Postagens

Mostrando postagens de dezembro 14, 2013

Miruna, a filha de Genoino

Imagem
  O drama de Genoino tem extremos de carĆ”ter. De um lado, Joaquim Barbosa. A ele se contrapƵe Miruna, que representa o que hĆ” de melhor no carĆ”ter humano. Paulo Nogueira Miruna. Poucas pessoas me impressionaram tanto, em 2013, quanto Miruna, a filha de Genoino. As circunstĆ¢ncias revelam a pessoa, sabemos todos. E no drama de seu pai, perseguido implacavelmente por Joaquim Barbosa e defendido tibiamente pelo PT, Miruna se mostrou um colosso.

TV despreza os direitos humanos

Imagem
Por Laurindo Lalo Leal Filho, na Revista do Brasil: “King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que Ć©? Jogador de futebol?”, afirmou Danilo Gentili na TV. A um telespectador, que contestou o carĆ”ter racista da frase pela rede social, respondeu de forma a deixar ainda mais claro o seu preconceito: “Quantas bananas vocĆŖ quer para deixar essa histĆ³ria pra lĆ”?” O moƧo Ć© reincidente. Sobre a polĆŖmica da futura estaĆ§Ć£o do metrĆ“ paulistano no bairro de HigienĆ³polis, habitado por muitos judeus, disse: “Entendo os velhos de HigienĆ³polis temerem o metrĆ“. A Ćŗltima vez que eles chegaram perto de um vagĆ£o foram parar em Auschwitz”. Desculpou-se depois, mas o estrago jĆ” estava feito.

Dilma: Vamos juntos preservar vidas e garantir que as festas sejam motivo de celebraĆ§Ć£o

Imagem
Durante o evento de inauguraĆ§Ć£o da BR-448, a presidenta Dilma fez um apelo para que todos zelem pela seguranƧa no trĆ¢nsito nas cidades e rodovias durante o perĆ­odo de festas, fĆ©rias e carnaval. Ela destacou o lanƧamento da OperaĆ§Ć£o RodoVida pelo governo federal, que tem como objetivo reduzir a gravidade dos acidentes de trĆ¢nsito e o nĆŗmero de vĆ­timas fatais.

McDonald’s: agora, sem sabor de passividade

Imagem
Trabalhadores das redes de fast food realizam protesto nos EUA. Facebook/ Fast Food Forward Os quase invisĆ­veis funcionĆ”rios de fast foods norte-americanos estĆ£o organizando-se para chamar a atenĆ§Ć£o para que seus direitos sejam reconhecidos. Em 5 de dezembro, atendentes de redes como McDonald’s, Burger King, KFC e Wendy’s de mais de 100 cidades dos Estados Unidos nĆ£o apareceram nas lanchonetes. Por Gabriela Leite, na Carta Capital Organizaram-se, Ć  sua maneira, em cada parte do paĆ­s, exigindo melhores salĆ”rios e o direito de poderem se sindicalizar. De flash mobs a cartazes luminosos e fantasias irĆ“nicas de Ronald McDonald e Tio Sam, levantaram uma mesma bandeira: o aumento do salĆ”rio mĆ­nimo para 15 dĆ³lares por hora — mais que o dobro dos U$7,25 atuais, piso salarial norte-americano, equivalentes a R$ 16,80. O movimento comeƧou com uma pequena marcha em Nova York, em novembro de 2012, com trabalhadores das redes KFC, McDonald’s e Burger King. JĆ” protestavam pelo aumento do sa

Peritos expƵem abusos do programa de espionagem dos EUA

Imagem
Presidente Barack Obama deve pronunciar-se sobre o relatĆ³rio dos especialistas sobre a espionagem em janeiro. HĆ” seis meses asilado na RĆŗssia por ter divulgado informaƧƵes confidenciais sobre os programas de espionagem da AgĆŖncia Nacional de SeguranƧa dos EUA, Edward Snowden registrou trĆŖs vitĆ³rias em menos de uma semana. A Ćŗltima, e porventura mais importante, foi o reconhecimento por parte de um painel de peritos, nomeado pelo presidente Barack Obama, de que a generalidade da populaĆ§Ć£o mundial estĆ” sujeita a uma vigilĆ¢ncia constante e que os polĆ­ticos e os juĆ­zes devem parar. O relatĆ³rio intitulado Liberdade e SeguranƧa num Mundo em MudanƧa foi apresentado dois dias depois de um juiz do tribunal federal do Distrito de Columbia, Richard Leon, ter aberto a porta Ć  possibilidade de a NSA ser inundada com processos judiciais, ao considerar que a recolha de informaĆ§Ć£o em larga escala pode violar a ConstituiĆ§Ć£o dos EUA, em particular a sua Quarta Emenda.

A barragem humana de 2002 e o desafio de 2014

Imagem
Se a Presidenta Dilma nĆ£o pode assumir uma campanha equivalente pela circunstĆ¢ncia de candidata e Chefe da NaĆ§Ć£o, que seja Lula a fazĆŖ-lo. por: Saul Leblon A histĆ³rica campanha de 2002, que conduziria um homem do povo Ć  PresidĆŖncia da RepĆŗblica no Brasil, reuniu uma convergĆŖncia de fatores exaustivamente dissecados  na anĆ”lise polĆ­tica dos Ćŗltimos anos. A ideia de uma sociedade flutuante, organizada pelo livre fluxo dos capitais e entregue Ć  inconstĆ¢ncia dos mercados globais, encontraria ali seu laboratĆ³rio de  contestaĆ§Ć£o sobressaltado.

