Postagens

Mostrando postagens de outubro 24, 2013

“Os prĆ³ximos anos serĆ£o de descoberta da Ɓfrica”, diz Franklin Martins

Imagem
Franklin com o presidente de Angola, JosĆ© Eduardo dos Santos, que dava sua primeira grande entrevista para a TV em mais de duas dĆ©cadas. DivulgaĆ§Ć£o/Cine Group “NĆ³s somos africanos, o Brasil tem que entender isso”. Para o jornalista e ex-ministro Franklin Martins, a falta de informaĆ§Ć£o sobre os paĆ­ses africanos no Brasil nĆ£o Ć© mero acaso, mas um produto do preconceito. No entanto, ele acredita que este cenĆ”rio vai mudar nos prĆ³ximos anos, com o momento positivo vivido pelo continente e a retomada das relaƧƵes entre o Brasil e a Ɓfrica nos Ćŗltimos dez anos. Para ele, os prĆ³ximos anos marcarĆ£o uma redescoberta da Ɓfrica pelos brasileiros. Ex-ministro da ComunicaĆ§Ć£o Social do governo Lula e conselheiro do nosso Instituto, Franklin Martins participou na noite desta terƧa-feira (29) do segundo debate do ciclo “Conversas sobre Ɓfrica”, na sede do Sindicato dos BancĆ”rios, em SĆ£o Paulo. Franklin Ć© o criador e apresentador da sĆ©rie de documentĆ”rios “Presidentes Africanos”, em exibiĆ§Ć£o nos

Papas Bento XVI e Francisco espiados pela NSA

Imagem
PƚBLICO   30/10/2013 - 16:47 Num anexo da embaixada americana em Roma estĆ” uma cĆ©lula partilhada pela NSA e pela CIA. Francisco e Bento XVI em Castel Gandolfo  AFP Em ItĆ”lia, 46 milhƵes de comunicaƧƵes telefĆ³nicas foram interceptadas entre 10 de Dezembro de 2012 e 18 de Janeiro de 2013, para uso da AgĆŖncia Nacional de SeguranƧa (NSA) dos Estados Unidos, e entre elas estĆ£o telefonemas feitos para e a partir do Vaticano. Entre os telefonemas interceptados estĆ£o os do entĆ£o ainda Papa Bento XVI e tambĆ©m do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, que veio a ser entronizado Papa, afirma a revista  Panorama , que usa documentos do analista informĆ”tico Edward Snowden, que trabalhou para a NSA.

Dilma diz que Bolsa Famƭlia Ʃ porta de saƭda da misƩria

Imagem
Danilo Macedo RepĆ³rter da AgĆŖncia Brasil BrasĆ­lia – Durante o evento de comemoraĆ§Ć£o aos dez anos do Bolsa FamĆ­lia, a presidenta Dilma Rousseff disse hoje (30) que o programa Ć© a porta de saĆ­da da misĆ©ria. "NĆ³s sabemos que o Bolsa FamĆ­lia nunca veio para ser o fim do caminho, mas uma ponte; nunca veio para ser uma escada, mas o primeiro degrau; veio, como disse o presidente Lula, [para ser] a porta de saĆ­da da misĆ©ria e a grande porta de entrada para um mundo com futuro e esperanƧa", disse.

Quem bateu no coronel Rossi?

Imagem
               Onde estĆ” a chapa que mostra a fratura? Postado em 30 out 2013por : Jura Passos A polĆ­tica de seguranƧa pĆŗblica brasileira foi cercada pela polĆ­cia. Para romper o cerco, hĆ” dois dentre milhares de crimes cujo esclarecimento Ć© indispensĆ”vel. Onde estĆ” Amarildo? Quem agrediu o coronel Rossi? A violĆŖncia policial em SĆ£o Paulo atingiu nĆ­veis inadmissĆ­veis numa suposta democracia e estado de direito hĆ” muito tempo. Os atuais conflitos com black blocs - nunca Ć© demais lembrar – foram precedidos por crimes gratuitos em sucessĆ£o, desde omissĆ£o durante a Virada Cultural paulistana atĆ© tiros no olho de fotĆ³grafos e senhoras de idade.

Que a coragem de Cristina Kirchner em enfrentar monopĆ³lios de mĆ­dia inspire Dilma

Imagem
Inspiradora Postado por : Paulo Nogueira HĆ” uma enorme torcida na mĆ­dia brasileira contra o governo de Cristina Kirchner. Colunistas brasileiros festejaram “o fim de seu ciclo” na Argentina depois dos resultados das eleiƧƵes legislativas de domingo. Mas como mostrou hoje a charge do jornal argentino PĆ”gina 12: que “derrota” peculiar Ć© aquela em que o governo mantĆ©m a maioria no Congresso. Pois foi isso o que aconteceu na Argentina. E eis que, mal terminada a apuraĆ§Ć£o dos votos, Cristina obtĆ©m uma de suas maiores vitĆ³rias como presidenta, senĆ£o a maior. A Suprema Corte da Argentina aprovou a famosa Ley de Medios.

A comunicaĆ§Ć£o como direito fundamental

Imagem
Por VenĆ­cio A. de Lima  ApresentaĆ§Ć£o de O direito humano Ć  comunicaĆ§Ć£o – Pela democratizaĆ§Ć£o da mĆ­dia, de Pedrinho Guareschi, Editora Vozes, 2013; R$ 36,00; intertĆ­tulos do OI InĆŗmeras tĆŖm sido as dificuldades enfrentadas pelos que lutam pela liberdade de expressĆ£o ao longo dos anos. Talvez a maior delas seja encontrar uma maneira simples e clara, capaz de traduzir para a linguagem comum, as diversas maneiras pelas quais o direito Ć  comunicaĆ§Ć£o diz respeito e afeta diretamente o cotidiano de cada um de nĆ³s.

