Postagens

Mostrando postagens de outubro 22, 2013

McNamara surfa mais uma onda gigante na NazarƩ

Imagem
O surfista brasileiro Carlos Burle poderĆ” ter batido nesta segunda-feira o recorde de Garrett McNamara (30 metros), ao surfar uma onda gigante na Praia do Norte, na NazarĆ© "Foi sorte. Uma pessoa nunca sabe quando vai pegar a onda. Ainda nĆ£o tinha surfado nenhuma e toda a equipa jĆ” tinha apanhado onda, a Maya tambĆ©m que quase morreu. Para mim, foi uma adrenalina muito grande ter voltado lĆ” para dentro depois dessa situaĆ§Ć£o toda", afirmou Carlos Burle Ć  agĆŖncia Lusa. O surfista brasileiro, de 46 anos, ainda nĆ£o sabe se bateu o recorde do havaiano Garrett Mcnamara, que em Janeiro deste ano surfou uma onda de 30 metros.

Entidades repudiam declaraĆ§Ć£o de articulista da Veja

Imagem
 Claudio de Moura Castro ApĆ³s diversas crĆ­ticas nas redes sociais Ć  declaraĆ§Ć£o do "educador" e articulista da Veja, Claudio de Moura Castro, sugerindo que "caboclinhas de Pernambuco e do CearĆ”" se casem com engenheiros para aumentar nosso capital humano, diversas entidades ligadas Ć  temĆ”tica da educaĆ§Ć£o fizeram uma carta aberta ao Senado pedindo sua imediata retrataĆ§Ć£o. Confira a Ć­ntegra do texto divulgado pelas instituiƧƵes: "As entidades e movimentos da sociedade civil que participam dos debates para construĆ§Ć£o do novo Plano Nacional de EducaĆ§Ć£o (PNE), desde a 1ĀŖ Conae (ConferĆŖncia Nacional de EducaĆ§Ć£o, 2010), manifestam seu repĆŗdio e exigem retrataĆ§Ć£o pĆŗblica Ć  proposiĆ§Ć£o desrespeitosa apresentada pelo Sr. Claudio de Moura Castro, em audiĆŖncia pĆŗblica realizada no dia 22 de outubro de 2013, na ComissĆ£o de EducaĆ§Ć£o, Cultura e Esporte do Senado Federal.

Policiais em pƩ de guerra com Alckmin

Imagem
Do Amigos do Presidente Lula Por Helena CrĆ­ticas da categoria englobam decisƵes tomadas nos protestos de junho e mudanƧa na cĆŗpula da SeguranƧa As manifestaƧƵes de policiais por aumento salarial que tumultuaram a Assembleia Legislativa de SĆ£o Paulo na semana passada expuseram um gargalo polĆ­tico que preocupa o governador Geraldo Alckmin (PSDB),  candidato a reeleiĆ§Ć£o em 2014. Por mais que tente se aproximar da categoria, que representa um universo de 200 mil pessoas e encarna o debate sobre seguranƧa pĆŗblica, o tucano Ć© considerado pela maioria das 17 entidades que representam as forƧas policiais como um adversĆ”rio a ser batido.

Dilma e Gleisi amanhĆ£ no ParanĆ”

Imagem
Do Blog do Esmael Gleisi e Dilma lanƧam, nesta terƧa, nova ofensiva polĆ­tica no ParanĆ”; elas vĆŖm ao ParanĆ” anunciar obras de mobilidade urbana, em Curitiba, e inaugurar obras no aeroporto de Foz do IguaƧu; no final de semana, a ministra-chefe da Casa Civil jĆ” havia pisado no acelerador polĆ­tico durante assinatura de ordem de serviƧo para construĆ§Ć£o de casas populares em Castro e na recepĆ§Ć£o de mĆ©dicos estrangeiros no aeroporto Afonso Pena, em SĆ£o JosĆ© dos Pinhais.

Polanski e a menina

Imagem
Polanski e a menina: uma dura denĆŗncia da mĆ­dia e da mĆ”quina do judiciĆ”rio Samantha Geimer, estuprada por Roman Polanski, conta em seu livro que seu sofrimento foi ampliado pelo aproveitamento do caso pela mĆ­dia e pelo judiciĆ”rio. Por Ladislau Dowbor Somos todos fĆ£s de Roman Polanski (O bebĆŖ de Rosemary, Chinatown, O pianista), nos deu muita felicidade com os seus filmes. Como conciliar esta simpatia com a visĆ£o de um quarentĆ£o que estuprou uma garota de 13 anos? Claro, porque todos tambĆ©m se lembram de Polanski por este lado mais escuro, em particular porque tivemos algumas dĆ©cadas de noticiĆ”rio internacional e nacional, em todas as mĆ­dias, sobre o “caso”. Com que gosto a mĆ­dia internacional e o sistema judiciĆ”rio americano ficaram se lambuzando, dĆ©cadas a fio, neste assunto predileto de uma boa parte da humanidade, que Ć© de saber quem faz o que com os buraquinhos de quem. Quando se junta fama, entĆ£o, ninguĆ©m resiste. Penetrar na intimidade dos famosos vende bem.

Dois anos de Cristina: o que serĆ£o?

Imagem
A Frente para a VitĆ³ria, dos partidos que apoiam Cristina, conseguiu reter maioria, ainda que apertada, na CĆ¢mara e no Senado. Isso bastarĆ” para 2015? por Emir Sader em 28/10/2013 “Veinta aƱos no es nada”, cantam Gardel e Le Pera em Volver. Dois anos, quanto serĆ£o? A Frente para a VitĆ³ria, dos partidos que apoiam a Cristina, conseguiu reter maioria – ainda que apertada, em alianƧas – na CĆ¢mara e no Senado. Mas isso bastarĆ” para dar uma virada no quadro politico apresentado pelas eleiƧƵes parlamentares desta semana atĆ© a presidencial de 2015?

