Postagens

Mostrando postagens de novembro 7, 2013

Argentina e os ganhos da liberdade de expressão

Imagem
Por Laurindo Lalo Leal Filho Está no ar na Argentina o primeiro canal de televisão indígena do país. É o Wall Kintun (“olhar em volta” no idioma Mapuche) dirigido e operado pela comunidade de povos originários da região de Bariloche. Dezenas de prefeituras, universidades e escolas também receberam autorização para utilizar freqüências de rádio e TV. Há mais de 500 solicitações para a instalação de rádios de baixa potência em zonas de grande vulnerabilidade social.

Perguntem à Globo o que fez com o dinheiro da Visanet

Imagem
Enviado por Miguel do Rosário Uma das coisas que mais me chocou, nas investigações sobre o julgamento do mensalão, foi descobrir que boa parte do dinheiro da Visanet foi parar na Globo. A defesa dos publicitários apresentou planilhas e notas provando que a campanha da Visanet foi realizada. A DNA veiculou comerciais em canais de TV, patrocinou eventos, fez propaganda em outdoors, etc. Se a Globo recebeu esse dinheiro, e não há como negá-lo, isso demonstra cabalmente a sua hipocrisia. A Globo tem, em seus registros, os pagamentos que recebeu da DNA para veicular comerciais do cartão BB-Visanet.

A difícil arqueologia de um dos maiores centros de tortura da ditadura

Imagem
Entre cobranças e críticas, parlamentares e militantes torturados pela ditadura remontaram a memória Ex-presos, parlamentares e ativistas visitam a antiga sede do Doi-Codi, em São Paulo, onde morreram Virgilio Gomes e Vlado, entre dezenas de vítimas. Local pode virar um centro de memória por Vitor Nuzzi, da RBA São Paulo – Inquietos ou serenos, antigos “hóspedes” do mais conhecido centro de torturas do período autoritário vão reconhecendo o terreno hostil para onde foram levados entre o final dos anos 1960 e início dos 1970. O local, entre a Vila Mariana e o Paraíso, tradicionais bairros da zona sul de São Paulo, sede do 36º DP, abrigava a Operação Bandeirante (Oban) e o Doi-Codi, onde se contam 52 mortos sob tortura. O prédio – que tem um processo de tombamento sob análise do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) – está descaracterizado, o que confundiu alguns ex-torturados na visita de hoje (11), que começou por volta de 1

Como morrem os médicos?

Imagem
(com charges do grande Quino) Escritores octogenários que entrevistei coincidiram em dizer que o duro na vida não é envelhecer, mas enterrar os amigos, aguentar a saudade deles que fica. Você começa a encarar a morte de perto. Suponho que a isso se chame amadurecer. E dói. Dizem as estatísticas que a média de idade das pessoas subiu, mas a realidade ao lado da gente desmente a estatística. Cada vez que uma pessoa querida se vai, fico pensando na forma como nós encaramos a morte e como a medicina tradicional nos trata no final de nossas vidas. Será que não existe uma maneira menos sofrida?

Haddad: um desastre na Comunicação

Imagem
“O escândalo dos auditores é um escândalo do Serra e do Kassab. Ok. Mas outro escândalo é Haddad – o “homem novo” – achar que pode governar São Paulo sem mexer na comunicação.  Mais que isso: monitoramento nas redes sociais aponta que o governo Haddad tem, a essa altura, 73% de avaliação negativa, 17% de positiva e só 10% de avaliação neutra. Desastre. por Rodrigo Vianna Haddad acha que cultiva boas relações com "Folha", "Globo" etc... Para entender o que se passa com a gestão de Fernando Haddad em São Paulo, peço sua atenção. E alguma paciência. Haddad, em sete atos…

Janot estreia como Gurgel

Imagem
Advogados experientes sabem que as denúncias do Ministério Público nem sempre devem ser tomadas ao pé da letra. Dizem que, até por dever de ofício, os procuradores devem pedir penas máximas, reservando aos juízes a missão de equilibrar a discussão e oferecer sentenças ponderadas no fim de um processo. É assim que determinados defensores dos réus da ação penal 470 reagiram ao  parecer de Rodrigo Janot, que propõe a prisão imediata dos condenados, inclusive daqueles que têm direito aos embargos infringentes.

A PF, A ABIN E O ITAMARATY

Imagem
Postado por Mauro Santayana (HD) - O Governo brasileiro fez muito mal ao tentar justificar a suposta “contraespionagem” da ABIN contra países estrangeiros. Poderia ter sido dito, simplesmente, que essas operações não foram realizadas pelo atual governo. À medida, no entanto, que mais se descobre sobre as atividades da ABIN, e da Divisão “Antiterrorismo” da Polícia Federal, fica mais claro o descompasso entre a situação do Brasil no mundo, e a visão de alguns de seus homens sobre nossas relações internacionais – apesar dos EUA também terem sido “espionados” em território brasileiro. É preciso que alguém lhes explique que a Al Qaeda, o Hamas, as FARC, os iraquianos, ou os iranianos, – por serem inimigos dos norte-americanos – não são automaticamente nossos inimigos.

