Postagens

Mostrando postagens de outubro 4, 2013

Lula exclusivo: "a polĆ­tica Ć© a Ćŗnica forƧa que rivaliza com o mercado"

Imagem
Em entrevista exclusiva Ć  Carta Maior, o ex-presidente Lula fala sobre o papel da polĆ­tica em uma sociedade cada vez mais dominada pelo mercado. Clique aqui para assistir Lula gosta de conversar. Ɖ um lĆ­der de massa. Um homem que pensa falando. Que precisa falar para formular e avaliar as prĆ³prias ideias. Ser um orador de fluidez arrebatadora Ć© decorrĆŖncia desse traƧo que faz com que as palavras nĆ£o encavalem na voz nĆ£o tĆ£o rouca, depois do cĆ¢ncer curado. As palavras nĆ£o congestionam na sua frase. VĆ£o se compondo, escolhidas e corrigidas durante a  conversam com um interlocutor invariavelmente cativado por elas. NĆ£o importa se um ou um milhĆ£o, serĆ” sempre o interlocutor de uma conversa privilegiada em que a oralidade versĆ”til se nutre do imenso depĆ³sito de uma memĆ³ria elefantina, que frequentemente afronta as anotaƧƵes de auxiliares e invariavelmente com razĆ£o.

Janio de Freitas adverte: acreditar em Marina provoca dor nas costas

Imagem
Por insuspeita de paixƵes partidĆ”rias, pela qualidade da informaĆ§Ć£o e pelo fato de sempre magistralmente escritos, os textos de JĆ¢nio de Freitas funcionam, para quem tenta analisar polĆ­tica, como uma espĆ©cie de referĆŖncia. Nem sempre ele diz tudo, mas tudo o que diz, procede. Muito acima do rĆ©s-do-chĆ£o do “copia e e escreve” da maioria dos repĆ³rteres polĆ­ticos de hoje e em outro mundo de dignidade em relaĆ§Ć£o aos comentaristas-torcedores, mestre JĆ¢nio cumpre com a informaĆ§Ć£o o mesmo ciclo que caracteriza a vida: absorver, processar e sintetizar. E ele produziu, hoje, uma sĆ­ntese fantasticamente clara:

FHC, sujeito oculto

Imagem
No artigo "A Responsabilidade do STF", o ex-presidente FHC resolveu jogar para a multidĆ£o no caso do mensalĆ£o A entrada de Fernando Henrique Cardoso no debate sobre a aĆ§Ć£o penal 470 apenas confirma com pompa e circunstĆ¢ncia aquilo que sempre se soube. O julgamento de rĆ©us que integravam o governo Lula, agora em sua etapa final, Ć© um processo politizado, que mobiliza interesses que nada tĆŖm a ver com o distanciamento e frieza que se espera numa decisĆ£o com base nos fundamentos do Direito. No artigo “A Responsabilidade do STF”, FHC entrou no debate. O ex-presidente resolveu jogar para a multidĆ£o. Num momento em que se acumulam vĆ”rios sinais de que a falta de consistĆŖncia de determinadas acusaƧƵes pode levar a uma diminuiĆ§Ć£o das penas de 12 rĆ©us, o ex-presidente faz um chamado Ć  velha ordem.

Alckmin manobra para esvaziar CPI sobre corrupĆ§Ć£o entre cartĆ©is e empresas pĆŗblicas

Imagem
Contratos terceirizados na Eletropaulo podem ter os mesmos vĆ­cios do MetrĆ“ por Rodrigo Gomes, da RBA SĆ£o Paulo – Ao contrĆ”rio do discurso e da promessa de investigar as denĆŗncias de corrupĆ§Ć£o envolvendo empresas estrangeiras e companhias estaduais de SĆ£o Paulo, entre elas o MetrĆ“, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) tem trabalhado para impedir que qualquer investigaĆ§Ć£o ocorra na Assembleia Legislativa de SĆ£o Paulo - inclusive sobre possĆ­veis esquemas paralelos dentro da mĆ”quina administrativa.

Europa numa "espiral de pobreza" e ameaƧa "crise social e moral"

Imagem
Austeridade lanƧou Europa numa "espiral de pobreza" e ameaƧa "crise social e moral" PƚBLICO   10/10/2013 - 15:20 RelatĆ³rio da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho salienta que "as consequĆŖncias a longo prazo desta crise estĆ£o ainda escondidas". A ajuda alimentar aumentou 75% em relaĆ§Ć£o a 2009  YANNIS BEHRAKIS/REUTERS As medidas de austeridade aplicadas na Europa para combater a crise nos Ćŗltimos quatro anos lanƧaram o continente numa "espiral de pobreza", com "consequĆŖncias a longo prazo ainda escondidas", conclui um relatĆ³rio da FederaĆ§Ć£o Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, apresentado nesta quinta-feira. "A Europa enfrenta a sua pior crise humanitĆ”ria das Ćŗltimas seis dĆ©cadas. As vidas das pessoas foram viradas do avesso e a degradaĆ§Ć£o parece estar a aumentar, com milhƵes a sobreviverem dia-a-dia, sem poupanƧas ou algo que possa amortecer despesas imprevistas", disse o secr

Veja transforma em ‘super-herĆ³i nacional’ assassinos de Amarildo

Imagem
AntĆ“nio David: Veja transforma em ‘super-herĆ³i nacional’ assassinos de Amarildo por AntĆ“nio David, especial para o Viomundo Todo policial do Bope sai do quartel com seu saquinho plĆ”stico. Serve para pĆ“r na cabeƧa do marginal, apertando bem na base, que fica amarrada no pescoƧo. O sujeito sufoca, vomita e desmaia. Ɖ meio nojento, mas eficaz. Do livro Elite da Tropa, de Luiz Eduardo Soares, AndrĆ© Batista e Rodrigo Pimentel

EUA preparam lei marcial pĆ³s-colapso de Wall Street?

