Postagens

Mostrando postagens de outubro 2, 2013

Bola de cristal em 5 pontos

Imagem
O acordo Marina Silva-Eduardo Campos continua no centro das anĆ”lises polĆ­ticas e vai seguir assim por vĆ”rios meses. Representa, na prĆ”tica, uma tentativa de formar uma chapa competitiva para enfrentar Dilma Rousseff, atĆ© hoje com 38% das intenƧƵes de voto, contra 32% da soma dos adversĆ”rios. NinguĆ©m sabe o que vai acontecer com essa alianƧa. NinguĆ©m imaginava uma operaĆ§Ć£o dessas hĆ” uma semana. Ɖ possĆ­vel avaliar alguns pontos: 1.     A primeira constataĆ§Ć£o Ć© obvia, mas necessĆ”ria. AlĆ©m de Dilma, eleita com a mĆ£o de Lula, sĆ£o dois ex-ministros de seu governo que se uniram para disputar seu legado em 2014. Para quem passou os Ćŗltimos anos falando no fim do “lulismo”, Ć© a oportunidade de uma autocrĆ­tica. Mesmo fora do PT, mesmo no campo adversĆ”rio do governo que Lula ajudou a eleger, Ć© a sua heranƧa que se disputa e projeta como a grande presenƧa na polĆ­tica brasileira em 2014 e quem sabe nos prĆ³ximos anos. Quem gosta de comparaƧƵes histĆ³ricas irĆ” encontrar poucos exemplos parecido

Mauro Icardi, o jovem argentino que segue os passos de Messi

Imagem
AFP   08/10/2013 - 23:16 Mauro Icardi joga no Inter de MilĆ£o  ALESSANDRO GAROFALO/REUTERS A histĆ³ria futebolĆ­stica de Mauro Emanuel Icardi, nascido na cidade argentina de Rosario e fruto das camadas de formaĆ§Ć£o do Barcelona, Ć© muito parecida com a de Lionel Messi. O avanƧado de 20 anos, que joga actualmente no Inter de MilĆ£o, apresentou-se nesta terƧa-feira pela primeira vez na selecĆ§Ć£o argentina, com a qual disputarĆ” as partidas contra o Peru em Buenos Aires e diante do Uruguai em MontevidĆ©u, que fecham a qualificaĆ§Ć£o sul-americana para o Mundial  de 2014 no Brasil, para a qual a equipa alvi-celeste jĆ” estĆ” apurada.

Marineiros radicais jƔ comeƧam fogo amigo e a pedir 'Fora Campos'

Imagem
por Helena Sthephanowitz Campos e Marina: 'casamento' jĆ” comeƧa com divergĆŖncias e pode terminar sem final feliz Diz a sabedoria popular que casamentos por interesse, e nĆ£o por amor, costumam ter dois dias felizes: o da cerimĆ“nia e o do divĆ³rcio. Passada a festa comeƧam a aparecer os problemas em escala crescente. No "casamento" polĆ­tico de fachada entre Marina Silva e o PSB de Eduardo Campos, com o divĆ³rcio jĆ” anunciado para depois de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oficializar a criaĆ§Ć£o do partido Rede Sustentabilidade, jĆ” comeƧam a aparecer as divergĆŖncias.

Novo procurador-geral defende puniĆ§Ć£o de agentes da ditadura

Imagem
Rodrigo Janot muda entendimento de Roberto Gurgel de que anistia protege todos os crimes cometidos pelo regime e afirma que Ć© 'hipocrisia' se valer da lei para dar amparo a um sistema que a ignorou por JoĆ£o Peres, da RBA FELLIPE SAMPAIO/STF Janot dĆ” sinais de que os dias de calmaria de agentes que cometeram crimes podem estar perto do fim SĆ£o Paulo – O procurador-geral da RepĆŗblica, Rodrigo Janot, manifestou haver possibilidade jurĆ­dica de punir agentes do Estado que cometeram crimes durante a ditadura (1964-85). Em parecer encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), Janot muda o entendimento do antecessor, Roberto Gurgel, para quem a questĆ£o estava enterrada desde que em 2010 a Corte se manifestou pela plena constitucionalidade da Lei de Anistia, aprovada pelo Congresso em 1979, ainda durante o regime. “A imprescritibilidade dos crimes contra a humanidade constitui norma jurĆ­dica imperativa, tanto de carĆ”ter consuetudinĆ”rio quanto de carĆ”ter principiolĆ³gico, do di

