Postagens

Mostrando postagens de novembro 13, 2013

Bomba! O contrato da Globo com Marcos ValƩrio!

Imagem
Enviado por Miguel do RosĆ”rio on 19/11/2013 – 4:32 pm Abaixo matĆ©ria publicada hĆ” pouco no blog  Megacidadania . O contrato sigiloso confirma que a Globo pagava Ć  DNA de Marcos ValĆ©rio o “BV”, o BĆ“nus de Volume, que nunca poderia ser considerado dinheiro pĆŗblico e muito menos ter sido desviado, pois se trata de uma relaĆ§Ć£o particular entre duas empresas privadas, a Rede Globo e a DNA. No entanto o STF condenou Pizzolato por este “crime”. CONTRATO SIGILOSO ENTRE A REDE GLOBO E A DNA DE MARCOS VALƉRIO Os valores pactuados pertenciam EXCLUSIVAMENTE Ć  DNA e era VEDADO repassar qualquer quantia oriunda deste contrato ao Banco do Brasil.

Quando marƧo chegar

Imagem
Por Janio de Freitas Na conturbada sessĆ£o do Supremo Tribunal Federal de quarta passada, quando decididas as prisƵes do mensalĆ£o sem esperar pelo fim dos recursos de defesa, um dos vĆ”rios incidentes surgiu e repicou insistentemente sem sequer indĆ­cio de algo que o explicasse. A ocorrĆŖncia das prisƵes no 15 de novembro nĆ£o sĆ³ o explicou, como explicou muito mais. E com mais importĆ¢ncia. JĆ” a antecipaĆ§Ć£o das prisƵes entrava em discussĆ£o. Ricardo Lewandowski ponderou que, tendo o procurador-geral da RepĆŗblica entrado com novo documento no processo, do qual o ministro recebera cĆ³pia e notara o despacho "Junte-se" assinado por Joaquim Barbosa, cabia Ć  defesa pronunciar-se a respeito. Marco AurĆ©lio Mello endossou de pronto a ponderaĆ§Ć£o, pronunciamento de uma parte chama o da outra. O documento propunha as prisƵes imediatas.

Tempo de abertura e fechamento de empresas serƔ reduzido para um prazo mƔximo de cinco dias

Imagem
A Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) assinou nesta terƧa-feira (19), em Campinas (SP), contrato no valor de R$ 30 milhƵes com o Serpro para a elaboraĆ§Ć£o do portal Empresa Simples. O novo site, previsto para ir ao ar no segundo semestre de 2014, terĆ” como funĆ§Ć£o reduzir o tempo de abertura e fechamento de empresas para um prazo mĆ”ximo de cinco dias. O portal serĆ” dirigido a 8,5 milhƵes de micro e pequenos empresĆ”rios e tambĆ©m para os microempresĆ”rios individuais (MEI). O produto que tornarĆ” isso possĆ­vel Ć© a Rede Nacional para a SimplificaĆ§Ć£o do Registro e da LegalizaĆ§Ć£o de Empresas e NegĆ³cios (Redesim), viabilizado pela SMPE a partir da construĆ§Ć£o do novo portal. AtravĆ©s dele, serĆ” implantado em todo o paĆ­s o cadastro Ćŗnico para abertura e baixa de empresas pela internet, cujo Ćŗnico documento necessĆ”rio serĆ” o CNPJ. Em atĆ© cinco dias o empresĆ”rio receberĆ” permissĆ£o da prefeitura, registro na Junta Comercial e as licenƧas de funcionamento.

Dilma destaca vontade polƭtica de colaborar com empresƔrios

Imagem
Dilma durante o anĆŗncio do portal Empresa Simples, que vai possibilitar a abertura e o fechamento de empresas em cinco dias. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR Durante a abertura do XIV Congresso da FederaĆ§Ć£o das AssociaƧƵes Comerciais do Estado de SĆ£o Paulo (Facesp), em Campinas, nesta terƧa-feira (19), a presidenta Dilma Rousseff afirmou que nĆ£o hĆ” oposiĆ§Ć£o entre governo e empresĆ”rios e que hĆ” uma perspectiva de cooperaĆ§Ć£o entre o setor pĆŗblico e o privado.

