Postagens

Mostrando postagens de outubro 10, 2013

A Folha mente, dizem ministƩrios do governo Dilma

Imagem
do site do MinistĆ©rio das Cidades A matĆ©ria “Dilma multiplica viagens e entrega casas sem Ć”gua e luz”, publicada na ediĆ§Ć£o de hoje deste jornal, distorceu os fatos para levar o leitor a conclusƵes que nĆ£o condizem com a realidade. O programa Minha Casa, Minha Vida atende Ć  demanda por moradia da populaĆ§Ć£o de baixa renda com toda infraestrutura de Ć”gua, esgoto e energia elĆ©trica necessĆ”ria para o conforto das famĆ­lias, como aconteceu de fato em VitĆ³ria da Conquista (BA). Como qualquer cidadĆ£o que adquire um imĆ³vel novo, o beneficiĆ”rio do MCMV deve solicitar a ligaĆ§Ć£o do fornecimento de energia e Ć”gua em cada unidade, de acordo com a sua conveniĆŖncia. Os imĆ³veis sĆ£o entregues com as instalaƧƵes prontas para a concessionĆ”ria fazer a ligaĆ§Ć£o do serviƧo. Caso contrĆ”rio, o beneficiĆ”rio pagaria pelo fornecimento de Ć”gua e luz sem estar ocupando o imĆ³vel. No caso especĆ­fico do conjunto habitacional de VitĆ³ria da Conquista, as instalaƧƵes tambĆ©m estĆ£o prontas e a concessionĆ”ria jĆ”

Mantega: Fim de impasse nos Estados Unidos Ć© alĆ­vio para o mundo

Imagem
O fechamento de um acordo no Senado norte-americano para aumentar temporariamente o teto da dĆ­vida pĆŗblica e desbloquear o OrƧamento dos Estados Unidos representa um alĆ­vio para a economia global, disse nesta quarta-feira (16) o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo ele, o fim da paralisaĆ§Ć£o da administraĆ§Ć£o pĆŗblica nos Estados Unidos impediu que a recuperaĆ§Ć£o da atividade econĆ“mica em todo o mundo seja ameaƧada.

Assista agora: aulas ao vivo com os professores do canal Descomplica - Quƭmica, Fƭsica e MatemƔtica.

Imagem

JƔ hƔ acordo orƧamental nos Estados Unidos

Imagem
RITA SIZA   16/10/2013 - 17:17 Negociadores do Senado concluem um compromisso para acabar com o " shutdown " do Governo e aumentar o limite da dĆ­vida pĆŗblica. EstĆ”tuas em frente ao CapitĆ³lio, onde houve finalmente acordo no Senado  REUTERS/KEVIN LAMARQUE Os negociadores republicanos e democratas do Senado acabam de chegar a um acordo para reabrir os serviƧos do Governo federal e autorizar o aumento do limite para o endividamento pĆŗblico, que deverĆ” esgotar-se no final desta quarta-feira.

MensalĆ£o tucano:crimes do senador do PSDB podem prescrever

Imagem
MensalĆ£o  do  Eduardo Azeredo PSDB se arrasta, e rĆ©us podem ser beneficiados com prescriƧƵes Processo investiga desvio de recursos pĆŗblicos para a reeleiĆ§Ć£o do  senador tucano Eduardo Azeredo, em 1998. Com atrasos no julgamento, crimes atribuĆ­dos ao ex-tesoureiro da campanha devem caducar O  mensalĆ£o tucano em Minas ,  processo que investiga desvio de recursos pĆŗblicos para a campanha Ć  reeleiĆ§Ć£o de Eduardo Azeredo (PSDB-MG) ao governo de Minas, em 1998,  sequer tem previsĆ£o de julgamento. O atraso deve beneficiar ClĆ”udio MourĆ£o, ex-tesoureiro da campanha e classificado pelo MinistĆ©rio PĆŗblico como figura central na operaĆ§Ć£o do valerioduto no estado.

“Tirem seus rosĆ”rios dos ovĆ”rios”: a exposiĆ§Ć£o sobre o aborto que estĆ” chacoalhando a Argentina

Imagem
Postado em 16 out 2013por : Diario do Centro do Mundo Publicado originalmente na DW. “O aborto pertence Ć  ilegalidade na vida cotidiana argentina”, diz a fotĆ³grafa Lisa Franz. A alemĆ£ de 34 anos vive e trabalha em Buenos Aires. Ao lado da argentina Guadalupe GomĆ©z Verdi e da francesa LĆ©a Meurice, ela Ć© responsĆ”vel pelo projeto 11 Semanas, 23 Horas e 59 minutos, que trata do aborto ilegal na Argentina. O projeto fotogrĆ”fico conta histĆ³rias pessoais de mulheres e casais, mas tambĆ©m de ativistas e mĆ©dicos que lutam pelo aborto legal irrestrito, aconselham e ajudam as pessoas atingidas por uma gravidez indesejada. “Para nĆ³s, era importante nĆ£o retratar as mulheres como vĆ­timas, mas trabalhar em conjunto com elas nas fotos. QuerĆ­amos mostrar muita pele, corpo, naturalidade e a liberdade, de escolher se vocĆŖ quer ou nĆ£o ser mĆ£e”, diz Franz. Apesar da proibiĆ§Ć£o, de acordo com nĆŗmeros do MinistĆ©rio da SaĆŗde argentino, cerca de 500 mil mulheres fazem aborto a cada ano, em uma populaĆ§Ć£o