Rosa Cardoso se diz otimista sobre julgamento de agentes da ditadura

Imagem
Rosa entende que a recente manifestaĆ§Ć£o de Rodrigo Janot Ć© importante para seguir pressionando por justiƧa Advogada diz que trabalho da ComissĆ£o Nacional da Verdade ajuda a resgatar memĆ³ria que geralmente precede tomada de consciĆŖncia e cobranƧa social por condenaĆ§Ć£o de violadores por JoĆ£o Peres, da RBA publicado 30/10/2013 15:14, Ćŗltima modificaĆ§Ć£o 30/10/2013 15:55 SĆ£o Paulo – A advogada Rosa Cardoso, integrante da ComissĆ£o Nacional da Verdade, afirmou hoje (30) acreditar que o Brasil vive um bom momento quanto Ć  possibilidade de julgar e condenar agentes do Estado que cometeram violaƧƵes de direitos humanos durante a ditadura (1964-85). “A polĆ­tica sempre reserva surpresas, mas em princĆ­pio a luta por justiƧa sucede depois de uma luta por memĆ³ria. De socializaĆ§Ć£o dessas memĆ³rias.

Lula diz que ascensĆ£o dos pobres incomoda elite brasileira

Imagem
Lula diz que nenhum outro programa do governo teve um impacto tĆ£o grande como o Bolsa FamĆ­lia Ex-presidente chamou de hipĆ³critas os crĆ­ticos do programa que o taxaram de 'bolsa esmola', quando lanƧado, em 2003 por Hylda Cavalcanti e JĆŗlia Rabahie, da RBA publicado 30/10/2013 BrasĆ­lia – O ex-presidente Luiz InĆ”cio Lula da Silva afirmou hoje (30), durante solenidade em comemoraĆ§Ć£o aos dez anos do Bolsa FamĆ­lia, em BrasĆ­lia, que a ascensĆ£o econĆ“mica e social dos mais pobres incomoda a elite brasileira. “Sei que incomoda muita gente este programa, porque os pobres estĆ£o evoluindo em Pernambuco, na Bahia, em Sergipe.... estĆ£o usando uns maiĆ“s que sĆ³ parte da sociedade usava. Agora a empregada chega para trabalhar usando o mesmo perfume que a patroa, o jardineiro usa o mesmo carro que o patrĆ£o, quando chega no aeroporto estĆ” tudo abarrotado de gente. Ɖ duro...”, ironizou Lula.

Ley de Medios apavora o baronato da mĆ­dia

Imagem
Ley de Medios apavora a Globo Por Altamiro Borges, em seu blog A Suprema Corte da Argentina declarou nesta terƧa-feira (29) a constitucionalidade de quatro artigos da “Ley de Medios” que eram contestados pelo Grupo ClarĆ­n. Com esta decisĆ£o histĆ³rica, o governo de Cristina Kirchner poderĆ” finalmente prosseguir com a aplicaĆ§Ć£o integral da nova legislaĆ§Ć£o, considerada uma das mais avanƧadas do mundo no processo de democratizaĆ§Ć£o da comunicaĆ§Ć£o. A decisĆ£o representa um durĆ­ssimo golpe nos monopĆ³lios midiĆ”ticos nĆ£o apenas na vizinha Argentina. Tanto que a TV Globo dedicou vĆ”rios minutos do seu Jornal Nacional para atacar a nova lei.

ViolĆŖncia Ć© antidemocrĆ”tica e tem que ser coibida, diz Dilma

Imagem
A presidenta Dilma Rousseff disse nesta quarta (30) que os atos de violĆŖncia praticados durante protestos em todo o paĆ­s sĆ£o antidemocrĆ”ticos. Em entrevista concedida nesta manhĆ£ a rĆ”dios do ParanĆ”, Dilma disse que defende as manifestaƧƵes democrĆ”ticas, mas Ć© preciso coibir a violĆŖncia e a destruiĆ§Ć£o do patrimĆ“nio pĆŗblico e privado. “Antes de tudo quero dizer que defendo manifestaƧƵes democrĆ”ticas, mas acredito que a violĆŖncia dos mascarados nĆ£o Ć© democrĆ”tica, Ć© antidemocrĆ”tica e tem que ser coibida”, disse Dilma. “Ɖ necessĆ”rio que os Ć³rgĆ£os responsĆ”veis coĆ­bam essa violĆŖncia para que nĆ£o haja risco Ć s pessoas nem ataques ao patrimĆ“nio pĆŗblico e privado”.

A primeira vida de Hugo ChƔvez

Imagem
As mais de 700 pĆ”ginas do livro de IgnĆ”cio Ramonet sĆ£o lidas com muito interesse, pela trajetĆ³ria de Hugo Chavez e pela sua imensa sensibilidade polĆ­tica. por Emir Sader em 30/10/2013 Quando Ignacio Ramonet anunciou que havia comeƧado a fazer um livro de entrevistas, as comparaƧƵes nĆ£o poderiam deixar de ser feitas com o excelente livro de entrevistas com o Fidel. Este resume toda a trajetĆ³ria do lĆ­der cubano, pouco antes que ele se retirasse da vida polĆ­tica ativa, que ao mesmo tempo era uma viagem por todos os grandes acontecimentos vividos por Fidel. O primeiro sentimento em relaĆ§Ć£o ao livro com Hugo Chavez era de que “era demasiado cedo”, ele nĆ£o teria vivido ainda um perĆ­odo suficientemente longo de tempo, alĆ©m de que se suporia que viveria um perĆ­odo longo, incluindo acontecimentos de grande transcendĆŖncia.

