados. ”Essa supremacia do JudiciĆ”rio vem sendo desenhada desde a abertura polĆ­tica e se cristalizou com a promulgaĆ§Ć£o da ConstituiĆ§Ć£o de 1988.” Co

Como o dinheiro pĆŗblico vem patrocinando a Globo hĆ” dĆ©cadas

Imagem
por :   Paulo Nogueira O donheiro pĆŗblico financiou a grĆ”fica que Ć© hoje um elefante branco A Globo falando de forƧas antidemocrĆ”ticas chega a ser engraƧado. Foi num editorial do Globo, e as tais forƧas eram os manifestantes. Em 1954, Roberto Marinho trabalhou intensamente para derrubar GetĆŗlio Vargas. Vargas trouxe o voto secreto, deu Ć s mulheres o direito de votar, criou leis trabalhistas que regularam o horĆ”rio de trabalho e estipularam fĆ©rias. Em 1964, mais uma vez Roberto Marinho foi destaque para derrubar um governo popular, agora o de JoĆ£o Goulart. Jango cometeu o crime, aspas, de tentar combater a desigualdade. Criou, por exemplo, o 13.o salĆ”rio, “uma tragĆ©dia”, conforme noticiou o Globo na ocasiĆ£o. Mesmo com esta folha corrida, a Globo se julga no direito de falar em forƧas antidemocrĆ”ticas. Pausa para rir.

Sininho, fada madrinha da direita e “sister” do BB da Globo, vai pro “paredĆ£o”

Imagem
 Autor: Fernando Brito Nunca se tergiversou aqui com a condenaĆ§Ć£o dos  black blocs , um aglomerado facinoroso de desmiolados e recalcados. Enquanto a mĆ­dia “civilizada” – francamente, Ć© duro vĆŖ-la se definir assim, quando os veĆ­culos mais importantes vĆ£o se coalhando de, e a expressĆ£o nĆ£o Ć© minha, pit-bulls direitistas – os aplaudia e compreendia, jĆ” eram chamados neste blog pelo que sĆ£o, mesmo que achem ser o contrĆ”rio: fascistĆ³ides, autoritĆ”rios, incapazes para o convĆ­vio.

O verdadeiro temor de Gilmar Mendes

Imagem
sab, 15/02/2014 - 09:45  - Atualizado em 15/02/2014 - 13:17 Luis Nassif A preocupaĆ§Ć£o maior de Gilmar Mendes nĆ£o vale R$ 100 milhƵes - o suposto desvio de recursos pĆŗblicos pelo PT -, mas R$ 10,5 milhƵes.   Trata-se da quantia exorbitante paga pelo Tribunal de JustiƧa da Bahia ao IDP (Instituto Brasiliense de Direito PĆŗblico), para cursos para juĆ­zes e funcionĆ”rios.   Como se recorda, o TJBA jĆ” estava na mira do CNJ (Conselho Nacional de JustiƧa) por irregularidades variadas. Pouco antes da primeira inspeĆ§Ć£o que constatou as irregularidades, contratou o IDP de propriedade de um MInistro do STF (Supremo Tribunal Federal), ex-presidente do STF e do CNJ.

Lula reĆŗne partidos e conclama derrota do PSDB em Minas

Imagem
O ex-presidente Luiz InĆ”cio Lula da Silva reuniu-se nesta sexta-feira (14), em Belo Horizonte, com lideranƧas partidĆ”rias e parlamentares da base do governo da presidenta Dilma Rousseff em Minas Gerais. O encontro debateu a importĆ¢ncia das eleiƧƵes de 2014 no estado e apresentou a prĆ©-candidatura do ex-ministro Fernando Pimentel ao governo do estado pelo PT.  Por Mariana Viel, da redaĆ§Ć£o do  Vermelho-Minas Em sua intervenĆ§Ć£o, Lula falou da necessidade de desmistificar algumas situaƧƵes que tornaram-se rotineiras na Ćŗltima dĆ©cada apĆ³s as sucessivas gestƵes tucanas em Minas. “Poucas vezes vi alguĆ©m governar da forma tĆ£o autoritĆ”ria como eu vi esse estado ser governado. Aqui nem greve da polĆ­cia sai no jornal. Muitas vezes nos queixamos que a imprensa nĆ£o publicava essas coisas, mas muitas vezes tambĆ©m nĆ£o tivemos a ousadia de fazer o debate que deveria ser feito”. Para ele, o prĆ©-candidato do PT ao governo do estado deve fazer todo o esforƧo necessĆ”rio para construir uma alianƧa que r