Os velhos mantras da direita liberal na campanha eleitoral de 2014

Imagem
Os dois mais recentes parceiros da polĆ­tica brasileira estĆ£o escondendo seus problemas. A ex-senadora Marina Silva (PSB-REDE) agora centra e intensifica seus ataques na presidenta Dilma Rousseff e em seu governo. Na madrugada de hoje, no Programa do JĆ“, na Rede Globo, ela falou que o Congresso Nacional chantageia o governo. Mas, ao mesmo tempo, admitiu que ela e o parceiro polĆ­tico, governador Eduardo Campos (PSB), estĆ£o recebendo sinais de que partidos da base aliada do governo os apoiarĆ£o. A dupla vai aceitar? Como vemos, ela e ele querem o apoio dos que hoje, segundo a ex-senadora, chantageiam a presidenta Dilma.

NĆ³s pagamos o preƧo da politicagem americana

Imagem
Chegamos ao Ćŗltimo dia para a soluĆ§Ć£o do impasse sobre a elevaĆ§Ć£o do teto de endividamento pĆŗblico dos Estados Unidos. Na verdade, ainda tem por lĆ” uma “raspa de tacho” que, como o tacho Ć© grande, ainda permite empurrar o calote por mais uma semana. Um parĆŖntesis: O impasse por lĆ” Ć© bom para que alguns ingĆŖnuos – ou que apenas fingem que sĆ£o – vejam como. mesmo no paĆ­s sĆ­mbolo do presidencialismo, um governante pode ficar prisioneiro do Legislativo, quando lhe falta base parlamentar.  Ɖ muito “bancaninha” dizer, como fez Marina, que vai “sepultar a velha repĆŗblica”. Eleita presidente vai governar com quem? Vai compor uma base com atendimento de interesses locais, fisiolĆ³gicos e outros “velhos republicacionismos” ou governarĆ” com os bagres?

Mascarados vieram para criminalizar democracia

Imagem
A mĆ”scara Ć© um convite para a aĆ§Ć£o da tropa de choque, pois demonstra que as autoridades se mostram incapazes de manter a ordem Os protestos de junho de 2013 trouxeram a novidade das mĆ”scaras. Ɖ um debate importante, que mobilizou prĆ³s e contras em vĆ”rios lugares. Cinco meses depois, os mascarados continuam em atividade, cada vez mais intensa. As principais alegaƧƵes a favor das mĆ”scaras envolvem argumentos simplĆ³rios. Dizem que os mascarados sĆ£o indivĆ­duos no exercĆ­cio de seus direitos polĆ­ticos e tĆŖm direito de se proteger de qualquer aĆ§Ć£o repressiva. SerĆ”?

Bullying leva jovem a suicidar-se

Imagem
Duas adolescentes detidas por  bullying  que levou a suicĆ­dio de colega na Florida PƚBLICO   16/10/2013 - 11:44 PolĆ­cia acredita que Rebecca Sedwick, que se suicidou a 9 de Setembro, foi vĆ­tima de "assĆ©dio malicioso e repetido" durante um ano por duas colegas de escola de 12 e 14 anos. Duas raparigas de 12 e 14 anos foram detidas pela polĆ­cia do Estado norte-americano da Florida, por alegadamente terem insultado e ameaƧado atravĆ©s da Internet, e durante vĆ”rios meses, outra rapariga de 12 anos, Rebecca Sedwick, que acabou por se suicidar a 9 de Setembro. As duas menores – Katelyn Roman, de 12 anos, e Guadalupe Shaw, de 14 – estĆ£o acusadas de “assĆ©dio agravado” e de terem praticado cyberbullying  (violĆŖncia psicolĆ³gica praticada por um ou mais indivĆ­duos sobre outro, atravĆ©s da Internet, nomeadamente das redes sociais) sobre Rebecca Sedwick durante um ano, segundo a BBC.

Ateus sĆ£o mais inteligentes do que religiosos?

Imagem
Uma pesquisa Datafolha recente cravou: para 85% dos entrevistados, acreditar em Deus torna as pessoas melhores. VocĆŖ, ateu, estĆ” sozinho. VocĆŖ Ć© minoria. VocĆŖ tem problemas. Mas, como tudo na vida, hĆ” uma compensaĆ§Ć£o: vocĆŖ Ć© mais inteligente. Pelo menos de acordo com uma compilaĆ§Ć£o de 63 estudos cientĆ­ficos, que remontam ao longo de dĆ©cadas, que concluiu que pessoas religiosas sĆ£o menos inteligentes que as descrentes.

