Postagens

Mostrando postagens de janeiro 20, 2014

Lisboa: Dilma desmente o PiG

Imagem
Estadão e Globo, entre outros, haviam noticiado que a Presidenta Dilma passaria o fim de semana, em sigilo, na cidade portuguesa. No fim da tarde deste domingo (26), a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República divulgou nota em que nega que comitiva presidencial tenha feito qualquer “escala desnecessária em Lisboa”. Os jornais O Estado de S. Paulo e o Globo , entre outros veículos, haviam noticiado, no sábado (25), que a Presidenta Dilma passaria o fim de semana, em sigilo, na cidade portuguesa. Confira a íntegra da nota à imprensa. Saiu no Blog do Planalto:

A verdadeira traição de Hollande

Imagem
  Por Altamiro Borges A mídia sensacionalista tem feito o maior escarcéu com a crise conjugal do presidente da França. Neste sábado (25), quinze dias após a revista de fofocas “Closer” ter divulgado o suposto caso com a atriz Julie Gayet, François Hollande anunciou sua separação da jornalista Valérie Trierweiler, que era sua namorada, mas tinha status de primeira-dama. A “traição” já está sendo encarada pela imprensa local e mundial como o fim do governo “socialista” e o retorno da direita ao poder – no eterno rodízio entre os partidos neste país que afunda na crise econômica. A decadência de François Hollande, porém, não se deve à sua conturbada vida pessoal, mas sim à traição dos seus compromissos de campanha.

Um arquivo vivo do comunismo

Imagem
  por Emir Sader “O alfaiate de Ulm” – Lucio Magri, Boitempo Editorial Lucio Magri foi um dos maiores dirigentes da esquerda europeia. Participar da esquerda italiana no pós-guerra já era se situar em um lugar privilegiado, porque o Partido Comunista Italiano era não apenas o maior, mas também o mais importante da Europa e de todos os que não estavam no governo.  O partido de Gramsci e de Palmiro Togliatti, combinou força de massas e capacidade de elaboração teórica, mediante um pluralismo interno que nenhum outro partido comunista podia exibir. Sofreu, na guerra fria, o veto norteamericano a participar no governo, que se exerceu por médio do bloqueio político, mas também de ações de provocação militar, que ajudassem a dificultar seu acesso ao governo, com os socialistas.

Pombas lançadas pela paz na Ucrânia atacadas por gaivota e corvo no Vaticano

Imagem
PÚBLICO   26/01/2014 - 17:13 Dezenas de milhares de pessoas viram a cena na Praça de São Pedro. O Papa Francisco fez um apelo ao fim da violência e a um diálogo construtivo na Ucrânia na oração do Angelus de domingo. E depois duas crianças lançaram pombas brancas, símbolo da paz, da janela do Palácio Apostólico do Vaticano de onde falava o Papa – mas, mau prenúncio, uma foi logo atacada por uma gaivota, e outra por um corvo. Dezenas de  milhares de pessoas viram a gaivota agarrar-se à cauda de uma das pombas, enquanto o corvo negro bicava repetidamente outra. Do resto das pombas libertadas não se sabe qual foi a sorte - talvez tenham escapado ao ataque cerrado dos predadores dos céus de Roma. Antes, o Papa Francisco tinha expressado a sua solidariedade com a família das pessoas que tinham sido vítimas da violência na Ucrânia. “Estou próximo da Ucrânia na oração, em especial daqueles que perderam a vida nos dias recentes e das suas famílias”, tinha dito o Papa, evoca

Central das propinas do trensalão tucano

Imagem
Uruguai, a estação central das propinas do trensalão tucano 26 de janeiro de 2014 |  Autor: Miguel do Rosário Matéria da Carta Capital desta semana faz o que tem faltado ao resto da imprensa quando o assunto é a corrupção em governos paulistas: investigação. Em geral, os jornalões têm recebido material pronto e mastigado de autoridades ou da imprensa estrangeira. Há novidades, porém, vindo do sul da fronteira. Em paraísos fiscais do Uruguai reside o segredo mais dourado do trensalão. Uruguai, a estação central do dinheiro Investigar as empresas offshore do consultor Arthur Teixeira é o caminho para desvendar a corrupção no metrô paulista Por Fabio Serapião, na Carta Capital n˚ 784 Desde o retorno ao noticiário do escândalo de pagamento de propina por multinacionais em troca de contratos do Metrô e dos trens metropolitanos no estado de São Paulo, o governador tucano Geraldo Alckmin repete um mantra: “É preciso investigar”. Tem sido uma saída fácil para tentar evitar

Folha: da “ditabranda” às Diretas-Já

Imagem
Por Altamiro Borges A Folha até hoje não fez qualquer autocrítica do seu apoio ao golpe militar de 1964, da sua aliança com o setor linha dura dos generais ou da cedência de suas peruas para os órgãos de tortura. Na fase mais recente, ela também nunca se penitenciou da ficha policial falsa de Dilma Rousseff ou de outros factoides plantados para servir aos interesses da direita. Mas ela adora se jactar dos seus feitos jornalísticos. Na edição desta sábado (25), o diário golpista da famiglia Frias se apresentou como o “Jornal das Diretas”, relembrando o seu papel na cobertura dos comícios em defesa da emenda do deputado Dante de Oliveira que restabelecia as eleições diretas para presidente da República.