Madrid vai multar quem acampar, pedir esmola ou solicitar de prostitutas na rua

Imagem
PƚBLICO   08/10/2013 - 20:47 Um novo conjunto de proibiƧƵes poderĆ” entrar em vigor no prĆ³ximo ano e as multas vĆ£o atĆ© aos 3000 euros. A polĆ­cia nĆ£o vai reforƧar o patrulhamento  JUAN MEDINA/REUTERS Abordar prostitutas; pedir esmolas; acampar em espaƧos pĆŗblicos; fazer truques de malabarismo; alimentar ou dar banho a cĆ£es na rua. Este Ć© parte do cardĆ”pio de proibiƧƵes que a CĆ¢mara Municipal de Madrid quer pĆ“r em prĆ”tica na capital espanhola. As multas para “acabar com os costumes pouco respeitosos ou conflituosos nas ruas” vĆ£o dos 750 aos 3000 euros, de acordo com o jornal El PaĆ­s.

Ɓfrica: o continente desigual tem dezenas de multimilionƔrios

Imagem
ANA DIAS CORDEIRO   08/10/2013 - 20:43 Isabel dos Santos, filha do Presidente de Angola e empresĆ”ria, estĆ” entre as trĆŖs multimilionĆ”rias do continente africano, segundo a revista  Ventures , que publica pela primeira vez uma lista dos mais ricos. Isabel dos Santos Ć© uma das trĆŖs mulheres na lista dos 55 multimilionĆ”rios africanos  NUNO FERREIRA SANTOS Ɓfrica tem mais multimilionĆ”rios do que se pensava e muitos mais do que hĆ” uma dĆ©cada. A revista especializada em Economia e NegĆ³cios Ventures, com sede na NigĆ©ria, chegou a essa conclusĆ£o depois de publicar a sua primeira lista dos “mais ricos” de Ɓfrica esta semana. Entre as 55 figuras com fortunas avaliadas em mais de mil milhƵes de dĆ³lares (800 milhƵes de euros) no continente, estĆ£o trĆŖs mulheres. Uma delas Ć© Isabel dos Santos, filha do Presidente de Angola.

Dilma afirma a Ratinho ‘que antes de ser candidata Ć© presidente’

Imagem
Em entrevista ao Programa do Ratinho, do SBT, nesta segunda-feira (7) a presidenta Dilma Rousseff falou sobre o cancelamento da visita oficial que faria aos Estados Unidos, avaliou os protestos que tomaram as ruas do paĆ­s em junho deste ano e disse que, em relaĆ§Ć£o Ć s eleiƧƵes de 2014, tem a vantagem e a responsabilidade de ser a atual presidenta do Brasil. Roberto Stuckert Filho / PR / DivulgaĆ§Ć£o A entrevista foi realizada no PalĆ”cio da Alvorada, sede oficial da presidĆŖncia em BrasĆ­lia, na Ćŗltima quinta-feira (3). Durante cerca de 1h20min Dilma falou sobre a conjuntura nacional e internacional e reafirmou o posicionamento soberano de seu governo em relaĆ§Ć£o a qualquer interferĆŖncia externa.

AGU quer obrigar racistas e homofĆ³bicos a ressarcir o INSS

Imagem
A Advocacia-Geral da UniĆ£o (AGU) pretende ir Ć  JustiƧa para receber os gastos com benefĆ­cios pagos pela PrevidĆŖncia Social a vĆ­timas de racismo ou homofobia. As aƧƵes sĆ£o contra os agressores e acompanharĆ£o outras campanhas realizadas pela Procuradoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que jĆ” tornou alvo de processos motoristas responsĆ”veis por acidentes de trĆ¢nsito e culpados por violĆŖncia domĆ©stica.

MARINA SURPREENDE?

Imagem
                                              HĆ” um tipo de neutralidade que sĆ³ enxerga os erros da esquerda. E costuma rejuvenescer o cardĆ”pio da direita, sempre que esta se ressente de espaƧos e agendas para retomar a disputa pelo poder. NĆ£o Ć© propriamente inĆ©dito o enredo protagonizado por Marina e seus seguidores. No MĆ©xico, os ambientalistas do Partido Verde Ecologista (PVEM) apoiaram o candidato vitorioso da direita, Henrique PeƱa Nieto, do PRI, contra Obrador. Na Venezuela, o Movimento EcolĆ³gico Venezuelano entregou-se de corpo e alma Ć  candidatura de

