Postagens

Mostrando postagens de novembro 2, 2013

FGV: 71% dos brasileiros nĆ£o confiam nas TVs e 62% nos jornais

Imagem
Pesquisa da FundaĆ§Ć£o GetĆŗlio Vargas divulgada nesta semana – mas nĆ£o na grande mĆ­dia – revela que a imprensa perde sua credibilidade a cada dia; segundo a mostra, nada menos que 71% dos brasileiros desconfiam das emissoras de TV, enquanto 62% nĆ£o confiam na imprensa escrita do PaĆ­s; dados que constam do 7Āŗ AnuĆ”rio do FĆ³rum Brasileiro de SeguranƧa PĆŗblica comprovam que os leitores e os telespectadores brasileiros nĆ£o aceitam mais ser enganados pelos grandes veĆ­culos de comunicaĆ§Ć£o.

Mauricio Dias: Te cuida, Eduardo Campos!

Imagem
Mauricio Dias:A presenƧa de Marina Silva produz efeitos colaterais que ameaƧam isolar o governador pernambucano no pĆ”reo da eleiĆ§Ć£o presidencial por   Mauricio Dias,  em CartaCapital , encaminhado via e-mail por Julio Cesar  Macedo    Amorim Que tente tapar o sol com a peneira quem quiser tentar. InĆŗtil. NĆ£o Ć© possĆ­vel mais esconder as trombadas entre Eduardo Campos e Marina Silva e as consequĆŖncias derivadas desse choque. A relaĆ§Ć£o entre os dois Ć© um modelo novo de coligaĆ§Ć£o entre um partido existente, o PSB, e um partido inexistente, a Rede Sustentabilidade. Por isso, Marina nĆ£o Ć© apenas ornamentaĆ§Ć£o. Tem vez e voz. A melhor imagem para explicara a alianƧa Ć© a maternidade. O PSB seria a “barriga de aluguel”, onde estĆ” em gestaĆ§Ć£o a Rede. A “barriga” de Marina, puxando votos, representa o ventre onde cresce a candidatura de Eduardo Campos.

GeraĆ§Ć£o Y quer mais vida e menos trabalho

Imagem
ALEMANHA Jovens entre 20 e 30 anos revertem os conceitos estabelecidos sobre vida e carreira profissional. RealizaĆ§Ć£o pessoal, bons salĆ”rios e lazer sĆ£o exigĆŖncias que eles impƵem ao mercado de trabalho. Desde a dĆ©cada de 1990, pesquisadores e autores internacionais tĆŖm adotado termos generalizantes para caracterizar certos grupos etĆ”rios. "GeraĆ§Ć£o 68" evoca revoluĆ§Ć£o sexual e protestos estudantis; enquanto os "Baby-Boomers" (hoje entre 50 e 60 anos) vieram ao mundo em fases de crescimento demogrĆ”fico significativo. No mercado de trabalho alemĆ£o, ambas sĆ£o denominaƧƵes conhecidas e empregadas com frequĆŖncia. Os que hoje tĆŖm entre 40 e 50 anos de idade, pertencem Ć  "GeraĆ§Ć£o Golf" (em referĆŖncia ao popular modelo da Volkswagen): seus anos de juventude sĆ£o considerados apolĆ­ticos e hedonistas. JĆ” os jovens dos anos 90 compƵem a chamada "GeraĆ§Ć£o X". O nome faz referĆŖncia ao romance do canadense Douglas Coupland cujos protagonistas, com

Dilma lanƧa P-58 e visita “fĆ”brica” de plataformas para o prĆ©-sal

Imagem
Agora de manhĆ£, alĆ©m de presidir a cerimĆ“nia de conclusĆ£o do navio-plataforma P-58 – feito, como a maioria do seu tipo, a partir de um antigo casco de superpetroleiro, o   Welsch Venture , Dilma Rousseff visitarĆ” uma das mais importantes iniciativas que o prĆ©-sal estĆ” permitindo Ć  indĆŗstria naval brasileira: uma fĆ”brica de navios-plataforma de petrĆ³leo gigantes, conhecida como Projeto Replicantes. Os replicantes serĆ£o oito navios do tipo FPSO – que recebem, processam, armazenam e transferem para petroleiros a produĆ§Ć£o de diversos poƧos de petrĆ³leo interligados – construĆ­dos em sĆ©rie. Como sĆ£o montados com peƧas idĆŖnticas, um ao lado do outro, num imenso dique seco na cidade gaĆŗcha de Rio Grande, a velocidade de construĆ§Ć£o Ć© maior e o custo cerca de 25% menor que uma obra naval equivalente feita pelos mĆ©todos convencionais.

