Postagens

Mostrando postagens de setembro 28, 2013

Marineiro de primeira viagem, Sirkis ataca ex-ministra: “reage mal a crĆ­ticas”

Imagem
por  Rodrigo Vianna Para a Democracia brasileira, seria melhor ter o partido de Marina legalizado. A “Rede” Ć© o escoadouro natural de uma importante fatia do eleitorado brasileiro, ainda que a adesĆ£o a Marina e Ć  “Rede” tenha um componente de ‘contra tudo que estĆ” aĆ­’ que me parece infantil e joga contra os avanƧos democrĆ”ticos a duras penas conquistados no Brasil nas Ćŗltimas 3 dĆ©cadas. Mas o fato Ć© que a “Rede” nĆ£o conseguiu as assinaturas, e ponto. ArrogĆ¢ncia ou inoperĆ¢ncia polĆ­tica?

PSDB filia mƩdicos que vaiaram e xingaram de escravos mƩdicos Cubanos

Imagem
Blog da Helena — Rede Brasil Atual MĆ©dicos do CearĆ”, que vaiaram e xingaram os mĆ©dicos cubanos de escravos se filiaram ontem ao PSDB para fazer oposiĆ§Ć£o ao governo federal e protestar contra o programa Mais MĆ©dicos. Houve 30 filiaƧƵes de mĆ©dicos ontem e estĆ£o previstas mais 200 atĆ© sĆ”bado, segundo PSDB. Desses, dois foram escolhidos para disputar os cargos de deputado estadual e deputado federal em 2104.

No paĆ­s do pleno emprego, Richa vai demitir 1,1 mil trabalhadores da Copel

Imagem
Beto Richa tem dia de cĆ£o no ParanĆ”; em Campo MourĆ£o, tucano foi vaiado por cinco mil pessoas em cerimĆ“nia que contou com presenƧa da presidenta Dilma; professores e agentes educacionais acusaram-no de aplicar novo calote relativo Ć  R$ 50 milhƵes atrasados; houve debanda de partidos da sua base polĆ­tica; e, para fechar a sexta, na contramĆ£o do paĆ­s do pleno emprego, governador anunciou demissĆ£o de 1,1 mil empregados da Copel para salvaguardar o lucro de sĆ³cios privados da estatal de energia.

Qual Ć© o partido de Marina?

Imagem
Cite, o arguto leitor e a arguta leitora, quais eram as ideias do ex-futuro partido de Marina Silva, assim, de cabeƧa. Tempo! Ficou difƬcil, carƭssimos?

Como a ConstituiĆ§Ć£o de Ulisses salvou o Brasil do Tea Party

Imagem
Luis Nassif No prĆ³ximo dia 10, Ć s 19 horas, no BarĆ£o de ItararĆ©, estarei debatendo o tema das novas mĆ­dias com o sociĆ³logo espanhol Ignacio Ramonet, ao lado de seu conterrĆ¢neo Manuel Castells, um dos grandes pensadores atuais sobre o fenĆ“meno das novas mĆ­dias. O texto abaixo faz parte de um conjunto de reflexƵes que penso levar ao debate.

Assista: DEJA VU - DUBLADO - FILME COMPLETO

Imagem
NĆ£o esqueƧa a pipoca!

Lampedusa, o cemitƩrio da fraternidade

Imagem
Desde a madrugada desta quinta-feira, as ondas e os barcos de resgate se alternam na tarefa de depositar corpos nas areias de Lampedusa, pequena ilha siciliana no extremo sul da ItƔlia. Corpos negros jovens, corpos velhos, corpos de crianƧas, corpos de mulheres grƔvidas. Cinquenta, setenta, cem, cento e cinquenta, duzentos, duzentos cinquenta...

O BarĆ£o de ItararĆ© estĆ” te chamando

Imagem
Campanha Entidade que reĆŗne jornalistas, blogs e entidades que batalham uma mĆ­dia mais democrĆ”tica no Brasil lanƧa campanha para ampliar sua atuaĆ§Ć£o por Lino Bocchini Altamiro Borges, presidente do BarĆ£o, em plenĆ”ria da FNDC, a Frente Nacional pela DemocratizaĆ§Ć£o da ComunicaĆ§Ć£o Centro de Estudos BarĆ£o de ItararĆ©   funciona como  uma associaĆ§Ć£o dos blogueiros de

As duas faces da glĆ³ria

Imagem
HĆ” quem conte com a generosidade do Vaticano e quem nĆ£o conte, como Berlusconi, que esgotou seu arsenal de milagres por Mino Carta — publicado 04/10/2013  Para quem viveu em glĆ³ria, Ć s vezes cabe a glĆ³ria da recordaĆ§Ć£o perene. E positiva. NĆ£o serĆ” este o caso de Berlusconi Sic transit gloria mundi, diziam os antigos romanos, assim passa a glĆ³ria do mundo. A frase pode assumir significados e tons diversos, mas, basicamente, avisa que a morte nĆ£o poupa os vivos, mesmo os poderosos e os celebrados.

Liberdade de expressĆ£o, a suprema ironia

Imagem
* Ć© professor de CiĆŖncia PolĆ­tica e ComunicaĆ§Ć£o da UnB (aposentado) e autor, dentre outros, de Liberdade de ExpressĆ£o vs. Liberdade de Imprensa – Direito Ć  ComunicaĆ§Ć£o e Democracia, Publisher, 2010 A Ironia da Liberdade de ExpressĆ£o – Estado RegulaĆ§Ć£o e Diversidade na Esfera PĆŗblica: este Ć© o tĆ­tulo de um importante livro escrito pelo professor (hoje, “Emeritus”) da Yale Law School, Owen M. Fiss, onde se constrĆ³i o argumento sobre o papel fundamental do Estado como garantidor da liberdade de expressĆ£o (Renovar, 2005).

ComissĆ£o do Senado aprova expulsĆ£o de Silvio Berlusconi

Imagem
ANA GOMES FERREIRA   04/10/2013 - 15:05   (actualizado Ć s  15:57 ) Assim que perder a imunidade parlamentar, terĆ” de cumprir a pena a que foi condenado por fuga ao fisco. Berlusconi de saĆ­da: a decisĆ£o final cabe ao plenĆ”rio  REUTERS/TONY GENTILE Uma comissĆ£o do Senado italiano aprovou esta sexta-feira a expulsĆ£o de SIlvio Berlusconi do Parlamento. A decisĆ£o final Ć© agora do plenĆ”rio, que votarĆ” nos prĆ³ximos dias e pode precipitar o fim da carreira polĆ­tica do antigo primeiro-ministro.

A decisĆ£o de Marina Ć© mais fĆ”cil do que se imagina

Imagem
Postado em 04 out 2013por : Paulo Nogueira Concorre ou nĆ£o? “Com fĆ© em Deus e na JustiƧa, aguardo a decisĆ£o do TSE que define o destino da Rede.” Assim Marina iniciou o dia de ontem, com dupla fĆ© exposta em sua conta no Twitter. Ela terminou o dia duplamente frustrada em sua fĆ©.

Negativa de registro Ć  Rede: oportunismo contagia tucano e ex-comunista

Imagem
04 out 2013/0 ComentĆ”rios/ destaque /Por ZĆ© Dirceu O oportunismo Ć© uma doenƧa polĆ­tica incurĆ”vel. Vejam as declaraƧƵes publicadas hoje do candidato tucano ao Planalto, senador AĆ©cio Neves (PSDB-MG), e de outros como o presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), egresso do antigo PCB. AĆ©cio se diz solidĆ”rio Ć  ex-senadora Marina Silva. Freire e outros dizem que Ć© lei (o fundamento da negativa do registro da Rede Sustentabilidade), mas nĆ£o devia ser cumprida. Lamentam que a lei tenha inviabilizado a concessĆ£o do registro da Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, na noite de ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ora, entĆ£o por que nĆ£o votam a reforma polĆ­tica, como bem lembrou e cobrou o deputado e secretario geral do PT, deputado Paulo Teixeira (SP)? AĆ©cio e Freire, por exemplo, de forma velada ou ostensiva – depende do momento – trabalham contra a reforma polĆ­tica e seus partidos jamais se empenharam para valer para que ela fosse aprovada.

anĆŗncio de reserva gigante de petrĆ³leo em Sergipe sairĆ” dia 23

Imagem
A imprensa brasileira segue “papando mosca” com as  notĆ­cias da descoberta de uma grande reserva de petrĆ³leo  ao largo do litoral de Sergipe. De novo, foi a  AgĆŖncia Reuters que publicou , na madrugada desta sexta-feira, que serĆ” anunciada oficialmente que hĆ” uma nova provĆ­ncia petrolĆ­fera de dimensĆ³es ainda precariamente conhecidas a cerca de 100 quilĆ“metros de Aracaju que, por enquanto, situa-se numa Ć”rea de 6 mil quilĆ“metros quadrados, com profundidades entre 2 e 3 mil metros. Esta Ć”rea tem tĆŖs blocos exploratĆ³rios: os BM (blocos marĆ­timos) 4, 10 e 11. Todos sĆ£o operados pela Petrobras e a tem como majoritĆ”ria ou exclusiva concessionĆ”ria: 60% nos blocos 4 e 11 (com a americana Hess e com a indiana IBV, respetivamente) e 100% no Bloco 10. A estimativa divulgada pela Reuters Ć© de um bilhĆ£o de barris de petrĆ³leo recuperĆ”veis, de um reserva total de 3 bilhƵes. A informaĆ§Ć£o que tenho Ć© de que esta expectativa Ć© conservadora. Por: Fernando Brito

AVANƇOS NA DEFESA

Imagem
(HD) - A compra de 100% da Atech, pela Embraer, e o lanƧamento do PĆ³lo de CiĆŖncia e Tecnologia do ExĆ©rcito mostram que - apesar do reconhecimento de que estamos vulnerĆ”veis do ponto de vista cibernĆ©tico - ainda assim estamos evoluindo no contexto bĆ©lico.

Vergonha no STF

Imagem
O grande problema da mais nova investida do presidente do STF, Joaquim Barbosa, contra o jornalista Felipe Recondo, do Estado de S. Paulo, Ć© a certeza de que ele nĆ£o estĆ” falando a verdade Numa situaĆ§Ć£o constrangedora para o PaĆ­s, uma autoridade que responde por um dos trĆŖs poderes da RepĆŗblica decidiu empenhar-se uma operaĆ§Ć£o mesquinha. Usou de sua autoridade para tentar forƧar a demissĆ£o da advogada Adriana Leineker Costa, funcionĆ”ria do gabinete ocupado por Ricardo Lewandovski, onde ela trabalha desde 2000. Na Ć©poca em que a doutora chegou ao STF, nem o atual presidente do STF nem o vice sequer tinham o direito de imaginar que hoje em dia estariam dando expediente por ali.

Bye-bye, BlĆ”blĆ”rina ! TSE nĆ£o se deixa subjugar !

Imagem
ONG nĆ£o Ć© partido A maioria do Tribunal Superior Eleitoral nĆ£o se curvou Ć  pressĆ£o do PiG (*) e nĆ£o registrou a ONG que a BlĆ”blĆ”rina pretendia travestir de Partido PolĆ­tico. Saiu na Folha (**): Maioria do TSE barra criaĆ§Ć£o do partido de Marina Silva

Papa pede novo modelo de desenvolvimento "a todos os nĆ­veis"

Imagem
O Papa Francisco pediu hoje Ć  comunidade  internacional para "repensar o modelo de desenvolvimento, a todos os nĆ­veis",  e lamentou que "justiƧa e solidariedade" sejam, muitas vezes, "apenas palavras  nos dicionĆ”rios". Numa audiĆŖncia com os membros do Conselho PontifĆ­cio JustiƧa e Paz,  na sala Clementina, o Papa argentino prestou homenagem Ć s intuiƧƵes do antecessor  JoĆ£o XXIII (1881-1963), que decidiu canonizar a 27 de abril, ao mesmo tempo  que JoĆ£o Paulo II (1920-2005).  

O tiro saiu pela culatra

Imagem
Enviado por  Miguel do RosĆ”rio  on 03/10/2013 – 3:49 pm 0 comentĆ”rios - See more at: http://www.ocafezinho.com/2013/10/03/o-tiro-saiu-pela-culatra/#sthash.bEdQ2WA1.dpuf Hoje Ć© um dia decisivo. HĆ” duas grandes questƵes que estarĆ£o definidas ao final desta quinta-feira. O TSE julgarĆ” a causa da Rede, se aceita ou nĆ£o o seu registro. A tendĆŖncia Ć© nĆ£o aceitar. Mas convĆŖm esperar uma definiĆ§Ć£o antes de fazer anĆ”lises mais elaboradas. Outra questĆ£o Ć© o troca-troca partidĆ”rio. Esta se estende atĆ© o sĆ”bado, mas hoje Ć© o dia decisivo, porque os parlamentares costumam viajar para suas bases na sexta-feira e sĆ”bado Ć© sĆ”bado. Ɖ hoje, portanto, que a maioria das migraƧƵes serĆ£o realizadas.

Em Washington, CapitĆ³lio reabre apĆ³s tiroteio -AO VIVO

EM ACTUALIZAƇƃO : PƚBLICO   03/10/2013 - 19:47 (actualizado Ć s  20:19 ) Live streaming video by Ustream  1  

Tiroteio no CapitĆ³lio em Washington

Imagem

Tiroteio fecha o CapitĆ³lio em Washington

Imagem
Pelo menos um policial teria ficado ferido segundo a agĆŖncia de notĆ­cias AP O Estado de S. Paulo WASHINGTON - O CapitĆ³lio (prĆ©dio do Congresso americano), em Washington, foi fechado na tarde desta quinta-feira, 3, apĆ³s um suposto tiroteio do lado de fora do prĆ©dio. Segundo a agĆŖncia AP, um policial ficou ferido. Em uma nota divulgada por e-mail, a polĆ­cia do CapitĆ³lio afirmou que todos deveriam "fechar, trancar as portas, e ficar longe das janelas e portas com saĆ­da para o lado externo". Segundo a nota, o tiroteio ocorreu perto do prĆ©dio do Senado. Aguarde mais informaƧƵes

Barbosa pede que mulher de repĆ³rter deixe cargo no STF

Imagem
Presidente do Supremo diz a Lewandowski que permanĆŖncia de servidora casada com jornalista do 'Estado' no gabinete Ć© 'antiĆ©tica O Estado de S.Paulo BRASƍLIA - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, encaminhou ofĆ­cio ao vice-presidente da Corte, Ricardo Lewandowski, pedindo que este reconsiderasse a decisĆ£o de manter em seu gabinete uma servidora que atua no tribunal desde o ano 2000.

Uma pequena antologia de frases de Pepe Mujica (que viraram um aplicativo de smartphone)

Imagem
por :   Kiko Nogueira Um aplicativo do Android foi lanƧado com frases de Pepe Mujica, o presidente do Uruguai. O nome Ć© “La Botonera del Pepe” (“O Teclado do Pepe”, numa traduĆ§Ć£o livre). HĆ” desde interjeiƧƵes tĆ­picas de Mujica (“aahhhh….” ou “tĆ””), ironias (“vocĆŖ estĆ” misturando feijĆ£o com melancia”) e maldades com repĆ³rteres (“vĆ” discutir com sua avĆ³”) atĆ© trechos de seu emocionante discurso na ONU.

Dilma conta uma histĆ³ria triste, mas que justifica o Mais MĆ©dicos

Imagem
03 out 2013/ Blog do ZĆ© /Por ZĆ© Dirceu Com uma pequena histĆ³ria, que ela contou com visĆ­vel tristeza, a presidenta Dilma Rousseff voltou a defender o Programa Mais MĆ©dicos, jĆ” aprovado na comissĆ£o mista do Congresso Nacional, com perspectiva de ser votado pelo plenĆ”rio da CĆ¢mara na prĆ³xima semana. Pelo programa, o governo trarĆ” quatro mil mĆ©dicos estrangeiros para trabalhar e atender as populaƧƵes carentes das cidades e periferias do paĆ­s para as quais os mĆ©dicos brasileiros nĆ£o quiseram ir.

Joaquim Barbosa e a Ć©tica do Ć³dio

Imagem
Joaquim Barbosa, o presidente do Supremo Tribunal Federal, tem um defeito terrĆ­vel em seres humanos e imperdoĆ”vel em juĆ­zes. O Ć³dio. Barbosa tem outro defeito, imperdoĆ”vel em seres humanos e inaceitĆ”vel em juĆ­zes ou em qualquer um que ocupe funĆ§Ć£o pĆŗblica.

Marina e a lei dos amigos

Imagem
A simples realizaĆ§Ć£o do debate sobre a criaĆ§Ć£o da Rede demonstra a estranheza dos tempos em que vivemos Em menos de um mĆŖs, o PaĆ­s assiste Ć  repetiĆ§Ć£o de um mesmo espetĆ”culo.  Enfrentando pela segunda vez uma legislaĆ§Ć£o desfavorĆ”vel, forƧas polĆ­ticas identificadas genericamente como adversĆ”rias do governo Dilma-Lula pressionam a JustiƧa para garantir que a lei seja ignorada.    O primeiro caso ocorreu quando o STF foi debater o direito aos embargos infringentes na aĆ§Ć£o penal 470. Para pressionar o ministro Celso de Mello a votar contra a legislaĆ§Ć£o que assegura os embargos infringentes conforme decisĆ£o do Congresso, de 1998, chegou-se a criar um ambiente de constrangimento e ameaƧa. 

CartĆ£o de acesso do Enem estarĆ” disponĆ­vel Ć s 15h na internet

Imagem
Yara Aquino RepĆ³rter da AgĆŖncia Brasil BrasĆ­lia - Os inscritos no Exame Nacional do Ensino MĆ©dio (Enem) deste ano podem acessar o cartĆ£o de confirmaĆ§Ć£o a partir das 15h, na internet. No documento estĆ£o registrados o local da prova e informaƧƵes como data e horĆ”rio do exame, a lĆ­ngua estrangeira escolhida e a opĆ§Ć£o por atendimento diferenciado. Os candidatos devem receber o cartĆ£o em casa, pelo correio, atĆ© o dia 18 de outubro.

CrƩdito imobiliƔrio da Caixa cresce 35,4% em setembro

Imagem
Da AgĆŖncia Brasil BrasĆ­lia - A Caixa EconĆ“mica Federal atingiu, em setembro, R$ 100,1 bilhƵes em contrataƧƵes de crĆ©dito imobiliĆ”rio. O valor Ć© 35,4% superior ao do mesmo perĆ­odo de 2012 (cerca de  R$ 74 bilhƵes) e corresponde a 94% do total do crĆ©dito imobiliĆ”rio do banco em todo o ano passado. A expectativa da Caixa Ć© que, atĆ© o final de 2013, sejam atingidos mais de R$ 130 bilhƵes em financiamentos imobiliĆ”rios. A instituiĆ§Ć£o tambĆ©m informou hoje (3) que a idade dos tomadores tem decrescido nos Ćŗltimos anos. O total da carteira tem 44% dos clientes com menos de 35 anos de idade, enquanto nos contratos assinados em 2013 esse percentual Ć© de 57%. O nĆŗmero de contratos assinados, atĆ© a Ćŗltima sexta-feira (27),  Ć© superior a 1,4 milhĆ£o, o que corresponde a mais de 5,6 mil fechados por dia. Do total contratado, R$ 59,6 bilhƵes foram destinados aos financiamentos para compra ou construĆ§Ć£o de imĆ³veis por pessoas fĆ­sicas e R$ 40,4 bilhƵes foram negociados em financiamento

Ao ficar no PSDB, Serra pendura as chuteiras. Dele ou de AĆ©cio

Imagem
Se mineiro sai candidato, tem votaĆ§Ć£o pĆ­fia e perde estado, entra em decadĆŖncia. Sem paulista na disputa, AĆ©cio fica sujeito a dossiĆŖs, no cenĆ”rio dos sonhos dos adversĆ”rios por Helena Sthephanowitz WILLIAM VOLCOV/BRAZIL PHOTO PRESS/FOLHAPRESS O fico de Serra cria incerteza em torno da candidatura presidencial do PSDB: AĆ©cio pode ficar em Minas? As declaraƧƵes de JosĆ© Serra ao anunciar sua decisĆ£o de ficar no PSDB nĆ£o sĆ£o de um possĆ­vel candidato a senador por SĆ£o Paulo, espaƧo natural que lhe cabe dentro do tucanato. Ɖ discurso de candidato a presidente. Ontem no Facebook, Serra anunciou: "A minha prioridade Ć© derrotar o PT, cuja prĆ”tica e projeto jĆ” comprometem o presente e ameaƧam o futuro do Brasil. O PSDB, partido que ajudei a conceber e a fundar, serĆ” para mim a trincheira adequada para lutar por esse propĆ³sito. A partir dela me empenharei para agregar outras forƧas que pretendem dar um novo rumo ao paĆ­s".

Ministros do TSE dizem que matemƔtica pode enterrar Rede

A maior parte dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acha difĆ­cil que a ex-senadora Marina Silva consiga criar o partido Rede Sustentabilidade a tempo de disputar a eleiĆ§Ć£o de 2014. Eles entendem que a futura sigla nĆ£o conseguiu alcanƧar o nĆŗmero mĆ­nimo de apoios exigidos pela lei. Nesta quinta-feira, os ministros da Corte decidem o futuro da Rede. Quatro dos sete integrantes do TSE afirmaram ao jornal O Estado de S. Paulo que o problema Ć© aritmĆ©tico, e nĆ£o jurĆ­dico, e avaliaram que a tendĆŖncia Ć© negar o registro. A presidente do TSE, ministra CĆ”rmen LĆŗcia, ressaltou que nĆ£o pode antecipar expectativas e o voto que vai dar no caso da Rede, mas deu uma "sugestĆ£o" Ć  ex-senadora. Segundo ela, para que Marina se candidate Ć  PresidĆŖncia - o que "seria legĆ­timo e bom para o povo" -, a ConstituiĆ§Ć£o exige somente a filiaĆ§Ć£o a algum partido. "Ɖ legĆ­timo ela buscar jĆ” um grupo que tenha essa afinidade de discurso", salientou ela ao Estado de S. Paul

Ministros do TSE dizem que matemƔtica pode enterrar Rede

A maior parte dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acha difĆ­cil que a ex-senadora Marina Silva consiga criar o partido Rede Sustentabilidade a tempo de disputar a eleiĆ§Ć£o de 2014. Eles entendem que a futura sigla nĆ£o conseguiu alcanƧar o nĆŗmero mĆ­nimo de apoios exigidos pela lei. Nesta quinta-feira, os ministros da Corte decidem o futuro da Rede. Quatro dos sete integrantes do TSE afirmaram ao jornal O Estado de S. Paulo que o problema Ć© aritmĆ©tico, e nĆ£o jurĆ­dico, e avaliaram que a tendĆŖncia Ć© negar o registro. A presidente do TSE, ministra CĆ”rmen LĆŗcia, ressaltou que nĆ£o pode antecipar expectativas e o voto que vai dar no caso da Rede, mas deu uma "sugestĆ£o" Ć  ex-senadora. Segundo ela, para que Marina se candidate Ć  PresidĆŖncia - o que "seria legĆ­timo e bom para o povo" -, a ConstituiĆ§Ć£o exige somente a filiaĆ§Ć£o a algum partido. "Ɖ legĆ­timo ela buscar jĆ” um grupo que tenha essa afinidade de discurso", salientou ela ao Estado de S. Paul