Postagens

Mostrando postagens de dezembro 2, 2013

Por que a Globo faz o que faz

Imagem
Crescer ou morrer: Roberto Marinho por : Paulo Nogueira Existe uma passagem no livro Dossiê Geisel – uma compilação de papeis do arquivo pessoal de Geisel – que conta muito sobre o espírito da Globo. O governo militar – que  criara  a Rede Globo para receber apoio maciço na televisão – começara a ficar preocupado com o monopólio da emissora. Os militares não queriam que a emissora crescesse mais. A Globo, por isso, não receberia novas concessões. Roberto Marinho se insurgiu. Numa conversa com um ministro de Geisel, registrada e depois guardada pelo ex-presidente, Roberto Marinho explicou a filosofia da Globo. Ele queria que tirassem os freios à expansão de seu negócio. Uma empresa que não cresce declina, afirmou Marinho.

Churrasquinho gourmet pode?

Imagem
Nos últimos nove anos, houve uma redução de 91,6% dos trabalhadores com autorização nas ruas da cidade Lei municipal atende a lobby de empresários da alta gastronomia em São Paulo. Enquanto isso, trabalhadores ambulantes enfrentam dificuldades. Leia nota pública de entidades que tratam do assunto por Redação RBA publicado 08/12/2013 São Paulo – A aprovação, no dia 27 de novembro, na Câmara de Vereadores de São Paulo, do Projeto de Lei (PL) 311/2013, que dispõe sobre as regras para comercialização de alimentos em vias e áreas públicas e cria Termos de Permissão de Uso (TPU) exclusivos para pessoas jurídicas provoca indignação entre os trabalhadores ambulantes da cidade e entidades que acompanham a categoria. O projeto tem a autoria dos vereadores Andrea Matarazzo (PSDB), Arselino Tatto (PT), Floriano Pesaro (PSDB), Marco Aurélio Cunha (PSD) e Ricardo Nunes (PMDB).

Venezuela vai às urnas contra guerra econômica da direita

Imagem
Realizam-se neste domingo (8) na Venezuela eleições municipais que escolherão prefeitos e vereadores. A Revolução Bolivariana enfrenta um importante teste num momento em que a direita, com apoio do imperialismo, promove uma guerra econômica para desestabilizar o país. "Este domingo é um dia de recordação, de compromisso, um dia de combate pela vida, por nossa pátria, disse no sábado (7) o presidente Nicolás Maduro, em mensagem endereçada aos venezuelanos sobre as eleições municipais que transcorrem neste domingo (8) em todo o país.

Jornalismo nas sombras

Imagem
(Na foto, um jornalista da Folha matutando uma matéria sobre o trensalão). Autor: Miguel do Rosário Lembro-me de um comentário de um parlamentar nore-americano, feito há alguns anos, sobre a relação orgânica entre a Fox e o Partido Republicano. O deputado, que era republicano, falou algo assim: “por muito tempo pensávamos que a Fox trabalhava para a gente, mas agora descobrimos que somos nós que trabalhamos para a Fox”. Era um chiste corajoso e autocrítico, inspirado na constatação que a Fox havia se tornado o principal cabide de empregos para republicanos sem mandato. Todo republicano com alguma projeção, em alguns casos mesmo sem projeção nenhuma, não conseguindo se eleger, tinha emprego garantido na empresa de Rupert Murdoch.

A vingança de Tuma Jr, o amigo do chefe da máfia chinesa de São Paulo

Imagem
Postado por : Paulo Nogueira Para quem quer entender como funciona a mídia. Li Kwong Kwen foi preso, em 2010. A Polícia Federal apurou que ele, conhecido como Paulo Li, era chefe de uma máfia chinesa que promovia contrabando de celulares falsificados procedentes da China. A quadrilha também intermediava vistos de permanência no Brasil para imigrantes chineses em situação irregular. Gravações mostraram conversas comprometedoras de Li com o então secretário nacional da Justiça, Romeu Tuma Jr. Nas conversas, Tuma Jr chegou a fazer encomendas a Li.

OS CORTES NA DEFESA

Imagem
Postado por Mauro Santayana  (JB) - O novo corte no orçamento do Ministério da Defesa, de quase um bilhão de reais, anunciado há uma semana pelos Ministros do Planejamento, Miriam Belchior, e da Fazenda, Guido Mantega – que também teve seu orçamento amputado em 900 milhões – tem que ser visto com muito cuidado pelo governo. É preciso assegurar que projetos prioritários não venham a ser atingidos, sob pena de interrupção e atraso em áreas estratégicas para a evolução da  indústria bélica e o desenvolvimento tecnológico nacional.

