Postagens

Mostrando postagens de janeiro 30, 2014

Ministro, que tal discutir o caso Alstom/PSDB?

Imagem
  Os governos do ex-governador José Serra e do atual, Geraldo Alckmin, estão envolvidos, segundo o Ministério Público.  Por Antônio David. Gilmar Mendes é uma pérola. Hoje a imprensa noticiou: "Ministro do STF defende investigação sobre doações a petistas". Segundo o portal Terra, o único dos atuais ministros do STF indicado por FHC teria declarado:

Tucanos fizeram 74km de metrô. CUT exige providências

Imagem
Por falar nisso, cadê a turma da Doença Infantil do Transportismo, o MPL ? O Conversa Afiada reproduz artigo do presidente da CUT de São Paulo, Adi S. Lima, que há muito tempo cobra dos tucanos um transporte público eficaz. (Parece que só se SP chamar o do jaleco branco, o Padilha …) O que mais é preciso acontecer para piorar o transporte público metroferroviário em São Paulo? Descaso por parte do governo estadual e a falta de respeito à população tornam insuportável a vida de quem depende de metrô e de trem Por Adi dos Santos Lima

10 mentiras espalhadas sobre a Copa e como enfrentá-las

Imagem
Há quase 7 anos, no dia 30 de Setembro de 2007, uma verdadeira algazarra tomou conta do Brasil: era a chance do país do futebol poder realizar de novo uma Copa do Mundo. Passados 64 anos desde a primeira Copa realizada em terras tupiniquins e 36 anos depois da última Copa na América do Sul. Pedro Luiz Teixeira de Camargo*, especial para o Vermelho Alegria esta, que passou, ao longo do tempo, a contrastar com o medo e o pânico de realizar tal evento (e propagado com ênfase pela imprensa): Será que damos conta? O que vai ficar para os brasileiros depois da Copa? Como pode um país de terceiro mundo realizar um evento deste porte? O eterno “complexo de vira latas”, imortalizado por Nélson Rodrigues, sempre paira em qualquer evento de grande porte. Foi assim na Jornada Mundial da Juventude, onde o Rio de Janeiro recebeu muito mais gente e em um espaço menor e não fez feio! E o Rock in Rio? Houve grandes problemas? Por que passaríamos vergonha agora?

A cubana Ramona diz que está sendo perseguida pelo Brasil e pede asilo no Brasil?

Imagem
 Autor: Fernando Brito Vai ser uma “onda” enorme, mas a história não se sustenta. A Dra. Ramona Rodriguez, que abandonou o “Mais Médicos” e está alojada com o Deputado Ronaldo Caiado, o ruralista, conta uma história que não tem pé nem cabeça. Diz que vai ser pedir asilo ao Brasil porque está sendo “perseguida”. Por quem? Pela polícia federal brasileira! Já imaginaram alguém pedir asilo na Rússia por estar sendo perseguido pela KGB?

A única força capaz de resistir aos mercados

Imagem
A desordem financeira global não cederá tão cedo, nem tão facilmente; o cerco pela adoção da vacina ortodoxa é cada vez mais asfixiante. por: Saul Leblon  A desordem financeira global não cederá tão cedo, nem tão facilmente, avisam os solavancos recorrentes das bolsas mundiais e a volatilidade dos mercados de câmbio. Dia sim, dia não, sirenes alertam para as intempéries de uma transição em curso: é só o começo. Quando os EUA elevarem a taxa de juro (hoje negativa) o sacolejo pode piorar com congestionada migração de capitais ao bunker de origem. É o vaticínio do jogral que nunca desafina. A precificação desse futuro  inspira cautela mas não pode significar imobilismo. O cerco pela adoção da vacina ortodoxa é cada vez mais asfixiante. Entende-se por isso prevenir a fuga de capitais, e a retração dos investidores, entregando por antecipação o que eles cobram: novas altas nos juros e cortes robustos no gasto fiscal.