Lula desmente Painel da Folha de S.Paulo

Imagem
Lamentavelmente, hoje (30), a coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, colocou em minha boca coisas que eu nĆ£o disse e informaƧƵes que nĆ£o correspondem a verdade. Luiz InĆ”cio Lula da Silva Do Instituto Lula. Essas sĆ£o as informaƧƵes do Painel da Folha de SĆ£o Paulo: Carta ao mercado O ex-presidente Luiz InĆ”cio Lula da Silva articula nos bastidores para que o Senado vote o projeto de Francisco Dornelles (PP-RJ) de autonomia do Banco Central. Lula conversou sobre isso com o senador na terƧa-feira (29). O petista tambĆ©m falou com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) --que, na semana passada, surpreendeu o governo ao defender a proposta. Lula acha que a votaĆ§Ć£o seria uma forma de debelar a desconfianƧa do mercado em relaĆ§Ć£o ao governo Dilma Rousseff .

Quem perde na guerra de Belo Monte

Imagem
Por Paulo Moreira Leite O debate sobre Belo Monte parece uma discussĆ£o sobre meio ambiente. NĆ£o Ć©. A questĆ£o envolve nosso desenvolvimento e o bem-estar da populaĆ§Ć£o, em especial a mais humilde FaƧa um teste de sinceridade: antes de seguir a leitura deste texto, desligue o computador por um minuto e, no escuro, tente adivinhar qual o tema em discussĆ£o.  Quando vocĆŖ ligar de novo, irĆ” descobrir que o assunto Ć© a construĆ§Ć£o da Usina de Belo Monte.   

A POLƍCIA E O CONTROLE DA SOCIEDADE

Imagem
Postado por Mauro Santayana (JB) - Patricia Acioli e Patricia Amiero. SĆ£o esses dois nomes que nos vĆŖm, primeiro Ć  lembranƧa, no momento em que tramita na AssemblĆ©ia Legislativa do Rio de Janeiro, lei que pretende modificar o cĆ³digo disciplinar da PolĆ­cia Militar e dos Bombeiros, para tornar mais brandas a puniĆ§Ć£o a membros dessas corporaƧƵes que cometam crimes e infraƧƵes disciplinares. As duas PatrĆ­cias sĆ£o nomes emblemĆ”ticos, porque, ao contrĆ”rio do que pensa quem acha que a PM sĆ³ mata bandido, pertencem a uma extensa lista de cidadĆ£os comuns, trabalhadores, formados em universidade, de classe mĆ©dia, que se tornaram vĆ­timas da violĆŖncia, no Rio de Janeiro, nos Ćŗltimos anos.

A Assembleia Geral da ONU aprovou resoluĆ§Ć£o que pede o fim do embargo econĆ“mico a Cuba

TV Brasil -  29/10/2013 ,    no documento se pede o fim do bloqueio econĆ“mico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos desde 1962.  Confira a reportagem.    TV Brasil

Lula defende reforma polĆ­tica em homenagem na CĆ¢mara

Imagem
Sob aplausos e gritos de OlĆŖ, olĆŖ, olĆ”/ Lula/Lula; cercados de pessoas que o paravam para pedidos de fotos e cumprimentos, o ex-presidente da RepĆŗblica, Luiz InĆ”cio Lula da Silva, chegou, na tarde desta terƧa-feira (29) Ć  CĆ¢mara dos Deputados, onde foi homenageado com a medalha Suprema DistinĆ§Ć£o. A medalha foi entregue como “reconhecimento da CĆ¢mara dos Deputados ao enorme papel que tem desempenhado na construĆ§Ć£o de um Brasil mais forte, justo e soberano”.

Black blocs, o assassinato do menino Douglas e o inferno anunciado

Imagem
Autor: Renato Rovai Black blocs, o assassinato do menino Douglas e o inferno anunciado…29/10/2013 | Publicado por Renato Rovai em Direitos Humanos No dia 3 janeiro Ć  noite, bem antes das Jornadas de Junho, uma chacina chocou SĆ£o Paulo. LaĆ©rcio de Souza Grimas, o DJ Lah, de 33 anos, do grupo ConexĆ£o do Morro, foi assassinado com outras seis pessoas num bar do Campo Limpo, zona Sul de SĆ£o Paulo. Bar que ficava em frente ao local onde tinha sido assassinado o pedreiro Paulo Batista do Nascimento, numa execuĆ§Ć£o que, filmada, acabou no FantĆ”stico da Rede Globo. No dia 7 de janeiro, ainda em fĆ©rias, escrevi um post sobre o assunto. Um dos trechos:

Capitalismo nĆ£o apresenta mais saĆ­das para a crise, diz historiador

Imagem
  Por que discutir Marx hoje? Afinal, nĆ£o diziam que o marxismo estĆ” morto e enterrado? Fomos ouvir dois participantes do Congresso Karl Marx sobre esse tema Cristina Portella Lisboa - Por que discutir Marx hoje? Afinal, nĆ£o diziam (alguns ainda insistem em dizer) que o marxismo estĆ” morto e enterrado? Fomos ouvir o que opinam sobre o assunto dois especialistas portugueses e participantes do II Congresso Karl Marx: os historiadores Fernando Rosas, um dos organizadores do congresso e professor da Faculdade de CiĆŖncias Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e Manuel Loff, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Fernando Rosas:  “Capitalismo Ć© incapaz de encontrar saĆ­das para a crise”

Desunidos pela uniĆ£o

Imagem
Por JĆ¢nio de Freitas Mais do que “discutir um programa em conjunto”, a reuniĆ£o de 120 integrantes autĆŖnticos do PSB e informais do quase-Rede da Marina Silva inicia uma tentativa de convivĆŖncia entre os dois contingentes. Esse artifĆ­cio Ć©, por si sĆ³, demonstraĆ§Ć£o clara da extrema dificuldade, para nĆ£o dizer da impossibilidade, de integraĆ§Ć£o efetiva das duas correntes. Ao menos, agora para dizer alguma coisa positiva, enquanto nĆ£o estiver decidido, de fato, quem serĆ” o candidato do partido Ć  PresidĆŖncia.

