Postagens

Mostrando postagens de janeiro 8, 2014

Para além do Lobo de Wall Street

Imagem
  Novo filme da dupla DiCaprio e Scorsese trata sobre a deterioração e constituição do homem médio pela dinheirama e liberdade da especulação. Caio Sarack “O Lobo de Wall Street” (2013), novo filme da dupla DiCaprio e Scorsese, trata sobre a deterioração e constituição do homem médio pela dinheirama e liberdade da especulação. Um filme blockbuster, ma non troppo! Scorsese tem paixão e erudição cinematográfica que acabam por dar bastante qualidade ao filme: perspectiva, cortes, fotografia, impedindo a fórmula do filme hollywoodiano. O diretor não faz uso ingênuo de câmeras, existe necessidade expressiva: fala pela filmagem além de falar pela personagem.

Aécio a Campos: seu negócio é comigo ou com Marina?

Imagem
14 de janeiro de 2014 | 22:49 Autor: Fernando Brito Há várias interpretações possíveis para o fato de o Senador Aécio Neves ter entrado a patadas no impasse do PSB sobre apoiar Geraldo Alckmin ou ter candidato próprio em São Paulo. Uma é estar cumprindo um script do próprio Alckmin – ou para Alckmin – de dizer que Campos tire o cavalinho da chuva se pretende fazer alguma farofa em São Paulo, onde o que existe de PSB, exceto Luiza Erundina, irá trabalhar pelo tucano no  no caso de Marina impor uma candidatura “redista”. Outra é estar se servindo do episódio para dar uma chacoalhada no governador pernambucano, que estava muito serelepe nas hostes tucanas.

Dez graus abaixo de zero, na fila para comprar Hollister

Imagem
 [Ele te espera] por Luiz Carlos Azenha, em Nova York Morar duas décadas em qualquer lugar  desgasta o fascínio do turista curioso. A primeira neve derrete, vira água e congela e vira água de novo, dependendo da temperatura, e aquilo que era tão bonito agora é apenas lama acumulada nas esquinas. Nova York é uma cidade em eterna mutação, mas para quem não está de passagem isso pode ser compensado por algumas instituições que dão alma e algum sentido de permanência à metrópole, como os museus, as equipes esportivas e os jornais. Entre 1985, quando desembarquei pela primeira vez para ficar em meio a uma tremenda nevasca, e 2014, a cidade passou por um tremendo processo de gentrificação.

Braços Abertos: A política de Haddad contra o crack

Imagem
 Usuário terá assistência, moradia e salário A prefeitura de São Paulo chamou, nessa terça-feira (14), jornalistas dos mais diversos veículos de comunicação, dentre eles os do Conversa Afiada, para dar detalhes de uma operação de remoção de barracos que acontecerá amanhã, quarta-feira (15), no centro da cidade. Participaram da reunião as Secretarias de Saúde; Segurança Pública; Assistência e Desenvolvimento Social; Direitos Humanos e Cidadania; e a Secretária de Governo.

Como se uniram as duas maiores fábricas de dossiês da República

Imagem
Luis Nassif O livro “Operação Banqueiro”, do jornalista Rubens Valente, caminha para se tornar um clássico na devassa das relações Estado-lobbies privados, especialmente o capítulo “As ameaças do grande credor”, que descreve a correspondência do super-lobista Roberto Amaral com Daniel Dantas, o banqueiro do Opportunity, reportando e-mails e conversas que manteve em 2002 com o então presidente Fernando Henrique Cardoso e o candidato José Serra. As mensagens constam de dez CDs remetidos à Procuradoria Geral da República em Brasília – e que permaneceram na gaveta do PGR Roberto Gurgel, que não tomou providência em relação ao seu conteúdo. Nas mensagens a FHCe Serra, Amaral insiste para que se impeça a justiça de Cayman de entregar a relação de contas de brasileiros nos fundos do Opportunity. Amaral acenava com os riscos de se abrir os precedentes e, depois, o Ministério Público Federal investir sobre as contas do Banco Matrix – de propriedade de André Lara Rezende e Luiz Carlos

DE SAPOS E DE PRINCESAS

Imagem
Postado por Mauro Santayana (HD) - Era uma vez um reino, que já tinha sido rico e poderoso, em um passado distante. E, que, depois, pobre e miserável, foi governado por um monstro feroz e sanguinário, por muito tempo. Esse monstro havia derrotado o povo daquele reino em uma guerra terrível. Anos depois, quando estava ficando velho, mandou que viesse de fora do reino um príncipe, e o educou com esmero, para substituí-lo. Com o passar do tempo, esse príncipe  transformou-se em um rei de opereta, que vivia à custa das arcas do reino, e sentia nostalgia do poder de seus antepassados e das idéias que o monstro lhe havia ensinado. Mas mais tempo passou, e o povo se esqueceu das lições que havia aprendido na luta contra o monstro. Com inveja dos povos vizinhos, muito mais ricos, o povo se submeteu a eles, e, graças à ajuda alheia e a pesadas dívidas, todos compraram muitas coisas e acharam que estavam igualmente ricos, e que, a partir daí, seriam tratados como iguais pelos seus antigo