Funcionário de redes fast-food promovem "McGreve"

Imagem
"Covers" de Ronald McDonald engrossam os protestos por melhores salários nas redes de fast-food Milhares de empregados vão às ruas dos EUA para denunciar trabalho degradante e exigir aumento do salário mínimo por Eduardo Graça — publicado 07/12/2013 11:10, última modificação 07/12/2013 14:36 De Nova York  Sem uniformes, apoiados por uma legião de professores, estudantes universitários, manifestantes herdeiros do Ocupem Wall Street, grupos de defesa de imigrantes não-documentados, lideranças sindicais e um massa de trabalhadores “low-budget”, que recebem, dependendo do estado, entre 7 e 8 dólares por hora de trabalho, milhares de funcionários de empresas conhecidas dos brasileiros, como McDonald’s, Burger King, Wendy’s, Walgreens, Macy’s e Sears, tomaram as ruas de uma centena de cidades americanas na quinta-feira 5 exigindo o aumento do salário mínimo para 15 dólares por hora.

RENUNCIA DE GENOÍNO É UM ALERTA

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOÉ em Brasília, é autor de "A Outra História do Mensalão". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA e na Época. Também escreveu "A Mulher que Era o General da Casa" Capaz de enfrentar a ditadura de armas na mão deputado concluiu que não teria direito a ampla defesa de seu mandato no Congresso  Minha hipocrisia não chega a ponto de me dizer contente com a renúncia de José Genoíno a seu mandato de deputado federal.    Não tenho biografia para julgar um personagem com sua história. Mas é uma decisão preocupante em vários sentidos. Não por ele. Mas por nós.

A alegria na miséria alheia.

Imagem
Paulo Nogueira Olavo de Carvalho ocupou a Veja A presença de Olavo de Carvalho é visível a 10 mil quilômetros. Basta ver as contratações feitas pela publicação nos últimos meses. Bandeira de Mello fez uma das melhores definições de 2013, pela brevidade e pela acurácia: Joaquim Barbosa é um homem mau. Poderia estar na lápide de Barbosa: “Foi um homem mau”. Seria justo. Finalmente Joaquim Barbosa e a justiça se encontrariam, e juntos permaneceriam per omnia seculae seculorum. Existem coisas na mídia para as quais a definição de Bandeira de Mello sobre JB se aplicam perfeitamente.

MP-SP diz que corrupção do metrô foi maior na gestão de Serra

Imagem
A edição desta semana da semanária Istoé revela que a máfia que superfaturou contratos com o Metrô de São Paulo e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) agiu de forma muito intensa durante o governo de José Serra (PSDB), embora o ex-governador negue. De acordo com a publicação, a documentação em poder do Ministério Público de São Paulo indicam que as irregularidades ocorreram entre 2008 e 2011. No período em que a maior parte dos contratos irregulares foi assinada, período do governo do ex-governador José Serra (entre 2007 e 2010).

Lula: Imprensa que fala de Dirceu esconde 445 KG de cocaína

Imagem
Nesta sexta-feira (6), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou a diferença de tratamento dado pela imprensa conservadora quando se refere ao ex-ministro José Dirceu, condenado na Ação Penal 470, e ao helicóptero do deputado estadual Gustavo Perrella (SDD-MG), flagrado transportando 445 quilos de cocaína. Durante encontro de vereadores do PT paulista em Itupeva (SP) para promover a pré-candidatura a governador do ministro Alexandre Padilha, Lula disparou: "Me incomoda a preocupação da imprensa com os condenados, sobretudo com o emprego do Zé Dirceu. E essa mesma imprensa, que em nome da moral fala tanto do Zé Dirceu, esconde o outro lado que estava com 445 quilos de cocaína num helicóptero".

Video: Manuela D’Ávila depena tucano machista

Imagem
7 de Dezembro de 2013 | 13:21  Autor: Miguel do Rosário O discurso de Manuela D’Ávila, líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, é mais do que um exemplo de que o Congresso tem figuras honradas, que merecem o respeito dos eleitores e da sociedade, enquanto há outros que procuram fugir ao debate através de estrategemas covardes e até mesmo machistas. * Manuela D’Ávila depena tucano machista Por Renato Rovai, em seu blog: O vídeo abaixo é uma resposta da deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) a uma grosseria machista do deputado Duarte Nogueira, ruralista e líder da bancada do PSDB. Na ida do ministro José Eduardo Cardozo à Câmara dos Deputados para tratar do cartel que envolve o governo de São Paulo, Siemens e Alston, o tucano insinuou que Manuela teria referendado a fala de Cardozo porque, segundo ele, “o coração tem razões, que a própria razão desconhece”.

Um retrato de Marina

Imagem
Só ela, segundo as pesquisas, levaria Dilma ao segundo turno A ex-senadora transpôs as barreiras sociais. Caiu, porém, nas velhas armadilhas por Mauricio Dias — publicado 07/12/2013 Marina silva, ex-senadora (PT) e candidata (PV) à Presidência da República em 2010, obteve votação surpreendente e retumbante. Projetou-se com mais de 19 milhões de votos, expressando 19,33% do total de válidos no primeiro turno.

