Postagens

Mostrando postagens de dezembro 4, 2013

A “defesa” de Tuma por Nassif segundo Augusto Nunes

Imagem
  Enviado por Michel , ter, 10/12/2013 - 23:32 Autor:  Michel Quem conhece o jornalista Luis Nassif conhece o histĆ³rico combate dele ao que chama de “jornalismo de manada”, ou seja, joga-se uma denĆŗncia no ar e os pistoleiros de plantĆ£o jĆ” saem atirando; linchando o acusado antes de qualquer investigaĆ§Ć£o jornalĆ­stica e nĆ£o dando a mĆ­nima chance para o contraditĆ³rio. Para ficar em dois exemplos, cito o “EscĆ¢ndalo Collor” e o “EscĆ¢ndalo da Escola de Base” – quando, enquanto jorrava na imprensa uma correnteza insana, Nassif remava contra insistindo no apuro jornalĆ­stico. De alguns anos para cĆ”, a coisa sĆ³ piorou. Pois alĆ©m do jornalismo de mandada, agora reinam as denĆŗncias seletivas, ou seja, de um lado a velha mĆ­dia omite as denĆŗncias dos aliados (dos donos da mĆ­dia) e, do outro, reserva sĆ³ tiros contra os adversĆ”rios.

TrensalĆ£o: JustiƧa federal confirma deputados e senadores do PSDB na rota da propina

Imagem
  Ex-diretor da Siemens Everton Rheinheimer teria descrito nomes de polĆ­ticos da alta cĆŗpula tucana envolvidos com o esquema de superfaturamento e propinas PĆ¢nico geral no ninho tucano. Deu no EstadĆ£o : A JustiƧa Federal decidiu nessa segunda-feira, 9, remeter para o Supremo Tribunal Federal (STF) o inquĆ©rito que investiga o cartel de trens no sistema metroferroviĆ”rio de governos do PSDB em SĆ£o Paulo, entre 1998 e 2008. A decisĆ£o, sobrescrita pelo juiz Marcelo Costenaro Cavali, da 6ĀŖ Vara Criminal Federal, acolhe representaĆ§Ć£o da PolĆ­cia Federal.  "O inquĆ©rito policial foi remetido ao Supremo Tribunal Federal em razĆ£o de ter sido mencionada a eventual prĆ”tica de infraƧƵes penais por autoridades detentoras de foro por prerrogativa de funĆ§Ć£o perante Ć quela Corte", esclarece, em nota, a JustiƧa Federal.  O inquĆ©rito da PF cita deputados federais e outros polĆ­ticos que detĆŖm foro privilegiado perante o STF (...) O problema agora Ć© impedir o STF de jog

“OposiĆ§Ć£o da mĆ­dia Ć© mais forte que a oposiĆ§Ć£o polĆ­tica”

Imagem
Em entrevista ao jornal El PaĆ­s o presidente reeleito do PT, Rui FalcĆ£o diz que sua prioridade Ć© a reeleiĆ§Ć£o da presidenta Dilma Rousseff, e que vai trabalhar para aprovar o projeto de democratizaĆ§Ć£o de mĆ­dia. Futuro coordenador da campanha polĆ­tica da presidenta Dilma Rousseff Ć  reeleiĆ§Ć£o, FalcĆ£o nĆ£o esconde sua reserva em relaĆ§Ć£o Ć  mĆ­dia. “HĆ” uma preferĆŖncia pela partidarizaĆ§Ć£o”, avalia. Embora nem tudo que o PT sugira tenha sido acolhido no Governo de Rousseff, ele quer insistir na aprovaĆ§Ć£o na lei de democratizaĆ§Ć£o da mĆ­dia. Que ele garante nĆ£o ter nada a ver com a proposta da presidenta argentina, Cristina Fernandez de Kirchner. El PaĆ­s: Quais sĆ£o os principais desafios na renovaĆ§Ć£o da sua presidĆŖncia do partido, ou seja, para onde o PT olharĆ” daqui em diante?

AP 470 nĆ£o tem valor jurĆ­dico, diz Dalmo de Abreu Dallari

Imagem
10 dez 2013 / 0 ComentĆ”rios /   Blog do ZĆ©   / Por  Equipe do Blog Um dos mais respeitados juristas do Brasil, Dalmo de Abreu Dallari diz que o processo chamado de mensalĆ£o nĆ£o tem valor jurĆ­dico porque foi feito sob influĆŖncia negativa de diversos fatores, entre eles o da pressĆ£o midiĆ”tica. Em entrevista ao  programa Contraponto , ele tambĆ©m diz que a prisĆ£o dos rĆ©us no dia 15 de novembro foi “absolutamente absurda e ilegal”, feita para “criar um espetĆ”culo”. Dallari faz outros diversos questionamentos no programa, que teve como convidado o jornalista Paulo Moreira Leite. Veja abaixo um pequeno trecho da entrevista de Dallari: Veja tambĆ©m a Ć­ntegra do programa: Compartilhe

Video: Dilma discursa em homenagem a Mandela

Imagem
Postado por  Miro   Ć s  17:45  

Dr. Janot, o “trensalĆ£o” agora Ć© seu. Vai ser apurado ou ficarĆ” na gaveta do Supremo?