Morador de rua estƔ preso desde junho por carregar Pinho Sol e Ɣgua sanitƔria

Imagem
No dia do protesto em que Vieira foi preso, prevaleceu a imagem da festa na CandelĆ”ria Sem ser julgado, Rafael Vieira estĆ” em penitenciĆ”ria por levar frascos na manifestaĆ§Ć£o do dia vinte de junho no centro do Rio de Janeiro por Piero Locatelli — publicado 08/11/2013  Rafael Vieira foi preso porque carregava um frasco de desinfetante Pinho Sol e outro de Ć”gua sanitĆ”ria no dia 20 de junho. Vieira foi detido ao sair de uma loja abandonada no centro do Rio de Janeiro, que estava com suas portas arrombadas antes da sua chegada. Ele foi visto com os dois frascos que, segundo o depoimento dos policiais, eram “artefatos semelhante ao coquetel molotov”. Por isso, segue no complexo presidiĆ”rio de Japeri, municĆ­pio na regiĆ£o metropolitana do Rio, quase cinco meses apĆ³s ser levado.

O sacripanta de 41 mil reais

Imagem
Enviado por Miguel do RosĆ”rio Daqui a pouco eu vou publicar o processo que Ali Kamel, diretor de jornalismo da Rede Globo, move contra minha pessoa, pedindo-me R$ 41 mil de indenizaĆ§Ć£o por danos morais, em virtude de lhe ter causado “imenso sofrimento”, e irei mostrar detalhadamente a sua inconsistĆŖncia. Como jĆ” adiantei em texto anterior, 90% estĆ” baseado num erro primĆ”rio de interpretaĆ§Ć£o. Um erro verdadeiramente analfabeto. Ele passa pĆ”ginas e pĆ”ginas choramingando pelo sofrimento e pela injustiƧa de afirmar que ele “atenta contra a democracia” e “contra a dignidade humana”, quando o texto, que estĆ” reproduzido no processo, deixa bem claro que se trata da Globo, nĆ£o dele, Ali Kamel. Vou repetir mais uma vez o trecho que provocou “imenso sofrimento” em Ali Kamel:

Autoridades sanitƔrias pretendem proibir gordura trans artificial nos EUA

Imagem
Jornal Nacional Se a indĆŗstria de alimentos quiser evitar que a medida entre em vigor terĆ” que provar em 60 dias que a gordura trans Ć© segura para o consumo. Ou seja, uma tarefa praticamente impossĆ­vel. A agĆŖncia que regula remĆ©dios e alimentos nos Estados Unidos anunciou, nesta quinta-feira (7), que estuda proibir o uso da gordura vegetal hidrogenada no paĆ­s. De Nova York, o correspondente HĆ©lter Duarte traz os detalhes da notĆ­cia que despertou atenĆ§Ć£o no mundo todo, nesta quinta-feira. Ɖ o primeiro passo para uma grande mudanƧa. A agĆŖncia americana que regula remĆ©dios e alimentos - FDA - pretende declarar oficialmente que a gordura trans Ć© mesmo perigosa para a saĆŗde. E tornar o uso dela proibido no paĆ­s.

SĆ­lvio Tendler: "Eu quero ser visto: copie e distribua"

Imagem
Exuberante, caloroso, expansivo e Ć”gil na percepĆ§Ć£o das coisas ao redor, Silvio conversou com Carta Maior em seu apartamento em Copacabana, Rio. LĆ©a Maria AarĆ£o Reis HĆ” cerca de um mĆŖs, numa sessĆ£o do 46 Festival do Cinema Brasileiro, na capital federal, a plateia superlotada aplaudiu de pĆ©, durante alguns minutos, o documentĆ”rio de Noilton Nunes, A arte do renascimento - uma cinebiografia de Silvio Tendler. O cineasta carioca Ć© autor de 40 produƧƵes de longa e curta-metragens, de sĆ©ries para a televisĆ£o, e jĆ” foi premiado com dezenas de prĆŖmios – entre eles seis Kikitos em Gramado, dois Candangos em BrasĆ­lia, quatro Margaridas de Prata com que a CNBB o distinguiu. Silvio, professor da cadeira de Cinema e HistĆ³ria do Departamento de ComunicaĆ§Ć£o Social da PUC/RJ, presente Ć  consagraĆ§Ć£o no Cine BrasĆ­lia, comentou depois, emocionado, mas sem perder o humor permanente -  uma das suas marcas mais fortes: “Eu me senti como se estivesse vendo a arquibancada do sambĆ³dromo se levantar

Passado e presente, os elos

Imagem
Filho e pai: destino traƧado Editorial De como, aos 16 anos, entrei pela primeira vez no PĆ£o de AƧĆŗcar por Mino Carta — publicado 08/11/2013  Vamos Ć  praia?”, propĆ“s meu pai. Era domingo, dia de folga no EstadĆ£o que nĆ£o saĆ­a Ć s segundas. Eu tinha 16 anos e logo concordei, “vamos”. Meu pai possuĆ­a um Jaguar preto com painel de madeira e dele cuidava com desvelo paterno, embora nĆ£o esbanjasse virtudes de piloto. Antes do Jaguar, conduzira pelas ruas de SĆ£o Paulo um Skoda de rodas traseiras tortas, como as pernas de dona Maricota, que morava na esquina. SĆ£o Paulo nĆ£o chegava a 2 milhƵes de habitantes e contava com pouco mais de 50 mil carros em circulaĆ§Ć£o. As placas levavam nĆŗmeros relacionados com o momento do registro, e a chapa nĆŗmero 1 ornava o Cadillac de Chiquinho Matarazzo, filho do fundador da IRFM e morador destacado da Avenida Paulista, alĆ©m de dono da maior fortuna brasileira.