Janio de Freitas: Esconde-esconde

Imagem
Estar encoberto é o traço da sequência que termina no arquivo do Ministério Público Federal em São Paulo. Janio de Freitas A acusação do senador Aécio Neves e de outras eminências do PSDB ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, de envolvê-los em ilicitudes para desviar as atenções postas nos petistas presos, não resiste a um simples olhar aos jornais ou telejornais. Até um exame médico de José Genoíno continuou mais importante do que a distensão EUA/Irã, do que um pronunciamento conservador do papa aparentemente inovador, do que manifestações de entidades de magistrados e da OAB contra o presidente do STF – e, claro, do que o tal envolvimento de peessedebistas.

Será que o trensalão paulista pode descarrilar para Minas?

Imagem
Helena Sthephanowitz, via RBA O que levou o senador Aécio Neves (PSDB) a se envolver pessoalmente na batalha perdida da comunicação sobre o escândalo de corrupção da Alstom e da Siemens nos trens e empresas de energia nos governos tucanos de São Paulo? Aécio vem da escola política mineira que cultiva a prudência e esperteza. Essas características recomendariam manter seu nome o mais longe possível do caso. Estava claro que haveria o alto risco de que atacar o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pelas investigações da Polícia Federal, viraria um tiro no pé, pois a opinião pública veria o caso como pressão pelo engavetamento. E foi o que aconteceu, apesar dos esforços editoriais da imprensa oposicionista em dar uma mãozinha aos tucanos, para tentar colocá-los na posição de vítimas.

“Com essa imagem de pé de cana e de farinheiro?”

Imagem
Postado em 07 Dec 2013por : Paulo Nogueira Em geral, ver a seção de comentários dos portais brasileiros é uma experiência para masoquistas. É uma boçalidade torrencial, exuberante, universal. E não há ninguém que modere, ao contrário do que acontece em grandes sites mundiais, como a BBC. Quase todos os comentários são de pessoas arquirreacionárias, analfabetas políticas que regurgitam o que lêem ou ouvem na mídia. Uma das melhores definições sobre Lobão veio disso, e apareceu no Twitter depois do Roda Viva com o neo-olavete: “O Lobão parece um comentário do G1 que fala.” Clap, clap, clap.

O homem do Panamá e a grana da Globo na Fórmula-1 em São Paulo. Conta essa, Galvão…

Imagem
Autor: Fernando Brito O Miguel do Rosário levantou a história da   Chibcha Investment Corporation ,  empresa criada no Panamá  por dois dos três filhos de Roberto Marinho, pelo diretor da Globo e filho do Ministro do Exército de José Sarney – então presidente da República, que Deus se apiede de nós – e por um certo José Manuel Aleixo, sobre quem Rosário não conseguiu informações. Mas o leitor CW ( preservo-lhe o nome  ) conseguiu. Aleixo foi diretor financeiro da Globo e, depois, virou seu sócio na Interpro- International Promotions , com os dois – só dois – filhos de Marinho: João Roberto e Roberto Irineu.

O triste fim de Merval

Imagem
Enviado por Miguel do Rosário Merval Pereira tem um  blog  no Globo, onde publica sua coluna. As chamadas para seus textos aparecem na capa, com destaque. Mesmo com toda essa visibilidade, é um espaço que fica às moscas. Fui lá dar uma olhada, nesta madrugada.  Tirei uma fotografia a 1:30 da manhã do dia 06/12/2013. O texto está cortado, para aparecer apenas o parágrafo inicial, a barrinha de compartilhamentos e a caixa de comentários. O post de hoje, publicado antes das 10 da manhã do dia 05/12/2013, passadas mais de 15 horas, só tinha um comentário – de um sujeito discordando radicalmente da opinião de Merval.

Dois filhos de Marinho e um do general no Panamá? E o outro irmão? O velho sabia?

Imagem
Autor: Fernando Brito O Miguel do Rosário, parceiro deste  Tijolaço , não descansa. Aceitou a provocação da polêmica sobre o emprego oferecido ao ex-ministro Jose Dirceu por um empresário com negócios no Panamá – um paraíso fiscal – e foi buscar os documentos que provam que também os irmãos Marinho também andaram fazendo seus negócios por lá – e na época em que o velho Roberto ainda estava vivo e mandando muito.

Rede Globo esta perdendo sua influência e relevância no país.