Beto Richa oficializa calote em fornecedores atƩ 2014

Imagem
Ricardo Barros, supersincero, ao O Globo, disparou contra o governo Richa do qual faz parte: “NĆ£o fosse um emprĆ©stimo do Banco Mundial e ele [Beto Richa] nĆ£o tinha como pagar o 13Āŗ dos funcionĆ”rios”; o tucano reagiu assim sobre as declaraƧƵes do secretĆ”rio de Estado da IndĆŗstria e ComĆ©rcio: “mentiu e foi desleal”; nesta semana marcada por falta de combustĆ­vel em viaturas da PM, por decreto, o governador oficializou calote em fornecedores atĆ© 2014; a crise continua para fornecedores que podem paralisar obras e serviƧos essenciais aos paranaenses, como o programa Leite das CrianƧas; entretanto, o dinheiro para a farra publicitĆ”ria estĆ” garantido; nenhum veĆ­culo de comunicaĆ§Ć£o ficarĆ” sem receber as gordas verbas neste final de ano, ou seja, donos de jornalƵes e jornalecos terĆ£o um Natal nababesco. O governador Beto Richa (PSDB) oficializou por decreto calote em fornecedores atĆ© 2014. A medida publicada no DiĆ”rio Oficial (veja abaixo) cancela empenhos e suspende pagamentos. Ontem es

Os engajados

Imagem
Editorial Os dados alimentam a esperanƧa de que os leitores de CartaCapital nĆ£o se contentem com a Wikipedia, quem sabe a dispensem por  Mino Carta  —  publicado  20/12/201 Gostaria de evitar o espanto dos leitores, ou mesmo a decepĆ§Ć£o, mas me toma a velhaca coragem de confessar: do computador nem sequer me aproximo. Passo ao largo, presa do pavor, na certeza de que estĆ” pronto a me engolir com sua bocarra escancarada. Entendo que milhƵes e milhƵes, talvez bilhƵes, jĆ” foram engolidos, inĆŗmeros sem se dar conta.

Por que novelas sĆ£o um lixo? Um diretor da Globo dĆ” as dicas

Imagem
por :   Kiko Nogueira                                                LIXO A sĆ©rie “Homeland” terminou no domingo. O Ćŗltimo episĆ³dio da terceira temporada obteve as chamadas mixed reviews: foi malhada e elogiada em igual medida. “Homeland” conta a histĆ³ria de um soldado americano, Nicholas Brody (Damian Lewis), capturado no Iraque. LĆ”, testemunha os ataques dos EUA a inocentes e sofre lavagem cerebral. Volta como terrorista. Acaba se apaixonando por uma agente da CIA, Carrie Mathison (Claire Danes), que sofre de PMD.

A morte do braƧo financeiro de Kassab no auge do escĆ¢ndalo da mĆ”fia dos fiscais

Imagem
JordĆ£o (Ć  esquerda) por : Kiko Nogueira Rubens JordĆ£o morreu no Ćŗltimo dia 22 de novembro, aos 58 anos. Cometeu suicĆ­dio. VocĆŖ, provavelmente, nĆ£o soube disso e, talvez, nĆ£o tenha ideia de quem se trata. Mas a notĆ­cia Ć© importante porque JordĆ£o era uma figura polĆ­tica importante — nos bastidores. JordĆ£o era presidente em exercĆ­cio do DiretĆ³rio do PSD em SĆ£o Paulo e um dos principais articuladores do chamado EspaƧo DemocrĆ”tico, a fundaĆ§Ć£o que o partido criou para “estudos” e “formaĆ§Ć£o polĆ­tica”.

VocĆŖs viram o programa de governo de AĆ©cio? Quase ninguĆ©m viu. E quem viu, esqueceu

Imagem
Autor: Fernando Brito Com a desistĆŖncia de JosĆ© Serra na vĆ©spera, AĆ©cio tinha tudo para fazer do lanƧamento de seu “prĆ©-programa” de Governo um acontecimento. Afinal, era o inĆ­cio do voo solo do candidato da maior forƧa de oposiĆ§Ć£o do paĆ­s, agora inconteste representante dos tucanos na disputa. Tudo foi cuidadosamente montado, atĆ© o cenĆ”rio parecido com o de eventos eleitorais americanos. E o resultado…Bem, o resultado vocĆŖ viu qual foi. Ou melhor, nĆ£o vou, porque nĆ£o foi.

FAB inaugura laboratĆ³rio de desorientaĆ§Ć£o espacial

Imagem
Medicina Instituto de Medicina Aeroespacial do Rio de Janeiro utiliza equipamento norte-americano para treinamento de pilotos por Portal Brasil O Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro MĆ©dico Roberto Teixeira (Imae), localizado no Rio de Janeiro (RJ), inaugurou o novo LaboratĆ³rio de DesorientaĆ§Ć£o Espacial. Uma das novidades Ć© a incorporaĆ§Ć£o do Gyrostim, o equipamento, de fabricaĆ§Ć£o norte-americana, capaz de realizar movimentos em torno dos eixos longitudinal e lateral simultaneamente, de acordo com perfis informatizados, desenhados para simular os movimentos reais de aeronaves.