Anti-semitismo estĆ” a crescer na Europa

Imagem
CLARA BARATA   08/11/2013 - 13:08 A Internet Ć© onde 76% dos judeus europeus mais espera encontrar agressƵes, revela novo inquĆ©rito. Conflito do MĆ©dio Oriente faz crescer anti-semitismo. O anti-semitismo cresceu na UniĆ£o Europeia nos Ćŗltimos cinco anos, sobretudo atravĆ©s da Internet, dizem 76% dos cerca de 6000 judeus que participaram num inquĆ©rito da AgĆŖncia Europeia dos Direitos Fundamentais, divulgado esta sexta-feira. E o conflito israelo-Ć”rabe estĆ” a alimentar o sentimento anti-judaico. O inquĆ©rito foi realizado em 2012, atravĆ©s da Internet, em oito paĆ­ses que reĆŗnem cerca de 90% da actual populaĆ§Ć£o europeia que partilha esta fĆ© religiosa: Alemanha, BĆ©lgica, FranƧa, Hungria, ItĆ”lia, LetĆ³nia, SuĆ©cia e Reino Unido.

Nas cercanias do palƔcio

Imagem
Espionagem Documentos do governo brasileiro indicam que os Estados Unidos ainda mantĆŖm ao menos seis bases de espionagem em BrasĆ­lia por Leandro Fortes  Na Carta Capital Nesta semana, o debate a respeito da espionagem foi retomado, com reportagens que mostram como a AgĆŖncia Brasileira de InteligĆŖncia (Abin) realizou operaƧƵes de contra-espionagem em territĆ³rio brasileiro. Entre os diversos alvos estavam, segundo apurou a Folha de S.Paulo ,  salas alugadas pela embaixada dos Estados Unidos em BrasĆ­lia. Em agosto de 2013, CartaCapital publicou a reportagem abaixo, na qual revela que algumas instalaƧƵes usadas pela Embaixada americana em BrasĆ­lia continuam ativas. Confira a Ć­ntegra:

Ovo da Folha: Abin, esta nossa ameaƧa Ơ paz mundial

Imagem
Dilma refuta visĆ£o colonizada da Folha Por Altamiro Borges, em seu blog Sem citar a  Folha de S.Paulo  – “um jornal a serviƧo dos EUA” –, a presidenta Dilma Rousseff contestou nesta quarta-feira (6) a ideia ridĆ­cula de que o Brasil tambĆ©m faz espionagem ilegal e criminosa. “NĆ£o dĆ” para comprar o que a Abin [AgĆŖncia Brasileira de InteligĆŖncia] fez, atĆ© porque nĆ£o violou a privacidade. EstĆ” previsto na legislaĆ§Ć£o brasileira, nĆ£o cometeram nenhuma ilegalidade. Se tivesse cometido, teriam sido afastados”, afirmou Ć  agĆŖncia de notĆ­cias Reuters. Na segunda-feira (4), a  Folha  estampou uma manchete espalhafatosa – “Governo brasileiro vigiou diplomatas estrangeiros” – e tentou comparar a aĆ§Ć£o da Abin com a polĆ­tica criminosa dos EUA de monitorar telefonemas e e-mails de milhares de cidadĆ£os no mundo. Uma matĆ©ria no portal UOL, que tambĆ©m pertence Ć  famiglia Frias, chegou a afirmar que “todo mundo espiona, nĆ£o hĆ” virgens”.

Processado, Miguel do RosƔrio dƔ surra verbal em Ali Kamel

Imagem
Ali Kamel processa Cafezinho Enviado por Miguel do RosĆ”rio on 06/11/2013 – 3:07 pm, em O Cafezinho O Cafezinho perdeu a virgindade. Eu esperava que isso fosse acontecer mais cedo ou mais tarde. Mas confesso que fiquei decepcionado, porque foi muito previsĆ­vel. O diretor de jornalismo da Rede Globo, Ali Kamel, estĆ” me processando por tĆŖ-lo chamado de “sacripanta reacionĆ”rio e golpista”, num post de janeiro deste ano, intitulado As taras de Ali Kamel, no qual eu procuro defender o colega Rodrigo Vianna, que fora absurdamente condenado por um chiste. A acusaĆ§Ć£o, porĆ©m, Ć© tosca e inepta. Tem um erro grosseiro logo no inĆ­cio, ao dizer que eu o acusei de cometer “todo o tipo de abuso contra a democracia” e “a dignidade humana”, e se empenhar dia e noite para denegrir a imagem do Brasil, aqui e no exterior” e de utilizar “mĆ©todos de jornalismo” que “fazem os crimes de Rupert Murdoch parecerem estrepolias de uma crianƧa mimada”. Kamel se identifica tanto com a empresa onde trabalha