O poder transformador de uma infância sem fome

Imagem
Para Tereza Campello, o maior efeito transformador do Bolsa Família foi sobre o próprio Estado, que passou a ter um olhar estratégico sobre a pobreza. Marco Aurélio Weissheimer Porto Alegre - “Temos uma visão muito distante das diferentes pobrezas que existem no Brasil”. A primeira pessoa do plural empregada pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, na abertura do debate do qual participou neste sábado (25), no Fórum Social Temático 2014, foi um convite para que todo o público se reconhecesse nesta condição. Uma condição de distância em relação a essa realidade que, historicamente, é o cotidiano da maioria da população brasileira. O vídeo de três minutos exibido na abertura do encontro encurtou um pouco essa distância trazendo o depoimento de pessoas beneficiárias do Bolsa Família e de outras políticas públicas do governo federal. Políticas compensatórias ou transformadoras? – perguntava a frase do material de divulgação do diálogo.

Vai ter Copa: argumentos para enfrentar quem torce contra o Brasil

Imagem
Antonio Lassance Como a desinformação alimenta o festival de besteiras ditas contra a Copa do Mundo de Futebol no Brasil. Profetas do pânico: os gupos que patrocinam a campanha anticopa Existe uma campanha orquestrada contra a Copa do Mundo no Brasil. A torcida para que as coisas deem errado é pequena, mas é barulhenta e até agora tem sido muito bem sucedida em queimar o filme do evento. Tiveram, para isso, uma mãozinha de alguns governos, como o do estado do Paraná e da prefeitura de Curitiba, que deram o pior de todos exemplos ao abandonarem seus compromissos com as obras da Arena da Baixada, praticamente comprometida como sede.

Lobby sionista nos EUA perdeu a batalha do Irã, mas guerra segue

Imagem
  O Aipac e outros grupos linha-dura continuam a ser poderosa força para assegurar generosa ajuda dos EUA a Israel. Há oito anos, Jeffrey Goldberg, da revista New Yorker, perguntou a Stephen Rosen, então alto funcionário do Comitê para Assuntos Públicos EUA-Israel (Aipac, para sua sigla em inglês) e conhecido em Washington pela agressividade, pensamento conservador e violência política, se uma então recente publicidade negativa havia abalado o legendário controle que o lobby tinha sobre a política de Washington. Por Jim Lobe, do IPSnews “Um semi-sorriso apareceu no rosto de Rosen”, escreveu Goldberg sobre aquela entrevista. “Está vendo esse guardanapo?”, perguntou-me ele. “Em menos de 24 horas podemos ter aqui a assinatura de 70 senadores, bem aqui, nesse guardanapo”.

O Brasil de Davos e de Mariel

Imagem
  O Brasil de Davos e de Mariel A presidente Dilma chegou ontem a Davos, na Suíça, para reunir-se, entre outras personalidades, com o presidente do país, Didier Burkhalter, o do grupo Saab (sócio brasileiro no projeto dos caças Gripen NG - Hakan Buskhe), o da Fifa, Joseph Blatter, e CEOs de grandes multinacionais, como a Unilever e a Novartis.  De lá, ela irá para Havana, Cuba, onde se encontrará com líderes do continente, na reunião da Celac (Comunidade de Estados da América Latina e do Caribe), e participará, junto ao presidente Raul Castro, de uma cerimônia emblemática: a inauguração da primeira etapa do terminal de contêineres e da Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel, junto ao porto do mesmo nome, financiado com dinheiro brasileiro e construído por empresas nacionais de engenharia, em associação com firmas locais, no valor aproximado de um bilhão de dólares.

Os filhos da mídia

Imagem
 Autor: Fernando Brito Por todo o país, embora com ampla cobertura da imprensa, as manifestações “coxinhas” do “não vai ter Copa” – expuseram sua magreza. Um fiasco. Um pouco mais que a dúzia e meia de pessoas das outras cidades, São Paulo tinha lá uns mil recalcados, atendendo ao apelo do “Estadão” para produzir, como diz o editorial do jornal “um clima de crispação social capaz de contaminar as urnas de 3 de outubro”.