Dilma: Recuperamos a capacidade de planejar e de ter recursos para mobilidade urbana

Imagem
Presidenta Dilma Rousseff durante cerimĆ“nia de anĆŗncio de investimentos do PAC Mobilidade Urbana. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR TerƧa-feira, 29 de outubro de 2013 Ć s 16:32    A presidenta Dilma Rousseff disse, nesta terƧa-feira (29), em Curitiba, durante anĆŗncio de investimentos em mobilidade urbana, que a parceria entre estados, municĆ­pios e a UniĆ£o Ć© fundamental para viabilizar transporte pĆŗblico de qualidade para a populaĆ§Ć£o brasileira das mĆ©dias e grandes cidades brasileiras. Dilma lembrou da falta de financiamento para transporte coletivo no passado e disse que o governo recuperou a capacidade de planejar e de ter recursos para a mobilidade urbana.

Ley dos Medios Ć© aprovada pela Suprema Corte Argentina

Imagem
Enviado por Miguel do RosĆ”rio A “derrota” do kirchnerismo nĆ£o durou 48 horas. A festa do ClarĆ­n durou pouco. A Corte Suprema de JustiƧa, apĆ³s anos de espera, decidiu, nesta terƧa-feira, pela constitucionalidade da Ley dos Medios, que combate o monopĆ³lio dos meios de comunicaĆ§Ć£o, e que afeta sobretudo o grupo ClarĆ­n.

A direita, os pitbulls, a Secom e 2014

Imagem
Humor e informaĆ§Ć£o: melhores armas na rede por Luiz Carlos Azenha A Folha de S. Paulo Ć© o jornal do marketing. Pretende esconder sua crescente irrevelĆ¢ncia atrĆ”s de opiniƵes “selvagens”. Opinionismo custa relativamente pouco em relaĆ§Ć£o a reportagens investigativas aprofundadas e realmente esclarecedoras. Mas hĆ” mais que dinheiro na contrataĆ§Ć£o de colunistas-pitbulls pelo jornal, mais que controvĆ©rsia como valor em si. HĆ” as redes sociais e a campanha de 2014.

Fujimori vai Ć  audiĆŖncia de processo por desvio de verba pĆŗblica

Imagem
O ex-presidente peruano Alberto Fujimori compareceu nesta segunda-feira (28) Ć  audiĆŖncia do processo que enfrenta pela acusaĆ§Ć£o de desvio de fundos pĆŗblicos para comprar uma linha editorial de jornais sensacionalistas, na qual foi convocado para depor o seu ex-assessor, Vladimiro Montesinos. Durante a segunda audiĆŖncia do processo, o tribunal aceitou o pedido da procuradoria para que Montesinos testemunhasse. A justiƧa peruana jĆ” condenou, em 2005, 29 pessoas por este caso - entre eles, Montesinos, que pegou oito anos de prisĆ£o -, alĆ©m dos ex-generais ElesvĆ”n Bello e JosĆ© Villanueva, pelos delitos de peculato e formaĆ§Ć£o de quadrilha.

“A constituiĆ§Ć£o de 1988 foi a refundaĆ§Ć£o de democracia brasileira”, diz Lula no Senado

Imagem
O ex-presidente Luiz InĆ”cio Lula da Silva recebeu na manhĆ£ desta terƧa-feira (29), no plenĆ”rio do Senado Federal, a medalha Ulysses GuimarĆ£es, em homenagem aos 25 anos da ConstituiĆ§Ć£o Federal. TambĆ©m foram agraciados com a honraria os ex-presidentes JosĆ© Sarney e Fernando Henrique Cardoso (que nĆ£o pode estar presente), o vice-presidente da RepĆŗblica, Michel Temer, o relator da Constituinte, Bernardo Cabral alĆ©m de outros polĆ­ticos e personalidades que participaram do processo. “A constituiĆ§Ć£o de 1988 foi a refundaĆ§Ć£o de democracia brasileira”, afirmou Lula. Ele lembrou o papel crucial de Ulysses GuimarĆ£es na conduĆ§Ć£o da Constituinte e ressaltou uma cĆ©lebre frase dele sobre a ConstituiĆ§Ć£o: “Quanto a ela, discordar, sim. Divergir, sim. Descumprir, jamais. AfrontĆ”-la, nunca”.

O brasileiro Carlos Burle apanhou a maior onda jamais surfada ,Video : SURFPortugal NazarƩ Blow Up

Imagem
Esta segunda-feira pode entrar na histĆ³ria do surf se ficar provado que o brasileiro Carlos Burle apanhou a maior onda jamais surfada, tendo como palco a Praia do Norte, na NazarĆ©. HĆ©lio Valentim, realizador/videĆ³grafo,  registou para a revista SurfPortugal vĆ”rios momentos  em que os surfistas Pedro Scooby e Carlos Burle, tentaram bater o recorde que pertence ao californiano Garrett McNamara. A Ćŗltima onda deste vĆ­deo Ć© aquela que pode ter batido a marca de maior onda alguma vez surfada. VĆ­deo realizado por HĆ©lio Valentim:  www.heliovalentim.com . E produzido pela revista  SurfPortugal

Lula diz que imprensa avacalha a polĆ­tica

Imagem
Karine Melo RepĆ³rter da AgĆŖncia Brasil BrasĆ­lia – O ex-presidente Luiz InĆ”cio Lula da Silva reconheceu a importĆ¢ncia da atuaĆ§Ć£o do senador JosĆ© Sarney (PMDB-AP) na convocaĆ§Ć£o da Assembleia Nacional Constituinte, ao receber a Medalha Ulysses GuimarĆ£es durante a solenidade em comemoraĆ§Ć£o aos 25 anos da ConstituiĆ§Ć£o de 1988, no Senado, nesta terƧa-feira (29).