Liberdade sob ataque

Imagem
Aos 45 do segundo tempo, Teles querem tocar a bola para a Anatel Dois coelhos com uma cajadada só. É isso o que a bancada das operadoras de telefonia pretende fazer levando o projeto original do Marco Civil da Internet para votação no plenário da Câmara dos Deputados, na quarta-feira (13). Desde o dia 28 de outubro o PL 2.126/11 está trancando a pauta de votações. Projetos como o que elimina o fator previdenciário e o que reajusta o piso dos agentes comunitários estão deixando de ser apreciados. Neste momento, está nas mãos do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN) o destino da internet brasileira. Só ele poderá exigir que se cumpra o fluxo legislativo obrigatório do PL 2.126, de ser colocado em votação no plenário. A expectativa é que isso ocorra na quarta. Henrique Alves tem declarado que quer colocar em votação sob a argumentação de que não haveria mais avanços nas negociações tendo em vista que "as divergências envolvem posições ideológicas

Coronel Adilson Paes: A desmilitarização da PM já passou da hora

Imagem
por  Lúcia Rodrigues, especial para a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo O que leva uma pessoa que ingressa na Polícia Militar a se tornar um assassino? A resposta para essa pergunta foi o que motivou o tenente-coronel Adilson Paes de Souza a se tornar um estudioso do tema da violência policial. A pesquisa desenvolvida rendeu frutos. Sua dissertação de mestrado na Faculdade de Direito da USP, aprovada com louvor no ano passado, se transformou no livro  O Guardião da Cidade , da editora Escrituras, que ele lança nesta segunda-feira, 11, às 18h30, na Livraria Martins Fontes, à avenida Paulista, 509. As inquietações do coronel sobre o assunto, no entanto, surgiram bem antes. Há mais de uma década durante o curso que frequentou na Academia do Barro Branco, para ascender ao posto de major, ele teve aulas de Direitos Humanos com o desembargador Antonio Carlos Malheiros. O contato com o mestre foi decisivo.

Dez anos após primeira viagem de Lula, exportações para mundo árabe aumentam 300%

Imagem
Presidente Lula em reunião de trabalho com o presidente dos Emirados Árabes, xeque Zayed bin Sultan Nahyan (Abu Dhabi, Emirados Árabes, 07/12/2003) Foto: Ricardo Stuckert/PR Em dezembro de 2003, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma viagem histórica ao Oriente Médio e países árabes, com escalas na Síria, no Líbano, nos Emirados Árabes, no Egito e na Líbia. Primeiro chefe de governo brasileiro a visitar a região desde o imperador D. Pedro II, Lula tinha como objetivo estreitar as relações do Brasil com esses países. Hoje, os resultados impressionantes dessa primeira viagem refletem num aumento de 300% da corrente comercial entre o Brasil e Oriente Médio, e revelam como uma viagem e vontade política puderam superar décadas de oportunidades perdidas enquanto o Brasil concentrava suas relações comerciais com poucos parceiros.

Escravo é o povo que vive ao abandono

Imagem
Quando, há muito anos, minha filha, então uma pré-adolescente, fez um comentário preconceituoso e cruel sobre uma pobre mulher que vivia em necessidades, próximo ao lugar onde morávamos, mandei-a buscar um dicionário. Revoltada, foi, resmungando muito. Então, mandei que lesse em voz alta o significado de compaixão. -Eu sei, é pena… -Leia, minha filha… E então ela leu que compaixão é algo como ser capaz de sentir o sofrimento alheio e ter o impulso de, mesmo não sendo o nosso, mitigá-lo. Lembrei-me disso lendo a matéria “No agreste, pacientes agradecem médicos cubanos de joelhos“, hoje, um trabalho sensível do repórter Daniel Carvalho, no interior de Pernambuco. Leia um trecho e, se puder, leia a matéria inteira. “A demanda de médicos no interior do país é gigantesca e a cubana Teresa Rosales, 47, se surpreendeu com a recepção de seus pacientes em Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Dirceu: Lavando roupa suja, Aécio e Serra definem o que é o PSDB

Imagem
O senador Aécio Neves (PSDB-MG), em Manaus, na companhia do prefeito da cidade, Arthur Virgílio (PSDB), mostrou-se agastado com a situação que vive até agora, de candidato que foi sem nunca ter sido, e partiu para o ataque duro ao adversário interno no tucanato José Serra, avaliando: “Cada um contribui com o partido do jeito que pode. Eu estou aqui em Manaus falando bem do PSDB e mal do PT, né? Agora, não me acho a melhor pessoa para falar de complexos”. Por José Dirceu*, em seu blog O presidente nacional do PSDB respondia a Serra, que está em intensa movimentação para vencê-lo na disputa interna para ser o candidato da legenda ao Planalto em 2014 e que na 6ª feira afirmou que o PSDB sofre da necessidade de ser aceito pelo PT. Tem, segundo Serra, a síndrome do “bovarismo”, daquela personagem do Gustave Flaubert, Madame Bovary, que vai colecionando amantes para ser aceita por gente de outras classes sociais e acaba se destruindo e ao marido e à filha.