A estranha visĆ£o de Joaquim Barbosa sobre “conflito de interesses”

Imagem
Professor Sabe Tudo Para Joaquim Barbosa, os Estados Unidos sĆ£o uma coisa vaga que atende, basicamente, a suas conveniĆŖncias do momento. Num congresso de jornalismo, ele citou os americanos ao se referir, mais uma vez, ao caso da funcionĆ”ria que ele tentou retirar do STF por alegado conflito de interesses.

Jornal da Record: A pesquisa Vox Populi

publicado em 16 de outubro de 2013 Ơs 6:06 Veja tambƩm:

A GUERRA DE BISSAU

Imagem
(HD) - Em palestra em SĆ£o Paulo, hĆ” uma semana, o PrĆŖmio Nobel da Paz JosĆ© Ramos-Horta, ex-dirigente do Timor Leste, pediu ao Brasil que financie as  eleiƧƵes da GuinĆ©-Bissau, onde ele trabalha como representante da ONU. Com apenas um milhĆ£o e seiscentos mil habitantes, a GuinĆ©-Bissau, Ć© um pequeno paĆ­s de lĆ­ngua portuguesa, da costa ocidental africana, que tem como principal produto de exportaĆ§Ć£o a castanha de caju. Sua renda per capita mal passa dos mil dĆ³lares por ano.

Joaquim Barbosa, nĆ£o estĆ” em campanha...?

Imagem
Presidente do Supremo defende reforma polĆ­tica      FlĆ”via Villela - AgĆŖncia Brasil   Rio de Janeiro – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, fez crĆ­ticas ao sistema polĆ­tico brasileiro e defendeu uma reforma polĆ­tica, durante a ConferĆŖncia Global de Jornalismo Investigativo, hoje (14), no Rio de Janeiro. "Voto obrigatĆ³rio, impossibilidade de candidaturas avulsas, excesso assombroso no nĆŗmero de partidos polĆ­ticos; mercantilizaĆ§Ć£o de partidos polĆ­ticos, coronelismo e mandolismo na estrutura interna de certos partidos polĆ­ticos e atomizaĆ§Ć£o do voto nas eleiƧƵes proporcionais. Eis aĆ­ um pequeno catĆ”logo dos problemas do sistema polĆ­tico brasileiro", disse ele. O ministro deu suas opiniƧƵes durante um painel do evento do qual participou na PontifĆ­cia Universidade CatĆ³lica (PUC), na zona sul da cidade. Para ele, "o povo tem sido sistematicamente ignorado e

Dia do Professor. Algo a comemorar?

Imagem
Richa e FlĆ”vio Arns implantaram em trĆŖs anos o caos na educaĆ§Ć£o do ParanĆ”; tucanos fizeram educadores de patetas ao enrolĆ”-los acerca de compromissos assumidos e nĆ£o cumpridos na Ć­ntegra; houve desmonte em programas educacionais como ParanĆ” Digital, dentre outros; o governo federal, atravĆ©s de recursos do MEC, vem segurando a peteca na Ć”rea; sem projeto pedagĆ³gico, a dupla tucana segue o ritmo de todo o governo: “lento e incompetente”. Hoje Ć© Dia do Professor. ParabĆ©ns a todos os profissionais da educaĆ§Ć£o que labutam arduamente pelo avanƧo do ensino visando Ć  transformaĆ§Ć£o da nossa sociedade. Infelizmente, nem sempre seu trabalho Ć© reconhecido pelo poder pĆŗblico. ƀs vezes a propaganda sobressai em relaĆ§Ć£o Ć s aƧƵes concretas na Ć”rea educacional. No estado do ParanĆ”, por exemplo, a categoria foi humilhada nos Ćŗltimos trĆŖs anos com calotes do governo Beto Richa (PSDB).

Dona Odete Ć© mais esperta que o pessoal do Wall Street Journal

Imagem
15 de outubro de 2013 | 15:16 Semana passada, o Wall Street Journal publicou uma matĆ©ria sobre os riscos de uma “bolha de crĆ©dito” no Brasil. Usou como exemplo da histĆ³ria de Dona Odete Meira da Silva, essa simpĆ”tica mulher aĆ­ da foto. Diz o jornal que ela Ć© mĆ£e solteira,  comprou um computador, uma TV de tela plana e comeƧou a construir uma casa num bairro violento da periferia de SĆ£o Paulo, que se parece com o Bronx novaiorquino, digo eu. Mas a foto mostra que o sonho de Dona Odete estĆ” ainda pela metade, porque ela se viu com muitas dĆ­vidas e, prudente, “deu um tempo” atĆ© que as coisas melhorem.