Imagem
O Departamento de SeguranƧa Interna estĆ” se preparando para o colapso de Wall Street? Por Ellen Brown*, no Counterpunch Relatos dĆ£o conta de que o Departamento de SeguranƧa Interna (DHS) estĆ” empenhado na preparaĆ§Ć£o de uma operaĆ§Ć£o militar massiva e secreta. Um artigo da Associated Press em fevereiro confirmou a compra de U$ 1,6 bilhĆ£o em muniĆ§Ć£o por parte do Departamento de SeguranƧa Interna.

Carta de Lula Ć  Nissan sobre questĆ£o sindical

Imagem
O ex-presidente Luiz InĆ”cio Lula da Silva enviou uma carta nesta terƧa-feira (8) ao presidente e ao executivo chefe de operaƧƵes da empresa japonesa Nissan. Na mensagem, Lula comunica sua preocupaĆ§Ć£o com os relatos de graves dificuldades impostas Ć  filiaĆ§Ć£o sindical na fĆ”brica da Nissan em Canton, Mississippi, nos Estados Unidos. O ex-presidente lembra que  direito o de sindicalizaĆ§Ć£o Ć© um direito humano universalmente reconhecido e uma exigĆŖncia taxativa da OrganizaĆ§Ć£o Internacional do Trabalho. Lula apela Ć  alta direĆ§Ć£o da empresa no sentido de alterar esse tipo de prĆ”tica anti-sindical que estĆ” se verificando em Canton. Leia abaixo a carta na Ć­ntegra:

MetrƓ-SP Ơ beira de tragƩdia

Imagem
Em ocorrĆŖncia hĆ” uma semana, todas as portas de trem abriram-se sozinhas na estaĆ§Ć£o. Fraudes na compra e manutenĆ§Ć£o de equipamentos jĆ” ameaƧam vida dos usuĆ”rios por Tadeu Breda — publicado 09/10/2013 17:58, Ćŗltima modificaĆ§Ć£o 10/10/2013 09:14 A composiĆ§Ć£o acidentada pertence Ć  frota K, reformada pelo consĆ³rcio MTTrens. Sua lĆ­der Ć© uma das companhias envolvidas nas denĆŗncias de formaĆ§Ć£o de cartel e corrupĆ§Ć£o em SĆ£o Paulo Por Tadeu Breda, da RBA A composiĆ§Ć£o do MetrĆ“ de SĆ£o Paulo que descarrilou no dia 5 de agosto, nas proximidades da estaĆ§Ć£o Palmeiras-Barra Funda, na Linha 3 Vermelha, voltou a sofrer uma pane “grave” na Ćŗltima quarta-feira (2/10). A falha colocou novamente a vida dos usuĆ”rios em risco. Por volta das 18h30, na estaĆ§Ć£o Santa CecĆ­lia, tambĆ©m na Linha 3 Vermelha, o trem abriu sozinho todas as suas portas, em todos os vagƵes, de ambos os lados – inclusive do lado oposto da plataforma, onde se encontra o trilho energizado. A composiĆ§Ć£o estĆ” recolhida desde entĆ£o. A

AĆ©cio repete FHC: fala mal do Brasil no exterior e acena com privataria na Caixa e no BB

Imagem
por Helena Sthephanowitz publicado 09/10/2013 16:31, Ćŗltima modificaĆ§Ć£o 09/10/2013 16:57 MARCOS OLIVEIRA/AGƊNCIA SENADO AĆ©cio repete a agenda que deu n'Ć”gua nas Ćŗltimas trĆŖs eleiƧƵes e adota crĆ­ticas ao Brasil como fĆ³rmula O banqueiro dono do BTG Pacual, AndrĆ© Esteves, nĆ£o esconde de interlocutores prĆ³ximos o sonho de arrematar o controle acionĆ”rio de algum dos grande bancos estatais brasileiros – Caixa EconĆ“mica Federal ou Banco do Brasil – caso um governo privatista resolva vendĆŖ-los. NĆ£o por acaso, junto com seu sĆ³cio tucano PĆ©rsio Arida, um dos Ć­cones das polĆŖmicas privatizaƧƵes no governo FHC, promoveu uma conferĆŖncia em Nova York sobre investimentos cujo palestrante principal foi AĆ©cio Neves, o prĆ©-candidato tucano que tem defendido toda e qualquer privatizaĆ§Ć£o realizada de 1995 a 2002, mesmo a polĆŖmica venda da Vale a preƧo pĆ­fio, subavaliada, e o sistema TelebrĆ”s, arrecadando menos do que o valor investido nas teles ainda estatais, para saneĆ”-las.