PT diz que vai interpelar Gilmar Mendes por declarações sobre doações

Imagem
Presidente do partido, Rui Falcão, quer que o ministro esclareça o que falou sobre supostas irregularidades nas arrecadações para ajudar Genoino e Delúbio a pagarem multa do STF 05 de fevereiro de 2014 | 16h 11 Ricardo Galhardo - O Estado de S. Paulo São Paulo - O presidente nacional do PT, Rui Falcão, vai interpelar o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, para que ele esclareça as  declarações sobre supostas irregularidades   nas campanhas de arrecadação de dinheiro para pagamento das multas impostas a José Genoino e Delúbio Soares no julgamento do mensalão.

Que coisa feia, Dra. Ramona…Dizer que quer asilo no Brasil só depois de ir à embaixada dos EUA?

Imagem
5 de fevereiro de 2014 | 17:30  Autor: Fernando Brito Ainda não apareceu tudo, mais vai aparecer. A médica cubana do Caiado mentiu ontem descaradamente aos brasileiros. Não disse que tinha ido, assim que chegou a Brasília, pedir asilo nos Estados Unidos. (Os Estados Unidos, ao contrário do Brasil, não pagam a Cuba por ter educado uma multidão de médicos de povão, o que falta na terra do Tio Sam. Eles estimulam a fuga de médicos cubanos, concedendo visto de imigração preferencial e usando uma  organização chamada “Solidariedad sin fronteras, que paga uma bolsa de sete mil dólares para os que abandonarem o país e fizeram um cursinho para a revalidação do diploma. Mais barato que formar médico, não é?)

SBT divulga mensagem de apoio a grupo que amarrou homem nu em poste

Imagem
Mauricio Stycer Do UOL Até entendo, embora não concorde, que setores da população, indignados com a violência, apoiem gestos como o dos jovens que detiveram um suposto assaltante, o agrediram e o  deixaram nu e preso   com uma trava de bicicleta a um poste, no Flamengo, no Rio. Mas acho estranho que uma emissora de televisão divulgue uma mensagem tão agressiva de apoio a este gesto, como o comentário da jornalista Rachel Sheherazade no “SBT Brasil” desta terça-feira (04) sobre “o marginalzinho amarrado ao poste”. “Num país que sofre de violência endêmica, a atitude dos vingadores é até compreensível”, disse a apresentadora. “O Estado é omisso, a polícia desmoralizada, a Justiça é falha… O que resta ao cidadão de bem, que ainda por cima foi desarmado? Se defender, é claro”. E finalizou: “O contra-ataque aos bandidos é o que chamo de legítima defesa coletiva de uma sociedade sem Estado contra um estado de violência sem limite”. O comentário da apresentadora do “SBT Bra

Pizzolato pode reabrir julgamento do mensalão na Itália

Imagem
por Miguel do Rosário O jornal Correio do Brasil levantou uma hipótese interessante. A prisão de Pizzolato pode se tornar o maior pesadelo para Joaquim Barbosa e para a mídia, porque se o julgamento for reaberto na Itália, o petista apresentará o seu famoso “dossiê”, que traz documentos e provas de que o julgamento do mensalão foi uma vergonhosa farsa judiciária. * Pizzolato é preso na Itália e consegue reabrir julgamento do ‘mensalão’ Por Gilberto Souza, no  Correio do Brasil . A prisão do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, nesta quarta-feira, em Maranello, uma bucólica cidade no norte da Itália, onde a Ferrari constrói e testa seus carros de Fórmula 1, vai acelerar a reabertura do julgamento da Ação Penal (AP) 470, no Supremo Tribunal Federal (STF), agora em uma corte internacional. Este era o objetivo de Pizzolato desde a fuga, em novembro do ano passado, quando ele saiu do país com uma cópia de um dossiê sobre possíveis graves irregularidadades no julga

PGR investiga origem das doações a Genoino e Delúbio

Imagem
Ivan Richard -  Agência Brasil 05.02.2014 - 14h00 | Atualizado em 05.02.2014 - 14h40 O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse hoje (5) que Ministério Público em São Paulo está investigando as doações feitas para pagar as multas impostas a condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Até agora, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro Delúbio Soares conseguiram o dinheiro necessário para o pagamento das multas.