Imagem
Ato contra a Globo no dia 11 de julho de 2013 /  foto UJS-divulgação Jornal Nacional tem pior audiência de sua história nesta semana A audiência registrada na quarta-feira (4) bateu recorde negativo para um dia da semana: o Jornal Nacional (JN), considerado o principal telejornal do país, obteve 21 pontos, número bem abaixo da meta estipulada pela Globo, que é de 30 pontos. Outros programas da emissora também estão enfrentando problema de audiência. Assim, a Rede Globo vai assim perdendo sua influência e relevância no país. Considerado o principal telejornal do país, o Jornal Nacional fechou em 21 pontos, sua segunda prior audiência do ano e a pior de sua história para um dia de semana. A menor, que foi de 20 pontos, se deu em um sábado, quando geralmente há menos televisores ligados.

MANDELA E A DERROTA DE SEUS INIMIGOS

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOÉ em Brasília, é autor de "A Outra História do Mensalão". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA e na Época. Também escreveu "A Mulher que Era o Outro General da Casa". Ao contrário do que se diz hoje, a luta contra o apartheid não foi um conto de fadas Nelson Mandela morreu na condição rara e merecida de herói da humanidade.  A derrota do apartheid sul-africano marcou uma derrota fundamental do sistema colonial, construído ao longo de cinco séculos de história.       A estatura atual de Mandela não deve obscurecer o cidadão concreto nem a situação real de onde ele emergiu.  Sua luta envolveu adversários poderosos e bem colocados na economia mundial, que tiveram um papel decisivo na preservação de um regime que sempre causou horror na maioria das pessoas do século XX – mas era mantido e alimentado em função dos ganhos que gerava a seus beneficiários, dentro e fora do país.

A direita quer desemprego

Imagem
por  Antônio David A  ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) , foi divulgada nesta quinta-feira, 5, pelo Banco Central. Destaco  este trecho: O Copom destaca a estreita margem de ociosidade no mercado de trabalho e pondera que, em tais circunstâncias, um risco significativo reside na possibilidade de concessão de aumentos de salários incompatíveis com o crescimento da produtividade. Para manter o emprego, o governo até agora tem sido “tolerante” tanto com a inflação  um pouco  acima da meta como com o aumento dos juros. No fundo, quando a direita dá ênfase para a necessidade de conter a inflação (como se houvesse risco de hiperinflação!), defende o aumento dos juros e ataca a “gastança” do governo. Na prática, essa ênfase, essa defesa e esse ataque são meios para forçar o  aumento de desemprego . As consequências seriam duas: na economia, inibição das greves e, consequentemente, maior porção da renda para o empresariado e menor porção da renda par

Quem matou Rachel e Tayná? Mulheres contra a impunidade

Imagem
Tayná, 14 anos,  Rachel, 9: Vítimas da violência e da impunidade por  Fernando César Oliveira Movimentos feministas e de mulheres de Curitiba e região metropolitana promovem nos próximos dias duas manifestações contra a impunidade observada nos casos dos assassinatos da menina Rachel Genofre e da adolescente Tayná Silva. O primeiro protesto acontece nesta sexta-feira (6/12), a partir das 17 horas, na Rodoferroviária de Curitiba. O segundo, no próximo dia 10 de dezembro, ao meio-dia, em frente ao edifício-sede do Tribunal de Justiça do Paraná, no Centro Cívico, também em Curitiba. ” Quem matou Tayná? Quem matou Rachel Genofre? ” , questiona o panfleto que será distribuído pelos movimentos à população. “O que une estas duas meninas, além da violência da qual foram vítimas, é o fato de que ninguém sabe quem são os responsáveis por suas mortes. As autoridades não se mostraram competentes para desvendar os casos.”

Aqui jaz um homem que cumpriu seu dever na Terra

Imagem
A nação perdeu seu maior filho. Mandela deve receber a lápide que pediu em vida: aqui jaz um homem que cumpriu o seu dever na Terra. "A nação perdeu seu maior filho". Essa foi a mensagem do presidente sul-africano, Jacob Zuma, ao anunciar a morte de Nelson Mandela. É praticamente impossível encontrar alguém que jamais tenha ouvido falar em Nelson Mandela, prova de sua importância histórica. É igualmente notável quantos conhecem bastante sua história, pelo menos, os fatos essenciais. O fato de ter sido ele o líder da luta contra o racismo e o sistema de apartheid, a segregação entre brancos e negros, na África do Sul. O fato de ele ter ficado preso por décadas e, depois, ter sido eleito presidente da República.

A casa-grande goza da leniência da Justiça

Imagem
Se José Genoino tivesse nascido na Itália, seria tratado como herói O primado da incompetência Sem esquecer, por parte de quem está por cima, a prepotência, a ignorância, a arrogância, a hipocrisia, o descaso, etc. etc. por  Mino Carta   Regresso ao país depois de duas semanas de ausência nesta página, passadas em cidades onde é possível dispensar o carro, porque o transporte público funciona à perfeição. Figuram no mapa de países atingidos gravemente pela crise global e ainda assim firmes nas práticas do Estado de Bem-Estar Social. Falo daquele que apelidamos de Velho Mundo, cuja propalada velhice teima em nos oferecer bons exemplos.

OS EUA E A CONTA DA NSA

Imagem
Postado por Mauro Santayana (HD) - As revelações feitas pelo ex-analista de informações da NSA, Edward Snowden, sobre o monitoramento pelas agências de espionagem norte-americanas, de empresas e governos estrangeiros, e a quebra da privacidade e do sigilo na internet de milhões de cidadãos de todo o mundo, não teve repercussão apenas nos meios políticos e estratégicos. Empresários que trabalham com grandes grupos e empresas na internet têm manifestado sua insatisfação com o comportamento dos Estados Unidos e as consequências, para os seus negócios, da crescente desconfiança dos consumidores com tudo o que cerca o universo da Tecnologia da Informação.       Na semana passada, na Inglaterra, Mark Zuckenberg tocou no assunto no programa semanal da emissora inglesa de televisão BBC -  “The Week”. “O governo – norte-americano – estragou tudo com esse problema da espionagem” – afirmou o fundador e principal executivo do Facebook.

Propineiro diz a Aloysio Nunes como arrumar dinheiro no Banco Mundial para obra da Alstom

Imagem
  Cópia de e-mail em posse da Polícia Federal mostra que Jorge Fagali Neto, apontado como lobista da multinacional francesa Alstom e intermediador de propinas, fez sugestões, no fim de 2006, sobre como o governo estadual deveria agir no setor metroferroviário ao tucano Aloysio Nunes Ferreira, então coordenador da campanha de José Serra (PSDB) ao comando do Estado. Uma dessas sugestões - a busca de dinheiro externo para obras de uma linha do Metrô -acabou concretizada depois de Serra ser eleito e Aloysio assumir a Casa Civil do Estado. A obra foi tocada por um consórcio que tinha a Alstom como sócia.

Polêmica sobre aborto marca debate da mortalidade materna

Imagem
  Termina nesta quinta-feira (5) o 1º seminário de parlamentares da América Latina e Caribe para debater a saúde reprodutiva, materna, neonatal e infantil. Ontem (4), o primeiro dia do evento, houve polêmica em torno da legalização do aborto. A discussão começou quando Carmen Barroso, membro do Grupo Independente de Especialistas da Comissão de Informação e Prestação de Contas sobre a Saúde das Mulheres e das Crianças (CoIA) da Organizações das Nações Unidas (ONU), recomendou a busca de soluções para o aborto inseguro na América Latina, que é uma das principais causas de mortalidade materna na região.

Deputado tucano ataca de machista contra denúncia de corrupção

Imagem
Manuela acusou o deputado Duarte Nogueira de partir para baixaria por não ter respostas para dar sobre a situação do seu partido no estado de São Paulo. De Brasília Márcia Xavier A líder do PCdoB na Câmara, deputada Manuel D'Ávila (RS), denunciou, em discurso indignado no Plenário da Câmara, na noite desta quarta-feira (4), a “atitude machista e leviana” do deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP) na audiência pública da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que debatia com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, as denúncias de corrupção do metrô de São Paulo que envolve os governos tucanos.

A crise da direita latinoamericana

Imagem
Depois de ter governado a grande parte dos países do continente por várias décadas, a direita vive uma situação de profunda debilidade política e social. por Emir Sader Este começo de século não foi particularmente favorável à direita latino-americana. Depois de ter governado a grande parte dos países do continente por várias décadas – com ditaduras militares e governos neoliberais, entre outros – a direita vive uma situação de profunda debilidade politica e isolamento social na região.

Lula: “Lendo a imprensa, a gente pensa que o país acabou”

Imagem
do Diário de Centro do mundo Lula recebeu na tarde desta quarta-feira o Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do ABC. A cerimônia ocorreu no campus de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Este é o 26º título desse tipo recebido por Lula após os seus oito anos de governo, entre 2003 e 2010. Na ocasião, ele afirmou que, apesar de números positivos do País, como a taxa de desemprego em torno de 5% da população economicamente ativa, “lendo a imprensa, a gente pensa que o país acabou”. “Desde o início da crise mundial, nenhum país manteve o ritmo de crescimento de empregos que o Brasil. Temos hoje índice de desemprego menor do que o dos Estados Unidos e da Europa. A principal mudança do período é que aprendemos a confiar em nós mesmos. Sem o complexo de vira-latas que permeou o nosso País no século 20″, disse, a uma plateia de estudantes. Saiba Mais:  Terra

Projeto mapeia quem manda no Brasil

Imagem
Especial da Repórter Brasil mostra quem são e como estão conectadas as pessoas que controlam as maiores empresas em atividade no país Por Repórter Brasil | Categoria(s):  Notícias Você sabia que grandes empresas brasileiras estão conectadas através de pessoas que têm assento em seus conselhos? A  Repórter Brasil  identificou essas relações existentes, que envolvem as maiores corporações e fundos de pensão do país. Elos que muita gente nem imagina que existam. O resultado dessa investigação está disponível em uma  plataforma digital   na qual o internauta pode criar suas próprias redes, descobrindo relações nos setores que mais lhe interessam. O leitor também pode imprimir esses mapas criados ou enviá-los por redes sociais. O objetivo é transformar um assunto importante, mas que pode ser bem chato, em algo divertido. Textos de apoio acompanham a plataforma para ajudar a explicar o que significam tantas conexões. Reprodução de diagrama gerado a partir de pesquisa no site d

Conheça oito fatos marcantes sobre integração regional na América Latina

Imagem
Mercosul, Unasul, Celac, Aliança do Pacífico: região é marcada por acordos e assimetrias. Gabriela Néspoli, via  Opera Mundi Na quinta-feira, dia 28/11,  Opera Mundi  disponibilizou o quarto programa da série “Aula Pública”, que responderá a pergunta: “A prioridade diplomática à América Latina é benéfica para o Brasil?”. Antes disso, foi publicada uma lista de oito fatos relevantes sobre a integração latino-americana. 1. Mercosul  – O Mercosul (Mercado Comum do Sul) foi o primeiro bloco de integração regional da América Latina do qual o Brasil faz parte. Sua origem remete ao Tratado de Integração, Cooperação e Desenvolvimento estabelecido entre Brasil e Argentina, em 1988, no contexto da redemocratização de ambos os países. Em 1991, a assinatura do Tratado de Assunção e a aderência de Paraguai e Uruguai efetivaram a criação do bloco

Alckmin e Serra batem recorde de corrupção: Superfaturamento de quase R$ 1 bilhão

Imagem
O Jornal Nacional da TV Globo foi até o Panamá procurar saber o controle acionário do hotel privado que ofereceu emprego a José Dirceu, mas não foi até o gabinete do promotor Marcelo Milani, no centro de São Paulo, como fez a TVT, para ouvir o que ele tinha a dizer sobre o rombo  de quase R$ 1 bilhão no Metrô de São Paulo. Por Zé Augusto do Blog Os Amigos do Presidente Lula Os governos tucanos de Geraldo Alckmin (PSDB-SP) e José Serra  (PSDB-SP) deixaram a fama do antecessor Paulo Maluf (PP-SP) no chinelo, e bateram todos os recordes de corrupção imagináveis. O Ministério Público de São Paulo quer a suspensão imediata do contrato, para estancar o rombo nos cofres públicos. Deu no  Portal Terra :

Por que o Uruguai não é aqui?

Imagem
Natural de Montevidéu, a capital, o escritor Eduardo Galeano costuma dizer que o Uruguai é “o paradoxal país em que nasci e voltaria a nascer”. Festa de rua celebra o país que conquistou casamento homossexual, direito a aborto e legalização maconha. O que tornou isso possível? por Gabriela Leite —  publicado  04/12/2013 15:11,  última modificação  04/12/2013 16:47 [Este é o blog do site Outras Palavras em CartaCapital.  Aqui   você vê o site completo] Às 3 da tarde deste domingo (8/12), uma bandeira uruguaia será hasteada, de modo performático, no centro de São Paulo. Estará dado o sinal de largada para uma sucessão de intervenções artísticas, oficinas, rodas de conversa, cenas de música, teatro, graffiti. Às 18h33, haverá cerimônia simbólica de casamento coletivo e beijaço. Centenas de pessoas celebrarão, em festa, as notáveis conquistas político-culturais alcançadas pelo país vizinho, nos últimos anos: reconhecimento do casamento gay, direito ao aborto e, muito em bre

Apesar da crise, empresas brasileiras seguem investindo na França

Imagem
Por Gabriel Brust A agência francesa para investimentos internacionais tem uma tarefa nada fácil em tempos de crise econômica: convencer potenciais empresários estrangeiros de que o país é um bom lugar para que desenvolvam os seus projetos. Ontem foi a vez dos brasileiros participarem de uma série de encontros que a agência realiza anualmente com investidores de diferentes países apresentando os números da economia francesa que, apesar de tudo, ainda compõem um cenário atraente se comparados aos de seus pares europeus. A cada semana, 12 novos projetos de investimento estrangeiro desembarcam no país. Hoje são de cerca de 20 mil empresas de fora. Nas relações com o Brasil, os números ainda são pequenos, mas desde que a agência francesa abriu um escritório no país, há 3 anos, a quantidade de projetos de investimentos brasileiros duplicou. Hoje existem 20 grupos brasileiros instalados no país, empregando 1300 pessoas. Na Europa, a França só perde para a Inglaterra em quantidade de

Polêmica gerada por Bob Dylan divide músicos croatas

Imagem
RFI O cantor Bob Dylan, que será julgado na França por  "incitação ao ódio", fazia referência aos extremistas croatas, não a uma nação, disse nesta terça-feira (3) o guitarrista sérvio Duda Bezuha. Segundo ele, Dylan tem o direito de "dizer o que pensa."A polêmica sobre o cantor divide opiniões no país. A polêmica começou depois que representantes de instituições croatas na França prestaram queixa contra o cantor, após a publicação de uma entrevista na revista Rolling Stone, em 2012, traduzida em francês. Nela, o cantor, conhecido pelo seu engamento nas questões ligadas aos direitos humanos, diz que "os judeus podem sentir o cheiro do sangue nazista como os sérvios podem sentir o sangue croata."

Globo não mandou ninguém à Suíça; prefere o Panamá

Imagem
Enviado por Miguel do Rosário O escândalo dos trens paulistas acontece há meses. Há confissões, documentos, auditorias, investigações já prontas feitas em outros países. Não há nenhuma necessidade de se apelar para “domínio do fato”, ou condenar alguém porque “assim a literatura me permite”. No entanto, a Globo, e nenhum outro órgão de imprensa, mandou ninguém à Suíça, onde acontecem as principais investigações sobre as empresas Siemens e Alstom.

'Temos votos para matar', diz senador evangélico sobre PL contra homofobia

Imagem
Na cabeça de Malta, só 'negro, velho, índio, portador de deficiência ou homossexual' têm direitos no Brasil IDADE MÉDIA Depois de interditar debate na Câmara, bancada evangélica quer enterrar votação de relatório na Comissão de Direitos Humanos do Senado por Karine Melo, da Agência Brasil publicado 04/12/2013 13:23 Brasília – A discussão em torno da proposta que define os crimes de discriminação ou preconceito de orientação sexual (PLC 122/2006) promete virar uma batalha no Congresso entre religiosos e apoiadores do movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). A proposta que estava na pauta da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado foi alvo hoje (4) de críticas por representantes da bancada evangélica. O senador Magno Malta (PR- ES) disse que o relatório que será posto em discussão na CDH, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) não tem consenso.

O dia em que Alckmin foi à Alstom e autorizou trens que seriam superfaturados em R$ 430 milhões

Imagem
publicado em 3 de dezembro de 2013 às 22:31 Em fevereiro de 2006, dois meses antes de se desincompatibilizar para disputar a Presidência da República, Alckmin, em evento na Alstom, em São Paulo por  Conceição Lemes Os tucanos José Serra e Geraldo Alckmin insistem que desconheciam a existência do cartel de empresas, que fraudava as licitações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Porém, são crescentes os indícios de que, desde 2005, eles sabiam do esquema  de superfaturamento de contratos e pagamento de propina em contratos da multinacional francesa Alstom no setor de transportes públicos em São Paulo.

Para prefeito de Londres, desigualdade é problema de QI

Imagem
O prefeito de Londres, o conservador Boris Johnson, acendeu o pavio ao dizer que as diferenças socioeconômicas se deviam ao quociente intelectual. Londres - O prefeito de Londres, o conservador Boris Johnson, acendeu o pavio ao dizer que as diferenças socioeconômicas se deviam ao quociente intelectual. “Se falamos de desigualdade temos que considerar que 16% de nossa espécie tem um QI menor que 85, enquanto 2% estão acima de 130. A igualdade econômica não é possível. A inveja e a cobiça são indispensáveis para o crescimento”, disse Johnson.

O debate sobre jornalismo digital no CCBB

Imagem
ter, 03/12/2013 - 12:55 Aqui, o debate sobre jornalismo digital no Centro Cultural do Banco do Brasil. Moderador: Pedro Alexandre Sanches. Debatedores: Paulo Henrique Amorim e Luis Nassif.

Genoino renuncia ao mandato de deputado federal

Imagem
03/12/2013 - 14h35 Política Carolina Gonçalves Repórter da Agência Brasil Brasília – O deputado licenciado José Genoino (PT-SP) apresentou há pouco à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, seu pedido de renúncia ao mandato. Com isso, a decisão que a mesa teria de tomar hoje em relação ao seu futuro político foi suspensa antes mesmo de o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), começar a contagem dos votos favoráveis e contrários à instauração de um processo de cassação.

Entre o azul e o vermelho, a mídia massacra a verdade

Imagem
Por Washington Araújo Façamos um breve exercício mental. Imaginemos que o noticiário da manipulação midiática seja bicolor  azul e vermelho. O dicionário jornalístico no Brasil vem se mostrando, além de partidarizado, bastante criativo. As palavras parecem assumir significados ao sabor da ideologia de quem as pronuncia. E terminam se apresentando tropegas, bêbadas, cambaleantes, com o único intuito de manipular corações e mentes de leitores, ouvintes e telespectadores. A realidade se torna bipolar – para uns significam isto e para outros, embora se trate do mesmo fato, significa aquilo. A manipulação midiática, que não vem de hoje e nem é invenção genuinamente brasileira, parece reinar absoluta em Terra Brasilis. Quando é mencionado o nome de um político, dependendo do partido a que esteja filiado, este é referido como “acusado” ou como “suspeito”. A força de cada palavra surge na forma como esta é pronunciada, e, em algumas situações, de acordo com o contexto em que a frase

A oposição que virou pó

Imagem
por Antonio Lassance Os banqueiros e a velha mídia seguem com poder, mas estão sendo derrotados em uma pretensão: a de que são os grandes formadores de opinião do país. A pesquisa mais recente do Instituto Datafolha foi uma ducha de água fria para os partidos de oposição e um sapo grande e gordo que a velha mídia oligopolista teve que engolir. Só Dilma cresceu. Todos os demais postulantes ao cargo de presidente em 2014 caíram. A chance de vitória de Dilma em primeiro turno elevou-se. O quadro menos negativo para o tripé oposicionista (por enquanto, PSDB, PSB e PSOL – ainda é incerto se o PSC de Marcos Feliciano lançará candidato) depende de duas candidaturas para lá de improváveis: José Serra, pelo PSDB, e Marina Silva, pelo PSB. Mesmo assim, os nomes de Serra e Marina estão com viés de baixa, em intenções de voto, e de alta, em rejeição.

O STF decide por tomar caminhos arbitrários

Imagem
O STF decide por tomar caminhos arbitrários Fora dos trilhos da legalidade O novo juiz de execução, nomeado por Joaquim Barbosa, aplicou de forma arbitrária uma "mordaça" em José Genoino por Wálter Maierovitch — publicado 03/12/2013 Como se sabe, o Supremo Tribunal Federal, em sessão plenária, decidiu ser possível a execução da parte do acórdão (sentença) transitada em julgado do chamado processo do “mensalão”. Pela Constituição, compete ao próprio STF, nos processos da sua competência originária, promover a execução dos títulos condenatórios, observada a vetusta fórmula do nulla executio sine titolo. Depois do trânsito em julgado, só restará a revisão criminal, cujo cabimento é limitadíssimo. No STF, o relator do processo de conhecimento originário é o competente para presidir o processo de execução. Com efeito, o ministro Joaquim Barbosa é o “juiz natural” (constitucional) competente para presidir a execução do “mensalão”. Mais ainda, a lei processual faculta-lh

A trama para executar Genoino

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOÉ em Brasília, é autor de "A Outra História do Mensalão". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA e na Época. Também escreveu "A Mulher que Era o Outro General da Casa". Há uma barganha indecente por trás da farsa dos atestados médicos sobre a saúde de José Genoino Hanna Arendt gostava de lembrar que os nazistas repetiam que em nossos tempos “o mal exerce uma atração mórbida.” Cronistas das torturas e execuções públicas do século XVIII sublinhavam o comportamento feliz da população habituada com aqueles espetáculos de sangue, dor e violência. Da mesma forma que os fanáticos de hoje, o pessoal mais agressivo perseguia e agredia aqueles que manifestavam qualquer tipo de solidariedade com as vítimas do carrasco. É este tipo de espetáculo que a mesa da Câmara de Deputados quer promover para cassar o mandato de José Genoino.

Polícia da Islândia descobriu pela primeira vez o que é matar alguém

Imagem
ANA DIAS CORDEIRO   03/12/2013 - 12:11 O caso "inédito" abalou o país. Polícia já lamentou o sucedido e enviou condolências à família do homem que ameaçava os vizinhos com uma arma. Pela primeira vez, um agente da polícia matou uma pessoa na Islândia. O homem vivia nos arredores da capital, Reiquejavique. Sem razão aparente, na madrugada de segunda-feira, com uma arma na mão, ameaça as famílias dos apartamentos vizinhos e estes são retirados, de emergência, pela polícia chamada ao local, pouca habituada a situações deste tipo. As operações policiais acontecem raramente na pacata ilha.

Richa perde recursos por que “cochila” no governo, diz Gleisi

Imagem
do Blog do Esmael Gleisi manda dizer que Richa “cochilou”, outra vez, ao não inscrever o estado no Cadastro Ambiental Rural (CAR) destinado a 532 mil donos de imóveis rurais no Paraná; segundo a Casa Civil, o governo do estado perdeu recursos federais ao “desprezar” dois editais do programa; tropa de choque da petista ironiza tucano dizendo que nem vai cobrá-lo publicamente pela falha porque, “afinal, ele nem trabalha aqui”. A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, nesta segunda (2), mandou avisar que o governo de Beto Richa (PSDB) “cochilou” e não se inscreveu em dois editais abertos para o Cadastro Ambiental Rural (CAR) destinado aos produtores agrícolas.