CORVOS DE ALUGUEL

Imagem
do Facebook do Partido dos Trabalhadores Divulgado, hoje pela manhĆ£, pelo IBGE, o Ć­ndice de desemprego no Brasil em novembro, de 4,6%, Ć© um emblema dos tempos em que vivemos, em muitos sentidos. Na seara civilizatĆ³ria, equivale dizer que em meio a um mundo assombrado pela falĆŖncia mĆŗltipla das maiores naƧƵes capitalistas, o Brasil se impƵe como um modelo econĆ“mico ao mesmo tempo sĆ³lido e solidĆ”rio, com antenas voltadas para o futuro e raĆ­zes firmes na realidade presente. Somos um paĆ­s que compra aviƵes de caƧa de Ćŗltima geraĆ§Ć£o, mas que tem como bandeira fundamental a erradicaĆ§Ć£o da fome, da pobreza e da injustiƧa social. No entanto, embora os dados de novembro do IBGE revelem a menor taxa de desemprego da histĆ³ria do Brasil, essa circunstĆ¢ncia serve tambĆ©m para expor, ainda mais, o depositĆ³rio de ressentimentos que virou boa parte da mĆ­dia brasileira.

PENA, CADEIA E JUSTIƇA NO BRASIL.

Imagem
(Carta Maior) - No Brasil (nĆ£o se tem como saber exatamente, jĆ” que nĆ£o existe controle automĆ”tico e unificado), aproximadamente 40% dos 540.000 presos estĆ£o cumprindo “pena” sem ter passado por julgamento, e, logo, sem autorizaĆ§Ć£o judicial. Em alguns estados eles sĆ£o maioria. No PiauĆ­, por exemplo, correspondem a quase 70% da populaĆ§Ć£o prisional. HĆ”, tambĆ©m, cidades, que estĆ£o, ou estiveram, atĆ© recentemente, sob o controle de policiais bandidos. Este Ć© o caso de Rio Real, na Bahia – onde virtualmente toda a guarniĆ§Ć£o da PM responde a inquĆ©ritos por homicĆ­dio ou tortura e estĆ” sendo acusada de formaĆ§Ć£o de quadrilha – por um juiz que teve de retirar a famĆ­lia do local.

“Como mostrar a origem da corrupĆ§Ć£o se a oligarquia controla a mĆ­dia?”

Imagem
Por Luiz Carlos Azenha e Padu PalmĆ©rio Sobre o julgamento do mensalĆ£o, na entrevista exclusiva ao  Viomundo  o jurista FĆ”bio Konder Comparato fez a pergunta que estĆ” no tĆ­tulo deste post. E os corruptores? Para ele, a JustiƧa brasileira Ć© a justiƧa dos ricos. Exemplo? Comparato aguarda uma decisĆ£o do conselho federal da Ordem dos Advogados do Brasil, que foi instado por ele a provocar no Supremo Tribunal Federal uma decisĆ£o a respeito da condenaĆ§Ć£o, imposta pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, Ć  Lei de Anistia.

HABEMUS PAPAM

Imagem
Postado por Mauro Santayana (JB) - Acusado por um conservador norte-americano de ser marxista, Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, negou sĆŖ-lo, mas disse que nĆ£o se sentia ofendido, por ter conhecido ao longo de sua vida, muitos marxistas que eram boas pessoas. A declaraĆ§Ć£o do Papa, evitando atacar ou demonizar os marxistas, e atribuindo-lhes a condiĆ§Ć£o de comuns mortais, com direito a ter sua visĆ£o de mundo e a defendĆŖ-la, Ć© extremamente importante, no momento que estamos vivendo agora.   A ascensĆ£o irracional do anticomunismo mais obtuso e retrĆ³grado, em todo o mundo - no Brasil, particularmente, estĆ” ficando “chic” ser de extrema direita – baseia-se em manipulaĆ§Ć£o canalha, com que se tenta, por todos os meios, inverter e distorcer a histĆ³ria, a ponto de se estar criando uma absurda realidade paralela.

Suspeitos no propinĆ£o tucano mantĆŖm cargos em estatais paulista

Imagem
Por:  Helena Do Blog Os Amigos do Presidente Lula O MetrĆ“ e a CPTM mantĆŖm em seus altos escalƵes funcionĆ”rios investigados pela PolĆ­cia Federal e pelo MinistĆ©rio PĆŗblico sob suspeita de receberem propina do cartel de trens em SĆ£o Paulo. JosĆ© Luiz Lavorente, diretor de operaĆ§Ć£o e manutenĆ§Ć£o da CPTM, e DĆ©cio Tambelli, assessor tĆ©cnico e ex-diretor de operaƧƵes do MetrĆ“, sĆ£o alvos dos inquĆ©ritos que apuram a existĆŖncia do cartel de trens no Supremo Tribunal Federal e tambĆ©m no MinistĆ©rio PĆŗblico do Estado de SĆ£o Paulo. Outro funcionĆ”rio do MetrĆ“, Nelson Scaglione, tambĆ©m investigado sob suspeita de receber propina, foi exonerado do cargo de gerente de sistemas anteontem. Reportagem do jornal O Globo revelou que uma empresa da qual Scaglione foi sĆ³cio, a Celog, teve participaĆ§Ć£o societĆ”ria em outra empresa, a FaƧon, que foi subcontratada pela multinacional francesa Alstom para obras na Linha 2-Verde do MetrĆ“. A extensĆ£o desse ramal faz parte do grupo de obras em que o cartel denu