Homem da propina da Siemens foi sĆ³cio de detentor de contratos no governo Alckmin

Imagem
Lobista JosĆ© Amaro Pinto Ramos, ligado aos tucanos, estĆ” sendo investigado por movimentaƧƵes financeiras suspeitas na SuƭƧa e nos Estados Unidos Um dos alvos da forƧa-tarefa que investiga o consĆ³rcio Siemens/Alstom na formaĆ§Ć£o de cartel nas administraƧƵes do PSDB em SĆ£o Paulo, o lobista JosĆ© Amaro Pinto Ramos, ligado aos tucanos, foi sĆ³cio de uma empresa cujo acionista, FĆ”bio Vettori, Ć© detentor de contratos milionĆ”rios com o  governador Geraldo Alckmin (PSDB). Ramos estĆ” entre os personagens cujos sigilos (bancĆ”rio e fiscal) foram quebrados por ordem da JustiƧa, a pedido do MinistĆ©rio PĆŗblico Estadual. Ele estĆ” sendo investigado por movimentaƧƵes financeiras suspeitas na SuƭƧa e nos Estados Unidos.

Serra diz que decisĆ£o do partido sobre eleiĆ§Ć£o sĆ³ ocorrerĆ” em marƧo

Imagem
Serra disse o partido definirĆ” a questĆ£o eleitoral no comeƧo do ano que vem Foto: Daniel Favero / Terra Do Portal Terra Apesar da candidatura do senador AĆ©cio Neves (PSDB) Ć  presidĆŖncia da RepĆŗblica ser quase certa, o ex-governador de SĆ£o Paulo JosĆ© Serra dĆ” sinais de que ainda estĆ” no pĆ”reo pela cabeƧa da chapa tucana. Nesta quarta-feira, ele esteve em Porto Alegre, onde falou com uma plateia de empresĆ”rios sobre os desafios do Brasil para os prĆ³ximos anos.

“Machistas”, “hipĆ³critas”, “intolerantes”: o discurso sobre o Brasil de Luiz Rufatto

Imagem
“Machistas”, “hipĆ³critas”, “intolerantes”: o discurso sobre o Brasil de Luiz Rufatto, o easter egg da Feira de Frankfurt por : Kiko Nogueira O escritor mineiro Luiz Rufatto foi o easter egg da delegaĆ§Ć£o de 70 escritores brasileiros que foram Ć  Feira do Livro de Frankfurt. Easter egg, para quem nĆ£o estĆ” familiarizado com o termo, Ć© o elemento surpresa escondido em games, mĆŗsicas, filmes, quadros etc. O “projeto Frankfurt” custou 18,8 milhƵes de reais, bancados pelo MinistĆ©rio da Cultura, MinistĆ©rio das RelaƧƵes Exteriores, Funarte, CĆ¢mara Brasileira de Livros (CBL) e Biblioteca Nacional (BN). ComeƧou com algumas confusƵes. Paulo Coelho reclamou da lista de autores e boicotou a festa, Paulo Lins se queixou de ser o Ćŗnico negro. O presidente do evento, JĆ¼rgen Boos, foi acusado de racismo. Um pavilhĆ£o de 2 500 metros quadrados, construĆ­do em papel, foi encomendado a Daniela Thomas. A famĆ­lia de Daniela jĆ” estava representada, aliĆ”s, por seu pai, o cartunista Ziraldo.

Obama sĆ³ admite negociar com o Partido Republicano sem “ameaƧas”

Imagem
Obama voltou a falar                                                               JEWEL SAMAD/AFP PƚBLICO O Presidente dos EUA, Barack Obama, convocou uma conferĆŖncia de imprensa nesta terƧa-feira para reforƧar a pressĆ£o sobre o Partido Republicano, instando os membros da CĆ¢mara dos Representantes a aprovarem o orƧamento que permitiria pĆ“r fim Ć  paralisaĆ§Ć£o do Governo e tambĆ©m o aumento do limite da dĆ­vida. Depois de uma conversa telefĆ³nica com o lĆ­der dos republicanos na CĆ¢mara dos Representantes, John Boehner, que nĆ£o produziu avanƧos, Obama surgiu em pĆŗblico para reafirmar o que tem dito nos Ćŗltimos dias: o Partido Republicano deve aprovar ambos os documentos sem exigir contrapartidas.

Charge de Latuff para o Opera Mundi

Imagem

1967 - Dia do Guerrilheiro herĆ³ico

Imagem
Aconteceu em 9 de outubro           O Che, prisioneiro, em seus Ćŗltimos momentos de vida     1967 - Dia do Guerrilheiro herĆ³ico     Ernesto Che Guevara, capturado na vĆ©spera nas selvas da AmazĆ“nia boliviana, Ć© assassinado a sangue frio pelo exĆ©rcito boliviano. Convertido em sĆ­mbolo de rebeldia, heroĆ­smo e solidariedade, o Che Ć© ainda hoje o morto mais vivo da AmĆ©rica Latina.    

Mujica recebe guitarra autografada e elogios da banda Aerosmith

Imagem
El PaĆ­s/Uruguai Steven Tyler, lĆ­der do Aerosmith fez questĆ£o de conhecer o presidente JosĆ© Mujica. Os mĆŗsicos da banda Aerosmith se reuniram na tarde desta terƧa-feira (9) com o presidente uruguaio JosĆ© Mujica. Segundo informaƧƵes do jornal El observador, a conversa durou mais de uma hora. O vocalista Steven Tyler deixou clara sua admiraĆ§Ć£o pelo mandatĆ”rio e lhe deu de presente uma guitarra autografada. El PaĆ­s/Uruguai Aerosmith e Mujica Steven Tyler, lĆ­der do Aerosmith fez questĆ£o de conhcer o presidente JosĆ© Mujica. Tyler disse durante o encontro que Mujica Ć© um "exemplo poderoso" e "um dos melhores presidentes da AmĆ©rica Latina". Os integrantes do Aerosmith definiram o chefe de Estado como “lutador” e tambĆ©m destacaram o fato dele doar grande parte do seu salĆ”rio.