Dormir no meio do mar num quarto debaixo de Ɣgua

Imagem

Comprometimento empresas-parlamentares vai de agrotĆ³xicos Ć  ‘bancada da bala’

Imagem
Interesses das empresas se sobrepƵem aos da populaĆ§Ć£o e cercam Congresso de negociaƧƵes obscuras, barrando a reforma polĆ­tica Para cientista polĆ­tico, financiamento de campanhas pela iniciativa privada tem levado a vitĆ³rias para setores tĆ£o diversos como agropecuĆ”ria e indĆŗstrias bĆ©lica e de bebidas alcoĆ³licas por Hylda Cavalcanti BrasĆ­lia - O cientista polĆ­tico Alexandre Ramalho, da Universidade de BrasĆ­lia (UnB), considera que relaƧƵes entre empresas financiadoras de campanha e matĆ©rias legislativas de seu interesse jĆ” viraram rotina. Ramalho citou como exemplos a batalha das instituiƧƵes financeiras e o cerco firmado por tais entidades aos parlamentares, em 2007, durante a votaĆ§Ć£o que extinguiu a ContribuiĆ§Ć£o ProvisĆ³ria por MovimentaĆ§Ć£o Financeira (CPMF) – por considerarem uma contribuiĆ§Ć£o prejudicial e incĆ“moda aos bancos.

Fadinha da floresta nĆ£o convenceu

Imagem
A fadinha da floresta nĆ£o convenceu o eleitor Enviado por Miguel do RosĆ”rio A brilhante ideia de Campos e Marina, um cruzamento de espĆ©cies diferentes, acabou por gerar um ser de aspecto bizarro, disfuncional e com votaĆ§Ć£o declinante. Pesquisa Ibope  divulgada ontem  mostra queda nas intenƧƵes de voto em Eduardo Campos e em Marina Silva. A presidente Dilma ampliou vantagem sobre os adversĆ”rios e ganha, em todos os cenĆ”rios, folgadamente, no primeiro turno. O eleitor, pelo jeito, estĆ” enfarado com os espetĆ”culos ridĆ­culos montados pela mĆ­dia, anunciando desgraƧas econĆ“micas que nĆ£o acontecem, num dia, e montando circos judiciais, no outro.

A certeza da impunidade do PSDB

Imagem
Beto MagalhĆ£es: A capa escandalosa de O Estado de Minas publicado em 19 de novembro de 2013 Ć s 13:26 por Beto MagalhĆ£es, no Facebook A primeira pĆ”gina de  O Estado de Minas  de hoje Ć© um primor. O golpe midiĆ”tico perdeu os escrupulos. A manchete principal na primeira metade da referida pĆ”gina coloca os Petistas e o PT ( em tipografia clĆ”ssica do “procura-se” ) como bandidos, agremiaĆ§Ć£o criminosa e outros que tais… jĆ” na segunda metade da capa, foto do lanƧamento da candidatura do senador do Leblon e ao lado a cĆ©lebre frase: “NĆ£o foi um julgamento polĆ­tico”.

O que Herzog pode ensinar sobre Genoino

Imagem
Qualquer problema que Genoino possa enfrentar na prisĆ£o pode transformar-se numa tragĆ©dia polĆ­tica de consequĆŖncias imprevisĆ­veis Ao apresentar o pedido de transferĆŖncia para o regime de prisĆ£o domiciliar, o deputado JosĆ© Genoino coloca uma questĆ£o complicada para o presidente do STF, Joaquim Barbosa, que terĆ” a palavra final sobre a decisĆ£o. A solicitaĆ§Ć£o de Genoino, apoiada em vĆ”rios laudos mĆ©dicos, deixa nas mĆ£os do Estado toda responsabilidade por qualquer problema que possa lhe acontecer. Se essa situaĆ§Ć£o jĆ” fora juridicamente estabelecida no momento em que Genoino se tornou prisioneiro, como ocorre com todo cidadĆ£o encarcerado, ficou ainda mais clara depois do pedido de transferĆŖncia, que serve como um alerta para sua condiĆ§Ć£o mĆ©dica.

Postura de Barbosa reforƧa JudiciƔrio elitista e partidƔrio

Imagem
  O ex-ministro de Direitos Humanos Paulo Vannuchi entende que a prisĆ£o de rĆ©us da AĆ§Ć£o Penal 470, denominado pela mĆ­dia conservadora de 'mensalĆ£o', nĆ£o pode ser lida como uma refundaĆ§Ć£o da polĆ­tica nacional, como defendem figuras da oposiĆ§Ć£o ao PT, mas como a reafirmaĆ§Ć£o de uma postura parcial do JudiciĆ”rio brasileiro. Em seu comentĆ”rio desta segunda (18) na RĆ”dio Brasil Atual, ele afirmou que estĆ” “carregada de Ć³dio” a decisĆ£o do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, de determinar em pleno feriado de ProclamaĆ§Ć£o da RepĆŗblica as prisƵes do ex-ministro JosĆ© Dirceu e do ex-deputado JosĆ© Genoino.

