Postagens

Mostrando postagens de outubro 14, 2013

A insistente presenƧa de Caim

Imagem
Mauro Santayana Cada vez que um mendigo Ć© espancado ou incendiado, um imigrante Ć© maltratado e vilipendiado, alguĆ©m que defende a liberdade e a justiƧa Ć© assassinado. Depois de impasse que durou vĆ”rios dias, finalmente chegou-se, ontem, a um acordo sobre o destino a ser dado ao corpo de Erich Priebke - criminoso nazista responsĆ”vel, em marƧo de 1944, pela morte de 328 civis italianos, no massacre das Fossas Ardeatinas - que apodrecia, insepulto, dentro de um caixĆ£o fechado, no hangar de um aeroporto militar italiano.

VIVA O LEILƃO. LULA RETOMOU A PETROBRAS DO FHC!

Imagem
E, por que bancar Libra sozinha, se a Petrobras nĆ£o tem essa grana e serĆ” a Ćŗnica operadora e responsĆ”vel por pelo menos 30% do serviƧo ? Como se sabe, o PrĆ­ncipe da Privataria abriu uma brecha no monopĆ³lio estatal da Petrobras. Como se sabe, o PrĆ­ncipe da Privataria criou a Petrobrax com a ideia de fatiĆ”-la para vender mais fĆ”cil, como o PRI vai fazer agora com a PEMEX mexicana. O PrĆ­ncipe foi pioneiro no entreguismo latino-americano…

Biografia nĆ£o autorizada!

Imagem
Charge de Duke para A Charge Online

JosƩ Antonio Lima: O profundo buraco da desigualdade no mundo

Imagem
Imagine viver em um paĆ­s no qual uma pessoa que tem bens lĆ­quidos acima de 8,6 mil reais Ć© mais rico que metade da populaĆ§Ć£o. Essa Ć© a situaĆ§Ć£o existente hoje, se o mundo for tratado como uma unidade. Por JosĆ© Antonio Lima*, na Carta Capital

Artur Voltolini: Dez mil mortes em dez anos

Imagem
A OAB/RJ lanƧou em agosto, a campanha “Desaparecidos da Democracia”, em que divulga o resultado da pesquisa comandada pelo sociĆ³logo Michel Misse, da UFRJ, cujos resultados mostram que mais de dez mil pessoas foram mortas sob suspeita de confronto com a polĆ­cia fluminense entre os anos de 2001 e 2011. Por Artur Voltolini*, na Carta Maior

Metade dos casos de corrupĆ§Ć£o vem de campanhas eleitorais, diz diretor da PF

Imagem
O diretor de Combate ao Crime Organizado da PolĆ­cia Federal, Oslain Santana, terceiro na hierarquia da instituiĆ§Ć£o e tradicionalmente avesso a declaraƧƵes pĆŗblicas, afirma que pelo menos metade dos casos de corrupĆ§Ć£o tem relaĆ§Ć£o com financiamento de campanhas eleitorais. Ele coordenou todas as grandes operaƧƵes de combate contra fraudes em licitaƧƵes, superfaturamento de contratos e contrataĆ§Ć£o de ONGs de fachada desde 2011. Podemos falar sobre a relaĆ§Ć£o entre corrupĆ§Ć£o e campanhas eleitorais?

Joaquim Barbosa junto com Marina Silva?

Imagem
Ainda Ć© sĆ³ um boato, mas nĆ£o podemos deixar de registrar. AtĆ© porque, depois da pirueta de Marina Silva, tudo pode acontecer em 2014. E Joaquim Barbosa tem se mostrado um homem dado a rompantes. JĆ” deixou claro que gosta de holofotes e falar de polĆ­tica, mesmo isso nĆ£o sendo de bom tom para um magistrado.

No interior de RondƓnia, pontas soltas na ex-floresta

Imagem
Massacre de sem-terra ocorrido hĆ” 18 anos em CorumbiĆ”ra estĆ” longe de desfecho: famĆ­lias sem indenizaĆ§Ć£o, pedido de anistia a condenados e mortes se repetem no campo por  JoĆ£o Peres   publicado  20/10/2013 12:13 GERARDO LAZZARI/RBA Antiga Fazenda Santa Elina: 20 mil hectares ocupados por 532 famĆ­lias em julho/1995 parlamentares ruralistas e jagunƧos Aqui escorreu sangue. NĆ£o carece de assustar porque faz tempo, jĆ” lavou. Hoje Ć© mato atĆ© a cintura, picando as mĆ£os, ajudando a esquecer. Vai ter uma capela para lembrar dos mortos tudinho. Estavam aqui, debaixo da sola dos pĆ©s, onde o mato nĆ£o deixa ver. JosĆ© Carlos Leite Ferreira, o Carlim, cismou de nĆ£o apagar da memĆ³ria. “Eles atacaram por aqui”, aponta para a direita, e parece enxergar os policiais vindo em sua direĆ§Ć£o.“De madrugada escutava uns cain­do, outros subindo nos galhos. ComeƧou o tiroteio. SĆ³ ouvia ‘pelo amor de Deus’, ‘nĆ£o quero morrer’.” Morreram 11 sem-terra, nove deles amigos de Carlim, e dois policiais

LobĆ£o: LeilĆ£o de Libra Ć© “revoluĆ§Ć£o econĆ“mica”

Imagem
LobĆ£o: Libra Ć© uma revoluĆ§Ć£o econĆ“mica para o bem do Brasil do blog do Planalto Para o ministro de Minas e Energia, Edison LobĆ£o, o leilĆ£o do campo de Libra Ć© uma “revoluĆ§Ć£o econĆ“mica para o bem do Brasil”. Na segunda-feira (21) serĆ” realizada a primeira licitaĆ§Ć£o do prĆ©-sal para exploraĆ§Ć£o do campo de Libra, localizado na Bacia de Santos. Em entrevista coletiva na tarde de hoje (19), LobĆ£o confirmou a realizaĆ§Ć£o do leilĆ£o e que deve acompanhar a realizaĆ§Ć£o do certame, que acontecerĆ” no Rio de Janeiro.

GrĆ©cia receia que prĆ³ximas negociaƧƵes com a troika sejam “um inferno”

Imagem
PEDRO CRISƓSTOMO   20/10/2013 - 16:26 Governo grego garante que nĆ£o aceitarĆ” um terceiro resgate se tiver de aplicar novas medidas de austeridade. “Vamos negociar com firmeza”, promete o ministro grego das FinanƧas, Yannis Stournaras  JOHN KOLESIDIS/REUTERS Os prĆ³ximas semanas — e meses — prometem ser de intensas negociaƧƵes em Atenas entre o Governo e a  troika . A prever que os credores sejam mais exigentes sobre o programa de ajustamento e a forma de a GrĆ©cia superar as necessidades de financiamento do prĆ³ximo ano, o Governo de Antonis Samaras endureceu neste domingo o discurso em relaĆ§Ć£o Ć  missĆ£o externa.

O domƭnio do Congresso pelo poder econƓmico

Imagem
O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) alerta sobre movimentaĆ§Ć£o de empresĆ”rios, ruralistas e evangĆ©licos para voltar renovadas e em nĆŗmero bem maior no pleito de 2014. SerĆ” necessĆ”ria uma forte articulaĆ§Ć£o entre partidos e entidades diversas, como os sindicatos, para que o tamanho da bancada dos trabalhadores nĆ£o fique cada vez menor na CĆ¢mara dos Deputados e no Senado. A partir de avaliaƧƵes preliminares de um estudo que ainda estĆ” sendo elaborado, o Diap estima que a CĆ¢mara dos Deputados, nas prĆ³ximas eleiƧƵes, pode passar por uma renovaĆ§Ć£o sĆ³ vista anteriormente em 1990, da ordem de 61% dos seus componentes. No caso do Senado, a renovaĆ§Ć£o tambĆ©m acontecerĆ”, mas nĆ£o de forma tĆ£o expressiva – uma vez que Ć© levado em conta o mandato de oito anos dos senadores. Esse percentual de mudanƧa da CĆ¢mara na prĆ³xima legislatura seria decorrente de vĆ”rios

Lula ironiza Marina por defender tripƩ de FHC

Imagem
A um grupo de professores paulistas, ex-presidente disse que economista “sabe tudo quando estĆ” na oposiĆ§Ć£o”, referindo-se Ć  crĆ­tica de sua ex-ministra de que o PT abandonou o eixo econĆ“mico da era tucana baseado no tripĆ© superĆ”vit primĆ”rio das contas pĆŗblicas / cĆ¢mbio flutuante / regime de metas para inflaĆ§Ć£o. Lula rejeitou apelos para que se candidate ao governo de SĆ£o Paulo: “Tem tempo de concorrer, e tempo de parar. Eu acho que jĆ” fiz a minha parte"

Mino Carta lamenta a morte de Karlos Rischbieter

Imagem
Mino Carta lamenta a morte de Karlos Rischbieter O ex-ministro da Fazenda era exemplo de funcionĆ”rio pĆŗblico honesto e responsĆ”vel, segundo o diretor de redaĆ§Ć£o de CartaCapital.

O INFERNO, NA PRIMAVERA.

Imagem
(HD) - Quem planta vento, colhe tempestade. A mĆ”xima popular - que alguns atribuem a antigo provĆ©rbio bĆ­blico - se ajusta, como uma luva, ao continente europeu, sitiado, no MediterrĆ¢neo, por milhares de refugiados da sĆ©rie de conflitos que se convencionou chamar de “Primavera Ɓrabe”. A intenĆ§Ć£o da UE e dos EUA, ao incentivar o “vamos para a rua” nos paĆ­ses Ć”rabes, era destruir a coesĆ£o interna – se possĆ­vel promovendo sua divisĆ£o geogrĆ”fica - de paĆ­ses que, historicamente, se opunham Ć  dominaĆ§Ć£o ocidental naquela regiĆ£o do mundo. No plano polĆ­tico, esse objetivo jĆ” foi quase alcanƧado. E na economia, a situaĆ§Ć£o beira a catĆ”strofe. Nesta semana, o banco inglĆŖs HSBC, publicou relatĆ³rio afirmando que a Primavera Ɓrabe vai custar a paĆ­ses como o Egito, TunĆ­sia, LĆ­bia, SĆ­ria, JordĆ¢nia, LĆ­bano e Bahrein, entre 2011 e 2014, 800 bilhƵes de dĆ³lares, mais uma reduĆ§Ć£o potencial em seu PIB da ordem de 35%.

AƩcio posa de bom moƧo no Rio, mas censura imprensa em Minas

Imagem
Por ZĆ© Dirceu O presidente nacional do PSDB, senador AĆ©cio Neves (MG) posa de bom moƧo quando estĆ” no Rio, em entrevistas, no contato com os jornalistas, mas em Minas onde foi governador por oito anos (2003-2010) age como ditador de provĆ­ncia. Com farta e larga verba publicitĆ”ria, famosa em Minas, silencia completamente a mĆ­dia quanto a ataques a ele e faz de tudo para censurar a oposiĆ§Ć£o e calar suas crĆ­ticas.

Ativistas promovem atos em favor do parto humanizado e pela reduĆ§Ć£o de cesĆ”reas

Imagem
TƂNIA REGO/ABR Mulheres grĆ”vidas no ato do Rio de Janeiro SĆ£o Paulo – Gestantes, pais, mĆ£es e especialistas da Ć”rea da saĆŗde fizeram hoje (19) marchas pela humanizaĆ§Ć£o do parto em 34 cidades brasileiras. O objetivo Ć© chamar a atenĆ§Ć£o para questƵes como o crescimento da violĆŖncia obstetrĆ­cia e o nĆŗmero de cesarianas no paĆ­s. Em SĆ£o Paulo, o movimento reuniu 300 pessoas na avenida Paulista. O Brasil tem a mais alta taxa de cesarianas do mundo: o nĆŗmero de cirurgias aumentou de 37,8% para 52,3% entre 2000 e 2010. A OrganizaĆ§Ć£o Mundial da SaĆŗde (OMS) recomenda que essa taxa seja 15%, tanto na rede pĆŗblica, quanto na privada.

A melancolia da elite intelectual

Imagem
FHC saiu derrotado, com o rabo entre as pernas, como o polĆ­tico mais repudiado pelo povo brasileiro. por Emir Sader em 19/10/2013  PatĆ©tico ver intelectuais melancĆ³licos diante do Brasil de hoje. Uma parte deles, chegou Ć  euforia quando FHC foi eleito. “Se alguĆ©m pode aplicar esse modelo com polĆ­ticas sociais, serĆ” ele”- afirmou um deles. “NĆ£o preciso escolher entre PelĆ© e Garrincha”- disse outros, que fez campanha pelo Lula, mas correu assumir um ministĆ©rio do no governo FHC, nĆ£o sem antes anunciar “uma nova revoluĆ§Ć£o democrĆ”tica no Brasil”.     Era a projeĆ§Ć£o dos sonhos da intelectualidade paulista e da que se identifica com ela, como a elite da elite da elite brasileira. FHC chegava derrotando a esquerda, com uma bandeira

CrianƧa loura encontrada na GrƩcia renova esperanƧa dos pais de Madeleine

Imagem
PƚBLICO   19/10/2013 - 10:39 No Reino Unido, o caso de Maria remete para o da crianƧa desaparecida hĆ” seis anos em Portugal. "DĆ” a Kate e Gerry grande esperanƧa", disse um porta-voz dos pais. Imagem de Maria divulgada pela polĆ­cia grega  AFP A polĆ­cia grega estĆ” a tentar descobrir a identidade de uma menina loura, com cerca de quatro anos, encontrada numa famĆ­lia com a qual nĆ£o tem laƧos biolĆ³gicos. As autoridades suspeitam que seja vĆ­tima de rapto ou trĆ”fico de crianƧas. O caso renova as esperanƧas dos pais de Madeleine McCann, a crianƧa desaparecida em 2007 em Portugal. Maria, Ć© esse o nome pelo qual a crianƧa foi identificada, foi encontrada na quarta-feira, durante uma rusga da polĆ­cia a um acampamento cigano, por suspeitas de actividade delituosa, perto de Farsala, centro da GrĆ©cia, 280 quilĆ³metros a norte de Atenas.

No twitter, Dilma se diz surpresa com influĆŖncia dos EUA no golpe de 64

Imagem
Presidente assistiu documentĆ”rio que conta detalhes da implantaĆ§Ć£o do golpe A presidente Dilma Rousseff afirmou neste sĆ”bado (19), em sua conta no Twitter, que ficou surpresa com a "interferĆŖncia" dos Estados  Unidos  na implantaĆ§Ć£o do golpe militar no Brasil, apĆ³s ter assistido na noite anterior o documentĆ”rio  "O Dia que Durou 21 anos". O filme, do diretor Camilo Tavares, aborda detalhes da situaĆ§Ć£o polĆ­tica anterior ao golpe de 1Āŗ de abril de 1964. 

Eduardo Campos dĆ” Ć  Marina a tarefa de bater em Dilma

Imagem
Frente Ć”s cameras de TVs,  Campos usarĆ” tom ameno: "nĆ£o vamos fazer o debate no ringue". O trabalho sujo, ficarĆ” com Marina Silva:“Marca de Dilma tem sido o retrocesso”. Marina  falou sobre o que chama de “retrocesso” numa entrevista coletiva  no Recife Esse filme, os meus queridos leitores estĆ£o cansados de assistir nas campanhas polĆ­ticas do PSDB,quando os tucanos Serra e Alckmin, escalam polĆ­ticos de partidos laranjas, linha auxiliar dos tucanos, nĆ£o Ć© mesmo?

Por que Ć© bom torcer para que a China ganhe o leilĆ£o de Libra

Imagem
O campo de Libra Postado em 19 out 2013por : Paulo Nogueira Uma questĆ£o tem sido virtualmente ignorada — ou deliberadamente distorcida — no controvertido leilĆ£o do campo de libra: a presenƧa da China. Ɖ a chamada boa notĆ­cia. Torcemos para que a China ganhe. Ɖ o melhor parceiro que se pode ter hoje. Em seu excelente livro “The Winner Take All”, que relata a corrida organizada e bem-sucedida chinesa em busca de recursos naturais que garantam seu futuro, a economista Dambisa Moyo mostra como a China rompeu o paradigma ocidental nessa Ć”rea.

Lula: nunca usei mƔscara porque nunca tive vergonha do que fiz

Imagem
Reportagem de Thiago Herdy, em O Globo, hoje, com o mais do que adequado posicionamento de Lula sobre estes grupelhos que a direita estĆ” instrumentalizando para esvaziar a luta polĆ­tica. Uma parte de uma esquerda pueril nĆ£o se dĆ” conta de que aquilo, longe de ser violĆŖncia revolucionĆ”ria, Ć© uma aĆ§Ć£o desmiolada que sĆ³ abre o flanco para os que desejam – e Ć© sĆ³ olhar a internet para ver isso – a volta de um regime de autoritarismo e negaĆ§Ć£o dos direitos democrĆ”ticos. NĆ£o serĆ£o duas dĆŗzias de filhinhos de papai que vĆ£o enfraquecer a luta deste paĆ­s por sua libertaĆ§Ć£o. Lula condena vandalismo

CoalizĆ£o aumenta pressĆ£o por reforma polĆ­tica popular e democrĆ”tica

Imagem
FƁBIO RODRIGUES POZZEBOM/ABR por Hylda Cavalcanti publicado 19/10/2013 BrasĆ­lia – Descontentes com as propostas de reforma polĆ­tica atĆ© aqui apresentadas pelo Congresso Nacional - com medidas consideradas superficiais - algumas das maiores entidades sociais do paĆ­s pretendem aumentar a pressĆ£o em favor do projeto de iniciativa popular que prevĆŖ mudanƧas profundas no sistema, como o fim do financiamento privado de campanhas eleitorais e do voto uninominal para o parlamento, pontos considerados fundamentais para o combate Ć  corrupĆ§Ć£o no paĆ­s. Integrantes desse movimento, batizado de “CoalizĆ£o DemocrĆ”tica pela Reforma PolĆ­tica e

Fernando Morais: posiĆ§Ć£o sobre biografias Ć© medieval

Imagem
Fernando Morais: ameaƧa Ć  historiografia brasileira A polĆŖmica sobre o direito de escritores produzirem livremente biografias corre solta, e o cenĆ”rio serĆ” este atĆ© 12 de novembro, quando o STF se pronuncia sobre a questĆ£o. Um dos principais biĆ³grafos brasileiros contemporĆ¢neos dĆ” aqui sua opiniĆ£o. Por Fernando Morais O escritor e jornalista Fernando Morais, autor de obras como Olga, ChatĆ“ e O Mago, classificou como "medieval" a posiĆ§Ć£o de alguns artistas brasileiros sobre a publicaĆ§Ć£o de biografias.

Lula: O prĆ©-sal Ć© da educaĆ§Ć£o do nosso povo!

Imagem
“Temos com o prĆ©-sal que recuperar a divida histĆ³rica que esse paĆ­s tem com a educaĆ§Ć£o”, diz Lula a professores estaduais em SP “NĆ£o tem ninguĆ©m melhor que o Lula para falar de educaĆ§Ć£o, afinal, ele foi o presidente que mudou o rumo da educaĆ§Ć£o neste paĆ­s”, assim a presidenta da Apeoesp, Bebel Noronha, abriu a conversa do ex-presidente Luiz InĆ”cio Lula da Silva com mais de mil professores da rede estadual de SĆ£o Paulo, na noite desta sexta-feira (18), na capital paulista. Para baixar imagens em alta resoluĆ§Ć£o, visite o  Picasa do Instituto Lula . Lula falou aos professores sobre as conquistas da educaĆ§Ć£o na Ćŗltima dĆ©cada e afirmou que ainda foi pouco “diante da dĆ­vida que este paĆ­s tem com a educaĆ§Ć£o”. O ex-presidente reafirmou seu orgulho por ter sido o governante que mais fez

A ilusĆ£o do elogio

Imagem
Flickr / Mastrangelo Reino O soberano de um reino onde nĆ£o hĆ” pecado Biografia autorizada Ć© uma farsa, indĆ­cio inegĆ”vel da fragilidade da crĆ­tica e da autocrĆ­tica no PaĆ­s por  Mauricio Dias  —  publicado  19/10/2013 09:49,  Ćŗltima modificaĆ§Ć£o  19/10/2013 11:23 Por que no sĆ©culo XXI a agenda do debate intelectual brasileiro tornou-se, neste momento, um tema (a censura Ć s biografias) com bafo medieval constrangedor? Essa imposiĆ§Ć£o, contestada em aĆ§Ć£o no Supremo Tribunal Federal, estaria juridicamente ancorada em artigos inscritos no grotesco e confuso CĆ³digo de Processo Civil.

Espanha estuda acabar com a tradicional hora da sesta

Imagem
Espanha debate sobre mudanƧas na tradiĆ§Ć£o de fazer a sesta apĆ³s a hora do almoƧo. (Photo : AFP) Maria Emilia Alencar ƀs vĆ©speras da mudanƧa do horĆ”rio de verĆ£o para o de inverno na Espanha, volta a discussĆ£o sobre a possibilidade de alinhar o fuso horĆ”rio do paĆ­s ao do Reino Unido e Portugal e decretar o final da famosa “siesta”. Essa Ć© uma discussĆ£o antiga e que se repete todos os anos quando a Espanha muda para o horĆ”rio de verĆ£o ou para o de inverno.

ONU: ataques com drones matam mais civis do que dizem os EUA

Imagem
  Alexandre Martins RelatĆ³rio da ONU apela aos vĆ”rios paĆ­ses que cheguem a um acordo sobre a divulgaĆ§Ć£o de nĆŗmeros oficiais e que ponham fim "Ć  falta de transparĆŖncia quase intransponĆ­vel". As NaƧƵes Unidas apelam a Washington que "divulgue os seus prĆ³prios dados sobre o nĆŗmero de baixas civis" Khaled Abdullah/Reuters    O nĆŗmero de civis mortos em ataques com drones norte-americanos Ć© muito mais elevado do que as estimativas oficiais e deverĆ” ser muito superior Ć  realidade, devido Ć  "falta de transparĆŖncia quase intransponĆ­vel", acusa um relatĆ³rio das NaƧƵes Unidas. O relatĆ³rio, assinado pelo relator especial da ONU para a promoĆ§Ć£o dos direitos humanos na luta contra o terrorismo, Ben Emmerson , apresenta nĆŗmeros semelhantes aos jĆ” avanƧados por organizaƧƵes nĆ£o-governamentais e universidades norte-americanas , m

NĆ£o estou preocupado com campanha dos mĆ©dicos contra Dilma, diz Padilha

Imagem
  O governo venceu a batalha pelo programa Mais MĆ©dicos, diz o ministro da SaĆŗde, Alexandre Padilha, em entrevista Ć  Carta Maior. Najla Passos BrasĆ­lia - O governo venceu a batalha ideolĆ³gica contra a direita brasileira pelo programa Mais MĆ©dicos, aprovado esta semana pelo Congresso e, bem antes disso, pela maioria da populaĆ§Ć£o. Agora, Ć s vĆ©speras dele ser sancionado, nem mesmo a ameaƧa dos dirigentes das entidades mĆ©dicas de trabalharem contra a reeleiĆ§Ć£o da presidenta Dilma em 2014 preocupa o ministro da SaĆŗde, Alexandre Padilha. Nesta sexta (18), Dia do MĆ©dico, ele deu de ombros Ć s polĆŖmicas criadas pelos conselhos de medicina e decidiu prestigiar os

A batalha nordestina

Imagem
Entrada do pernambucano Eduardo Campos na corrida presidencial embaralha a disputa pelos votos da regiĆ£o e obriga a presidenta Dilma a lanƧar novas armas ClĆ”udio Dantas Sequeira POPULAR Dilma veste o gibĆ£o de couro, roupa tĆ­pica do vaqueiro nordestino, em visita ao PiauĆ­: em alguns Estados da regiĆ£o, a presidenta tem 60% das intenƧƵes de voto   DebruƧados sobre o mapa do Nordeste, com seus nove Estados, 37 milhƵes de habitantes e 26% do total de eleitores que irĆ£o Ć s urnas em outubro de 2014, estrategistas de Dilma Rousseff e Eduardo Campos preparam-se para uma batalha decisiva. Em sua primeira disputa presidencial, Eduardo tem obrigaĆ§Ć£o de exibir um bom desempenho na regiĆ£o que Ć© seu berƧo polĆ­tico. Para a reeleiĆ§Ć£o

Floresta AmazƓnica tem 390 bilhƵes de Ɣrvores, revela recenseamento inƩdito

Imagem
Dos seis milhƵes de quilĆ“metros quadrados de Floresta AmazĆ“nica, 60% estĆ£o localizados em territĆ³rio brasileiro. www.educacao.cc A Floresta AmazĆ“nica, a maior floresta tropical do mundo, tem 390 bilhƵes de Ć”rvores de 16 mil espĆ©cies diferentes. Esta Ć© a conclusĆ£o do primeiro recenseamento da histĆ³ria sobre o "gigante verde", que levou dez anos para ser realizado. Metade das Ć”rvores pertence a apenas 227 espĆ©cies, diz a pesquisa, que foi publicada nesta sexta-feira, 18 de outubro, na revista americana Science.

Vale-Cultura pode beneficiar 42 milhƵes de trabalhadores, afirma Dilma

Imagem
A presidenta Dilma Rousseff afirmou, nesta sexta-feira (18), em sua conta pessoal no Twitter, que esteve reunida com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, e irĆ” realizar cerimĆ“nia para celebrar o lanƧamento do Vale-Cultura, cartĆ£o magnĆ©tico prĆ©-pago no valor de R$50 mensais que possibilita ao trabalhador ir ao teatro, cinema, museus, espetĆ”culos, etc. “O potencial econĆ“mico do Vale-Cultura Ć© de R$ 25 bilhƵes podendo chegar a 42 milhƵes

“Delirar Ć© livre”: AĆ©cio quer Serra de vice, mas tucano recusa

Imagem
O senador AĆ©cio Neves (MG), provĆ”vel candidato do PSDB Ć  PresidĆŖncia da RepĆŗblica em 2014, autorizou seus aliados a intensificarem negociaƧƵes para a construĆ§Ć£o de uma chapa tucana puro-sangue com o ex-governador JosĆ© Serra. A possibilidade, categoricamente descartada por Serra, voltou a ser cogitada no PSDB diante da pressĆ£o com a chapa Eduardo Campos e Marina Silva, do PSB. Serra, que participou de reuniƵes polĆ­ticas na quinta-feira, 17, em BrasĆ­lia e deu declaraƧƵes como se fosse ele o candidato Ć  PresidĆŖncia, descartou a possibilidade de ser vice de AĆ©cio, como desejado pelo grupo mineiro. RechaƧou, inclusive, ocupar a cabeƧa da chapa tendo o mineiro, que atualmente preside o PSDB, na vice. “Delirar Ć© livre. A gente pode aqui especular sobre qualquer assunto. Mas nĆ£o faz sentido”, respondeu Serra quando questionado sobre a possibilidade de uma chapa puro-sangue. SAIBA MAIS ESTADO DE MINAS

Aliados do governador Beto Richa travam privatizaĆ§Ć£o da Sanepar na JustiƧa

Imagem
Carlos Pupin, prefeito de MaringĆ”, conseguiu na JustiƧa suspender acordo de privatizaĆ§Ć£o da Sanepar; aliados de Richa colocam a faca no pescoƧo do tucano, avalia o jornalista maringaense Ƃngelo Rigon; governo contava com recurso para honrar folha de pagamento e 13Āŗ salĆ”rio do funcionalismo pĆŗblico. O prefeito de MaringĆ”, Carlos Pupin (PP), ontem, conseguiu liminar junto ao juiz Tiago Gagliano Pinto Alberto, da 2ĀŖ Vara da Fazenda PĆŗblica de Curitiba, contra a decisĆ£o de aumento do capital social da Sanepar (Companhia de Saneamento do ParanĆ”). A prefeitura do municĆ­pio do Noroeste do estado, que Ć© acionista da estatal de Ć”gua e esgoto, alegou que nĆ£o foi consultada no processo de negociaĆ§Ć£o entre o governo do ParanĆ” e o grupo DominĆ³ Holding (sĆ³cio privado).

Os 10 motivos que levam Alckmin a reprimir os estudantes

Imagem
Os 10 motivos que levam Alckmin a reprimir os estudantes (e pelos quais eles devem permanecer lutando) No dia 15 de outubro, dia dos professores e professoras, estudantes da USP se convidaram a um encontro com o governador Geraldo Alckmin. Muito provavelmente o tucano nĆ£o os receberia. O diĆ”logo nĆ£o lhe convĆ©m muito. Era uma manifestaĆ§Ć£o que se mostrava vitoriosa, mas no meio do caminho tinha uma tropa. Foi na Marginal Pinheiros que a polĆ­cia decidiu acabar com o ato, muito longe do PalĆ”cio, mas muito afinada com as ideias palacianas de Alckmin e Rodas. Foram dezenas de bombas, presos e feridos. De maneira geral, as pessoas foram presas e reprimidas de maneira aleatĆ³ria, sem nenhuma vestĆ­gio de terem feito algo a mais do que se manifestar pelas ruas da cidade.

Saul Leblon : Libra nĆ£o Ć© sĆ³ petrĆ³leo

Imagem
Em todo mundo o discurso conservador subsiste em estado comatoso. O empenho Ć© para injetar sobrevida ao defunto, resistir e desgastar o anseio de mudanƧa. por: Saul Leblon Em todo o mundo o discurso conservador subsiste em estado comatoso desde o colapso da ordem neoliberal, em 2008. O empenho  Ć© para  injetar sobrevida ao defunto, resistir e desgastar o anseio de mudanƧa. AtĆ© que se generalize o descrĆ©dito nos partidos, na luta pelo desenvolvimento e no aprofundamento da democracia polĆ­tica e econĆ“mica, como instrumento de emancipaĆ§Ć£o histĆ³rica e social.

Estudo francĆŖs mostra aumento de suicĆ­dios entre agricultores

Imagem
Pelo menos 500 agricultores se suicidaram na FranƧa entre 2007 e 2009 © Xavier Remongin / Min.agri.fr RFI Uma pesquisa feita realizada pelo INVS, Instituto de VigilĆ¢ncia SanitĆ”ria francĆŖs, mostrou que um agricultor se suicida a cada dois dias na FranƧa. Trata-se da terceira causa de morte no mundo agrĆ­cola, depois do cĆ¢ncer e das doenƧas cardiovasculares, segundo o Instituto. Nos anos 2007, 2008 e 2009, pelo menos 500 se suicidaram, sendo que 417 sĆ£o homens e 68 mulheres. Segundo um perfil traƧado pelo Instituto, eles tĆŖm entre 45 e 64 anos, trabalham como criadores de gado ou na produĆ§Ć£o de leite.

ArƔbia Saudita recusa assento no Conselho de SeguranƧa da ONU

Imagem
AgĆŖncia Brasil Riade - A ArĆ”bia Saudita recusou hoje (18) assumir o assento no Conselho de SeguranƧa das NaƧƵes Unidas (ONU) como membro nĆ£o permanente em protesto Ć  impotĆŖncia do Ć³rgĆ£o em acabar com conflitos no MĆ©dio Oriente, em particular, a crise SĆ­ria. “A ArĆ”bia Saudita nĆ£o tem outra opĆ§Ć£o a nĆ£o ser recusar se tornar membro do

Dormimos para o cƩrebro fazer faxina de toxinas, diz estudo

Imagem
O sistema glymphatic funciona dez vezes mais durante o sono, hora da 'limpeza' Um estudo americano mostrou que o cĆ©rebro faz uma espĆ©cie de "faxina" das toxinas deixadas para trĆ”s apĆ³s um dia de "trabalho pesado", quando se pensa bastante. A "limpeza" seria uma das principais razƵes para o sono, segundo os pesquisadores. O estudo liderado pela pesquisadora Maiken Nedergaard e publicado na revista Science mostrou que as cĆ©lulas do cĆ©rebro, provavelmente as neurĆ³glias, encolhem, abrindo espaƧo entre os neurĆ“nios, permitindo que um fluĆ­do "lave" o cĆ©rebro.

A perversidade do racismo no Brasil

Imagem
Por Marcos AurĆ©lio Ruy, no sĆ­tio da UJS: O capĆ­tulo SeguranƧa PĆŗblica e Racismo Institucional, da quarta ediĆ§Ć£o do Boletim de AnĆ”lise PolĆ­tico-Institucional (Bapi) do Instituto de Pesquisa econĆ“mica Aplicada (Ipea), divulgado nesta quinta-feira (17), mostra mais uma vez a necessidade de polĆ­ticas pĆŗblicas de combate ao racismo no paĆ­s (saiba mais aqui). Os nĆŗmeros sĆ£o assustadores e apresentam a violĆŖncia como principal traƧo da

CNV colhe depoimentos sobre desaparecimento de estudantes

Imagem
foto ilustrativa O desaparecimento e a morte dos estudantes secundaristas Ismael Silva de Jesus e Marco AntĆ“nio Dias Baptista serĆ£o tratados nesta sexta-feira (18) pela ComissĆ£o Nacional da Verdade (CNV), durante sessĆ£o de depoimentos em GoiĆ¢nia. Os estudantes secundaristas eram opositores do regime militar. As informaƧƵes sĆ£o que Ismael Silva de Jesus suicidou-se, aos 18 anos, em uma dependĆŖncia do ExĆ©rcito em GoiĆ¢nia, e Marco AntĆ“nio Dias Baptista desapareceu antes de completar 16 anos.

Sem avanƧar nas pesquisas, AƩcio apela para Serra ser seu vice

Imagem
Sem avanƧar nas pesquisas, AĆ©cio apela para Serra ser seu vice O senador mineiro AĆ©cio Neves — provĆ”vel candidato das forƧas conservadoras brasileiras Ć  presidĆŖncia da RepĆŗblica em 2014 — voltou a defender negociaƧƵes para a construĆ§Ć£o de uma chapa tucana puro-sangue com o ex-governador JosĆ© Serra. Depois de perder as eleiƧƵes de 2002 e 2010, para o ex-presidente Luiz InĆ”cio Lula da Silva e para a atual presidenta e candidata Ć  reeleiĆ§Ć£o Dilma Rousseff, o tucano refuta categoricamente a opĆ§Ć£o de se rebaixar a vice.

Candidata Ć© suspensa da Frente Nacional depois de comparar ministra a macaco

Imagem
PƚBLICO   18/10/2013 - 12:49 Durante um programa televisivo, Anne-Sophie LeclĆØre chamou “selvagem” Ć  ministra da JustiƧa, Christiane Taubira. A Frente Nacional jĆ” anunciou a suspensĆ£o da candidatura de LeclĆØre. Christiane Taubira Ć© ministra da JustiƧa do Governo de Hollande  PHILIPPE WOJAZER/REUTERS Uma candidata municipal do partido francĆŖs de extrema-direita Frente Nacional (FN) comparou a ministra da JustiƧa, Christiane Taubira, a um macaco, durante um programa televisivo, difundido na noite de quinta-feira. O partido jĆ” comunicou a suspensĆ£o da militante. Anne-Sophie LeclĆØre, que preparava a candidatura Ć s eleiƧƵes municipais de 2014 em Rethel, na regiĆ£o das Ardenas (nordeste de FranƧa), publicou, no seu perfil no Facebook, uma foto-montagem em que figurava um macaco ao lado de uma foto da ministra. Questionada sobre a publicaĆ§Ć£o, durante o programa “EnvoyĆ© SpĆ©cial”, LeclĆØre afirma, citada pelo  Le Monde : “Preferia vĆŖ-la em cima de uns galhos numa Ć”rvore do que no Go

A trĆŖs dias do leilĆ£o, opiniƵes sobre o campo de Libra ainda estĆ£o divididas

Imagem
Brasil tentarĆ” expandir seu limite marĆ­timo de 200 para 350 milhas em organismo internacional Para movimentos que defendem o cancelamento, leilĆ£o beneficiaria petroleiras estrangeiras; para especialistas, exploraĆ§Ć£o do campo Ć© essencial para atender interesses do paĆ­s por Cida de Oliveira, da RBA publicado 18/10/2013 SĆ£o Paulo – A trĆŖs dias de sua realizaĆ§Ć£o, o leilĆ£o do campo de Libra ainda estĆ” longe de consenso. Primeiro do prĆ©-sal a ser licitado, sob o regime de partilha, o pregĆ£o marcado para o prĆ³ximo dia 21, em BrasĆ­lia, deverĆ” ter entre dois e quatro consĆ³rcios, conforme previsƵes do ministro das Minas e Energia, Edison LobĆ£o. No total, 11 empresas se habilitaram para participar e nove depositaram garantias para a operaĆ§Ć£o.

Bomba! Mais um escĆ¢ndalo de corrupĆ§Ć£o no governo Alckmin!

Imagem
Enviado por Miguel do RosĆ”rio O Cafezinho vem investigando uma sĆ©rie de indĆ­cios de irregularidades que estariam ocorrendo hĆ” anos no interior de uma das maiores estatais de SĆ£o Paulo, a FURP, o laboratĆ³rio farmacĆŖutico oficial do Governo do Estado. Segundo diversos funcionĆ”rios contatados pelo blog, hĆ” uma crescente indignaĆ§Ć£o interna com os desmandos, corrupĆ§Ć£o e negligĆŖncia no Ć³rgĆ£o. Finalmente, os funcionĆ”rios conseguiram se organizar e enviaram uma carta-denĆŗncia ao MinistĆ©rio PĆŗblico, reunindo todos os indĆ­cios e evidĆŖncias de corrupĆ§Ć£o que conseguiram obter.

A prisĆ£o do professor da Fiocruz e o estado de exceĆ§Ć£o no RJ

Imagem
PolĆ­tica resolvida no braƧo LUTAR NƃO Ɖ CRIME: SOMOS TODOS PAULO ROBERTO DE ABREU BRUNO CONTRA O ESTADO DE EXCEƇƃO NO RIO DE JANEIRO enviado por Leonardo Mattos, via Facebook Na noite de 15 de outubro de 2013, dia do Professor, assistimos estarrecidos a truculenta aĆ§Ć£o orquestrada e premeditada da polĆ­cia militar contra o movimento totalmente pacĆ­fico “Ocupa CĆ¢mara dos Vereadores do Rio de Janeiro”.

“O setor de comĆ©rcio Ć© parte essencial da transformaĆ§Ć£o do Brasil”, afirma Lula no lanƧamento do Mapa EstratĆ©gico do ComĆ©rcio

Imagem
Na noite desta quinta-feira (17), o ex-presidente Luiz InĆ”cio Lula da Silva falou sobre os avanƧos do Brasil nos Ćŗltimos anos e da relaĆ§Ć£o deles com o desenvolvimento do comĆ©rcio. Ele participou do lanƧamento do Mapa EstratĆ©gico do ComĆ©rcio. O mapa, que foi feito em parceria com a FundaĆ§Ć£o GetĆŗlio Vargas, tem como um de seus objetivos identificar as demandas do segmento comercial e sugerir propostas e aĆ§Ć£o para o setor no perĆ­odo de 2014 a 2020.

Mino Carta: O efeito Marina

Imagem
Agencia Brasil Eduardo Campos Perplexo? Em delĆ­rio, a mĆ­dia nativa consagra a ex-senadora como voz da oposiĆ§Ć£o. E Eduardo Campos gosta disso? E AĆ©cio Neves? por Mino Carta — publicado 18/10/2013  A julgar pelas pesquisas, o segundo turno das prĆ³ximas eleiƧƵes presidenciais seria possĆ­vel se Marina Silva fosse cabeƧa de chapa. Ɖ a observaĆ§Ć£o que cabe nas circunstĆ¢ncias. Falta, porĆ©m, um ano para o pleito e Ć© tempo longo, tanto mais porque a agenda nĆ£o inclui apenas a campanha, decerto muito acirrada, mas tambĆ©m a disputa de um Mundial de futebol, aqui mesmo, nos nossos estĆ”dios bilionĆ”rios.

Dom EugĆŖnio, agente duplo

Imagem
Dom EugĆŖnio foi usado pelos militares como garoto de recados e recusou apoio a perseguidos Documentos inĆ©ditos provam a colaboraĆ§Ć£o do primaz com a ditadura. por MarsĆ­lea Gombata — publicado 18/10/2013 Em 1976, sob a Ć©gide do Ato Institucional nĀŗ 5 e cercada por denĆŗncias de torturas, prisƵes, desaparecimentos e mortes de presos polĆ­ticos, como a do jornalista Vladimir Herzog, a ditadura comeƧava a ruir em meio Ć  transiĆ§Ć£o “lenta, gradual e segura” anunciada pelo general Ernesto Geisel. A Igreja CatĆ³lica, por meio da ConferĆŖncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cobrava do governo informaƧƵes e esclarecimentos sobre os abusos e condenava o carĆ”ter arbitrĆ”rio do regime militar. Acuados, os generais buscavam minar o Ć­mpeto das lideranƧas catĆ³licas dentro da prĆ³pria

Governo anda “propositadamente distraĆ­do” com a pobreza em Portugal

  NatĆ”lia Faria 17/10/2013 - 12:37 Uma “calamidade moral” Ć© como o presidente da ComissĆ£o Nacional de JustiƧa e Paz, Alfredo Bruto da Costa, qualifica as actuais polĆ­ticas econĆ³micas em Portugal. “NĆ£o podemos fazer sofrer um povo sem nenhuma contrapartida. E o que vemos Ć© que as polĆ­ticas estĆ£o a falhar de forma persistente, o que Ć© um problema grave com implicaƧƵes morais evidentes”, declarou. Neste Dia Internacional para a ErradicaĆ§Ć£o da Pobreza, o sociĆ³logo acusa o Governo de estar a violar “um princĆ­pio bĆ”sico da SeguranƧa Social contributiva”. E diz-se com esperanƧa que o Tribunal Constitucional venha a pĆ“r um travĆ£o nos cortes consagrados na proposta de OrƧamento do Estado para 2014, nomeadamente no que toca aos cortes nas pensƵes. “Estamos perante um governo que, unilateralmente e por vias retroactivas, estĆ” a querer passar um pano por cima de um contrato onde hĆ” duas partes, em que uma se sobrepƵe Ć 

AdriĆ”n Fanjul: “Ɖ alemĆ£o no campus da USP, malandragem!”

Imagem
 O ridĆ­culo ameaƧador da grande mĆ­dia por  AdriĆ”n Pablo Fanjul, especial para o Viomundo A rĆ”dio CBN, da rede Globo, gravou, na manhĆ£ da sexta-feira, dia 11 de outubro de 2013, uma matĆ©ria, na USP, sobre a greve dos estudantes. Como se podia esperar, uma emissĆ£o direcionada a desmoralizar e, se possĆ­vel, criminalizar, mesmo que fosse no  discurso, os grevistas. Quase no inĆ­cio da sua fala, a repĆ³rter no afĆ£ de dar “o furo de reportagem”, deu, na verdade, um furo [ PS do Viomundo : no jargĆ£o jornalĆ­stico, uma "barrigada"], jĆ” retirado do ar pela emissora, que, sem qualquer retificaĆ§Ć£o, reeditou a alocuĆ§Ć£o. Eis o fragmento e mais abaixo a Ć­ntegra do Ć”udio da matĆ©ria:

Plebiscito da reforma polĆ­tica emperra na ComissĆ£o de FinanƧas da CĆ¢mara

Imagem
A base aliada a Dilma Rousseff tem trabalhado em peso contra as mudanƧas propostas pela presidenta por Hylda Cavalcanti publicado 17/10/2013 17:13, Ćŗltima modificaĆ§Ć£o 17/10/2013 17:51 BrasĆ­lia – O lĆ­der do PT na CĆ¢mara dos Deputados, JosĆ© GuimarĆ£es (CE), afirmou hoje (17) Ć  RBA que pedirĆ” urgĆŖncia para a tramitaĆ§Ć£o da proposta que determina a realizaĆ§Ć£o de um plebiscito para a reforma polĆ­tica. O projeto de decreto legislativo da CĆ¢mara (PDC) foi apresentado apĆ³s as manifestaƧƵes de junho por PT, PCdoB, PDT e PSB, mas sĆ³ no final de agosto os partidos conseguiram formalizaĆ§Ć£o na Mesa Diretora da CĆ¢mara. Em 5 de setembro foi para a ComissĆ£o de FinanƧas e TributaĆ§Ć£o, apenas para anĆ”lise da viabilidade financeira da consulta, mas continua lĆ” atĆ© hoje.