Marina quer mostrar poder. Eduardo, cooptar os tucanos, já

Imagem
Autor: Fernando Brito Nos jornais de hoje, Eduardo Campo se esmera em negar que a convocação, para o final da semana, de uma reunião “exclusiva”  do PSB para tratar de candidaturas estaduais – sem a presença de Marina Silva – signifique que  há um impasse  entre ele e os marinista s  em torno do apoio à reeleição de Geraldo Alckmin. Há. Eduardo Campos não mira apenas o que Marina Silva poderia lhe transferir de votos. Até porque esta é uma dúvida que pesquisa alguma, até agora, garantiu que seja muito. Poderá, sim, ser mais se ela for a vice.

Os shopping-centers, utopia neoliberal

Imagem
Quase já se pode nascer e morrer num shopping. Só faltam a maternidade e o cemitério, porque hotéis já existem. por Emir Sader  Na sua fase neoliberal, o capitalismo implementa, como nunca na sua história, a mercantilização de todos os espaços sociais. Se disseminam os chamados não-lugares – como os aeroportos, os hotéis, os shopping-centers -, homogeneizados pela globalização, sem espaço nem tempo, similares por todo o mundo. Os shopping-centers representam a centralidade da esfera mercantil em detrimento da esfera pública, nos espaços urbanos. Para a esfera mercantil, o fundamental é o consumidor e o mercado. Para a esfera pública, é o cidadão e os direitos.

A BALANÇA E A CHIBATA

Imagem
Postado por Mauro Santayana às (HD) - Nos últimos dias, pela enésima vez - quem não se lembra do massacre do Carandiru? - a situação das prisões brasileiras foi manchete na internet e nos mais importantes jornais do mundo. Junto aos textos, as imagens dos cadáveres decapitados de Pedrinhas, no Maranhão, e a informação de que a cada dois dias - sob a guarda do Estado - um prisioneiro é assassinado no Brasil. Os números não se referem aos que são espancados por outros presos ou agentes e policiais. Ou aos que falecem devido a enfermidades - muitas delas contagiosas - que se espalham como peste nas celas superlotadas. Ou aos que são feridos quando detidos e morrem por falta de assistência médica ou remédios.

Dilma: Com 1,2 milhão de bolsas, ProUni é o maior programa de inclusão universitária da nossa história

Imagem
Posted: 13 Jan 2014  A presidenta Dilma Rousseff usou sua conta no Twitter para lembrar que, a partir desta segunda-feira (13), estão abertas as inscrições para a primeira edição de 2014 do Programa Universidade para Todos (ProUni), que dá bolsas em instituições particulares de ensino superior para estudantes que não têm condição de pagar a mensalidade. O prazo para cadastro vai até sexta-feira (17). “O governo federal já concedeu 1,2 milhão de bolsas, no maior programa de inclusão universitária da nossa história. Nesta edição, serão mais 190 mil bolsas. Podem fazer a inscrição os candidatos com mínimo 450 pontos na média das notas objetivas e acima de zero na redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para concorrer à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo”, explicou. Dilma afirmou que os bolsistas parciais de 50% (com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa) ainda têm acesso aos empréstimos subsidiad

Gleisy Hoffmann sai de férias e dá início, na prática, à reforma ministerial

Imagem
Gleisy Hoffmann será candidata ao governo do Estado do Paraná A ministra Gleisy Hoffmann entrou de férias, nesta segunda-feira, e não deve mais retornar ao posto, o que dará início à  reforma  ministerial do governo Dilma Rousseff em 2014. Hoffmann reassume seu cargo de Senadora e concorrerá ao governo do Paraná, onde o PT abre a vaga de vice na chapa caso o PMDB não tenha candidato próprio ao governo do Estado. Quem afirma é o deputado André Vargas, que não acredita na possibilidade de os peemedebistas subirem no palanque do tucano Beto Richa. Segundo ele, a aliança com o PSDB não é “bem vista” pela cúpula peemedebista porque “não haveria espaço para um palanque com Beto Richa e a presidente Dilma”. –O (vice-presidente da República) Michel Temer está sinalizando ou pela candidatura própria, ou pela coligação com a ministra Gleisi, destaca Vargas que, mais uma vez, se dispôs a disputar o Senado caso o ex-senador Osmar Dias, do PDT, não queira disputar a vaga com seu irmão, o s

Constrangimento capital

Imagem
Nova York conta com 400 mil milionários, 3 mil multimilionários, mas 21,2% por cento da sua população está abaixo da linha da pobreza. Tarso Genro (*) Publicado originalmente no Leitura Global. As declarações do Prefeito eleito de Nova York,  Bill Blasio, afirmando que vai  combater as desigualdades sociais da “big apple” cobrando impostos mais elevados dos muito ricos para custear os gastos decorrentes do seu programa de governo, tem causado muita angústia na crônica neoliberal do nosso país.  Afinal, que prefeito é esse que, substituindo uma administração republicana, dinâmica, “moderna” – e mais ainda, dirigida por um “big boss” do capital financeiro – aparece dizendo que os ricos devem pagar mais impostos? Nós, aqui no Brasil, já não demonstramos que falar em aumento de impostos gera perda de “competitividade”?