JucĆ” e ruralistas fazem ofensiva final contra PEC do Trabalho Escravo

Imagem
Trabalhador explorado em carvoaria do ParĆ”: projeto quer restringir puniĆ§Ć£o a escravocratas por Tadeu Breda, da RBA SĆ£o Paulo – Aprovada pela CĆ¢mara em maio do ano passado, e festejada como um salto civilizatĆ³rio para o paĆ­s, a Proposta de Emenda Ć  ConstituiĆ§Ć£o (PEC) 438, conhecida como PEC do Trabalho Escravo, corre sĆ©rios riscos de naufragar antes mesmo de entrar em vigor. O texto, que autoriza a desapropriaĆ§Ć£o de imĆ³veis rurais e urbanos que mantenham empregados em situaĆ§Ć£o anĆ”loga Ć  escravidĆ£o, estĆ” sob fogo cruzado de ruralistas desde que foi apresentado, em 2001. E o tiro de misericĆ³rdia pode ser disparado na quarta-feira (30), quando o Senado deve votar um projeto de lei para regulamentĆ”-lo.

A internet que as teles querem para vocĆŖ !

Imagem
MARCO CIVIL DA INTERNET VĆ­deo mostra a internet que as teles querem para vocĆŖ; e para elas Empresas atacam o princĆ­pio da neutralidade para poder cobrar por recursos hoje disponĆ­veis livremente. Esse embate estĆ” em jogo na discussĆ£o do Marco Civil que estĆ” perto de ser votado. #prestenĆ§Ć£o! por Paulo Donizetti de Souza, da RBA publicado 29/10/2013 SĆ£o Paulo – EstĆ” em discussĆ£o avanƧada no Congresso Nacional o projeto de Marco Civil da internet, que vai instituir um conjunto de regras vĆ”lidas em territĆ³rio nacional. Essas regras definirĆ£o direitos dos usuĆ”rios, como a privacidade,

Papa pede aos bispos do Brasil que se interessem pela SĆ­ria

Imagem
O papa Francisco enviou, por meio da Nunciatura ApostĆ³lica em Brasilia, uma carta a todos os bispos do Brasil, pedindo que acompanhem a situaĆ§Ć£o da SĆ­ria. Dermi Azevedo O papa Francisco acaba de enviar, por meio da Nunciatura ApostĆ³lica em Brasilia, uma carta a todos os bispos do Brasil, pedindo que nĆ£o deixem de acompanhar, como algo de interesse prioritĆ”rio, a situaĆ§Ć£o polĆ­tica da SĆ­ria. O Papa manifesta sua preocupaĆ§Ć£o como as milhares de familias que fogem do territĆ³rio sĆ­rio para os paĆ­ses vizinhos e que enfrentam a fome a e precariedade do atendimento.

Governo federal investirĆ” R$ 1,8 bilhĆ£o no metrĆ“ de Curitiba

Imagem
A presidenta Dilma Roussef afirmou nesta terƧa-feira (29), em sua conta no Twitter, que o governo federal vai investir, com recursos do OrƧamento Geral da UniĆ£o, R$ 1,8 bilhĆ£o no metrĆ“ de Curitiba, alĆ©m de financiar mais R$ 1,4 bilhĆ£o, com 30 anos de amortizaĆ§Ć£o, cinco anos de carĆŖncia e juros subsidiados. ƀs 14h, Dilma participa de cerimĆ“nia em Curitiba para anunciar os investimentos. “Vamos – prefeitura, governo estadual e governo federal – construir o metrĆ“ de Curitiba, que terĆ” 17,6 km e demandarĆ” investimento de R$ 4,56 bilhƵes. O governo federal darĆ” contribuiĆ§Ć£o de R$ 1,8 bilhĆ£o, 39% do total, com recursos do OrƧamento Geral da UniĆ£o.

MegaoperaĆ§Ć£o das ForƧas Armadas leva mĆ©dicos aos rincƵes do paĆ­s

Imagem
 objetivo Ć© distribuir os 2.182 mĆ©dicos estrangeiros que aderiram Ć  segunda etapa do programa Mais MĆ©dicos em 783 municĆ­pios das 27 unidades da federaĆ§Ć£o. Najla Passos BrasĆ­lia - EstĆ” em curso uma das maiores operaƧƵes logĆ­sticas jĆ” realizada pelas ForƧas Armadas brasileira. O objetivo nĆ£o Ć© deslocar tropas ou transportar armas, mas distribuir os 2.182 mĆ©dicos estrangeiros que aderiram Ć  segunda etapa do programa Mais MĆ©dicos em 783 municĆ­pios das 27 unidades da federaĆ§Ć£o.

De Grandis e a PEC 37

Imagem
Se vocĆŖ acha que fez papel de bobo porque acreditou no slogan "PEC 37= impunidade", nĆ£o precisa ficar muito deprimido. SĆ³ um pouco. A descoberta de que o inquĆ©rito sobre a Alston foi parcialmente interrompido, na SuƭƧa, porque o procurador Roberto de Grandis nĆ£o atendeu a uma solicitaĆ§Ć£o das autoridades daquele paĆ­s Ć© um fato que merece um minuto de reflexĆ£o. A explicaĆ§Ć£o de Grandis Ć© bisonha. Ele  nĆ£o teria dado sequencia ao pedido das autoridades suƭƧas, feito em fevereiro de 2011, porque a solicitaĆ§Ć£o ficou guardada na gaveta errada – e nunca mais pensou no assunto.

OS BEAGLES E OS LOBOS

Imagem
Postado por Mauro Santayana (HD) - Desde que a vida surgiu, hĆ” mais de trĆŖs bilhƵes de anos, com as primeiras cadeias de aminoĆ”cidos, espĆ©cies usam espĆ©cies para sobreviver. No inĆ­cio, extraĆ­a-se a energia necessĆ”ria Ć  vida da Ć”gua, do calor e da luz do sol. Depois - Ć  medida que a evoluĆ§Ć£o avanƧou - micrĆ³bios, peixes, dinossauros, felinos e mamĆ­feros passaram a extrair a energia que necessitavam diretamente de outros seres vivos, vegetais e animais. Quer se goste ou nĆ£o, o homem Ć© um fenĆ“meno recentĆ­ssimo nessa longa cadeia, e sĆ³ surgiu e chegou atĆ© onde estĆ” agora, porque - assim como outros predadores - nĆ£o se deteve ou ficou constrangido na hora de matar para se alimentar.