Imagem
10 de Dezembro de 2013 | 16:39 Autor: Fernando Brito O juiz Marcelo Costenaro Cavali, da 6ĀŖ Vara Criminal Federal, decidiu, contra parecer do MinistĆ©rio PĆŗblico Federal, enviar para o Supremo o inquĆ©rito que apura corrupĆ§Ć£o nos contratos de compra e reforma de trens em SĆ£o Paulo. A decisĆ£o se justifica por que hĆ” parlamentares – deputados federais e um senador adivinhe-de-quem – mencionados nas acusaƧƵes de propina. A Alstom, como se sabe, fez muitos negĆ³cios com os governadores JosĆ© Roberto Arruda e JosĆ© Serra. Na foto, eles recebem trenzinhos miniatura da empresa. Agora, depende do Procurador Geral Rodrigo Janot fazer o processo andar. Todos esperam que a Procuradoria demonstre a mesma celeridade que imprimiu ao caso do chamado “mensalĆ£o”. O da aĆ§Ć£o penal 470, claro, porque o “mensalĆ£o mineiro” estĆ” completando o dĆ©cimo aniversĆ”rio de gaveta. Veja a matĆ©ria do EstadĆ£o: JustiƧa envia inquĆ©rito do cartel de trens para Supremo

Artigo de Lula: Uma dƩcada vencendo a fome

Imagem
Dec 10, 2013 Por Luiz InĆ”cio Lula da Silva O Brasil comemorou recentemente o 10 Āŗ aniversĆ”rio do Bolsa FamĆ­lia, um modelo para muitos programas recentes de distribuiĆ§Ć£o de renda ao redor do mundo. Por meio do Bolsa FamĆ­lia, 14 milhƵes de famĆ­lias, ou 50 milhƵes de pessoas – um quarto da populaĆ§Ć£o do Brasil – recebem uma renda mensal desde que mantenham as crianƧas na escola e que dĆŖem a elas assistĆŖncia mĆ©dica, incluindo todas as vacinaƧƵes regulares. Mais de 90% dos pagamentos sĆ£o feitos para as mĆ£es.

Os intocƔveis do PSDB

Imagem
ZezĆ© Perrela e AĆ©cio Enviado por Miguel do RosĆ”rio on 10/12/2013  Se Dante Alighieri fosse vivo, poderia reescrever a Divina ComĆ©dia trocando o ParaĆ­so pelo PSDB. Ɖ lĆ” que os polĆ­ticos descansam felizes, intocĆ”veis, seguros, ao lado do Deus-mĆ­dia. A coisa funciona assim. Se um assessor petista Ć© pego com dinheiro na cueca, todas as fĆŗrias do mundo se desatam contra o pobre coitado. O prĆ³prio presidente do partido Ć© forƧado a renunciar, tamanha a pressĆ£o. A coisa nĆ£o pĆ”ra aĆ­. O presidente do partido Ć© achincalhado por anos na imprensa, e por fim, condenado e enviado a um presĆ­do, onde Ć© humilhado por juĆ­zes e juntas mĆ©dicas, as quais desdenham de seus graves problemas cardĆ­acos. Oito anos depois, lĆ” estĆ” o polĆ­tico petista, num apartamentozinho de 50 metros quadrados, em prisĆ£o domiciliar, com a mĆ­dia ainda tentando lhe destruir a moral dia e noite.

Venezuela: vitĆ³ria do chavismo frustra previsƵes da oposiĆ§Ć£o

Imagem
A vitĆ³ria do chavismo nas eleiƧƵes municipais de domingo Ć© um duro golpe nas previsƵes apocalĆ­pticas sobre a economia e a desintegraĆ§Ć£o nacional que a oposiĆ§Ć£o vinha fazendo desde a morte de Hugo ChĆ”vez em marƧo. A Carta Maior conversou com o co-presidente do Center for Economic and Policy Research, de Washington, Mark Weisbrot, que vem acompanhando a revoluĆ§Ć£o chavista desde o inĆ­cio. CM: O resultado da eleiĆ§Ć£o nĆ£o deixa de surpreender. A oposiĆ§Ć£o qualificou a disputa como um virtual referendo em um paĆ­s que, supostamente, estaria mergulhado no caos. O resultado confirma que o chavismo estĆ” vivo.

ApĆ³s acordo, CĆ¢mara deve aprovar marco civil da internet nesta seamana

Imagem
Molon mencionou acerto sobre itens polĆŖmicos que vinham sendo contestados pelas operadoras Texto deixarĆ” claro que empresas podem oferecer diferentes pacotes de velocidade, sem interferir no conteĆŗdo ou limitar acesso a serviƧos por Hylda Cavalcanti publicado 10/12/2013 BrasĆ­lia – SĆ£o grandes as possibilidades de o Projeto de Lei 12.126/11, referente ao Marco Civil da Internet, ser votado nesta semana pela CĆ¢mara dos Deputados. O relator do PL, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), confirmou ontem (9) – por sua assessoria – que fechou um acordo com as operadoras de telecomunicaĆ§Ć£o que vinham barrando a votaĆ§Ć£o da matĆ©ria. Segundo o gabinete de Molon, o acordo nĆ£o muda o princĆ­pio da neutralidade da rede, previsto no projeto original, porque este abrange a questĆ£o do tratamento isonĆ“mico que o Brasil quer exigir para as empresas operadoras, sem que haja discriminaĆ§Ć£o por conteĆŗdo, origem ou destino das informaƧƵes.