Com invasão da Cracolândia, Alckmin insiste em demonstrar que São Paulo é o túmulo da política

Imagem
Luis Nassif São Paulo não merece um governante da pequena estatura de Geraldo Alckmin. Não adianta os detratores do estado argumentarem que ambos se merecem. Definitivamente não se merecem. São Paulo é a cidade dos movimentos de saúde mental, a cidade que abriga brasileiros e estrangeiros de todos os lugares, a cidade de movimentos e organizações sociais relevantes, de grupos de opinião modernos, o estado que abriga as melhores consultorias, universidades, institutos de pesquisa, as maiores e melhores empresas, a melhor estrutura de cidades médias, as mais amplas estruturas sindicais, da Fiesp-Ciesp, Fecomercio à CUT.

Estadão adere ao “não vai ter Copa”

Imagem
Por Altamiro Borges O oligárquico jornal Estadão, historicamente um dos veículos mais raivosos contra qualquer tipo de manifestação popular, parece que resolveu aderir ao movimento “Não vai ter Copa” – desencadeado nas redes sociais por uma série de movimentos, alguns com propósitos diametralmente opostos. Em editorial nesta sexta-feira (24), o jornalão pede “cautela” ao governo no enfrentamento dos protestos já agendados. Ele reconhece que as manifestações podem prejudicar a imagem da presidenta Dilma Rousseff, inclusive nas eleições de outubro próximo, mas “teoriza” candidamente que isto faz parte da democracia. Haja cinismo! A mídia golpista é, realmente, muito ardilosa!

Equador: Revolução Cidadã completa sete anos

Imagem
O Equador paga hoje o salário mínimo mais elevado de toda a América Latina. Além disso, a Unesco reconheceu o país como território livre de analfabetismo. Beto Almeida Muito ocupada com o exercício de um oposicionismo crescentemente virulento neste ano eleitoral, a mídia brasileira praticamente não registrou a passagem do sétimo ano da Revolução Cidadã, no Equador, ocorrido na semana passada. Nem por isto, o processo dirigido pelo jovem presidente e economista Rafael Correa, processo também conhecido como “o socialismo do bom viver”, com amplo e expansivo apoio popular, tem menos importância, e deveria ser objeto de estudos, debates por parte de governos, partidos progressistas, sindicatos, movimentos sociais e intelectuais. E de muito mais informação. Neste tema, a exceção tem sido a TV Brasil.

A esquina da democratização: a 30 anos da campanha das Diretas Já

Imagem
O caráter conservador e restrito da transição democrática só foi possível porque ela se deu pela via do Colégio Eleitoral e não das eleições diretas. por Emir Sader em 24/01/2014  Dia 25, sábado, dia do aniversário de São Paulo, marca também a data dos 30 anos de começo da campanha das diretas-já. Foi uma imensa manifestação, com a presença dos principais líderes da oposição à ditadura – Ulysses Guimarães, Lula, Brizola, Tancredo, Montoro -, que se considera como o lançamento da campanha pelas eleições diretas-já, contornando o projeto de transição controlada colocado em prática pela ditadura, que previa as primeiras eleições presidenciais sem controle direto das FFAA, pelo Colégio Eleitoral e não pelo voto direto.

Empresária diz que pagou R$ 500 mil de propina ao irmão de Beto Richa, segundo revista IstoÉ

Imagem
Por:  Zé Augusto A revista IstoÉ desta semana traz denúncias de uma empresária  contra o ex-ministro do trabalho, Carlos Lupi (PDT) , e o contra o irmão do governador do Paraná Beto Richa. As denúncias, por enquanto, são frágeis, pois a revista não traz documentos. É só a palavra dela e anotações em sua agenda. Mas o Ministério Público precisa investigar, já que ela está dizendo que participou dos fatos. Esquema paranaense Empresária Ana Cristina Aquino diz que negociatas para abrir filial de sua empresa no Paraná incluíam pagamento de propina para Pepe Richa, irmão do governador do Estado Izabelle Torres

Yes, nós temos cervejas!

Imagem
fotos: cilmara bedaque Muitos leitorxs nos perguntam qual é a cerveja boa. A resposta é muito difícil porque existem muitas cervejas sensacionais pelo mundo todo e, além disso, essa opinião envolve preferências e momentos. Sem contar que, enquanto escrevemos este post, mais e mais brejinhas estão sendo inventadas pelos mestres artesanais \o/ Um lugar na Vila Madalena nos chamou a atenção o ano passado porque, além de vender só cervejas artesanais brasileiras, o seu dono – Oliver Buzzo – traz com orgulho essa proposta no slogan do bar:  De Bruer – 101 cervejas brasileiras . Unindo o agradável com o melhor ainda ;) resolvemos conversar com o Oliver bebendo algumas brasileiras que, quando vocês encontrarem, não deixem de experimentar. É uma pequena lista com estilos diferentes de cerveja e que não pretende ser um ranking das melhores. É só a constatação que a artesanal brasileira está em um nível que não tínhamos há três anos.