HĆ” seis meses, Marina afirmou nĆ£o ver diferenƧas entre Campos, Dilma e AĆ©cio

Imagem
‘Dilma, AĆ©cio e Campos estĆ£o todos no mesmo diapasĆ£o’, afirmou Marina Silva em marƧo A ex-senadora Marina Silva, recĆ©m-filiada ao PSB apĆ³s o fracasso na criaĆ§Ć£o do seu partido, o Rede Sustentabilidade, afirmou, em entrevista ao jornal    em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo" em marƧo deste ano , que o governador de Pernambuco e prĆ©-candidato Ć  PresidĆŖncia da RepĆŗblica, Eduardo Campos, com quem articulou seu ingresso na legenda, nĆ£o apresentava diferenƧas com relaĆ§Ć£o Ć  presidente Dilma Rousseff e ao tucano AĆ©cio Neves.

Cristina Kirchner "passa bem" e tem "Ć³timo humor" apĆ³s operaĆ§Ć£o

Imagem
A presidente argentina, Cristina Kirchner, "passa bem" apĆ³s a operaĆ§Ć£o a que foi submetida nesta terƧa-feira para drenar um hematoma craniano, e estĆ” com "Ć³timo humor", informaram fontes oficiais. O porta-voz presidencial, Alfredo Scoccimarro, anunciou aos veĆ­culos de imprensa reunidos na porta da FundaĆ§Ć£o Favaloro, clĆ­nica onde a governante foi operada, que a operaĆ§Ć£o foi "satisfatĆ³ria" e que ela jĆ” estĆ” em seu quarto. Scoccimarro explicou que a presidente "cumprimentou todos, agradeceu Ć  equipe mĆ©dica e a todas as pessoas que estĆ£o rezando por ela". O boletim mĆ©dico divulgado afirmou que foi retirado um "hematoma subdural direito" da presidente em uma cirurgia "sem complicaƧƵes". A nota explicou ainda que antes da operaĆ§Ć£o "foram descartados os riscos cardiovasculares por meio de vĆ”rios exames complementares". O relatĆ³rio disse que "a paciente evolui favoravelmente, permanecendo internada na Unid

Como JosƩ Serra deu o abraƧo do afogado em Roberto Freire

Imagem
JosĆ© Serra deu o abraƧo do afogado em Roberto Freire, o presidente do PPS, seu amigo de fĆ© e irmĆ£o camarada. Serra era a grande esperanƧa branca de Freire e do PPS. Depois que JS voltou para o lugar de onde nunca saiu, o PSDB, Freire tentou a qualquer custo trazer Marina Silva para sua legenda. Era sua chance de permanecer respirando politicamente. Fez questĆ£o de deixar pĆŗblico seu apelo: “Estou Ć  disposiĆ§Ć£o. Ela [Marina] diz o que quer fazer. Temos abertura. NĆ£o tem problema vir a Rede apenas em um perĆ­odo. NĆ£o hĆ” impedimento nenhum”.

Individualismo Irracional e Loucura Coletiva

Imagem
Por Fernando Nogueira da Costa As correntes de pensamento econĆ“mico auto classificadas como da “linha principal” [mainstream] adotaram, acriticamente, a premissa de que as pessoas sĆ£o em essĆŖncia seres racionais e egoĆ­stas. Com essa metodologia, homogeneizou-se os diversos comportamentos com fossem unicamente o tipificado como prĆ³prio do Homo Economicus, o superdotado de um comportamento racional.

Na alianƧa Marina Silva-Eduardo Campos, os problemas apenas comeƧaram

Imagem
08 out 2013/ destaque /Por ZĆ© Dirceu A mĆ­dia e boa parte de seus articulistas, apanhados de surpresa pelo “casamento” Marina Silva-Eduardo Campos (Rede Sustentabilidade-PSB) na 6ĀŖ feira pp., inicialmente falaram de apoio da ex-senadora Ć  candidatura do governador de Pernambuco ao PalĆ”cio do Planalto no ano que vem.

JĆ¢nio: Campos e Marina sĆ³ se parecem na pretensĆ£o e no mal-contido autoritarismo

Imagem
A coluna de JĆ¢nio de freitas, na Folha de hoje, faz uma crua radiografia da alianƧa entre Eduardo Campos e Marina Silva, muito diferente das anĆ”lises mais supĆ©rfluas que se tem lido. AliĆ”s, mais festejos de ter – duvido eu – surgido uma “grande esperanƧa branca” para a oposiĆ§Ć£o do que propriamente um diagnĆ³stico sereno do quadro eleitoral. JĆ¢nio vai Ć  natureza que cada um dos dois tem demonstrado em sua trajetĆ³ria polĆ­tica. E lhes analisa as contradiƧƵes: Eduardo Campos nĆ£o Ć© um homem de esquerda; Marina Silva tem traƧos conservadores.