Promotoria aponta mesada a deputados do PSDB, diz jornal

Imagem
JoĆ£o Caramez   Segundo promotores do Gaeco, Carlos Bezerra Jr. e JoĆ£o Caramez recebiam dinheiro desviados de entidades de saĆŗde por RedaĆ§Ć£o — publicado 10/12/2013 10:43, Ćŗltima modificaĆ§Ć£o 10/12/2013 10:49 Os deputados estaduais Carlos Bezerra Jr. e JoĆ£o Caramez, ambos do PSDB, recebiam uma mesada desviada de recursos de saĆŗde em oito cidades de trĆŖs estados. Ɖ o que afirmam os promotores do Grupo de AtuaĆ§Ć£o Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) NĆŗcleo Sorocaba em um trecho da denĆŗncia da OperaĆ§Ć£o Athenas, que investiga o esquema. As informaƧƵes sĆ£o do jornal O Estado de S. Paulo. A denĆŗncia da Promotoria, que tem como alvo 61 empresĆ”rios, mĆ©dicos, administradores e servidores pĆŗblicos, estima que ao menos 7,5 milhƵes de reais foram desviados por entidades contratadas para administrar hospitais.

Juscelino Kubitschek foi assassinado pela ditatura militar

Imagem
Juscelino Kubitschek tentava reestabelecer a democracia no PaĆ­s ComissĆ£o da Verdade de SP conclui que JK foi assassinado Ex-presidente morreu em um acidente de carro, na Via Dutra, em agosto de 1976 Filippo Cecilio, do R7 O ex-presidente Juscelino Kubitschek foi assassinado pela ditatura militar. Ɖ isso que a ComissĆ£o da Verdade da cidade de SĆ£o Paulo promete provar em relatĆ³rio que serĆ” divulgado na prĆ³xima terƧa-feira (10). O relatĆ³rio reĆŗne 90 "indĆ­cios, evidĆŖncias, provas, testemunhos, circunstĆ¢ncias, contradiƧƵes, controvĆ©rsias e questionamentos" que pretendem comprovar que JK foi alvo de um complĆ“ em 22 de agosto de 1976 e que sua morte, apĆ³s um acidente de carro na Via Dutra, foi provocada.

SĆ³cio de Teixeira pode ter dado golpe de €40 mi na compra de Neymar, diz jornal

Imagem
9 de Dezembro de 2013 | 15:21  Autor: Fernando Brito O  TijolaƧo  estĆ” marcando em cima o noticiĆ”rio sofre Sandro Rossel – apelido de Alexandre Rosell Feliu -, o polĆŖmico presidente do Barcelona, amigo e sĆ³cio de  negĆ³cios de Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF. Por isso,  relatou aqui – com provas no DiĆ”rio Oficial  e sob o silĆŖncio da imprensa – o “sumiƧo” de R$ 12 milhƵes da empresa de marketing esportivo que tinha aqui, acusada de ter lucros estratosfĆ©ricos com aquele famoso amistoso Brasil x Portugal nos tempos do Governo Arruda, em BrasĆ­lia.

O mito do apagĆ£o de engenheiros

Imagem
A demanda Ć© por profissionais experientes e qualificados e o gargalo estĆ” em Ć”reas especĆ­ficas Estudo nega escassez 
de profissionais da Ć”rea estagnada nos anos 80 e 90 Por Tory Oliveira Estudo realizado em conjunto por pesquisadores do Instituto de Pesquisa EconĆ“mica Aplicada (Ipea) e da USP revela que o Brasil nĆ£o corre o risco de sofrer um apagĆ£o de engenheiros – o que existe Ć© uma falta de profissionais qualificados e experientes. Apesar de sinais de pressĆ£o no curto prazo no mercado de trabalho, o nĆŗmero de vagas de emprego e formados trabalhando na Ć”rea vem crescendo desde 2000, puxados pelo crescimento econĆ“mico do PaĆ­s.

Brasil cigano, formado por mais de 500 mil pessoas, ainda Ć© pouco conhecido

Imagem
'VocĆŖ nos vĆŖ assim, com roupas bonitas, danƧando, deve imaginar que nossa vida Ć© linda. A roupa Ć© bonita, mas nossa histĆ³ria Ć© triste', diz uma cigana de Campinas (SP) RamificaƧƵes de trĆŖs etnias vivem, hoje, em 291 acampamentos instalados em 21 estados do paĆ­s. As famĆ­lias reclamam de dificuldades para acesso a programas sociais e educaĆ§Ć£o para os filhos por Hylda Cavalcanti BrasĆ­lia – Por trĆ”s da diversidade cultural e Ć©tnica do Brasil existe um mundo cigano, formado por acampamentos em municĆ­pios localizados interior afora, que ainda Ć© pouco conhecido da grande populaĆ§Ć£o. SĆ£o mais de 500 mil pessoas, divididas em ramificaƧƵes de trĆŖs etnias distintas, que sofrem com falta de infraestrutura adequada, dificuldade para ter acesso a programas sociais e para inserir os filhos em escolas pĆŗblicas, alĆ©m de serem submetidos a cenas constantes de discriminaĆ§Ć£o e violĆŖncia. Tais famĆ­lias vivem em 291 acampamentos ciganos registrados por entidades da sociedade civil, prefeitura

