Postagens

Mostrando postagens de setembro 19, 2013

Na ONU, Evo Morales acusa Obama de "cinismo" e "pirataria aƩrea"

Imagem
O presidente da BolĆ­via, Evo Morales, acusou o presidente de EUA, Barack Obama, de "cĆ­nico" e criticou em particular o que considera "pirataria aĆ©rea" contra ele e o lĆ­der venezuelano, NicolĆ”s Maduro, nesta quarta-feira (24). Reuters "Eu vi, perdĆ£o a expressĆ£o, muito cinismo de Obama... fala de JustiƧa, mas Ć© o primeiro governo que traz injustiƧas ao mundo, fala da paz e Ć© o primeiro presidente que intervĆ©m militarmente nos outros paĆ­ses. Com intervenƧƵes, que paz vai haver?", disse Morales durante uma roda com a imprensa na 68ĀŖ Assembleia Geral da ONU.

Dilma: O Brasil nĆ£o negocia a sua soberania

Imagem
O Brasil nĆ£o negocia a sua soberania. Foi o que disse a presidenta Dilma Rousseff nesta quarta-feira (25), em Nova Iorque, em entrevista coletiva, sobre denĆŗncia de violaĆ§Ć£o das comunicaƧƵes e de dados do governo brasileiro pela AgĆŖncia Nacional de SeguranƧa dos Estados Unidos. Nesta terƧa-feira (24), durante discurso de abertura da 68ĀŖ Assembleia-Geral das NaƧƵes Unidas, Dilma propĆ“s estabelecimento de um marco civil multilateral para a governanƧa e uso da internet e de medidas que garantam uma efetiva proteĆ§Ć£o dos dados.

Maioria feminina no parlamento de Ruanda

Imagem
PosiĆ§Ć£o conquistada em 2008 Ć© consolidada com 64% do parlamento composto por mulheres Mulheres ocupam 51 lugares de um total de 80. Foto: girlsglobe.org Com 64% de mulheres ocupando um assento no parlamento, Ruanda Ć© o Ćŗnico paĆ­s do mundo com maioria feminina. A posiĆ§Ć£o conquistada em 2008, quando 56% do parlamento era formado por mulheres, foi consolidada nas Ćŗltimas eleiƧƵes, realizadas nos dias 16 a 18 de setembro. Ruanda tem uma polĆ­tica para aumentar igualdade de gĆŖnero que, entre outras medidas, reserva 30% do parlamento, ou 24 assentos, a mulheres. As candidatas, no entanto, garantiram 51 lugares, de um total de 80. A mĆ©dia mundial de mulheres no Parlamento Ć© de 20,9%, a mesma mĆ©dia da Ɓfrica subsaariana. Entre os dez paĆ­ses com maior nĆŗmero de mulheres no parlamento estĆ£o mais trĆŖs africanos, entre eles, com 43%, estĆ” o Senegal, que recentemente apontou uma mulher para o cargo de primeira-ministra, Aminata TourĆ©, militante pela igualdade de gĆŖnero e ex-jogadora de f

Ɓlvaro Dias deverĆ” “afrouxar o sutiĆ£” para AĆ©cio neste final de semana

Imagem
Blog do Esmael Ɓlvaro Dias deverĆ” ser lanƧado ao Senado pelo PSDB, neste sĆ”bado, em Curitiba, pelo colega mineiro AĆ©cio Neves e pelo governador Beto Richa. Festa vai pĆ“r fim ao suspense no ninho tucano, que vinha sofrendo ameaƧa de implosĆ£o pelo senador paranaense e ex-governador paulista JosĆ© Serra. No PalĆ”cio IguaƧu, hĆ” um resumo de todo essa histĆ³ria: “Serra e Ɓlvaro afrouxaram o sutiĆ£”.

Contra reforma na CĆ¢mara e minirreforma no Senado, bancada do PT fecha com Executiva

Imagem
25 set 2013/0 ComentĆ”rios/ Blog do ZĆ© /Por ZĆ© Dirceu A bancada do PT na CĆ¢mara dos Deputados fechou com a posiĆ§Ć£o da ComissĆ£o Executiva Nacional do partido (CEN/PT), na decisĆ£o tomada 2ĀŖ feira em reuniĆ£o em SĆ£o Paulo, de rechaƧar a minirreforma eleitoral aprovada no Senado e contra a proposta de reforma polĆ­tica elaborada por um grupo na CĆ¢mara.

Lembrando a frase: "O que Ć© bom para os EUA Ć© bom para o Brasil..."