Os fiascos de Roberto Freire

Imagem
Por Altamiro Borges O estridente oposicionista Roberto Freire, chefĆ£o do PPS, nĆ£o para de colecionar fracassos. O resultado Ć© que a sua legenda mĆ­ngua a cada dia que passa. No troca-troca partidĆ”rio encerrado neste final de semana – que resultou na migraĆ§Ć£o de 57 parlamentares –, o seu partido perdeu mais trĆŖs deputados federais e sua bancada – que jĆ” era de apenas oito – caiu para cinco. Na sua histeria contra o que chama de “lulopetismo”, o parlamentar – que era de Pernambuco, mas se transferiu para SĆ£o Paulo com a generosa ajuda dos tucanos - fica ainda mais isolado e comete um erro atrĆ”s do outro.

TƔtica 'dois em um' de Marina e Campos beneficia Dilma, avaliam lƭderes

Imagem
AlianƧa Marina-Campos rouba a cena durante reuniĆ£o da presidenta com lĆ­deres partidĆ”rios do Congresso por Hylda Cavalcanti publicado 08/10/2013 10:25, Ćŗltima modificaĆ§Ć£o 08/10/2013 12:18 FABIO R. POZZEBOM / ABR O lĆ­der do PT na CĆ¢mara, JosĆ© GuimarĆ£es, fala Ć  imprensa apĆ³s reuniĆ£o com Dilma Rousseff: eleiƧƵes 2014 na pauta BrasĆ­lia – ApĆ³s um encontro com a presidenta Dilma Rousseff, previsto para durar pouco mais de 60 minutos, mas que se estendeu por quase trĆŖs horas, parlamentares que lideram legendas da base aliada no Congresso avaliaram, , num discurso unĆ­ssono, Ć© que a movimentaĆ§Ć£o do xadrez polĆ­tico dos Ćŗltimos dias torna mais favorĆ”veis as chances para a reeleiĆ§Ć£o de Dilma, pelo fato de ter sido reduzido o nĆŗmero de candidatos da oposiĆ§Ć£o.

A oportunidade do prƩ-sal

Imagem
Demian Fiocca, ex-presidente do BNDES, diz que Brasil poderia se inspirar na Noruega nos anos 1970; E relativiza o noticiĆ”rio econĆ“mico: "o destaque sĆ³ Ć© dado quando hĆ” um destaque negativo" por Luiz Antonio Cintra Adriana Lorete Demian Fiocca: "Estamos em um crescimento moderado, mas nĆ£o vejo crise, seja de balanƧa de pagamentos ou de confianƧa" Ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento EconĆ“mico e Social (BNDES), o economista Demian Fiocca atua desde 2010 na Mare Investimentos, um fundo voltado para aplicar em empresas do setor de petrĆ³leo e gĆ”s natural. Na entrevista a seguir, Fiocca fala dos investimentos projetados no PaĆ­s a partir da exploraĆ§Ć£o do prĆ©-sal e comenta a conjuntura econĆ“mica. Carta Capital: ApĆ³s sua passagem pelo BNDES e um perĆ­odo sabĆ”tico, o sr. criou a Mare. O que faz a empresa?

O jogo de xadrez de Marina e Eduardo Campos

Imagem
O primeiro grande desafio do PSDB, agora, Ć© garantir o segundo turno. AĆ­ se entra no segundo tempo do jogo: Campos e Marina crescerĆ£o tanto a ponto de desbancar AĆ©cio como lĆ­der da oposiĆ§Ć£o? por Luis Nassif — publicado 08/10/2013 12:22 O jogo polĆ­tico eleitoral tem tantas nuances que Ć© impossĆ­vel prever todos seus desdobramentos. Tome-se o episĆ³dio da alianƧa Eduardo Campos e Marina Silva. Dependendo da forma como se enxerga, o grande derrotado Ć© AĆ©cio Neves. Dependendo da forma, nĆ£o Ć©. Nas hostes de AĆ©cio hĆ” clareza sobre dois momentos do jogo: o imediato e o futuro. Os competidores de Dilma enfrentam dois grandes desafios: o primeiro Ć© garantir se haverĆ” segundo turno; o segundo, definir quem irĆ” para o segundo turno com Dilma.