Projeto aumenta controle sobre STF e reduz suas atribuições

Imagem
No Brasil, presidente escolhe membros do Supremo e Senado Federal aprova os indicados Segundo proposta da deputada Luiza Erundina, membros da Corte teriam de ser aprovados por maioria na Câmara e no Senado e julgariam apenas processos de caráter constitucional por Eduardo Maretti, da RBA publicado 13/01/2014  São Paulo – Uma proposta de emenda constitucional da deputada Luiza Erundina (PSB-SP) propõe significativas mudanças no Supremo Tribunal Federal, a começar por sua composição, passando pela alteração na sistemática da nomeação de seus ministros e até mesmo alterando suas atribuições. A PEC 275/13 aguarda análise pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. O relator é o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS). Se aprovada no colegiado, será encaminhada a uma comissão especial e depois votada em dois turnos pelo Plenário.

Mello: STF ensaia “golpe branco” no Brasil

Imagem
13 de janeiro de 2014 | 05:58  Autor: Fernando Brito O colunista Ricardo Mello, da  Folha , publica hoje um artigo corajoso, onde aponta um “ensaio de golpe branco” pela Justiça brasileira, com o Supremo Tribunal Federal à frente. “A coisa chegou ao ponto de pura esculhambação”, diz Mello, ao descrever o comportamento do presidente do STF, Joaquim Barbosa, no episódio deprimente da decretação “apressada” da prisão do deputado João Paulo Cunha e da saída do magistrado, mais apressada ainda, de férias, sem assinar as ordens que lhe competiam para a detenção do parlamentar.

A ameaça do Papa “vermelho” à lógica da globalização

Imagem
Habemus Papam subversivo Polêmica: No dia de Natal, o Financial Times ataca Francisco por suas críticas à desigualdade do mundo Por  Claudio Bernabucci , de Roma  na CartaCapital, sugerido pelo Julio Cesar Macedo Amorim Surpreendentes notícias chegaram de Londres durante as recewntes festividades: o Financial Times, no dia de Natal, resolveu atacar abertamente o Papa Francisco pelas posições críticas que ele tinha recentemente manifestado sobre a desigualdade no mundo e, em geral, contra as posições mais extremas do atual sistema econômico. O colunista John Gapper, britânico que mora em Nova York, é um dos mais badalados comentaristas econômico-financeiros do jornal londrino. O que mais espantou foi, porém, a escolha simbólica feita pelos editores. O FT é considerado uma espécie de bíblia do neoliberalismo, e a escolha do dia 24 de dezembro para polemizar abertamente com o papa indica que está em jogo um desafio profundo. Em outros termos, a cúpula do sistema capitalista

O assassinato de Anísio Teixeira

Imagem
Agnaldo Novais/Agecom Bahia O educador Anísio Teixeira A história tem dessas coisas: as ditaduras acreditam poder esconder as patas depois de cometer crimes, e as patas sujas de sangue um dia reaparecem por Emiliano José — publicado 13/01/2014  Em 11 de março de 1971, Anísio Teixeira passou boa parte da manhã na Fundação Getúlio Vargas (FGV), na Praia do Botafogo, no Rio de Janeiro. Joaquim Faria de Góes Sobrinho, amigo e colaborador de Anísio, colega de trabalho, soube da visita que ele faria ao apartamento de Aurélio Buarque de Holanda, situado na Praia do Botafogo, 48, edifício Duque de Caxias. Sugeriu-lhe fosse a pé. De carro, teria de dar muitas voltas. Anísio saiu antes das 11 horas em direção ao apartamento de Aurélio Buarque de Holanda, aceitando recomendação de Sobrinho. Almoçaria com ele, e pediria voto: era candidato a membro da Academia Brasileira de Letras. Depois desse almoço, iria para a Editora Civilização Brasileira, na Glória, Rua Benjamin Constant. Ali, tr

Startups começam imersão no Vale do Silício (EUA)

Imagem
A partir desta segunda-feira (13),  as 19 startups selecionadas no projeto InovAtiva Brasil, da Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), iniciam  uma semana de imersão em Mountain View, no Vale do Silício (EUA). Os diretores das empresas selecionadas conhecerão a experiência de inovação de empresas como Google e Badgeville. Foram 1.635 inscritos na primeira fase do programa que começou em janeiro de 2013. Para se chegar às 19 startups, foram feitas três fases de seleção com acesso a ações de capacitação, como sessões de coaching com especialistas e empreendedores experientes, além de apresentações sobre obtenção de recursos para financiar empresas, incluindo as formas de captação via financiamento público e as várias linhas de crédito existentes para fomento à inovação.

Com quantos oportunistas se faz um Opportunity?