Odair José, poeta do povo

Imagem
Por: Pedro Alexandre Sanches “Todos estão surdos”, reclamou  Roberto Carlos  em 1971. Naquele mesmo ano,  Odair José  se despediu do elenco da multinacional CBS, mais tarde rebatizada Sony Music e até hoje pertencente à órbita de influência do “Rei”. A surdez (musical) braZileira era muito mais extensa e penetrante do que o doce Roberto poderia supor. Para ir em busca de provas práticas, basta constatar que até hoje, quatro décadas e meia depois da conversão do iê-iê-iê em romantismo popular brasileiro, nossas gravadoras multinacionais jamais promoveram uma reedição consistente da obra monumental de Odair José, ao mesmo um dissidente da jovem guarda e um formulador do pop romântico brasileiro à moda dos anos 1970. Não é ~privilégio~ de Odair: com a persistente exceção do selo Discobertas de  Marcelo Fróes , ninguém nos círculos oficiais da cultura e do jornalismo do Brasil gosta de reolhar, quanto mais reouvir o relicário dito “cafona” da MPB.

20 motivos que fazem de José Serra um cara do povão

Imagem
do Blog do Limpinho&cheiroso Ele cumprimenta os salgadinhos da padoca. Joga bola no terrão.

Jango: mídia falsificou a autópsia política

Imagem
Jango foi assassinado uma primeira vez 12 anos e oito meses antes de sua morte bológica. A autópsia política da agenda dos anos 60 foi falsificada pela mídia. por: Saul Leblon Trinta e sete anos após ter sido atribuída a um ataque cardíaco, a morte do ex-presidente João Goulart, ocorrida no exílio, em 6 de dezembro de 1976, volta ao noticiário. Antigas suspeitas em torno do seu desaparecimento devem ser esclarecidas agora com o exame que o regime militar que o derrubou nunca permitiu (leia a reportagem de Dario Pignotti; nesta pág) A ditadura só autorizou o sepultamento do ex-presidente, em São Borja, em túmulo a 40 metros do de Getúlio Vargas, com féretro blindado.

Ironia difícil

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOÉ em Brasília, é autor de "A Outra História do Mensalão". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA e na Época. Também escreveu "A Mulher que Era o Outro General da Casa". Vigora, em diversos meios, a opinião - errada - de que em política as versões são mais importantes do que os fatos A ironia incompreendida de Antônio Prata, na Folha, diz muito sobre o Brasil, hoje. Como observou Suzana Singer, com a sutileza necessária, “tempos estranhos estes em que a imprensa tem que ser explícita sobre o que é real e o que é ficção.” As ironias são um recurso sofisticado da crítica social, mas só podem ser compreendidas numa sociedade em que os fatos estão bem estabelecidos e o leitor não tem dificuldade para entender a intenção real do autor.

Os “Cinco Olhos” e os cegos

Imagem
No Brasil e ao tempo de FHC, espiões travestidos de funcionários da embaixada norte-americana colocaram equipamentos de escuta ambiental no gabinete da Presidência Como FHC ignorou os alertas da espionagem dos EUA durante seu governo por Wálter Maierovitch  Depois de grampeado, o papa Francisco fingiu, por meio do seu porta-voz, ser a espionagem vetusta e desimportante. De fato, trata-se de fenômeno antigo e praticado pelos sumérios, por volta do ano 4000 a.C. Talvez a atividade de espião seja mais antiga do que a de prostituta. Na Idade Média, a República de Veneza a usava para evitar sabotagens nos portos, preparar a defesa contra a França e evitar ser transformada em Estado pontifício. Quando da Guerra Fria, um 007 valia por um batalhão e as agências KGB, CIA e Stasi enterravam a privacidade e se desesperavam com os agentes duplos. Em 1905, a escritora Emma Orczy lançou A Prímula Vermelha e abriu um filão literário novo, com a espionagem a gerar suspenses. Ian Fleming, dep

Pesquisa mostra que Leão brasileiro é banguela

Imagem
Enviado por Miguel do Rosário A organização Tax Justice Network está começando a virar um pé-no-saco dos sonegadores brasileiros. Primeiro, causou um frisson no mundo ao revelar um ranking internacional com os países que detêm as maiores fortunas em paraísos fiscais. O Brasil estaria em quarto lugar, com seus super-ricos guardando no exterior, ilegalmente, cerca de R$ 1 trilhão.