Com cara de poucos amigos, Serra reaparece ao lado de Alckmin

Imagem
Luiz Carlos Murauskas/Folhapress Seis dias apĆ³s o anĆŗncio de que permaneceria no PSDB, o tucano JosĆ© Serra voltou a cumprir agenda de compromissos pĆŗblicos ao lado do governador de SĆ£o Paulo, Geraldo Alckmin.Segundo aliados do ex-candidato duas vezes derrotado Ć  presidĆŖncia da RepĆŗblica (2002 e 2010), a estratĆ©gia Ć© mostrar que ele "segue no jogo".

“O leilĆ£o a que assistimos nas Ćŗltimas semanas…”

Imagem
Aprovado pelo Congresso, projeto sobre mudanƧa de partido vai Ć  sanĆ§Ć£o presidencial 09 out 2013/0 ComentĆ”rios/ destaque /Por ZĆ© Dirceu Aprovado nesta 3ĀŖ feira (ontem), pelo Senado, o texto do projeto que disciplina a questĆ£o do tempo de rĆ”dio e TV e do dinheiro do fundo partidĆ”rio para quem muda de partido continua sendo noticiado de forma enviesada pela mĆ­dia. Afirmam que o projeto de lei inibe a criaĆ§Ć£o de novos partidos e evita o troca-troca partidĆ”rio.

Michael Douglas manda email para os amigos pedindo ajuda ao filho que estƔ numa solitƔria

Imagem
Michael Douglas e sua ex-mulher, Diandra Douglas, enviaram um e-mail para os amigos pedindo ajuda para seu filho, Cameron, que esta numa solitĆ”ria hĆ” mais de um ano. Cameron, 25, pegou cinco anos de prisĆ£o em 2010, mas a pena quase duplicou em 2011 quando ele foi flagrado traficando drogas. Foi colocado na solitĆ”ria em janeiro, quando testou positivo para drogas, e teria tido sua perna quebrada por outro detento. “NĆ³s nĆ£o vimos nosso filho hĆ” mais de um ano”, Diandra Douglas escreveu no e-mail enviado a Calvin Klein, Donna Karan, Yoko Ono, entre outros. Ela pediu a eles que assinassem e encaminhassem uma petiĆ§Ć£o do Change.org para a liberaĆ§Ć£o de Cameron. SAIBA MAIS NEW YORK POST

Ciro diz que Marina, nĆ£o Campos, Ć© a candidata. Falta avisar Caiado e Bornhausen

Imagem
Ciro Gomes, que conhece bem Eduardo Campos, na Zero Hora de hoje: “NĆ£o creio que o que estĆ” sendo dito seja verdadeiro. Eduardo percebeu que a viagem pessoal ia afundar o partido, convidou a Marina para ser candidata e pediu a ela uma transiĆ§Ć£o retĆ³rica para preparar esta transiĆ§Ć£o”. SerĆ”? A sinceridade da “nova polĆ­tica” e da turma da “Ć©tica” Ć© tĆ£o “grande” que nada Ć© impossĆ­vel.

Para KĆ”tia Abreu nĆ£o existe trabalho escravo no agronegĆ³cio

Imagem
Para KĆ”tia Abreu nĆ£o existe trabalho escravo no agronegĆ³cio, mas 'agricultores de boa-fĆ©' que desconhecem legislaĆ§Ć£o trabalhista Numa entrevista Ć  Folha e ao UOL, comandada pelo jornalista Fernando Rodrigues, a senadora KĆ”tia Abreu (PMDB-TO) disse que hĆ” muito preconceito contra o agronegĆ³cio no Brasil. Um dos maiores, segundo ela, Ć© aquele que diz que o agronegĆ³cio se utiliza muitas vezes de trabalho escravo.

POR UM BRASIL 2.0

Imagem
(JB) - No novo marco da internet brasileira e no quadro do enfrentamento da espionagem cibernĆ©tica norte-americana e de outros paĆ­ses anglo-saxĆ“nicos, como se descobriu, agora, no caso do CanadĆ”, Ć© preciso tomar cuidado com o que se estĆ” falando, fazendo e propondo. Se pretende ter papel ativo no estabelecimento de um marco internacional para a internet, o Brasil nĆ£o pode - por aƧodamento ou desinformaĆ§Ć£o - adotar ou apresentar propostas inĆ³cuas, como a de tornar obrigatĆ³ria a hospedagem, por empresas internacionais, de dados de cidadĆ£os brasileiros em servidores situados em territĆ³rio nacional.