Imagem
  Daniel Dantas não foi um acidente de percurso dos anos 90. As elites do país compraram a ideia de que o futuro tinha um preço: eliminar a presença do Estado. por: Saul Leblon A trajetória do banqueiro Daniel Dantas, esquadrejada em minucioso trabalho jornalístico pelo repórter Rubens Valente (leia a resenha do seu livro ‘Operação Banqueiro’;  nesta pág)  reúne um repertório tão abrangente de personagens, crimes econômicos, ademais de manobras político-partidárias, policiais e jurídicas que involuntariamente pode anestesiar a percepção do leitor para um aspecto não negligenciado na narrativa. Daniel Dantas não foi um acidente de percurso no Brasil dos anos 90.

Desigualdade escancarada

Imagem
  Ao contrário do que ocorreu na AP 470, tucanos conseguem desmembrar julgamento do propinoduto Por Paulo Moreira Leite Em agosto de 2012, no início do julgamento da ação penal 470, o advogado Márcio Thomaz Bastos colocou uma questão de ordem.  Queria desmembrar o julgamento, separando os réus com direito a foro privilegiado – três deputados – e os demais 35, que teriam direito a serem examinados na primeira instância. O pedido foi rejeitado por 9 a 2.  Ontem, o ministro Marco Aurélio de Mello, examinou a denuncia sobre o propinoduto tucano, que envolve corrupção nas obras do metrô paulista. Marco Aurélio decidiu desmembrar o processo.

Os chatos do Facebook: como não ser um deles

Imagem
  dom, 12/01/2014 - 18:40 Sugerido por Tamára Baranov Do Pure Break Tem gente que é chata, mas tem gente que abusa. No Facebook, então, o que tem de "Boa noite, ~Feices~!" É claro que o Facebook é seu e você faz nele o que quiser. Se tem alguém incomodado, que se mude. O Purebreak Brasil fez uma listinha com os tipos de usuários mais chatos da rede pra você bloquear de vez! Aliás, se você desconfia que pode ser um deles, use o app Just Unfollow e descubra se muita gente deixou te seguir ultimamente.... 1 - O pobre coitado

Globo, os palestinos não se veem por aí

Imagem
  Em 19 de dezembro, foi ao ar na chamada “novela das oito” da TV Globo, intitulada “Amor à vida”, uma cena que não deixa dúvidas a quem serve a emissora: aos interesses hegemônicos e ao império. Por Soraya Misleh*, no Instituto da Cultura Árabe A  telenovela líder da audiência em âmbito nacional, seguida pelo Jornal Nacional, apresentou na trama um romance entre um palestino, Pérsio (Mouhamed Harfouch), e uma judia, Rebeca (Paula Braun). No capítulo em questão, o primeiro deles declara que pertenceu a uma “célula terrorista” e se diz arrependido: “Eu queria ser um homem bomba. Achava que era um sacrifício justo pela causa do meu povo. Só não fui porque eu sou filho único, a minha mãe me procurou, insistiu demais pra eu desistir. Mas eu ajudei a organizar um atentado. Um amigo meu, um amigo próximo, foi o homem bomba.

O Estadão, como o escorpião, não resiste ao seu veneno elitista

Imagem
 Autor: Fernando Brito Mesmo à beira da falência, o Estadã o é como estes decadentes aristocratas quebrados: não perde a pose, mesmo que lhe ronquem as tripas. O editorial “Mais Cubanos” é um destes primores. Aliás, é assim que o vetusto quatrocentão diz que deveria ser chamado o Programa Mais Médicos:  ”(…)não resta mais nenhuma dúvida de que a anunciada intenção de atrair médicos de outras nacionalidades ou mesmo brasileiros não passou de fachada para um projeto há muito tempo acalentado pelo governo petista: importar médicos cubanos em grande escala, ajudando a financiar a ditadura cubana.” Segundo o jornal, nunca houve a intenção de trazer médicos brasileiros ao atendimento dos mais pobres, porque já se negociava a contratação de pessoal médico com Cuba, como se as autoridades brasileiras não tivessem ideia da escassez de profissionais e, sobretudo, da escassez de profissionais dispostos a atender no interior do país.

Bertolucci, Mestre do Máximo e do Mínimo

Imagem
   Maestro do bom gosto no filme Eu e você, o cineasta italiano Bernardo Bertolucci mais uma vez mostra sua confiança na energia dos jovens. Léa Maria Aarão Reis Atualmente leva tempo, ao contrário do que ocorria no passado, mas quando o bom cinema italiano se faz presente, e em especial quando o filme vem pelas mãos de um dos mestres sobreviventes ao naufrágio cultural e político da nave de Berlusconi, só pode ser bem-vindo.  É o caso de mais esta pérola de Bernardo Bertolucci, Eu e Você (Io e Te) um comovente retorno ao trabalho do cineasta que há cerca de dez anos não filmava, preso a uma cadeira de rodas (na qual permanece) por causa de uma cirurgia mal sucedida na coluna vertebral. “Eu era um travelling ambulante”, ele diz, agora já podendo fazer humor com sua nova condição física e refeito de um compreensível período de muito sofrimento e grande depressão.