Ministro da Justiça confirma que Brasil pedirá extradição de Pizzolato

Imagem
Ivan Richard -  Agência Brasil 05.02.2014 - 14h45 | Atualizado em 05.02.2014 - 14h52 A Polícia Federal informou que Pizzolato, condenato na Ação Penal 470, no processo do mensalão, foi preso em território italiano em operação conjunta com a polícia da Itália. (Agência Câmara) O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse hoje que o governo brasileiro pedirá a extradição do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, tão logo a Polícia Federal confirme oicialmente a prisão do ex-diretor. “[Pedir a extradição] é nosso dever e assim o faremos. Comunicaremos a prisão ao Supremo Tribunal Federal e tomaremos todas as providências”, disse Cardozo. Leia também: Foragido desde novembro, Henrique Pizzolato é preso na Itália A Polícia Federal informou que Pizzolato, condenato na Ação Penal 470, no processo do mensalão, foi preso em território italiano em operação conjunta com a polícia da Itália. Pizzolato estava foragido desde novembro do

Ao levantar falsas suspeitas, Gilmar Mendes se desqualifica para julgar mensalão

Imagem
Gilmar Mendes, em sessão no STF: envolvimento emocional exposto contra um partido e seus seguidores Ministro do Supremo Tribunal Federal se altera com sucesso da mobilização de simpatizantes de Genoino e Delúbio, e deveria até ser impedido de continuar no julgamento por Helena Sthephanowitz publicado 05/02/2014 13:03, última modificação 05/02/2014 13:44 O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, do nada, levantou a suspeita em público, para a imprensa, de que pode haver um processo de lavagem de dinheiro nas vaquinhas convocadas pela internet para pagar as multas de José Genoino e Delúbio Soares, impostas como parte da condenação que receberam ao fim do julgamento do mensalão. José Dirceu e João Paulo Cunha ainda não tiveram suas multas definidas.

QUEM TEM MEDO DAS DOAÇÕES

Imagem
Tentativa de criminalizar arrecadação dos réus da AP 470 procura esconder críticas cada vez maiores ao julgamento Só quem ainda não entendeu o que está acontecendo com a ação penal 470 implica com as doações recebidas por Genoino e Delúblo Soares. Basta fazer uma conta de aritmética simples para entender que são números compatíveis, por exemplo, com o número de filiados ao PT. Eles somam 1,7 milhão de brasileiros. Em teoria, bastaria que cada filiado doasse R$ 1 para que o total fosse atingido. Claro que não foi isso o que ocorreu mas essa estimativa dá uma ideia do processo. Sem que se tenha provado nenhuma irregularidade nas arrecadações, a divulgação da (suspeita? denuncia? calunia? mentira? ) sobre lavagem de dinheiro e os pedidos de investigação são apenas tentativas de esconder um fato político de primeira ordem: a visão de muitos brasileiros sobre o “maior julgamento da história” está mudando – e rapidamente.

Não só a violência, mas a ignorância tomou conta do país com o Golpe de 64

Imagem
Por  Equipe do Blog  do Zé Dirceu José Luís Del Roio Em 1964, o ativista e ex-senador italiano, José Luíz Del Roio, acompanhou de perto a repressão ao movimento sindical e operário. Tinha pouco mais de vinte anos, quando foi escalado pelo antigo Partido Comunista Brasileiro (PCB) para fortalecer e ampliar a resistência dos jovens universitários, primeiramente em São Paulo e, depois, no país inteiro. Foi Del Roio que, em 1967, convidou o jovem mineiro, José Dirceu, líder estudantil da “Católica” (PUC-SP), a participar da eleição da União Estadual dos Estudantes (UEE). Do Golpe (1964) à Anistia (1979), Del Roio sempre esteve nos bastidores da luta, arrigimentando forças, dando suporte e criando condições de sobrevivência para que a resistência à ditadura militar fosse possível. Esteve junto com Carlos Marighella na Aliança Libertadora Nacional (ALN) e, como milhares de outros brasileiros, foi obrigado a se exilar, passando à participação ativa na luta diplomática com os que com

Parceria para combater a fome

Imagem
Diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, em visita a Angola em 2013 Embrapa, FAO e governo angolano assinam acordo de cooperação para pesquisas Brasil, Angola e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) assinaram um acordo de cooperação Sul-Sul e trabalharão juntos para reforçar a segurança alimentar em Angola, promovendo a pesquisa agrícola e veterinária. Ao todo, 105 pesquisadores angolanos receberão assistência técnica e formação de curto prazo pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que desempenhou um papel fundamental para o sucesso das ações brasileiras que reduziram a fome de forma significativa.