A CHANTAGEM NA INFRAESTRUTURA

Imagem
(Carta Maior) -  Nas Ćŗltimas semanas, tem aumentado a pressĆ£o de diferentes setores, sobre o Estado, na questĆ£o da infraestrutura. Aproveitando-se da necessidade do setor pĆŗblico viabilizar os diferentes programas de concessĆ£o de ferrovias, rodovias, portos, aeroportos, energia – no valor de 240 bilhƵes de dĆ³lares - para acelerar o crescimento da economia, todo mundo pressiona ou chantageia o governo.

Nem Dilma salva governadora do DEM

Imagem
Por Altamiro Borges Na semana passada, durante uma solenidade em CearĆ”-Mirim, na regiĆ£o metropolitana de Natal (RN), a Ćŗnica governadora no paĆ­s do DEM, Rosalba Ciarlini, foi ruidosamente vaiada. A presidenta Dilma Rousseff, que inaugurou trĆŖs unidades do Instituto Federal de EducaĆ§Ć£o do Rio Grande do Norte, atĆ© tentou contornar a situaĆ§Ć£o e pediu calma aos presentes. NĆ£o adiantou e atĆ© sobrou um pequeno apupo para ela tambĆ©m - que foi bastante aplaudida. Segundo registro da Folha, a demo foi "vaiada do inĆ­cio ao fim de seu discurso de sete minutos no evento... Rosalba interrompeu seu discurso diante do barulho das vaias. Estudantes apontavam o polegar para baixo e gritaram 'fora' ao fim da fala da governadora".

O antichavismo insustentƔvel de Marina Silva

Imagem
Enviado por Miguel do RosƔrio No mesmo dia em que Marina Silva e Eduardo Campos celebravam seu casamento, circularam notƭcias de que a agora correligionƔria de Ronaldo Caiado havia feito um desabafo durante a madrugada:

NĆ£o estĆ” decidido ainda se Marina serĆ” vice, diz Sirkis

Imagem
O deputado Alfredo Sirkis durante coletiva sobre o novo CĆ³digo Florestal, Ć  dir., ao lado da ex-senadora Marina Silva e do JosĆ© Sarney Filho O deputado federal, que seguiu o "plano C" da ex-senadora e deixou PV para se filiar ao PSB, diz Ć  CartaCapital que a candidatura deve ser decidida "lĆ” na frente" por MarsĆ­lea Gombata — publicado 07/10/2013 Depois da inesperada filiaĆ§Ć£o de Marina Silva ao PSB, o deputado federal Alfredo Sirkis, aliado da ex-senadora e um dos articuladores da Rede Sustentabilidade, partido que nĆ£o conseguiu o registro na JustiƧa Eleitoral, afirmou nesta segunda-feria 7 que ainda hĆ” chances de ela se lanƧar como a candidata Ć  PresidĆŖncia pela nova legenda.

'Eles nĆ£o tĆŖm proposta. SĆ£o dois zeros', diz Ciro sobre Marina e Campos

Imagem
O ex-ministro trocou o PSB do governador de Pernambuco pelo recĆ©m-criado PROS Lauriberto Braga - Especial para o Estado FORTALEZA - Atual secretĆ”rio da SaĆŗde do governo de seu irmĆ£o Cid Gomes no CearĆ”, o ex-ministro Ciro Gomes afirmou no sĆ”bado, 5, que Marina Silva e Eduardo Campos, agora aliados de PSB na disputa pela PresidĆŖncia em 2014, sĆ£o "dois zeros".

CIA faz devassa em busca do mapa da mina

Imagem
A notĆ­cia de que a CIA realizou uma verdadeira devassa no MinistĆ©rio das Minas e Energia, agora num mutirĆ£o com o serviƧo secreto canadense, confirma uma tradiĆ§Ć£o. A agencia Ć© um labrador dos interesses norte-americanos em busca do mapa da mina brasileira –no caso, mais literal que metafĆ³rico.

O verdadeiro crime da propaganda racista da cerveja Devassa Negra

Imagem
Se vocĆŖ achava que a era do politicamente correto fez com que a publicidade criasse campanhas mais sensĆ­veis e inteligente, pense duas vezes. Basta assistir a um comercial de cerveja para ver, pela enĆ©sima vez, uma loira num bar cheio de uns caras falando de futebol. Ɖ batatĆ­ssima.

Novo estudo aponta que caminhar reduz risco de cĆ¢ncer de mama

Imagem
Mulheres na pĆ³s-menopausa que andam uma hora por dia podem reduzir significamente o risco de sofrerem de cĆ¢ncer de mama, segundo um estudo. O relatĆ³rio, que acompanhou 73.000 mulheres por 17 anos descobriu que andar sete horas durante uma semana diminui os riscos de contrair a doenƧa.