Charge do dia: PĆ³s-manifestaĆ§Ć£o

Imagem
                Charge de Pelicano – Bom Dia (SP).

McNamara surfa mais uma onda gigante na NazarƩ

Imagem
O surfista brasileiro Carlos Burle poderĆ” ter batido nesta segunda-feira o recorde de Garrett McNamara (30 metros), ao surfar uma onda gigante na Praia do Norte, na NazarĆ© "Foi sorte. Uma pessoa nunca sabe quando vai pegar a onda. Ainda nĆ£o tinha surfado nenhuma e toda a equipa jĆ” tinha apanhado onda, a Maya tambĆ©m que quase morreu. Para mim, foi uma adrenalina muito grande ter voltado lĆ” para dentro depois dessa situaĆ§Ć£o toda", afirmou Carlos Burle Ć  agĆŖncia Lusa. O surfista brasileiro, de 46 anos, ainda nĆ£o sabe se bateu o recorde do havaiano Garrett Mcnamara, que em Janeiro deste ano surfou uma onda de 30 metros.

Entidades repudiam declaraĆ§Ć£o de articulista da Veja

Imagem
 Claudio de Moura Castro ApĆ³s diversas crĆ­ticas nas redes sociais Ć  declaraĆ§Ć£o do "educador" e articulista da Veja, Claudio de Moura Castro, sugerindo que "caboclinhas de Pernambuco e do CearĆ”" se casem com engenheiros para aumentar nosso capital humano, diversas entidades ligadas Ć  temĆ”tica da educaĆ§Ć£o fizeram uma carta aberta ao Senado pedindo sua imediata retrataĆ§Ć£o. Confira a Ć­ntegra do texto divulgado pelas instituiƧƵes: "As entidades e movimentos da sociedade civil que participam dos debates para construĆ§Ć£o do novo Plano Nacional de EducaĆ§Ć£o (PNE), desde a 1ĀŖ Conae (ConferĆŖncia Nacional de EducaĆ§Ć£o, 2010), manifestam seu repĆŗdio e exigem retrataĆ§Ć£o pĆŗblica Ć  proposiĆ§Ć£o desrespeitosa apresentada pelo Sr. Claudio de Moura Castro, em audiĆŖncia pĆŗblica realizada no dia 22 de outubro de 2013, na ComissĆ£o de EducaĆ§Ć£o, Cultura e Esporte do Senado Federal.

Policiais em pƩ de guerra com Alckmin

Imagem
Do Amigos do Presidente Lula Por Helena CrĆ­ticas da categoria englobam decisƵes tomadas nos protestos de junho e mudanƧa na cĆŗpula da SeguranƧa As manifestaƧƵes de policiais por aumento salarial que tumultuaram a Assembleia Legislativa de SĆ£o Paulo na semana passada expuseram um gargalo polĆ­tico que preocupa o governador Geraldo Alckmin (PSDB),  candidato a reeleiĆ§Ć£o em 2014. Por mais que tente se aproximar da categoria, que representa um universo de 200 mil pessoas e encarna o debate sobre seguranƧa pĆŗblica, o tucano Ć© considerado pela maioria das 17 entidades que representam as forƧas policiais como um adversĆ”rio a ser batido.

Dilma e Gleisi amanhĆ£ no ParanĆ”

Imagem
Do Blog do Esmael Gleisi e Dilma lanƧam, nesta terƧa, nova ofensiva polĆ­tica no ParanĆ”; elas vĆŖm ao ParanĆ” anunciar obras de mobilidade urbana, em Curitiba, e inaugurar obras no aeroporto de Foz do IguaƧu; no final de semana, a ministra-chefe da Casa Civil jĆ” havia pisado no acelerador polĆ­tico durante assinatura de ordem de serviƧo para construĆ§Ć£o de casas populares em Castro e na recepĆ§Ć£o de mĆ©dicos estrangeiros no aeroporto Afonso Pena, em SĆ£o JosĆ© dos Pinhais.

Polanski e a menina

Imagem
Polanski e a menina: uma dura denĆŗncia da mĆ­dia e da mĆ”quina do judiciĆ”rio Samantha Geimer, estuprada por Roman Polanski, conta em seu livro que seu sofrimento foi ampliado pelo aproveitamento do caso pela mĆ­dia e pelo judiciĆ”rio. Por Ladislau Dowbor Somos todos fĆ£s de Roman Polanski (O bebĆŖ de Rosemary, Chinatown, O pianista), nos deu muita felicidade com os seus filmes. Como conciliar esta simpatia com a visĆ£o de um quarentĆ£o que estuprou uma garota de 13 anos? Claro, porque todos tambĆ©m se lembram de Polanski por este lado mais escuro, em particular porque tivemos algumas dĆ©cadas de noticiĆ”rio internacional e nacional, em todas as mĆ­dias, sobre o “caso”. Com que gosto a mĆ­dia internacional e o sistema judiciĆ”rio americano ficaram se lambuzando, dĆ©cadas a fio, neste assunto predileto de uma boa parte da humanidade, que Ć© de saber quem faz o que com os buraquinhos de quem. Quando se junta fama, entĆ£o, ninguĆ©m resiste. Penetrar na intimidade dos famosos vende bem.

Dois anos de Cristina: o que serĆ£o?

Imagem
A Frente para a VitĆ³ria, dos partidos que apoiam Cristina, conseguiu reter maioria, ainda que apertada, na CĆ¢mara e no Senado. Isso bastarĆ” para 2015? por Emir Sader em 28/10/2013 “Veinta aƱos no es nada”, cantam Gardel e Le Pera em Volver. Dois anos, quanto serĆ£o? A Frente para a VitĆ³ria, dos partidos que apoiam a Cristina, conseguiu reter maioria – ainda que apertada, em alianƧas – na CĆ¢mara e no Senado. Mas isso bastarĆ” para dar uma virada no quadro politico apresentado pelas eleiƧƵes parlamentares desta semana atĆ© a presidencial de 2015?