Bola de cristal em 5 pontos

Imagem
O acordo Marina Silva-Eduardo Campos continua no centro das anĆ”lises polĆ­ticas e vai seguir assim por vĆ”rios meses. Representa, na prĆ”tica, uma tentativa de formar uma chapa competitiva para enfrentar Dilma Rousseff, atĆ© hoje com 38% das intenƧƵes de voto, contra 32% da soma dos adversĆ”rios. NinguĆ©m sabe o que vai acontecer com essa alianƧa. NinguĆ©m imaginava uma operaĆ§Ć£o dessas hĆ” uma semana. Ɖ possĆ­vel avaliar alguns pontos: 1.     A primeira constataĆ§Ć£o Ć© obvia, mas necessĆ”ria. AlĆ©m de Dilma, eleita com a mĆ£o de Lula, sĆ£o dois ex-ministros de seu governo que se uniram para disputar seu legado em 2014. Para quem passou os Ćŗltimos anos falando no fim do “lulismo”, Ć© a oportunidade de uma autocrĆ­tica. Mesmo fora do PT, mesmo no campo adversĆ”rio do governo que Lula ajudou a eleger, Ć© a sua heranƧa que se disputa e projeta como a grande presenƧa na polĆ­tica brasileira em 2014 e quem sabe nos prĆ³ximos anos. Quem gosta de comparaƧƵes histĆ³ricas irĆ” encontrar poucos exemplos parecido

Mauro Icardi, o jovem argentino que segue os passos de Messi

Imagem
AFP   08/10/2013 - 23:16 Mauro Icardi joga no Inter de MilĆ£o  ALESSANDRO GAROFALO/REUTERS A histĆ³ria futebolĆ­stica de Mauro Emanuel Icardi, nascido na cidade argentina de Rosario e fruto das camadas de formaĆ§Ć£o do Barcelona, Ć© muito parecida com a de Lionel Messi. O avanƧado de 20 anos, que joga actualmente no Inter de MilĆ£o, apresentou-se nesta terƧa-feira pela primeira vez na selecĆ§Ć£o argentina, com a qual disputarĆ” as partidas contra o Peru em Buenos Aires e diante do Uruguai em MontevidĆ©u, que fecham a qualificaĆ§Ć£o sul-americana para o Mundial  de 2014 no Brasil, para a qual a equipa alvi-celeste jĆ” estĆ” apurada.

Marineiros radicais jƔ comeƧam fogo amigo e a pedir 'Fora Campos'

Imagem
por Helena Sthephanowitz Campos e Marina: 'casamento' jĆ” comeƧa com divergĆŖncias e pode terminar sem final feliz Diz a sabedoria popular que casamentos por interesse, e nĆ£o por amor, costumam ter dois dias felizes: o da cerimĆ“nia e o do divĆ³rcio. Passada a festa comeƧam a aparecer os problemas em escala crescente. No "casamento" polĆ­tico de fachada entre Marina Silva e o PSB de Eduardo Campos, com o divĆ³rcio jĆ” anunciado para depois de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oficializar a criaĆ§Ć£o do partido Rede Sustentabilidade, jĆ” comeƧam a aparecer as divergĆŖncias.

Novo procurador-geral defende puniĆ§Ć£o de agentes da ditadura

Imagem
Rodrigo Janot muda entendimento de Roberto Gurgel de que anistia protege todos os crimes cometidos pelo regime e afirma que Ć© 'hipocrisia' se valer da lei para dar amparo a um sistema que a ignorou por JoĆ£o Peres, da RBA FELLIPE SAMPAIO/STF Janot dĆ” sinais de que os dias de calmaria de agentes que cometeram crimes podem estar perto do fim SĆ£o Paulo – O procurador-geral da RepĆŗblica, Rodrigo Janot, manifestou haver possibilidade jurĆ­dica de punir agentes do Estado que cometeram crimes durante a ditadura (1964-85). Em parecer encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), Janot muda o entendimento do antecessor, Roberto Gurgel, para quem a questĆ£o estava enterrada desde que em 2010 a Corte se manifestou pela plena constitucionalidade da Lei de Anistia, aprovada pelo Congresso em 1979, ainda durante o regime. “A imprescritibilidade dos crimes contra a humanidade constitui norma jurĆ­dica imperativa, tanto de carĆ”ter consuetudinĆ”rio quanto de carĆ”ter principiolĆ³gico, do di

Madrid vai multar quem acampar, pedir esmola ou solicitar de prostitutas na rua

Imagem
PƚBLICO   08/10/2013 - 20:47 Um novo conjunto de proibiƧƵes poderĆ” entrar em vigor no prĆ³ximo ano e as multas vĆ£o atĆ© aos 3000 euros. A polĆ­cia nĆ£o vai reforƧar o patrulhamento  JUAN MEDINA/REUTERS Abordar prostitutas; pedir esmolas; acampar em espaƧos pĆŗblicos; fazer truques de malabarismo; alimentar ou dar banho a cĆ£es na rua. Este Ć© parte do cardĆ”pio de proibiƧƵes que a CĆ¢mara Municipal de Madrid quer pĆ“r em prĆ”tica na capital espanhola. As multas para “acabar com os costumes pouco respeitosos ou conflituosos nas ruas” vĆ£o dos 750 aos 3000 euros, de acordo com o jornal El PaĆ­s.