Imagem
A populaĆ§Ć£o norte-americana sabe muito bem onde se encontram seus interesses. O direito Ć  privacidade estĆ” entre eles Primeiro embaixador em Washington depois do golpe de 64, Juracy MagalhĆ£es entrou para a histĆ³ria com uma frase famosa: “O que Ć© bom para os Estados Unidos Ć© bom para o Brasil.” Hoje, costuma-se justificar uma postura de submissĆ£o atĆ© risĆ­vel diante dos Estados Unidos, naquela Ć©poca, pelo contexto da Guerra Fria. NĆ£o era. Havia paĆ­ses que procuravam uma alternativa que nĆ£o fosse nem alinhamento automĆ”tico prĆ³-Moscou nem prĆ³-Washington. Antes do golpe, o Brasil era um desses paĆ­ses, com uma polĆ­tica externa que procurava ser independente, iniciada por JĆ¢nio Quadros e assumida por JoĆ£o Goulart.

Dinheiro da Visanet foi pra Globo

Imagem
Enviado por Miguel do RosĆ”rio A revista Retrato do Brasil preparou um vĆ­deo didĆ”tico para explicar Ć  opiniĆ£o pĆŗblica brasileira os erros do julgamento da AĆ§Ć£o Penal 470, vulgamente conhecida como “mensalĆ£o”. O Ć¢ncora Ć© o premiado escritor Fernando Morais, autor de inĆŗmeras biografias que se tornaram clĆ”ssicos do gĆŖnero no paĆ­s. O vĆ­deo completo tem 27 minutos e pode ser visto ao final desse post. O autor Cesare Beccaria Ć© citado logo no inĆ­cio. Eu nĆ£o tinha assistido ao vĆ­deo quando escrevi post recente sobre o italiano. O que revela a afinidade espontĆ¢nea de pensamento que a luta contra o arbĆ­trio judicial estĆ” produzindo. Como o vĆ­deo Ć© meio longo, eu recortei a parte final do vĆ­deo, o capĆ­tulo 5, que menciona a “maior mentira de todas”, a saber, o caso de Henrique Pizzolato, acusado de ter desviado quase 74 milhƵes de reais do Banco do Brasil para a DNA Propaganda. O vĆ­deo traz as provas de que o dinheiro foi regularmente usado e, ironia das ironias, a maior parte dele foi p

Paul Krugman e o “Bolsa-FamĆ­lia” americano. Livres para passar fome

Imagem
Pouca gente sabe, mas os EUA tambĆ©m tĆŖm o seu “Bolsa FamĆ­lia”. LĆ”, Ć© o SNAP - Supplemental Nutrition Assistance Program  - que ajuda 40 milhƵes de americanos de baixa renda a se alimentarem, no mesmo esquema de cartĆ£o magnĆ©tico do nosso aqui, com a diferenƧa que o benefĆ­cio nĆ£o pode ser sacado, mas utilizado eletronicamente nas lojas cadastradas, o que Ć© fĆ”cil frente ao uso de computadores generalizados em todo o comĆ©rcio do paĆ­s. Ele, aliĆ”s, substitui os antigos “food stamps”, tĆ­quetes de alimentaĆ§Ć£o que existem hĆ” dĆ©cadas nos EUA.

Lula, na TV, diz que vai pedir votos para Dilma: “A vitĆ³ria dela Ć© minha vitĆ³ria”

Imagem
24 de setembro de 2013 | 22:54 Lula deu uma Ć³tima entrevista Ć  TVT, emissora dos trabalhadores do ABCD e deixou bem claro que vai “pedir votos” para Dilma. “A vitĆ³ria da Dilma Ć© a minha vitĆ³ria”, disse: Ć© como se fosse minha prĆ³pria campanha. O ex-presidente falou que a imprensa precisa evoluir. “Passaram de um pensamento Ćŗnico a favor do governo anterior, para um pensamento Ćŗnico contrĆ”rio”. E que os polĆ­ticos nĆ£o querem mudar estas regras.