Ministro da CGU diz que sĆ­mbolos da corrupĆ§Ć£o continuam soltos

Imagem
Hage considera que a adoĆ§Ć£o do financiamento pĆŗblico de campanha Ć© importante no combate Ć  corrupĆ§Ć£o Questionado sobre mensalĆ£o, Jorge Hage afirma que ainda hĆ” muitos casos graves sem puniĆ§Ć£o e que 'nos Ćŗltimos dez anos Brasil despertou' para o combate ao desvio de recursos pĆŗblicos por RedaĆ§Ć£o RBA SĆ£o Paulo –  O ministro-chefe da Controladoria Geral da UniĆ£o (CGU), Jorge Hage, disse hoje (9), que a prisĆ£o dos condenados da AĆ§Ć£o Penal 470, o mensalĆ£o, “Ć© importante para mostrar que as instituiƧƵes, quando querem, funcionam, mas estou convencido que eles [os condenados] nĆ£o simbolizam a corrupĆ§Ć£o no paĆ­s. Os sĆ­mbolos da corrupĆ§Ć£o estĆ£o soltos”.

A face da esperanƧa brilha sobre a mƭdia

Imagem
Autor: Fernando Brito Hoje cedo falei das contorƧƵes acacianas da Folha para nĆ£o registrar que o povo brasileiro, majoritariamente, acredita na aĆ§Ć£o do Estado para trazer o progresso e o bem-estar social, embora a imprensa do seu paĆ­s passe os dias reclamando e vociferando contra o intervencionismo estatal. Outra pesquisa, do Ibope e da ConfederaĆ§Ć£o da IndĆŗstria, publicada pelo EstadĆ£o, apresenta um sentimento popular completamente diverso daquele que seria de esperar de um paĆ­s que Ć© mostrado como Ć s vĆ©speras de uma crise e Ć  beira de uma voragem recessiva e inflacionĆ”ria.

Pelo Twitter, presidenta condena violĆŖncia nos estĆ”dios

Imagem
A presidenta Dilma Rousseff postou nesta segunda-feira (9) em sua conta no Twitter que Ć© necessĆ”ria a presenƧa da polĆ­cia nos estĆ”dios de futebol, a prisĆ£o em flagrante em casos de violĆŖncia e a criaĆ§Ć£o de uma delegacia do torcedor para coibir brigas como a ocorrida no domingo (8) entre torcedores do Clube de Regatas Vasco da Gama e do Clube AtlĆ©tico Paranaense, em Joinville (SC).

Dilma e ex-presidentes viajam para funeral de Mandela

Imagem
Presidenta Dilma Rousseff partiu para a Ɓfrica do Sul acompanhada dos ex-presidentes Sarney, Lula, Fernando Henrique e Collor (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR) A presidenta Dilma Rousseff embarcou nesta segunda-feira (9) para a Ɓfrica do Sul, onde deve acompanhar in loco o funeral do ex-presidente sulafricano Nelson Mandela, que morreu na Ćŗltima quinta-feira (5), vĆ­tima de complicaƧƵes respiratĆ³rias. 9 DE DEZEMBRO DE 2013 - 14H38 Acompanhada de quatro ex-presidentes brasileiros (Fernando Henrique Cardoso, Lula, Fernando Collor e JosĆ© Sarney), o aviĆ£o presidencial deixou a base aĆ©rea do aeroporto do Santos Dumont (RJ) no inĆ­cio da tarde desta segunda (9), e deve chegar no fim da noite em Johanneburgo, cidade que receberĆ” o funeral de Mandela.

Expor espionagem dos EUA Ć© vitĆ³ria para WikiLeaks, diz Assange

Imagem
Julian Assange dĆ” declaraƧƵes Ć  imprensa na Embaixada do Equador no Reino Unido, onde estĆ” asilado. Provocar a debilitaĆ§Ć£o do serviƧo de inteligĆŖncia dos Estados Unidos foi uma grande vitĆ³ria para as denĆŗncias do WikiLeaks, o portal que vazou documentos diplomĆ”ticos sensĆ­veis que mostravam articulaƧƵes controversas. A declaraĆ§Ć£o foi feita pelo fundador do portal, Julian Assange, citado pela emissora persa HispanTV, nesta segunda-feira (9). “Se um pequeno editor Ć© capaz de acertar um golpe contra o PentĆ”gono [o Departamento de Defesa norte-americano], entĆ£o fortes grupos polĆ­ticos, de diferentes paĆ­ses, nĆ£o deveriam ter motivos para temer os Estados Unidos como tinham antes”, enfatizou Assange, em entrevista ao diĆ”rio esloveno “Delo”.

Homens ao mar! Chamem os tubarƵes

Imagem
Antonio Lassance O PSDB se prepara para jogar homens ao mar. Eduardo Azeredo e JosĆ© AnĆ­bal sĆ£o sĆ©rios candidatos a serem expulsos. SĆ£o considerados figuras difĆ­ceis de defender. O PSDB encara 2014 com o otimismo de um Titanic frente a um iceberg. Seus dirigentes continuam dando declaraƧƵes de que nĆ£o irĆ£o afundar de maneira alguma. Mas a verdade Ć© que sentem o frio percorrer a espinha. As mĆ”s notĆ­cias das pesquisas de opiniĆ£o sobre as eleiƧƵes presidenciais sĆ£o o de menos. Aquilo que realmente os apavora Ć© o ataque sofrido ao que tĆŖm de mais caro, Minas Gerais e SĆ£o Paulo, sua repĆŗblica particular do cafĆ© com leite.