FAB considera o caƧa Gripen NG o mais avanƧado do mundo em sua categoria

Imagem
http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php Por: ZĆ© Augusto A escolha do novo caƧa da ForƧa AĆ©rea Brasileira (FAB) representa o melhor pacote tecnolĆ³gico, ao que tudo indica, dentro da EstratĆ©gia Nacional de Defesa, que consiste em nĆ£o comprar apenas aparelhos prontos, mas tambĆ©m desenvolver a indĆŗstria e a tecnologia nacional.

Especial “Os malas sem alƧa do ano”

Imagem
Retrospectiva DCM 2013: Especial “Os malas sem alƧa do ano” Postado em   19 Dec 2013 por :   Kiko Nogueira A Internet tem o dom de amplificar a estupidez das pessoas. Vivemos uma era em que, a cada dia, um panaca fala ou faz alguma besteira. Em homenagem a essas pessoas especiais, criamos a lista dos Maiores Malas de 2013. Queremos agradecer Ć  equipe de especialistas que nos ajudou a chegar a esses nomes que trouxeram diversĆ£o e arte ao Brasil. Vamos a eles: Marco Feliciano O deputado pastor chamou atenĆ§Ć£o para uma comissĆ£o que ninguĆ©m sabia que existia, mas pelas razƵes erradas. HomofĆ³bico, obtuso, oportunista, vaidoso, simonista, ele saiu da obscuridade para a obscuridade. Faz chapinha e canta. Firmou-se como a nova estrela da direita evangĆ©lica e da Teologia da Prosperidade, uma seita que usa a BĆ­blia para justificar que enriquecer Ć© divino, especialmente roubando o dinheiro dos fieis. ComeƧou o ano dizendo que o continente africano era amaldiƧoado e terminou

Aos 26 anos, militante Ć© a mais jovem integrante da Executiva do PT

Imagem
Anne se formou em enfermagem pela universidade estadual ConheƧa a trajetĆ³ria da amazonense Anne Karolyne Moura, eleita com base no sistema de cotas para jovens, mulheres e negros do partido por MarsĆ­lea Gombata — publicado 19/12/2013 Ver a batalha diĆ”ria da mĆ£e, solteira e com trĆŖs filhas para sustentar, inspirou Anne Karolyne Moura a querer militar pela emancipaĆ§Ć£o da mulher em seu estado natal, o Amazonas. “Sempre vi minha mĆ£e batalhando pelas coisas e nos passando essa forƧa. Ela nunca estudou feminismo, mas conseguiu transmitir a ideia de autonomia, uma vontade que fez eu me voltar Ć  minha comunidade e Ć s muitas mĆ£es solteiras que temos aqui.” Nova secretĆ”ria nacional de desenvolvimento econĆ“mico do Partido dos Trabalhadores, Anne, de 26 anos, Ć© tambĆ©m o nome mais jovem a compor a ComissĆ£o Executiva Nacional do PT. Nomeada para o cargo no V Congresso do PT, realizado na semana passada em BrasĆ­lia, Anne faz parte de uma nova geraĆ§Ć£o de jovens, mulheres e negros que chegara

MercenĆ”rios dos EUA sĆ£o enviados Ć  SĆ­ria por paĆ­ses vizinhos

Imagem
Foto divulgada em 2012 mostra que a Blackwater treina paramilitares e mercenĆ”rios que combatem as tropas oficiais do ExĆ©rcito na SĆ­ria. O portal libanĆŖs de notĆ­cias Lebanon Press publicou uma matĆ©ria, nesta quarta-feira (18), sobre o emprego da empresa militar privada estadunidense, Blackwater, pelo prĆ­ncipe Bandar Bin Sultan, chefe da InteligĆŖncia Geral e secretĆ”rio-geral do Conselho de SeguranƧa Nacional da ArĆ”bia Saudita, e pelo governo do Catar. O destino das tropas Ć© o apoio aos grupos paramilitares que lutam na SĆ­ria contra o governo do presidente Bashar Al-Assad, em mais uma evidĆŖncia da ingerĆŖncia externa no conflito. O Catar e a ArĆ”bia Saudita sĆ£o atores diretos conhecidos no conflito armado que afunda a SĆ­ria na violĆŖncia disseminada hĆ” quase trĆŖs anos.