TolerĆ¢ncia zero = IntolerĆ¢ncia com os pobres

Imagem
por Emir Sader  VĆ”rios governantes iam a Nova York buscar a soluĆ§Ć£o mĆ”gica para o problema da violĆŖncia: a polĆ­tica do ex-prefeito republicano Ralph Giuliani, de tolerĆ¢ncia zero. A lĆ³gica Ć© a de que detrĆ”s da pequena infraĆ§Ć£o, estaria a grande infraĆ§Ć£o, bastaria puxar o fio e se daria com as grandes conexƵes do crime.     O lado bom Ć© que a valorizaĆ§Ć£o da investigaĆ§Ć£o fortalece a necessidade de prender vivas as pessoas, atirando para reduzir as pessoas e nĆ£o para matĆ”-las, como acontece aqui, em que os disparos vĆ£o sempre para zonas letais do corpo dos detidos.    

CPI da Espionagem quer investigar as 841 antenas da embaixada dos EUA

Imagem
Najla Passos BrasĆ­lia - A CPI da Espionagem parece ter comprado integralmente a versĆ£o dos representantes das quatro maiores operadoras de telecomunicaƧƵes que atuam no Brasil (Vivo, Tim, Claro e Oi) que, em audiĆŖncia pĆŗblica no Senado, nesta terƧa (5), negaram que as operadoras tenham colaborado com a espionagem norte-americana praticada contra a presidenta Dilma Rousseff, seus assessores e empresas brasileiras. ApĆ³s o evento, anunciou que vai investigar porque a embaixada dos Estados Unidos mantem 841 antenas, a maioria mĆ³veis, em funcionamento no paĆ­s.

Berlusconi diz que os seus filhos “se sentem como judeus no tempo de Hitler”

Imagem
PƚBLICO  e  AGƊNCIAS   07/11/2013  ComparaĆ§Ć£o do primeiro-ministro indigna comunidade judaica italiana. ALESSANDRO BIANCHI/REUTERS-ARQUIVO Silvio Berlusconi afirma que os seus filhos “se sentem como os judeus no tempo de Hitler”. A declaraĆ§Ć£o, com a qual o antigo chefe do Governo italiano ilustra as jĆ” conhecidas queixas de perseguiĆ§Ć£o por “magistrados de esquerda”, causou a indignaĆ§Ć£o da comunidade judaica do paĆ­s. “Os meus filhos dizem que se sentem como se deviam sentir as famĆ­lias judias na Alemanha, no regime de Hitler. Temos toda a gente contra nĆ³s”, disse, em resposta a um jornalista de televisĆ£o, Bruno Vespa, num livro que vai ser publicado, e de que tĆŖm vindo a ser divulgados extractos.

Cada um tem a biografia que pode

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOƉ em BrasĆ­lia, Ć© autor de "A Outra HistĆ³ria do MensalĆ£o". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direĆ§Ć£o na VEJA e na Ɖpoca. TambĆ©m escreveu "A Mulher que Era o Outro General da Casa". VocĆŖ entregaria a narrativa de sua vida, mais duradoura do que sua prĆ³pria existĆŖncia, Ć  visĆ£o, ao talento e aos defeitos de um estranho? Embora a maioria dos jornais publique artigos e reportagens condenando obras produzidas sob encomenda, cabe lembrar que seus patrƵes estĆ£o entre grandes clientes de biografias autorizadas. Procure conhecer a vida dos fundadores e patronos dos principais grupos de comunicaĆ§Ć£o do paĆ­s.

Dilma segue favorita, mas Marina pode provocar 2Āŗ turno

Imagem
Em novembro, a vantagem da petista sobre a ex-senadora no 2Āŗ turno mais que duplicou na comparaĆ§Ć£o com o levantamento de setembro por RedaĆ§Ć£o — publicado 07/11/2013 11:39 da Carta Capital Uma nova rodada da pesquisa feita pelo instituto MDA e encomendada pela ConfederaĆ§Ć£o Nacional do Transporte mostra que a presidenta Dilma Rousseff (PT) segue favorita para vencer no primeiro turno as eleiƧƵes presidenciais. O "fator Marina Silva", no entanto, pode mudar o cenĆ”rio para 2014. Em uma eventual disputa contra AĆ©cio Neves (PSDB-MG) e Eduardo Campos (PSB), Dilma soma 43,5% das intenƧƵes de voto, contra 19,3% do senador mineiro e 9,5% do governador pernambucano. Neste cenĆ”rio, 20% dizem que votariam em branco ou nulo e 7,8% se dizem indecisos.

A proposta de FHC: fazer de Serra o “ƍndio da Costa” de AĆ©cio

Imagem
Se Reinaldo Azevedo, pela identidade espiritual,  fala por JosĆ© Serra , Merval Pereira, pela arrogĆ¢ncia, incorpora o espĆ­rito de Fernando Henrique Cardoso.