PSDB acusa Estátua da Liberdade por quebra de decoro

Imagem
PSDB protocolou junto ao STF um processo contra a estátua. Monumento teria sido flagrado com o braço levantado, em claro sinal de apoio a petistas Por Estanislau Castelo Um dos símbolos da liberdade pode estar com seus dias contados. O PSDB protocolou ontem, junto ao Supremo Tribunal Federal, e nas mãos de seu mais isento ministro, Gilmar Mendes, um processo contra a Estátua da Liberdade por quebra de decoro monumental. A Estátua teria sido flagrada com o braço erguido, o que foi considerado pelos tucanos como uma clara referência ao gesto feito por José Dirceu e José Genoíno. Um dos líderes que protocolaram o pedido ameaçou: "ou aquela piriguete abaixa aquele braço ou vamos às últimas consequências. Cogitamos inclusive derrubá-la".

Gilmar Mendes e a tagarelice no país dos Batmans do Leblon

Imagem
por :   Kiko Nogueira Mendes Houve um tempo, e não faz tanto tempo assim, em que ninguém sabia quem eram os ministros do Supremo Tribunal Federal. Talvez o STF fosse a mesma coisa, essencialmente. Mas havia uma certa aura de algo inatingível e de credibilidade. Os juízes viraram estrelas, são reconhecidos nas ruas e falam o que querem, eventualmente fazendo acusações sem ter conhecimento do assunto, como qualquer mané. Gilmar Mendes disse que o Ministério Público precisa investigar as doações aos condenados do mensalão. Que se investigue, sem dúvida. Mas ele foi além, sugerindo crime. “Essa dinheirama, será que esse dinheiro que está voltando é de fato de militantes? Ou estão distribuindo dinheiro para fazer esse tipo de doação? Será que não há um processo de lavagem de dinheiro aqui? São coisas que nós precisamos examinar”, afirmou.

Filha de Genoino diz ter nome, RG e CPF dos que doaram dinheiro ao pai

Imagem
Por Eduardo Guimarães Do Blog da Cidadania Nas horas mortas da madrugada desta quarta-feira (5/2), o Blog recebeu e-mail de Miruna Kayano Genoino, filha do ex-deputado José Genoino, informando que, caso exista qualquer dúvida a respeito das doações que militantes e simpatizantes do PT fizeram na conta que sua família abriu para arrecadar recursos para pagar a multa de seu pai com a Justiça, ela pode disponibilizar 2.620 nomes, RGs e CPFs desses doadores. Na última terça-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes acusou os doadores desses recursos de estarem envolvidos em “lavagem de dinheiro”, sem explicar como se lava dinheiro entregando-o à União, já que, ao pagar a multa de Genoino, esse dinheiro não volta a quem o teria “lavado”, contradizendo, assim, o princípio básico desse tipo de ação criminosa.

Gilmar, o atirador de pedras, terá seu telhado de vidro na Bahia?

Imagem
Autor: Fernando Brito Luís Nassif , a propósito das suspeitas levantadas pelo Ministro Gilmar Mendes sobre as doações feitas publicamente para o pagamento das multas impostas pelo STF e José Genoíno e a Delúbio Soares, publicou uma verdadeira bomba. O Instituto de Direito Público, de propriedade do Ministro, firmou contratos de milhões com o Tribunal de Justiça da Bahia, que está sob auditoria – no Judiciário o nome é correição – do Conselho Nacional de Justiça. Sua excelência, que suspeita de todos, mesmo tendo a obrigação de, como juiz, presumir a inocência até prova em contrário, também tem o benefício da presunção da inocência.