Dilma:Educação é o nosso passaporte para o futuro.

Imagem
Posted: 12 Jan 2014 09:33 AM PST A presidenta Dilma Rousseff utilizou sua conta pessoal no Twitter neste domingo (12) para comentar o levantamento feito pelo MEC sobre os valores transferidos pelo governo federal para as 12 cidades-sede da Copa do Mundo na área da educação. Segundo a presidenta Dilma, somente em 2013 foram transferidos R$ 49,4 bilhões em recursos federais para Manaus, Cuiabá, Brasília, Fortaleza, Recife, Natal, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Além disso, também foram investidos R$ 7,3 bilhões em financiamentos estudantis e R$ 2,06 bilhões no Pronatec, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego. “No nosso governo, a prioridade à educação é real. Nunca se investiu tanto em educação porque acredito que este é o nosso passaporte para o futuro”, escreveu a presidenta.

FOLHA INCENTIVA REBELIÃO CONTRA DIRCEU NA PAPUDA

Imagem
Entrevistados anônimos da Folha incitam revolta contra “privilégios” dos petistas, que tratam os outros presos como “lixo” Saiu na Folha (*), que quer que o Brasil se exploda,  como no Maranhão : PRESOS DO MENSALÃO FICAM ISOLADOS NA CADEIA Condenados do semiaberto, como Dirceu, tem banho de sol exclusivo, e Valério está em ala de segurança máxima na Papuda Apenado relata que os detentos ilustres evitam contato com os demais e receberam o apelido de ‘petistas’ AGUIRRE TALENTO  MATHEUS LEITÃO Os condenados no julgamento do mensalão que estão presos há quase dois meses no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, comem melhor e não se misturam com os demais apenados, tomam banho de sol o dia inteiro e são mais bem tratados pelos carcereiros. (…)

A reviravolta nas relações entre Brasil e EUA

Imagem
Os bastidores de uma história que envolve presidentes, militares e diplomatas mostram que houve uma mudança de rota nas relações entre Brasil e Estados Unidos. Por Antonio Lassance*, na Carta Maior Por trás da escolha “técnica” dos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB), houve e ainda há muito mais política do que se imagina. Houve não só a intenção de passar um recado aos Estados Unidos, mas uma mudança de rota nas relações com aquele país. Houve também, pela enésima vez, uma disputa entre diplomatas e militares em torno de questões estratégicas e de defesa nacional. A decisão sobre os novos caças, que terminou com a escolha do modelo sueco Gripen, representou um desvio de rota da política externa trilhada pela presidenta Dilma, no aspecto das relações entre Brasil e Estados Unidos. Foi também um “round” ganho pelos militares na disputa permanente que travam contra outra forte corporação do Estado brasileiro: os diplomatas. Militares e diplomatas se digladiam pelo controle

A MÃO E AS VESPAS

Imagem
Postado por Mauro Santayana (JB) - Vez ou outra, os jornalistas vêm-se obrigados a tocar, repetidas vezes, nos mesmos assuntos, não pela razão — como dizia o poeta — de querer fazer um samba de uma nota só mas porque a realidade do país nos impõe, infelizmente, os mesmos implacáveis fatos, dia a dia, mês a mês, ano a ano, quase sem interrupção. A situação do presídio de Pedrinhas, no Maranhão, com a morte de dezenas de detentos, no ano passado, e a decapitação de alguns, com direito a gravação em vídeo, seguida de macabra divulgação na internet, retrata resistente e trágica mazela que a sociedade brasileira não consegue vencer nem enfrentar. Muda o nome do presídio, da cidade, do estado, mas a situação, o roteiro — como acontece com os blockbusters de Hollywood — é quase o mesmo.

Dilma comemora nomeação de arcebispo do Rio como cardeal

Imagem
Nomeação Dom Orani Tempesta faz parte de lista de 19 novos cardeais divulgada pelo Papa Francisco durante oração do Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano por Portal Brasil O papa Francisco anunciou neste domingo (12) a nomeação do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, como cardeal. Dom Orani faz parte de uma lista de 19 novos cardeais divulgada durante a oração do Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Em seu perfil do twitter, a presidenta Dilma Rousseff comemorou o novo cardeal brasileiro. “Recebi com alegria a notícia que Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, foi tornado cardeal pelo papa”, destacou.