O PESADELO QUE NƃO DESEJO A NƍNGUƉM

Imagem
... Confirmado! : JosĆ© Serra foi eleito Presidente da repĆŗblica! Toma posse no dia 1Āŗ de janeiro de 2015 em BrasĆ­lia. Em sua primeira entrevista Ć  rede globo, JosĆ© Serra declarou o nome de alguns de seus Ministros; serĆ”: Gilmar Mendes para o MinistĆ©rio da justiƧa (para que o Dantas continue entocado), Miriam leitĆ£o para o MinistĆ©rio da Fazenda (para baixar o preƧo do tomate), Ɓlvaro Dias para o MinistĆ©rio da EducaĆ§Ć£o, PlĆ­nio de Arruda Sampaio para a Casa Civil, Paulo Bernardo continuara no MinistĆ©rio das ComunicaƧƵes, JosĆ©   Eduardo Cardoso serĆ” presidente do STF, Silas MĆ”lafaĆ­a assumira o MinistĆ©rio a ser criado da Ordem Religiosa, AlkĆ­mim para o MinistĆ©rio do ExĆ©rcito (ordem e seguranƧa ele entende), Marina silva ministra do futuro MinistĆ©rio dos bancos (eles cuidam bem  das verdinhas), JĆ“ soares ministro da cultura(ele nĆ£o Ć© nem um palhaƧo), FHC para o MinistĆ©rio de assuntos estratĆ©gicos, tipo: vender o Brasil, comprar mais uma reeleiĆ§Ć£o...

Chris Christie vence Nova JĆ©rsia e envia sinal de moderaĆ§Ć£o aos republicanos

Imagem
ANA FONSECA PEREIRA   06/11/2013 - 10:58 ReeleiĆ§Ć£o do governador Ć© vista como uma vitĆ³ria do centro na noite em que o Tea Party foi derrotado na VirgĆ­nia. Bill de Blasio serĆ” o primeiro  mayor  democrata de Nova Iorque em 20 anos. Bill de Blasio Ć© o primeiro mayor democrata de Nova Iorque em 20 anosCARLO ALLEGRI/REUTERS Chris Christie, o carismĆ”tico governador de Nova JĆ©rsia, foi reeleito na terƧa-feira e confirmou-se como um dos republicanos mais bem posicionados para concorrer Ć s presidenciais de 2016. A vitĆ³ria do moderado envia um forte sinal ao partido, tanto mais que, na VirgĆ­nia, um favorito do Tea Party foi derrotado pelo candidato democrata. Em Nova Iorque, Bill de Blasio confirmou o favoritismo e serĆ” o primeiro  mayor democrata da cidade em duas dĆ©cadas.

Democrata esquerdista registra vitoria esmagadora em Ney York

Imagem
Enviado por Miguel do RosĆ”rio Foi uma vitĆ³ria dos pobres, dos negros, dos latinos. Segundo o  New York Times , o prefeito comemorou a vitĆ³ria numa festa bagunƧada no Brooklyn, com seus filhos adolescentes, negros, danƧando hip hop no salĆ£o. Em homenagem a esta vitĆ³ria, publico abaixo um vĆ­deo de hip hop: -

A engenharia da subcelebridade

Imagem
Jonas Tucci Demiurgo pop, o assessor Cacau Oliver catapulta Ć  fama, da noite para o dia, desconhecidas como Andressa Urach Como jovens viram personagens nas mĆ£os de produtores, sites de fofocas e reality shows, em histĆ³rias que giram a milionĆ”ria engrenagem da fama instantĆ¢nea por Willian Vieira — publicado 06/11/2013  Era uma vez em Congonhas, aeroporto de SĆ£o Paulo, 2012, uma loira de curvas generosas que trocou de roupa com o carro aberto. Nas fotografias do paparazzo, a luz do sol bate obliquamente sobre o corpo dourado de Jessica Lopes e cria sombras tĆ£o sensuais quanto aquelas das revistas masculinas, para as quais de fato migraram meses depois. Com a alcunha midiĆ”tica de “Peladona de Congonhas” veio o sustento atual. Ela concorreu no concurso Miss Bumbum, foi rainha de escola de samba e figurou na campanha de uma marca de roupas. Quase disputou novamente o tĆ­tulo de miss, mas sofreu um acidente: soube-se quando deu entrevista a um site de fofocas para anunciar o fim do

Moderninho e colonizado

Imagem
A crĆ­tica ao esforƧo do governo brasileiro para monitorar a aĆ§Ć£o de espiƵes norte-americanos e de outros paĆ­ses em nosso paĆ­s Ć© um tĆ­pico exemplo de mentalidade colonizada. Dizer que Ć© uma medida equivalente ao esquema de espionagem da NSA no paĆ­s Ć© puro absurdo. A descoberta de que a NSA grampeava nossas autoridades, a comeƧar pela presidente Dilma Rousseff, revelou um paĆ­s que mantĆ©m uma diplomacia imperial.