HistĆ³ria da espionagem de agentes da ABIN/CIA cheira a jogo zero

Imagem
28 out 2013/ Blog do ZĆ© /Por ZĆ© Dirceu Noticiam que sob o disfarce de um posto diplomĆ”tico na Embaixada dos Estados Unidos em BrasĆ­lia, um espiĆ£o da CIA buscou dados sigilosos sobre a atuaĆ§Ć£o do governo brasileiro na TrĆ­plice Fronteira (Brasil-Paraguai-Argentina) e tentou rastrear informantes do governo brasileiro na regiĆ£o. O agente da CIA foi descoberto porque durante sua aĆ§Ć£o ele cooptou um analista da AgĆŖncia Brasileira de InteligĆŖncia (Abin), um alto funcionĆ”rio do Ć³rgĆ£o que chefiava a unidade da agĆŖncia em Foz do IguaƧu (PR), antes de assumir, em 28 de julho de 2011, a superintendĆŖncia da ABIN em Manaus.

A Folha como ela Ć©.

Imagem
Otavio Frias Filho, dono da Folha, Um jornal a serviƧo de si mesmo e de seus amigos: a Folha como ela Ć© Postado em 28 out 2013por : Paulo Nogueira O advogado Joaquim Palhares, editor do site Carta Maior, me convidou para ser colunista de polĆ­tica. Todas as sextas,  a Carta publica um texto meu feito exclusivamente para ela. Sexta passada, foi publicado o texto abaixo:  SĆ£o reveladoras do “pluralismo” da Folha as novas aquisiƧƵes anunciadas pelo jornal para sua cobertura de polĆ­tica. SĆ£o elas: Reinaldo Azevedo, DemĆ©trio Magnolli e Ricardo Melo. Os trĆŖs terĆ£o uma coluna semanal na Folha.

'Caiu na Rede Ć©...trouxa'

Imagem
A Rede da Marina, a Rede do ItaĆŗ, Marina na Rede do ItaĆŗ, e Marcelo Mirisola. Ou 'Caiu na Rede Ć©...trouxa' Teria sido apenas uma incrĆ­vel coincidĆŖncia? Teria sido feito de caso pensado? Quem nasceu primeiro, o ovo (Rede) da Marina ou a galinha (Rede) do ItaĆŗ? Logo apĆ³s a ex-senadora Marina Silva tentar e nĆ£o conseguir registrar seu Rede no TSE, o banco ItaĆŗ, que tem uma das herdeiras da famĆ­lia SetĆŗbal, Maria Alice SetĆŗbal, como uma das principais apoiadoras da Rede, o banco ItaĆŗ, eu dizia, resolveu que seu Redecard passaria a se chamar apenas Rede.

Francisco Carlos Teixeira desiste da GloboNews

Imagem
MĆ­dia repete 64 ao denunciar baderna e vandalismo publicado em 28 de outubro de 2013  sugerido por  Caio Toledo , via e-mail. Ele escreveu: Corajoso e lĆŗcido depoimento do prof. Francisco Carlos Teixeira (UFRJ e IUPERJ) sobre a aĆ§Ć£o fascistizante da PM e a criminalizaĆ§Ć£o dos movimentos sociais no paĆ­s. Ao final da entrevista, Chico Teixeira — frequentemente convidado pela Globo News para debater temas de polĆ­tica internacional — informa que nĆ£o mais aceita convites dessa emissora de TV que criminaliza os movimentos sociais. Um exemplo a ser imitado! PS do Viomundo:  Para quem quer ir direto ao ponto, a partir dos 26 minutos.

Mais 2 mil mƩdicos comeƧam atendimentos em uma semana

Imagem
Os cerca de 2 mil mĆ©dicos com diploma estrangeiro que participam da segunda etapa do Programa Mais MĆ©dicos vĆ£o iniciar os atendimentos em uma semana. Eles atuarĆ£o, a partir da prĆ³xima segunda-feira (4), em unidades bĆ”sicas de SaĆŗde de 783 municĆ­pios e ocuparĆ£o apenas as vagas remanescentes, nĆ£o preenchidas por brasileiros com diploma nacional, que tĆŖm prioridade.

Surfista brasileiro pode ter batido recorde de McNamara em onda gigante na NazarƩ

Imagem
LUSA   28/10/2013 - 11:59 Carlos Burle voltou Ć  Ć”gua, depois de ajudar a socorrer a compatriota Maya Gabeiro. SerĆ” que esta onda de McNamara foi batida?  REUTERS/TƓ MANƉ O surfista brasileiro Carlos Burle poderĆ” ter batido nesta segunda-feira o recorde de Garrett McNamara (30 metros), ao surfar uma onda gigante na Praia do Norte, na NazarĆ©, apĆ³s ter ajudado no salvamento da compatriota Maya Gabeira. "Foi sorte. Uma pessoa nunca sabe quando vai pegar a onda. Ainda nĆ£o tinha surfado nenhuma e toda a equipa jĆ” tinha apanhado onda, a Maya tambĆ©m que quase morreu. Para mim, foi uma adrenalina muito grande ter voltado lĆ” para dentro

Guru de Marina disse que Ć© preciso aumentar a carne e o leite

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOƉ em BrasĆ­lia ConvĆ©m prestar atenĆ§Ć£o no que dizem os pensadores que integram o cĆ­rculo mais influente de Marina Silva, a nĆ£o-candidata que modificou o quadro da disputa quando aderiu ao PSB de Eduardo Campos Num momento em que a oposiĆ§Ć£o faz o possĆ­vel para transformar a economia no ponto central da campanha presidencial, convĆ©m prestar atenĆ§Ć£o no que dizem os pensadores que integram o cĆ­rculo mais influente de Marina Silva, a nĆ£o-candidata que modificou o quadro da disputa quando aderiu ao PSB de Eduardo Campos. HĆ” opiniƵes surpreendentes e atĆ© constrangedoras pelo conteĆŗdo antipopular e pelo carĆ”ter elitista.