PASTA 2474 NO FUTURO DA AP 470

Imagem
Decisão de Lewandovski pode revelar segredos importantes do julgamento Ao liberar o conteúdo da pasta 2474 para oito advogados que haviam pedido o direito de consultar um imenso conjunto de documentos que tem relação penal 470, mas sempre foram mantidos em segredo, o ministro Ricardo Lewandovski tomou uma decisão que pode ter relevância histórica. A pasta 2474 era mantida em segredo por Joaquim Barbosa. Envolve provas, fatos e indícios que não foram incorporados aos autos da ação penal. Quando ele deixou a relatoria da ação penal, em agosto do ano passado, o inquérito sobre foi redistribuído e entregue ao ministro Luiz Roberto Barroso.

Obrigado Tom Jobim!

Imagem
Tom Jobim foi um dos grandes nomes da bossa nova No aniversário de Tom Jobim, Brasil comemora o Dia Nacional da Bossa Nova Homenagem O compositor Antônio Carlos Jobim (1927-1994) completaria, neste sábado (25), 87 anos por Portal Brasil Autor de obras musicais do século XX, reconhecidas mundialmente, Antônio Carlos Jobim (1927-1994), mas conhecido como Tom Jobim, se vivo, neste sábado completaria 87 anos. Compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista; é um dos criadores do movimento da Bossa Nova. Nasceu na Barra da Tijuca (RJ). Aprendeu a tocar violão e piano tendo aulas, entre outros, com o professor alemão Hans-Joachim Koellreutter, introdutor da técnica dodecafônica no Brasil.

"Enfrentamos o difícil desafio de evitar o pior", diz Dilma

Imagem
  A presidenta Dilma Rousseff pronunciou um discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, nesta sexta-feira (24), onde delineou a posição do Brasil no contexto mundial de crise financeira, ao mesmo tempo em que detalhou os investimentos sociais e de infraestrutura avançados pelo governo federal. Além disso, enfatizou a prioridade da erradicação da pobreza e do investimento em educação como “patrimônios históricos” para o povo brasileiro. Por Moara Crivelente, da Redação do Vermelho “São passados mais de cinco anos desde o início da crise financeira global, a mais profunda e mais complexa desde 1929; (...) enfrentamos o difícil desafio de evitar o pior e, ao mesmo tempo, reconstituir o caminho da prosperidade”, disse a presidenta, ressaltando a importância de um enfoque de médio e longo prazos para o crescimento global de economias tão diversas.

Não pagamento de taxa de proteção pode ter motivado operação de policiais na Cracolândia

Imagem
    Luis Nassif Pista para análise do Ministério Público Estadual sobre a ação do Denarc (Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico) na Cracolândia.   Segundo avaliação de analistas da Prefeitura de São Paulo, a ação do Denarc na Cracolândia deveu-se ao não pagamento de proteção.   A Operação Cracolândia reduziu a demanda por crack. Houve a suspensão temporária do consumo. Era certo que hoje, dia de pagamento, os dependentes iriam adquirir suas pedras de crack - já que nao se supõe que o vício possa ser extirpado da noite para o dia. Mas durante a semana houve queda sensível de venda e os traficantes não tiveram como pagar a taxa de proteção.

Os 30 anos do comício que a Globo transformou em festa

Imagem
  Após 20 anos de ditadura, 300 mil brasileiros foram à Praça da Sé pedir eleições diretas. Jornal Nacional disse que o ato era festa pelo aniversário de SP. Najla Passos Brasília - Há exatos 30 anos, cerca de 300 mil pessoas foram à Praça da Sé, em São Paulo, para reivindicar eleições diretas para presidente. No palanque, políticos, artistas, sindicalistas e estudantes. Era o maior ato político ocorrido nos primeiros 20 anos da ditadura brasileira, com todo o seu saldo de mortes, torturas, desaparecimentos forçados, censuras e supressões dos direitos individuais. Mas o foco da reportagem que o telejornal de maior audiência do país, o Jornal Nacional, da TV Globo, levou ao ar naquela noite, era a comemoração pelos 430 anos de São Paulo.