MĆ­dia e PCC: Para ler e desconfiar

Imagem
Por Luciano Martins Costa, no ObservatĆ³rio da Imprensa: A Folha de S. Paulo noticia na ediĆ§Ć£o de segunda-feira (14/10) que integrantes do grupo criminoso conhecido como PCC – Primeiro Comando da Capital planejam se infiltrar em manifestaƧƵes para atacar policiais durante as correrias e atos de vandalismo que tĆŖm marcado os protestos de rua. A reportagem complementa uma sĆ©rie iniciada pelo jornal concorrente, o Estado de S.Paulo, na sexta-feira (11/10), na qual se apresentava um mapa da estrutura de comando da organizaĆ§Ć£o, que foi divulgado pelo MinistĆ©rio PĆŗblico Estadual.

Globo enche a bola de Alckmin por seus fracassos no combate ao PCC

Imagem
Por que sĆ³ agora o governo paulista se mexeu, se tudo isso poderia ter sido feito nos Ćŗltimos sete anos? SerĆ” o calendĆ”rio eleitoral? por Helena Sthephanowitz publicado 15/10/2013 12:33 EDSON LOPES/PALƁCIO DOS BANDEIRANTES Alckmin convoca forƧa-tarefa para cuidar do crime organizado. Agora, sete anos depois? Demorou sete anos desde que a organizaĆ§Ć£o criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) deflagrou um grande ataque que paralisou SĆ£o Paulo para que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) se mexesse um pouco mais enfaticamente. SĆ³ agora se tem notĆ­cia de uma investigaĆ§Ć£o supostamente profunda com interceptaƧƵes telefĆ“nicas de ligaƧƵes dentro e fora dos presĆ­dios, revelando, inclusive, infiltraĆ§Ć£o do crime dentro da forƧa policial paulista mediante propinas. Por que sĆ³ agora, se tudo isso poderia ter sido feito nos Ćŗltimos sete anos?

A fƔcil escolha entre risco de erro e garantia de liberdade

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOƉ em BrasĆ­lia, Ć© autor de "A Outra HistĆ³ria do MensalĆ£o". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direĆ§Ć£o na VEJA e na Ɖpoca. TambĆ©m escreveu "A Mulher que Era o Outro General da Casa". A possibilidade de proibir obras com "fins comerciais" poderia autorizar a censura atĆ© a determinadas ediƧƵes da BĆ­blia Num paĆ­s que nĆ£o admite censura prĆ©via, o pleito de artistas prestigiados para manter uma legislaĆ§Ć£o que garante seu controle sobre a publicaĆ§Ć£o de biografias nĆ£o faz sentido. A proibiĆ§Ć£o tem base a lei 10.406, de 2002, que reĆŗne artigos inaceitĆ”veis. Ali se afirma que a“ exposiĆ§Ć£o ou a utilizaĆ§Ć£o da imagem de uma pessoa poderĆ£o ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuĆ­zo da indenizaĆ§Ć£o que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se destinarem a fins comerciais”.

Banqueiros babam com disruptura de Marina

Imagem
por: Saul Leblon Marina  Silva sentou-se Ć  direita da santĆ­ssima trindade dos mercados. Em amigĆ”vel  pĆ©riplo pela mĆ­dia, a ex-senadora se declara uma convicta defensora do sacrossanto  ‘tripĆ©’. Que vem a ser uma  espĆ©cie de enforcador  Ć  distĆ¢ncia. Sendo o pescoƧo, a sociedade. E os mercados, a mĆ£o que controla a correia. A coleira dentada  permite que o dinheiro grosso submeta  governos, partidos  e demais instĆ¢ncias sociais  a um comando de desempenho  monitorado por trĆŖs variĆ”veis. A saber: I)  regime de metas de inflaĆ§Ć£o, ancorado no chicote dos  juros ‘teatrais’, se necessĆ”rios, assevera Marina em flerte com o ‘choque’ monetarista;

Relator da reforma polƭtica propƵe mudanƧas no financiamento das campanhas eleitorais

Imagem
Enviado ter, 15/10/2013 - 09:26 por Juliana C. Silva Jornal GGN – O deputado federal Henrique Fontana (PT-RS) disse que vai apresentar, em plenĆ”rio, trĆŖs Emendas ao Projeto de Lei (PL) 6.397/13 que trata da minirreforma eleitoral, visando regulamentar aspectos importantes do modelo de financiamento das campanhas eleitorais vigente no paĆ­s. Segundo o deputado, uma delas propƵe teto de gastos para cada cargo em disputa - baseado em Ć­ndices de custo do voto por eleitor, considerando-se o tamanho do eleitorado e o tipo da disputa - e limitaĆ§Ć£o para contrataĆ§Ć£o de cabos eleitorais. Outra, proĆ­be o financiamento de empresas e limita as doaƧƵes de pessoas fĆ­sicas a R$ 700,00. Uma terceira Emenda aglutina todas as propostas. Em todos os casos, o parlamentar prevĆŖ sanƧƵes nos casos comprovados de desvios de recursos ou arrecadaĆ§Ć£o ilĆ­cita (caixa 2).