Cumpra-se a lei: juiz enquadra a toga colƩrica

Imagem
Maturidade nĆ£o Ć© sinĆ“nimo de complacĆŖncia. Afrontar o despotismo Ć© um predicado intrĆ­nseco Ć  vida democrĆ”tica.   por: Saul Leblon Um dĆ©spota de toga nĆ£o Ć© menos ilegĆ­timo que um golpista fardado. A  justiƧa que burla as prĆ³prias sentenƧas, mercadejando aƧƵes cuidadosamente dirigidas ao  desfrute da emissĆ£o conservadora, implode o alicerce da equidistĆ¢ncia republicana que lhe confere o consentimento  legal e a distingue  dos linchamentos falangistas. Joaquim Barbosa age na execuĆ§Ć£o com a mesma destemperanƧa  com que se conduziu na relatoria da AĆ§Ć£o Penal  470.

Homem que comprou a reeleiĆ§Ć£o quer JustiƧa

Imagem
  O PrĆ­ncipe da Privataria tem no DNA a Ɖtica tucana Saiu no EstadĆ£o, em estado comatoso: “A JustiƧa comeƧa a se fazer’, diz FHC sobre o mensalĆ£o GUSTAVO PORTO E JOSƉ MARIA TOMAZELA – AgĆŖncia Estado O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou, nesta segunda-feira, 18, os condenados do mensalĆ£o, durante ato do PSDB em PoƧos de Caldas (MG). “Hoje vejo que a JustiƧa comeƧa a se fazer. Aqueles que foram alcanƧados por ela tentaram transformar a JustiƧa num instrumento de sua prĆ³pria histĆ³ria de uma revoluĆ§Ć£o que nĆ£o fizeram e, em nome de ideais que nĆ£o cumpriram, querem descumprir a ConstituiĆ§Ć£o”, afirmou, sem citar nomes nem mesmo a prisĆ£o de lideranƧas do partido adversĆ”rio. O ex-presidente continuou os ataques dizendo que “aqueles que hoje exercem o papel maior da RepĆŗblica nĆ£o souberam honrar a confianƧa que o povo depositou, transformaram-se em negocistas e em nome de transformar o Brasil, transformam suas prĆ³prias vidas”. (…) Leia a seguir alguns

A cara de pau do PrincĆ­pe da Privataria

Imagem
FERNANDO HENRIQUE CARDOSO FHC (FOTO: EDITORA GLOBO) 'A JUSTIƇA COMEƇA A SE FAZER', DIZ FHC SOBRE O MENSALƃO O SENADOR AƉCIO NEVES (PSDB-MG), PROVƁVEL CANDIDATO DO PSDB ƀ PRESIDƊNCIA DA REPƚBLICA, LAMENTOU, A PRISƃO DE MEMBROS DO PT O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou, nesta segunda-feira, 18, os condenados do mensalĆ£o, durante ato do PSDB em PoƧos de Caldas (MG). "Hoje vejo que a JustiƧa comeƧa a se fazer. Aqueles que foram alcanƧados por ela tentaram transformar a JustiƧa num instrumento de sua prĆ³pria histĆ³ria de uma revoluĆ§Ć£o que nĆ£o fizeram e, em nome de ideais que nĆ£o cumpriram, querem descumprir a ConstituiĆ§Ć£o", afirmou, sem citar nomes nem mesmo a prisĆ£o de lideranƧas do partido adversĆ”rio. O ex-presidente continuou os ataques dizendo que "aqueles que hoje exercem o papel maior da RepĆŗblica nĆ£o souberam honrar a confianƧa que o povo depositou, transformaram-se em negocistas e em nome de transformar o Brasil, transformam suas prĆ³pri

"Tenho muita coisa a comentar", diz Lula sobre prisƵes

Imagem
O ex-presidente Lula durante o evento na Faculdade Zumbi dos Palmares O ex-presidente Luiz InĆ”cio Lula da Silva disse nesta segunda-feira 18 que vai esperar o julgamento dos embargos infringentes pelo Supremo Tribunal Federal antes de se pronunciar sobre a condenaĆ§Ć£o dos rĆ©us do chamado “mensalĆ£o”. Na semana passada, por ordem do presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, 11 rĆ©us comeƧaram a cumprir prisĆ£o pelos crimes de corrupĆ§Ć£o, entre eles os ex-presidente do PT JosĆ© Genoino e o ex-ministro da Casa Civil JosĆ© Dirceu, homem forte de seu primeiro mandato.

