Postagens

Mostrando postagens de setembro 30, 2013

PrĆ­ncipe Harry casa-se em 2014

Imagem
PƚBLICO   06/10/2013 - 15:32 A noiva Ć© Cressida Bonas, de 24 anos, que terĆ” perdido o medo de pertencer Ć  famĆ­lia real. A notĆ­cia apanhou o prĆ­ncipe na AustrĆ”lia  AFP O  Sunday Telegraph  diz na ediĆ§Ć£o deste domingo que o prĆ­ncipe Harry se casa em 2014. A noiva Ć©

Governo prepara corte nas actuais pensƵes de sobrevivĆŖncia em Portugal

Imagem
RAQUEL MARTINS   06/10/2013 - 21:00 Corte vai ser progressivo e atingir quem tem rendimentos mais elevados. Objectivo Ć© poupar 100 milhƵes de euros. O nĆŗmero de beneficiĆ”rios tem vindo a aumentar nos anos mais recentes  PAULO PIMENTA A partir do prĆ³ximo ano, alguns dos 800 mil beneficiĆ”rios de pensƵes de sobrevivĆŖncia verĆ£o a prestaĆ§Ć£o reduzir-se. O corte serĆ” progressivo e vai atingir, sobretudo, quem tem rendimentos mais elevados. A medida, avanƧada hoje pela TSF, foi um balde de Ć”gua fria para os partidos da oposiĆ§Ć£o e para as associaƧƵes de reformados, depois de o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, ter garantido o afastamento da taxa social Ćŗnica (TSU) sobre todas as pensƵes.

TEMPO DE TEVƊ:

Imagem
BlĆ”blĆ”rina, Dudu Campriles e Roberto Freire, juntos, dĆ£o um minuto Na pĆ”g. A8, sob o titulo “tempo de tevĆŖ Ć© desafio para nova alianƧa”, o estadĆ£o, em comatoso estado, constata o Ć³bvio: “Parceria entre PSB de Campos e a Rede de Marina nĆ£o rende mais espaƧo no palanque eletrĆ“nico, central na disputa do ano que vem”. O EstadĆ£o considera que o PSB contarĆ” com 11 segundos do PPS.

Que renovaĆ§Ć£o Ć© essa?

Imagem
Marina e Eduardo Campos formaram um condomĆ­nio polĆ­tico que constitui um enigma da campanha de 2014 No mesmo dia em que a VEJA dava uma contribuiĆ§Ć£o especĆ­fica ao culto Ć  personalidade de  Marina Silva, dizendo que na vĆ©spera ela fora dormir com a esperanƧa de “ter um sonho” que pudesse ajudar a decidir o rumo na campanha presidencial, a lĆ­der da Rede  deu provas de que passou os Ćŗltimos dias acordadĆ­ssima.

FHC nĆ£o mostrou o DARF

Imagem
O cinismo de FHC, em seu  artigo de hoje  publicado no Globo, atingiu as raias do absurdo. O homem que comandou a maior alienaĆ§Ć£o, em carĆ”ter irremediĆ”vel e definitivo, de patrimĆ“nio pĆŗblico da histĆ³ria brasileira, sem que a sociedade visse a cor do dinheiro (ao contrĆ”rio, entregou um Estado falido e endividado ao sucessor, com altas taxas de inflaĆ§Ć£o e desemprego, alĆ©m de juros escorchantes), o homem que comandou um processo vergonhoso de manipulaĆ§Ć£o do legislativo, para aprovar a reeleiĆ§Ć£o de si mesmo, esse mesmo homem vem a pĆŗblico tentar reacender um espĆ­rito de linchamento e repetir mentiras.

A transmutaĆ§Ć£o do fascismo: a matriz midiĆ”tica

Imagem
O fascismo possui vĆ”rias facetas e muda conforme as Ć©pocas para novas formas de dominaĆ§Ć£o como a referente aos meios de comunicaĆ§Ć£o de massa, presentes nas mais recentes tentativas de desestabilizaĆ§Ć£o promovidas pela direita contra governos progressistas na AmĆ©rica Latina.

Todos contra a Dilma

Imagem
O fenĆ“meno tem se repetido – na BolĆ­via, na Argentina, no Equador, no Brasil. Setores que saem dos governos – ou que sempre tinham se oposto – supostamente pela esquerda, percorrem uma trajetĆ³ria que os leva a se situarem como oposiƧƵes de direita. Evo Morales, Rafael Correa, os Kirchner, Lula e Dilma – teriam “traĆ­do”. E seriam piores que outros contendores, porque seguiriam fingindo que defendem as mesmas posiƧƵes que os projetaram como grandes lĆ­deres nacionais. Por isso tem que ser frontalmente combatidos, derrotados, destruĆ­dos, sem o que os processos polĆ­ticos seguiriam retrocedendo e nĆ£o poderia avanƧar.

CrianƧas precisam de correr riscos para se desenvolverem

Imagem
ALEXANDRA CAMPOS Pediatra critica "cultura de seguranƧa fĆ³bica" que impede crianƧas de brincarem fora de casa Pediatra diz que "brincar fora de casa, na natureza, Ć© insubstituĆ­vel"  PEDRO CUNHA/ARQUIVO Os boletins de saĆŗde das crianƧas obrigam os pediatras a recordar aos pais os riscos de acidentes, durante as consultas de rotina. Mas o ex-presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria LuĆ­s JanuĆ”rio preferiu ontem destacar a importĆ¢ncia de deixar as crianƧas correrem riscos, durante o congresso nacional desta especialidade.

Crocodilo, ou Arlequim

Imagem
O longo domĆ­nio que Berlusconi exerceu sobre a polĆ­tica italiana estĆ” no fim. Contra a sua vontade, Letta continua no poder e quem mexe os cordĆ©is Ć© o presidente da RepĆŗblica, Giorgio Napolitano por Mino Carta — publicado 06/10/2013 Neste enredo dramĆ”tico, de diversos pontos de vista medĆ­ocre com decepcionantes resvalos na farsa, ou na Ć³pera-bufa, sobra em primeiro lugar, lĆ­mpida e notĆ”vel, a figura do presidente da RepĆŗblica, Giorgio Napolitano, desde o comeƧo deste atribulado 2013 protagonista determinante. Aquele mesmo que, tempos atrĆ”s, teve palavras Ć”speras e amargas para lamentar o asilo concedido pelo Brasil a um assassino chamado Battisti. Na antĆ­poda, o ex-premier por trĆŖs legislaturas Silvio Berlusconi. Defini-lo como vilĆ£o nĆ£o esgota o assunto.

Rede e PSB montam coligaĆ§Ć£o fantasma

Imagem
NinguĆ©m entendeu nada. Nem os jornalistas, nem os polĆ­ticos, nem a prĆ³pria Marina Silva e o prĆ³prio Eduardo Campos. Tentando disfarƧar o casuĆ­smo algo desesperado de Marina Silva de se coligar ao PSB, ela inventou uma “coligaĆ§Ć£o democrĆ”tica”, na verdade uma coligaĆ§Ć£o fantasma entre uma legenda que nĆ£o existe e um dos partidos mais pragmĆ”ticos do paĆ­s.

Alexis Tsipras: GrƩcia vive uma "catƔstrofe humanitƔria"

Imagem
Alexis Tsipras, chefe da oposiĆ§Ć£o grega e presidente do partido de esquerda Syriza, propĆ“s em Bruxelas a realizaĆ§Ć£o de uma conferĆŖncia europeia sobre a dĆ­vida para debater tudo o que estĆ” em causa na situaĆ§Ć£o atual, incluindo moratĆ³rias, juros, prazos, emprego e crescimento econĆ“mico. "O problema nĆ£o Ć© da GrĆ©cia, Ć© um problema europeu e a soluĆ§Ć£o nĆ£o Ć© a austeridade”, defendeu o lĆ­der da esquerda grega que descreveu a “paisagem de devastaĆ§Ć£o social” existente no seu paĆ­s como uma “catĆ”strofe humanitĆ”ria”. Esquerda.net

A ConstituiĆ§Ć£o CidadĆ£

Imagem
A resistĆŖncia democrĆ”tica no Brasil teve forca suficiente para convocar uma Assembleia Constituinte e aprovar uma ConstituiĆ§Ć£o adequada ao fim da ditadura. Objetivo nĆ£o conseguido por outros paĆ­ses da regiĆ£o, que sofreram ditaduras ainda mais ferozes do que a nossa, mas sobrevivem com ConstituiƧƵes herdadas das ditaduras. Como Ć© o caso do Chile, que, embora remendada, ainda Ć© regido pela ConstituiĆ§Ć£o imposta pela ditadura do Pinochet, em pleno estado de sĆ­tio.

A Folha e a democracia da mandioca

Imagem
O jornal da famĆ­lia Frias que cunhou o termo ’ditabranda’ para o regime militar instaurado com o golpe de 1964, fuzila agora o princĆ­pio das eleiƧƵes livres como um ‘fetiche democrĆ”tico’. Foi esse o tĆ­tulo do seu editorial mais importante na sexta-feira (04/09)

Marina pode e deve fazer opĆ§Ć£o para disputar 2014, mas caberia mais humildade

Imagem
05 out 2013/0 ComentĆ”rios/ Blog do ZĆ© /Por ZĆ© Dirceu Marina Silva, a pura, ao adiar a decisĆ£o sobre se vai concorrer ou nĆ£o em 2014, diz que nĆ³s conhecemos os partidos que tĆŖm a intenĆ§Ć£o de fazer um diĆ”logo programĆ”tico. “VocĆŖs conhecem os partidos que tĆŖm disposiĆ§Ć£o para um diĆ”logo programĆ”tico. Os que nĆ£o tĆŖm disposiĆ§Ć£o para um diĆ”logo programĆ”tico sequer estĆ£o aventando qualquer possibilidade. A conversa nĆ£o Ć© em torno de candidatura, Ć© de programa, de ideia”, afirmou.

As vaias que Dilma nĆ£o recebeu e a CBN reportou

Imagem
sab, 05/10/2013 - 11:53  - Atualizado em 05/10/2013 - 11:55 Do Jornal GGN A presidente Dilma Rousseff fala para funcionĆ”rios dos Correios em Campos MourĆ£o. Quando menciona a presenƧa de Paulo Bernardo, hĆ” um esboƧo de vaia. Bem humorada, Dilma interrompe a fala e conversa informalmente com o pĆŗblico. Disse que estava pedindo para nĆ£o vaiarem o Ministro, embora reconhecesse a legitimidade genĆ©rica das vaias. "Outro dia fui impedir que vaiassem uma governadora e no outro dia a imprensa dizia: presidente foi vaiada. Vou tentar impedir que vocĆŖs nĆ£o vaiem o Paulo Barnardo. EntĆ£o vocĆŖs nĆ£o me vaiem nĆ£o". Clique aqui  para assistir os trechos em que houve a vaia. Dito e feito. Logo depois, o site da CBN de MaringĆ” estampava a seguinte manchete:

AĆ©cio, a primeira vĆ­tima da dobradinha Campos e Marina

Imagem
A notĆ­cia de que Eduardo Campos e Marina Silva formarĆ£o uma dobradinha nas eleiƧƵes de 2014, concorrendo ambos pelo PSB, jĆ” tem uma vĆ­tima certa: o PSDB. SerĆ” muito difĆ­cil para os tucanos, seja com AĆ©cio, seja com Serra, disputarem um segundo turno com Dilma Rousseff. Por uma razĆ£o simples: estĆ£o muito abaixo nas pesquisas de intenĆ§Ć£o de voto. Marina Silva e Eduardo Campos, juntos, formam, de longe, a chapa de oposiĆ§Ć£o mais competitiva para 2014. Por outro lado, estĆ” evidente que o PSDB tenderĆ” a apoiar a oposiĆ§Ć£o, qualquer que seja ela, num eventual segundo turno. Para Dilma, nĆ£o faz muita diferenƧa enfrentar AĆ©cio, Campos ou Marina. Sua eleiĆ§Ć£o dependerĆ”, basicamente, das condiƧƵes econĆ“micas em 2014, e do seu prĆ³prio discurso polĆ­tico. Para o PSDB, porĆ©m, ficar fora do segundo turno no ano que vem pode marcar uma nova etapa de seu declĆ­nio polĆ­tico. Por: Miguel do RosĆ”rio

Propinoduto tucano e "OperaĆ§Ć£o FranƧa"

Imagem
Por Altamiro Borges Os tucanos devem estar muito irritados com a revista IstoƉ. Se dependesse de FHC, o exĆ©rcito jĆ” teria ocupado a redaĆ§Ć£o do semanĆ”rio - como fez para silenciar os petroleiros na greve de maio de 1995. HĆ” dois meses a publicaĆ§Ć£o produz excelentes reportagens, fartamente documentadas, sobre o chamado propinoduto tucano, que envolve poderosas multinacionais do setor de transportes - como a Siemens e a Alstom - num esquema bilionĆ”rio de corrupĆ§Ć£o com os chefƵes do PSDB de SĆ£o Paulo. O restante da mĆ­dia tenta, ao mĆ”ximo, esconder o explosivo assunto. Nesta semana, porĆ©m, a IstoƉ deu mais detalhes sobre o envolvimento direto de Andrea Matarazzo, ministro do governo FHC e secretĆ”rio estadual nas gestƵes de MĆ”rio Covas e JosĆ© Serra, na maracutaia. Vale conferir a reportagem:  

Poder econƓmico investe no Congresso e pode encolher bancada de trabalhadores

Imagem
Diap alerta sobre movimentaĆ§Ć£o de empresĆ”rios, ruralistas, evangĆ©licos e celebridades para ocupar cadeiras no Parlamento; e para o risco de bancada dos trabalhadores encolher por Hylda Cavalcanti publicado 05/10/2013 12:23 BrasĆ­lia – Os prĆ³ximos 12 meses sĆ£o de observaĆ§Ć£o e cautela por parte dos representantes dos trabalhadores no Legislativo. SerĆ” necessearia uma forte articulaĆ§Ć£o entre partidos e entidades diversas (como os sindicatos), com apoios aos parlamentares que representam os trabalhadores, para que o tamanho dessa bancada nĆ£o fique cada vez menor na CĆ¢mara dos Deputados e no Senado. As bancadas dos evangĆ©licos e do empresariado se preparam para voltar renovadas e em nĆŗmero bem maior no pleito de 2014.

Eduardo Campos-Marina Silva devem formar chapa competitiva para 2014

Imagem
Marina aceita ser vice de Campos, diz coordenador da Rede AdesĆ£o da ex-senadora ao PSB do governador de Pernambuco serĆ” anunciada nesta tarde 05 de outubro de 2013 | 11h 22 Ricardo Della Coletta – AgĆŖncia Estado

PolĆ­cia do Rio de Janeiro torturou 22 pessoas na favela da Rocinha

Imagem
ƚBLICO   05/10/2013 - 13:00 Investigadores acreditam que Amarildo de Souza foi torturado e morto; ainda nĆ£o sabem onde estĆ” o corpo. A favela da Rocinha em 2011; a favela do Rio estĆ” em fase de "pacificaĆ§Ć£o"  ANTONIO SCORZA/AFP A PolĆ­cia Militar do Rio de Janeiro terĆ” torturado 22 pessoas durante a operaĆ§Ć£o anti-droga na favela da Rocinha, foi apurado na investigaĆ§Ć£o Ć  morte de Amarildo de Souza.

Marina Silva vai se filiar ao PSB de Eduardo Campos, diz jornal

Imagem
ApĆ³s nĆ£o conseguir registro de seu partido, a Rede, ex-senadora deve ser vice na chapa do governador de Pernambuco por RedaĆ§Ć£o — publicado 05/10/2013 11:53, Ćŗltima modificaĆ§Ć£o 05/10/2013 12:46 ApĆ³s ser cortejada por PPS e PTB, a ex-senadora Marina Silva optou por entrar na disputa pela PresidĆŖncia da RepĆŗplica pelo PSB, do governador Eduardo Campos (PE). A decisĆ£o foi tomada na manhĆ£ deste sĆ”bado 5, Ćŗltimo dia do prazo para os candidatos ao pleito de 2014 se filiarem a um partido. A informaĆ§Ć£o Ć© do jornal Folha de S.Paulo.

A volta do morto-vivo

Imagem
AĆ©cio renuncia Ć  prĆ©-candidatura. por Mauricio Dias — publicado 05/10/2013 06:03, Ćŗltima modificaĆ§Ć£o 05/10/2013 11:40 Jose Cruz/ABr Aparentemente, a disputa presidencial voltarĆ” ao embate jĆ” corriqueiro entre o PT e o PSDB. Tem sido assim ao longo dos Ćŗltimos 20 anos. Ou seja, cinco eleiƧƵes presidenciais. Pode haver uma variaĆ§Ć£o no sexto confronto, em 2014, se o tucano mineiro AĆ©cio Neves for candidato. Os paulistas estiveram presentes em todas as seis disputas pela cadeira do Planalto, em eleiĆ§Ć£o direta, apĆ³s a ditadura.

Marineiro de primeira viagem, Sirkis ataca ex-ministra: “reage mal a crĆ­ticas”

Imagem
por  Rodrigo Vianna Para a Democracia brasileira, seria melhor ter o partido de Marina legalizado. A “Rede” Ć© o escoadouro natural de uma importante fatia do eleitorado brasileiro, ainda que a adesĆ£o a Marina e Ć  “Rede” tenha um componente de ‘contra tudo que estĆ” aĆ­’ que me parece infantil e joga contra os avanƧos democrĆ”ticos a duras penas conquistados no Brasil nas Ćŗltimas 3 dĆ©cadas. Mas o fato Ć© que a “Rede” nĆ£o conseguiu as assinaturas, e ponto. ArrogĆ¢ncia ou inoperĆ¢ncia polĆ­tica?

PSDB filia mƩdicos que vaiaram e xingaram de escravos mƩdicos Cubanos

Imagem
Blog da Helena — Rede Brasil Atual MĆ©dicos do CearĆ”, que vaiaram e xingaram os mĆ©dicos cubanos de escravos se filiaram ontem ao PSDB para fazer oposiĆ§Ć£o ao governo federal e protestar contra o programa Mais MĆ©dicos. Houve 30 filiaƧƵes de mĆ©dicos ontem e estĆ£o previstas mais 200 atĆ© sĆ”bado, segundo PSDB. Desses, dois foram escolhidos para disputar os cargos de deputado estadual e deputado federal em 2104.

No paĆ­s do pleno emprego, Richa vai demitir 1,1 mil trabalhadores da Copel

Imagem
Beto Richa tem dia de cĆ£o no ParanĆ”; em Campo MourĆ£o, tucano foi vaiado por cinco mil pessoas em cerimĆ“nia que contou com presenƧa da presidenta Dilma; professores e agentes educacionais acusaram-no de aplicar novo calote relativo Ć  R$ 50 milhƵes atrasados; houve debanda de partidos da sua base polĆ­tica; e, para fechar a sexta, na contramĆ£o do paĆ­s do pleno emprego, governador anunciou demissĆ£o de 1,1 mil empregados da Copel para salvaguardar o lucro de sĆ³cios privados da estatal de energia.

Qual Ć© o partido de Marina?

Imagem
Cite, o arguto leitor e a arguta leitora, quais eram as ideias do ex-futuro partido de Marina Silva, assim, de cabeƧa. Tempo! Ficou difƬcil, carƭssimos?

Como a ConstituiĆ§Ć£o de Ulisses salvou o Brasil do Tea Party

Imagem
Luis Nassif No prĆ³ximo dia 10, Ć s 19 horas, no BarĆ£o de ItararĆ©, estarei debatendo o tema das novas mĆ­dias com o sociĆ³logo espanhol Ignacio Ramonet, ao lado de seu conterrĆ¢neo Manuel Castells, um dos grandes pensadores atuais sobre o fenĆ“meno das novas mĆ­dias. O texto abaixo faz parte de um conjunto de reflexƵes que penso levar ao debate.

Assista: DEJA VU - DUBLADO - FILME COMPLETO

Imagem
NĆ£o esqueƧa a pipoca!

Lampedusa, o cemitƩrio da fraternidade

Imagem
Desde a madrugada desta quinta-feira, as ondas e os barcos de resgate se alternam na tarefa de depositar corpos nas areias de Lampedusa, pequena ilha siciliana no extremo sul da ItƔlia. Corpos negros jovens, corpos velhos, corpos de crianƧas, corpos de mulheres grƔvidas. Cinquenta, setenta, cem, cento e cinquenta, duzentos, duzentos cinquenta...

O BarĆ£o de ItararĆ© estĆ” te chamando

Imagem
Campanha Entidade que reĆŗne jornalistas, blogs e entidades que batalham uma mĆ­dia mais democrĆ”tica no Brasil lanƧa campanha para ampliar sua atuaĆ§Ć£o por Lino Bocchini Altamiro Borges, presidente do BarĆ£o, em plenĆ”ria da FNDC, a Frente Nacional pela DemocratizaĆ§Ć£o da ComunicaĆ§Ć£o Centro de Estudos BarĆ£o de ItararĆ©   funciona como  uma associaĆ§Ć£o dos blogueiros de

As duas faces da glĆ³ria

Imagem
HĆ” quem conte com a generosidade do Vaticano e quem nĆ£o conte, como Berlusconi, que esgotou seu arsenal de milagres por Mino Carta — publicado 04/10/2013  Para quem viveu em glĆ³ria, Ć s vezes cabe a glĆ³ria da recordaĆ§Ć£o perene. E positiva. NĆ£o serĆ” este o caso de Berlusconi Sic transit gloria mundi, diziam os antigos romanos, assim passa a glĆ³ria do mundo. A frase pode assumir significados e tons diversos, mas, basicamente, avisa que a morte nĆ£o poupa os vivos, mesmo os poderosos e os celebrados.

Liberdade de expressĆ£o, a suprema ironia

Imagem
* Ć© professor de CiĆŖncia PolĆ­tica e ComunicaĆ§Ć£o da UnB (aposentado) e autor, dentre outros, de Liberdade de ExpressĆ£o vs. Liberdade de Imprensa – Direito Ć  ComunicaĆ§Ć£o e Democracia, Publisher, 2010 A Ironia da Liberdade de ExpressĆ£o – Estado RegulaĆ§Ć£o e Diversidade na Esfera PĆŗblica: este Ć© o tĆ­tulo de um importante livro escrito pelo professor (hoje, “Emeritus”) da Yale Law School, Owen M. Fiss, onde se constrĆ³i o argumento sobre o papel fundamental do Estado como garantidor da liberdade de expressĆ£o (Renovar, 2005).