Ɓfrica: o continente desigual tem dezenas de multimilionƔrios

Imagem
ANA DIAS CORDEIRO   08/10/2013 - 20:43 Isabel dos Santos, filha do Presidente de Angola e empresĆ”ria, estĆ” entre as trĆŖs multimilionĆ”rias do continente africano, segundo a revista  Ventures , que publica pela primeira vez uma lista dos mais ricos. Isabel dos Santos Ć© uma das trĆŖs mulheres na lista dos 55 multimilionĆ”rios africanos  NUNO FERREIRA SANTOS Ɓfrica tem mais multimilionĆ”rios do que se pensava e muitos mais do que hĆ” uma dĆ©cada. A revista especializada em Economia e NegĆ³cios Ventures, com sede na NigĆ©ria, chegou a essa conclusĆ£o depois de publicar a sua primeira lista dos “mais ricos” de Ɓfrica esta semana. Entre as 55 figuras com fortunas avaliadas em mais de mil milhƵes de dĆ³lares (800 milhƵes de euros) no continente, estĆ£o trĆŖs mulheres. Uma delas Ć© Isabel dos Santos, filha do Presidente de Angola.

Dilma afirma a Ratinho ‘que antes de ser candidata Ć© presidente’

Imagem
Em entrevista ao Programa do Ratinho, do SBT, nesta segunda-feira (7) a presidenta Dilma Rousseff falou sobre o cancelamento da visita oficial que faria aos Estados Unidos, avaliou os protestos que tomaram as ruas do paĆ­s em junho deste ano e disse que, em relaĆ§Ć£o Ć s eleiƧƵes de 2014, tem a vantagem e a responsabilidade de ser a atual presidenta do Brasil. Roberto Stuckert Filho / PR / DivulgaĆ§Ć£o A entrevista foi realizada no PalĆ”cio da Alvorada, sede oficial da presidĆŖncia em BrasĆ­lia, na Ćŗltima quinta-feira (3). Durante cerca de 1h20min Dilma falou sobre a conjuntura nacional e internacional e reafirmou o posicionamento soberano de seu governo em relaĆ§Ć£o a qualquer interferĆŖncia externa.

AGU quer obrigar racistas e homofĆ³bicos a ressarcir o INSS

Imagem
A Advocacia-Geral da UniĆ£o (AGU) pretende ir Ć  JustiƧa para receber os gastos com benefĆ­cios pagos pela PrevidĆŖncia Social a vĆ­timas de racismo ou homofobia. As aƧƵes sĆ£o contra os agressores e acompanharĆ£o outras campanhas realizadas pela Procuradoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que jĆ” tornou alvo de processos motoristas responsĆ”veis por acidentes de trĆ¢nsito e culpados por violĆŖncia domĆ©stica.

MARINA SURPREENDE?

Imagem
                                              HĆ” um tipo de neutralidade que sĆ³ enxerga os erros da esquerda. E costuma rejuvenescer o cardĆ”pio da direita, sempre que esta se ressente de espaƧos e agendas para retomar a disputa pelo poder. NĆ£o Ć© propriamente inĆ©dito o enredo protagonizado por Marina e seus seguidores. No MĆ©xico, os ambientalistas do Partido Verde Ecologista (PVEM) apoiaram o candidato vitorioso da direita, Henrique PeƱa Nieto, do PRI, contra Obrador. Na Venezuela, o Movimento EcolĆ³gico Venezuelano entregou-se de corpo e alma Ć  candidatura de

HĆ” seis meses, Marina afirmou nĆ£o ver diferenƧas entre Campos, Dilma e AĆ©cio

Imagem
‘Dilma, AĆ©cio e Campos estĆ£o todos no mesmo diapasĆ£o’, afirmou Marina Silva em marƧo A ex-senadora Marina Silva, recĆ©m-filiada ao PSB apĆ³s o fracasso na criaĆ§Ć£o do seu partido, o Rede Sustentabilidade, afirmou, em entrevista ao jornal    em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo" em marƧo deste ano , que o governador de Pernambuco e prĆ©-candidato Ć  PresidĆŖncia da RepĆŗblica, Eduardo Campos, com quem articulou seu ingresso na legenda, nĆ£o apresentava diferenƧas com relaĆ§Ć£o Ć  presidente Dilma Rousseff e ao tucano AĆ©cio Neves.

Cristina Kirchner "passa bem" e tem "Ć³timo humor" apĆ³s operaĆ§Ć£o

Imagem
A presidente argentina, Cristina Kirchner, "passa bem" apĆ³s a operaĆ§Ć£o a que foi submetida nesta terƧa-feira para drenar um hematoma craniano, e estĆ” com "Ć³timo humor", informaram fontes oficiais. O porta-voz presidencial, Alfredo Scoccimarro, anunciou aos veĆ­culos de imprensa reunidos na porta da FundaĆ§Ć£o Favaloro, clĆ­nica onde a governante foi operada, que a operaĆ§Ć£o foi "satisfatĆ³ria" e que ela jĆ” estĆ” em seu quarto. Scoccimarro explicou que a presidente "cumprimentou todos, agradeceu Ć  equipe mĆ©dica e a todas as pessoas que estĆ£o rezando por ela". O boletim mĆ©dico divulgado afirmou que foi retirado um "hematoma subdural direito" da presidente em uma cirurgia "sem complicaƧƵes". A nota explicou ainda que antes da operaĆ§Ć£o "foram descartados os riscos cardiovasculares por meio de vĆ”rios exames complementares". O relatĆ³rio disse que "a paciente evolui favoravelmente, permanecendo internada na Unid

Como JosƩ Serra deu o abraƧo do afogado em Roberto Freire

Imagem
JosĆ© Serra deu o abraƧo do afogado em Roberto Freire, o presidente do PPS, seu amigo de fĆ© e irmĆ£o camarada. Serra era a grande esperanƧa branca de Freire e do PPS. Depois que JS voltou para o lugar de onde nunca saiu, o PSDB, Freire tentou a qualquer custo trazer Marina Silva para sua legenda. Era sua chance de permanecer respirando politicamente. Fez questĆ£o de deixar pĆŗblico seu apelo: “Estou Ć  disposiĆ§Ć£o. Ela [Marina] diz o que quer fazer. Temos abertura. NĆ£o tem problema vir a Rede apenas em um perĆ­odo. NĆ£o hĆ” impedimento nenhum”.