MisĆ©ria afeta idosos espanhĆ³is atendidos pela Cruz Vermelha

Imagem
Cerca de metade dos 360 mil idosos espanhĆ³is atendidos pela Cruz Vermelha estĆ£o abaixo da linha da pobreza por causa do impacto da crise econĆ“mica, segundo revelou um relatĆ³rio dessa organizaĆ§Ć£o publicado nesta quinta-feira (19). Outros dados oferecidos em um relatĆ³rio sobre vulnerabilidade financeira indica que 33% das pessoas registradas pela Cruz Vermelha carece de recursos para instalar calefaĆ§Ć£o neste inverno, quando as temperaturas jĆ” passam de zero grau centĆ­grado para o negativo. Estes Ć­ndices sĆ£o o resultado de um questionĆ”rio realizado pela primeira vez entre 1.112 inscritos nos programas da instituiĆ§Ć£o.

Brasil sediarĆ” reuniĆ£o para discutir governanƧa na internet

Imagem
Uma reuniĆ£o interssetorial no Brasil, em 2014, serĆ” o prĆ³ximo passo na discussĆ£o internacional sobre governanƧa na internet, apĆ³s a aprovaĆ§Ć£o da resoluĆ§Ć£o Direito Ć  Privacidade na Era Digital, por unanimidade, pela Assembleia Geral das NaƧƵes Unidas (ONU). "SerĆ” a contribuiĆ§Ć£o [de todos] para o crescimento de um novo formato. Atualmente, nĆ£o hĆ” uma governanƧa nesse sentido. VĆ”rios setores serĆ£o chamados para um debate, para uma visĆ£o holĆ­stica sobre a defesa de interesses concretos dos cidadĆ£os", disse nesta quinta-feira (19) o ministro das RelaƧƵes Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo.

Fidel: Como Cuba ajudou a derrotar o racismo na Ɓfrica do Sul

Imagem
Talvez o impĆ©rio acreditasse que nosso povo nĆ£o honraria sua palavra quando, em dias incertos do sĆ©culo passado, afirmamos que mesmo se a URSS desaparecesse Cuba seguiria lutando. Por Fidel Castro A Segunda Guerra Mundial eclodiu quando em 1Āŗ de setembro de 1939, o nazi-fascismo invadiu a PolĆ“nia e caiu como um raio sobre o povo heroico da URSS, que deu 27 milhƵes de vidas para preservar a humanidade daquela brutal matanƧa que pĆ“s fim Ć  vida de mais de 50 milhƵes de pessoas. A guerra Ć©, por outro lado, a Ćŗnica atividade ao longo da histĆ³ria que o gĆŖnero humano nunca foi capaz de evitar, o que levou Einstein a responder que nĆ£o sabia como seria a terceira Guerra Mundial, mas a quarta seria com paus e pedras.

Novembro teve menor desemprego da histĆ³ria, anuncia IBGE

Imagem
19 de dezembro de 2013 | 11:25  Autor: Fernando Brito A taxa de desemprego de novembro  - 4,6% – atingiu o menor valor para o mĆŖs da sĆ©rie histĆ³rica da  pesquisa realizada pelo IBGE  nas seis principais regiƵes metropolitanas do paĆ­s, atingindo  percentual igual ao que foi verificado em dezembro do ano passado e projetando uma queda maior para dezembro, mĆŖs onde o nĆ­vel de ocupaĆ§Ć£o tradicionalmente tem um salto, para decrescer em janeiro, em razĆ£o do perĆ­odo de fim de ano e festas.

Renata Bueno, Pizzolato e as ironias da vida

Imagem
Juliano e Renata Enviado por Miguel do RosĆ”rio Renata Bueno, deputada brasileira no Parlamento Italiano, ganhou alguma projeĆ§Ć£o nacional hĆ” pouco tempo, quando tentou se vender como alguĆ©m que teria autoridade para descobrir informaƧƵes sobre Henrique Pizzolato, condenado na AĆ§Ć£o Penal 470, que estĆ” foragido na ItĆ”lia. A moƧa deu declaraƧƵes estapafĆŗrdias Ć  imprensa, de que Pizzolato teria conseguido passaporte na Espanha, e de que um “grupo forte” apoiaria Pizzolato. Tudo invenĆ§Ć£o de sua cabeƧa. Pizzolato entrou na ItĆ”lia com um documento comum emitido pelo Consulado do Paraguai. E nĆ£o tem grupo forte nenhum lhe apoiando. Tem, sim, um sobrinho na ItĆ”lia, engenheiro da Ferrari, que Ć© simplesmente um dos executivos mais bem pagos do mundo na sua Ć”rea de atuaĆ§Ć£o. Se este parente estĆ” lhe ajudando de alguma forma, nĆ£o sei. Vamos Ć s ironias mencionadas no tĆ­tulo do post.

PolĆ­tica e ideologia na China contemporĆ¢nea

Imagem
Gruas e guindastes representam mais a China de hoje do que a foice e o martelo. SĆ£o esses os grandes sĆ­mbolos nacionais na atualidade. Vinicius Wu * A polĆ­tica chinesa Ć© um dos maiores enigmas do mundo contemporĆ¢neo. A vitalidade e a estabilidade do regime comunista, duas dĆ©cadas apĆ³s a falĆŖncia de seus congĆŖneres do Leste Europeu, seguem intrigando analistas e observadores de diferentes paĆ­ses e vertentes ideolĆ³gicas. As questƵes levantadas a seguir pretendem refletir sobre a estrutura polĆ­tica que, afinal, darĆ” suporte Ć quela que serĆ”, em breve, a maior economia do planeta.