Joaquim diz estar “se divertindo” com candidatura. Mas tá calminho agora…

Imagem
 Autor: Fernando Brito Feliz, em Paris, se me perdoam o eco, o ministro Joaquim Barbosa disse que por lá todos queriam saber se ele era candidato e que isso estava fazendo com que ele se divertisse . Voltou a negar que seja candidato, embora ninguém acredite muito quando ele diz isso… Ao contrário do que acontece normalmente, Barbosa falou com gentileza com a imprensa e. desta vez, fez o que deveria ter feito antes: não emitiu opinião sobre o que os outros ministros deviam ou não deviam fazer durante suas férias. Alguém deve ter tido a paciência de dizer ao Dr. Joaquim que uma autoridade de um país, no exterior, não critica – muito menos grosseiramente – outra autoridade de seu país. A roupa suja, sabem como é…

Lewandowski desnuda Barbosa

Imagem
  Decisão de Lewandowski expõe o Golpe do Mensalão do PT: MPF + Ministro relator (JB). A pedido do réu Henrique Pizzolatto e com base na Súmula Vinculante #14 -  que dá aos acusados acesso aos autos, para que se defendam – o Ministro Ricardo Lewandowski, no exercício da Presidência do Supremo, manteve nesta quinta-feira 23 o caráter de “segredo de Justiça”, mas deu acesso a oito réus ao Inquérito 2474, desdobramento do Inquérito 2245, que se tornou a Ação 470, o mensalão (o do PT). Os réus beneficiados são:

Mensagem de Dilma foi positiva e em sintonia com os investidores, afirma presidente do Bradesco

Imagem
Empresários que estão em Davos, na Suíça, participando do Fórum Econômico Mundial, elogiaram o discurso da presidenta Dilma Rousseff no evento. O presidente do Bradesco, Luis Trabuco, disse que a presidenta enviou uma mensagem positiva, “olho no olho” e em sintonia com os investidores. “Nós tivemos uma mensagem muito positiva da presidenta aqui em Davos. Ela reafirmou os princípios do governo dela, como metas de inflação, compromisso fiscal, compromisso com o desenvolvimento da infraestrutura, foi uma mensagem muito positiva, foi uma mensagem olho no olho em que ela pôde estar em sintonia com os investidores aqui em Davos”, afirmou Trabuco.

Jovens que morreram no Meco vistos a rastejar com pedras nos tornozelos

Imagem
CATARINA GOMES   24/01/2014 - 13:54 Para sábado à tarde está agendada uma reunião em que as seis famílias vão decidir qual será “o próxi Os estudantes da Universidade Lusófona de Lisboa que foram arrastados por uma onda na praia do Meco no passado dia 15 de Dezembro foram vistos a rastejar com pedras atadas aos tornozelos, disse ao   Diário de Notícias   ( DN ) uma vizinha da casa que os jovens tinham arrendado para passar o fim-de-semana. A empregada de limpeza da moradia onde ficaram, Etelvina Fonseca, confirma a informação. Fátima Negrão, a mãe de um dos jovens, diz que não ficou surpreendida com a revelação. “É apenas um sinal do que já ninguém tem dúvida, de que estavam a ser praxados.” O Conselho Oficial da Praxe Académica (COPA) da Lusófona continua em silêncio.

Dantas deu mais de R$ 150 milhões a Marcos Valério

Imagem
Enviado por  Miguel do Rosário  on 24/01/2014 Nesta nova safra de documentos que estão sendo redescobertos na web, um leitor nos trouxe o Relatório Final da CPI dos Correios, que também publico aqui no Slide Share: 00948   from  Miguel Rosario *

"Para quem foi torturado, visitar o passado não é festa"

Imagem
Ditadura Em diligencia à antiga sede da Polícia do Exército na Vila Militar, ex-militantes e representantes de comissões da verdade revisitam centro de tortura no Rio por Marsílea Gombata Do Rio de Janeiro Mais de 40 anos depois de terem sido presos e torturados, ex-militantes da luta armada contrários à ditadura voltaram na quinta-feira 23 para a antiga sede da Polícia do Exército na Vila Militar, no Rio de Janeiro. Ao lado de representantes da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e das comissões do Rio e de Pernambuco, eles foram acompanhados pelo comandante José da Costa Abreu, general de Divisão do Exército, e por peritos responsáveis por identificar as modificações feitas no edifício.

O evento Chopis Centis

Imagem
Editorial Os Mamonas Assassinas já falavam de rolezinhos, mas não previam os atos de arbítrio dos dias de hoje por Mino Carta — publicado 24/01/2014 Os Mamonas Assassinas foram proféticos. Uma de suas criações de quase 20 anos atrás intitula-se Chopis Centis, ou seja, Shopping Center, na linguagem de alguém cujo ingresso no JK Iguatemi hoje seria vetado, não fosse o cidadão multado em 10 mil reais. Cidadão chegado de algum fundão do Brasil, seduzido pelo apelo da cidade de ouro com o beneplácito das autoridades. Como bem sabemos, jamais houve políticas para segurar retirantes nas terras de origem. Cantavam os Mamonas:

Petrobras reavalia área de Carcará, novo possível megacampo de petróleo

Imagem
  Fernando Brito A notícia de que a Petrobras  está devolvendo partes do bloco BM-S-8 , do qual detém 66% dos direitos de exploração não deve ser lida como um “desistência” da empresa em perfurar a área, que é de geologia complexa e que, no passado, “matou” cinco dos nove poços perfurados, por problemas mecânicos. A razão é outra: a empresa vai se concentrar na metade oeste do bloco, no campo de Carcará, a 230 km do litoral de São Paulo, onde foi encontrado um mega reservatório – de 470 metros de espessura, quase 50% maior que a de Libra – contendo petróleo de melhor qualidade e de altíssima pressão, talvez a maior já registrada na área do pré-sal e no prospecto de Guanxuma, o mesmo trecho, onde os testes sísmicos revelam um potencial semelhante, como você vê no mapa aí de cima.

Brasil? Poupe-me...

Imagem
Foi preciso que o presidente de um dos maiores bancos viajasse 8.940 kms, para encontrar um jornalista disposto a ouvir e reportar uma outra visão do Brasil. por: Saul Leblon Foi preciso que o presidente de um dos maiores bancos brasileiros viajasse 8.940 kms para fora do país, um estirão aéreo de  11 hs  até Genebra, na Suíça, para encontrar um jornalista, o competente Assis Moreira, correspondente do Valor Econômico, disposto a ouvir e reportar  uma visão  da economia  ausente na pauta  do Brasil aos cacos,  que predomina nas páginas  do seu próprio jornal. Que isso tenha acontecido na carimbada paisagem de neve e ternos pretos de Davos, onde se realiza o concílio das corporações capitalistas,  diz algo sobre  o belicismo da emissão conservadora em  azedar  as expectativas  contra o Brasil e seu desenvolvimento.

Bruno Maranhão

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOÉ em Brasília, é autor de "A Outra História do Mensalão". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA e na Época. Também escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". A história muito particular do militante revolucionário que foi preso durante o governo Lula Há sete anos, escrevi uma reportagem sobre Bruno Maranhão, um brasileiro que teve uma história particular. Nascido numa família de usineiros pernambucanos, teve uma vida de militante revolucionário na juventude, na idade adulta e mesmo na terceira idade.

Secretário de Haddad repudia ação na cracolândia

Imagem
publicado em 24 de janeiro de 2014 às 12:06 Entevista / Rogério Sottili Ação da Polícia Civil na Cracolândia é “barbaridade inaceitável” O secretário municipal de Direitos Humanos afirmou que, apesar de gerar preocupação, ação policial não impedirá continuidade da Operação de Braços Abertos por Bruna Carvalho — publicado 23/01/2014 22:06, na CartaCapital O secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, qualificou a ação da Polícia Civil ocorrida na tarde desta quinta-feira 23 na região da Cracolândia, no centro de São Paulo, como uma “barbaridade inaceitável”. Em entrevista a CartaCapital, Sottili também afirmou que a repressão policial não provocará alterações significativas na Operação de Braços Abertos, política da Prefeitura de redução de danos aos usuários de crack. “O que aconteceu hoje foi uma barbaridade inaceitável, uma violência que expôs não só os beneficiários da Operação de Braços Abertos, mas também a rede de assistência social, a rede d

Lewandowski autorizou oito pessoas a terem acesso ao "gavetão"

Imagem
sex, 24/01/2014 - 11:38 Ontem mesmo o presidente em exercício do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski assinou a autorização para oito pessoas terem acesso aos autos do inquérito , o chamado "gavetão". O Ministro tomou por base a súmula vinculante 14, que reza: "É DIREITO DO DEFENSOR, NO INTERESSE DO REPRESENTADO, TER ACESSO AMPLO AOS ELEMENTOS DE PROVA QUE, JÁ DOCUMENTADOS EM PROCEDIMENTO INVESTIGATÓRIO REALIZADO POR ÓRGÃO COM COMPETÊNCIA DE POLÍCIA JUDICIÁRIA, DIGAM RESPEITO AO EXERCÍCIO DO DIREITO DE DEFESA". Foram autorizados a ter acesso aos autos as seguintes pessoas: Luiz Carlos Garccia Coelho. Ligado a Renan Calheiros e denunciado por um ex-genro. ( http://migre.me/hzfQZ ) Bruno de Miranda Ribeiro Brito, o genro. Márcio Alaor de Araujo, executivo do BDMG. Romero Teixeira Niquini, empresário mineiro envolvido em muitos problemas ( http://migre.me/hzgaJ ) Lucas José Couto Fernandes. Daniel Bonifácio Daniel Valente Dantas