A aposta na democracia contra o caos

Imagem
SĆ£o Paulo elegeu neste domingo 1.125 representantes para governar a cidade com Haddad, o maior conselho popular da histĆ³ria brasileira. por: Saul Leblon  A cidade de SĆ£o Paulo elegeu neste domingo o maior conselho popular da histĆ³ria brasileira. Com pouco espaƧo na imprensa e uma divulgaĆ§Ć£o despolitizada de parte da prĆ³pria prefeitura,  ele representa, paradoxalmente, talvez a resposta mais arrojada ao anseio de participaĆ§Ć£o ecoado nas ruas de junho. SĆ£o Paulo reĆŗne 32 sub-prefeituras.

MudanƧa de atitude

Imagem
O governo altera sua relaĆ§Ć£o com o setor privado e colhe frutos nos leilƵes de infraestrutura, o que tende a reduzir o grau de incerteza que inibe os investimentos por  Delfim Netto  —  publicado  09/12/2013 O futuro serĆ” nosso se percebermos que nĆ£o hĆ” oposiĆ§Ć£o entre governo e empresĆ”rios. HĆ” uma perspectiva de cooperaĆ§Ć£o. HĆ”, sobretudo, vontade polĆ­tica do governo de cooperar com todos os empresĆ”rios e empresĆ”rias de pequeno porte, mĆ©dio porte e grande porte.” Selecionei esse pequeno trecho da fala da presidenta Dilma Rousseff na abertura, em 18 de novembro, do Congresso da FederaĆ§Ć£o das AssociaƧƵes Comerciais do Estado de SĆ£o Paulo, em Campinas, porque ele veio confirmar de forma muito enfĆ”tica os sinais claros de uma nova postura polĆ­tica de seu governo que, a meu ver, terĆ” enorme influĆŖncia na reduĆ§Ć£o das incertezas a inibir a aceleraĆ§Ć£o dos investimentos privados em nossa economia.

Privilegiados e perseguidos

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOƉ em BrasĆ­lia, Ć© autor de "A Outra HistĆ³ria do MensalĆ£o". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direĆ§Ć£o na VEJA e na Ɖpoca. TambĆ©m escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". No paĆ­s da novilĆ­ngua, direito assegurado em lei Ć© tratado como privilĆ©gio HĆ” muito tempo nĆ³s sabemos que o uso de palavras inadequadas Ć© uma das formas menos inocentes e mais eficazes de manipulaĆ§Ć£o polĆ­tica. Permite esconder a realidade, confundir o cidadĆ£o comum e estimular reaƧƵes que nĆ£o tĆŖm apoio nos fatos.

A INTERNET E A NACIONALIZAƇƃO DOS BITES.

Imagem
Postado por Mauro Santayana (HD) - O Governo Federal, atravĆ©s do Ministro Paulo Bernardo, do Planejamento, insiste em incluir no Marco Civil da Internet, em votaĆ§Ć£o no Congresso, a obrigatoriedade de instalaĆ§Ć£o no Brasil de bases de dados locais, por parte de empresas como o Google ou o Facebook. O pior Ć© que, diante da argumentaĆ§Ć£o de que a instalaĆ§Ć£o dessa infraestrutura incorreria em altos investimentos por parte das empresas, acena-se com o estabelecimento de “compensaƧƵes” na forma de financiamento subsidiado, ou de isenĆ§Ć£o de impostos, para alcanƧar esse objetivo.

Por que a Globo faz o que faz

Imagem
Crescer ou morrer: Roberto Marinho por : Paulo Nogueira Existe uma passagem no livro DossiĆŖ Geisel – uma compilaĆ§Ć£o de papeis do arquivo pessoal de Geisel – que conta muito sobre o espĆ­rito da Globo. O governo militar – que  criara  a Rede Globo para receber apoio maciƧo na televisĆ£o – comeƧara a ficar preocupado com o monopĆ³lio da emissora. Os militares nĆ£o queriam que a emissora crescesse mais. A Globo, por isso, nĆ£o receberia novas concessƵes. Roberto Marinho se insurgiu. Numa conversa com um ministro de Geisel, registrada e depois guardada pelo ex-presidente, Roberto Marinho explicou a filosofia da Globo. Ele queria que tirassem os freios Ć  expansĆ£o de seu negĆ³cio. Uma empresa que nĆ£o cresce declina, afirmou Marinho.

Churrasquinho gourmet pode?

Imagem
Nos Ćŗltimos nove anos, houve uma reduĆ§Ć£o de 91,6% dos trabalhadores com autorizaĆ§Ć£o nas ruas da cidade Lei municipal atende a lobby de empresĆ”rios da alta gastronomia em SĆ£o Paulo. Enquanto isso, trabalhadores ambulantes enfrentam dificuldades. Leia nota pĆŗblica de entidades que tratam do assunto por RedaĆ§Ć£o RBA publicado 08/12/2013 SĆ£o Paulo – A aprovaĆ§Ć£o, no dia 27 de novembro, na CĆ¢mara de Vereadores de SĆ£o Paulo, do Projeto de Lei (PL) 311/2013, que dispƵe sobre as regras para comercializaĆ§Ć£o de alimentos em vias e Ć”reas pĆŗblicas e cria Termos de PermissĆ£o de Uso (TPU) exclusivos para pessoas jurĆ­dicas provoca indignaĆ§Ć£o entre os trabalhadores ambulantes da cidade e entidades que acompanham a categoria. O projeto tem a autoria dos vereadores Andrea Matarazzo (PSDB), Arselino Tatto (PT), Floriano Pesaro (PSDB), Marco AurĆ©lio Cunha (PSD) e Ricardo Nunes (PMDB).

Venezuela vai Ơs urnas contra guerra econƓmica da direita

Imagem
Realizam-se neste domingo (8) na Venezuela eleiƧƵes municipais que escolherĆ£o prefeitos e vereadores. A RevoluĆ§Ć£o Bolivariana enfrenta um importante teste num momento em que a direita, com apoio do imperialismo, promove uma guerra econĆ“mica para desestabilizar o paĆ­s. "Este domingo Ć© um dia de recordaĆ§Ć£o, de compromisso, um dia de combate pela vida, por nossa pĆ”tria, disse no sĆ”bado (7) o presidente NicolĆ”s Maduro, em mensagem endereƧada aos venezuelanos sobre as eleiƧƵes municipais que transcorrem neste domingo (8) em todo o paĆ­s.

Jornalismo nas sombras

Imagem
(Na foto, um jornalista da Folha matutando uma matĆ©ria sobre o trensalĆ£o). Autor: Miguel do RosĆ”rio Lembro-me de um comentĆ”rio de um parlamentar nore-americano, feito hĆ” alguns anos, sobre a relaĆ§Ć£o orgĆ¢nica entre a Fox e o Partido Republicano. O deputado, que era republicano, falou algo assim: “por muito tempo pensĆ”vamos que a Fox trabalhava para a gente, mas agora descobrimos que somos nĆ³s que trabalhamos para a Fox”. Era um chiste corajoso e autocrĆ­tico, inspirado na constataĆ§Ć£o que a Fox havia se tornado o principal cabide de empregos para republicanos sem mandato. Todo republicano com alguma projeĆ§Ć£o, em alguns casos mesmo sem projeĆ§Ć£o nenhuma, nĆ£o conseguindo se eleger, tinha emprego garantido na empresa de Rupert Murdoch.

A vinganƧa de Tuma Jr, o amigo do chefe da mĆ”fia chinesa de SĆ£o Paulo

Imagem
Postado por : Paulo Nogueira Para quem quer entender como funciona a mĆ­dia. Li Kwong Kwen foi preso, em 2010. A PolĆ­cia Federal apurou que ele, conhecido como Paulo Li, era chefe de uma mĆ”fia chinesa que promovia contrabando de celulares falsificados procedentes da China. A quadrilha tambĆ©m intermediava vistos de permanĆŖncia no Brasil para imigrantes chineses em situaĆ§Ć£o irregular. GravaƧƵes mostraram conversas comprometedoras de Li com o entĆ£o secretĆ”rio nacional da JustiƧa, Romeu Tuma Jr. Nas conversas, Tuma Jr chegou a fazer encomendas a Li.

OS CORTES NA DEFESA

Imagem
Postado por Mauro Santayana  (JB) - O novo corte no orƧamento do MinistĆ©rio da Defesa, de quase um bilhĆ£o de reais, anunciado hĆ” uma semana pelos Ministros do Planejamento, Miriam Belchior, e da Fazenda, Guido Mantega – que tambĆ©m teve seu orƧamento amputado em 900 milhƵes – tem que ser visto com muito cuidado pelo governo. Ɖ preciso assegurar que projetos prioritĆ”rios nĆ£o venham a ser atingidos, sob pena de interrupĆ§Ć£o e atraso em Ć”reas estratĆ©gicas para a evoluĆ§Ć£o da  indĆŗstria bĆ©lica e o desenvolvimento tecnolĆ³gico nacional.

FuncionƔrio de redes fast-food promovem "McGreve"

Imagem
"Covers" de Ronald McDonald engrossam os protestos por melhores salĆ”rios nas redes de fast-food Milhares de empregados vĆ£o Ć s ruas dos EUA para denunciar trabalho degradante e exigir aumento do salĆ”rio mĆ­nimo por Eduardo GraƧa — publicado 07/12/2013 11:10, Ćŗltima modificaĆ§Ć£o 07/12/2013 14:36 De Nova York  Sem uniformes, apoiados por uma legiĆ£o de professores, estudantes universitĆ”rios, manifestantes herdeiros do Ocupem Wall Street, grupos de defesa de imigrantes nĆ£o-documentados, lideranƧas sindicais e um massa de trabalhadores “low-budget”, que recebem, dependendo do estado, entre 7 e 8 dĆ³lares por hora de trabalho, milhares de funcionĆ”rios de empresas conhecidas dos brasileiros, como McDonald’s, Burger King, Wendy’s, Walgreens, Macy’s e Sears, tomaram as ruas de uma centena de cidades americanas na quinta-feira 5 exigindo o aumento do salĆ”rio mĆ­nimo para 15 dĆ³lares por hora.

RENUNCIA DE GENOƍNO Ɖ UM ALERTA

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOƉ em BrasĆ­lia, Ć© autor de "A Outra HistĆ³ria do MensalĆ£o". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direĆ§Ć£o na VEJA e na Ɖpoca. TambĆ©m escreveu "A Mulher que Era o General da Casa" Capaz de enfrentar a ditadura de armas na mĆ£o deputado concluiu que nĆ£o teria direito a ampla defesa de seu mandato no Congresso  Minha hipocrisia nĆ£o chega a ponto de me dizer contente com a renĆŗncia de JosĆ© GenoĆ­no a seu mandato de deputado federal.    NĆ£o tenho biografia para julgar um personagem com sua histĆ³ria. Mas Ć© uma decisĆ£o preocupante em vĆ”rios sentidos. NĆ£o por ele. Mas por nĆ³s.

A alegria na misƩria alheia.

Imagem
Paulo Nogueira Olavo de Carvalho ocupou a Veja A presenƧa de Olavo de Carvalho Ć© visĆ­vel a 10 mil quilĆ“metros. Basta ver as contrataƧƵes feitas pela publicaĆ§Ć£o nos Ćŗltimos meses. Bandeira de Mello fez uma das melhores definiƧƵes de 2013, pela brevidade e pela acurĆ”cia: Joaquim Barbosa Ć© um homem mau. Poderia estar na lĆ”pide de Barbosa: “Foi um homem mau”. Seria justo. Finalmente Joaquim Barbosa e a justiƧa se encontrariam, e juntos permaneceriam per omnia seculae seculorum. Existem coisas na mĆ­dia para as quais a definiĆ§Ć£o de Bandeira de Mello sobre JB se aplicam perfeitamente.

MP-SP diz que corrupĆ§Ć£o do metrĆ“ foi maior na gestĆ£o de Serra

Imagem
A ediĆ§Ć£o desta semana da semanĆ”ria IstoĆ© revela que a mĆ”fia que superfaturou contratos com o MetrĆ“ de SĆ£o Paulo e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) agiu de forma muito intensa durante o governo de JosĆ© Serra (PSDB), embora o ex-governador negue. De acordo com a publicaĆ§Ć£o, a documentaĆ§Ć£o em poder do MinistĆ©rio PĆŗblico de SĆ£o Paulo indicam que as irregularidades ocorreram entre 2008 e 2011. No perĆ­odo em que a maior parte dos contratos irregulares foi assinada, perĆ­odo do governo do ex-governador JosĆ© Serra (entre 2007 e 2010).

Lula: Imprensa que fala de Dirceu esconde 445 KG de cocaĆ­na

Imagem
Nesta sexta-feira (6), o ex-presidente Luiz InĆ”cio Lula da Silva comparou a diferenƧa de tratamento dado pela imprensa conservadora quando se refere ao ex-ministro JosĆ© Dirceu, condenado na AĆ§Ć£o Penal 470, e ao helicĆ³ptero do deputado estadual Gustavo Perrella (SDD-MG), flagrado transportando 445 quilos de cocaĆ­na. Durante encontro de vereadores do PT paulista em Itupeva (SP) para promover a prĆ©-candidatura a governador do ministro Alexandre Padilha, Lula disparou: "Me incomoda a preocupaĆ§Ć£o da imprensa com os condenados, sobretudo com o emprego do ZĆ© Dirceu. E essa mesma imprensa, que em nome da moral fala tanto do ZĆ© Dirceu, esconde o outro lado que estava com 445 quilos de cocaĆ­na num helicĆ³ptero".

Video: Manuela D’Ɓvila depena tucano machista

Imagem
7 de Dezembro de 2013 | 13:21  Autor: Miguel do RosĆ”rio O discurso de Manuela D’Ɓvila, lĆ­der do PCdoB na CĆ¢mara dos Deputados, Ć© mais do que um exemplo de que o Congresso tem figuras honradas, que merecem o respeito dos eleitores e da sociedade, enquanto hĆ” outros que procuram fugir ao debate atravĆ©s de estrategemas covardes e atĆ© mesmo machistas. * Manuela D’Ɓvila depena tucano machista Por Renato Rovai, em seu blog: O vĆ­deo abaixo Ć© uma resposta da deputada Manuela D’Ɓvila (PCdoB-RS) a uma grosseria machista do deputado Duarte Nogueira, ruralista e lĆ­der da bancada do PSDB. Na ida do ministro JosĆ© Eduardo Cardozo Ć  CĆ¢mara dos Deputados para tratar do cartel que envolve o governo de SĆ£o Paulo, Siemens e Alston, o tucano insinuou que Manuela teria referendado a fala de Cardozo porque, segundo ele, “o coraĆ§Ć£o tem razƵes, que a prĆ³pria razĆ£o desconhece”.

Um retrato de Marina

Imagem
SĆ³ ela, segundo as pesquisas, levaria Dilma ao segundo turno A ex-senadora transpĆ“s as barreiras sociais. Caiu, porĆ©m, nas velhas armadilhas por Mauricio Dias — publicado 07/12/2013 Marina silva, ex-senadora (PT) e candidata (PV) Ć  PresidĆŖncia da RepĆŗblica em 2010, obteve votaĆ§Ć£o surpreendente e retumbante. Projetou-se com mais de 19 milhƵes de votos, expressando 19,33% do total de vĆ”lidos no primeiro turno.

Janio de Freitas: Esconde-esconde

Imagem
Estar encoberto Ć© o traƧo da sequĆŖncia que termina no arquivo do MinistĆ©rio PĆŗblico Federal em SĆ£o Paulo. Janio de Freitas A acusaĆ§Ć£o do senador AĆ©cio Neves e de outras eminĆŖncias do PSDB ao ministro da JustiƧa, JosĆ© Eduardo Cardozo, de envolvĆŖ-los em ilicitudes para desviar as atenƧƵes postas nos petistas presos, nĆ£o resiste a um simples olhar aos jornais ou telejornais. AtĆ© um exame mĆ©dico de JosĆ© GenoĆ­no continuou mais importante do que a distensĆ£o EUA/IrĆ£, do que um pronunciamento conservador do papa aparentemente inovador, do que manifestaƧƵes de entidades de magistrados e da OAB contra o presidente do STF – e, claro, do que o tal envolvimento de peessedebistas.

SerĆ” que o trensalĆ£o paulista pode descarrilar para Minas?

Imagem
Helena Sthephanowitz, via RBA O que levou o senador AĆ©cio Neves (PSDB) a se envolver pessoalmente na batalha perdida da comunicaĆ§Ć£o sobre o escĆ¢ndalo de corrupĆ§Ć£o da Alstom e da Siemens nos trens e empresas de energia nos governos tucanos de SĆ£o Paulo? AĆ©cio vem da escola polĆ­tica mineira que cultiva a prudĆŖncia e esperteza. Essas caracterĆ­sticas recomendariam manter seu nome o mais longe possĆ­vel do caso. Estava claro que haveria o alto risco de que atacar o ministro da JustiƧa, JosĆ© Eduardo Cardozo, pelas investigaƧƵes da PolĆ­cia Federal, viraria um tiro no pĆ©, pois a opiniĆ£o pĆŗblica veria o caso como pressĆ£o pelo engavetamento. E foi o que aconteceu, apesar dos esforƧos editoriais da imprensa oposicionista em dar uma mĆ£ozinha aos tucanos, para tentar colocĆ”-los na posiĆ§Ć£o de vĆ­timas.

“Com essa imagem de pĆ© de cana e de farinheiro?”

Imagem
Postado em 07 Dec 2013por : Paulo Nogueira Em geral, ver a seĆ§Ć£o de comentĆ”rios dos portais brasileiros Ć© uma experiĆŖncia para masoquistas. Ɖ uma boƧalidade torrencial, exuberante, universal. E nĆ£o hĆ” ninguĆ©m que modere, ao contrĆ”rio do que acontece em grandes sites mundiais, como a BBC. Quase todos os comentĆ”rios sĆ£o de pessoas arquirreacionĆ”rias, analfabetas polĆ­ticas que regurgitam o que lĆŖem ou ouvem na mĆ­dia. Uma das melhores definiƧƵes sobre LobĆ£o veio disso, e apareceu no Twitter depois do Roda Viva com o neo-olavete: “O LobĆ£o parece um comentĆ”rio do G1 que fala.” Clap, clap, clap.

O homem do PanamĆ” e a grana da Globo na FĆ³rmula-1 em SĆ£o Paulo. Conta essa, GalvĆ£o…

Imagem
Autor: Fernando Brito O Miguel do RosĆ”rio levantou a histĆ³ria da   Chibcha Investment Corporation ,  empresa criada no PanamĆ”  por dois dos trĆŖs filhos de Roberto Marinho, pelo diretor da Globo e filho do Ministro do ExĆ©rcito de JosĆ© Sarney – entĆ£o presidente da RepĆŗblica, que Deus se apiede de nĆ³s – e por um certo JosĆ© Manuel Aleixo, sobre quem RosĆ”rio nĆ£o conseguiu informaƧƵes. Mas o leitor CW ( preservo-lhe o nome  ) conseguiu. Aleixo foi diretor financeiro da Globo e, depois, virou seu sĆ³cio na Interpro- International Promotions , com os dois – sĆ³ dois – filhos de Marinho: JoĆ£o Roberto e Roberto Irineu.

O triste fim de Merval

Imagem
Enviado por Miguel do RosĆ”rio Merval Pereira tem um  blog  no Globo, onde publica sua coluna. As chamadas para seus textos aparecem na capa, com destaque. Mesmo com toda essa visibilidade, Ć© um espaƧo que fica Ć s moscas. Fui lĆ” dar uma olhada, nesta madrugada.  Tirei uma fotografia a 1:30 da manhĆ£ do dia 06/12/2013. O texto estĆ” cortado, para aparecer apenas o parĆ”grafo inicial, a barrinha de compartilhamentos e a caixa de comentĆ”rios. O post de hoje, publicado antes das 10 da manhĆ£ do dia 05/12/2013, passadas mais de 15 horas, sĆ³ tinha um comentĆ”rio – de um sujeito discordando radicalmente da opiniĆ£o de Merval.

Dois filhos de Marinho e um do general no PanamĆ”? E o outro irmĆ£o? O velho sabia?

Imagem
Autor: Fernando Brito O Miguel do RosĆ”rio, parceiro deste  TijolaƧo , nĆ£o descansa. Aceitou a provocaĆ§Ć£o da polĆŖmica sobre o emprego oferecido ao ex-ministro Jose Dirceu por um empresĆ”rio com negĆ³cios no PanamĆ” – um paraĆ­so fiscal – e foi buscar os documentos que provam que tambĆ©m os irmĆ£os Marinho tambĆ©m andaram fazendo seus negĆ³cios por lĆ” – e na Ć©poca em que o velho Roberto ainda estava vivo e mandando muito.