Elegia Ć  autonomia

Imagem
Salinger mostra que nem todos os conselhos podem nos livrar da inautenticidade contemporĆ¢nea O Apanhador no Campo de Centeio mostra que, se o mundo perdeu o senso, o caminho errado pode ser o certo Por Roberto Taddei O Apanhador no Campo de Centeio Ć© sucesso hĆ” seis dĆ©cadas. O livro mais famoso de J.D. Salinger ultrapassou os 65 milhƵes de exemplares vendidos desde o seu lanƧamento, em 1951, e continua sendo passado de pais para filhos e entre amigos referendado como uma narrativa contemporĆ¢nea de construĆ§Ć£o de identidade e defesa da liberdade. O livro conta a histĆ³ria do adolescente Holden Caulfield, estudante de classe mĆ©dia de 16 anos, reincidente na expulsĆ£o de escolas, Ć s vĆ©speras do feriado de Natal. Nele, Salinger reproduz com tanta eficiĆŖncia o efeito da linguagem adolescente que a leitura sugere um livro de escrita fĆ”cil. No entanto, Ć© preciso lembrar que levou dez anos para ficar pronto, que o livro tinha o dobro de pĆ”ginas antes de sua versĆ£o final e que no meio do

A representaĆ§Ć£o da mulher na mĆ­dia e em produtos

Imagem
Em comerciais de televisĆ£o, produtos e marcas, a mulher Ć© tratada como brinde, imbecil ou hipersexualizada por NĆ”dia Lapa — publicado 18/12/2013 17:33, Ćŗltima modificaĆ§Ć£o 18/12/2013 18:18 Todo mundo jĆ” sabe: em comerciais de cerveja, estarĆ” sempre muito calor e as mulheres vestirĆ£o um biquini fio dental nos corpos belĆ­ssimos. Corpos esses sem lĆ­ngua, diga-se, porque elas nunca falam nada. Quer vender detergente, sabĆ£o em pĆ³ ou qualquer outro produto de limpeza? Direcione as propagandas paras mulheres, porque elas ainda nĆ£o saĆ­ram da cozinha.

Gripen NG Ʃ o novo caƧa brasileiro

Imagem
AVIƃO SUECO DESBANCOU PROPOSTAS DOS ESTADOS UNIDOS E DA FRANƇA E FOI ESCOLHIDO PELA PRESIDENTA DILMA. DISPUTA SE ARRASTAVA DESDE 1998 -FONTE: ISTOƉ (reportagem de Claudio Dantas Sequeira) Contrariando as especulaƧƵes em torno das propostas americana e francesa, a presidenta Dilma Rousseff escolheu o caƧa sueco Gripen NG, da Saab, como opĆ§Ć£o final do programa FX-2. Fontes militares e diplomĆ”ticas confirmaram Ć  ISTOƉ com exclusividade o resultado oficial, que serĆ” divulgado Ć s 17h em coletiva de imprensa pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, e o comandante da AeronĆ”utica, Juniti Saito.

As batatas de AĆ©cio sĆ£o a vitĆ³ria de Serra

Imagem
18 de dezembro de 2013 | 10:44 Autor: Fernando Brito Quincas Borba, o genial personagem de Machado de Assis, descrevia assim certas batalhas: “Ao vencido, Ć³dio ou compaixĆ£o; ao vencedor, as batatas”, ao narrar um histĆ³ria onde duas tribos assoladas pela fome duelam por um campo de batatas capaz de manter viva apenas uma delas. AĆ©cio ganhou as batatas e a chance de sobrevivĆŖncia de sua candidatura. Mas ganhou, com elas, o que dissemos aqui, anteontem Ć  noite: o fatĆ­dico dever de ser JosĆ© Serra. A demissĆ£o, noticiada ontem, do marqueteiro “paz e amor” que sustentava que a campanha nĆ£o deveria ser raivosa e de confrontaĆ§Ć£o, Ć© de uma ligaĆ§Ć£o tĆ£o evidente com isso que atĆ© nossos colunistas polĆ­ticos o compreenderam.

Dilma confirma reforma ministerial em 2014

Imagem
Dilma Rousseff, toma cafĆ© com jornalistas setoristas do PalĆ”cio do Planalto. Ministra-chefe da Secretaria de ComunicaĆ§Ć£o Social da PresidĆŖncia, Helena Chagas e o porta-voz da PresidĆŖncia, Thomas Traumann. Foto: Antonio Cruz/AgĆŖncia Brasil A  presidenta Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira (18) que a reforma ministerial do governo vai comeƧar na segunda metade de janeiro. A substituiĆ§Ć£o de ministros estarĆ” concluĆ­da atĆ© o Carnaval, em marƧo, segundo a presidenta. VĆ”rios ministros da equipe de Dilma que pretendem se candidatar nas eleiƧƵes de outubro de 2014 devem deixar o governo e ser substituĆ­dos.  “Vou fazer a reforma ministerial e vai ter um perĆ­odo. Pretendo fazer da segunda metade de janeiro atĆ© o Carnaval", disse em entrevista a jornalistas no PalĆ”cio do Planalto.