Individualismo Irracional e Loucura Coletiva

Imagem
Por Fernando Nogueira da Costa As correntes de pensamento econĆ“mico auto classificadas como da “linha principal” [mainstream] adotaram, acriticamente, a premissa de que as pessoas sĆ£o em essĆŖncia seres racionais e egoĆ­stas. Com essa metodologia, homogeneizou-se os diversos comportamentos com fossem unicamente o tipificado como prĆ³prio do Homo Economicus, o superdotado de um comportamento racional.

Na alianƧa Marina Silva-Eduardo Campos, os problemas apenas comeƧaram

Imagem
08 out 2013/ destaque /Por ZĆ© Dirceu A mĆ­dia e boa parte de seus articulistas, apanhados de surpresa pelo “casamento” Marina Silva-Eduardo Campos (Rede Sustentabilidade-PSB) na 6ĀŖ feira pp., inicialmente falaram de apoio da ex-senadora Ć  candidatura do governador de Pernambuco ao PalĆ”cio do Planalto no ano que vem.

JĆ¢nio: Campos e Marina sĆ³ se parecem na pretensĆ£o e no mal-contido autoritarismo

Imagem
A coluna de JĆ¢nio de freitas, na Folha de hoje, faz uma crua radiografia da alianƧa entre Eduardo Campos e Marina Silva, muito diferente das anĆ”lises mais supĆ©rfluas que se tem lido. AliĆ”s, mais festejos de ter – duvido eu – surgido uma “grande esperanƧa branca” para a oposiĆ§Ć£o do que propriamente um diagnĆ³stico sereno do quadro eleitoral. JĆ¢nio vai Ć  natureza que cada um dos dois tem demonstrado em sua trajetĆ³ria polĆ­tica. E lhes analisa as contradiƧƵes: Eduardo Campos nĆ£o Ć© um homem de esquerda; Marina Silva tem traƧos conservadores.

Os fiascos de Roberto Freire

Imagem
Por Altamiro Borges O estridente oposicionista Roberto Freire, chefĆ£o do PPS, nĆ£o para de colecionar fracassos. O resultado Ć© que a sua legenda mĆ­ngua a cada dia que passa. No troca-troca partidĆ”rio encerrado neste final de semana – que resultou na migraĆ§Ć£o de 57 parlamentares –, o seu partido perdeu mais trĆŖs deputados federais e sua bancada – que jĆ” era de apenas oito – caiu para cinco. Na sua histeria contra o que chama de “lulopetismo”, o parlamentar – que era de Pernambuco, mas se transferiu para SĆ£o Paulo com a generosa ajuda dos tucanos - fica ainda mais isolado e comete um erro atrĆ”s do outro.

TƔtica 'dois em um' de Marina e Campos beneficia Dilma, avaliam lƭderes

Imagem
AlianƧa Marina-Campos rouba a cena durante reuniĆ£o da presidenta com lĆ­deres partidĆ”rios do Congresso por Hylda Cavalcanti publicado 08/10/2013 10:25, Ćŗltima modificaĆ§Ć£o 08/10/2013 12:18 FABIO R. POZZEBOM / ABR O lĆ­der do PT na CĆ¢mara, JosĆ© GuimarĆ£es, fala Ć  imprensa apĆ³s reuniĆ£o com Dilma Rousseff: eleiƧƵes 2014 na pauta BrasĆ­lia – ApĆ³s um encontro com a presidenta Dilma Rousseff, previsto para durar pouco mais de 60 minutos, mas que se estendeu por quase trĆŖs horas, parlamentares que lideram legendas da base aliada no Congresso avaliaram, , num discurso unĆ­ssono, Ć© que a movimentaĆ§Ć£o do xadrez polĆ­tico dos Ćŗltimos dias torna mais favorĆ”veis as chances para a reeleiĆ§Ć£o de Dilma, pelo fato de ter sido reduzido o nĆŗmero de candidatos da oposiĆ§Ć£o.

A oportunidade do prƩ-sal

Imagem
Demian Fiocca, ex-presidente do BNDES, diz que Brasil poderia se inspirar na Noruega nos anos 1970; E relativiza o noticiĆ”rio econĆ“mico: "o destaque sĆ³ Ć© dado quando hĆ” um destaque negativo" por Luiz Antonio Cintra Adriana Lorete Demian Fiocca: "Estamos em um crescimento moderado, mas nĆ£o vejo crise, seja de balanƧa de pagamentos ou de confianƧa" Ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento EconĆ“mico e Social (BNDES), o economista Demian Fiocca atua desde 2010 na Mare Investimentos, um fundo voltado para aplicar em empresas do setor de petrĆ³leo e gĆ”s natural. Na entrevista a seguir, Fiocca fala dos investimentos projetados no PaĆ­s a partir da exploraĆ§Ć£o do prĆ©-sal e comenta a conjuntura econĆ“mica. Carta Capital: ApĆ³s sua passagem pelo BNDES e um perĆ­odo sabĆ”tico, o sr. criou a Mare. O que faz a empresa?