A serviƧo de um certo Brasil

Imagem
      por: Saul Leblon A afetaĆ§Ć£o conservadora adicionada Ć s pĆ”ginas da Folha, um maneirismo que pouco ou nada acrescenta ao repertĆ³rio original da direita, exceto pancadas de um bate-estaca monĆ³tono, talvez cause estranhamento Ć  memĆ³ria recente de seus leitores jovens. Justifica-se. A Folha atingiria um milhĆ£o de exemplares de circulaĆ§Ć£o ao final dos anos 70,  (hoje caiu a 1/3 disso) atraindo amplas franjas de leitores introduzidos Ć  vida polĆ­tica na esteira das mobilizaƧƵes  pela redemocratizaĆ§Ć£o.

Microsoft Brasil anuncia fabricaĆ§Ć£o local do console e de games

Imagem
   A Microsoft Brasil anuncia oficialmente hoje, na Brasil Game Show, que o Xbox One serĆ” fabricado no Brasil para atender o mercado brasileiro. O console Ć© um sistema de entretenimento e jogos tudo-em-um que serĆ” lanƧado no dia 22 de novembro, em 13 mercados ao redor do mundo. O mercado brasileiro farĆ” parte dessa primeira onda de lanƧamento de forma completa com consoles e games produzidos em territĆ³rio nacional. “Com esse anĆŗncio, a Microsoft reforƧa seu comprometimento com o mercado brasileiro. A empresa acredita no potencial do paĆ­s e investe na fabricaĆ§Ć£o local com o objetivo de levar uma opĆ§Ć£o completa de entretenimento para as famĆ­lias brasileiras com um preƧo acessĆ­vel.”, afirma Francisco Simon, Diretor de Vendas e Marketing para Varejo da Microsoft Brasil.

TerƧa 29 Ʃ o dia D da internet no Brasil: serƔ votado o Marco Civil

Imagem
Eu diria entĆ£o que nĆ£o Ć© sĆ³ o dia D da internet no Brasil, mas tambĆ©m o dia D da liberdade de expressĆ£o e da democracia. Curtam a pĆ”gina no Facebook e fiquem atentos! O Marco Civil da Internet garante a liberdade dos internautas brasileiros! Pressione o parlamentar de seu estado! Neste dia o Congresso amanhece com a pauta trancada podendo votar apenas o projeto do Marco Civil da Internet que estĆ” em urgĆŖncia constitucional.

A Rede Globo e os BĆ“nus de Volume, Tudo a Ver!

Imagem
LĆ­der na arrecadaĆ§Ć£o de verbas publicitĆ”rias entre todos os meios de comunicaĆ§Ć£o, a Globo tambĆ©m mostra sua forƧa em cifrƵes. Somente em 2012, os canais de TV (abertos e por assinatura) das OrganizaƧƵes Globo arrecadaram R$ 20,8 bilhƵes de reais em anĆŗncios, segundo informe divulgado pela corporaĆ§Ć£o. Por PatrĆ­cia Benvenuti*, no Brasil de Fato Mais de 16 milhƵes de comerciais por ano e um relacionamento com 6 mil agĆŖncias. Esse Ć© um resumo do desempenho da Rede Globo junto ao mercado publicitĆ”rio brasileiro, orgulhosamente exibido na pĆ”gina de internet da emissora.

UE baixa a cabeƧa para os EUA. ƚnica reaĆ§Ć£o forte partiu de Dilma

Imagem
CĆŗpula da UniĆ£o Europeia limitou-se a manifestar preocupaĆ§Ć£o com espionagem dos Estados Unidos. ƚnica medida forte atĆ© agora partiu do governo do Brasil. Eduardo Febbro Paris - Que susto! Os europeus por pouco se enojaram dos Estados Unidos, mas no final se acalmaram. Os espiƵes de Washington podem dormir tranquilos. As galinhas pƵem ovos, a UniĆ£o Europeia um punhado de palavras onde fica retratada sua assombrosa, pusilĆ¢nime e temerosa posiĆ§Ć£o ante os Estados Unidos. Os serviƧos de inteligĆŖncia norte-americanos interceptaram na FranƧa mais de 70 milhƵes de comunicaƧƵes entre dezembro e janeiro de 2013, grampearam o telefone celular da chanceler alemĆ£ Angela Merkel, alĆ©m de outras incontĆ”veis interceptaƧƵes de todos os tipos de que foram alvo os demais membros da UniĆ£o Europeia.

BebĆŖ de um ano vivia no bagageiro do carro da mĆ£e na FranƧa

Imagem
A polĆ­cia realizou uma busca no domicĆ­lio do casal na regiĆ£o de CorrĆØze, no sudeste da FranƧa Foto: (Wikimedia Commons) RFI A crianƧa foi encontrada nua e desidratada dentro de um carro em uma oficina em Terrasson, na regiĆ£o de Dordogne, no sul do paĆ­s, nesta sexta-feira. Os pais do bebĆŖ ainda continuam detidos para interrogatĆ³rio, segundo a polĆ­cia. O bebĆŖ foi encontrado por acaso pelo mecĆ¢nico Guillaume Iguacel, dentro de um cesto colocado no bagageiro do carro da mĆ£e. De acordo com o depoimento de Iguacel, a mulher havia levado o veĆ­culo Ć  oficina para um conserto.