Destinos cruzados: a vida de GenoĆ­no e a saĆŗde da democracia

Imagem
Maturidade nĆ£o Ć© sinĆ“nimo de complacĆŖncia. Afrontar o despotismo Ć© um predicado intrĆ­nseco Ć  vida democrĆ”tica. por: Saul Leblon  Um dĆ©spota de toga nĆ£o Ć© menos ilegĆ­timo que um golpista fardado. A  justiƧa que burla as prĆ³prias sentenƧas, mercadejando aƧƵes cuidadosamente dirigidas ao  desfrute da emissĆ£o conservadora, implode o alicerce da equidistĆ¢ncia republicana que lhe confere o consentimento  legal e a distingue  dos linchamentos falangistas. Joaquim Barbosa age na execuĆ§Ć£o com a mesma destemperanƧa  com que se conduziu na relatoria da AĆ§Ć£o Penal  470. A personalidade arestosa que se avoca uma autoridade irretorquĆ­vel mancha a toga com a marca da soberba,  incompatĆ­vel com o equilĆ­brio que se espera de uma suprema corte.

Quem vai pagar por essa dor?

Imagem
Enviado por Miguel do RosĆ”rio Uma coisa Ć© a dor causada pela injustiƧa social, que tem raĆ­zes histĆ³ricas e causas mĆŗltiplas e complexas. Outra coisa Ć© o arbĆ­trio, a covardia, a maldade. O que estamos testemunhando, perplexos e impotentes, Ć© o final de uma tragĆ©dia encenada durante vĆ”rios anos. GenoĆ­no Ć© inocente. A sua dor, contudo, vai muito alĆ©m do sentimento pessoal de ter sido injustiƧado. A sua dor ganhou feiƧƵes bĆ­blicas. Ɖ a dor do homem. Os medĆ­ocres nunca vĆ£o entender. Nem desejam entender, porque eles, no fundo, temem a histĆ³ria. Eles sabem que a histĆ³ria os julgarĆ” com parĆ¢metros muito diferentes de sua Ć©tica de covardes e pusilĆ¢nimes. Entretanto, a mĆ­dia conseguiu. Despertou numa parcela da populaĆ§Ć£o os instintos mais baixos, mais conservadores, mais vingativos. Um leitor me escreveu dizendo que o que mais queria era ver Dirceu na BarĆ£o de Mesquita, centro de tortura do regime militar. Reproduzo o que ele escreveu, para vocĆŖs entenderem o que a mĆ­dia despertou:

Dilma sobre economia: 'Quem aposta contra o Brasil sempre perde'

Imagem
Presidenta afirma que economia do paĆ­s segue sĆ³lida e atrai investimentos de peso, como os garantidos pelo leilĆ£o de Libra por RedaĆ§Ć£o RBA SĆ£o Paulo – A presidenta Dilma Rousseff destacou hoje (18) em sua conta no Twitter a solidez da economia brasileira. Em uma sĆ©rie de mensagens pela manhĆ£, ela afirmou que a estabilidade fiscal foi um dos cinco pactos apresentados pelo Executivo a governadores e aos chefes do Legislativo e do JudiciĆ”rio. "Somos um dos poucos grandes paĆ­ses a apresentar um superĆ”vit primĆ”rio. Segundo projeƧƵes, apenas seis economias do G-20 (ArĆ”bia, ItĆ”lia, Brasil, Turquia, Alemanha e CorĆ©ia do Sul) terĆ£o superĆ”vit primĆ”rio em 2013. E mais importante: construĆ­mos nossa estabilidade – inflaĆ§Ć£o controlada, superĆ”vit fiscal e altas reservas – aumentando renda e emprego. O Brasil tem uma economia sĆ³lida e, por isso, tem recebido investimentos externos vultuosos, como comprova o  leilĆ£o de Libra. Quem aposta contra o Brasil sempre perde", afirmou.

"Sou preso polĆ­tico e estou muito doente"

Imagem
Na Papuda, a saĆŗde de JosĆ© Genoino Ć© a preocupaĆ§Ć£o principal dos prisioneiros da aĆ§Ć£o penal 470 "Estamos presos em regime fechado, sendo que fui condenado ao semiaberto. Isso Ć© uma grande e grave arbitrariedade, mais uma na farsa surreal que Ć© todo esse processo, no qual fui condenado sem qualquer prova, sem um indĆ­cio sequer. Sou preso politico e estou muito doente. Se morrer aqui, o povo livre deste pais que ajudamos a construir saberĆ” apontar os meus algozes!" (JosĆ© GenoĆ­no, 16/11/2013) Presos hĆ” 72 horas na Papuda, em BrasĆ­lia, a grande preocupaĆ§Ć£o entre os condenados da aĆ§Ć£o penal 470 envolve a saĆŗde de JosĆ© GenoĆ­no.