Sete anos depois, ninguém foi julgado pelas mortes em cratera do metrô de São Paulo

Imagem
©SEBASTIÃO MOREIRA/EFE  Buraco em obra da linha Amarela engoliu casas e matou sete pessoas Justiça não conseguiu sequer concluir audiências com testemunhas; prescrições começam em 2015 por Rodrigo Gomes, da RBA São Paulo – Passados exatos sete anos do desabamento na linha 4/Amarela do metrô de São Paulo, ocorrido em 12 de janeiro de 2007, nenhum dos 14 acusados pelo acidente, que provocou sete mortes, foi levado a julgamento. O processo arrastando-se lentamente pela Justiça paulista, que até agora não conseguiu sequer concluir as audiências com as testemunhas do caso. A perspectiva é de impunidade, já que os crimes começam a prescrever em 2015. Segundo a promotora Eliana Passareli, que assumiu o processo em 2009, a principal dificuldade está em ouvir as 112 testemunhas de defesa. “Cada réu tem direito a oito testemunhas. É um problema para ouvi-las, pois cada uma está em um lugar e pode-se trocar testemunhas ou alegar o que quiser”, disse ela, referindo-se ao número de convo

'Açougueiro de Beirute' liderou guerras, ocupações e massacres

Imagem
Sharon foi considerado o "pai" dos assentamentos nos territórios ocupados Ex-premiê israelense, morto neste sábado (11) após oito anos em coma, simbolizou como ninguém a linha dura e a linguagem da força por Guila Flint, do Opera Mundi Tel Aviv – Mais do que qualquer outro líder israelense, Ariel Sharon simboliza a linguagem da força. Em sua longa carreira, como militar e político, Sharon esteve envolvido nos capítulos mais violentos do conflito entre Israel e os palestinos, ocupando postos-chave desde a fundação de Israel, em 1948. Em 1953, quando era um jovem militar de apenas 24 anos, Sharon comandou a operação na aldeia palestina de Qibya, também conhecida como massacre de Qibya, que deixou 69 mortos, a maioria deles civis. A operação foi uma decisão do governo israelense, naquela época liderado pelo primeiro-ministro David Ben Gurion, em represália a um atentado na cidade de Yehud que havia deixado 3 civis israelenses mortos.

Dias e Jajá têm as respostas para o descalabro da economia. Barraca de praia a R$10 no Rio!

Imagem
Autor: Fernando Brito Nada melhor para tornar um domingo divertido que o pronunciamento de dois dos mais capacitados analistas econômicos da oposição. Alvaro Dias e José Agripino  Maia deitam regras, hoje, no  UO L, sobre a situação econômica do país. Maia diz que “a alta da inflação oficial ocorreu por razões de ordem estrutural, mesmo o governo tendo elevado a taxa básica de juros na tentativa de diminuir a pressão sobre o índice.”.

Globo abre o jogo: é contra o pobre

Imagem
12 de janeiro de 2014 | 09:59  Autor: Miguel do Rosário O  editorial do jornal O Globo  deste domingo é uma síntese magnífica de como pensa o núcleo conservador brasileiro, que pode ser definido em três adjetivos: mesquinho, mesquinho, mesquinho. O atual mecanismo encontrado pelo governo, centrais e sindicatos para elevar o salário mínimo em linha com a média do crescimento do PIB dos últimos dois anos foi uma das medidas mais progressistas e eficazes em décadas. Muitas vezes um governo adota uma medida progressista, mas sem eficácia. Ou seja, a intenção é boa, mas não dá certo, e o fracasso às vezes gera um retrocesso, ficando o trabalhador em pior situação do que antes.

A complexa agenda de política externa para Obama em 2014

Imagem
Como acontece desde que assumiu o cargo, os problemas mais perigosos para os Estados Unidos estão localizados no Oriente Médio. Washington (IPS) - Se o presidente dos Estados Unidos Barack Obama concebesse suas perspectivas de política externa para 2014 como algum popular videogame infantil, as “serpentes” que teria que esquivar superariam em muito as “escadas” que o impulsariam ao êxito. Como acontece desde que assumiu o cargo, as “serpentes” mais perigosas estão no Oriente Médio, a região na qual o democrata Obama tenta desesperadamente sair dos muitos poços cavados por seu antecessor, o republicano George W. Bush (2001-2009), para poder centrar mais sua atenção na Ásia e, especificamente, enfrentar o crescimento da China.

Morar no Brasil é 'sonho' internacional

Imagem
o Brasil aparece entre os quatro destinos mais sonhados, na frente até dos Estados Unidos. O Brasil é um dos 12 países mais cobiçados para se morar, segundo uma série de pesquisas feitas em 65 nações pelo WIN - coletivo dos principais institutos de pesquisa do mundo - e tabulada pelo Estadão Dados. O crescimento econômico na última década, aliado à boa imagem cultural do País no exterior, fizeram com que o Brasil fosse citado como destino dos sonhos por moradores de dois em cada três países onde foi feito o estudo. Na lista dos destinos mais cobiçados por quem não está feliz na terra natal, o Brasil é o único da América Latina, o único Bric (grupo formado por Brasil, Rússia, China e Índia) e a única nação ocidental em desenvolvimento. As pesquisas foram feitas no fim do ano passado e ouviram mais de 66 mil pessoas ao redor do globo. Elas foram questionadas se gostariam de morar no exterior se, hipoteticamente, não tivessem problemas como mudanças ou vistos e qual local elas esco