Lula diz que segundo mandato de Dilma serĆ” infinitamente melhor

Imagem
Em entrevista Ć  RBA, ex-presidente admite 'certa tristeza' com saĆ­da de Eduardo Campos, mas ainda trabalha com possibilidade de alianƧa em 2014. Em SĆ£o Paulo, vĆŖ PSDB sofrer 'fadiga de material'

ComeƧa a festa da cultura afro-brasileira

Imagem
Museus de todo o paĆ­s promovem mais de 2 mil eventos, propondo uma reflexĆ£o profunda sobre o tema A sĆ©tima ediĆ§Ć£o da Primavera dos Museus comeƧou hoje (23) em todo o paĆ­s, com o tema Museus, MemĆ³rias e Cultura Afro-Brasileira. AtĆ© domingo (29), museus em diversas cidades terĆ£o programaĆ§Ć£o especial que inclui palestras, oficinas, exposiƧƵes com visitas guiadas, alĆ©m de concertos musicais e apresentaƧƵes de danƧa. No Brasil, 884 museus vĆ£o promover 2.264 eventos culturais, propondo ao pĆŗblico uma reflexĆ£o mais profunda sobre o tema. SĆ³ no estado do Rio, participam 82 unidades.

Partido dos militares quer lanƧar Joaquim Barbosa Ć  PresidĆŖncia

Imagem
PrĆ³ximo da data limite para o registro da criaĆ§Ć£o de partidos, o Partido Militar Brasileiro (PMB) corre contra o tempo para que a legenda seja regulamentada e possa concorrer nas prĆ³ximas eleiƧƵes. De acordo com as regras do Tribunal Superior Eleitoral, os partidos que quiserem lanƧar candidatos devem validar, atĆ© o dia 5 de outubro, as 492 mil assinaturas necessĆ”rias para a formalizaĆ§Ć£o de uma nova sigla. Caso consigam, a direĆ§Ć£o do partido pretende lanƧar o ministro Joaquim Barbosa como candidato Ć  presidĆŖncia.

A BATALHA DO PRƉ-SAL

Imagem
(JB) - Nos Ćŗltimos dias, a licitaĆ§Ć£o do campo de Libra, no oceano atlĆ¢ntico, dividiu com o julgamento dos embargos infringentes pelo STF a atenĆ§Ć£o da sociedade brasileira. O governo e a Presidente da Petrobras, GraƧa Foster, defendem a realizaĆ§Ć£o do leilĆ£o, marcado para o dia 21 de outubro. Argumentam que a empresa brasileira, com  baixa disponibilidade de caixa, devido ao crescimento da importaĆ§Ć£o de combustĆ­veis nos Ćŗltimos anos, nĆ£o teria dinheiro para fazer frente aos pesados investimentos exigidos. Outros especialistas, como o ex-diretor de ExploraĆ§Ć£o e ProduĆ§Ć£o da Petrobras no governo Lula, considerado um dos descobridores do prĆ©-sal, Guilherme Estrella, acreditam que a realizaĆ§Ć£o da licitaĆ§Ć£o do Campo de Libra Ć© um erro estratĆ©gico, jĆ” que a Petrobras investiu sozinha na descoberta do poƧo.

Porque me afanam de meu paĆ­s ou de como o Brasil tem um destino prĆ³prio

Imagem
24 de setembro de 2013 | 16:47 Quando a gente pensa o Brasil, nĆ£o pode pensar nele como um paĆ­s “normal”. Porque nĆ£o somos, em nenhum aspecto. Desde o tamanho, a riqueza natural, a cultura e tudo o que faz Ćŗnico, atĆ© a histĆ³ria escravagista, elitista e burra de nossas elites, que tambĆ©m Ć© Ćŗnica no mundo, agora que os  boers  holandeses jĆ” se foram da Ɓfrica do Sul e da face da Terra. Pensar o progresso do povo brasileiro, portanto, nĆ£o pode se pautar, apenas, nos sentimentos de justiƧa e distributivismo da riqueza que essa elites sempre nos negaram. Significa, sempre, reverter o retardo no desenvolvimento da riqueza que elas nos legaram. As elites brasileiras sempre viveram das migalhas do que transferiam de nossa riqueza para o exterior. Do pau-brasil, Ć  cana, ao ouro, ao cafĆ©, ao ferro, Ć  soja, nossa histĆ³ria foi transferir riqueza. Natural, portanto, que desejem que o nosso paĆ­s, internacionalmente, fale fino com os poderosos e, com os fracos, seja o menino de recados

JANIO: TSE DEVE EXPLICAƇƕES SOBRE CRIAƇƃO DA REDE

Imagem
Colunista da Folha diz que nĆŗmeros nĆ£o batem quando se trata das assinaturas para atender Ć  exigĆŖncia de 492 mil apoios de eleitores, “seja quanto Ć  quantidade coletada, a aceitaĆ§Ć£o ou a rejeiĆ§Ć£o dos apoios”; para ele, sigla de Marina Silva viria a cumprir um papel de realce, em representatividade e em combate polĆ­tico, que nenhum desempenha 24 DE SETEMBRO DE 2013 247 – O colunista da Folha Janio de Freitas saiu em defesa da Rede, sigla que Marina Silva tenta registrar para disputar as eleiƧƵes em 2014. Segundo ele, o TSE deve explicaƧƵes sobre vĆ”rios itens “da enrolada tentativa de criaĆ§Ć£o”. Leia: O problema de Marina