O BRASIL E A MACONHA URUGUAIA

Imagem
(JB) - Uma delegaĆ§Ć£o governamental brasileira, composta de autoridades do Governo Federal e do estado do Rio Grande do Sul, pretende visitar o Uruguai, nos prĆ³ximos dias, para – segundo informam os jornais - “alertar” as autoridades de Montevideo a respeito do projeto de lei que legaliza a venda e o cultivo de maconha que estĆ” para ser votado este mĆŖs naquele paĆ­s. O Brasil estaria preocupado – e para isso tentando se meter em um assunto que sĆ³ interessa ao povo uruguaio – com as consequĆŖncias do projeto para o paĆ­s de Mujica e os “outros naƧƵes da regiĆ£o”.

O homem que tinha em casa um museu de arte moderna

Imagem
A obra de Chagall, considerada a mais importante LUƍS MIGUEL QUEIRƓS   06/11/2013 Cornelius Gurlitt mantinha num andar de Munique 1400 obras de arte, incluindo telas desconhecidas de Chagall ou Matisse. As autoridades alemĆ£s descobriram o seu tesouro, boa parte dele oriundo das pilhagens nazis, jĆ” hĆ” dois anos, mas nĆ£o disseram nada

Dilma: A violĆŖncia contra a mulher Ć© uma vergonha que a sociedade brasileira precisa superar

Imagem
A presidenta Dilma Rousseff classificou, em seu perfil no Twitter, como alarmantes os mais de 50 mil estupros registrados no Brasil em 2012, segundo dados do 7Āŗ AnuĆ”rio Brasileiro de SeguranƧa PĆŗblica. O crescimento de 18% em relaĆ§Ć£o a 2011 Ć©, segundo Dilma, um reflexo do serviƧo telefĆ“nico 180, da Secretaria de PolĆ­tica para Mulheres, de orientaĆ§Ć£o Ć s vĆ­timas de violĆŖncia sexual.

Deborah Secco e Henrique Pizzolato

Imagem
Pizzolato Ć© um cidadĆ£o idĆŖntico a Deborah Secco e seus amigos. Mesmo assim, nĆ£o terĆ” direito a um segundo recurso da condenaĆ§Ć£o Acabo de saber que a atriz Deborah Secco foi condenada pela JustiƧa a devolver R$ 158.191 aos cofres pĆŗblicos. Ela foi denunciada por desvio de verbas pĆŗblicas, em aĆ§Ć£o de enriquecimento ilĆ­cito e improbidade administrativa. Sua mĆ£e, seu irmĆ£o, sua irmĆ£ e a produtora Luz ProduƧƵes ArtĆ­sticas LTDA, que pertence Ć  atriz – ela Ć© dona de 99% das aƧƵes --, tambĆ©m terĆ£o que restituir R$ 446.455. Entrevistado pelo UOL, o advogado da atriz, Mauro Roberto Gomes de Mattos, afirmou que irĆ” recorrer da decisĆ£o.

ComissĆ£o da Verdade em SP repudia invasĆ£o de ossĆ”rio

Imagem
Tuca Vieira/Revista Brasileiros Obra de Celso Sim e Anna Ferrari que fazia referĆŖncia Ć  ditadura militar, vandalizada apĆ³s invasĆ£o no cemitĆ©rio do AraƧƔ, em SP No local estĆ£o as 1046 ossadas encontradas no CemitĆ©rio Dom Bosco, em Perus, entre as quais restos mortais de desaparecidos polĆ­ticos e vĆ­timas do EsquadrĆ£o da Morte por RedaĆ§Ć£o — publicado 05/11/2013 A ComissĆ£o Estadual da Verdade Rubens Paiva divulgou na noite desta segunda-feira 4 uma nota de repĆŗdio aos atos de vandalismo no OssĆ”rio Geral do CemitĆ©rio do AraƧa, na zona oeste de SĆ£o Paulo. Na madrugada do domingo 3, um grupo nĆ£o identificado invadiu o local por volta das 7 horas e destruiu elementos da instalaĆ§Ć£o “PenetrĆ”vel Genet - ExperiĆŖncia AraƧƔ”, de autoria dos artistas Anna Ferrari e Celso Sim. A obra tematiza a questĆ£o dos mortos e desaparecidos polĆ­ticos da ditadura. No ossĆ”rio estĆ£o as 1.046 ossadas encontradas no CemitĆ©rio Dom Bosco, em Perus, entre as quais restos mortais de desaparecidos polĆ­ticos e vĆ­ti

Governo assina quarto acordo para reduĆ§Ć£o de sal nos alimentos industrializados

Imagem
Yara Aquino RepĆ³rter da AgĆŖncia Brasil BrasĆ­lia – LaticĆ­nios, embutidos e sopas prontas entraram na lista de alimentos que devem sofrer reduĆ§Ć£o de sĆ³dio, porque o consumo elevado Ć© um dos causadores de hipertensĆ£o arterial. A medida estĆ” no quarto acordo destinado a diminuir a quantidade do produto em alimentos industrializados. O documento foi assinado hoje (5) pelo MinistĆ©rio da SaĆŗde e a AssociaĆ§Ć£o Brasileira das IndĆŗstrias da AlimentaĆ§Ć£o (Abia). Com o compromisso, chega a 16 o nĆŗmero de grupos alimentares incluĆ­dos. A meta nacional Ć© retirar 28 mil toneladas de sĆ³dio de alimentos atĆ© 2020. O sĆ³dio estĆ” presente no sal de cozinha e em alimentos industrializados. Ɖ usado nĆ£o sĆ³ para dar sabor. Exerce outras funƧƵes, incluindo a de conservante. “Muitos produtos tĆŖm muito sal e as pessoas nem sabem. SĆ£o produtos que, cada vez mais, entram na alimentaĆ§Ć£o das pessoas, estĆ£o no refeitĆ³rio do trabalho e na merenda escolar. Por isso, a importĆ¢ncia estratĆ©gica da parceria com a ind