PCC prepara ataques e fala em "Copa do Mundo do terror"

Imagem
Segundo reportagem, as ameaƧas sĆ£o uma reaĆ§Ć£o Ć  possibilidade de a cĆŗpula do PCC ser transferida para Regime Disciplinar Diferenciado da PenitenciĆ”ria por RedaĆ§Ć£o da Carta Capital — publicado 15/10/2013 O Primeiro Comando da Capital (PCC) prepara novos ataques, inclusive durante a Copa do Mundo de 2014, caso a cĆŗpula do grupo criminoso seja transferida para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) da PenitenciĆ”ria de Presidente Bernardes, no interior de SĆ£o Paulo. Ɖ o que revela uma reportagem publicada nesta terƧa-feira 15 pelo jornal Estado de S. Paulo. De acordo com o diĆ”rio, os bandidos prometem uma "Copa do Mundo do terror" e ataques nas eleiƧƵes. As ameƧas levaram o comandante-geral da PolĆ­cia Militar, coronel Benedito Roberto Meira, a colocar a corporaĆ§Ć£o em estado de alerta.

CrianƧas portuguesas sĆ£o das que mais sofrem com a crise

Imagem
PƚBLICO   15/10/2013 - 10:28 Pelo menos 500 mil crianƧas e jovens perderam o direito ao abono de famĆ­lia entre 2009 e 2012. Em 2011, o risco de pobreza estava nos 28,6%, indica relatĆ³rio remetido pela Unicef Portugal ao ComitĆ© dos Direitos das CrianƧas AlimentaĆ§Ć£o, saĆŗde e educaĆ§Ć£o foram as Ć”reas mais afectadas  JOƃO GASPAR Foram pelo menos 500 mil as crianƧas e jovens que perderam o direito ao abono de famĆ­lia entre 2009 e 2012 e muitas outras viram o seu valor ser reduzido. Esta medida, juntamente com a polĆ­tica de austeridade, estĆ” a fazer aumentar a taxa de risco de pobreza entre as crianƧas portuguesas e o nĆŗmero de pedidos de ajuda registou um “aumento sem precedentes”, alerta um relatĆ³rio redigido pela Unicef Portugal a partir dos contributos de vĆ”rias organizaƧƵes nĆ£o-governamentais como a AssociaĆ§Ć£o para a PromoĆ§Ć£o da SeguranƧa Infantil, a Caritas portuguesa e a ConfederaĆ§Ć£o Nacional de AcĆ§Ć£o sobre Trabalho Infantil.

Acusados de crimes contra a humanidade sĆ£o julgados na Argentina

ComeƧa na prĆ³xima quinta-feira (17), o terceiro julgamento por crimes contra a humanidade cometidos durante a ditadura militar na provĆ­ncia de NeuquĆ©n, na Argentina. Cinco repressores sĆ£o acusados do desaparecimento de pelo menos 55 pessoas. Entre os acusados estĆ£o o tenente coronel (retirado) Jorge Dei Pascuale, que desempenhava o cargo de chefe de inteligĆŖncia; o segundo chefe da DelegaĆ§Ć£o NeuquĆ©n da PolĆ­cia Federal, Jorge Soza; e o chefe de inteligĆŖncia do regimento 192, o coronel (retirado) Mario Alberto GĆ³mez, informou nesta segunda-feira (14) a agĆŖncia de notĆ­cias TĆ©lam. Na causa aparecem tambĆ©m o major (retirado) Luis Alberto FarĆ­as Barreira, chefe de Pessoal do Comando da Sexta Brigada, e o mĆ©dico HilariĆ³n da Pas Sosa, chefe da SeĆ§Ć£o SanitĆ”ria da 6ĀŖ Brigada de Infantaria de Montanha. Foi deixado de lado por razƵes de saĆŗde, o ex-comissĆ”rio da polĆ­cia provincial de NeuquĆ©n, HĆ©ctor Mendoza, que permaneceu foragido da justiƧa por vĆ”rios anos atĆ© que foi capturado em 2011, no Pa

Facebook e Twitter : de olho na TV do futuro

Imagem
Da Carta Capital A BBC reagiu Ć s mudanƧas no modo de assistir programas; lĆ­deres do setor dizem que a simplicidade Ć© a chave para o futuro por Por Vanessa Thorpe — publicado 14/10/2013 16:58, Ćŗltima modificaĆ§Ć£o 14/10/2013 17:11 IlustraĆ§Ć£o: Nina Moraes Converse com seus vizinhos sobre seus hĆ”bitos de assistir televisĆ£o e provavelmente vocĆŖ descobrirĆ” que, apesar de a gama de programas assistidos ser bastante estreita, os mĆ©todos para recebĆŖ-los variam muito de uma casa para outra. Algumas pessoas recebem seus programas favoritos atravĆ©s de consoles de games, Ć s vezes baixando-os no computador; outras os assistem por meio de um equipamento como a Apple TV; algumas sĆ£o clientes de satĆ©lite; outras se aferram insistentemente Ć  chamada visĆ£o "linear" nos canais terrestres comuns, embora recebidos atravĆ©s de um sistema digital.