O jogo de xadrez de Marina e Eduardo Campos

Imagem
O primeiro grande desafio do PSDB, agora, Ć© garantir o segundo turno. AĆ­ se entra no segundo tempo do jogo: Campos e Marina crescerĆ£o tanto a ponto de desbancar AĆ©cio como lĆ­der da oposiĆ§Ć£o? por Luis Nassif — publicado 08/10/2013 12:22 O jogo polĆ­tico eleitoral tem tantas nuances que Ć© impossĆ­vel prever todos seus desdobramentos. Tome-se o episĆ³dio da alianƧa Eduardo Campos e Marina Silva. Dependendo da forma como se enxerga, o grande derrotado Ć© AĆ©cio Neves. Dependendo da forma, nĆ£o Ć©. Nas hostes de AĆ©cio hĆ” clareza sobre dois momentos do jogo: o imediato e o futuro. Os competidores de Dilma enfrentam dois grandes desafios: o primeiro Ć© garantir se haverĆ” segundo turno; o segundo, definir quem irĆ” para o segundo turno com Dilma.

A CHANTAGEM NA INFRAESTRUTURA

Imagem
(Carta Maior) -  Nas Ćŗltimas semanas, tem aumentado a pressĆ£o de diferentes setores, sobre o Estado, na questĆ£o da infraestrutura. Aproveitando-se da necessidade do setor pĆŗblico viabilizar os diferentes programas de concessĆ£o de ferrovias, rodovias, portos, aeroportos, energia – no valor de 240 bilhƵes de dĆ³lares - para acelerar o crescimento da economia, todo mundo pressiona ou chantageia o governo.

Nem Dilma salva governadora do DEM

Imagem
Por Altamiro Borges Na semana passada, durante uma solenidade em CearĆ”-Mirim, na regiĆ£o metropolitana de Natal (RN), a Ćŗnica governadora no paĆ­s do DEM, Rosalba Ciarlini, foi ruidosamente vaiada. A presidenta Dilma Rousseff, que inaugurou trĆŖs unidades do Instituto Federal de EducaĆ§Ć£o do Rio Grande do Norte, atĆ© tentou contornar a situaĆ§Ć£o e pediu calma aos presentes. NĆ£o adiantou e atĆ© sobrou um pequeno apupo para ela tambĆ©m - que foi bastante aplaudida. Segundo registro da Folha, a demo foi "vaiada do inĆ­cio ao fim de seu discurso de sete minutos no evento... Rosalba interrompeu seu discurso diante do barulho das vaias. Estudantes apontavam o polegar para baixo e gritaram 'fora' ao fim da fala da governadora".

O antichavismo insustentƔvel de Marina Silva

Imagem
Enviado por Miguel do RosƔrio No mesmo dia em que Marina Silva e Eduardo Campos celebravam seu casamento, circularam notƭcias de que a agora correligionƔria de Ronaldo Caiado havia feito um desabafo durante a madrugada:

NĆ£o estĆ” decidido ainda se Marina serĆ” vice, diz Sirkis

Imagem
O deputado Alfredo Sirkis durante coletiva sobre o novo CĆ³digo Florestal, Ć  dir., ao lado da ex-senadora Marina Silva e do JosĆ© Sarney Filho O deputado federal, que seguiu o "plano C" da ex-senadora e deixou PV para se filiar ao PSB, diz Ć  CartaCapital que a candidatura deve ser decidida "lĆ” na frente" por MarsĆ­lea Gombata — publicado 07/10/2013 Depois da inesperada filiaĆ§Ć£o de Marina Silva ao PSB, o deputado federal Alfredo Sirkis, aliado da ex-senadora e um dos articuladores da Rede Sustentabilidade, partido que nĆ£o conseguiu o registro na JustiƧa Eleitoral, afirmou nesta segunda-feria 7 que ainda hĆ” chances de ela se lanƧar como a candidata Ć  PresidĆŖncia pela nova legenda.

'Eles nĆ£o tĆŖm proposta. SĆ£o dois zeros', diz Ciro sobre Marina e Campos

Imagem
O ex-ministro trocou o PSB do governador de Pernambuco pelo recĆ©m-criado PROS Lauriberto Braga - Especial para o Estado FORTALEZA - Atual secretĆ”rio da SaĆŗde do governo de seu irmĆ£o Cid Gomes no CearĆ”, o ex-ministro Ciro Gomes afirmou no sĆ”bado, 5, que Marina Silva e Eduardo Campos, agora aliados de PSB na disputa pela PresidĆŖncia em 2014, sĆ£o "dois zeros".

CIA faz devassa em busca do mapa da mina

Imagem
A notĆ­cia de que a CIA realizou uma verdadeira devassa no MinistĆ©rio das Minas e Energia, agora num mutirĆ£o com o serviƧo secreto canadense, confirma uma tradiĆ§Ć£o. A agencia Ć© um labrador dos interesses norte-americanos em busca do mapa da mina brasileira –no caso, mais literal que metafĆ³rico.