Posar de vítima, a tática dos poderosos no Brasil

Imagem
Autores da Geração Editorial, no lançamento do Operação Banqueiro por  Luiz Carlos Azenha Minha primeira experiência com a tática foi no interior de São Paulo. Jovem repórter, vi quando um candidato a prefeito de Marília, originário da Arena, o partido de sustentação da ditadura militar, apareceu todo engessado na véspera da eleição e foi acusado de forjar uma surra para despertar compaixão dos eleitores. Perdeu. Na campanha eleitoral de 2010, o candidato tucano José Serra foi acusado de exagerar e distorcer as consequências de um protesto contra ele organizado por mata-mosquitos do Rio de Janeiro, que haviam sido demitidos do Ministério da Saúde quando da passagem de Serra pelo cargo. Jogou a culpa pelo incidente no PT e se disse atingido por um objeto de um quilo. Foi o famoso episódio da “bolinha de papel”. Perdeu.

Dilma estreia conta na rede social Vine

Após retomar conta no Twitter, presidenta divulga, nesta quinta (23), o perfil oficial na nova rede social por  Portal Brasil A presidenta Dilma Rousseff usou a conta no Twitter para divulgar, nesta quinta-feira (23) sua estreia em mais uma rede social, o Vine, com um vídeo sobre os estádios da Copa do Mundo 2014. Na rede social é possível  criar  vídeos de até seis segundos.  Ontem entregamos + um estádio p/ a  #CopaDasCopas  e a nossa estreia no Vine é sobre isso  https://t.co/z5FUe87h5B Vine   @ vineapp Fonte: Portal Brasil  

85 ricaços e 202 milhões sem empregos

Imagem
Por Altamiro Borges A ONG britânica Oxfam divulgou nesta segunda-feira (20) um relatório espantoso, revoltante. Ele revela que o patrimônio das 85 pessoas mais ricas do planeta equivale às posses de metade da população mundial. Segundo o documento intitulado “Working for the Few”, publicado na semana do elitizado Fórum Econômico de Davos, esta reduzidíssima minoria de ricaços têm um patrimônio de US$ 1,7 trilhão, o equivalente às posses de 3,5 bilhões de pessoas do planeta. O relatório ainda afirma que a riqueza do 1% dos bilionários está aumentando e já atinge um total de US$ 110 trilhões, 65 vezes a riqueza da metade mais pobre da população mundial.

Carta Maior acompanhará ao vivo debates do Conexões Globais

Imagem
Carta Maior acompanhará debates do Conexões Globais, dias 24 e 25 de janeiro, em Porto Alegre, que serão transmitidos ao vivo pela internet. Marco Aurélio Weissheimer Porto Alegre - A edição 2014 do Conexões Globais, que ocorrerá dias 24 e 25 de janeiro, na Casa de Cultura Mário Quintana, terá um significado adicional em relação às edições dos anos anteriores, pois será realizada pouco mais de seis meses depois dos protestos que levaram milhões de pessoas às ruas do Brasil, em junho de 2013. O debate sobre o sentido e o futuro dessas manifestações integra a agenda de debates do Conexões, além de temas como Democracia 2.0, Marco Civil da Internet, soberania na rede, cultura digital e mobilização social na era da internet. Ao todo serão seis debates (três a cada dia), que acontecerão no Teatro Bruno Kiefer, sempre a partir das 14h.

A “PEC 37″ paulista. Ex-secretário de Serra vai para a chefia do MP?

Imagem
Aliado de tucanos ensaia volta à chefia do MP de SP. Autor: Fernando Brito O título da nota do Estadão não podia ser mais revelador. Anuncia  procurador Luiz Antonio Guimarães Marrey, duas vezes secretário do ex-governador José Serra ” tem o discurso pronto para entrar na corrida pelo cargo de procurador-geral de Justiça de São Paulo”. Diz o jornal que “até recentemente, Marrey dizia que não tinha mais pretensões de tentar reassumir a cadeira de mandatário da instituição. “Meu tempo já passou, agora só quero dar meus pareceres”, afirmava. Hoje, entretanto, o seu grupo se reúne para decidir sobre a candidatura. A história de Marrey junto ao tucanato é antiga. Em 1995, Mário Covas – com quem começaram os contratos suspeitos de faude do “trensalão” – o nomeou procurador-geral, deixando de lado o nome de José Emmanuel Burle Filho, primeiro colocado na eleição entre os promotores.