Papa Francisco jĆ” tem candidato para a sua sucessĆ£o

Imagem
O papa Francisco jĆ” tem seu candidato a sua sucessĆ£o no governo da Igreja CatĆ³lica ApostĆ³lica Romana, segundo revelam Ć  agĆŖncia Carta Maior fontes do Vaticano. Trata-se do cardeal Pietro Parolin, atual SecretĆ”rio de Estado do Vaticano e considerado "progressista moderado", cujas qualidades pessoais incluem a lealdade ao Papa e a capacidade de diĆ”logo, tanto com funcionĆ”rios da CĆŗria Romana, quanto com chefes de Estado e com organismos multilaterais. Em nome de Francisco, o cardeal Parolin acompanha de perto o processo de reforma da CĆŗria e os temas internacionais que afetam direta ou indiretamente os interesses da Igreja, como Ć© o caso da guerra civil na SĆ­ria, o controle da corrupĆ§Ć£o no Banco do Vaticano e o problema da pedofilia. Os vaticanistas observam que as virtudes de Parolin contrastam em gĆŖnero, nĆŗmero e grau com os defeitos de seu antecessor, cardeal TarcĆ­sio Bertone, paradigma do governo de Bento XVI.

Dilma escolhe o adversƔrio

Imagem
O "cara de pau" sĆ³ pode ser o governador de Pernambuco por  Mauricio Dias  —  publicado  15/02/2014 09:04 Na festa de comemoraĆ§Ć£o, no dia 10, dos 34 anos de vida, o Partido dos Trabalhadores parece ter tomado uma decisĆ£o importante quanto ao rumo da batalha presidencial pela reeleiĆ§Ć£o da presidenta Dilma Rousseff. Os petistas indicam que farĆ£o do governador de Pernambuco, o presidenciĆ”vel Eduardo Campos (PSB), o principal adversĆ”rio nessa etapa inicial da corrida eleitoral. Despida dos rituais da PresidĆŖncia, Dilma discursou na festa petista com os recursos de um velho truque de palanque. Mandou chumbo na oposiĆ§Ć£o. Mas entre os oposicionistas havia um alvo preciso, Eduardo Campos, ao qual se dirigiu sem dar o nome. Ela falou genericamente aos “pessimistas” descrentes do Brasil.

GILMAR MENDES NƀO SABE O QUE DIZ OU NAO DIZ O QUE SABE

Imagem
InsinuaƧƵes e ironias de ministro do STF nĆ£o tem apoio nos autos da AP 470   O esforƧo de Gilmar Mendes para tentar desmoralizar a campanha de solidariedade de tantos brasileiros aos condenados da AP 470 ajuda a entender o carĆ”ter precĆ”rio do foi chamado    de “maior julgamento da histĆ³ria.”   Ao sugerir que o senador Eduardo Suplicy liderasse uma campanha para ressarcir “pelo menos parte dos R$ 100 milhƵes subtraĆ­dos dos cofres pĆŗblicos" no caso do mensalĆ£o” Gilmar Mendes assume uma postura espantosa para um ministro do STF. Faz afirmaƧƵes que nĆ£o pode provar, insinua o que nĆ£o consegue demonstrar. A atitude de Gilmar Ć© polĆ­tica.

Dilma: Vamos capacitar pessoas em todos os rincƵes do Paƭs

Imagem
por  Portal Brasil O Barco-Escola SamaĆŗma II mostra o compromisso do Brasil com a educaĆ§Ć£o, disse a presidenta Dilma Rousseff nesta sexta-feira (14) ao visitar, em Manaus, a unidade fluvial de educaĆ§Ć£o profissional de alto desempenho do Senai/AM. O SamaĆŗma II trabalha com conceitos inovadores na preservaĆ§Ć£o do meio ambiente e em tecnologia de ponta em infraestrutura, com o objetivo de promover educaĆ§Ć£o profissional, cidadania e responsabilidade social junto aos municĆ­pios Ć  margem dos rios da AmazĆ“nia.