‘PreguiƧosos’ vs. ‘arrogantes’: 23 anos depois da queda do Muro, alemĆ£es seguem se odiando

Imagem
De 1961 a 1989, os cidadĆ£os da Alemanha Oriental estiveram literalmente murados, confinados ao territĆ³rio ocupado pela antiga UniĆ£o SoviĆ©tica apĆ³s a Segunda Guerra Mundial, de onde era praticamente impossĆ­vel escapar. A RepĆŗblica DemocrĆ”tica AlemĆ£ (RDA) deveria ser um paĆ­s onde o socialismo fosse vivido. PorĆ©m, no fim da dĆ©cada de 80, ficou comprovado o fracasso do experimento.

O fato mais marcante Ć© o fracasso da direita no Brasil

Imagem
07 out 2013/ destaque /Por ZĆ© Dirceu Ɖ preciso esperar as pesquisas eleitorais e esperar as convenƧƵes para saber quem serĆ” candidato na chapa Marina Silva/Eduardo Campos (PSB). Para mim, nĆ£o foi surpresa. Mesmo que Marina conseguisse legalizar a REDE, essa hipĆ³tese sempre era um caminho.

Problema sƩrio no Brasil Ʃ outro PIB: o Pensamento da Imprensa Burra

Imagem
7 de outubro de 2013 | 12:52 VocĆŖs me desculpem se nĆ£o sou muito gentil neste comentĆ”rio. Mas nĆ£o Ć© possivel assistir sem indignaĆ§Ć£o a sabotagem que se fez, ao longo de todo esta ano, contra o Brasil Passamos 2013 entre o “estouro da inflaĆ§Ć£o” e a fatalidade do “pibinho”.

A EQUAƇƃO PARAGUAIA

Imagem
(JB) - O Presidente paraguaio Horacio Cartes foi recebido, hĆ” poucos dias, em visita de Estado, pela Presidente Dilma Roussef, em BrasĆ­lia. Embora o Brasil tenha sido a primeira naĆ§Ć£o a estabelecer relaƧƵes com o Paraguai, em 1844, a convivĆŖncia entre os dois paĆ­ses tem sido mais conturbada que harmĆ“nica, no perĆ­odo que nos separa de 1870, o ano do fim da Guerra do Paraguai.

PrĆ­ncipe Harry casa-se em 2014

Imagem
PƚBLICO   06/10/2013 - 15:32 A noiva Ć© Cressida Bonas, de 24 anos, que terĆ” perdido o medo de pertencer Ć  famĆ­lia real. A notĆ­cia apanhou o prĆ­ncipe na AustrĆ”lia  AFP O  Sunday Telegraph  diz na ediĆ§Ć£o deste domingo que o prĆ­ncipe Harry se casa em 2014. A noiva Ć©

Governo prepara corte nas actuais pensƵes de sobrevivĆŖncia em Portugal

Imagem
RAQUEL MARTINS   06/10/2013 - 21:00 Corte vai ser progressivo e atingir quem tem rendimentos mais elevados. Objectivo Ć© poupar 100 milhƵes de euros. O nĆŗmero de beneficiĆ”rios tem vindo a aumentar nos anos mais recentes  PAULO PIMENTA A partir do prĆ³ximo ano, alguns dos 800 mil beneficiĆ”rios de pensƵes de sobrevivĆŖncia verĆ£o a prestaĆ§Ć£o reduzir-se. O corte serĆ” progressivo e vai atingir, sobretudo, quem tem rendimentos mais elevados. A medida, avanƧada hoje pela TSF, foi um balde de Ć”gua fria para os partidos da oposiĆ§Ć£o e para as associaƧƵes de reformados, depois de o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, ter garantido o afastamento da taxa social Ćŗnica (TSU) sobre todas as pensƵes.

TEMPO DE TEVƊ:

Imagem
BlĆ”blĆ”rina, Dudu Campriles e Roberto Freire, juntos, dĆ£o um minuto Na pĆ”g. A8, sob o titulo “tempo de tevĆŖ Ć© desafio para nova alianƧa”, o estadĆ£o, em comatoso estado, constata o Ć³bvio: “Parceria entre PSB de Campos e a Rede de Marina nĆ£o rende mais espaƧo no palanque eletrĆ“nico, central na disputa do ano que vem”. O EstadĆ£o considera que o PSB contarĆ” com 11 segundos do PPS.

