Postagens

Mostrando postagens de outubro 17, 2013

Todos contra a Cristina

Imagem
A oposiĆ§Ć£o canta loas ao que ambiciona que seja o fim do ciclo kirchnerista. Os prĆ³ximos dois anos vĆ£o dizer que futuro espera a Argentina. por Emir Sader em 23/10/2013 Ć s 14:49 As comparaƧƵes polĆ­ticas entre o Brasil e a Argentina mostram traƧos comuns: Peron e Getulio, Frondizi e JK, as ditaduras militares, Alfonsin e Sarney, Menem e FHC, Nestor Kirchner e Lula, Cristina e Dilma.

Casa Branca demite alto funcionƔrio que criticava governo pelo Twitter

Imagem
RFI Um alto funcionĆ”rio do Departamento de SeguranƧa Nacional dos Estados Unidos foi demitido apĆ³s ser descoberto como o responsĆ”vel por uma conta anĆ“nima no Twitter que disparava mensagens crĆ­ticas ao governo e seus membros desde fevereiro de 2011. Com a conta @natsecwonk (especialista em seguranƧa nacional), Jofi Joseph ironizava as decisƵes de seus superiores e questionava a inteligĆŖncia deles.

Ministros do STF recebem acima do teto de R$ 28 mil

Imagem
Ministra Rosa Weber Ć© a mais bem remunerada Dez dos 11 ministros recebem salĆ”rio acima do teto do funcionalismo pĆŗblico. Eles devem julgar em breve se os servidores do Senado devem devolver a quantia por RedaĆ§Ć£o — publicado 23/10/2013 16:39, Ćŗltima modificaĆ§Ć£o 23/10/2013 16:40 da Carta Capital Os ministros do Supremo Tribunal Federal decidirĆ£o em breve sobre um privilĆ©gio similar ao que eles mesmo recebem. Eles vĆ£o julgar se os servidores do Senado tem de devolver ao Estado o dinheiro que recebem acima do teto salarial de 28 mil reais. Mas, com exceĆ§Ć£o da ministra Rosa Weber, todos os outros ministros do STF recebem acima deste teto, segundo reportagem da Folha de S. Paulo.

Arrotos de vaca: uma fonte de energia alternativa

Imagem
VERA NOVAIS   22/10/2013 - 10:08 Mochila nas costas das vacas criada para recolher os gases produzidos durante a digestĆ£o, permitindo a produĆ§Ć£o de biocombustĆ­vel. A mochila criada para recolher os gases digestivos das vacas  DR JĆ” imaginou uma vaca de mochila Ć s costas? E com um tubo ligado directamente a um dos seus quatro “estĆ“magos”? Ɖ precisamente isso que uma equipa de cientistas argentinos pretende fazer, para recolher os arrotos das vacas. Tudo para ajudar a reduzir os gases com efeito de estufa emitidos pelos bovinos. A produĆ§Ć£o de energia, para a indĆŗstria ou para os transportes, Ć© a principal responsĆ”vel pela emissĆ£o de gases com efeito de estufa, por estar ainda demasiado dependente da queima de combustĆ­veis fĆ³sseis, como o petrĆ³leo e o carvĆ£o.

Parlamento Europeu quer suspender envio de dados bancƔrios para EUA

Imagem
ALEXANDRE MARTINS   23/10/2013 - 18:35 Acordo com Washington dever ser travado devido Ć s revelaƧƵes sobre espionagem a cidadĆ£os da UniĆ£o Europeia. O Parlamento votou dividido  VINCENT KESSLER/REUTERS A falta de uma resposta firme da Europa Ć s revelaƧƵes sobre a espionagem da AgĆŖncia de SeguranƧa Nacional (NSA) levou o Parlamento Europeu a esboƧar uma retaliaĆ§Ć£o. Numa resoluĆ§Ć£o hoje aprovada, os deputados exigem que a ComissĆ£o Europeia suspenda o acordo com os EUA para o envio de informaĆ§Ć£o sobre transacƧƵes bancĆ”rias, assinado com o objectivo de seguir o financiamento do terrorismo.

Debate econƓmico no Brasil ainda Ʃ preso ao passado

Imagem
 Entrevista do mĆŖs /Por ZĆ© Dirceu O debate econĆ“mico no Brasil muitas vezes ainda Ć© preso ao passado, distante da realidade que o paĆ­s vive hoje. O grande desafio agora Ć© tentar buscar um consenso em relaĆ§Ć£o Ć s diferentes correntes existentes, que pregam receitas divergentes para o Brasil e nĆ£o dialogam entre si. A avaliaĆ§Ć£o Ć© do economista e professor Nelson Barbosa, que deixou a Secretaria-Executiva do MinistĆ©rio da Fazenda em junho deste ano. Em conversa com o nosso blog, o pesquisador do IBRE (FGV) e professor da Escola de Economia de Sao Paulo (FGV) e do Instituto de Economia do Rio de Janeiro (UFRJ) diz que Ć© preciso “muita capacidade polĆ­tica” do governo para construir um consenso nacional e superar o debate preso ao passado. “Acontece que Ć s vezes as coisas ficam disfarƧadas e nebulosas por conta da mĆ­dia, que quer estabelecer um Fla x Flu”, acrescenta.