HistĆ³ria da espionagem de agentes da ABIN/CIA cheira a jogo zero

Imagem
28 out 2013/ Blog do ZĆ© /Por ZĆ© Dirceu Noticiam que sob o disfarce de um posto diplomĆ”tico na Embaixada dos Estados Unidos em BrasĆ­lia, um espiĆ£o da CIA buscou dados sigilosos sobre a atuaĆ§Ć£o do governo brasileiro na TrĆ­plice Fronteira (Brasil-Paraguai-Argentina) e tentou rastrear informantes do governo brasileiro na regiĆ£o. O agente da CIA foi descoberto porque durante sua aĆ§Ć£o ele cooptou um analista da AgĆŖncia Brasileira de InteligĆŖncia (Abin), um alto funcionĆ”rio do Ć³rgĆ£o que chefiava a unidade da agĆŖncia em Foz do IguaƧu (PR), antes de assumir, em 28 de julho de 2011, a superintendĆŖncia da ABIN em Manaus.

A Folha como ela Ć©.

Imagem
Otavio Frias Filho, dono da Folha, Um jornal a serviƧo de si mesmo e de seus amigos: a Folha como ela Ć© Postado em 28 out 2013por : Paulo Nogueira O advogado Joaquim Palhares, editor do site Carta Maior, me convidou para ser colunista de polĆ­tica. Todas as sextas,  a Carta publica um texto meu feito exclusivamente para ela. Sexta passada, foi publicado o texto abaixo:  SĆ£o reveladoras do “pluralismo” da Folha as novas aquisiƧƵes anunciadas pelo jornal para sua cobertura de polĆ­tica. SĆ£o elas: Reinaldo Azevedo, DemĆ©trio Magnolli e Ricardo Melo. Os trĆŖs terĆ£o uma coluna semanal na Folha.

'Caiu na Rede Ć©...trouxa'

Imagem
A Rede da Marina, a Rede do ItaĆŗ, Marina na Rede do ItaĆŗ, e Marcelo Mirisola. Ou 'Caiu na Rede Ć©...trouxa' Teria sido apenas uma incrĆ­vel coincidĆŖncia? Teria sido feito de caso pensado? Quem nasceu primeiro, o ovo (Rede) da Marina ou a galinha (Rede) do ItaĆŗ? Logo apĆ³s a ex-senadora Marina Silva tentar e nĆ£o conseguir registrar seu Rede no TSE, o banco ItaĆŗ, que tem uma das herdeiras da famĆ­lia SetĆŗbal, Maria Alice SetĆŗbal, como uma das principais apoiadoras da Rede, o banco ItaĆŗ, eu dizia, resolveu que seu Redecard passaria a se chamar apenas Rede.

Francisco Carlos Teixeira desiste da GloboNews

Imagem
MĆ­dia repete 64 ao denunciar baderna e vandalismo publicado em 28 de outubro de 2013  sugerido por  Caio Toledo , via e-mail. Ele escreveu: Corajoso e lĆŗcido depoimento do prof. Francisco Carlos Teixeira (UFRJ e IUPERJ) sobre a aĆ§Ć£o fascistizante da PM e a criminalizaĆ§Ć£o dos movimentos sociais no paĆ­s. Ao final da entrevista, Chico Teixeira — frequentemente convidado pela Globo News para debater temas de polĆ­tica internacional — informa que nĆ£o mais aceita convites dessa emissora de TV que criminaliza os movimentos sociais. Um exemplo a ser imitado! PS do Viomundo:  Para quem quer ir direto ao ponto, a partir dos 26 minutos.

Mais 2 mil mƩdicos comeƧam atendimentos em uma semana

Imagem
Os cerca de 2 mil mĆ©dicos com diploma estrangeiro que participam da segunda etapa do Programa Mais MĆ©dicos vĆ£o iniciar os atendimentos em uma semana. Eles atuarĆ£o, a partir da prĆ³xima segunda-feira (4), em unidades bĆ”sicas de SaĆŗde de 783 municĆ­pios e ocuparĆ£o apenas as vagas remanescentes, nĆ£o preenchidas por brasileiros com diploma nacional, que tĆŖm prioridade.

Surfista brasileiro pode ter batido recorde de McNamara em onda gigante na NazarƩ

Imagem
LUSA   28/10/2013 - 11:59 Carlos Burle voltou Ć  Ć”gua, depois de ajudar a socorrer a compatriota Maya Gabeiro. SerĆ” que esta onda de McNamara foi batida?  REUTERS/TƓ MANƉ O surfista brasileiro Carlos Burle poderĆ” ter batido nesta segunda-feira o recorde de Garrett McNamara (30 metros), ao surfar uma onda gigante na Praia do Norte, na NazarĆ©, apĆ³s ter ajudado no salvamento da compatriota Maya Gabeira. "Foi sorte. Uma pessoa nunca sabe quando vai pegar a onda. Ainda nĆ£o tinha surfado nenhuma e toda a equipa jĆ” tinha apanhado onda, a Maya tambĆ©m que quase morreu. Para mim, foi uma adrenalina muito grande ter voltado lĆ” para dentro

Guru de Marina disse que Ć© preciso aumentar a carne e o leite

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOƉ em BrasĆ­lia ConvĆ©m prestar atenĆ§Ć£o no que dizem os pensadores que integram o cĆ­rculo mais influente de Marina Silva, a nĆ£o-candidata que modificou o quadro da disputa quando aderiu ao PSB de Eduardo Campos Num momento em que a oposiĆ§Ć£o faz o possĆ­vel para transformar a economia no ponto central da campanha presidencial, convĆ©m prestar atenĆ§Ć£o no que dizem os pensadores que integram o cĆ­rculo mais influente de Marina Silva, a nĆ£o-candidata que modificou o quadro da disputa quando aderiu ao PSB de Eduardo Campos. HĆ” opiniƵes surpreendentes e atĆ© constrangedoras pelo conteĆŗdo antipopular e pelo carĆ”ter elitista.