Outra fonte do valerioduto

Imagem
MensalĆ£o tucano O esquema do publicitĆ”rio condenado no MinistĆ©rio do Esporte durante o governo FHC por  Leandro Fortes  —  publicado  14/10/2013  Em 18 de setembro, uma decisĆ£o burocrĆ”tica do plenĆ”rio do Tribunal de Contas da UniĆ£o levantou a ponta de um novelo escondido desde 2005. Por unanimidade, os nove ministros do TCU acataram o parcelamento de um dĆ©bito judicial do jornalista Laerte de Lima Rimoli, ex-chefe da Assessoria de ComunicaĆ§Ć£o Social do antigo MinistĆ©rio do Esporte e do Turismo, no fim do segundo governo de Fernando Henrique Cardoso. Entre 2001 e 2002, segundo auditoria do tribunal, o ministĆ©rio, comandado por Carlos Melles (maio de 2000 a marƧo de 2002) e Caio Carvalho (marƧo de 2002 a 1Āŗ de janeiro de 2003), desviou 10,6 milhƵes de reais para a SMP&B ComunicaĆ§Ć£o, uma das agĆŖncias de publicidade controladas por Marcos ValĆ©rio de Souza, operador dos “mensalƵes” tucano e petista.

MINISTRO RUSSO CHEGA AO BRASIL PARA PROPOR PRODUƇƃO CONJUNTA DO CAƇA DE QUINTA GERAƇƃO T-50

Imagem
A possibilidade que aventamos aqui no blog, outro dia, de participaĆ§Ć£o do Brasil no programa PAK-FA, tornou-se oficialmente concreta. O Ministro da Defesa da RĆŗssia, Serguei ShoigĆŗ, que chega a BrasĆ­lia amanhĆ£, irĆ” propor ao Brasil, nĆ£o apenas a compra dos caƧas Sukhoi SU-35, mas tambĆ©m o desenvolvimento e a produĆ§Ć£o conjunta do caƧa T-50, de quinta geraĆ§Ć£o. O projeto do T-50, do Programa PAK-FA, jĆ” conta com a participaĆ§Ć£o da ƍndia, que disponibilizou cerca de US$ 25 bilhƵes e espera obter a versĆ£o de exportaĆ§Ć£o do T-50 atĆ© 2018.

MĆ­dia: quarto poder ou segundo estado?

Imagem
Postado por Altamiro Borges

Lula critica imprensa por desprezar questĆ£o do trabalho infantil

Imagem
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto O ex-presidente Luiz InĆ”cio Lula da Silva falou ontem (10) no encerramento da 3ĀŖ ConferĆŖncia Global sobre o Trabalho Infantil, em BrasĆ­lia. Durante seu discurso, de pouco mais de 40 minutos, Lula tocou duas vezes no tema imprensa para criticar a falta de atenĆ§Ć£o dada ao tema.

Futuro de bispo alemĆ£o "amante do luxo" nas mĆ£os do Vaticano

Imagem
PƚBLICO   14/10/2013 -  A forma como o Papa Francisco vai lidar com o caso do bispo Tebartz-van Elst Ć© vista como um importante sinal de como tenciona promover a simplicidade da Igreja CatĆ³lica. O bispo Franz-Peter Tebartz-van Elst envolvido na polĆ©mica AFP 1  /  5 Um bispo catĆ³lico alemĆ£o criticado pelo estilo de vida luxuoso, e por alegadamente ter mentido sob juramento, viajou para o Vaticano, onde pode estar em discussĆ£o a sua permanĆŖncia em funƧƵes. Franz-Peter Tebartz-van Elst, bispo de Limburgo, no estado do Hesse, perto de Frankfurt, viajou, segundo a Reuters, num voo de baixo custo, na sequĆŖncia de um escĆ¢ndalo a que deu origem na Igreja alemĆ£, ao ter mandado construir um luxuoso complexo residencial diocesano. O novo Papa, Francisco, tem proclamado, pelo contrĆ”rio, uma “Igreja pobre para os pobres”.

A globalizaĆ§Ć£o da indiferenƧa

Imagem
A definiĆ§Ć£o do papa Francisco descreve o naufrĆ”gio de Lampedusa por Claudio Bernabucci — publicado 14/10/2013 JĆ” passou de 300 o total de mortos, entre eles inĆŗmeras crianƧas O que aconteceu em Lampedusa nĆ£o Ć© digno da Europa”, declarou Cecilia Malmstrom, sueca, responsĆ”vel pela ComissĆ£o Europeia para Assuntos Internos, ao aterrissar na ilha siciliana. Seis dias depois que o mar, a poucos metros da costa, engoliu 350 nĆ”ufragos africanos provenientes da LĆ­bia, a lĆŗgubre conta dos cadĆ”veres recuperados supera o nĆŗmero de 300. Muitas as crianƧas e as mulheres, algumas delas grĆ”vidas. O Ćŗltimo e penosĆ­ssimo descobrimento dos mergulhadores da Marinha foi o corpo de uma crianƧa ainda ligada pelo cordĆ£o umbilical ao ventre da mĆ£e. Quem entra naquele barco transformado em tumba marinha nĆ£o volta como antes Ć  vida de todos os dias, porque o abismo do horror mexe indelevelmente nas profundezas da alma.