O MILITAR NACIONAL E AS "VIƚVAS" DA TORTURA

Imagem
Postado por  Mauro Santayana (JB) - “Quantos destes terroristas vĆ£o responder pelos crimes praticados???? JĆ” sei, a comissĆ£o vai mandar para Roma, para ver se o Papa Francisco encaminha a BeatificaĆ§Ć£o dos mesmos ainda em vida... esta corja jĆ” deveria ter sido exterminada da crosta terrestre. A anistia sĆ³ serviu para cobrir os erros destes marginais”. - “Ɖ sĆ³ aparecendo vĆ­tima agora, tudo mentindo, pra ver se ganham um dinheirim desse governo, tĆ“ com vontade de dizer q fui violentado tambĆ©m, serĆ” que vale pelo menos uns 300 mil ?” - “Mais uma qualquer querendo aparecer. Mais uma descarada querendo o dinheiro publico, tinha que ser advogada mesmo, mentirosa cara de pau !!!!”

Erros do STF se voltarĆ£o politicamente contra a direita

Imagem
Enviado por Miguel do RosĆ”rio Vendo as primeiras reaƧƵes de JosĆ© Dirceu e JosĆ© GenoĆ­no, a repercussĆ£o que recebem, na prĆ³pria grande mĆ­dia, percebe-se que jĆ” houve uma virada na opiniĆ£o pĆŗblica. Criou-se um nĆŗcleo forte, duro, sagaz, de pessoas dotadas de uma consciĆŖncia Ć©tica, jurĆ­dica e polĆ­tica muito avanƧada. Entre os que estudaram o processo do mensalĆ£o, acompanharam as votaƧƵes dos ministros do STF, e participaram dos embates de informaĆ§Ć£o, criou-se o entendimento de que houve um golpe contra a justiƧa. Um golpe contra o prĆ³prio supremo, que ficou sequestrado por uma lĆ³gica construĆ­da fora do Ć¢mbito das provas, uma lĆ³gica eminemente polĆ­tica ou ainda pior, midiĆ”tica. AtĆ© o Ćŗltimo dia do julgamento, vimos que os ministros aliados de forma mais ostensiva com os meios de comunicaĆ§Ć£o e os partidos de oposiĆ§Ć£o, como Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa, apelaram quase que para a forƧa fĆ­sica, falando muito alto em plenĆ”rio, gritando mesmo, em tom sempre ameaƧador, lanƧando todo o t

Dilma cospe fogo

Imagem
Antonio Cruz / AgĆŖncia Brasil A oposiĆ§Ć£o deixou de lado o catĆ”logo de corrupĆ§Ć£o na administraĆ§Ć£o petista e passou a mirar diretamente a presidenta Dilma Rousseff A presidenta reage Ć  recorrente paralisaĆ§Ć£o de obras pelos Ć³rgĆ£os de controle por Mauricio Dias — publicado 16/11/2013 Abalada pelos escĆ¢ndalos na retaguarda, como acontece em SĆ£o Paulo, em razĆ£o das denĆŗncias que a roubalheira se deu ao longo dos governos de Covas, Serra e Alckmin, a oposiĆ§Ć£o teve de mudar a toada. Deixou de lado o catĆ”logo de corrupĆ§Ć£o na administraĆ§Ć£o petista e passou a mirar diretamente a presidenta Dilma Rousseff. Ela seria uma mĆ” gestora, acusam. Atingiram o que ela parece prezar mais no prĆ³prio currĆ­culo. Dilma perdeu a paciĆŖncia e cuspiu fogo na primeira oportunidade. O momento surgiu dois dias apĆ³s o Tribunal de Contas da UniĆ£o ter recomendado ao Congresso a paralisaĆ§Ć£o de sete obras com indĆ­cios de irregularidades. Quatro delas integram o Programa de AceleraĆ§Ć£o do Crescimento.

Barbosa se vinga de Lula e manda prender no feriado

Imagem
O mandado de prisĆ£o de Lula e Dilma se expedirĆ” mais perto da eleiĆ§Ć£o Na foto, Genoino comete o crime que abalou a RepĆŗblica Saiu na Folha (*) o pedido de prisĆ£o de Dirceu, Genoino e mais 10: Supremo expede 12 mandados de prisĆ£o contra condenados do mensalĆ£o SEVERINO MOTTA MATHEUS LEITƃO MARIANA HAUBERT GABRIELA GUERREIRO O STF (Supremo Tribunal Federal) expediu 12 mandados de prisĆ£o do processo do mensalĆ£o. A PolĆ­cia Federal jĆ” estĆ” nas ruas e tenta encontrar os condenados. Entre os 12 estĆ£o o ex-ministro JosĆ© Dirceu e o ex-presidente do PT JosĆ© Genoino, que foi o primeiro a se entregar Ć  polĆ­cia.

STF manda prender JosĆ© Dirceu, JosĆ© Genoino e DelĆŗbio Soares

Imagem
Na quinta, diante da possibilidade de prisĆ£o, JosĆ© Dirceu antecipou volta de viagem com a famĆ­lia Ć  Bahia Foto: Sirli Freitas / Agencia RBS PolĆ­cia Federal (PF) recebeu na tarde desta sexta-feira os ofĆ­cios ordenando a execuĆ§Ć£o imediata das penas dos condenados do mensalĆ£o. CĆ³pias serĆ£o enviadas para as superintendĆŖncias regionais dos Estados onde se encontram os rĆ©us. O Supremo Tribunal Federal (STF) mandou prender 12 condenados no processo. A assessoria do tribunal nĆ£o informou quais condenados tiveram a prisĆ£o decretada. A ordem foi expedida pelo presidente da Corte, Joaquim Barbosa.

GENOINO NA POLƍCIA FEDERAL

Imagem
Conversei com Genoino minutos antes dele apresentar-se a prisĆ£o   GENOINO NA POLƍCIA FEDERAL O deputado JosĆ© GenoĆ­no acaba de receber o mandado de prisĆ£o e dentro de alguns minutos estarĆ” se apresentando a PolĆ­cia Federal, no bairro da Lapa, em SĆ£o Paulo. "Estou de cabeƧa erguida, pronto para a luta," me disse Genoino, quando saĆ­a de casa. O deputado foi condenado sem provas. O Ćŗnico indĆ­cio que havia contra ele eram os emprĆ©stimos do PT que, apĆ³s tanta fanfarra inicial, a PolĆ­cia Federal reconheceu que eram verdadeiros e nada tinham de ficĆ§Ć£o ou fraude. Sobraram entĆ£o aquelas deduƧƵes, ilaƧƵes sĆ³ permitidas pela vontade absoluta de condenar de qualquer maneira. O deputado divulgou uma nota, que reproduzo na Ć­ntegra: Com indignaĆ§Ć£o, cumpro as decisƵes do STF e reitero que sou inocente, nĆ£o tendo praticado nenhum crime. Fui condenado porque estava exercendo a presidĆŖncia do PT. Do que me acusam, nĆ£o existem provas. O emprĆ©stimo que avalizei foi registrado e qui

Reforma polƭtica, um vƭdeo didƔtico imperdƭvel

Imagem
Reforma polĆ­tica Ć© um tema Ć”rido. Todo mundo se diz a favor, mas poucos estĆ£o dispostos a meter a mĆ£o na massa, e falta mobilizaĆ§Ć£o popular para pressionar a desentocar esse bicho. Por isso a divulgaĆ§Ć£o de vĆ­deos como este, que expƵe o problema e as propostas apresentadas pelo PT, em linguagem fĆ”cil e jovem, se tornam tĆ£o importantes e precisam ser espalhados. VocĆŖ nĆ£o precisa concordar com tudo e pode ter suas propostas diferentes, sĆ³ nĆ£o pode Ć© ficar fora desse debate deixando tudo como estĆ”. Por  ZĆ© Augusto

Bastidores: A lista que traz o nome da Globo jĆ” nĆ£o tem a mesma importĆ¢ncia

Imagem
por  Luiz Carlos Azenha Os fatos relatados abaixo foram testemunhados por repĆ³rteres que estavam na sede do MinistĆ©rio PĆŗblico Estadual, na rua do Riachuelo, em SĆ£o Paulo, na terƧa-feira, 12 de novembro, dia em que o  Jornal Nacional  noticiou com exclusividade que um dos fiscais integrantes da mĆ”fia do ISS na Prefeitura de SĆ£o Paulo, Eduardo Barcellos, acusou o ex-secretĆ”rio de Governo do prefeito Fernando Haddad, Antonio Donato, de receber mesada de 20 mil reais quando ainda era vereador e cuidava da transiĆ§Ć£o entre governos. Barcellos fez acordo de delaĆ§Ć£o premiada. Forneceu ao promotor, segundo o JN, os nĆŗmeros de telefone a partir dos quais ligava para Donato. Disse que outro fiscal envolvido, Ronilson Bezerra Rodrigues, tambĆ©m pagava a Donato. Os bastidores do vazamento Ć© que sĆ£o curiosos. LĆ” embaixo, na sala de entrevistas, repĆ³rteres aguardavam a presenƧa do promotor para obter novidades sobre o caso. Sabiam que o depoimento estava em andamento. PorĆ©m, nĆ£o sabiam que um