Darcy: "Fracassei em tudo o que tentei na vida"

Imagem
Maria Maia - documentarista "Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianƧas brasileiras, nĆ£o consegui. Tentei salvar os Ć­ndios, nĆ£o consegui. Tentei fazer uma universidade sĆ©ria e fracassei. Tentei fazer o Brasil  desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos sĆ£o minhas vitĆ³rias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu"   Filho de professora primĆ”ria, tendo o pai morrido na infĆ¢ncia, Darcy Ribeiro teve uma vida venturosa. Do menino pequeno fazendo travessuras na Montes Claros natal ao homem que enfrentou a morte  depois de mais de 20 anos de luta contra um cĆ¢ncer existe uma trajetĆ³ria de irreverĆŖncia e, principalmente, coerĆŖncia.

Lucro do pedĆ”gio faz inveja ao narcotrĆ”fico: “1000% em dez anos”, diz Nelson Luersen

Imagem
Deputado Nelson Luersen, presidente da CPI do PedĆ”gio, diz que o lucro da concessionĆ”ria Econorte, na praƧa de Jacarezinho, no Norte Pioneiro, aumentou 1000% entre 2002 e 2012; audiĆŖncias pĆŗblicas realizadas pela comissĆ£o de investigaĆ§Ć£o da Assembleia Legislativa do ParanĆ”, no interior do estado, ficou a impressĆ£o de que o lucro das concessionĆ”rias faz inveja ao narcotrĆ”fico; nesta terƧa (5), a partir das 9 horas, deputados vĆ£o tomar depoimento do empresĆ”rio Evandro Viana, diretor para a RegiĆ£o Sul da Ecocataratas e superintendente da Ecovia.

A transfiguraĆ§Ć£o na morte

Imagem
05 nov 2013/  Por Leonardo Boff Do Blog do ZĆ© Dirceu O dia dos mortos, dois de novembro, Ć© sempre ocasiĆ£o para pensarmos na morte. Trata-se de um tema existencial. NĆ£o se pode falar da morte de uma maneira exterior a nĆ³s mesmos, porque todos nĆ³s somos acompanhados por esta realidade que, segundo Freud, Ć© a mais difĆ­cil de ser digerida pelo aparelho psĆ­quico humano. Especialmente nossa cultura procura afastĆ”-la, o mais possĆ­vel, do horizonte pois ela nega todo seu projeto assentado sobre a vida material e seu desfrute etsi mors non daretur, como se ela nĆ£o existisse. No entando, o sentido que damos Ć  morte Ć© o sentido que nĆ³s damos Ć  vida. Se decidimos que a vida se resume entre o nascimento e a morte e esta detĆ©m a Ćŗltima palavra, entĆ£o a morte ganha um sentido, diria, trĆ”gico, porque com ela tudo termina no pĆ³ cĆ³smico. Mas se interpretarmos a morte como uma invenĆ§Ć£o da vida, como parte da vida, entĆ£o nĆ£o a morte mas a vida constitui a grande interrogaĆ§Ć£o.

Troika tucana decide “matar Serra, jĆ””. E quem vai comunicar isso ao “morto”?

Imagem
O encontro de ontem entre AĆ©cio Neves, Fernando Henrique Cardoso e Geraldo Alckmin, destinado a “matar” a candidatura JosĆ© Serra, traz uma confissĆ£o e um problema. A confissĆ£o, a de que o mineiro brilha tĆ£o pouco que mesmo a luz mortiƧa do paulista Ć© capaz de ofusca-lo no cenĆ”rio nacional, depois de trĆŖs anos como candidato “de fato” dos tucanos. O problema Ć© o de que a reuniĆ£o, com o seu propĆ³sito de romper o acordo incontestado de que a definiĆ§Ć£o ficaria para o inĆ­cio de 2014, traz a tarefa de saber que, dentre eles, vai ter a missĆ£o de colocar o guizo no gato, gato de unhas e dentes afiados e vingativos.