Jeff Bezos é o mágico que vai encontrar a poção para salvar os jornais?

Imagem
JOANA GORJÃO HENRIQUES   11/11/2013 - 00:00 O PÚBLICO vai em breve introduzir um sistema de pagamento dos conteúdos digitais e inicia hoje uma série sobre os dilemas actuais do jornalismo. Hoje falamos de Jeff Bezos: a revolução Amazon será replicável no jornalismo? EMMANUEL DUNAND/AFP Quando, no início de Agosto, o fundador da Amazon anunciou que ia comprar o jornal Washington Post (WP) à família Graham, vários comentadores escreveram linhas entusiastas. Afinal, Jeff Bezos tinha revolucionado o retalho online, mudado a forma como compramos, abrindo a porta para a expansão do consumo de letras em formato digital, quando lançou o Kindle. A enfrentar uma crise profunda no seu modelo de negócio, e a precisar de quem vire as estratégias do avesso para que dê lucros, a indústria do jornalismo em papel recebeu a notícia com optimismo.

DE CULATRAS E FESTINS

Imagem
Postado por Mauro Santayana (HD) - Por mais que muitos desejem - as “denúncias” de ações de “contraespionagem” reveladas nos últimos dias, contra russos, iraquianos e iranianos,  não devem prejudicar o trabalho que o Brasil está realizando no âmbito da ONU com relação à internet. Embora se tenha noticiado que o Brasil “espionou” também os EUA, não deixa de ser curioso, que em uma mesma matéria, tenham-se reunido todos os “alvos” do “eixo do mal”. Daniel Snowden não denunciou ações desse tipo, eventualmente feitas pela CIA, nas ruas de Washington ou Nova Iorque. Ele revelou - com a autenticidade de quem serviu à NSA – como milhões de empresas e cidadãos comuns, do mundo inteiro, tinham suas comunicações diárias devassadas por um  gigantesco “big-brother” multinacional, sem que fossem agentes estrangeiros ou jamais tivessem se envolvido com qualquer atividade de espionagem.

Quem é o “líder” dos black blocs inventado pela Época

Imagem
por :   Mauro Donato Tão logo a revista Época chegou às bancas, a reação dos administradores da página oficial do Black Bloc SP foi rápida: “Uma pergunta simples: Quem diabos é Leonardo Morelli? Chega a ser cômico e até mesmo causar ânsia de vômito uma reportagem dessas. Qualquer ser evoluído que possua um polegar opositor e uma massa encefálica com capacidade mínima de raciocínio chegaria a conclusão de que é uma das mais profundas idiotices alguém se expor assim (…) Globo fazendo globisse.” Na Black Bloc RJ, o mesmo tom mareado: “Mais essa agora…Quando terminei de ler essa ‘reporcagem’, me deu um embrulho no estômago (…) Vamos lá, esse tal de Morelli dizendo que financia ‘O Black Bloc’ com esse dinheiro todo (…) Vão procurar saber mais sobre o Morelli, pesquisem sobre ele, verão como o cara é fanfarrão… E nem precisa ser adepto da tática pra saber que uma pessoa que está nas ruas lutando por direitos e melhorias, não daria entrevista para uma bosta de revista como a Épo

Em dia de eleição interna, Lula diz que PT deve trabalhar por Dilma e Padilha

Imagem
Ao lado de Padilha (e) e do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (d), Lula cobrou contato com os jovens Ex-presidente afirma que disputa em São Paulo será a mais importante entre as estaduais para o partido e que nova direção petista, eleita neste domingo, deve estar comprometida com esse projeto por Redação RBA São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou hoje (10) que a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes deve ser a prioridade para o PT em 2014, somada ao processo de reeleição de Dilma Rousseff. Durante entrevista coletiva ao lado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, provável candidato em São Paulo, ele cobrou que a direção do partido se empenhe nessa tarefa. “Estou convencido de que a eleição de 2014 é uma eleição histórica para o PT. O mais importante de todos depois da presidenta Dilma é São Paulo”, disse, depois de participar, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, do Processo de Eleições Diretas (PED) para escolher a direção do partido.

Dilma renova pedido por plebiscito sobre reforma política

Imagem
O pedido da presidenta tem esbarrado na resistência do PMDB, principal aliado do PT em termos de números por Redação RBA  Pelo Twitter, presidenta avalia que mudança nas regras é necessária para permitir participação social na vida política e diz, antes de votar em eleições do PT, que tem orgulho do partido São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff defendeu hoje (10) pelo Twitter que seja realizada uma reforma política baseada na consulta à população brasileira por meio de plebiscito. “A reforma política deve permitir à sociedade participar de forma efetiva  dos destinos do país”, disse, em uma sequência de mensagens que emitiu antes de participar do Processo de Eleições Diretas (PED) que escolhe o próximo presidente do PT.