A ESTRANHA HISTƓRIA DE ROBERTO FREIRE

Imagem
                          Roberto Freire SEBASTIƃO NERY O Ćŗnico polĆ­tico brasileiro da oposiĆ§Ć£o (que se diz da oposiĆ§Ć£o) que aplaudiu JosĆ© Serra, o Elias Maluco eleitoral, por ter anunciado que agora Ć© hora de destruir Lula, foi o senador Roberto Freire, presidente do Partido Popular Socialista (PPS, a sigla que sobrou do assassinato do saudoso Partido Comunista, melhor escola polĆ­tica brasileira do sĆ©culo passado). Disse: "Serra presta um serviƧo Ć  democracia". Para Roberto Freire, "desconstruir", destruir, eliminar o principal candidato da oposiĆ§Ć£o e das esquerdas (com 42% nas pesquisas) Ć© um "serviƧo Ć  democracia". Gama e Silva nunca teve coragem de dizer isso. Armando FalcĆ£o tambĆ©m nĆ£o. Nem mesmo Newton Cruz. SĆ³ o delegado Fleury. NinguĆ©m entendeu. Porque nĆ£o conhecem a histĆ³ria de Roberto Freire. Aprovado pelo SNI

A guerra da informaĆ§Ć£o aqui dentro

Imagem
Depois de anos de abuso do recurso adversativo – ‘paĆ­s vai bem, mas...’ – o jornalismo de economia agora se agarra ao verbo ‘surpreender’. E nele equilibra precariamente a sua credibilidade. Por exemplo: a FGV informa nesta 3ĀŖ feira que a confianƧa do consumidor na economia Ć© a maior em cinco meses. NĆ£o sĆ³. O PIB tambĆ©m 'surpreendeu' no segundo trimestre, resmungaram as manchetes diante do crescimento econĆ“mico bem acima do previsto pelo noticioso isento: 3,3% em relaĆ§Ć£o a igual perĆ­odo de 2012. O emprego foi outra variĆ”vel que ‘surpreendeu’ em agosto, com um salto de 26% na oferta de vagas formais.

Alckmin criou factoide e tentou sonegar informaƧƵes sobre cartel

Imagem
Por ZĆ© Dirceu SĆ³ agora, passado bem mais de um mĆŖs de criaĆ§Ć£o da comissĆ£o e depois que integrantes do ‘Movimento TranSParĆŖncia’ reclamaram que nĆ£o recebem material sobre o cartel montado nos governos tucanos no setor metroferroviĆ”rio, o governador Geraldo Alckmin acordou e prometeu entregar material e divulgar a ata das reuniƵes do grupo montado para investigar o cartel. Vejam que a imprensa, os grandes jornalƵes nĆ£o mudam: a principal reportagem de PolĆ­tica do EstadĆ£o nesta 2ĀŖ (ontem) foi sobre as queixas dos membros da comissĆ£o de que nĆ£o recebem do governo Alckmin material sobre o cartel. A principal da PolĆ­tica Folha, ontem, tambĆ©m era a denĆŗncia de que um consultor com um irmĆ£o na cĆŗpula do governo passava a membros do cartel informaƧƵes reservadas do metrĆ“. Mas nenhum dos dois jornais deu o assunto na 1ĀŖ pagina. Nem uma chamadinha.

Lei de RequiĆ£o pode melhorar o jornalismo

Imagem
Sem obrigaĆ§Ć£o de prestar contas pelo que divulgam, os meios de comunicaĆ§Ć£o atiram primeiro para perguntar depois Aprovado por unanimidade no Senado, o projeto de Roberto RequiĆ£o, que garante o direito de resposta no prazo de atĆ© 7 dias, vai ajudar a melhorar o jornalismo e os jornalistas brasileiros. Vamos combinar que se vive hoje num universo de impunidade e tiro livre em direĆ§Ć£o a honra de qualquer cidadĆ£o, em especial homens pĆŗblicos que sĆ£o antipatizados e mesmo perseguidos pelos meios de comunicaĆ§Ć£o.