A briga na Casa Grande e o massacre da blogosfera

Imagem
Enviado por Miguel do RosĆ”rio de O CafĆ©zinho Isso tĆ” bem divertido! Hoje, o Reinaldo dĆ” um piti em seu blog na Veja contra Miriam LeitĆ£o. Diz que ela Ć© ainda pior que os blogueiros. AliĆ”s, um dos saldos interessantes dessa lavaĆ§Ć£o de roupa suja no quintal da Casa Grande, Ć  vista de todos, Ć© mostrar como os outrora poderosos colunistas da grande mĆ­dia estĆ£o preocupados com a gente, os bagrinhos da blogosfera.  Eles brigam entre si, mas sempre apontando para gente. Eles sĆ³ se referem a nĆ³s, claro, como mercenĆ”rios pagos pelo governo, estatais e gestƵes petistas.

teles querem separar ricos e pobres na internet

Imagem
Lan house no interior do PiauĆ­: lobby das empresas aumentarĆ£o dificuldades de acesso de populaƧƵes pobres Ć  informaĆ§Ć£o Professor da UFABC avalia que lobby no Congresso pode levar a retrocessos no acesso irrestrito Ć  navegaĆ§Ć£o pela rede, impondo diferenƧas econĆ“micas e ideolĆ³gicas entre os usuĆ”rios por RedaĆ§Ć£o da RBA SĆ£o Paulo – Nascido como uma proposta inovadora, representante dos anseios da sociedade, o marco civil da internet corre o risco de se transformar numa mudanƧa capaz de frear os avanƧos obtidos nos Ćŗltimos anos na rede e dela excluir setores gradativamente incluĆ­dos no uso e nos debates trazidos pelo relacionamento virtual. Se prosperar o lobby das empresas de telecomunicaƧƵes, controladoras de 8% das riquezas do Brasil, surgirĆ” uma internet dos ricos, com direito Ć  exploraĆ§Ć£o integral das ferramentas existentes, e uma dos pobres, excludente e limitadora.

ComissĆ£o da Verdade de Minas ouve acusado por morte de JK

Imagem
Uma nova linha de investigaĆ§Ć£o em torno das circunstĆ¢ncias da morte de Juscelino Kubitschek, aberta pela ComissĆ£o da Verdade da CĆ¢mara Municipal de SĆ£o Paulo, poderĆ” mudar a versĆ£o corrente do acidente de carro na Via Dutra, ocorrido em 22 de agosto de 1976. Gilberto Natalini (PV), vereador que preside a comissĆ£o, disse nesta segunda (4), em audiĆŖncia pĆŗblica na ComissĆ£o de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas, que estĆ” Ć  procura de um dos legistas que esteve presente na necrĆ³psia de JK e de seu motorista, Geraldo Ribeiro, realizada no Rio de Janeiro. “Essa pessoa estĆ” viva, esteve dentro da sala de autĆ³psia e queremos que nos conte o que viu naquela sala”, afirmou Natalini.

Guinada Ć  direita

Imagem
A direita vai bem, tem espaƧo na mĆ­dia e sĆ³ conhece a linguagem do Ć³dio. Ɖ tĆ£o desprovida de humor que nem percebe quando estĆ£o rindo dela por Nirlando BeirĆ£o — publicado 05/11/2013 10:05, Ćŗltima modificaĆ§Ć£o 05/11/2013 11:54 Raymundo Faoro costumava alertar Mino Carta: “NĆ£o abuse da ironia, que as pessoas nĆ£o vĆ£o entender”. Antonio Prata, colunista da Folha e (antes que alguma alma azeda venha me cobrar transparĆŖncia) meu querido enteado, produziu uma obra-prima de ironia em sua crĆ“nica de domingo (“Guinada Ć  direita”).

DIEGO COSTA E A ESPANHA

Imagem
(HD) - “Cada uno es hijo de sus obras.” - a antiga advertĆŖncia, de Don Quixote de La Mancha, que nos alerta para a conseqĆ¼ĆŖncia das mĆ”s decisƵes, parece ter sido, nos Ćŗltimos anos, totalmente esquecida pela Espanha. Mesmo com uma dĆ­vida externa de quase 200%, 27% de desemprego, quase 100% de dĆ­vida interna lĆ­quida, e cerca de 20 bilhƵes de euros em reservas, Castela continua imprudente e arrogante. E como nĆ£o pode mais exibir duvidosos galardƵes econĆ“micos, passou a exercitar sua proverbial petulĆ¢ncia em outras Ć”reas, como o futebol, por exemplo.

Sweetie, a menina virtual que ajudou a encontrar predadores sexuais na Internet

Imagem
MARISA SOARES   05/11/2013 - 11:32 OrganizaĆ§Ć£o holandesa identificou mil homens – dos quais trĆŖs portugueses – dispostos a pagar para verem uma crianƧa filipina de dez anos em actos sexuais em frente Ć   webcam .  17     TƓPICOS Pedofilia Sexo Pornografia Sweetie Ć© uma menina filipina de dez anos. Todos os dias, durante dez semanas, sentou-se em frente ao computador com a cĆ¢mara ligada e entrou em fĆ³runs online. Durante esse perĆ­odo, foi abordada por mais de 20 mil homens, dos quais mil estavam dispostos a pagar para a verem em actos sexuais diante da cĆ¢mara. SĆ³ nĆ£o sabiam uma coisa: que do outro lado estava alguĆ©m a espiĆ”-los.