MEC desmente o PIG

Imagem
Nota do MEC informa investimentos em educação nas cidades da Copa em 2013 Esclarecimento Ministério contesta com números dados publicados em reportagem por Portal Brasil Em resposta à reportagem publicada no portal da organização Agência Pública e republicada por veículos impressos e na internet, nesta quinta-feira, 9, sobre recursos públicos aplicados na construção de estádios de futebol para a Copa do Mundo, versus recursos para a educação, o Ministério da Educação contesta todos os dados sobre a educação apresentando números. Os dados do Portal da Transparência usados na reportagem da Agência Pública desconsideram recursos da área da educação aplicados nas cidades-sedes da Copa em 2013. Nas 12 cidades que vão sediar a Copa do Mundo em 2014, o governo federal investiu, em educação, R$ 49,4 bilhões em 2013, conforme segue a discriminação dos recursos por cidade:

Schumacher e a fragilidade da imprensa

Imagem
Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa: O ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher não é o herói que a imprensa pintou na última semana. Ele se encontra hospitalizado em estado grave, após sofrer um acidente na estância de esqui de Méribel, nos Alpes Franceses, porque resolveu sair da pista regular e descer por uma área não delimitada, acabando por cair e bater a cabeça em uma pedra. Nos últimos dias, os jornais e os noticiários do rádio e da televisão repetiram seguidamente que o ex-campeão de automobilismo se acidentou ao tentar socorrer a filha de um amigo, que teria sofrido uma queda. Na quinta-feira (9/1), os jornais brasileiros reproduzem informações de autoridades francesas que investigam o acidente e contam outra versão, com base nas imagens gravadas por uma câmera acoplada ao capacete de Schumaker: ele saiu da pista oficial porque quis, e não há registro de nenhuma outra pessoa na área onde se acidentou.

Paraíso encontrado

Imagem
Jamaica, Caribe  Foto de LisaKrak Paraíso encontrado http://www.tripadvisor.com.br/PhotoWall

EUA espalham "comandos especiais" por quase metade do mundo

Imagem
As forças de Operações Especiais dos Estados Unidos estiveram destacadas ou cooperaram com militares em 106 países em todo o mundo durante os anos 2012 e 2013, segundo cálculos do portal Tom Dispatch, com base em fontes abertas. “De fato, o Comando de Operações Especiais dos EUA (Socom) converteu o planeta em um gigantesco campo de batalhas," disse Nick Turse, editor-adjunto do Tom Dispatch. "O Pentágono [Departamento de Defesa] dividiu o globo, quase cada centímetro dele, como uma torta gigante, em seis pedaços de comando: Eucom, para a Europa e a Rússia; Pacom, para a Ásia; Centcom, para o Oriente Médio e o Norte da África; Southcom, para a América Latina; Northcom, para os EUA, Canadá e México; e Africom, para a maior parte da África. Mas as ambições do Pentágono não se limitam à Terra: há também o Stratcom, para o comando do cosmo, e o Cybercom, que se dedica a controlar a internet,” destaca.

Concessões realizadas em 2013 vão gerar investimento de R$ 80 bi

Imagem
Estudo da Fazenda inclui primeiras autorizações de terminais portuários realizadas sob novo marco regulatório do setor, a nova lei dos portos (Lei 12.815/13). por Portal Brasil As concessões federais, realizadas pelo governo em 2013, devem representar um total de investimento de R$ 80,3 bilhões no País, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (10), pela Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda. Foram 18 licitações na área de transporte, energia, petróleo e gás, além de cinco autorizações de terminais de uso privativo. Segundo o estudo, o comprometimento de investimento por parte das concessionárias será realizado ao longo dos contratos das concessões, que variam de 20 a 35 anos.

Caça e cassa ao Genoíno...

Imagem
Do Conversa Afiada

Operação Banqueiro: um retrato das relações de Daniel Dantas com o poder

Imagem
O livro de Rubens Valente mostra, entre outras coisas, como Daniel Dantas se livrou de investigações após ameaçar integrantes do governo FHC. Renato Pompeu Depois de referir na introdução a chamada era de ouro das investigações da Polícia Federal, de 2003 a 2008, era encerrada justamente com o malogro da Operação Satiagraha, o livro começa com uma bem detalhada e bem documentada descrição das negociações, em junho de 2008,  entre o professor universitário Hugo Sérgio Chicaroni, que se apresentou como representante de Humberto Braz, este ligado a Daniel Dantas, e os delegados da Polícia Federal Protógenes Queiroz e Victor Hugo.  Chicaroni promete aos dois 500 mil dólares para Daniel Dantas e seus familiares não serem perturbados nas investigações em curso e entrega 50 mil reais a Protógenes, por já terem entrado em contato. Tudo isso está fartamente documentado – nenhuma informação é em off – em gravações autorizadas pela Justiça, suas transcrições e em depoimentos de testemunh

Dar ao horror o seu nome

Imagem
por: Saul Leblon Desidratar a dimensão política das escolhas inscritas  na transição econômica  vivida  aqui e no mundo é o truque conservador para impor a sua agenda ao debate eleitoral de 2014. Há um esforço descomunal para capturar o mando do jogo e trazer a disputa do futuro para o campo dos interesses graúdos - ‘racionais’, ‘desideologizados’, diriam eles. Nessa arena de suposta coerência ‘em si’ da macroeconomia, decide-se o Brasil longe das arquibancadas e dos anseios  majoritários da população. Consultores do dinheiro grosso exibem seu talento em chutar com os dois pés  ajustes ‘para o país crescer mais rápido’.