A histĆ³ria de militar que ensinava torturadores

Imagem
AudiĆŖncia PĆŗblica sobre o general Paul Aussaresses, ex-agente do serviƧo secreto da FranƧa. A ComissĆ£o da Verdade da Assembleia Legislativa de SĆ£o Paulo ouviu nesta terƧa-feira (17) especialistas na histĆ³ria do general francĆŖs Paul Aussaresses, militar que entre 1973 e 1975 esteve no Brasil ensinando tĆ©cnicas de tortura e combate a guerrilhas aos oficiais brasileiros e de paĆ­ses da AmĆ©rica Latina. Aussaresses morreu no dia 4 deste mĆŖs. Os debatedores que participaram da audiĆŖncia pĆŗblica concordam que a participaĆ§Ć£o francesa nas ditaduras militares na AmĆ©rica Latina Ć© pouco conhecida, sobretudo no Brasil. “Achei bastante material na imprensa argentina sobre a atuaĆ§Ć£o dessa escola do terror que se implantou em toda a AmĆ©rica Latina, mas nĆ£o acho quase nada na imprensa brasileira”, disse o pesquisador e ex-ouvidor da Secretaria Especial de Direitos Humanos da PresidĆŖncia da RepĆŗblica, Fermino Fechio.

O Brasil nĆ£o cabe na agenda de AĆ©cio Neves

Imagem
Em oito mil e 17 palavras, a agenda eleitoral do presidenciĆ”vel AĆ©cio Neves nĆ£o menciona uma Ćŗnica vez o trunfo que mudou o perfil geopolĆ­tico do paĆ­s: prĆ©-sal por: Saul Leblon Pode-se discordar – por razƵes ideolĆ³gicas - da regulaĆ§Ć£o soberana instituĆ­da em dezembro de 2010 para a exploraĆ§Ć£o do prĆ©-sal. Pode-se conceber, nĆ£o sem razĆ£o, que a energia fĆ³ssil Ć© uma fonte crepuscular de abastecimento da civilizaĆ§Ć£o. Da transiĆ§Ć£o dessa dependĆŖncia para uma matriz menos poluente depende uma parte importante  do futuro da sociedade humana.

A FRANƇA E O BRASIL NA ESQUINA DO MUNDO

Imagem
Postado por Mauro Santayana (JB) - A visita do Presidente francĆŖs ao Brasil, na semana passada, foi um importante instantĆ¢neo das condiƧƵes da polĆ­tica internacional, hoje. Por um lado, Monsieur Hollande age como o representante de uma naĆ§Ć£o saudosa de um poder colonial nostĆ”lgico. A caminho do Brasil, esteve na capital da RepĆŗblica Centro-Africana, onde foi visitar a forƧa de intervenĆ§Ć£o francesa que estĆ” estacionada naquele paĆ­s. Daqui, embarcou para a Guiana Francesa, uma das duas Ćŗltimas possessƵes  europĆ©ias em nosso continente. Por outro lado, ele foi um dos numerosos chefes de estado europeus que – sem direito Ć  palavra – teve que assistir Ć  Presidente Dilma Roussef, trĆŖs dias antes, discursar da tribuna de honra, ao lado de Obama, Ban Ki Moon, de Raul Castro e do vice-presidente chinĆŖs, e do representante indiano, na cerimĆ“nia em homenagem ao Presidente Nelson Mandela, no Soccer City Stadium, em Johannesburgo.

O terrorismo moral que Joaquim Barbosa estĆ” impondo a Genoino e famĆ­lia

Imagem
por : Paulo Nogueira Uma famĆ­lia desesperada e desamparada VocĆŖ tem que fazer muita maldade para que alguĆ©m beba quando vocĆŖ morrer. VocĆŖ tem que despertar muito Ć³dio. Margaret Thatcher, por exemplo. Fui a Trafalgar Square, no centro de Londres, cobrir, como jornalista, a festa que fizeram quando ela morreu. Fazia mais de vinte anos que ela deixara Downing Street, a sede do governo britĆ¢nico, e ainda assim Thatcher era lembrada com uma raiva que fazia vocĆŖ pensar que ela ainda era primeira ministra.

O declĆ­nio do Jornal Nacional

Imagem
Enviado por  Miguel do RosĆ”rio   A perda de audiĆŖncia Ć© um fenĆ“meno natural para a Globo. As pessoas se cansam, querem novidades. A internet chegou para mudar tudo. O triste Ć© que a Globo estĆ” perdendo audiĆŖncia sem ganhar nada em dignidade. Ao contrĆ”rio, o seu jornalismo continua flertando com o pior tipo de golpismo midiĆ”tico, querendo impor seus candidatos atravĆ©s de manipulaƧƵes espĆŗrias. Boa noite pra quem? JN cai 18% sem FĆ”tima Bernardes e tem o pior ano da histĆ³ria William Bonner e PatrĆ­cia Poeta na bancada do JN: jornal caiu 10% ao ano no Ibope em 2012 e 2013 Por DANIEL CASTRO, em 11/12/2013 · Atualizado Ć s 06h30 NO  UOL Dois mil e treze vai ser o pior ano da histĆ³ria do Jornal Nacional. O principal telejornal do paĆ­s vai fechar o ano com mĆ©dia de audiĆŖncia em torno dos 26 pontos na Grande SĆ£o Paulo, referĆŖncia do mercado publicitĆ”rio. Pelo segundo ano consecutivo, o JN ficarĆ” com mĆ©dias inferiores a 30 pontos.