A serviƧo de um certo Brasil

Imagem
      por: Saul Leblon A afetaĆ§Ć£o conservadora adicionada Ć s pĆ”ginas da Folha, um maneirismo que pouco ou nada acrescenta ao repertĆ³rio original da direita, exceto pancadas de um bate-estaca monĆ³tono, talvez cause estranhamento Ć  memĆ³ria recente de seus leitores jovens. Justifica-se. A Folha atingiria um milhĆ£o de exemplares de circulaĆ§Ć£o ao final dos anos 70,  (hoje caiu a 1/3 disso) atraindo amplas franjas de leitores introduzidos Ć  vida polĆ­tica na esteira das mobilizaƧƵes  pela redemocratizaĆ§Ć£o.

Microsoft Brasil anuncia fabricaĆ§Ć£o local do console e de games

Imagem
   A Microsoft Brasil anuncia oficialmente hoje, na Brasil Game Show, que o Xbox One serĆ” fabricado no Brasil para atender o mercado brasileiro. O console Ć© um sistema de entretenimento e jogos tudo-em-um que serĆ” lanƧado no dia 22 de novembro, em 13 mercados ao redor do mundo. O mercado brasileiro farĆ” parte dessa primeira onda de lanƧamento de forma completa com consoles e games produzidos em territĆ³rio nacional. “Com esse anĆŗncio, a Microsoft reforƧa seu comprometimento com o mercado brasileiro. A empresa acredita no potencial do paĆ­s e investe na fabricaĆ§Ć£o local com o objetivo de levar uma opĆ§Ć£o completa de entretenimento para as famĆ­lias brasileiras com um preƧo acessĆ­vel.”, afirma Francisco Simon, Diretor de Vendas e Marketing para Varejo da Microsoft Brasil.

TerƧa 29 Ʃ o dia D da internet no Brasil: serƔ votado o Marco Civil

Imagem
Eu diria entĆ£o que nĆ£o Ć© sĆ³ o dia D da internet no Brasil, mas tambĆ©m o dia D da liberdade de expressĆ£o e da democracia. Curtam a pĆ”gina no Facebook e fiquem atentos! O Marco Civil da Internet garante a liberdade dos internautas brasileiros! Pressione o parlamentar de seu estado! Neste dia o Congresso amanhece com a pauta trancada podendo votar apenas o projeto do Marco Civil da Internet que estĆ” em urgĆŖncia constitucional.

A Rede Globo e os BĆ“nus de Volume, Tudo a Ver!

Imagem
LĆ­der na arrecadaĆ§Ć£o de verbas publicitĆ”rias entre todos os meios de comunicaĆ§Ć£o, a Globo tambĆ©m mostra sua forƧa em cifrƵes. Somente em 2012, os canais de TV (abertos e por assinatura) das OrganizaƧƵes Globo arrecadaram R$ 20,8 bilhƵes de reais em anĆŗncios, segundo informe divulgado pela corporaĆ§Ć£o. Por PatrĆ­cia Benvenuti*, no Brasil de Fato Mais de 16 milhƵes de comerciais por ano e um relacionamento com 6 mil agĆŖncias. Esse Ć© um resumo do desempenho da Rede Globo junto ao mercado publicitĆ”rio brasileiro, orgulhosamente exibido na pĆ”gina de internet da emissora.

UE baixa a cabeƧa para os EUA. ƚnica reaĆ§Ć£o forte partiu de Dilma

Imagem
CĆŗpula da UniĆ£o Europeia limitou-se a manifestar preocupaĆ§Ć£o com espionagem dos Estados Unidos. ƚnica medida forte atĆ© agora partiu do governo do Brasil. Eduardo Febbro Paris - Que susto! Os europeus por pouco se enojaram dos Estados Unidos, mas no final se acalmaram. Os espiƵes de Washington podem dormir tranquilos. As galinhas pƵem ovos, a UniĆ£o Europeia um punhado de palavras onde fica retratada sua assombrosa, pusilĆ¢nime e temerosa posiĆ§Ć£o ante os Estados Unidos. Os serviƧos de inteligĆŖncia norte-americanos interceptaram na FranƧa mais de 70 milhƵes de comunicaƧƵes entre dezembro e janeiro de 2013, grampearam o telefone celular da chanceler alemĆ£ Angela Merkel, alĆ©m de outras incontĆ”veis interceptaƧƵes de todos os tipos de que foram alvo os demais membros da UniĆ£o Europeia.

BebĆŖ de um ano vivia no bagageiro do carro da mĆ£e na FranƧa

Imagem
A polĆ­cia realizou uma busca no domicĆ­lio do casal na regiĆ£o de CorrĆØze, no sudeste da FranƧa Foto: (Wikimedia Commons) RFI A crianƧa foi encontrada nua e desidratada dentro de um carro em uma oficina em Terrasson, na regiĆ£o de Dordogne, no sul do paĆ­s, nesta sexta-feira. Os pais do bebĆŖ ainda continuam detidos para interrogatĆ³rio, segundo a polĆ­cia. O bebĆŖ foi encontrado por acaso pelo mecĆ¢nico Guillaume Iguacel, dentro de um cesto colocado no bagageiro do carro da mĆ£e. De acordo com o depoimento de Iguacel, a mulher havia levado o veĆ­culo Ć  oficina para um conserto.

Morreu Lou Reed

Imagem
PƚBLICO   27/10/2013 - 17:51 Estrela do rock tinha 71 anos. RevelaĆ§Ć£o da morte do mĆŗsico norte-americano foi feita na tarde deste domingo pela revista  Rolling Stone . O mĆŗsico, de 71 anos, tinha feito um transplante de fĆ­gado em Maio deste ano.