Pasolini renasce em Paris

Imagem
Cineasta iconoclasta, Pier Paolo Pasolini (1922-1975) foi um dos maiores artistas do século 20. Mas o poeta, escritor e intelectual marxista engajado era detestado pela sociedade burguesa que criticava. Seu assassinato, em 1° de novembro de 1975, na praia de Ostia, perto de Roma, permanece até hoje um mistério. Os inimigos do poeta preferiram acatar (ou fabricar?) a tese de crime sexual, atribuindo ao homossexualismo de Pasolini a responsabilidade por seu assassinato. Por Leneide Duarte-Plon* Inúmeros documentários e livros tentaram demonstrar que o crime, nunca esclarecido, foi o resultado de um complô mafioso ou político para calar o incômodo crítico da política italiana, sobretudo na coluna “Escritos corsários”, publicada no Corriere della Sera, nos dois últimos anos de vida. A Democracia Cristã, severamente criticada por Pasolini por alimentar o clima de tensão da Itália dos “anos de chumbo”, viu, três anos depois, seu líder, Aldo Moro, ser sequestrado e morto pelas Brigadas

Mauro Santayana: Carta a um jornal de Wall Street

Imagem
Normalmente, eu não perderia tempo me dirigindo a um jornal pertencente a um grupo que tem, desde a semana passada, oito ex-funcionários e ex-diretores sentados nos bancos dos réus por suborno e espionagem ilegal, até mesmo do e-mail de uma vítima de homicídio, como é o caso da News Corporation. Por Mauro Santayana*, no Jornal do Brasil Um jornal que sonega e manipula informações para seus leitores, sempre que é conveniente para o dono, como no caso do escândalo das escutas do tabloide sensacionalista News from the World, como revelado agora pelo jornalista David Folkenlatado, no livro Murdoch´s world : the last of the media empires, lançado na semana passada pela Perseus Books, que talvez o senhor não tenha tido ainda a oportunidade de ler. Por essa razão, não merecem consideração as costumeiras sandices da página editorial de vocês, escritas por seus “editorialistas”, como fez Mary O´ Grady, na semana passada, sobre o Brasil.

Barack Obama: pato manco?

Imagem
Muito precocemente Obama parece ter esgotado completamente os sonhos com que foi eleito há cinco anos e com as esperanças com que foi reeleito há um ano. por Emir Sader  Completa-se um ano da reeleição do Obama e nada indica que seu mandato será distinto do primeiro. Nada de terminar com Guantanamo, as guerras do Iraque e do Afeganistão não amainam, não desencalha a reforma da saúde e não consegue aprovar a nova lei de imigração. Muito cedo o Obama virou pato manco. É como se seu mandato começasse a terminar precocemente.      Até no plano da política internacional as coisas estão longe do que Obama planejava. No começo do ano, tinha em perspectiva um ataque à Síria, que debilitasse o governo do Assad, acreditando que retomaria as negociações de Genebra, com o suposto da saída do presidente atual como condição.

Presença de Arminio

Imagem
Enviado por Miguel do Rosário Leio no  blog do Kennedy Alencar , que Arminio Fraga é o ministro da Fazenda dos sonhos de Aécio Neves. Eles já conversaram a respeito e acertaram tudo. Segundo Aécio, “uma indicação antecipada de um ministro da Fazenda com esse perfil ajudaria a campanha tucana a atrair simpatia de investidores internacionais e de boa parte do empresariado brasileiro, sobretudo do grande capital financeiro.” Pois bem, então eu lembrei dos “bons tempos” e fui pesquisar os jornais de 1999, mais especificamente, de março daquele ano, quando Fraga assumiu a presidência do Banco Central. Sua primeira medida foi aumentar os juros de 25% para 45%. Foi talvez a maior paulada nos juros que já se deu, em qualquer civilização, nos últimos cinco mil anos.

Há 75 anos, perseguição antissemita culminava na "Noite dos Cristais"

Imagem
Em 1938, série de pogroms na Alemanha e Áustria exacerbava situação dos judeus. Apesar dos relatos de diplomatas estrangeiros em diversas cidades, o mundo assistiu, sem reagir, a espancamentos, incêndios e assassinatos. "Eu me lembro muito bem da manhã do dia 10 de novembro", diz W. Michael Blumenthal. "Meu pai foi preso bem cedo e, no meio da agitação da minha mãe, consegui correr para a rua. Eu vi as vitrines estilhaçadas na Kurfürstendamm, e a sinagoga da Fasanenstrasse, de onde saía fumaça, mas não tinha mais fogo." Na época, Blumenthal acabava de fazer 12 anos de idade. Hoje, 75 anos depois, ele está de volta a Berlim como diretor do Museu Judaico; e como americano que nasceu alemão. Início do pesadelo