As razƵes de Serra ter jogado a toalha

Imagem
ter, 17/12/2013 - 17:57 Luis Nassif Anunciar publicamente a desistĆŖncia de disputar a candidatura do PSDB Ć  presidĆŖncia nĆ£o foi ato de solidariedade partidĆ”ria de JosĆ© Serra, mas apenas o reconhecimento de que perdeu a batalha. Nos Ćŗltimos meses nĆ£o lograva mais criar fatos, nem factoides. Convidou-se para um evento na FIESP (FederaĆ§Ć£o das IndĆŗstrias do Estado de SĆ£o Paulo) que nĆ£o repercutiu. Experimentou alguns laivos de discurso progressista, e nĆ£o colou. Balbuciou alguns lances de discurso de paz, e ninguĆ©m acreditou. Na morte de Mandela, imaginou-se de novo lĆ­der intelectual de centro-esquerda que deixou de ser hĆ” muitas dĆ©cadas, mas nĆ£o pegou. SĆ³ manteve aplausos da ultradireita que passou a representar e que sĆ³ o aceita enquanto mantiver o discurso de Ć³dio. Ɖ o que lhe resta. Indague de seus eleitores qual a caracterĆ­stica que prezam em Serra e eles dirĆ£o: o Ć³dio, na forma mais obscurantista.

Barbosa produziu crise no sistema prisional de BrasĆ­lia

Imagem
Enviado por Miguel do RosĆ”rio Ao produzir um espetĆ”culo midiĆ”tico grotesco para encarcerar os rĆ©us petistas, Joaquim Barbosa trouxe  instabilidade ao sistema prisional do Distrito Federal. E agora, a Globo, por incrĆ­vel que pareƧa, mais uma vez coloca a culpa nos… rĆ©us petistas.  Reportagem do Globo diz que a tensĆ£o na Papuda Ć© causada, “principalmente em razĆ£o das regalias concedidas a eles pela administraĆ§Ć£o penitenciĆ”ria. Entre esses privilĆ©gios estava um dia especial de visitas, medida derrubada pelos juĆ­zes substituos da VEP.”

Os mortos-vivos da Economia

Imagem
“Queremos a inclusĆ£o de teorias crĆ­ticas e de reflexĆ£o”, exigem os estudantes ingleses por  Luiz Gonzaga Belluzzo   Bem informado, o leitor de  CartaCapital  sabe que se multiplicam mundo afora os movimentos de rejeiĆ§Ć£o dos estudantes de Economia aos mĆ©todos e prosopopeias que infestaram e infestam a CiĆŖncia Triste, antes e depois da crise. A mais recente arregimentaĆ§Ć£o de rebelados sacudiu a Universidade de Manchester sob o patrocĆ­nio da Post Crash Economics Society. Em seu manifesto inaugural, os alunos da Manchester sentam a pua nos professores. Argumentam que nĆ£o foram advertidos da iminĆŖncia da crise, muito menos informados dos conceitos ou hipĆ³teses teĆ³ricas que permitiriam compreender o que aconteceu no mundo em que tentam sobreviver os homens de carne e osso.

Dilma anuncia R$ 2,9 bilhƵes para mobilidade urbana em Pernambuco

Imagem
Dilma discursa durante visita Ć s obras da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta terƧa-feira (17), durante cerimĆ“nia de inauguraĆ§Ć£o da plataforma P-62, R$ 2,9 bilhƵes em mobilidade urbana para Pernambuco. O anel viĆ”rio da regiĆ£o metropolitana do Recife, na BR 101, receberĆ” R$ 1 bilhĆ£o. O restante, R$ 1,9 bilhĆ£o, serĆ” investido, em parceria com o governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife, na construĆ§Ć£o de corredores exclusivos de Ć“nibus, VeĆ­culo Leve Sobre Trilhos (VLTs) e corredor de transporte pĆŗblico por via fluvial.

ConvĆŖnio entre ministĆ©rios prevĆŖ 900 mil vagas para qualificaĆ§Ć£o profissional

Imagem
Manoel Dias e Mercadante disseram que hĆ” um grande cuidado em evitar fraudes nos convĆŖnios Com o acordo, repasses para ONGs e Oscips deixarĆ£o de existir a partir do ano que vem por Ana Cristina Campos, da AgĆŖncia Brasil publicado 17/12/2013 16:18 BrasĆ­lia – Os ministros do Trabalho e Emprego (MTE), Manoel Dias, e da EducaĆ§Ć£o (MEC), Aloizio Mercadante, assinaram nesta terƧa-feira (17) acordo de cooperaĆ§Ć£o tĆ©cnica que institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino TĆ©cnico e Emprego (Pronatec) na modalidade Trabalhador. A partir de marƧo do ano que vem, serĆ£o ofertadas 500 mil vagas de formaĆ§Ć£o e qualificaĆ§Ć£o profissional para trabalhadores desempregados cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine), 250 mil vagas para o ProJovem Trabalhador, que atende a pessoas entre 18 e 29 anos, e 150 mil vagas para o Programa Aprendizagem, para jovens entre 15 e 24 anos.