XUXA FORA DO AR

Imagem
Fim do programa da apresentadora é uma boa notícia para a cultura brasileira por  Paulo Moreira Leite

Preso nos EUA Guru indiano que coordenou campanha de Serra na internet em 2010

Imagem
Do Diário do Centro do Mundo O marqueteiro americano de ascendência indiana Ravi Singh, que trabalhou na campanha de Serra à Presidência em 2010, foi preso na sexta-feira (17) em San Diego por suspeita de intermediar a injeção de ao menos US$ 500 mil não contabilizados em campanhas políticas locais. Singh, 41, fundador da empresa Election Mall, teria ajudado um empresário mexicano a doar centenas de milhares de dólares a candidatos em San Diego por meio de caixa 2. Segundo o FBI, Singh e um ex-policial, Ernesto Encinas, 57, teriam utilizado empresas de fachadas e laranjas para fazer o dinheiro chegar a quatro políticos. San Diego fica a cerca de 20 quilômetros de Tijuana, na fronteira com o México, o que explica o interesse de empresários mexicanos em contribuir para políticos, mas a legislação dos Estados Unidos veta doações de estrangeiros.

A história começa a cobrar seu preço do STF

Imagem
Enviado por Miguel do Rosário O tipo de análise abaixo está se tornando cada vez mais comum. Da mesma forma que milhares de brasileiros doaram dinheiro para que Genoíno pagasse sua multa na justiça, outros milhares tentam ajudá-lo denunciando as arbitrariedades do Supremo Tribunal Federal (STF). Um julgamento como o do mensalão, midiatizado como foi, jamais poderia ter sido tão gritantemente injusto e arbitrário. A história irá cobrar o preço da covardia de uns, da truculência de outros, e de vícios ainda mais graves em vários dos ministros. * Hamlet e o STF Por Fábio de Oliveira Ribeiro, em seu  blog no Jornal GGN . qui, 23/01/2014 – 09:28 – Atualizado em 23/01/2014 – 10:57 Há algo de podre nos corredores do palácio do Supremo Tribunal Federal O julgamento do Mensalão petista foi o maior espetáculo judiciário de 2013. Ninguém pode discordar desta proposição. A discordância só se dá em relação ao resultado do processo. Alguns juristas, poucos e irrelevantes, considera

O STF vai abrir o mais bem guardado segredo de Joaquim Barbosa

Imagem
Luis Nassif Entre hoje e amanhã, o presidente interino do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski tornará publico o Inquérito 2474, o chamado “gavetão”, o mais bem guardado segredo do Ministro Joaquim Barbosa. O “gavetão” é a peça originária do Inquérito 2245, que resultou no “mensalão”. Na ocasião, o relator Joaquim Barbosa cindiu o inquérito 2245 e as partes não aproveitadas se transformaram no inquérito 2474, aberto em março de 2007, que ele manteve sob segredo de Justiça. Apesar de garantir que não haveria mais “gavetas” no STF, Joaquim Barbosa recusou-se a divulgar o conteúdo do inquérito. Em 2011 deferiu pedido formulado pela defesa de Daniel Dantas, abrindo apenas a ele o inquérito ( http://tinyurl.com/kgnobew ). Mas negou a dois condenados do “mensalão” alegando que não teria nenhuma relação com a AP 470. No entanto, soube-se que laudos da Polícia Federal, que atestariam a participação de Daniel Dantas no financiamento de Marcos Valério, foram encaminhado

Dilma chega à Suíça para participar do Fórum Econômico Mundial

Imagem
A presidenta Dilma Rousseff já está na Suíça, onde irá participar pela primeira vez do Fórum Econômico Mundial em Davos. O evento conta com cerca de 2.500 participantes, entre eles 40 chefes de Estado e inúmeros diretores de empresas multinacionais. A presidenta participa do evento na sexta-feira (24), quando vai discursar na plenária e se reunir com representantes do setor privado. Leia mais: Participantes do Fórum de Davos querem ouvir Dilma, diz fundador  Dilma recusou o convite para participar da reunião de Davos de 2011, no começo de seu mandato, por motivos de agenda, e depois não voltou a analisar comparecer a essa reunião que cada ano reúne grandes empresários e chefes de Estado ao pés dos Alpes suíços. A participação da presidenta Dilma Rousseff no Fórum Econômico Mundial é esperada ansiosamente por 2.500 líderes políticos, de negócios, da sociedade civil e da academia. A afirmação é do fundador e presidente executivo do Fórum, Klaus Schwab.

Para FHC, “qualquer um que derrote a Dilma” é bom para o país

Imagem
Por: Portal do Vermelho Com a arrogância de sempre, o ex-presidente FHC declarou em entrevista ao Blog do jornalista Josias de Souza, do UOL, que se tivesse 15 anos a menos se candidataria à Presidência da República. Ele se acha a pessoa certa para falar “olhando no olho das pessoas, dizendo, sem meias palavras, sem muita politiquice, as coisas como elas são”. E defendeu que será bom para o país que “qualquer um” derrote Dilma Rousseff na eleição de 2014. Na sua extremada vaidade, a declaração do presidente de honra do neoliberal e neoconservador PSDB é um reconhecimento implícito de que a oposição não tem candidatos capazes nem viáveis.