RĆ©quiem para um sistema falido

Imagem
Os salƵes da CĆ¢mara dos Deputados foram poucos para abrigar, na semana passada, as turbas atraĆ­das pelo trĆ”fico das legendas e dos mandatos comprados ou alugados atĆ© Ć  prĆ³xima infidelidade por Roberto Amaral Leandro Neumann Ciuffo / Wikimedia Commons Os salƵes da CĆ¢mara dos Deputados foram poucos para abrigar, na semana passada, as turbas atraĆ­das pelo trĆ”fico das legendas e dos mandatos comprados ou alugados atĆ© Ć  prĆ³xima infidelidade Transformada em mafuĆ” – com seus salƵes e seus gabinetes convertidos em covis da traficĆ¢ncia – a CĆ¢mara dos Deputados foi cenĆ”rio adequado de um rĆ©quiem para um velho morto, o sistema partidĆ”rio brasileiro, que, na semana passada, concluiu seu suicĆ­dio de dĆ©cadas. Os salƵes e os gabinetes projetados por Niemeyer para o fazer polĆ­tico foram poucos e pequenos para abrigar as turbas atraĆ­das pelo trĆ”fico das legendas e dos mandatos, os leilƵes que ditavam a valia monetĆ”ria de mandatos conspurcados, comprados (ou alugados atĆ© Ć  prĆ³xima infidelidade)

Em entrevista a rƔdios de Minas, Dilma destaca parceria entre governo federal e empresas de tecnologia

A presidenta Dilma Rousseff estĆ” em ItajubĆ” (MG), nesta segunda-feira (14), para inauguraĆ§Ć£o de fĆ”brica de transformadores e afirmou, em entrevista a rĆ”dios de Minas Gerais, que a parceria entre o governo federal e as indĆŗstrias de tecnologia do Sul do estado estĆ” sendo frutĆ­fera. “Acho que a nossa maior contribuiĆ§Ć£o para o desenvolvimento da regiĆ£o e do Sul de Minas Gerais Ć© dar suporte para o parque industrial da regiĆ£o, em especial em Ć”reas de alto conteĆŗdo tecnolĆ³gico, como a indĆŗstria da informaĆ§Ć£o, design house, e tambĆ©m eletroeletrĆ“nica, aeroespacial e de transportes”, enumerou Dilma. Dilma lembrou do programa Inova Empresa, que tem R$ 30 bilhƵes em recursos para incentivar a inovaĆ§Ć£o das empresas brasileiras. Segundo a presidenta, “o futuro do paĆ­s estĆ” nessa questĆ£o: empregos de qualidade, produtos com valor agregado. NĆ³s somos um paĆ­s que tem todas as condiƧƵes para termos vĆ”rias ItajubĆ”s. Dou todo apoio para construĆ§Ć£o de parques tecnolĆ³gicos”. SaĆŗde, EducaĆ§Ć£o e Se

EUA subornaram generais em 64

Imagem
13 de outubro de 2013 O Conversa Afiada acaba de publicar um vĆ­deo que muda um bocado as leituras que se fazem do golpe de 64. A participaĆ§Ć£o americana no golpe nĆ£o se limitou Ć  comprar a mĆ­dia (a Globo, sobretudo), patrocinar campanhas de parlamentares, e estacionar porta-aviƵes na costa brasileira. Os EUA subornaram a cĆŗpula do ExĆ©rcito Brasileiro. Um deles foi Amaury Kruel, comandante do II ExĆ©rcito de SĆ£o Paulo. O vĆ­deo foi feito pelo Instituto JoĆ£o Goulart. Por: Miguel do RosĆ”rio

AnalgƩsico paracetamol jƔ matou 1500 pessoas nos EUA EM 10 anos

Imagem
Um dos medicamentos mais populares do mundo, o analgĆ©sico paracetamol levou 1.500 pessoas Ć  morte nos Estados Unidos na Ćŗltima dĆ©cada, segundo levantamento da ONG de jornalistas “Pro Publica”, premiada com dois Pullitzer por suas investigaƧƵes. O problema nĆ£o Ć© a substĆ¢ncia em si, mas a superdosagem, cujo limite nĆ£o Ć© muito difĆ­cil de se atingir e, se ultrapassado, pode afetar gravemente o fĆ­gado. TambĆ©m Ć© arriscada a combinaĆ§Ć£o com Ć”lcool. Nos EUA, assim como no Brasil, Ć© vendido sem prescriĆ§Ć£o mĆ©dica, e o consumo cresce a cada ano.

Quem manda na Receita Federal?

Imagem
A saĆ­da de um alto funcionĆ”rio mostra que a Receita Federal tem que passar por um choque urgente de transparĆŖncia Postado em 13 out 2013por : Paulo Nogueira CĆ¢ndido saiu da Receita no meio de uma confusĆ£o O que levou um dos principais homens da Receita Federal, Caio CĆ¢ndido, a sair fora com alarido Ć© ainda uma incĆ³gnita. O que Ć© certo Ć© que a Receita Federal tem que passar urgentemente por um choque de transparĆŖncia. Ɖ o interesse pĆŗblico que estĆ” em jogo, e ele nĆ£o pode se subordinar a nenhum outro – sobretudo polĆ­tico. O dinheiro dos impostos constrĆ³i – ou nĆ£o constrĆ³i – escolas, hospitais, estradas, portos etc. A sociedade tem que saber mais, muito mais, sobre a imensa caixa preta que Ć© a Receita Federal. CĆ¢ndido alegou interferĆŖncias externas, polĆ­ticas, destinadas a facilitar a vida de grandes devedores. Que devedores sĆ£o esses? Quais as supostas facilidades? A sociedade tem que saber.

A TV brasileira nĆ£o reflete, esconde o Brasil

Imagem
De como um grupo minguado e oportunista atropela, em poucas horas, um debate que se trava no Congresso hĆ” 22 anos e poderia impulsionar a diversidade e a produĆ§Ć£o cultural regionais por Lalo Leal publicado 13/10/2013 Parece que alguns parlamentares jĆ” esqueceram as “vozes das ruas” gritadas em junho. Com desfaƧatez, seis senadores e seis deputados decidiram regular por conta prĆ³pria o dispositivo constitucional que determina a regionalizaĆ§Ć£o da programaĆ§Ć£o de rĆ”dio e TV no paĆ­s. Atropelaram, em poucas horas, um debate que se trava no Congresso hĆ” 22 anos. A concentraĆ§Ć£o histĆ³rica das programaƧƵes no eixo Rio-SĆ£o Paulo faz com que o Brasil nĆ£o conheƧa o Brasil. Por isso, os constituintes em 1988 escreveram que “a produĆ§Ć£o e a programaĆ§Ć£o das emissoras de rĆ”dio e televisĆ£o atenderĆ£o ao princĆ­pio da regionalizaĆ§Ć£o da produĆ§Ć£o cultural, artĆ­stica e jornalĆ­stica, conforme percentuais estabelecidos em lei”. SĆ³ que essa lei nunca saiu.

FHC: A impotĆŖncia da mĆ­dia para impor um “legado”

Imagem
publicado em 13 de outubro de 2013 Ć s 15:59 por Luiz Carlos Azenha O grau de cumplicidade ideolĆ³gica entre Fernando Henrique Cardoso e os barƵes da mĆ­dia brasileira Ć© enternecedor. O sociĆ³logo tem passe livre: espaƧo assegurado para apresentar suas ideias em colunas, entrevistas, artigos de opiniĆ£o. Esta identidade foi forjada numa suposta necessidade de “modernizar” o Brasil, “arejar suas ideias”, desfazer-se do legado estatista e atrasado do trabalhismo getulista.

GrĆ£-Bretanha retrocede para a era vitoriana

Imagem
Um estudo aponta que, se continuar crescendo no ritmo atual, em 2025 a desigualdade social do Reino Unido serĆ” igual Ć  do sĆ©culo 19 por Envolverde — publicado 13/10/2013 Manifestantes protestam no centro de Londres contra a privatizaĆ§Ć£o dos correios do Reino Unido, na sexta-feira 11. As polĆ­ticas do atual governo sĆ£o apontadas como parcialmente responsĆ”veis pelo aumento da desigualdade Por Roberto SĆ”vio Um informe recente do Centro de AnĆ”lises de ExclusĆ£o Social na London School of Economics prevĆŖ que, se continuar no atual ritmo de desigualdade, em 2025 a GrĆ£-Bretanha voltarĆ” a viver a realidade social injusta que a caracterizava no final do sĆ©culo 19. Em outras palavras, estamos retrocedendo aos tempos da rainha VitĆ³ria! Em 2010, a renda dos principais executivos das cem maiores empresas britĆ¢nicas aumentaram 49%, enquanto o aumento salarial mĆ©dio foi de 2,7%. Segundo um informe da Autoridade BancĆ”ria Europeia, em 2011 havia 2.436 banqueiros britĆ¢nicos que ganhavam por ano

Marx, por Daniel Bensaid

Imagem
por Emir Sader Marx, que continua sendo o maior protagonista das anĆ”lises e dos debates contemporĆ¢neos, precisa de uma nova apresentaĆ§Ć£o? O Manifesto Comunista Ć© a obra mais publicada no mundo, depois da BĆ­blia. Por que voltar sobre a obra desse alemĆ£o  - teĆ³rico e militante – cuja obra foi publicada hĆ” mais de um sĆ©culo e meio? Porque, Ć  importĆ¢ncia subversiva de Marx se unem a deformaĆ§Ć£o do seu pensamento, quando nĆ£o Ć© mais possĆ­vel silenciar sobre sua obra. AtĆ© hĆ” pouco o capitalismo havia sido promovido a um fenĆ“meno identificado com dinamismo, modernizaĆ§Ć£o, progresso, racionalidade, criatividade, etc., etc.