Fascismo miúdo

Imagem
Escasseiam aqueles que podem exibir o humor e a ironia de Antonio Prata por Luiz Gonzaga Belluzzo — publicado 10/11/2013 Na Bahia, manifestantes interromperam a participação de Demétrio Magnoli em um debate e impediram outro que seria protagonizado por Luiz Felipe Pondé. A escalada de intolerância, ofensas  ad hominem  e de desqualificações da opinião alheia segue o seu curso. Escasseiam os que podem exibir o humor e a ironia de Antonio Prata. Em artigo publicado no caderno Cotidiano do jornal  Folha de S.Paulo , na edição de domingo 3 de novembro, Prata assume a sua “conversão” ao reacionarismo que hoje, no “Brasil brasileiro”, empolga os que se julgam bem-nascidos e bem-pensantes. “Convertido”, Prata pede licença para desfilar a procissão de rancores que ronca nos Porsches e Ferraris em disparada pelas alamedas dos Jardins e adjacências, sem desprezar a colaboração dos remediados em carros de baixa octanagem.

Paulo André, do Corinthians, fala sobre o Bom Senso F.C.

Imagem
Paulo André, do Corinthians, fala sobre o Bom Senso F.C. Em entrevista para CartaCapital, o zagueiro do Corinthians falou sobre o movimento, um agregado de quase mil jogadores que busca a melhoria de condições no futebol

Quase metade dos bilionários brasileiros não têm diploma

Imagem
sab, 09/11/2013 - 12:04  - Atualizado em 09/11/2013 - 12:06 Jornal GGN  – Dos 50 bilionários que o país registra atualmente, 23 deles não possuem curso superior. O dado faz parte de estudo divulgado esta semana pelo banco UBS, que estipulou, ainda, que os ricaços nacionais possuem fortunas avaliadas em US$ 259 bilhões (cerca de R$ 590 bilhões). Além disso, segundo a pesquisa, 38% deles conquistaram o patrimônio por si mesmo. Já outros 32% acumularam seu próprio dinheiro a partir de uma grande herança e os 30% restantes apenas receberam herança e não aumentaram a renda. Em um ano, o número de brasileiros bilionários cresceu de 49, em 2012, para 50, em 2013. Apesar disso, a somatória das fortunas caiu: até ano passado, era de US$ 300 bilhões. O banco UBS calcula que a queda na renda total dos bilionários brasileiros está ligada as perdas de Eike Batista, cujo patrimônio despencou cerca de US$ 30 bilhões. Ainda de acordo com o levantamento, a idade média dos bilionários brasileiros

Nassif: A marcha da insensatez da mídia com Serra

Imagem
sab, 09/11/2013 - 13:04 - Atualizado em 09/11/2013 - 16:12 Luis Nassif Momento 1 - explodem os casos Asltom e da máfia dos fiscais da Prefeitura. Entram na linha de fogo dois lugares-tenentes do esquema Serra: Andrea Matarazzo e o ex-Secretário das Finanças do município Mauro Ricardo. O caso de agrava quando se conatata que a controladoria do município abriu inquérito contra a máfia e Mauro Ricardo engavetou sob a alegação de que as denúncias anônimas não traziam provas. A fogueira esquenta. Momento 2 -

A íntegra do processo de Ali Kamel contra Miguel do Rosário

Imagem
Ali Kamel e seu pupilo Miguel do Rosário    Enviado por Miguel do Rosário Publiquei no  Slideshare , em PDF; e no  Google Docs , em Word. Este é o processo que recebi pelo Oficial de Justiça. É tudo muito tosco. Analisemos. 6. Como se vê, o réu, agindo com enorme leviandade, xingou o autor de “sacripanta reacionário e golpista”, acusou-o de cometer “todo o tipo de abuso contra a democracia” e “a dignidade humana”, de se empenhar “dia e noite para denegrir a imagem do Brasil, aqui e no exterior” e de utilizar “métodos de jornalismo” que “fazem os crimes de Rupert Murdoch parecerem estrepolias (sic) de uma criança mimada”.

O que é imoral

Imagem
Dilma Rousseff tem razão ao condenar a recomendação do Tribunal de Contas da União, que pede a paralisação de sete grandes obras em andamento no país e a retenção parcial de recursos para oito empreendimentos. Estamos falando de investimentos de bilhões de reais, um dinheiro do povo, que deve voltar a ele na forma de melhorias que estão sendo pagas através de impostos que, como nós sabemos, costumam atingir especialmente o bolso dos mais pobres. As obras envolvem investimentos necessários. Incluem trechos da Ferrovia Norte-Sul e também da Leste-Oeste, esgotamento sanitário no Piauí, pontes e rodovias, uma refinaria de petróleo em Pernambuco, trens urbanos em Fortaleza e em Salvador. Tudo aquilo que se diz, todos os dias, que o país precisava para ontem e anteontem. Não conheço nenhuma análise capaz de demonstrar que elas não irão beneficiar nossa infraestrutura, uma carência tão óbvia de nosso desenvolvimento que em breve será estudada por crianças de jardim de infância.

Dilma: Até o fim da próxima semana 2.808 novos profissionais vão se integrar ao Mais Médicos

Imagem
A presidenta Dilma Rousseff afirmou neste sábado (9), em sua conta no Twitter, que até o fim da próxima semana mais 2.808 novos profissionais de saúde vão chegar ao Brasil e se integrar ao Mais Médicos. Até o final do ano serão 6,6 mil médicos prestando serviços de atenção básica à saúde, beneficiando 23 milhões de brasileiros. “Atualmente, 3.663 médicos participam do Mais Médicos. Beneficiam 12,8 milhões de brasileiros. Estes médicos estão atendendo 1.098 municípios e 19 distritos indígenas, a maioria deles no Norte e Nordeste. Até o fim da próxima semana, mais 2.808 novos médicos vão chegar e se integrar ao Mais Médicos. Eles serão avaliados e acolhidos e depois levados aos municípios que mais precisam. Até o final de 2013 serão 6,6 mil médicos para a atenção básica à saúde e beneficiarão 23 milhões de brasileiros”, disse.

Aécio rebate críticas de Serra e provoca crise no PSDB

Imagem
DÉBORA BERGAMASCO, ENVIADA ESPECIAL - Agência Estado O senador Aécio Neves (MG) rebateu neste sábado (8) as críticas do ex-governador José Serra ao PSDB, desencadeando uma crise no partido. Nesta manhã, na capital amazonense, o mineiro abandonou o discurso conciliador que marcava a superfície da relação entre ambos. "Cada um contribui com o partido do jeito que pode. Eu estou aqui em Manaus falando bem do PSDB e mal do PT, né? Agora, não me acho a melhor pessoa para falar de complexos." Na sexta-feira (7), o ex-governador paulista, que ainda se movimenta para se afirmar como candidato potencial da legenda ao Planalto em 2014, afirmou que o PSDB sofre da necessidade de ser aceito pelo PT.

Charge de Aroeira para o Jornal O Sul

Imagem

Gentili devia explicar na cadeia por que ofereceu banana no Twitter a um negro

Imagem
Um ignorante que faz piadas para ignorantes Postado em 09 nov 2013por : Paulo Nogueira Vou contar uma história ocorrida em Londres. Meses atrás, um jogador de futebol teve uma síncope cardíaca em pleno jogo, diante de um estádio lotado e de câmaras que transmitiam a partida para vários países. Foi uma comoção coletiva. Ele ficou minutos sem respirar, e saiu numa maca sem que se soubesse se estava morto. (Felizmente, conseguiram ressuscitá-lo: ele se retirou do futebol, mas está vivo.) No Twitter, mensagens angustiadas, desesperadas torciam pelo jogador. No meio da dor generalizada, alguém começou a postar mensagens racistas, insultuosas ao jogador e às pessoas que sofriam naqueles instantes por ele.

Haddad diz que não vai tolerar 'terrorismo' de 'monopólio da comunicação'

Imagem
LUIZ CARLOS MURAUSKAS/FOLHAPRESS Prefeito entende que campanha de desinformação leva cidadão beneficiado a se queixar do IPTU por Gisele Brito, da RBA Prefeito afirma que 'império' tenta difundir desinformação e avalia que oposição a reajuste do IPTU chegou até a quem terá isenção. 'Não podemos ter uma sociedade monolítica em que só alguns falam' São paulo – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), criticou o que ele chamou de “monopólio da comunicação no país” hoje (8), ao defender seu governo e, especialmente, o projeto de revisão da Planta Genérica de Valores, que reajusta o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).

Brics: o mundo onde viverão seus netos não será o do Tio Sam

Imagem
Salman Khurshid e Luiz Alberto Figueiredo: aumento do comércio Brasil-Índia de US$ 10 bilhões para US$ 15 bilhões até 2015 por Mauro Santayana publicado 09/11/2013 Se você pensa em um dia visitar Miami, mandar seu filho estudar nos Estados Unidos, ou acha que seus netos vão crescer em um mundo regido pelo Tio Sam, está na hora de rever seus conceitos “A civilização é um movimento, e não uma condição. Uma viagem, e não o porto de destino.” A frase, do historiador inglês Arnold J. Toynbee, define como poucas o curso da história. Raramente percebemos a história, enquanto ela ainda está acontecendo, a cada segundo, à nossa volta. O mundo se transforma, profundamente, o tempo todo. Mas as maiores mudanças são as imperceptíveis. Aquelas que quase nunca aparecem na primeira página dos jornais, normalmente tomada por manchetes que interessam a seus donos, ou por chamadas de polícia ou futebol. Esse é o caso das notícias sobre os Brics. Quem já ouviu Pink Floyd (Another Brick in the

Por que a Folha/UOL esconde Serra, Kassab e Mauro Ricardo?

Imagem
Arte do Ivan Freitas, no Facebook, mostrando que o nome de Kassab cabia perfeitamente no título. A Folha optou por “prefeito”. Grupo Folha-UOL sob suspeita no esquema de corrupção dos auditores de SP 08/11/2013 por Igor Carvalho, Blog do Rovai Há um constrangimento entre repórteres e editores no grupo Folha-Uol com relação à cobertura que está sendo realizada por essas redações no caso do esquema da quadrilha formada por auditores da Prefeitura de São Paulo que pode ter desviado mais de 500 milhões de reais dos cofres públicos.

Mauro Ricardo é o braço direito de serra

Imagem
Enviado por  Miguel do Rosário  on 09/11/2013 Segue abaixo, matéria publicada no Valor em 15 de junho de 2010. IMPLACÁVEL E EFICIENTE, MAURO RICARDO É O BRAÇO DIREITO DE SERRA Autor(es): César Felício, de Manaus Valor Econômico – 15/06/2010 O implacável braço direito de José Serra Da Suframa à Fazenda paulista, Mauro Ricardo Costa bate de frente para impor mudanças, mas colhe resultados. Durante os 15 anos em que trabalha com Serra, o atual secretário da Fazenda sempre foi designado para funções de enfrentamento com políticos e empresários. Arrogante, implacável e eficiente. Essa trinca de adjetivos começou a acompanhar o funcionário público Mauro Ricardo Machado Costa, em 1996 quando atual secretário da Fazenda de São Paulo tinha apenas 34 anos. Nome certo para compor um eventual ministério do candidato tucano à Presidência, José Serra, Mauro Ricardo foi deixado naquele ano no comando da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) como uma herança de Serr

Os cartolas não gostam de futebol

Imagem
O principal problema do futebol brasileiro não é de ordem tática, técnica ou física; é o fato de que os donos do negócio se esquecem frequentemente de que o espetáculo só faz sentido se houver uma plateia. Ao tratar o torcedor como um mero detalhe, e não como parte essencial do show, distanciam os fanáticos dos estádios e dos seus clubes e enfraquecem o esporte. Isso fica claro em diversas ocasiões, do agendamento de jogos em horários esdrúxulos ao completo descaso nos serviços dentro e fora dos estádios. Mas sempre há formas de nos surpreender. Nesta semana, o ex-presidente corintiano Andrés Sanchez nem corou ao dizer que a redução de preço nos ingressos promovida pelo São Paulo no Brasileirão provocou um mal ao futebol brasileiro. “O que o São Paulo fez em um momento difícil foi um mal para o futebol brasileiro como um todo. Eu acho péssimo você pagar R$ 5, R$ 10, por um espetáculo. Isso é péssimo”, disse ele. Andrés foi acompanhado por Carlos Eduardo Paes Barreto, diretor da

Westvleteren: Melhor Cerveja Do Mundo Que Só Se Bebe Ali Perto Onde Os Monges Produzem

Imagem
abadia, bélgica, in de vrede, mosteiro, poperinge, queijo trapista, st bernardus, st sixtus, turismo, turismo cervejeiro, watou, westvleteren, fotos de Cilmara Bedaque  Nós, Lupulinas, adoramos fazer turismo cervejeiro. Visitar pequenas cervejarias pelo país e pelo mundo é garantia de nos depararmos com regiões, cidades e situações que não constam nos roteiros e guias regulares. Para isso, o automóvel tem sido um grande aliado, já que as fábricas, mosteiros e micro-cervejarias se localizam em pequenas cidades do interior deixando a hospedagem mais barata e a viagem mais divertida :) Um dia, decidimos que era o momento de conhecer a tão falada Melhor Cerveja Do Mundo Que Só Se Bebe Ali Perto Onde Os Monges Produzem. Fomos então para Westvleteren, oeste da Bélgica, quase na fronteira com a França, na Abadia de Saint Sixtus, em frente ao In de Vrede, bar-restaurante onde se bebe a tal Melhor Do Mundo. É bom que se saiba que os monges produtores de cerveja

FGV: 71% dos brasileiros não confiam nas TVs e 62% nos jornais

Imagem
Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas divulgada nesta semana – mas não na grande mídia – revela que a imprensa perde sua credibilidade a cada dia; segundo a mostra, nada menos que 71% dos brasileiros desconfiam das emissoras de TV, enquanto 62% não confiam na imprensa escrita do País; dados que constam do 7º Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública comprovam que os leitores e os telespectadores brasileiros não aceitam mais ser enganados pelos grandes veículos de comunicação.