Que renovaĆ§Ć£o Ć© essa?

Imagem
Marina e Eduardo Campos formaram um condomĆ­nio polĆ­tico que constitui um enigma da campanha de 2014 No mesmo dia em que a VEJA dava uma contribuiĆ§Ć£o especĆ­fica ao culto Ć  personalidade de  Marina Silva, dizendo que na vĆ©spera ela fora dormir com a esperanƧa de “ter um sonho” que pudesse ajudar a decidir o rumo na campanha presidencial, a lĆ­der da Rede  deu provas de que passou os Ćŗltimos dias acordadĆ­ssima.

FHC nĆ£o mostrou o DARF

Imagem
O cinismo de FHC, em seu  artigo de hoje  publicado no Globo, atingiu as raias do absurdo. O homem que comandou a maior alienaĆ§Ć£o, em carĆ”ter irremediĆ”vel e definitivo, de patrimĆ“nio pĆŗblico da histĆ³ria brasileira, sem que a sociedade visse a cor do dinheiro (ao contrĆ”rio, entregou um Estado falido e endividado ao sucessor, com altas taxas de inflaĆ§Ć£o e desemprego, alĆ©m de juros escorchantes), o homem que comandou um processo vergonhoso de manipulaĆ§Ć£o do legislativo, para aprovar a reeleiĆ§Ć£o de si mesmo, esse mesmo homem vem a pĆŗblico tentar reacender um espĆ­rito de linchamento e repetir mentiras.

A transmutaĆ§Ć£o do fascismo: a matriz midiĆ”tica

Imagem
O fascismo possui vĆ”rias facetas e muda conforme as Ć©pocas para novas formas de dominaĆ§Ć£o como a referente aos meios de comunicaĆ§Ć£o de massa, presentes nas mais recentes tentativas de desestabilizaĆ§Ć£o promovidas pela direita contra governos progressistas na AmĆ©rica Latina.

Todos contra a Dilma

Imagem
O fenĆ“meno tem se repetido – na BolĆ­via, na Argentina, no Equador, no Brasil. Setores que saem dos governos – ou que sempre tinham se oposto – supostamente pela esquerda, percorrem uma trajetĆ³ria que os leva a se situarem como oposiƧƵes de direita. Evo Morales, Rafael Correa, os Kirchner, Lula e Dilma – teriam “traĆ­do”. E seriam piores que outros contendores, porque seguiriam fingindo que defendem as mesmas posiƧƵes que os projetaram como grandes lĆ­deres nacionais. Por isso tem que ser frontalmente combatidos, derrotados, destruĆ­dos, sem o que os processos polĆ­ticos seguiriam retrocedendo e nĆ£o poderia avanƧar.

CrianƧas precisam de correr riscos para se desenvolverem

Imagem
ALEXANDRA CAMPOS Pediatra critica "cultura de seguranƧa fĆ³bica" que impede crianƧas de brincarem fora de casa Pediatra diz que "brincar fora de casa, na natureza, Ć© insubstituĆ­vel"  PEDRO CUNHA/ARQUIVO Os boletins de saĆŗde das crianƧas obrigam os pediatras a recordar aos pais os riscos de acidentes, durante as consultas de rotina. Mas o ex-presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria LuĆ­s JanuĆ”rio preferiu ontem destacar a importĆ¢ncia de deixar as crianƧas correrem riscos, durante o congresso nacional desta especialidade.

Crocodilo, ou Arlequim

Imagem
O longo domĆ­nio que Berlusconi exerceu sobre a polĆ­tica italiana estĆ” no fim. Contra a sua vontade, Letta continua no poder e quem mexe os cordĆ©is Ć© o presidente da RepĆŗblica, Giorgio Napolitano por Mino Carta — publicado 06/10/2013 Neste enredo dramĆ”tico, de diversos pontos de vista medĆ­ocre com decepcionantes resvalos na farsa, ou na Ć³pera-bufa, sobra em primeiro lugar, lĆ­mpida e notĆ”vel, a figura do presidente da RepĆŗblica, Giorgio Napolitano, desde o comeƧo deste atribulado 2013 protagonista determinante. Aquele mesmo que, tempos atrĆ”s, teve palavras Ć”speras e amargas para lamentar o asilo concedido pelo Brasil a um assassino chamado Battisti. Na antĆ­poda, o ex-premier por trĆŖs legislaturas Silvio Berlusconi. Defini-lo como vilĆ£o nĆ£o esgota o assunto.