Morreu Lou Reed

Imagem
PƚBLICO   27/10/2013 - 17:51 Estrela do rock tinha 71 anos. RevelaĆ§Ć£o da morte do mĆŗsico norte-americano foi feita na tarde deste domingo pela revista  Rolling Stone . O mĆŗsico, de 71 anos, tinha feito um transplante de fĆ­gado em Maio deste ano.

Obama sabia de grampo em telefone de Merkel, afirma jornal alemĆ£o

Imagem
ALEMANHA Impresa contradiz Casa Branca, afirmando que presidente americano sabia da espionagem telefĆ“nica contra a premiĆŖ desde 2010. Programa da NSA teria iniciado em 2002, com a recusa alemĆ£ em participar da guerra no Iraque. Segundo o jornal alemĆ£o  Bild am Sonntag , pelo menos desde 2010 o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sabia que seu serviƧo secreto grampeava o telefone da chanceler federal alemĆ£, Angela Merkel. Naquele ano, o diretor da AgĆŖncia Nacional de SeguranƧa (NSA, na sigla em inglĆŖs), Keith Alexander, teria informado pessoalmente ao presidente americano sobre a aĆ§Ć£o sigilosa. "Obama nĆ£o suspendeu a operaĆ§Ć£o na ocasiĆ£o, mas sim a deixou seguir", afirma o periĆ³dico em sua ediĆ§Ć£o deste domingo (27/10), citando como fonte um alto funcionĆ”rio da NSA.

O saldo de Libra

Imagem
O sucesso do leilĆ£o derrota a visĆ£o pessimista segundo a qual prevaleceria entre os investidores estrangeiros uma enorme desconfianƧa diante do intervencionismo por Delfim Netto — publicado 27/10/2013 FrustraĆ§Ć£o, mesmo, sĆ³ para quem apostava que o leilĆ£o de Libra seria um fracasso por causa da desconfianƧa de duas ou trĆŖs das mais “notĆ”veis” multinacionais do petrĆ³leo em relaĆ§Ć£o Ć  funcionalidade do modelo imaginado para a exploraĆ§Ć£o das reservas do prĆ©-sal no litoral brasileiro.

OS ƚLTIMOS PƁRIAS DA TERRA

Imagem
Postado por Mauro Santayana (JB) - HĆ” alguns dias, o mundo acompanha, com atenĆ§Ć£o, o drama de duas meninas. Uma, chama-se Leonarda. A outra, Maria. Leonarda, de quinze anos, foi tirada Ć  forƧa de dentro de um Ć“nibus, em uma excursĆ£o escolar, e expulsa da FranƧa, junto com sua famĆ­lia. Maria, de quatro, foi encontrada, hĆ” alguns dias, em uma cidade no interior da GrĆ©cia, e retirada do casal com que estava por suspeita de rapto. Leonarda Ć© morena. Maria Ć© loira. A primeira nasceu na ItĆ”lia, e foi criada na FranƧa. Mas estĆ” em Kosovo, paĆ­s em que nunca viveu, porque seu pai Ć© originĆ”rio dali, da antiga IugoslĆ”via. Seu irmĆ£o, Daniel, nasceu em, NĆ”poles, mas mora na UcrĆ¢nia. Sua irmĆ£, Erina, mora na FranƧa, mas nasceu tambĆ©m na ItĆ”lia, assim como Maria, que tem 17, Rocky, de 12, Ronaldo, de 8, e Hassan, de 5 anos. SĆ³ a caƧula, Medina, nasceu na FranƧa.

Jantares de Joaquim Barbosa

Imagem
por Paulo Moreira Leite Como acontece com a biografia de todo mundo, existe uma diferenƧa notĆ”vel entre aquilo que a pessoa diz e aquilo que faz NĆ£o por acaso, nos dias de hoje o Brasil debate a postura de biografados de prestĆ­gio que se acham no direito de romper a garantia constitucional que protege a liberdade de expressĆ£o para garantir o privilĆ©gio de proibir a divulgaĆ§Ć£o de narrativas que nĆ£o consideram convenientes. Em seu esforƧo para firmar autoridade como um magistrado acima de toda suspeita, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, Ć© um crĆ­tico permanente do que chama de “conluio” entre juĆ­zes e advogados. Ɖ uma crĆ­tica que tem fundamento.

FuncionĆ”rio da InteligĆŖncia brasileira Ć© exonerado apĆ³s acusaĆ§Ć£o de colaborar com a CIA

Imagem
Documentos obtidos por Snowden revelaram que a presidente Dilma Rousseff, seus assessores e a Petrobras foram espionados The Guardian/AFP Acusado teve promessa de posto diplomĆ”tico na embaixada dos Estados Unidos em BrasĆ­lia Um agente da AgĆŖncia Brasileira de InteligĆŖncia (Abin) foi exonerado por ser suspeito de enviar informaƧƵes secretas para a CIA, segundo publicou neste domingo (27) o jornal O Estado de SĆ£o Paulo. O funcionĆ”rio da Abin, que dirigiu a subunidade da Abin em Foz do IguaƧu atĆ© meados de 2011, teria sido cooptado no ano seguinte por um agente americano com a promessa de um posto diplomĆ”tico na embaixada dos Estados Unidos em BrasĆ­lia, revelou o jornal.

Os peixƵes da Rede

Imagem
26 de outubro de 2013 | 09:43 Nassif alerta que as empresas que patrocinam Marina, em especial o ItaĆŗ, podem ter danos de imagem quando comeƧarem a sofrer ataques severos por parte daqueles que vĆŖem a candidatura Marina como um adversĆ”rio a ser derrubado. “Trata-se de uma das mais ousadas e arriscadas experiĆŖncias de marketing: o investimento pesado no sentido de rede, provocando um imbricamento entre a imagem das empresas e de uma candidatura polĆ­tica.” ItaĆŗ, Natura e Marina, com a mesma imagem

Washington em aĆ§Ć£o: O tempo Ć© dos porta-aviƵes que virĆ£o intimidar

Imagem
Adivinhe quem veio para o jantar? Por que Washington nĆ£o pode parar: a chegada da era das pequenas guerras e micro conflitos 22 de outubro de 2013 Por Tom Engelhardt, no TomDispatch TraduĆ§Ć£o Heloisa Villela Em matĆ©ria de projeĆ§Ć£o pura de poder, nunca existiu nada assim. Sua forƧa militar dividiu o mundo – o planeta todo – em seis “comandos”. Sua frota, com 11 porta-aviƵes de grupos de combate, domina os mares e o faz sem desafios por quase sete dĆ©cadas.

Juan e Eva, uma aula de Argentina

Imagem
Enviado por Miguel do RosĆ”rio on 26/10/2013 Estreou neste fim de semana um filme que ajuda a suprir uma vergonhosa lacuna na cultura brasileira, que Ć© a falta de conhecimento sobre a histĆ³ria de nosso principal vizinho, a Argentina. Claro que a nossa mĆ­dia tem culpa importante nisso. Se Obama espirrar, a cena aparece no mesmo dia no Jornal Nacional. Sobre a Argentina, nada. Ou antes, a Argentina aparece na mĆ­dia apenas em pautas negativas. NĆ£o se dĆ” nenhum destaque ao fato da Argentina ser o nosso parceiro comercial mais importante, porque importa produtos brasileiros industrializados, e paga os melhores preƧos.

Um novo slogan para a Folha de S.Paulo

Imagem
Paulo Nogueira: um novo slogan para a Folha de S.Paulo SĆ£o reveladoras do conceito de pluralismo da Folha de S. Paulo as novas aquisiƧƵes anunciadas pelo jornal para sua cobertura de polĆ­tica. Paulo Nogueira SĆ£o reveladoras do “pluralismo” da Folha as novas aquisiƧƵes anunciadas pelo jornal para sua cobertura de polĆ­tica. SĆ£o elas: Reinaldo Azevedo, DemĆ©trio Magnolli e Ricardo Melo. Os trĆŖs terĆ£o uma coluna semanal na Folha.

Os cĆŗmplices da ditadura

Imagem
Horacio Verbitsky e Juan Pablo Bohoslavsky fizeram um levantamento sobre a Argentina, no livro Cuentas pendientes, sobre os cumplices da ditadura. por Emir Sader em 26/10/2013 Em vĆ”rios paĆ­ses da regiĆ£o estĆ£o sendo investigados  os delitos de sangue cometidos durante as ditaduras militares, mas atĆ© aqui ficaram de fora os atores econĆ“micos que interessadamente a promoveram ou a facilitaram, isto Ć©, as pessoas, instituiƧƵes e empresas que forneceram bens e serviƧos Ć queles governos ou que obtiveram benefĆ­cios em troca do apoio Ć  execuĆ§Ć£o dos planos criminais. Coautores, associados, instigadores , conspiradores, executores, cĆŗmplices, beneficiĆ”rios sĆ£o alguns dos possĆ­veis formatos desses vĆ­nculos, que devem ser investigados.

Brasil e Alemanha preparam resoluĆ§Ć£o contra espionagem

Imagem
Proposta para coibir "ingerĆŖncias arbitrĆ”rias" e violaƧƵes do direito internacional poderĆ” ser adotada atĆ© o fim do ano. InformaƧƵes vazadas revelam que Dilma e Merkel foram espionadas pelos americanos. O Brasil e a Alemanha apresentarĆ£o na prĆ³xima semana uma proposta de resoluĆ§Ć£o para que a Assembleia Geral da ONU se pronuncie contra a espionagem e em defesa da proteĆ§Ć£o da privacidade e das comunicaƧƵes. Segundo fontes diplomĆ”ticas que confirmaram a informaĆ§Ć£o nesta sexta-feira (25/10), as primeiras conversas comeƧaram meses atrĆ”s, quando estourou o escĆ¢ndalo de espionagem envolvendo a AgĆŖncia de SeguranƧa Nacional (NSA, na sigla original) americana. "Diplomatas brasileiros e alemĆ£es encontraram-se hoje [sexta-feira] com colegas europeus e latino-americanos, a fim de discutir uma minuta de resoluĆ§Ć£o", afirmou a fonte.

PrĆ©-histĆ³ria do prĆ©-sal

Imagem
Profeta e precursor foi GetĆŗlio Vargas, ele entendeu o que a UDN pretendia por Mauricio Dias — publicado 26/10/2013 A exploraĆ§Ć£o do prĆ©-sal, deslanchada na segunda-feira 21, com o leilĆ£o do Campo de Libra, Ć© uma questĆ£o igual ou talvez atĆ© de maior importĆ¢ncia para o PaĆ­s como foi, em meados do sĆ©culo XX, a luta pela exploraĆ§Ć£o do petrĆ³leo brasileiro.

"Falha tĆ©cnica" parou site da AgĆŖncia Nacional de SeguranƧa americana

Imagem
PƚBLICO   26/10/2013 - 10:50 PĆ”gina da NSA esteve inacessĆ­vel durante vĆ”rias horas. Nas redes sociais, circularam rumores de que teria sido um ataque informĆ”tico. O edificio da NSA no estado de Maryland, Estados Unidos.  SAUL LOEB/AFP A AgĆŖncia Nacional de SeguranƧa (NSA) dos Estados Unidos desmentiu rumores que circulam nas redes sociais de que um ataque informĆ”tico teria estado na origem da paragem do site da agĆŖncia na sexta-feira Ć  tarde e durante vĆ”rias horas.

PraƧa e memorial em homenagem a Vladimir Herzog sĆ£o inaugurados em SĆ£o Paulo

Imagem
JOƃO PAULO BRITO/REPƓRTER DO FUTURO O espaƧo, atrĆ”s da CĆ¢mara de SĆ£o Paulo, tem um mosaico feito pelo artista Elifas Andreato por Camila Maciel, da AgĆŖncia Brasil publicado 25/10/2013 17:29 SĆ£o Paulo – Foram inaugurados hoje (25), no centro da capital paulista, uma praƧa e um memorial em homenagem ao jornalista Vladimir Herzog, assassinado durante a ditadura (1964-85). O espaƧo, localizado atrĆ”s da CĆ¢mara Municipal, conta com um painel de mosaico feito a partir da obra do grĆ”fico e jornalista Elifas Andreato, que retrata a morte de Herzog, torturado e morto nas dependĆŖncias do Destacamento de OperaƧƵes de InformaƧƵes – Centro de OperaƧƵes de Defesa Interna (Doi-Codi), em 25 de outubro de 1975.

PressĆ£o popular pela reforma polĆ­tica

Imagem
A manifestaĆ§Ć£o de uma centena de entidades da sociedade civil nĆ£o tem sido suficiente para o Congresso Novembro serĆ” marcado por pressĆ£o popular pela reforma politica. Integrantes da CoalizĆ£o pelas EleiƧƵes Limpas decidiram iniciar o mĆŖs com mobilizaĆ§Ć£o e intensificar campanha para coleta de assinaturas ao projeto de iniciativa popular por Hylda Cavalcanti publicado 25/10/2013 BrasĆ­lia – O dia 12 de novembro serĆ” marcado por uma grande manifestaĆ§Ć£o nacional pela reforma polĆ­tica e para coleta de novas assinaturas ao projeto de iniciativa popular sobre o tema, que estĆ” sendo coordenado pela chamada CoalizĆ£o DemocrĆ”tica pelas EleiƧƵes Limpas. O movimento, que conta com o apoio de mais de 160 parlamentares e Ć© formado por 91 entidades da sociedade civil organizada, deu inĆ­cio a partir de hoje (25) Ć 

AS LIƇƕES DE LIBRA

Imagem
P ostado por Mauro Santayana  (JB) - A mobilizaĆ§Ć£o de vĆ”rias organizaƧƵes, e a greve dos petroleiros, com a apresentaĆ§Ć£o de dezenas de aƧƵes na justiƧa, nĆ£o conseguiu impedir que o LeilĆ£o de Libra fosse realizado, com a vitĆ³ria de duas estatais chinesas, duas multinacionais europĆ©ias, e participaĆ§Ć£o, em 40%, da Petrobras. Obviamente, do ponto de vista do interesse nacional, o ideal seria que o negĆ³cio tivesse ficado totalmente com a Petrobras, ou melhor, com outra empresa, 100% estatal e brasileira (a PPSA nĆ£o tem estrutura de produĆ§Ć£o  prĆ³pria) que fosse encarregada de operar exclusivamente essas reservas.

O resultado do Ibope e o Brasil teimoso

Imagem
O resultado do Ibope vai intensificar o alarido conservador que jĆ” ganhava contornos de uma operaĆ§Ć£o de vida ou morte nos Ćŗltimos meses. Editorial Carta Maior por: Saul Leblon O resultado do Ibope desta 5ĀŖ feira vai intensificar o alarido conservador que jĆ” ganhava contornos de uma operaĆ§Ć£o de vida ou morte nos Ćŗltimos meses. A um ano do pleito, Ć© cedo para quem pode comemorar a perspectiva de vitĆ³ria incondicional no 1Āŗ turno, como mostram as pesquisas.

Vacina desenvolvida no Brasil pode tratar cĆ¢ncer de prĆ³stata

Imagem
Sistema imunolĆ³gico do paciente passa a identificar as cĆ©lulas cancerosas e destrĆ³i o tumor. TĆ©cnica tem sido adaptada com sucesso para outros tipos de carcinoma. O cĆ¢ncer de prĆ³stata matou pelo menos 15 mil brasileiros no ano passado e 60 mil novos casos surgem no paĆ­s anualmente. Embora os Ć­ndices de cura sejam elevados – 95% para casos descobertos precocemente, conforme dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) – uma vacina pode ser a esperanƧa contra a doenƧa.

Google, Facebook e Apple contra armazenamento de dados no Brasil

Imagem
ALEXANDRE MARTINS   25/10/2013 - 14:22 Brasil quer obrigar empresas a manter servidores no paĆ­s. Grupo de 45 organizaƧƵes internacionais alerta que nova lei pode ser pior para a privacidade e para a competitividade do mercado brasileiro. A Presidente do Brasil tem sido uma das vozes mais activas contra a espionagem da NSA  UESLEI MARCELINO/REUTERS PĆŗblico O Brasil prepara-se para aprovar uma lei que obriga empresas como a Google e o Facebook a instalarem servidores no seu territĆ³rio, mas um grupo de 45 organizaƧƵes internacionais considera que a medida vai acabar por reduzir a seguranƧa, aumentar os custos para os utilizadores e levar a uma reduĆ§Ć£o da competitividade.

Adeus, jornais impressos

Imagem
a Folha em 1984) Por Cynara Menezes CaĆ­ de amores pela Folha de S.Paulo aos 17 anos, em 1984, quando entrei na faculdade e o jornal apoiou a campanha pelas Diretas-JĆ”. AtĆ© entĆ£o, menina do interior da Bahia, nĆ£o conhecia bem a grande imprensa. O jornal que estampava em sua primeira pĆ”gina o desejo de todos nĆ³s, brasileiros, de votar para presidente, me cativou. Como para vĆ”rios da minha geraĆ§Ć£o, trabalhar na Folha se tornou um sonho para mim. E de fato trabalhei no jornal, entre idas e vindas, quase 10 anos. Tive espaƧo, Ć³timas oportunidades, conheci de perto figuras incrĆ­veis: Ulysses GuimarĆ£es, Darcy Ribeiro,

A insolvĆŖncia americana

Imagem
Vamos ter de caminhar para uma soluĆ§Ć£o mais razoĆ”vel, em torno deuma moeda internacional, como previa Keynes,que a partir de Bretton Woods insistiu nesse ponto por Delfim Netto — publicado 25/10/2013 No horĆ”rio brasileiro passava de 22 horas da quarta-feira 16, quando o presidente da maior potĆŖncia mundial emitiu um comunicado desde a Casa Branca, em Washington. ComeƧaria a reabrir os pagamentos do governo imediatamente para “permitir o funcionamento normal dos serviƧos pĆŗblicos”, tĆ£o logo terminasse a votaĆ§Ć£o legislativa na CĆ¢mara de Representantes, esperada para a madrugada de quinta-feira. Aprovada no Senado, a lei permitiria “remover a ameaƧa de insolvĆŖncia que paira sobre a economia dos Estados Unidos diante do impasse sobre a elevaĆ§Ć£o do teto da dĆ­vida”.

Cabos submarinos para os EUA nĆ£o sĆ£o mais prioridade, diz Bonilha

Imagem
quinta-feira, 24 de outubro de 2013, 15h50 Os projetos de cabos submarinos da Telebras jĆ” receberam aprovaĆ§Ć£o do conselho de administraĆ§Ć£o para o andamento apĆ³s uma pausa para focar nas prioridades da instalaĆ§Ć£o da rede para a Copa das ConfederaƧƵes neste ano. "Estamos retomando os projetos, e o mais avanƧado Ć© da ligaĆ§Ć£o Brasil/Angola, conduzido pela Angola Cables", disse o presidente da estatal, Caio Bonilha, nesta quinta, 24, na Futurecom 2013. A Telebras ainda tem nos projetos as rotas Brasil/Portugal (saindo tambĆ©m de Fortaleza), um tronco para ligar SĆ£o Paulo Ć  Fortaleza; e a rota Brasil/Estados Unidos.

Forbes coloca quatro brasileiros como candidatos a sucessor de Steve Jobs

Imagem
Jornal GGN  A ediĆ§Ć£o de outubro da revista Forbes, a publicaĆ§Ć£o conhecida mundialmente pela elaboraĆ§Ć£o das listas das pessoas mais ricas do mundo, revelou cinco nomes de brasileiros os quais destaca que podem se tornar os sucessores de Steve Jobs em termos de inovaĆ§Ć£o. Em sua maioria, sĆ£o jovens que arriscaram carreiras consolidadas por projetos inovadores, mas que agora deslancham no sucesso e no excelente retorno financeiro.

Tucanos reiteram candidatura de AĆ©cio e comentam atuaĆ§Ć£o de Serra

Imagem
Beatriz Bulla - AgĆŖncia Estado SĆ£o Paulo - Os tucanos Marconi Perillo, governador de GoiĆ”s, e Antonio Anastasia, governador de Minas Gerais, reiteraram nesta quinta-feira, 24, o entendimento de que o candidato da legenda ao Planalto em 2014 serĆ” o senador mineiro AĆ©cio Neves. Mesmo com a recente atuaĆ§Ć£o do ex-governador JosĆ© Serra no cenĆ”rio polĆ­tico, Perillo repetiu um lema de MĆ”rio Covas, de que "a fila anda", e Anastasia avaliou que a participaĆ§Ć£o polĆ­tica de Serra nĆ£o Ć© prejudicial para a candidatura de AĆ©cio.

Ibope: Dilma vence no 1Āŗ turno mesmo se Marina for candidata

Imagem
Ed Ferreira/EstadĆ£o Em trĆŖs dos quatro cenĆ”rios avaliados pelo instituto, Dilma tem entre 39% e 41% das intenƧƵes de voto, mais do que a soma das preferĆŖncias pelos adversĆ”rios 24 de outubro de 2013 | 18h 00 Daniel Bramatti - EstadĆ£o Dados Pesquisa Ibope em parceria com o Estado sobre a sucessĆ£o presidencial mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) venceria no primeiro turno se as eleiƧƵes fossem hoje e seus adversĆ”rios fossem AĆ©cio Neves, pelo PSDB, e Marina Silva ou Eduardo Campos, pelo PSB.

Atriz Catherine Deneuve completa 70 anos cheia de planos

Imagem
Catherine Deneuve, a inesquecĆ­vel musa do clĆ”ssico de LuĆ­s Bunuel "A bela da tarde" e de diretores como Truffaut e Polanski, completa hoje 70 anos. Para muitos cinĆ©filos, ela Ć© o rosto do cinema francĆŖs. Com 120 filmes na carreira, a grande estrela nem pensa em aposentadoria e continua na ativa.

Propinoduto tucano do MetrƓ paulista chega atƩ ao governo de FHC

Imagem
O escĆ¢ndalo do propinoduto tucano, que trata da corrupĆ§Ć£o ativa da multinacional francesa Alstom, empresa investigada pelo pagamento de subornos em projetos ligados aos trens e ao metrĆ“ de SĆ£o Paulo, segue cada mais mais perto da cĆŗpula do PSDB de SĆ£o Paulo. Nesta quinta-feira (23), reportagem dos jornalistas Fausto Macedo e Ricardo Chapola, do diĆ”rio conservador paulistano Estado de S. Paulo, aponta responsĆ”veis muito prĆ³ximos dos governadores na Ć©poca, a saber, JosĆ© Serra e Geraldo Alckmin.

PS4 e Xbox One sĆ£o 'tecnologia velha', diz executivo da Nvidia

Imagem
Para executivo da Nvidia, videogames de nova geraĆ§Ć£o estarĆ£o desde o primeiro dia em desvantagem em relaĆ§Ć£o aos PCs para jogos (Foto: Ina Fassbender/Reuters) as Bruno Araujo Do G1, em SĆ£o Paulo Americano Rev Lebaredian esteve em SĆ£o Paulo para evento SB Games. AMD, fabricante das placas de vĆ­deo dos dois consoles, contesta afirmaĆ§Ć£o. Os videogames de nova geraĆ§Ć£o PlayStation 4 e Xbox One sĆ£o o que hĆ” de mais avanƧado em termos de consoles de mesa. Mas isso nĆ£o convence Rev Lebaredian, diretor sĆŖnior de engenharia da fabricante de placas de vĆ­deo Nvidia, de que os novos aparelhos sĆ£o a melhor opĆ§Ć£o para os jogadores.

Amarildo em nosso futuro

Imagem
Paulo Moreira Leite NĆ£o cabe transformar o esforƧo de investigaĆ§Ć£o da morte de Amarildo numa campanha polĆ­tica contra as UPPs A tortura e morte do pedreiro Amarildo Ć© uma tragĆ©dia que define um limite em nossa polĆ­tica de seguranƧa pĆŗblica. Amarildo foi morto nas dependĆŖncias de uma UPP, a mais avanƧada iniciativa das autoridades do Rio de Janeiro para defender a populaĆ§Ć£o pobre daquele Estado. NĆ£o conheƧo nenhuma crĆ­tica racional Ć s UPPs nem encontrei uma Ćŗnica voz capaz de apresentar objeƧƵes consistentes Ć s perspectivas de melhoria que elas oferecem a milhƵes de brasileiros excluĆ­dos pela Historia.

Quem sĆ£o os ‘otaku’, a nova geraĆ§Ć£o de japoneses que nĆ£o gosta de sexo

Imagem
Postado em 24 out 2013por : Diario do Centro do Mundo Publicado originalmente na BBC Brasil.  A nĆ£o ser que algo aconteƧa para melhorar o Ć­ndice de natalidade do JapĆ£o, a sua populaĆ§Ć£o vai diminuir por um terƧo entre agora e 2060. Um motivo para a falta de bebĆŖs Ć© o surgimento de uma nova “categoria” de homens japoneses – os otaku, que gostam mais de literatura manga, anime e computadores do que sexo no mundo real. TĆ³quio Ć© a maior metrĆ³pole do mundo, com 35 milhƵes de habitantes, e Ć© difĆ­cil acreditar que natalidade seria um problema aqui.

Dilma anuncia investimentos de R$ 13,5 bilhƵes em saneamento e pavimentaĆ§Ć£o

Imagem
Danilo Macedo RepĆ³rter da AgĆŖncia Brasil BrasĆ­lia - A presidenta Dilma Rousseff informou hoje (24) que o governo anunciarĆ” esta manhĆ£ investimentos de R$ 13,5 bilhƵes em saneamento e pavimentaĆ§Ć£o para 1.198 municĆ­pios em todo o paĆ­s. As obras fazem parte do Programa de AceleraĆ§Ć£o do Crescimento (PAC 2). “Colocar tanto dinheiro em saneamento e pavimentaĆ§Ć£o seria impensĆ”vel uma dĆ©cada atrĆ”s”, escreveu Dilma em sua conta no microblog Twitter. “Mostra nossa responsabilidade com a melhoria da vida nas cidades. Ɖ nas cidades que os problemas cotidianos ocorrem”.

Mais um julgamento para Berlusconi

Imagem
Antigo primeiro-ministro italiano acusado de subornar senador. A justiƧa nĆ£o dĆ” trĆ©guas a Berlusconi  ALESSANDRO BIANCHI/REUTERS do Publico O ex-chefe do Governo italiano, Silvio Berlusconi, deverĆ” ser julgado num caso de corrupĆ§Ć£o no qual Ć© acusado de ter subornado um senador da oposiĆ§Ć£o. Um magistrado de NĆ”poles marcou a primeira audiĆŖncia para o dia 11 de Fevereiro.

Clima de disputa Marina x Eduardo Campos jĆ” aflora na mĆ­dia

Imagem
24 out 2013/ destaque /Por ZĆ© Dirceu Ɖ natural que o presidente nacional do PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, se esforce para ocupar espaƧos na grande imprensa, jĆ” que sua concorrente ao posto de candidato ao Planalto em 2014, sua parceira polĆ­tica ex-senadora Marina Silva (PSB/Rede), foi privilegiada nas Ćŗltimas semanas com uma exposiĆ§Ć£o na mĆ­dia raramente vista no paĆ­s.