FHC se casa com ex-funcionária em SP

Imagem
Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de 82 anos, formalizou na última quarta-feira (29) em São Paulo o seu relacionamento com Patrícia Kundrát, de 36 anos, ex-funcionária do instituto que leva o nome do tucano; antes, FHC foi casado por 55 anos com Ruth Cardoso, que morreu em 2008

As dúvidas sobre o caso Novojornal

Imagem
  Luis Nassif ter, 04/02/2014 - 22:10 Em Observação Mantenho EM OBSERVAÇÃO ambas as matérias sobre o Novojornal. Há um tiroteio de informações cujo desfecho levará algum tempo. O Ministério Público Estadual de Minas Gerais tem a obrigação de trazer a público documentos, testemunhas, indícios que justificariam a detenção de Carone, o dono do Novojornal, assim como a invasão da casa do repórter. A existência ou a inexistência desses dados ajudará a resolver a questão sobre o papel do Novojornal e do próprio MInistério Público do estado. Por Mônica Sanches

Mentiras propagadas pelo pensamento econômico dominante

Imagem
    Grande parte dos argumentos mostrados pelos meios de informação e persuasão econômicos para justificar certas políticas são pura ideologia cheia de mentira    Vicenç Navarro (*)    Permita-me, senhor leitor, que eu converse com você como se estivéssemos tomando um café, explicando-lhe algumas das maiores mentiras apresentadas diariamente no noticiário econômico. Você deveria ter consciência de que grande parte dos argumentos mostrados pelos maiores meios de informação e persuasão econômicos do país para justificar as políticas públicas ora implementadas são posturas claramente ideológicas, que não se sustentam com base na evidência científica existente. Vou citar algumas das mais importantes, mostrando que os dados contradizem aquilo que se diz. E também tentarei explicar por que continuam repetindo essas mentiras, apesar de a evidência científica questioná-los, e com que finalidade elas são apresentadas diariamente a você e ao público.

Padilha diz que ninguém aguenta mais o governo Alckmin

Imagem
 Alexandre Padilha (PT), pré-candidato a governador, afirmou que "falta em São Paulo um governo que aproveite o potencial que o Estado tem". "O empresário não aguenta esperar mais para investir no Estado, estudante não aguenta esperar para ter mais qualidade na escola pública e as universidades não aguentam mais esperar para colaborar com tecnologia", disse Padilha à jornalistas que o cercaram durante o evento da posse do Conselho de Magistratura do Tribunal de Justiça de São Paulo. O PT iniciará caravanas pelo interior paulista a partir de 7 de fevereiro para dialogar e construir um caminho junto 'a população para destravar São Paulo da acomodação que os governos tucanos jogaram, onde a plataforma de governo virou abafar escândalos como o propinão tucano no metrô, trens e no setor elétrico.

O “fusível” desarmou, como devia. O resto é especulação e “dança da seca”

Imagem
Autor: Fernando Brito Não se discute questões técnicas com blá-blá-blá político, mas com dados técnicos. A falta de luz em cerca de 5% dos consumidores das regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste não tem nada a ver com a falta de chuva, a não ser no fato que a administração prudente do nível dos reservatórios do Sudeste  recomenda que se transfira mais energia de onde eles estão mais bem abastecidos – a região Norte – para onde a estiagem faz  eles estarem mais baixos e  a demanda de energia está maior.

João Paulo desafia Barbosa ao se entregar

Imagem
Eles achavam que o julgamento de exceção ia descer redondo   Sugestão do "Terror do Nordeste" O Conversa Afiada reproduz do site do PT carta aberta de João Paulo Cunha: Carta aberta à sociedade brasileira, em defesa da verdade e da justiça João Paulo Cunha (*) O Julgamento da Ação Penal 470, muito mais do que um procedimento jurídico foi um show midiático.  Caracterizou-se pela exaustiva espetacularização de uma farsa chamada mensalão. Um caso político usado levianamente pela oposição e pelos setores conservadores da grande imprensa para atacar o PT e seus líderes. Crimes eleitorais foram tratados na esfera penal, e as condenações foram abusivas, sem provas e, também, como no meu caso, contra a farta produção de provas que confirmam a minha inocência. A democracia brasileira foi vilipendiada com um julgamento político, que para mim resultou numa sentença injusta e juridicamente equivocada. E o direito legal, de todo réu, ao duplo grau de jurisdição f

PSDB diz que petistas fazem apologia a crime

Imagem
  O deputado petista André Vargas, no Congresso, ao lado de Joaquim Barbosa 4/2/2014 às 16h46 PSDB pede apuração de doações a condenados do mensalão Tucanos alegam supostos crimes de apologia a crime ou a criminoso e lavagem de dinheiro Agência Estado, no R7 A bancada do PSDB na Câmara dos Deputados protocolou, nesta terça-feira (4), na PGR (Procuradoria-Geral da República), pedido de apuração dos supostos crimes de apologia a crime ou a criminoso e lavagem de dinheiro no processo de arrecadação de doações para petistas condenados no esquema do mensalão. Os tucanos questionam ato de desagravo realizado no 5º Congresso do PT, em dezembro passado, e o volume de recursos encaminhado ao ex-deputado José Genoino e ao ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.

O outro lado da economia alemã

Imagem
  A Carta Maior conversou com o chefe de investigação do Conselho Europeu de Relações Exteriores, Hans Kundnani, sobre o modelo alemão. Marcelo Justo Londres - É a quarta economia mundial, a segundo maior exportadora do planeta, locomotiva da União Europeia. Em meio a um ambiente de desemprego generalizado, tem uma taxa de desocupação de 6,9%. Com algumas poucas exceções, quase ninguém fala do outro lado da moeda. Segundo cifras oficiais, mais de 16% da população se encontra em situação de “risco de pobreza”. Os bancos de alimentos triplicaram de 2002 até hoje.

Brasil “insustentável” dá R$ 15,7 bi de lucro ao Itaú. Quase o que sonegou do país no qual cospe…

Imagem
Autor: Fernando Brito Saiu hoje  o lucro do Itaú , o banco que  foi dizer em Davos que o Brasil era insustentável. R$ 15,69 bilhões em 2013, recorde na história de recordes que é o lucro dos bancos no Brasil e “apenas “ 15,5% a mais  em relação ao obtido em 2012. Só no quarto trimestre, com o Brasil já mergulhado na crise e no “esgotamento do modelo” que seu economista-chefe, Ilan Goldfajn foi expor aos investidores estrangeiros,o lucro líquido do banco foi de R$ 4,646 bilhões.

Rebeldia de líder do PMDB na Câmara desperta atenções do Planalto

Imagem
O peemedebista Eduardo Cunha: base governista, com atuações polêmicas Deputado foi reconduzido à liderança da legenda e é uma das principais dificuldades para a negociação das matérias polêmicas pelo governo no Congresso por Hylda Cavalcanti, da RBA publicado 04/02/2014  Brasília – Uma das dificuldades para o governo na retomada dos trabalhos do Congresso em 2014 já é observada desde o início do ano. O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), reconduzido no final do ano à liderança do seu partido, pegou a relatoria de uma medida provisória vista com preocupação pela equipe econômica. Em 2013, Cunha foi um dos responsáveis por algumas derrotas contabilizadas pelo Palácio do Planalto no Congresso. O parlamentar – que chegou a provocar por mais de duas vezes o trancamento da pauta do plenário e orientou os deputados peemedebistas a não participarem de determinadas votações – teve atuação significativa, sobretudo, durante a apreciação da Medida Provisória dos Portos.

Barbosa expede mandado de prisão de João Paulo Cunha

Imagem
Joaquim Barbosa expediu o mandado de prisão do deputado João Paulo Cunha, condenado a 6 anos e 4 meses de prisão por peculato (desvio de dinheiro público) e corrupção no mensalão. Ele também foi condenado a outros 3 anos por lavagem de dinheiro, mas, como um recurso ainda tem que ser analisado, não começará a cumprir pena por este crime. Com a expedição do mandado, João Paulo deve agora se entregar às autoridades. Ele poderá se apresentar à sede da Polícia Federal ou diretamente no presídio da Papuda. A situação de João Paulo estava indefinida desde o dia 7 de janeiro, Barbosa, rejeitou dois recursos do deputado e determinou sua detenção, mas saiu de férias sem assinar o mandado. SAIBA MAIS UOL

O partidarismo da grande imprensa no Brasil

Imagem
Por Bruno Barros Barreira em 04/02/2014 na edição 784 O partidarismo presente nos principais meios jornalísticos do Brasil é evidente. O fato tem gerado incontáveis críticas fundamentadas que pululam por todas as partes e que ganham mais destaque atualmente com o advento da internet. Essa é, aliás, a grande diferença dos nossos dias. Só para iniciarmos a argumentação, é importante lembrar a sintomática declaração da ex-presidente da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), Maria Judith Brito, que atribuiu às empresas jornalísticas o papel de oposição política, já que – na visão dela – não há nenhum partido com força para fazer este papel no momento. Aqui já há um erro grotesco sobre o papel do jornalismo. É certo que a imprensa deve fiscalizar o poder, mas para isso não há necessidade de que ela se torne partidária. Há uma profunda diferença de conceitos aqui.

Lula fala sobre o PAA

Lula fala sobre a PAA “Uma das coisas que mais me apaixona é falar de políticas públicas que deram certo”, diz o ex-presidente no vídeo, onde relembrou a luta de décadas para implementar políticas de segurança alimentar no Brasil, do qual participaram figuras como Betinho e Dom Mauro Morelli e de como foi criado o PAA, parte dos programas da políticas de segurança alimentar. “A gente queria garantir ao pequeno produtor que ao colher o seu produto, ele tivesse a garantia de que alguém iria pagar para ele um preço justo”. Lula também falou sobre como o programa, ao garantir a compra de alimentos dos pequenos produtores de alimentos, estimulou o desenvolvimento da produção agrícola. O seminário é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Programa Mundial de Alimentos (PMA) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Ao fim do evento, será lançado o livro

Globo já começou 2014 com outra infração em impostos

Imagem
Por Zé Augusto A Globo Comunicação e Participações, empresa que controla a TV Globo, foi autuada pela Receita Federal em 6 de janeiro de 2014. De acordo com os sistemas públicos da Receita, o auto foi por infração no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Os valores e o conteúdo do processo não está acessível devido ao sigilo fiscal. Antes disso, a empresa sofreu duas grandes autuações recentemente, que chegaram ao conhecimento público. 

Gigantes da internet divulgam pedidos feitos por serviços secretos

Imagem
Pela primeira vez, empresas como Google, Facebook, Yahoo! e Microsoft divulgam números sobre sua colaboração com a NSA e outros serviços secretos dos EUA. Milhares de pessoas foram afetadas pela espionagem. Seis gigantes da tecnologia divulgaram pela primeira vez, nesta segunda-feira (03/02), estatísticas sobre solicitações judiciais que receberam secretamente de autoridades dos Estados Unidos. A divulgação ocorreu no âmbito do escândalo de espionagem da NSA (sigla em inglês para Agência de Segurança Nacional).

Em 126 faculdades, nenhum candidato foi aprovado na OAB

Imagem
Por Jornal da Ciência Órgão divulgou resultados do XI Exame de Ordem detalhados por campi universitários A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou o resultado do XI Exame de Ordem Unificado nesta segunda-feira. A prova foi concluída em setembro do ano passado e estudantes de Direito de 1.291 campi universitários de todo o país foram avaliados. Dentro deste universo, 126 unidades de ensino não tiveram nenhum candidato aprovado.

A PROPOSTA URUGUAIA

Imagem
(JB) - Desde sua fundação, com o tratado de Assunção, em 1991, o Mercosul- Mercado Comum do Sul, tem sido vilipendiado e atacado pelos inimigos da integração sul-americana. Primeiro, por ter sido um dos fatores que mais contribuíram para a derrocada da ALCA – Área de Livre Comércio das Américas - que pretendia que os países latino-americanos abrissem totalmente seu mercado aos Estados Unidos. Se isso tivesse ocorrido, o Brasil estaria, hoje, na situação em que está o México, que cresceu no ano passado menos da metade do que o fizemos; que se considera um “player” global quando 90% de suas exportações vão para o Canadá e os EUA; que apenas maquia peças de terceiros com destino ao outro lado da fronteira e que, apesar de “exportar” mais que o Brasil, tem históricos déficits em seu comércio exterior, porque o salário de seus trabalhadores custa tão pouco que não basta para agregar valor às mercadorias que envia para outros países.

Siemens e Alstom devolvendo quase R$ 1 bi? Empresas dissolvidas? Sei, tá bom…

Imagem
Autor: Fernando Brito Minha avó dizia que  pobre, quando vê muita esmola, desconfia. Senti-me assim, ao ler a notícia,  que saiu há pouco , de que o promotor Marcelo Milani, do MP de São Paulo está  cobrando “das empresas que reformam trens do Metrô de São Paulo a devolução de cerca de R$ 800 milhões, valor que ele considera ser o prejuízo em razão de superfaturamento nos contratos” e que “se não houver essa devolução em 90 dias, Milani diz que vai entrar com uma ação judicial pedindo a dissolução das companhias”.

A volta de Franklin Martins!

Imagem
Enviado por Miguel do Rosário Franklin Martins é o terror da grande mídia. Por uma razão simples. É um sujeito dotado de neurônios, ideias e colhões, uma reunião extremamente rara de se encontrar numa pessoa, mormente em alguém de governo. A notícia de que ele coordenará as redes sociais da campanha de Dilma e que será influente junto à Secretaria de Comunicação da Presidência da República caiu como uma bomba nas redações dos jornalões velhos. Entretanto, é uma notícia promissora para todos que querem ver algo novo acontecer. Sobretudo uma nova lei de mídia, que regule as comunicações no Brasil e reduza os superpoderes de alguns grupos, em especial a Rede Globo, esse monstrengo que ainda drena a maior parte dos recursos públicos e privados da publicidade brasileira, obstruindo o surgimento de empreendimentos diferentes na área de comunicação e jornalismo. Assistam a entrevista e dêem sua opinião! - See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/02/03/a-volta-de-franklin-marti

A juventude do Brasil agora cabe no seu tablet ou smartphone

Imagem
Pesquisa Secretaria Nacional de Juventude realiza pesquisa sobre perfil dos jovens brasileiros e disponibiliza arquivo para smartphones por  Portal Brasil A Agenda Juventude Brasil: Pesquisa Nacional sobre Perfil e Opinião dos Jovens Brasileiros 2013 agora também está disponível em formato para smartphones e tablets. Para ter acesso basta  fazer o download do arquivo  no aparelho e possuir um aplicativo para ler e-books.

Ricardo Mello, sobre a “vaquinha”: democracia não obriga ao conformismo bovino

Imagem
Autor: Fernando Brito A coluna de Ricardo Mello, na  Folha  de hoje, é uma peça que, se houvesse vergonha na imprensa brasileira, teria deixado corada muita gente. Ele descreve o que a mídia faria se não tivessem sido pagas as multas impostas a José Genoíno e Delúbio Soares, quitadas através de coleta pública. Imagine o cenário. Vencido o prazo para os condenados da AP 470 pagarem as multas, nenhum apareceu. José Genoino, olhe só, alegou que o valor supera o preço de sua casa. Os outros tampouco respeitaram a sentença. O que aconteceria?

Resposta de Miguel do Rosário ao Luis Nassif...

Imagem
Aqui está oque o Nassif escreveu: Sobre a parcialidade da mídia e da blogosfera Aqui está a resposta do Miguel do Rosário: Enviado por Miguel do Rosário Operação “blindagem” para Barbosa Neste final de semana, estorou nas redes sociais uma foto de Joaquim Barbosa ao lado de um sujeito com mais de duzentos processos judiciais nas costas, e que até 2007, quando ganhou um habeas corpus de Ayres Brito, era considerado foragido pela Justiça brasileira. O Nassif publicou  um post hoje  debatendo os excessos da parcialidade política na blogosfera. A gente reclama que a mídia é extremamente parcial, mas – argumenta Nassif – os blogs também pisam na bola ao pegar no pé de Joaquim por uma foto ao lado de um sujeito que ele, provavelmente, nem conhecia. A mídia não perdeu tempo. Globo, Folha e Estadão publicaram textos tentando blindar a imagem de Barbosa e atacando os blogs, sempre mencionados como “alinhados ao petismo”, etc. Toda aquela ladainha de sempre.