Rede e PSB montam coligaĆ§Ć£o fantasma

Imagem
NinguĆ©m entendeu nada. Nem os jornalistas, nem os polĆ­ticos, nem a prĆ³pria Marina Silva e o prĆ³prio Eduardo Campos. Tentando disfarƧar o casuĆ­smo algo desesperado de Marina Silva de se coligar ao PSB, ela inventou uma “coligaĆ§Ć£o democrĆ”tica”, na verdade uma coligaĆ§Ć£o fantasma entre uma legenda que nĆ£o existe e um dos partidos mais pragmĆ”ticos do paĆ­s.

Alexis Tsipras: GrƩcia vive uma "catƔstrofe humanitƔria"

Imagem
Alexis Tsipras, chefe da oposiĆ§Ć£o grega e presidente do partido de esquerda Syriza, propĆ“s em Bruxelas a realizaĆ§Ć£o de uma conferĆŖncia europeia sobre a dĆ­vida para debater tudo o que estĆ” em causa na situaĆ§Ć£o atual, incluindo moratĆ³rias, juros, prazos, emprego e crescimento econĆ“mico. "O problema nĆ£o Ć© da GrĆ©cia, Ć© um problema europeu e a soluĆ§Ć£o nĆ£o Ć© a austeridade”, defendeu o lĆ­der da esquerda grega que descreveu a “paisagem de devastaĆ§Ć£o social” existente no seu paĆ­s como uma “catĆ”strofe humanitĆ”ria”. Esquerda.net

A ConstituiĆ§Ć£o CidadĆ£

Imagem
A resistĆŖncia democrĆ”tica no Brasil teve forca suficiente para convocar uma Assembleia Constituinte e aprovar uma ConstituiĆ§Ć£o adequada ao fim da ditadura. Objetivo nĆ£o conseguido por outros paĆ­ses da regiĆ£o, que sofreram ditaduras ainda mais ferozes do que a nossa, mas sobrevivem com ConstituiƧƵes herdadas das ditaduras. Como Ć© o caso do Chile, que, embora remendada, ainda Ć© regido pela ConstituiĆ§Ć£o imposta pela ditadura do Pinochet, em pleno estado de sĆ­tio.

A Folha e a democracia da mandioca

Imagem
O jornal da famĆ­lia Frias que cunhou o termo ’ditabranda’ para o regime militar instaurado com o golpe de 1964, fuzila agora o princĆ­pio das eleiƧƵes livres como um ‘fetiche democrĆ”tico’. Foi esse o tĆ­tulo do seu editorial mais importante na sexta-feira (04/09)

Marina pode e deve fazer opĆ§Ć£o para disputar 2014, mas caberia mais humildade

Imagem
05 out 2013/0 ComentĆ”rios/ Blog do ZĆ© /Por ZĆ© Dirceu Marina Silva, a pura, ao adiar a decisĆ£o sobre se vai concorrer ou nĆ£o em 2014, diz que nĆ³s conhecemos os partidos que tĆŖm a intenĆ§Ć£o de fazer um diĆ”logo programĆ”tico. “VocĆŖs conhecem os partidos que tĆŖm disposiĆ§Ć£o para um diĆ”logo programĆ”tico. Os que nĆ£o tĆŖm disposiĆ§Ć£o para um diĆ”logo programĆ”tico sequer estĆ£o aventando qualquer possibilidade. A conversa nĆ£o Ć© em torno de candidatura, Ć© de programa, de ideia”, afirmou.

As vaias que Dilma nĆ£o recebeu e a CBN reportou

Imagem
sab, 05/10/2013 - 11:53  - Atualizado em 05/10/2013 - 11:55 Do Jornal GGN A presidente Dilma Rousseff fala para funcionĆ”rios dos Correios em Campos MourĆ£o. Quando menciona a presenƧa de Paulo Bernardo, hĆ” um esboƧo de vaia. Bem humorada, Dilma interrompe a fala e conversa informalmente com o pĆŗblico. Disse que estava pedindo para nĆ£o vaiarem o Ministro, embora reconhecesse a legitimidade genĆ©rica das vaias. "Outro dia fui impedir que vaiassem uma governadora e no outro dia a imprensa dizia: presidente foi vaiada. Vou tentar impedir que vocĆŖs nĆ£o vaiem o Paulo Barnardo. EntĆ£o vocĆŖs nĆ£o me vaiem nĆ£o". Clique aqui  para assistir os trechos em que houve a vaia. Dito e feito. Logo depois, o site da CBN de MaringĆ” estampava a seguinte manchete: