Postagens

Mostrando postagens de setembro 21, 2013

“NƃO CREIO EM GERAƇƃO ESPONTƂNEA NA ECONOMIST”

Imagem
247 – Entre os mais de 150 comentĆ”rios gerados nas primeiras duas horas de exposiĆ§Ć£o do texto Economist Ataca Brasil na Hora de Nova Decolagem, um leitor enviou artigo da professora Maria da ConceiĆ§Ć£o Tavares como contribuiĆ§Ć£o ao debate.

Queremos tornar o governo cada vez mais digital e aberto, afirma Dilma ao lanƧar o novo Portal Brasil

Imagem
Presidenta Dilma Rousseff durante apresentaĆ§Ć£o do novo Portal Brasil. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR A presidenta Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira (27), ao lanƧar o novo Portal Brasil, que o governo deseja construir uma prĆ”tica sistemĆ”tica de ouvir as ruas. Dilma convidou todos os brasileiros a acessar o novo Portal Brasil, que segundo ela, Ć© mais um instrumento para o exercĆ­cio da cidadania. Para a presidenta, o objetivo Ć© tornar o governo cada vez mais digital e aberto. “Melhorar o acesso do cidadĆ£o, mas acesso no sentido amplo ao governo, nĆ£o sĆ³ em termos de informaĆ§Ć£o, mas no uso de todos os dados do governo (…) Vamos construir as condiƧƵes para substituir o mundo analĆ³gico pelo digital. EntĆ£o estamos reformulando um dos elementos que nĆ³s temos. Isso significa que queremos construir uma prĆ”tica sistemĆ”tica de ouvir as ruas, o que querem as universidades, o que querem as pessoas do campo, dos diferentes segmentos sociais, e ouvir as redes sociais, ter com elas um

A linha do Equador

Imagem
O Equador nĆ£o existia para nĆ³s. No mĆ”ximo a linha – imaginĆ”ria – do Equador, que nĆ³s nem assimilĆ”vamos bem a um pais. E na pergunta reiterada nas provas do colĆ©gio: - Quais os dois paĆ­ses da America do Sul que nĆ£o tem fronteira com o Brasil? Pergunta que por si sĆ³ buscava reduzir a importĆ¢ncia desses dois "paisinhos" que sequer fronteira tinham com um paĆ­s continente como o nosso.

O cuco infatigƔvel: Serra, FHC e Economist

Imagem
Com a sincronia infatigĆ”vel dos ponteiros de um cuco, e uma notĆ”vel harmonia de enredo e afinaĆ§Ć£o, trĆŖs paladinos dos interesses conservadores vieram a pĆŗblico, na semana que finda, opor reparos Ć  conduĆ§Ć£o das coisas no paĆ­s. A perda de confianƧa no governo Ć© o diapasĆ£o que rege o conjunto.

Pepe Mujica deu um soco no estƓmago do mundo inteiro

Imagem
Postado em   26 set 2013 por :   Jura Passos Do DiĆ”rio do Centro do Mundo Dilma Roussef puxou o orelhĆ£o de Obama. Pepe Mujica deu um soco no estĆ“mago do mundo inteiro. Ela levantou a bola, ele cortou. Se o discurso de Dilma foi considerado Ć”spero, contundente ou agressivo por jornais de vĆ”rios paĆ­ses, o do presidente do Uruguai foi demolidor de toda a ordem internacional vigente. Foi pedra pra todo lado, sobrou pra todo mundo. NĆ£o chegou a propor o socialismo global, mas deixou implĆ­cito. Para mau entendedor, nenhuma palavra basta.

“Leiloar 10 bi de barris jĆ” descobertos nĆ£o estĆ” certo”, diz ex-diretor da Petrobras

Imagem
sex, 27/09/2013 - 11:09 - Atualizado em 27/09/2013 - 12:19 Jornal GGN - Em seminĆ”rio organizado pela ACB (Academia Brasileira de CiĆŖncias), Guilherme Estrella, diretor de ExploraĆ§Ć£o e ProduĆ§Ć£o da Petrobras no governo Lula e responsĆ”vel pela descoberta do prĆ©-sal afirmou que a realizaĆ§Ć£o do leilĆ£o do Campo de Libra, previsto para ocorrer em outubro "Ć© um erro estratĆ©gico". "Libra sĆ£o 10 bilhƵes de barris de petrĆ³leo jĆ” descobertos, Ć© muito Ć³leo. A nossa posiĆ§Ć£o de reserva com o prĆ©-sal Ć© muito confortĆ”vel pelos prĆ³ximos 20 anos. Por que vai abrir Libra para a participaĆ§Ć£o de empresas estrangeiras e interesses estrangeiros?", questionou.

MTV Brasil morreu de overdose

Imagem
NĆ£o deixa de ser irĆ“nico que a MTV Brasil tenha morrido justamente quando o portal YouTube Brasil dĆ” Ć  luz a um novo canal de mĆŗsica. Ontem, 26 de setembro, a emissora fez sua Ćŗltima transmissĆ£o ao vivo e a marca MTV, licenciada pela Abril, vai ser devolvida ao grupo Viacom. O Ćŗltimo capĆ­tulo vai ao ar domingo, com programas gravados. Na segunda-feira, em 30 de setembro, comeƧam as primeiras transmissƵes do canal Trilhas, do YouTube, e o primeiro artista retratado serĆ” Emicida, um dos principais representantes da atual mĆŗsica nacional. O que era moderno virou ultrapassado. O que se dizia nacional sucumbiu Ć  massificaĆ§Ć£o das gravadoras multinacionais. O brasileiro, que um dia idolatrava a “emetevĆŖ” e passou a engolir a “emetivi”, migrou para a internet. Celebrada em sua Ćŗltima transmissĆ£o ao vivo por fĆ£s, artistas e ex-funcionĆ”rios, a MTV Brasil termina seu ciclo na TV aberta agonizando. Nos Ćŗltimos meses, a mĆ©dia do canal musical nĆ£o ultrapassava 0,5 ponto na Grande SĆ£o Paulo, o q

FALTAM 8 DIAS PARA O HARAQUIRI DO CERRA

Imagem
Cerra tem medo da sombra. Inclusive a dele O Padim Pade Cerra tem oito dias para definir se fica no PSDB ou se vai para o PPS, do ex-comunista Roberto Freire (pior que ex-comunista sĆ³ …) Se ficar no PSDB tem que destruir o AĆ©cio. AĆ©cio tomou conta dos programas do PSDB – que definha no Congresso, sob a lideranƧa do Cerra e do FHC. E aparece com essa obra-prima do marquetismo polĆ­tico “vamos conversar ?”. O que o amigo navegante teria para conversar com o AĆ©cio ? Sobre a frota de carros da rĆ”dio dele ? Sobre o bafĆ“metro ? Porque como lĆ­der polĆ­tico, como diz um amigo navegante, ele Ć© o “picolĆ© de tofu”. E o Cerra ? Depois de assistir ao trepidante programa do horĆ”rio eleitoral, o ansioso blogueiro disse que o AĆ©cio nĆ£o seria candidato. E que em duas ou trĆŖs pesquisas – do Globope e do Datafalha – ele passava o AĆ©cio e com um trator por cima da cabeƧa do AĆ©cio. Para isso, Cerra precisa ficar no PSDB. Numa pesquisa – nessa em que a Dilma pode ganhar no primeir

Contra calote de Richa, educadores podem deflagrar greve neste sƔbado

Imagem
Beto Richa e FlĆ”vio Arns enfrentam novo dilema: se concederem reajuste aos educadores outras categorias do funcionalismo exigirĆ£o isonomia; no comeƧo deste mĆŖs, o governo do PSDB baixou resoluĆ§Ć£o proibindo promoƧƵes, reajustes ou aumentos salariais; tucanos tĆŖm dificuldade para fechar a folha de pagamento e honrar o dĆ©cimo terceiro; magistĆ©rio poderĆ” deflagrar greve a partir de amanhĆ£,

Abril demite dirigentes sindicais

Imagem
Postado por  Miro   Ć s  23:22  

Desemprego cai, renda aumenta 5,8% e desigualdade segue em queda

Imagem
Pesquisa Nacional por Amostra de DomcĆ­lios, divulgada hoje pelo IBGE mostra tambĆ©m avanƧos no combate ao trabalho infantil por RedaĆ§Ć£o RBA publicado 27/09/2013 10:16 NĆ­vel de ocupaĆ§Ć£o cresce no paĆ­s, mas isonomia salarial entre homens e mulheres ainda precisa ser conquistada SĆ£o Paulo – A Pesquisa Nacional por Amostra de DomicĆ­lios (Pnad) 2012, divulgada hoje (27) pelo IBGE, mostra a taxa de desemprego no menor patamar da histĆ³ria (6,1%), avanƧo de 5,8% no rendimento mĆ©dio dos trabalhadores e nova queda no Ć­ndice que mede a desigualdade entre os brasileiros, desta vez para abaixo de 0,5. As informaƧƵes foram publicadas no site do IBGE.

Ibope: Dilma sobe, Marina cai; Serra melhor que AĆ©cio

Imagem
do EstadĆ£o

Mino Carta : Uma capa resume tudo

Imagem
Veja nĆ£o surpreende. Espanta quem acredita nela entre privilegiados e aspirantes ao privilĆ©gio por Mino Carta — publicado 27/09/2013 03:19 "Estarrece que larga porĆ§Ć£o da sociedade acredite nas interpretaƧƵes de Veja e repita seus pareceres mirabolantes"

Venezuela confirma 22 detenidos por droga incautada en Francia

Imagem
Publicado en 26/09/2013 por JLeanez teleSUR/La Radio del Sur El titular del Ministerio de Interior de Venezuela, Miguel RodrĆ­guez Torres, informĆ³ de la captura de 22 venezolanos presuntamente implicados en el caso de 1,3 toneladas de cocaĆ­na pura halladas en un aviĆ³n de Air France procedente de Caracas (capital venezolana).

Ao vivo, na TV, o debate sobre Libra

Imagem
26 de setembro de 2013 | 18:18 Este modesto blogueiro aqui participa hoje de um debate com o professor Ildo Sauer, ex-diretor da Petrobras, Cibele Vieira, Diretora do Sindicato Unificado dos Petroleiros de SP e o vereador Adilson JĆŗnior, do PT de Santos sobre o leilĆ£o do megacampo de  Libra. Sauer Ć© um ferrenho adversĆ”rio do leilĆ£o e deixou a Petrobras depois de divergĆŖncias, ainda no Governo Lula. Parece-me que apĆ³ia Marina Silva, agora. Cibele, a considerar a posiĆ§Ć£o do sindicato, tambĆ©m. NĆ£o conheƧo a posiĆ§Ć£o do vereador AdĆ­lson. O programa serĆ” transmitido ao vivo, Ć s 19h30, aqui neste blog, pelo portal da TVT ( www.tvt.org.br ) e tambĆ©m pelo canal 46 em Mogi das Cruzes – local, e retransmitida pelo canal 13 da NET em SĆ£o Paulo capital e Grande ABCD, nas cidades de SĆ£o Bernardo do Campo, Diadema, SĆ£o Caetano e Santo AndrĆ©, alĆ©m de outras emissoras comunitĆ”rias do estado de SĆ£o Paulo e pela RĆ”dio Brasil Atual 98,9 FM em SĆ£o Paulo. http://www.tvt.org.br/akamai/tvt-grande

Anvisa proƭbe venda de 25 alimentos para crianƧas

Imagem
Yara Aquino - AgĆŖncia Brasil26.09.2013 - 11h49 | Atualizado em 26.09.2013 - 12h37 BrasĆ­lia – A AgĆŖncia Nacional de VigilĆ¢ncia SanitĆ”ria (Anvisa) proibiu a comercializaĆ§Ć£o, distribuiĆ§Ć£o e fabricaĆ§Ć£o de 25 produtos alimentĆ­cios voltados ao pĆŗblico infantil produzidos pela Nutrifam IndĆŗstria e ComĆ©rcio de Produtos AlimentĆ­cios, de SĆ£o Paulo (SP). O motivo Ć© a falta de registro dos produtos na Anvisa. A medida estĆ” em resoluĆ§Ć£o publicada na ediĆ§Ć£o de hoje (26) do DiĆ”rio Oficial da UniĆ£o. A lista, divulgada no DiĆ”rio Oficial da UniĆ£o, inclui sopas, sobremesas de frutas, caldo e canja da linha Nutrifam Baby, que Ć© indicada pela empresa para crianƧas acima de 6 meses. HĆ” tambĆ©m produtos da linha Nutrifam Crescer indicada para a fase de transiĆ§Ć£o alimentar, quando a crianƧa passa dos alimentos pastosos paras os semissĆ³lidos. Confira os produtos proibidos:

Jogadores de futebol decidem enfrentar CBF e Rede Globo

Imagem
Grupo de 75 atletas dos principais clubes do paĆ­s lanƧam manifesto contra calendĆ”rio de jogos                             Da redaĆ§Ć£o BRASIL DE FATO De forma espontĆ¢nea, os principais atletas profissionais do futebol brasileiro decidiram, em conjunto, enfrentar a ConfederaĆ§Ć£o Brasileira de Futebol (CBF), a Rede Globo, detentora dos direitos de transmissĆ£o, e os prĆ³prios clubes, onde trabalham. Um manifesto foi publicado na terƧa-feira (24) e assinado por 75 jogadores, como Paulo AndrĆ© (Corinthians), Elias (Flamengo), Alex (Coritiba), RogĆ©rio Ceni (SĆ£o Paulo), Marcelo Lomba (Bahia) e D'Alessandro (Internacional). Diz a nota conjunta: "Queremos ser uma parte mais efetiva deste movimento que se faz extremamente necessĆ”rio e, para tanto, solicitamos uma reuniĆ£o com a entidade que administra o futebol brasileiro (CBF) para tratar de questƵes propositivas e de comum interesse".

O caso do Blog da Dilma e a manipulaĆ§Ć£o das ĆŖnfases

Imagem
qui, 26/09/2013 - 11:03 - Atualizado em 26/09/2013 - 14:07 Luis Nassif Para entender as armas da mĆ­dia, um dos pontos relevantes Ć© o da manipulaĆ§Ć£o das ĆŖnfases. Suponha dois episĆ³dios cobertos pela mĆ­dia, um banal, de adversĆ”rios, outro grave, de aliados. Mesmo que todas as informaƧƵes  estejam  corretas, basta definir a ĆŖnfase, maximizando o episĆ³dio banal e minimizando o episĆ³dio grave,  para manipular a opiniĆ£o dos leitores A maioria absoluta dos leitores forma a opiniĆ£o pela manchete, pela abertura ou por bordƵes internos.

DECANO CONDENA VEJA: MƍDIA QUIS "SUBJUGAR" O JUIZ

Imagem
Uma semana depois de garantir aos rĆ©us da AĆ§Ć£o Penal 470 o direito aos embargos infringentes, o juiz Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, protesta contra a postura de alguns meios de comunicaĆ§Ć£o, especialmente de Veja, que ameaƧou cruficificĆ”-lo caso divergisse da revista; "nunca a mĆ­dia foi tĆ£o ostensiva para subjugar um juiz", disse ele Ć  jornalista MĆ“nica Bergamo e a um jornal de TatuĆ­ (SP), sua cidade natal; esse tipo de chantagem, diz ele, Ć© "inaceitĆ”vel", porque coloca em risco "liberdades individuais" garantidas pela ConstituiĆ§Ć£o; tiro disparado da Marginal Pinheiros contra o decano saiu pela culatra

“Falta educaĆ§Ć£o ao governo medĆ­ocre de Richa”, diz Zeca Dirceu

Imagem
Em artigo especial para o blog, o deputado federal petista Zeca Dirceu classifica como “voos medĆ­ocres” a gestĆ£o do tucano Beto Richa, que se caracteriza pela falta de educaĆ§Ć£o; segundo o parlamentar do PT, o governo do PSDB tem subsistido pela falsa promessa, calote no magistĆ©rio e de apropriaĆ§Ć£o indĆ©bita de programas federais; leia o artigo. por Zeca Dirceu*

Um novo marco para o algodĆ£o africano

Imagem
Produtores africanos e Embrapa discutem aspectos tĆ©cnicos e financeiros para a produĆ§Ć£o atĆ© 2015 EstĆ£o sendo realizadas reuniƵes entre a AgĆŖncia Brasileira de CooperaĆ§Ć£o (ABC), do MinistĆ©rio das RelaƧƵes Exteriores, e a Embrapa, para definir atĆ© 2015 as bases tĆ©cnicas e financeiras da cooperaĆ§Ć£o do Brasil a paĆ­ses africanos na Ć”rea do algodĆ£o. Embrapa realizaou reuniƵes com Benin, Burkina Faso, Chade e Mali Foto: Wikimedia Commons

Cartel: caiu o primeiro funcionĆ”rio tucano em SĆ£o Paulo. E os outros?

Imagem
26 set 2013 / 0 ComentĆ”rios /   Blog do ZĆ©   / Por  ZĆ© Dirceu Caiu o engenheiro Pedro Benvenuto, do cargo de secretĆ”rio-executivo do Conselho Gestor do Programa de Parcerias PĆŗblico-Privadas (PPPs) do governo do Estado. Ele deixa o cargo dois dias apĆ³s a Folha de S.Paulo ter revelado que suspeitas recaem sobre ele, de ter repassado dados reservados de investimentos do metrĆ“ a uma empresa de consultoria. A empresa foi contratada e prestava serviƧos a grandes companhias que integraram o cartel nos transportes pĆŗblicos metroferroviĆ”rios tucanos.

Mortes e escravidĆ£o ensombram obras no Qatar para o Mundial de 2022

Imagem
PƚBLICO   26/09/2013 - 12:24 EscravidĆ£o, fome, falta de condiƧƵes de higiene, salĆ”rios nunca pagos ou em atraso. Qatar Ć© acusado de admitir empresas de construĆ§Ć£o que exploram trabalhadores. Milhares de nepaleses estĆ£o presos Ć  situaĆ§Ć£o devido a dĆ­vidas que contraĆ­ram para trabalhar no Qatar  RAQUEL ESPERANƇA (ARQUIVO) Pelo menos 44 nepaleses morreram no perĆ­odo de dois meses em obras no Qatar. O paĆ­s estĆ” a preparar-se para receber o Mundial de futebol de 2022. Uma investigaĆ§Ć£o do jornal britĆ¢nico  The Guardian  revela casos de exploraĆ§Ć£o, fome e vĆ”rias tentativas de fuga de trabalhadores devido a falta de pagamento de salĆ”rios e condiƧƵes sub-humanas em que sĆ£o forƧados a viver.

A economia e a perdiĆ§Ć£o da mĆ­dia. Emprego recorde para agosto vira “caiu menos”

Imagem
26 de setembro de 2013 | 10:41 Ontem, escrevi aqui sobre  a desmoralizaĆ§Ć£o do jornalismo econĆ“mico brasileiro  e dos jornais em geral, transformados em pasquins de propaganda oposicionista. NĆ£o foram necessĆ”rias nem 24 horas para essa triste confirmaĆ§Ć£o.

Restaram canhƵes e espiƵes

Imagem
Projeto do governo brasileiro para criar regras internacionais para a espionagem eletrĆ“nica Ć© mais relevante do que parece Tratado com pouco caso e mesmo ironia, o projeto do governo brasileiro para criar regras internacionais para a espionagem eletrĆ“nica Ć© mais relevante do que parece. ƀ primeira vista, parece uma ideia sem sentido. Deixando claro que nĆ£o admite a hipĆ³tese de abrir mĆ£o do direito auto atribuĆ­do de vigiar povos e paĆ­ses Ć  revelia de seus governos, Barack Obama chega a dizer que a espionagem Ć© uma alternativa preferĆ­vel Ć s operaƧƵes militares diretas. Seria um mal menor.

Advocacia-Geral pede Ć  PGR que investigue conduta de CRMs que descumprem MP 621/2013

Imagem
A Advocacia-Geral da UniĆ£o (AGU) solicitou que a Procuradoria-Geral da RepĆŗblica (PGR) apure as ocorrĆŖncias de condutas ilĆ­citas praticadas pelos Conselhos Regionais de Medicina e por seus dirigentes que se recusam a cumprir a Medida ProvisĆ³ria 621/2013, que institui o "Programa Mais MĆ©dicos para o Brasil". O pedido foi protocolado nesta quarta-feira (25/09) e Ć© direcionado ao Procurador-Geral da RepĆŗblica, Rodrigo Janot.

Governo pode ir Ć  JustiƧa contra exigĆŖncias do Conselho de SP ao Mais MĆ©dicos

Imagem
por Vladimir Ribeiro, do ABCD Maior publicado 26/09/2013 09:43, Ćŗltima modificaĆ§Ć£o 26/09/2013 09:57 VALTER CAMPANATO/ABR ResistĆŖncia da classe mĆ©dica contra programa do governo federal de saĆŗde pĆŗblica pode virar caso de justiƧa SĆ£o Paulo – O governo federal pode acionar o Conselho Regional de Medicina de SĆ£o Paulo (Cremesp) na JustiƧa para que libere as autorizaƧƵes para mĆ©dicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior trabalhem no programa Mais MĆ©dicos. Em SĆ£o Bernardo, no ABC paulista, dois mĆ©dicos aguardam a autorizaĆ§Ć£o para iniciar as atividades.

Por que o Uruguai 
nos surpreende?

Imagem
As leis aprovadas no governo de Mujica inspiram caminhos para superar velhos problemas Por Salvador Schavelzon, antropĆ³logo, professor 
e pesquisador na Universidade Federal de SĆ£o Paulo — publicado na ediĆ§Ć£o 79, de setembro de 2013 Ex-guerrilheiro e preso polĆ­tico, Mujica tem uma vida humilde e olhos abertos para a realidade As leis aprovadas no governo de Mujica inspiram caminhos para superar velhos problemas Por Salvador Schavelzon, antropĆ³logo, professor 
e pesquisador na Universidade Federal de SĆ£o Paulo — publicado na ediĆ§Ć£o 79, de setembro de 2013 O Uruguai Ć© um paĆ­s com 3,5 milhƵes de habitantes, com a agricultura e a criaĆ§Ć£o de gado como atividades econĆ“micas principais, em que se vive um ritmo calmo de uma populaĆ§Ć£o madura. Seu sucesso futebolĆ­stico e as praias de veraneio trouxeram reconhecimento. AlĆ©m de Carlos Gardel, cujo nascimento Ć© disputado com a Argentina, mĆŗsicos como Jaime Ross, Alfredo Zitarrosa e Daniel Viglietti fizeram brilhar a mĆŗsica uruguaia junt

Pollo, Restart, Fresno, Emicida e P9 concorrem a prĆŖmio da MTV Europa

Imagem
Eles sĆ£o indicados na categoria Best Brazilian Act do Europe Music Awards. PremiaĆ§Ć£o acontece em AmsterdĆ£, na Holanda, em 10 de novembro. Do G1 no Rio A banda Pollo (Foto: Filipe Nevades/DivulgaĆ§Ć£o) A boy band P9, o rapper Emicida, o grupo de rap Pollo e as bandas de pop rock Restart e Fresno concorrem na premiaĆ§Ć£o da MTV europeia. Eles estĆ£o indicados na categoria Best Brazilian Act. O Europe Music Awards (EMA), que recebe e dĆ” prĆŖmios para os maiores artistas do continente europeu e de outras partes do mundo, acontece em AmsterdĆ£, na Holanda, em 10 de novembro. Em 2011, o Restart foi a mais votado pela internet na categoria de latino-americanos do EMA. O quarteto venceu a primeira fase do prĆŖmio MTV Europe Music Awards.

O coletivo, sempre

Imagem
Fundado na ditadura, o colĆ©gio recebeu alunos e professores perseguidos pelo regime militar A histĆ³ria e proposta de educar do ColĆ©gio Equipe, escola em que estudaram parte dos jovens que esquentaram a discussĆ£o sobre mobilidade urbana no PaĆ­s Por Guilherme Genestreti e Livia Perozim — publicado na ediĆ§Ć£o 79, de setembro de 2013 Faltavam poucos minutos para as 22 horas da segunda-feira, quando o casal de professores esperava apreensivo para assistir  a dois ex-alunos serem entrevistados na tevĆŖ. Eles estariam no centro do programa Roda Viva, na TV Cultura, passada uma semana de manifestaƧƵes e truculenta repressĆ£o policial na capital paulista. “A Nina e o Lucas iam participar. Fiquei preocupado, porque a violĆŖncia na rua estava aumentando consideravelmente. Minha mulher entĆ£o disse: ‘Mas nĆ³s os educamos para isso!’”, conta o professor AntĆ“nio Carlos de Carvalho.

A mĆ­dia nos representa?

Imagem
Um debate sobre os conceitos de opiniĆ£o pĆŗblica e legitimidade em um paĆ­s no qual a diversidade de pensamento nunca prosperou por Rodrigo Martins — publicado 26/09/2013 03:24, Ćŗltima modificaĆ§Ć£o 26/09/2013 10:49 IlustraĆ§Ć£o: Minimorgan Os meios de comunicaĆ§Ć£o nĆ£o foram eleitos e manifestam uma opiniĆ£o sem consenso na sociedade

Na ONU, Evo Morales acusa Obama de "cinismo" e "pirataria aƩrea"

Imagem
O presidente da BolĆ­via, Evo Morales, acusou o presidente de EUA, Barack Obama, de "cĆ­nico" e criticou em particular o que considera "pirataria aĆ©rea" contra ele e o lĆ­der venezuelano, NicolĆ”s Maduro, nesta quarta-feira (24). Reuters "Eu vi, perdĆ£o a expressĆ£o, muito cinismo de Obama... fala de JustiƧa, mas Ć© o primeiro governo que traz injustiƧas ao mundo, fala da paz e Ć© o primeiro presidente que intervĆ©m militarmente nos outros paĆ­ses. Com intervenƧƵes, que paz vai haver?", disse Morales durante uma roda com a imprensa na 68ĀŖ Assembleia Geral da ONU.

Dilma: O Brasil nĆ£o negocia a sua soberania

Imagem
O Brasil nĆ£o negocia a sua soberania. Foi o que disse a presidenta Dilma Rousseff nesta quarta-feira (25), em Nova Iorque, em entrevista coletiva, sobre denĆŗncia de violaĆ§Ć£o das comunicaƧƵes e de dados do governo brasileiro pela AgĆŖncia Nacional de SeguranƧa dos Estados Unidos. Nesta terƧa-feira (24), durante discurso de abertura da 68ĀŖ Assembleia-Geral das NaƧƵes Unidas, Dilma propĆ“s estabelecimento de um marco civil multilateral para a governanƧa e uso da internet e de medidas que garantam uma efetiva proteĆ§Ć£o dos dados.

Maioria feminina no parlamento de Ruanda

Imagem
PosiĆ§Ć£o conquistada em 2008 Ć© consolidada com 64% do parlamento composto por mulheres Mulheres ocupam 51 lugares de um total de 80. Foto: girlsglobe.org Com 64% de mulheres ocupando um assento no parlamento, Ruanda Ć© o Ćŗnico paĆ­s do mundo com maioria feminina. A posiĆ§Ć£o conquistada em 2008, quando 56% do parlamento era formado por mulheres, foi consolidada nas Ćŗltimas eleiƧƵes, realizadas nos dias 16 a 18 de setembro. Ruanda tem uma polĆ­tica para aumentar igualdade de gĆŖnero que, entre outras medidas, reserva 30% do parlamento, ou 24 assentos, a mulheres. As candidatas, no entanto, garantiram 51 lugares, de um total de 80. A mĆ©dia mundial de mulheres no Parlamento Ć© de 20,9%, a mesma mĆ©dia da Ɓfrica subsaariana. Entre os dez paĆ­ses com maior nĆŗmero de mulheres no parlamento estĆ£o mais trĆŖs africanos, entre eles, com 43%, estĆ” o Senegal, que recentemente apontou uma mulher para o cargo de primeira-ministra, Aminata TourĆ©, militante pela igualdade de gĆŖnero e ex-jogadora de f

Ɓlvaro Dias deverĆ” “afrouxar o sutiĆ£” para AĆ©cio neste final de semana

Imagem
Blog do Esmael Ɓlvaro Dias deverĆ” ser lanƧado ao Senado pelo PSDB, neste sĆ”bado, em Curitiba, pelo colega mineiro AĆ©cio Neves e pelo governador Beto Richa. Festa vai pĆ“r fim ao suspense no ninho tucano, que vinha sofrendo ameaƧa de implosĆ£o pelo senador paranaense e ex-governador paulista JosĆ© Serra. No PalĆ”cio IguaƧu, hĆ” um resumo de todo essa histĆ³ria: “Serra e Ɓlvaro afrouxaram o sutiĆ£”.

Contra reforma na CĆ¢mara e minirreforma no Senado, bancada do PT fecha com Executiva

Imagem
25 set 2013/0 ComentĆ”rios/ Blog do ZĆ© /Por ZĆ© Dirceu A bancada do PT na CĆ¢mara dos Deputados fechou com a posiĆ§Ć£o da ComissĆ£o Executiva Nacional do partido (CEN/PT), na decisĆ£o tomada 2ĀŖ feira em reuniĆ£o em SĆ£o Paulo, de rechaƧar a minirreforma eleitoral aprovada no Senado e contra a proposta de reforma polĆ­tica elaborada por um grupo na CĆ¢mara.

Lembrando a frase: "O que Ć© bom para os EUA Ć© bom para o Brasil..."

Imagem
A populaĆ§Ć£o norte-americana sabe muito bem onde se encontram seus interesses. O direito Ć  privacidade estĆ” entre eles Primeiro embaixador em Washington depois do golpe de 64, Juracy MagalhĆ£es entrou para a histĆ³ria com uma frase famosa: “O que Ć© bom para os Estados Unidos Ć© bom para o Brasil.” Hoje, costuma-se justificar uma postura de submissĆ£o atĆ© risĆ­vel diante dos Estados Unidos, naquela Ć©poca, pelo contexto da Guerra Fria. NĆ£o era. Havia paĆ­ses que procuravam uma alternativa que nĆ£o fosse nem alinhamento automĆ”tico prĆ³-Moscou nem prĆ³-Washington. Antes do golpe, o Brasil era um desses paĆ­ses, com uma polĆ­tica externa que procurava ser independente, iniciada por JĆ¢nio Quadros e assumida por JoĆ£o Goulart.

Dinheiro da Visanet foi pra Globo

Imagem
Enviado por Miguel do RosĆ”rio A revista Retrato do Brasil preparou um vĆ­deo didĆ”tico para explicar Ć  opiniĆ£o pĆŗblica brasileira os erros do julgamento da AĆ§Ć£o Penal 470, vulgamente conhecida como “mensalĆ£o”. O Ć¢ncora Ć© o premiado escritor Fernando Morais, autor de inĆŗmeras biografias que se tornaram clĆ”ssicos do gĆŖnero no paĆ­s. O vĆ­deo completo tem 27 minutos e pode ser visto ao final desse post. O autor Cesare Beccaria Ć© citado logo no inĆ­cio. Eu nĆ£o tinha assistido ao vĆ­deo quando escrevi post recente sobre o italiano. O que revela a afinidade espontĆ¢nea de pensamento que a luta contra o arbĆ­trio judicial estĆ” produzindo. Como o vĆ­deo Ć© meio longo, eu recortei a parte final do vĆ­deo, o capĆ­tulo 5, que menciona a “maior mentira de todas”, a saber, o caso de Henrique Pizzolato, acusado de ter desviado quase 74 milhƵes de reais do Banco do Brasil para a DNA Propaganda. O vĆ­deo traz as provas de que o dinheiro foi regularmente usado e, ironia das ironias, a maior parte dele foi p

Paul Krugman e o “Bolsa-FamĆ­lia” americano. Livres para passar fome

Imagem
Pouca gente sabe, mas os EUA tambĆ©m tĆŖm o seu “Bolsa FamĆ­lia”. LĆ”, Ć© o SNAP - Supplemental Nutrition Assistance Program  - que ajuda 40 milhƵes de americanos de baixa renda a se alimentarem, no mesmo esquema de cartĆ£o magnĆ©tico do nosso aqui, com a diferenƧa que o benefĆ­cio nĆ£o pode ser sacado, mas utilizado eletronicamente nas lojas cadastradas, o que Ć© fĆ”cil frente ao uso de computadores generalizados em todo o comĆ©rcio do paĆ­s. Ele, aliĆ”s, substitui os antigos “food stamps”, tĆ­quetes de alimentaĆ§Ć£o que existem hĆ” dĆ©cadas nos EUA.

Lula, na TV, diz que vai pedir votos para Dilma: “A vitĆ³ria dela Ć© minha vitĆ³ria”

Imagem
24 de setembro de 2013 | 22:54 Lula deu uma Ć³tima entrevista Ć  TVT, emissora dos trabalhadores do ABCD e deixou bem claro que vai “pedir votos” para Dilma. “A vitĆ³ria da Dilma Ć© a minha vitĆ³ria”, disse: Ć© como se fosse minha prĆ³pria campanha. O ex-presidente falou que a imprensa precisa evoluir. “Passaram de um pensamento Ćŗnico a favor do governo anterior, para um pensamento Ćŗnico contrĆ”rio”. E que os polĆ­ticos nĆ£o querem mudar estas regras.

Lula diz que segundo mandato de Dilma serĆ” infinitamente melhor

Imagem
Em entrevista Ć  RBA, ex-presidente admite 'certa tristeza' com saĆ­da de Eduardo Campos, mas ainda trabalha com possibilidade de alianƧa em 2014. Em SĆ£o Paulo, vĆŖ PSDB sofrer 'fadiga de material'

ComeƧa a festa da cultura afro-brasileira

Imagem
Museus de todo o paĆ­s promovem mais de 2 mil eventos, propondo uma reflexĆ£o profunda sobre o tema A sĆ©tima ediĆ§Ć£o da Primavera dos Museus comeƧou hoje (23) em todo o paĆ­s, com o tema Museus, MemĆ³rias e Cultura Afro-Brasileira. AtĆ© domingo (29), museus em diversas cidades terĆ£o programaĆ§Ć£o especial que inclui palestras, oficinas, exposiƧƵes com visitas guiadas, alĆ©m de concertos musicais e apresentaƧƵes de danƧa. No Brasil, 884 museus vĆ£o promover 2.264 eventos culturais, propondo ao pĆŗblico uma reflexĆ£o mais profunda sobre o tema. SĆ³ no estado do Rio, participam 82 unidades.

Partido dos militares quer lanƧar Joaquim Barbosa Ć  PresidĆŖncia

Imagem
PrĆ³ximo da data limite para o registro da criaĆ§Ć£o de partidos, o Partido Militar Brasileiro (PMB) corre contra o tempo para que a legenda seja regulamentada e possa concorrer nas prĆ³ximas eleiƧƵes. De acordo com as regras do Tribunal Superior Eleitoral, os partidos que quiserem lanƧar candidatos devem validar, atĆ© o dia 5 de outubro, as 492 mil assinaturas necessĆ”rias para a formalizaĆ§Ć£o de uma nova sigla. Caso consigam, a direĆ§Ć£o do partido pretende lanƧar o ministro Joaquim Barbosa como candidato Ć  presidĆŖncia.

A BATALHA DO PRƉ-SAL

Imagem
(JB) - Nos Ćŗltimos dias, a licitaĆ§Ć£o do campo de Libra, no oceano atlĆ¢ntico, dividiu com o julgamento dos embargos infringentes pelo STF a atenĆ§Ć£o da sociedade brasileira. O governo e a Presidente da Petrobras, GraƧa Foster, defendem a realizaĆ§Ć£o do leilĆ£o, marcado para o dia 21 de outubro. Argumentam que a empresa brasileira, com  baixa disponibilidade de caixa, devido ao crescimento da importaĆ§Ć£o de combustĆ­veis nos Ćŗltimos anos, nĆ£o teria dinheiro para fazer frente aos pesados investimentos exigidos. Outros especialistas, como o ex-diretor de ExploraĆ§Ć£o e ProduĆ§Ć£o da Petrobras no governo Lula, considerado um dos descobridores do prĆ©-sal, Guilherme Estrella, acreditam que a realizaĆ§Ć£o da licitaĆ§Ć£o do Campo de Libra Ć© um erro estratĆ©gico, jĆ” que a Petrobras investiu sozinha na descoberta do poƧo.

Porque me afanam de meu paĆ­s ou de como o Brasil tem um destino prĆ³prio

Imagem
24 de setembro de 2013 | 16:47 Quando a gente pensa o Brasil, nĆ£o pode pensar nele como um paĆ­s “normal”. Porque nĆ£o somos, em nenhum aspecto. Desde o tamanho, a riqueza natural, a cultura e tudo o que faz Ćŗnico, atĆ© a histĆ³ria escravagista, elitista e burra de nossas elites, que tambĆ©m Ć© Ćŗnica no mundo, agora que os  boers  holandeses jĆ” se foram da Ɓfrica do Sul e da face da Terra. Pensar o progresso do povo brasileiro, portanto, nĆ£o pode se pautar, apenas, nos sentimentos de justiƧa e distributivismo da riqueza que essa elites sempre nos negaram. Significa, sempre, reverter o retardo no desenvolvimento da riqueza que elas nos legaram. As elites brasileiras sempre viveram das migalhas do que transferiam de nossa riqueza para o exterior. Do pau-brasil, Ć  cana, ao ouro, ao cafĆ©, ao ferro, Ć  soja, nossa histĆ³ria foi transferir riqueza. Natural, portanto, que desejem que o nosso paĆ­s, internacionalmente, fale fino com os poderosos e, com os fracos, seja o menino de recados

JANIO: TSE DEVE EXPLICAƇƕES SOBRE CRIAƇƃO DA REDE

Imagem
Colunista da Folha diz que nĆŗmeros nĆ£o batem quando se trata das assinaturas para atender Ć  exigĆŖncia de 492 mil apoios de eleitores, “seja quanto Ć  quantidade coletada, a aceitaĆ§Ć£o ou a rejeiĆ§Ć£o dos apoios”; para ele, sigla de Marina Silva viria a cumprir um papel de realce, em representatividade e em combate polĆ­tico, que nenhum desempenha 24 DE SETEMBRO DE 2013 247 – O colunista da Folha Janio de Freitas saiu em defesa da Rede, sigla que Marina Silva tenta registrar para disputar as eleiƧƵes em 2014. Segundo ele, o TSE deve explicaƧƵes sobre vĆ”rios itens “da enrolada tentativa de criaĆ§Ć£o”. Leia: O problema de Marina

A ESTRANHA HISTƓRIA DE ROBERTO FREIRE

Imagem
                          Roberto Freire SEBASTIƃO NERY O Ćŗnico polĆ­tico brasileiro da oposiĆ§Ć£o (que se diz da oposiĆ§Ć£o) que aplaudiu JosĆ© Serra, o Elias Maluco eleitoral, por ter anunciado que agora Ć© hora de destruir Lula, foi o senador Roberto Freire, presidente do Partido Popular Socialista (PPS, a sigla que sobrou do assassinato do saudoso Partido Comunista, melhor escola polĆ­tica brasileira do sĆ©culo passado). Disse: "Serra presta um serviƧo Ć  democracia". Para Roberto Freire, "desconstruir", destruir, eliminar o principal candidato da oposiĆ§Ć£o e das esquerdas (com 42% nas pesquisas) Ć© um "serviƧo Ć  democracia". Gama e Silva nunca teve coragem de dizer isso. Armando FalcĆ£o tambĆ©m nĆ£o. Nem mesmo Newton Cruz. SĆ³ o delegado Fleury. NinguĆ©m entendeu. Porque nĆ£o conhecem a histĆ³ria de Roberto Freire. Aprovado pelo SNI

A guerra da informaĆ§Ć£o aqui dentro

Imagem
Depois de anos de abuso do recurso adversativo – ‘paĆ­s vai bem, mas...’ – o jornalismo de economia agora se agarra ao verbo ‘surpreender’. E nele equilibra precariamente a sua credibilidade. Por exemplo: a FGV informa nesta 3ĀŖ feira que a confianƧa do consumidor na economia Ć© a maior em cinco meses. NĆ£o sĆ³. O PIB tambĆ©m 'surpreendeu' no segundo trimestre, resmungaram as manchetes diante do crescimento econĆ“mico bem acima do previsto pelo noticioso isento: 3,3% em relaĆ§Ć£o a igual perĆ­odo de 2012. O emprego foi outra variĆ”vel que ‘surpreendeu’ em agosto, com um salto de 26% na oferta de vagas formais.

Alckmin criou factoide e tentou sonegar informaƧƵes sobre cartel

Imagem
Por ZĆ© Dirceu SĆ³ agora, passado bem mais de um mĆŖs de criaĆ§Ć£o da comissĆ£o e depois que integrantes do ‘Movimento TranSParĆŖncia’ reclamaram que nĆ£o recebem material sobre o cartel montado nos governos tucanos no setor metroferroviĆ”rio, o governador Geraldo Alckmin acordou e prometeu entregar material e divulgar a ata das reuniƵes do grupo montado para investigar o cartel. Vejam que a imprensa, os grandes jornalƵes nĆ£o mudam: a principal reportagem de PolĆ­tica do EstadĆ£o nesta 2ĀŖ (ontem) foi sobre as queixas dos membros da comissĆ£o de que nĆ£o recebem do governo Alckmin material sobre o cartel. A principal da PolĆ­tica Folha, ontem, tambĆ©m era a denĆŗncia de que um consultor com um irmĆ£o na cĆŗpula do governo passava a membros do cartel informaƧƵes reservadas do metrĆ“. Mas nenhum dos dois jornais deu o assunto na 1ĀŖ pagina. Nem uma chamadinha.

Lei de RequiĆ£o pode melhorar o jornalismo

Imagem
Sem obrigaĆ§Ć£o de prestar contas pelo que divulgam, os meios de comunicaĆ§Ć£o atiram primeiro para perguntar depois Aprovado por unanimidade no Senado, o projeto de Roberto RequiĆ£o, que garante o direito de resposta no prazo de atĆ© 7 dias, vai ajudar a melhorar o jornalismo e os jornalistas brasileiros. Vamos combinar que se vive hoje num universo de impunidade e tiro livre em direĆ§Ć£o a honra de qualquer cidadĆ£o, em especial homens pĆŗblicos que sĆ£o antipatizados e mesmo perseguidos pelos meios de comunicaĆ§Ć£o.

SonegaĆ§Ć£o da Globo vai virar marchinha de carnaval

Imagem
Enviado por Miguel do RosĆ”rio O final de semana foi histĆ³rico. O grito de independĆŖncia de Celso de Mello deflagrou uma “espiral do silĆŖncio” que, atĆ© o momento, agia em favor dos golpistas. O vento mudou de lado. Nos Ćŗltimos dias, diversas personagens do mundo jurĆ­dico, inclusive celebridades do conservadorismo polĆ­tico, atacaram frontalmente os arbĆ­trios e as injustiƧas da AĆ§Ć£o Penal 470. O exemplo mais estrondoso veio de Ives Gandra, jurista e autor de dezenas de livros sobre Direito, que se tornou cĆ©lebre na mĆ­dia por suas invectivas contra o PT. Neste domingo, Gandra chuta o pau da barraca e diz, em entrevista para Monica Bergamo, na Folha, que Dirceu foi condenado sem provas.

O mensalĆ£o e a democracia

Imagem
Os valores culturais formam as nacionalidades. Indicam seus modos de encarar o mundo e reconhecer seus iguais. Em cada sociedade eles se apresentam de maneira singular. Algumas nacionalidades tendem ao espĆ­rito guerreiro. Outras Ć s artes. Muitas atuam em duelos tribais. Umas poucas se dedicam Ć  contemplaĆ§Ć£o do universo.

Dilma Rousseff condenou as prƔticas de espionagem por parte do governo americano

Imagem
Na abertura da 68ĀŖ Assembleia Geral presidenta ressaltou que interceptaƧƵes ferem o direito internacional e sĆ£o “afronta” aos princĆ­pios que regem relaƧƵes bilaterais por RedaĆ§Ć£o — publicado 24/09/2013 12:48, Ćŗltima modificaĆ§Ć£o 24/09/2013 12:52 Da Carta Capital Ao  discursar  na abertura da 68ĀŖ Assembleia Geral da ONU, em Nova York, a presidenta Dilma Rousseff condenou as prĆ”ticas de espionagem por parte do governo americano, das quais o Brasil foi alvo, ao dizer que a soberania dos Estados Unidos nĆ£o pode se sobrepor a de outros paĆ­ses. “Jamais pode uma soberania firmar-se em detrimento de outra soberania. Jamais pode o direito Ć  seguranƧa de cidadĆ£os de um paĆ­s ser garantido mediante a violaĆ§Ć£o de direitos humanos e fundamentais dos cidadĆ£os de outro paĆ­s”, afirmou.

O BRASIL AOS OLHOS DO MUNDO

Imagem
(HD) - A notĆ­cia de que o Brasil enviou para a reuniĆ£o da cĆŗpula de direitos humanos da ONU, na   qual se tratou da espionagem norte-americana da NSA, uma estagiĆ”ria, nĆ£o Ć© lisonjeira para o nosso paĆ­s, no momento em que enfrentamos graves desafios no contexto das relaƧƵes externas.

ApĆ³s confusĆ£o, Psol protocolarĆ” representaĆ§Ć£o contra Bolsonaro

Imagem
Senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) e deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) discutiram durante visita ao Destacamento de operaƧƵes de InformaƧƵes-Centro de Defesa Interna (Doi-Codi), no Rio