A Oposição quando se vê no espelho só enxerga o abismo

Imagem
O discurso político da oposição hoje é torcer pelo fracasso do Brasil. Torcer pela volta dos ciclos inflacionários, torcer contra a copa, torcer contra... Daniel Quoist À falta de propostas, ideias para novas políticas públicas inclusivas, personalidades carismáticas ou ao menos rejuvenescidas, encontram-se há muito flertando com tudo o que tem de pior para conquistar corações e mentes: torcer pelo fracasso do Brasil, torcer pela volta triunfal dos ciclos inflacionários, torcer por um retumbante fracasso da Copa 2014, torcer para que os médicos cubanos sejam um tremendo fiasco inassimilável por nossas populações vulneráveis, torcer para que a Petrobras e o Banco do Brasil tenham o mesmo sinistro destino de Eike Batista.

Petrobras desmente 'reporcagem' no Estadão

Imagem
O jornal Estadão publicou uma "reporcagem"do jornal estadunidense Washington Post depreciando as expectativas sobre o petróleo do pré-sal. Lá fim do texto, deixa escapar uma fonte ouvida: o indefectível Adriano Pires, tucano que foi diretor da ANP no governo FHC e que tem cadeira cativa como "especialista" na Globonews para detonar a Petrobras. Em seu blog Fatos e dados, a Petrobras soltou esta resposta expondo os números que não deixam dúvidas de que o jornal estadunidense está mal informado (se não estiver de má fé):

Ex-diretor da Siemens afirma na PF que negociou propina com Rodrigo Garcia e José Aníbal

Imagem
Por: Helena™ A principal testemunha das investigações sobre o cartel dos trens disse à Polícia Federal que tratou pessoalmente de propina com o atual secretário de Desenvolvimento Econômico do governador Geraldo Alckmin (PSDB), Rodrigo Garcia (DEM), e um interlocutor do secretário de Energia, José Aníbal (PSDB). As afirmações constam de um depoimento prestado pelo ex-diretor da multinacional alemã Siemens Everton Rheinheimer em novembro. Ele assinou um acordo de delação premiada e colabora com as investigações sobre formação de cartel e suspeitas de pagamento de suborno a políticos do PSDB e funcionários do Metrô e da CPTM.

Pronatec abre vagas para público do Brasil Sem Miséria

Imagem
Pronatec Serão disponibilizada 763 mil vagas. Interessados tem até julho para se inscrever no programa por Portal Brasil — O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vai ofertar 763 mil vagas, no primeiro semestre de 2014, em cursos de qualificação profissional para o público do Plano Brasil Sem Miséria. Isso representa um aumento de 50% em relação às vagas abertas no mesmo período do ano passado – 507 mil. Os cursos chegarão neste ano a 3.479 municípios, 644 a mais do que em 2013.

IPTU de Barbosa em Miami sobe 37%. Mas aí tudo bem...

Imagem
Joaquim Barbosa: IPTU americano pode subir, paulistano não por Helena Sthephanowitz O ministro Joaquim Barbosa manteve liminar do Judiciário paulista que impediu o prefeito paulistano Fernando Haddad (PT) de promover reajuste escalonado do IPTU da capital paulista –forma defendida por muitos por promover justiça tributária, ao pretender que os moradores das regiões mais centrais, e os com maior capacidade contributiva, pagassem mais, ao passo que os mais afastados e pobres pagariam menos. Barbosa deveria ter cassado a liminar, reconhecendo que a deliberação sobre o assunto é da alçada dos poderes Executivo e Legislativo municipais, e que o aumento não tinha nada de abusivo. Em vez disso, o presidente do STF invadiu as atribuições de outros poderes da república e prejudicou milhões de moradores dos bairros periféricos da cidade, que seu IPTU reduzido, com aumentos menores, ou até mesmo isentos.

Dantas, “um grande credor” do PSDB, contou com ajuda de Gilmar Mendes no governo FHC

Imagem
Gurgel, no STF: o engavetador das causas tucanas? por Luiz Carlos Azenha, de Nova York O livro Operação Banqueiro, do repórter Rubens Valente, que está chegando nesta sexta-feira às livrarias, é uma bomba atômica de efeito retardado. Apesar da relutância da mídia brasileira em investigar a fundo os tucanos — pelo menos com furor equivalente ao dedicado ao PT –, o livro vem compor um quebra-cabeças pacientemente montado graças, acima de tudo, a iniciativas individuais. Começando pelos relatos de Aloysio Biondi sobre as privatizações, passando pelo mensalão tucano e a Lista de Furnas, chegando à Privataria Tucana e ao propinoduto da Siemens e da Alstom, finalmente emerge o cenário da atuação do PSDB naquela esquina onde a política se encontra com os grandes negócios, se hoje em dia é possível discernir entre os dois.