ComissĆ£o do Senado aprova expulsĆ£o de Silvio Berlusconi

Imagem
ANA GOMES FERREIRA   04/10/2013 - 15:05   (actualizado Ć s  15:57 ) Assim que perder a imunidade parlamentar, terĆ” de cumprir a pena a que foi condenado por fuga ao fisco. Berlusconi de saĆ­da: a decisĆ£o final cabe ao plenĆ”rio  REUTERS/TONY GENTILE Uma comissĆ£o do Senado italiano aprovou esta sexta-feira a expulsĆ£o de SIlvio Berlusconi do Parlamento. A decisĆ£o final Ć© agora do plenĆ”rio, que votarĆ” nos prĆ³ximos dias e pode precipitar o fim da carreira polĆ­tica do antigo primeiro-ministro.

A decisĆ£o de Marina Ć© mais fĆ”cil do que se imagina

Imagem
Postado em 04 out 2013por : Paulo Nogueira Concorre ou nĆ£o? “Com fĆ© em Deus e na JustiƧa, aguardo a decisĆ£o do TSE que define o destino da Rede.” Assim Marina iniciou o dia de ontem, com dupla fĆ© exposta em sua conta no Twitter. Ela terminou o dia duplamente frustrada em sua fĆ©.

Negativa de registro Ć  Rede: oportunismo contagia tucano e ex-comunista

Imagem
04 out 2013/0 ComentĆ”rios/ destaque /Por ZĆ© Dirceu O oportunismo Ć© uma doenƧa polĆ­tica incurĆ”vel. Vejam as declaraƧƵes publicadas hoje do candidato tucano ao Planalto, senador AĆ©cio Neves (PSDB-MG), e de outros como o presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), egresso do antigo PCB. AĆ©cio se diz solidĆ”rio Ć  ex-senadora Marina Silva. Freire e outros dizem que Ć© lei (o fundamento da negativa do registro da Rede Sustentabilidade), mas nĆ£o devia ser cumprida. Lamentam que a lei tenha inviabilizado a concessĆ£o do registro da Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, na noite de ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ora, entĆ£o por que nĆ£o votam a reforma polĆ­tica, como bem lembrou e cobrou o deputado e secretario geral do PT, deputado Paulo Teixeira (SP)? AĆ©cio e Freire, por exemplo, de forma velada ou ostensiva – depende do momento – trabalham contra a reforma polĆ­tica e seus partidos jamais se empenharam para valer para que ela fosse aprovada.

anĆŗncio de reserva gigante de petrĆ³leo em Sergipe sairĆ” dia 23

Imagem
A imprensa brasileira segue “papando mosca” com as  notĆ­cias da descoberta de uma grande reserva de petrĆ³leo  ao largo do litoral de Sergipe. De novo, foi a  AgĆŖncia Reuters que publicou , na madrugada desta sexta-feira, que serĆ” anunciada oficialmente que hĆ” uma nova provĆ­ncia petrolĆ­fera de dimensĆ³es ainda precariamente conhecidas a cerca de 100 quilĆ“metros de Aracaju que, por enquanto, situa-se numa Ć”rea de 6 mil quilĆ“metros quadrados, com profundidades entre 2 e 3 mil metros. Esta Ć”rea tem tĆŖs blocos exploratĆ³rios: os BM (blocos marĆ­timos) 4, 10 e 11. Todos sĆ£o operados pela Petrobras e a tem como majoritĆ”ria ou exclusiva concessionĆ”ria: 60% nos blocos 4 e 11 (com a americana Hess e com a indiana IBV, respetivamente) e 100% no Bloco 10. A estimativa divulgada pela Reuters Ć© de um bilhĆ£o de barris de petrĆ³leo recuperĆ”veis, de um reserva total de 3 bilhƵes. A informaĆ§Ć£o que tenho Ć© de que esta expectativa Ć© conservadora. Por: Fernando Brito