InĆŖs Nassif: STF virou um bunker antidemocrĆ”tico

Imagem
Enviado por Miguel do RosĆ”rio STF age como oposiĆ§Ć£o porque partidos nĆ£o conseguem cumprir papel O STF tornou-se um bunker incrustado no coraĆ§Ć£o da democracia, que mais colabora para manter as deficiĆŖncias do sistema polĆ­tico do que para sanĆ”-las. Por Maria InĆŖs Nassif, na Carta Maior. Escrevo com atraso a segunda coluna sobre as dificuldades da oposiĆ§Ć£o partidĆ”ria brasileira (leia aqui a primeira, O canto do cisne do PSDB e do DEM), mas isso pode ter sido providencial. Coincide com a decisĆ£o do Supremo Tribunal Federal (STF) de decretar a prisĆ£o dos condenados do chamado MensalĆ£o sem o trĆ¢nsito em julgado de toda a aĆ§Ć£o. As pessoas que concordam com a intromissĆ£o do STF em assuntos que a ConstituiĆ§Ć£o define como de competĆŖncia do Legislativo dizem que os ministros do STF legislam porque o Congresso nĆ£o cumpre a sua funĆ§Ć£o. Se for possĆ­vel sofismar sobre essa mĆ”xima, dĆ” para concluir que o STF age como oposiĆ§Ć£o porque os partidos polĆ­ticos, que deveriam fazer isso, nĆ£o cons

No ParanĆ”, recursos da Apae bancam clubes sociais privados

Imagem
Luis Nassif Atualizado Ć s 16:55 Em fins de agosto, o governador Beto Richa lanƧou o programa “Todos Iguais Pela EducaĆ§Ć£o”, preparado pelo vice-governador e SecretĆ”rio da EducaĆ§Ć£o FlĆ”vio Arns. De acordo com o site da Secretaria de EducaĆ§Ć£o, o “todos iguais” nĆ£o se refere Ć  igualdade de condiƧƵes dos alunos. A intenĆ§Ć£o do programa Ć© conceder “Ć s escolas bĆ”sicas de EducaĆ§Ć£o Especial, mantidas pelas Apaes e outras instituiƧƵes sociais, os mesmos direitos e recursos destinados Ć s escolas pĆŗblicas da rede estadual”. SerĆ£o R$ 420 milhƵes para permitir que as escolas Apae possam concorrer com a rede regular de ensino. Vamos escolher aleatoriamente uma delas, a da cidade de CalifĆ³rnia, a primeira mencionada no comunicado da Secretaria da EducaĆ§Ć£o ( http://tinyurl.com/kaw69cb ). “A escola especial de CalifĆ³rnia atende 83 alunos, de bebĆŖs de trĆŖs meses a idosos, 19 deles em perĆ­odo integral. AlĆ©m das aulas de educaĆ§Ć£o infantil, ensino fundamental e educaĆ§Ć£o de jovens e adultos,

Os movimentos de Joaquim Barbosa para ordenar prisƵes imediatas

Imagem
  No seu voto, Joaquim Barbosa defendeu a prisĆ£o imediata de todos os condenados, inclusive daqueles que tĆŖm direito aos embargos infringentes. Najla Passos BrasĆ­lia - Contrariando todas as expectativas, o Supremo Tribunal Federal (STF) nĆ£o colocou em pauta, na sessĆ£o desta quinta (14), a discussĆ£o sobre os novos encaminhamentos da aĆ§Ć£o penal 470, o chamado “mensalĆ£o”, como havia informado que o faria, na sessĆ£o de quarta-feira (13), o presidente da corte e relator do processo, Joaquim Barbosa. A suspeita Ć© que ele elabore sozinho, sem ouvir seus pares, a lista dos condenados que passarĆ£o a ter seus mandatos de prisĆ£o executados imediatamente. Corrobora para isso o fato do STF jĆ” ter publicado, na noite desta quinta (14), o resultado da Ćŗltima sessĆ£o.

AĆ§Ć£o Penal 470: uma exceĆ§Ć£o para a histĆ³ria

Imagem
NĆ£o enxergo qualquer efeito pedagĆ³gico nesse julgamento e nĆ£o desejo em hipĆ³tese alguma que se repita em outros processos futuros. Wanderley Guilherme dos Santos Ao bem afamado PĆ©ricles, o ateniense, Ć© atribuĆ­da a opiniĆ£o de que, embora sendo certo que nem todos tĆŖm sabedoria para governar, a capacidade de julgar um governo em particular Ć© universal. A observaĆ§Ć£o parece valer com razoĆ”vel generalidade. Por exemplo: nem por faltar um diploma em medicina estĆ” um adoentado impedido de avaliar a competĆŖncia do profissional que o assiste. Assim, ainda que nĆ£o portadaor de tĆ­tulos ou conhecimentos para ocupar assento no Supremo Tribunal Federal, tenho como direito constitucional e recomendaĆ§Ć£o de um clĆ”ssico grego inteira liberdade para opinar sobre a AĆ§Ć£o Penal 470.

Entenda a Ditadura no Brasil e a intervenĆ§Ć£o dos Estados Unidos

Imagem

Presidenta Dilma e ex-presidentes recepcionam restos mortais de JoĆ£o Goulart

Imagem
Nov 14, 2013 Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula O ex-presidente Luiz InĆ”cio Lula da Silva participou nesta quinta-feira (14) da cerimĆ“nia de recepĆ§Ć£o dos restos mortais do ex-presidente JoĆ£o Goulart na Base AĆ©rea de BrasĆ­lia ao lado da presidenta Dilma Rousseff, do ex-presidente JosĆ© Sarney e da senhora Maria Tereza Goulart, viĆŗva de Jango. Para baixar fotos em alta resoluĆ§Ć£o, visite o  Picasa do Instituto Lula . O Governo Federal concedeu as devidas honras de Chefe de Estado a JoĆ£o Goulart, jĆ” que na Ć©poca de seu falecimento, Jango nĆ£o contou com esse ritual concedido aos chefes de estado. A presidenta Dilma Rousseff afirmou que este foi um gra

GetĆŗlio, Jango e os dias que correm

Imagem
Contra Vargas, o mar de lama. Contra Jango, o ouro de Moscou. Nos dias que correm, o mensalĆ£o, a companheirada, a gastanƧa, o abismo fiscal. por: Saul Leblon A derrubada violenta de Jango em 1964 foi antecedida, a exemplo do que se fez com Vargas, dez anos antes, de uma campanha midiĆ”tica encharcada de Ć³dio e acusaƧƵes de corrupĆ§Ć£o contra o seu governo e a sua pessoa. A popularidade de Vargas revestiu o desenvolvimento brasileiro com travas de soberania  e direitos sociais inaceitĆ”veis pelo dinheiro local e forĆ¢neo. A mesma e dupla intolerĆ¢ncia colidia com a aprovaĆ§Ć£o popular Ć s reformas de base de Jango, constatada entĆ£o por pesquisas do Ibope sonegadas Ć  opiniĆ£o pĆŗblica pelos veĆ­culos de comunicaĆ§Ć£o (leia neste blog ‘Jango: mĆ­dia falsificou a autĆ³psia polĆ­tica’).

Ansiosa por prisƵes, mĆ­dia se antecipa Ć  decisĆ£o final do STF

Imagem
Muito antes do STF decidir pela execuĆ§Ć£o imediata das penas dos rĆ©us da aĆ§Ć£o penal 470, mĆ­dia estampava manchetes anunciando prisƵes. Najla Passos BrasĆ­lia - Muito antes do Supremo Tribunal Federal (STF) decidir, por 6 votos a 5, pela execuĆ§Ć£o imediata das penas dos rĆ©us da aĆ§Ć£o penal 470 que nĆ£o tĆŖm mais direito a recurso, a mĆ­dia jĆ” estampava em suas versƵes online manchetes que correspondiam muito mais ao seu desejo jĆ” confesso de ver lideranƧas petistas atrĆ”s das grades do que Ć  realidade do julgamento naquele momento. “Ministros do STF decidem por prisĆ£o de Dirceu e outros rĆ©us do mensalĆ£o”, arvorava o G1, das OrganizaƧƵes Globo.   “STF decide pela execuĆ§Ć£o imediata das penas dos rĆ©us do mensalĆ£o”, dizia o Uol, do Grupo Folha.