Fernando Rodrigues e o brasileiro que quer “se encostar”

Imagem
23 de outubro de 2013 | 12:03 Fernando Rodrigues, hoje, na  Folha , escreve aquelas coisas tĆ­picas de uma geraĆ§Ć£o “yuppie”, que reciclou a ideia colonial de que os brasileiros sĆ£o um povo indolente, ao afirmar que “uma parcela significativa dos cidadĆ£os por aqui sonha em se encostar no Estado-nhonhĆ“.” A histĆ³ria da indolĆŖncia brasileira Ć© velha como a SĆ© de Braga, como dizia minha avĆ³. Vem de um semi-racismo que subjaz tambĆ©m Ć  ideologia da superioridade ariana (ou anglo-teutĆ“nica): Ć  lassidĆ£o hedonista dos latinos, ainda mais aos que carregam o sangue “poluĆ­do” pelos mouros: portugueses e espanhĆ³is.

Paulo Nogueira: Gentili, o chapa branca

Imagem
Enviado por Miguel do RosĆ”rio A teoria de Nogueira Ć© certĆ­ssima. Hoje em dia, no Brasil, Ć© muito fĆ”cil falar mal do PT ou do governo. Porque vivemos uma democracia, e o PT tem tradiĆ§Ć£o democrĆ”tica de lidar tranquilamente com a crĆ­tica (diferente de alguns partidos, que promovem censura em redes sociais, e pedem a “cabeƧa” de jornalistas). Na verdade, criticar o PT virou a coisa mais politicamente correta que hĆ”. Politicamente incorreto seria, numa plateia de riquinhos, elogiar o PT. Ou fazer uma piada que zombasse do Ć³dio da mĆ­dia Ć  Lula.

Ditadura assassina

Imagem
Juiz acusa 79 ex-agentes de Pinochet por morte de comunistas Um juiz chileno acusou nesta terƧa-feira (22) 79 ex-agentes da DireĆ§Ć£o de InteligĆŖncia Nacional (Dina), polĆ­cia secreta da ditadura de Augusto Pinochet, pelo desaparecimento e morte de oito militantes do Partido Comunista entre 1976 e 1977, informou o Poder JudiciĆ”rio. Entre os indiciados estĆ” o ex-diretor da instituiĆ§Ć£o, Manuel Contreras, que cumpre pena de centenas de anos por outros crimes contra a humanidade.

Empresas que cresceram com o Nazismo.

Imagem
Empresas buscam melhor forma de lidar com passado nazista Nos Ćŗltimos anos, vĆ”rias companhias tentaram esclarecer relaĆ§Ć£o com o regime de Hitler, impulsionadas sobretudo por novas geraƧƵes de executivos. A Ćŗltima foi a mundialmente famosa fabricante de alimentos Dr. Oetker. O nome nas embalagens de pizza congelada, fermento em pĆ³ e outros produtos alimentĆ­cios Ć© bastante conhecido. Presente tambĆ©m no Brasil, a Dr. Oetker Ć© uma das marcas alemĆ£s mais famosas no mundo. Agora, quase 70 anos apĆ³s o fim da Segunda Guerra Mundial, a empresa publicou um estudo sobre seu passado, mais especificamente durante o regime nazista.

Ouro negro

Imagem
Conseguir muitos participantes para um leilĆ£o nĆ£o significa que foram feitas as melhores regras para o PaĆ­s. Mas, sim, as regras que mais interessam aos empresĆ”rios de fora Conseguir muitos participantes para um leilĆ£o nĆ£o significa que foram feitas as melhores regras para o PaĆ­s. Mas, sim, as regras que mais interessam aos empresĆ”rios de fora.  Em vĆ­deo, o diretor da Sucursal BrasĆ­lia de ISTOƉ, Paulo Moreira Leite, comenta o resultado do leilĆ£o do prĆ©-sal, vencido pelo Ćŗnico consĆ³rcio que disputou o campo de prospecĆ§Ć£o de petrĆ³leo.   Clique aqui e assista ao vĆ­deo

Ninho de tucano, ovos de serpente

Imagem
Um site de propriedade do Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC) estĆ” sendo investigado por inquĆ©rito policial em SĆ£o Paulo. Por Saul Leblon Na Carta Maior Um site de propriedade do Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC), que se autodefine como um espaƧo onde ’10 mil brasileiros estĆ£o discutindo a naĆ§Ć£o’, estĆ” sendo investigado por inquĆ©rito  policial em SP (78Āŗ distrito).

O que ganhamos com a aprovaĆ§Ć£o do Marco Civil da Internet?

Imagem
O debate sobre a nacionalizaĆ§Ć£o de datacenters pode tirar o foco de questƵes mais importantes, como a neutralidade da rede. por Pedro Augusto e Pedro Mizukami — publicado 23/10/2013 O projeto de lei 2126/11, conhecido como Marco Civil da Internet, teve votaĆ§Ć£o adiada por sucessivas vezes na CĆ¢mara, Casa em que tramita hĆ” dois anos. Em razĆ£o das recentes denĆŗncias de espionagem pela NSA (National Security Agency), dos EUA, a proposta foi colocada em regime de urgĆŖncia. Se atĆ© dia 27 nĆ£o for votada, fica trancada a pauta de deliberaƧƵes da CĆ¢mara.

A BIOMETRIA E O TOTALITARISMO

Imagem
Postado por Mauro Santayana (HD) - Ɖ necessĆ”rio refletir sobre Estado, Sistema e indivĆ­duo,   neste momento em que o TSE estĆ” implementando - por simples ResoluĆ§Ć£o – o Recadastramento BiomĆ©trico obrigatĆ³rio da populaĆ§Ć£o brasileira. Bakunin nos recorda que, na maioria das vezes, a cada aumento da autoridade do Estado, corresponde igual ou maior diminuiĆ§Ć£o da liberdade do cidadĆ£o. John Locke, na mesma linha, reflete que a finalidade da justiƧa – e da Lei – nĆ£o pode ser nunca a de abolir ou restringir a Liberdade, mas sim, de fortalecĆŖ-la e aumentĆ”-la. E lembra que cada homem Ć© proprietĆ”rio de sua prĆ³pria pessoa, e, com relaĆ§Ć£o a ela, a ninguĆ©m poderĆ” ser dado o direito de estar acima dele. HĆ” que se tomar cuidado com a biometria.

Vaticano suspende o "bispo do luxo"

Imagem
PƚBLICO   23/10/2013 - 11:56 Prelado alemĆ£o no centro de um escĆ¢ndalo provocado pelos gastos sumptuosos na construĆ§Ć£o de uma residĆŖncia diocesana Tebartz-van Elst foi chamado na semana passada ao Vaticano  FREDRIK VON ERICHSEN/AFP O Vaticano anunciou nesta quarta-feira a suspensĆ£o, atĆ© nova ordem, de monsenhor Franz-Peter Tebartz-van Elst, conhecido na Alemanha como o “bispo do luxo” pelos gastos sumptuosos desde que assumiu a chefia da diocese de Limburgo.

STF poderĆ” mudar decisĆ£o sobre Lei de Anistia, afirma ministro Marco AurĆ©lio de Mello

Imagem
2 out 2013 Blog do ZĆ© /Por ZĆ© Dirceu justicaBoas novas do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Marco AurĆ©lio de Mello se pronunciou nesta segunda-feira (21.10) sobre as iniciativas de revisĆ£o da Lei de Anistia recentes.

Alckmin amplia terceirizaĆ§Ć£o e entrega da saĆŗde ao setor privado

Imagem
JƚLIA MORAES/ FOLHAPRESS OrganizaƧƵes sociais administram pelo menos 37 dos 80 hospitais pĆŗblicos do estado Governo de SĆ£o Paulo adota modelo em que empresas administram as unidades e as OSs cuidam do atendimento mĆ©dico por Sarah Fernandes, da RBA SĆ£o Paulo – As primeiras parcerias pĆŗblico-privadas do governo do estado de SĆ£o Paulo para a construĆ§Ć£o de trĆŖs hospitais pĆŗblicos – nas cidades de Sorocaba, SĆ£o JosĆ© dos Campos e na capital paulista –, anunciados pela Secretaria de SaĆŗde no Ćŗltimo dia 9, incluirĆ£o tambĆ©m a gestĆ£o dos serviƧos que nĆ£o se relacionem com atendimento clĆ­nico incluindo, por exemplo, seguranƧa e alimentaĆ§Ć£o, como informou o secretĆ”rio de estado da SaĆŗde, David Uip. JĆ” os serviƧos mĆ©dicos ficarĆ£o a cargo de organizaƧƵes sociais, atualmente responsĆ”veis pela gestĆ£o de pelo menos 37 dos 80 hospitais pĆŗblicos do estado.

Dilma pede desculpas em nosso nome, Dr. Juan

Imagem
Dilma Rousseff fez, hoje, o que milhares de brasileiros decentes desejariam poder fazer. Pedir desculpas ao Dr. Juan Delgado, um dos que foi hostilizado e chamado de escravo por maus mƩdicos em Fortaleza, hƔ dois meses.

Quem perdeu no prƩ-sal

Imagem
Por Paulo Moreira Leite Para quem apostou que o leilĆ£o do Campo de Libra seria um fracasso, o resultado Ć© humilhante Os crĆ­ticos do prĆ©-sal saĆ­ram do leilĆ£o em posiĆ§Ć£o difĆ­cil. Ao contrĆ”rio do que sustentaram nas Ćŗltimas semanas, duas empresas privadas de porte – a Shell e a Total – assumiram um papel relevante no consĆ³rcio, equivalente a 40 % de participaĆ§Ć£o. Para quem garantia que o leilĆ£o seria um fracasso porque sĆ³ seria capaz de despertar o interesse de duas estatais chinesas, dado que por si sĆ³ deveria ser visto como um desastre inesquecĆ­vel, o resultado Ć© um saldo humilhante.

"Caso Maria": Supremo Tribunal da GrƩcia manda investigar centenas de certidƵes de nascimento

Imagem
PƚBLICO   22/10/2013 - 18:04 Os juĆ­zes consideram que o caso da menina encontrada em acampamento cigano pode nĆ£o ser Ćŗnico no paĆ­s. O acampamento cigano de Farsala, onde Maria foi encontrada  AFP O Supremo Tribunal da GrĆ©cia ordenou esta terƧa-feira uma investigaĆ§Ć£o a todas as certidƵes de nascimento passadas nos Ćŗltimos seis anos com base em declaraƧƵes dos pais e nĆ£o em registos de hospitais e maternidades. Isto porque os magistrados consideram que o "caso Maria" nĆ£o Ć© um episĆ³dio isolado e pode ter-se repetido por todo o paĆ­s. Maria Ć© a menina que foi encontrada a viver com uma famĆ­lia cigana em Farsala, perto de Larissa, no Centro da GrĆ©cia. Por ser loura e de olhos claros, a polĆ­cia, que realizava uma operaĆ§Ć£o Ć 

No Facebook nĆ£o hĆ” maminhas mas hĆ” decapitaƧƵes

Imagem
ANA GOMES FERREIRA   22/10/2013 - 16:00 PƚBLICO-Portugal Ao autorizar vĆ­deos de decapitaƧƵes, a empresa americana levantou questƵes que vĆ£o da sua Ć©tica Ć  sua jurisdiĆ§Ć£o. As polĆ©micas nĆ£o afectaram a prestaĆ§Ć£o do Facebook na bolsa  AFP Ɖ um mundo estranho, o do Facebook. Um mundo onde nĆ£o se pode mostrar a imagem de uma mama de mulher, mas se autoriza a publicaĆ§Ć£o de vĆ­deos de pessoas a serem decapitadas. A administraĆ§Ć£o desta empresa americana com mais de mil milhƵes de utilizadores em todo o mundo decidiu, esta semana, voltar a permitir a publicaĆ§Ć£o de imagens e filmes de decapitaƧƵes. Em Maio, e depois de milhares de protestos – um

Ildo Sauer: “Fernando Henrique Cardoso estĆ” se sentindo pequeno”

Imagem
por  Luiz Carlos Azenha Foi tudo bem. Ganhamos! Partilha nĆ£o Ć© concessĆ£o, que nĆ£o Ć© privatizaĆ§Ć£o. Quem vocĆŖ pensa que somos? O Brasil Ć© pobre e nĆ£o tem dinheiro para fazer as coisas sozinho. Todos os que nĆ£o concordam com o discurso oficial foram definitivamente hipnotizados pelo PlĆ­nio de Arruda Sampaio. O carioca nem ligou para o leilĆ£o e curtiu a praia, que esse negĆ³cio de petrĆ³leo Ć© muito complicado para ele. A China vai nos salvar dos Estados Unidos! SĆ³ o black bloc quer estragar a festa. Todo mundo que nĆ£o concorda Ć© ressentido, tucano ou ultraesquerdista — menos o Arnaldo Jabor e a Miriam LeitĆ£o, que aplaudiram o leilĆ£o. Gabrielli? Fracassado. Metri? Sindicalista! RequiĆ£o? GagĆ”. Petroleiros? Oportunistas. Comparato? Dinossauro. Estes foram alguns dos argumentos brandidos nas Ćŗltimas horas em torno do leilĆ£o de Libra. Mas, se tudo Ć© tĆ£o simples assim e o leilĆ£o foi um grande negĆ³cio, por que o desespero, a tentativa de sufocar as opiniƵes contrĆ”rias? SerĆ” que foi mesmo um

CĆ¢mara pode votar PL que acaba com 'autos de resistĆŖncia' nesta terƧa

Imagem
A medida estĆ” prevista no PL 4471/12, que exige investigaĆ§Ć£o de todos os homicĆ­dios cometidos pelas polĆ­cias, cujas principais vĆ­timas sĆ£o negros e pobres. Najla Passos BrasĆ­lia – A CĆ¢mara pode votar, nesta terƧa (22), o PL 4471/12, que prevĆŖ investigaĆ§Ć£o rigorosa de todos os homicĆ­dios cometidos pelas polĆ­cias, ao acabar com os chamados “autos de resistĆŖncia”, ferramenta criada pela ditadura para encobrir execuƧƵes de

Ser de esquerda na era neoliberal

Imagem
Ser de esquerda hoje Ć© lutar contra a modalidade assumida pelo capitalismo no perĆ­odo histĆ³rico contemporĆ¢neo, Ć© ser antineoliberal, em todas as suas modalidade por Emir Sader em 22/10/2013 Um instituto que fez a pesquisa e os editorialistas da velha mĆ­dia se enroscaram nos seus resultados, sem entender o seu significado. Afinal, se a maioria dos brasileiros Ć© de direita – parte que vota na Dilma e parte que vota na oposiĆ§Ć£o -  porque a direita tem perdido sempre e continuarĆ” a perder as eleiƧƵes? Por que os polĆ­ticos mais populares do pais sĆ£o Lula e Dilma e os mais impopulares FHC e Serra?

Argentina 4 x 0 Brasil

Imagem
Desde a aprovaĆ§Ć£o da lei de meios, foram instaladas, na Argentina, 152 rĆ”dios em escolas de primeiro e segundo graus, 45 TVs e 53 rĆ”dios FM universitĆ”rias. Os nĆŗmeros mostram o resultado da garantia do direito Ć  comunicaĆ§Ć£o. por Intervozes Por Pedro Ekman* A Argentina comemorou 4 anos de vida da Lei de ServiƧos de ComunicaĆ§Ć£o Audiovisual 26.522, popularmente conhecida como lei de meios, no dia 10 de outubro. Os resultados produzidos pela lei construĆ­da para democratizar a comunicaĆ§Ć£o no paĆ­s saltam aos olhos, mesmo que o monopĆ³lio siga com todos os esforƧos para interditar a aplicaĆ§Ć£o integral da regra.

As crĆ­ticas ao leilĆ£o do campo de Libra

Imagem
Nas Ćŗltimas trĆŖs eleiƧƵes, a Petrobras foi o mais eficaz argumento brandido pelo PT. Em 2014, o governo terĆ” que encontrar outro discurso. por Luis Nassif — publicado 22/10/2013 11:43 Para entender melhor as crĆ­ticas ao leilĆ£o do campo de Libra. O que norteou o projeto foi a percepĆ§Ć£o de que as riquezas do prĆ©-sal se constituĆ­am em um risco ou uma oportunidade para o paĆ­s. Risco se o paĆ­s se deixasse contentar apenas com a receita petrolĆ­fera. A oportunidade consistiria em utilizar o prĆ©-sal para desenvolver a indĆŗstria nacional e criar uma competĆŖncia interna no mercado de Ć”guas profundas; e para gerar recursos para Ć”reas centrais de cidadania, como a educaĆ§Ć£o. ***

O PEIXE E O GATO - O ACORDO COM A UE E O FUTURO DO MUNDO.

Imagem
(JB) - Pressionada pelos que procuram rotular seu governo como intervencionista, e por reportagens como a que saiu anteontem na The Economist – acusando o Brasil de protecionismo, a Presidente Dilma desvia os olhos do peixe e os coloca no gato. Para responder aos adversĆ”rios e Ć  pressĆ£o do “establishment” financeiro internacional - exercida via FMI, The Economist, The Wall Street Journal, et caterva, como o El Pais - o governo pretende enviar a Bruxelas, na prĆ³xima quinzena,  os Ministros das RelaƧƵes Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, e do Desenvolvimento, IndĆŗstria e ComĆ©rcio Exterior, Fernando Pimentel, para estabelecer  cronograma definitivo para a negociaĆ§Ć£o do acordo de livre comĆ©rcio entre o Mercosul e a UniĆ£o EuropĆ©ia.

44% nĆ£o sabem que a Globo explora bem pĆŗblico

Imagem
Maioria Ć© contra polĆ­tico ser dono de teve Saiu na AgĆŖncia PatrĆ­cia GalvĆ£o: Maioria acha que polĆ­ticos e candidatos nĆ£o deveriam ser donos de emissoras de rĆ”dio e TV Segundo a pesquisa Poder e Meios de ComunicaĆ§Ć£o, 63% dos entrevistados acham que emissoras de rĆ”dio/TV nĆ£o deveriam ser propriedade de polĆ­ticos, e 64% sĆ£o contrĆ”rios que

Petrobras e estatais chinesas ficam com 60% de Libra. Total e Shell arrematam outros 40%

Se as expectativas do primeiro leilĆ£o do prĆ©-sal se confirmarem, Brasil e China iniciam a partir desta 2ĀŖ feira uma parceria estatal das mais robustas. por: Saul Leblon Se as expectativas do  primeiro  leilĆ£o do prĆ©-sal se confirmarem, Brasil e China iniciam a partir desta 2ĀŖ feira uma parceria estatal das mais robustas, consistentes e estĆ”veis  do sĆ©culo 21. O prĆ©-sal guarda 100 bilhƵes de barris; a PetrobrĆ”s, sĆ³ ela, sabe como tirĆ”-los de lĆ”; a China consome 10 milhƵes de barris por dia; nĆ£o tem petrĆ³leo, mas dispƵe de reservas de dĆ³lar da ordem de US$ 3 trilhƵes.

GeopolĆ­tica do petrĆ³leo: Brasil se afasta dos EUA

Imagem
O que estĆ” em jogo, entre outras coisas, no leilĆ£o de Libra Ć© uma reacomodaĆ§Ć£o de forƧas na geopolĆ­tica internacional do petrĆ³leo   As ediƧƵes eletrĆ“nicas do Wall Street Journal e Financial Times dedicam uma cobertura agitada, recolhendo repercussƵes minuto a minuto sobre o leilĆ£o do campo petrolĆ­fero de Libra, que ocupa 1.500 km2, estĆ” dotado de cerca de 12 bilhƵes de barris alojados em Ć”guas ultra profundas situadas a 183 quilĆ“metros do estado do Rio de Janeiro e serĆ” capaz de produzir, dentro de alguns anos, 1,4 milhƵes de barris por dia, volume equivalente a 70% de todo o petrĆ³leo gerado hoje no paĆ­s.

As melhores fotografias de Natureza de 2013

Imagem
"A essĆŖncia dos elefantes". Fotografia vencedora do concurso, tirada perto de uma lagoa na reserva natural Northern Tuli Game, no Botswana, Ɓfrica do SulGREG DU TOIT

TIJOLAƇO: OS NƚMEROS FINAIS DO LEILƃO DE LIBRA

Imagem
“Lucro do consĆ³rcio: 211,8 bilhƵes de dĆ³lares, sendo 120,5 bilhƵes da Petrobras, dos quais 48% (57,84 bilhƵes) correspondem a dividendos governamentais.” Saiu no TijolaƧo: OS NƚMEROS FINAIS DO LEILƃO DE LIBRA

Brasil terĆ” ganho de R$ 1 trilhĆ£o com Campo de Libra

Imagem
ConsĆ³rcio formado pelas empresas Shell, Total, CNPC, CNOOC e Petrobras foi o vencedor da 1ĀŖ rodada de licitaĆ§Ć£o do prĆ©-sal, do Campo de Libra, localizado na Bacia de Campos. CrĆ©ditos: Fernando FrazĆ£o / ABr O consĆ³rcio formado pela Petrobras, pelas empresas chinesas CNPC e CNOOC, a anglo-holandesa Shell e a francesa Total arrematou, na tarde desta segunda-feira (21), no Rio de Janeiro, a concessĆ£o para exploraĆ§Ć£o de petrĆ³leo e gĆ”s natural do Campo de Libra, no prĆ©-sal da Bacia de Campos. O grupo propĆ“s ofertar Ć  UniĆ£o a parcela mĆ­nima de 41,65% do Ć³leo excedente a ser produzido no local. Segundo a diretora-geral da AgĆŖncia Nacional do PetrĆ³leo, Magda Chambriard, em 30 anos, o Campo de Libra trarĆ” como resultado para o governo brasileiro um montante na ordem de R$ 1 trilhĆ£o.

Instituto Fernando Henrique Cardoso na mira da polĆ­cia

Imagem
InformaĆ§Ć£o publicada no portal Brasil247 diz que o espaƧo virtual "Observador PolĆ­tico", de propriedade do "elegante" e "requintado" Instituto Fernando Henrique Cardoso, no centro de SĆ£o Paulo, estĆ” sendo investigado por publicaƧƵes caluniosas contra a famĆ­lia do ex-presidente Luiz InĆ”cio Lula da Silva.

Planos de saĆŗde terĆ£o de cobrir 87 novos itens, incluindo tratamento oral contra cĆ¢ncer

Imagem
MARCELLO CASAL JR./ABR Para o ministro, as novas medidas evidenciam evoluĆ§Ć£o de tratamentos e maior conforto a pacientes SĆ£o Paulo – A AgĆŖncia Nacional de SaĆŗde (ANS) anunciou hoje (21) o acrĆ©scimo de 87 itens na cobertura obrigatĆ³ria dos planos de saĆŗde. A ampliaĆ§Ć£o entra em vigor a partir de 2 de janeiro e valerĆ” para todos os contratos, inclusive os atuais. Entre as novidades, foram incluĆ­dos 37 medicamentos para o tratamento de cĆ¢ncer por via oral, que, ao contrĆ”rio da quimioterapia e radioterapia, pode ser feito em casa.

Pomar: Parceria com a China Ć© um bom negĆ³cio para o Brasil

Imagem
PrĆ©-Sal: FicĆ§Ć£o e Realidade Por Wladimir Pomar, no PĆ”gina 13, sugerido pelo Jeronimo Collares Oitenta entidades representativas dos movimentos sociais, com a certeza de estarem imbuĆ­das da “vontade de defender os interesses da soberania da naĆ§Ć£o brasileira e de nosso povo, sobre os nossos recursos naturais”, enviaram carta a Dilma para suspender o leilĆ£o das reservas do prĆ©-sal, previsto para o dia 21 de outubro de 2013. Segundo elas, no momento da confirmaĆ§Ć£o da existĆŖncia das reservas do prĆ©-sal, Lula

O andorinhĆ£o-real Ć© capaz de voar 200 dias sem uma Ćŗnica paragem

Imagem
VERA NOVAIS   21/10/2013 - 00:00 A migraĆ§Ć£o de trĆŖs andorinhƵes-reais foi registada com um pequeno aparelho colocado nas aves por uma equipa de investigadores suƭƧos. Fica por descobrir como Ć© que as aves dormem durante o voo Chegando o final do VerĆ£o, as vĆ”rias espĆ©cies de andorinhƵes abandonam os locais na faixa mediterrĆ¢nica, de Portugal Ć  BulgĆ”ria, onde fazem os seus os ninhos e voam em direcĆ§Ć£o Ć 

Alckmin, o diletante

Imagem
Para que isolar os lĆ­deres do PCC se o governador paulista permite o ingresso de celulares nos presĆ­dios para monitorar as conversas? por WĆ”lter Maierovitch — publicado 21/10/2013 Marcelo Camargo/ABr Alckmin repete nas mĆ­dias, com base em experiĆŖncia italiana de sucesso no trato penitenciĆ”rio com os chefƵes das quatro mĆ”fias, ser necessĆ”rio isolar em presĆ­dios de seguranƧa mĆ”xima os lĆ­deres do crime organizado Conhecer o fenĆ“meno representado pelo crime organizado Ć© fundamental antes de legislar ou traƧar polĆ­ticas e estratĆ©gias para contrastĆ”-lo. Pablo Escobar, o maior narcotraficante de cocaĆ­na de todos os tempos e chefĆ£o do colombiano e transnacional Cartel de MedellĆ­n, mandou fuzilar e matar o ministro da JustiƧa, Rodrigo Lara Bonilla, e foi corresponsĆ”vel pela eliminaĆ§Ć£o, em ataque Ćŗnico, da metade dos

A insistente presenƧa de Caim

Imagem
Mauro Santayana Cada vez que um mendigo Ć© espancado ou incendiado, um imigrante Ć© maltratado e vilipendiado, alguĆ©m que defende a liberdade e a justiƧa Ć© assassinado. Depois de impasse que durou vĆ”rios dias, finalmente chegou-se, ontem, a um acordo sobre o destino a ser dado ao corpo de Erich Priebke - criminoso nazista responsĆ”vel, em marƧo de 1944, pela morte de 328 civis italianos, no massacre das Fossas Ardeatinas - que apodrecia, insepulto, dentro de um caixĆ£o fechado, no hangar de um aeroporto militar italiano.

VIVA O LEILƃO. LULA RETOMOU A PETROBRAS DO FHC!

Imagem
E, por que bancar Libra sozinha, se a Petrobras nĆ£o tem essa grana e serĆ” a Ćŗnica operadora e responsĆ”vel por pelo menos 30% do serviƧo ? Como se sabe, o PrĆ­ncipe da Privataria abriu uma brecha no monopĆ³lio estatal da Petrobras. Como se sabe, o PrĆ­ncipe da Privataria criou a Petrobrax com a ideia de fatiĆ”-la para vender mais fĆ”cil, como o PRI vai fazer agora com a PEMEX mexicana. O PrĆ­ncipe foi pioneiro no entreguismo latino-americano…

Biografia nĆ£o autorizada!

Imagem
Charge de Duke para A Charge Online

JosƩ Antonio Lima: O profundo buraco da desigualdade no mundo

Imagem
Imagine viver em um paĆ­s no qual uma pessoa que tem bens lĆ­quidos acima de 8,6 mil reais Ć© mais rico que metade da populaĆ§Ć£o. Essa Ć© a situaĆ§Ć£o existente hoje, se o mundo for tratado como uma unidade. Por JosĆ© Antonio Lima*, na Carta Capital

Artur Voltolini: Dez mil mortes em dez anos

Imagem
A OAB/RJ lanƧou em agosto, a campanha “Desaparecidos da Democracia”, em que divulga o resultado da pesquisa comandada pelo sociĆ³logo Michel Misse, da UFRJ, cujos resultados mostram que mais de dez mil pessoas foram mortas sob suspeita de confronto com a polĆ­cia fluminense entre os anos de 2001 e 2011. Por Artur Voltolini*, na Carta Maior

Metade dos casos de corrupĆ§Ć£o vem de campanhas eleitorais, diz diretor da PF

Imagem
O diretor de Combate ao Crime Organizado da PolĆ­cia Federal, Oslain Santana, terceiro na hierarquia da instituiĆ§Ć£o e tradicionalmente avesso a declaraƧƵes pĆŗblicas, afirma que pelo menos metade dos casos de corrupĆ§Ć£o tem relaĆ§Ć£o com financiamento de campanhas eleitorais. Ele coordenou todas as grandes operaƧƵes de combate contra fraudes em licitaƧƵes, superfaturamento de contratos e contrataĆ§Ć£o de ONGs de fachada desde 2011. Podemos falar sobre a relaĆ§Ć£o entre corrupĆ§Ć£o e campanhas eleitorais?

Joaquim Barbosa junto com Marina Silva?

Imagem
Ainda Ć© sĆ³ um boato, mas nĆ£o podemos deixar de registrar. AtĆ© porque, depois da pirueta de Marina Silva, tudo pode acontecer em 2014. E Joaquim Barbosa tem se mostrado um homem dado a rompantes. JĆ” deixou claro que gosta de holofotes e falar de polĆ­tica, mesmo isso nĆ£o sendo de bom tom para um magistrado.

No interior de RondƓnia, pontas soltas na ex-floresta

Imagem
Massacre de sem-terra ocorrido hĆ” 18 anos em CorumbiĆ”ra estĆ” longe de desfecho: famĆ­lias sem indenizaĆ§Ć£o, pedido de anistia a condenados e mortes se repetem no campo por  JoĆ£o Peres   publicado  20/10/2013 12:13 GERARDO LAZZARI/RBA Antiga Fazenda Santa Elina: 20 mil hectares ocupados por 532 famĆ­lias em julho/1995 parlamentares ruralistas e jagunƧos Aqui escorreu sangue. NĆ£o carece de assustar porque faz tempo, jĆ” lavou. Hoje Ć© mato atĆ© a cintura, picando as mĆ£os, ajudando a esquecer. Vai ter uma capela para lembrar dos mortos tudinho. Estavam aqui, debaixo da sola dos pĆ©s, onde o mato nĆ£o deixa ver. JosĆ© Carlos Leite Ferreira, o Carlim, cismou de nĆ£o apagar da memĆ³ria. “Eles atacaram por aqui”, aponta para a direita, e parece enxergar os policiais vindo em sua direĆ§Ć£o.“De madrugada escutava uns cain­do, outros subindo nos galhos. ComeƧou o tiroteio. SĆ³ ouvia ‘pelo amor de Deus’, ‘nĆ£o quero morrer’.” Morreram 11 sem-terra, nove deles amigos de Carlim, e dois policiais

LobĆ£o: LeilĆ£o de Libra Ć© “revoluĆ§Ć£o econĆ“mica”

Imagem
LobĆ£o: Libra Ć© uma revoluĆ§Ć£o econĆ“mica para o bem do Brasil do blog do Planalto Para o ministro de Minas e Energia, Edison LobĆ£o, o leilĆ£o do campo de Libra Ć© uma “revoluĆ§Ć£o econĆ“mica para o bem do Brasil”. Na segunda-feira (21) serĆ” realizada a primeira licitaĆ§Ć£o do prĆ©-sal para exploraĆ§Ć£o do campo de Libra, localizado na Bacia de Santos. Em entrevista coletiva na tarde de hoje (19), LobĆ£o confirmou a realizaĆ§Ć£o do leilĆ£o e que deve acompanhar a realizaĆ§Ć£o do certame, que acontecerĆ” no Rio de Janeiro.

GrĆ©cia receia que prĆ³ximas negociaƧƵes com a troika sejam “um inferno”

Imagem
PEDRO CRISƓSTOMO   20/10/2013 - 16:26 Governo grego garante que nĆ£o aceitarĆ” um terceiro resgate se tiver de aplicar novas medidas de austeridade. “Vamos negociar com firmeza”, promete o ministro grego das FinanƧas, Yannis Stournaras  JOHN KOLESIDIS/REUTERS Os prĆ³ximas semanas — e meses — prometem ser de intensas negociaƧƵes em Atenas entre o Governo e a  troika . A prever que os credores sejam mais exigentes sobre o programa de ajustamento e a forma de a GrĆ©cia superar as necessidades de financiamento do prĆ³ximo ano, o Governo de Antonis Samaras endureceu neste domingo o discurso em relaĆ§Ć£o Ć  missĆ£o externa.

O domƭnio do Congresso pelo poder econƓmico

Imagem
O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) alerta sobre movimentaĆ§Ć£o de empresĆ”rios, ruralistas e evangĆ©licos para voltar renovadas e em nĆŗmero bem maior no pleito de 2014. SerĆ” necessĆ”ria uma forte articulaĆ§Ć£o entre partidos e entidades diversas, como os sindicatos, para que o tamanho da bancada dos trabalhadores nĆ£o fique cada vez menor na CĆ¢mara dos Deputados e no Senado. A partir de avaliaƧƵes preliminares de um estudo que ainda estĆ” sendo elaborado, o Diap estima que a CĆ¢mara dos Deputados, nas prĆ³ximas eleiƧƵes, pode passar por uma renovaĆ§Ć£o sĆ³ vista anteriormente em 1990, da ordem de 61% dos seus componentes. No caso do Senado, a renovaĆ§Ć£o tambĆ©m acontecerĆ”, mas nĆ£o de forma tĆ£o expressiva – uma vez que Ć© levado em conta o mandato de oito anos dos senadores. Esse percentual de mudanƧa da CĆ¢mara na prĆ³xima legislatura seria decorrente de vĆ”rios

Lula ironiza Marina por defender tripƩ de FHC

Imagem
A um grupo de professores paulistas, ex-presidente disse que economista “sabe tudo quando estĆ” na oposiĆ§Ć£o”, referindo-se Ć  crĆ­tica de sua ex-ministra de que o PT abandonou o eixo econĆ“mico da era tucana baseado no tripĆ© superĆ”vit primĆ”rio das contas pĆŗblicas / cĆ¢mbio flutuante / regime de metas para inflaĆ§Ć£o. Lula rejeitou apelos para que se candidate ao governo de SĆ£o Paulo: “Tem tempo de concorrer, e tempo de parar. Eu acho que jĆ” fiz a minha parte"

Mino Carta lamenta a morte de Karlos Rischbieter

Imagem
Mino Carta lamenta a morte de Karlos Rischbieter O ex-ministro da Fazenda era exemplo de funcionĆ”rio pĆŗblico honesto e responsĆ”vel, segundo o diretor de redaĆ§Ć£o de CartaCapital.