SonegaĆ§Ć£o da Globo vai virar marchinha de carnaval

Imagem
Enviado por Miguel do RosĆ”rio O final de semana foi histĆ³rico. O grito de independĆŖncia de Celso de Mello deflagrou uma “espiral do silĆŖncio” que, atĆ© o momento, agia em favor dos golpistas. O vento mudou de lado. Nos Ćŗltimos dias, diversas personagens do mundo jurĆ­dico, inclusive celebridades do conservadorismo polĆ­tico, atacaram frontalmente os arbĆ­trios e as injustiƧas da AĆ§Ć£o Penal 470. O exemplo mais estrondoso veio de Ives Gandra, jurista e autor de dezenas de livros sobre Direito, que se tornou cĆ©lebre na mĆ­dia por suas invectivas contra o PT. Neste domingo, Gandra chuta o pau da barraca e diz, em entrevista para Monica Bergamo, na Folha, que Dirceu foi condenado sem provas.

O mensalĆ£o e a democracia

Imagem
Os valores culturais formam as nacionalidades. Indicam seus modos de encarar o mundo e reconhecer seus iguais. Em cada sociedade eles se apresentam de maneira singular. Algumas nacionalidades tendem ao espĆ­rito guerreiro. Outras Ć s artes. Muitas atuam em duelos tribais. Umas poucas se dedicam Ć  contemplaĆ§Ć£o do universo.

Dilma Rousseff condenou as prƔticas de espionagem por parte do governo americano

Imagem
Na abertura da 68ĀŖ Assembleia Geral presidenta ressaltou que interceptaƧƵes ferem o direito internacional e sĆ£o “afronta” aos princĆ­pios que regem relaƧƵes bilaterais por RedaĆ§Ć£o — publicado 24/09/2013 12:48, Ćŗltima modificaĆ§Ć£o 24/09/2013 12:52 Da Carta Capital Ao  discursar  na abertura da 68ĀŖ Assembleia Geral da ONU, em Nova York, a presidenta Dilma Rousseff condenou as prĆ”ticas de espionagem por parte do governo americano, das quais o Brasil foi alvo, ao dizer que a soberania dos Estados Unidos nĆ£o pode se sobrepor a de outros paĆ­ses. “Jamais pode uma soberania firmar-se em detrimento de outra soberania. Jamais pode o direito Ć  seguranƧa de cidadĆ£os de um paĆ­s ser garantido mediante a violaĆ§Ć£o de direitos humanos e fundamentais dos cidadĆ£os de outro paĆ­s”, afirmou.

O BRASIL AOS OLHOS DO MUNDO

Imagem
(HD) - A notĆ­cia de que o Brasil enviou para a reuniĆ£o da cĆŗpula de direitos humanos da ONU, na   qual se tratou da espionagem norte-americana da NSA, uma estagiĆ”ria, nĆ£o Ć© lisonjeira para o nosso paĆ­s, no momento em que enfrentamos graves desafios no contexto das relaƧƵes externas.

ApĆ³s confusĆ£o, Psol protocolarĆ” representaĆ§Ć£o contra Bolsonaro

Imagem
Senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) e deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) discutiram durante visita ao Destacamento de operaƧƵes de InformaƧƵes-Centro de Defesa Interna (Doi-Codi), no Rio

Presidenta Dilma abre a 68ĀŖ Assembleia-geral da ONU nesta terƧa-feira

Segunda-feira, 23 de setembro de 2013 Ć s 15:09   (ƚltima atualizaĆ§Ć£o: 23/09/2013 Ć s 18:56:24) A presidenta Dilma Rousseff abrirĆ”, nesta terƧa-feira (24), a 68ĀŖ Assembleia-Geral da OrganizaĆ§Ć£o das NaƧƵes Unidas, em Nova York. Realizada anualmente , a reuniĆ£o Ć© o Ćŗnico fĆ³rum oficial a contar com a presenƧa dos chefes de Estado de todos os 193 paĆ­ses-membros. O tema definido para este ano Ć© “Agenda de desenvolvimento pĆ³s-2015: preparando o terreno”, onde se buscarĆ” alavancar processos lanƧados na ConferĆŖncia Rio+20. Em 2011, a presidenta se tornou a primeira mulher a discursar na abertura dos trabalhos da principal reuniĆ£o de chefes de Estado da ONU, tradicionalmente iniciada por brasileiros. De acordo com a diretora do Departamento de Organismos Internacionais do MinistĆ©rio das RelaƧƵes Exteriores (MRE), embaixadora GlivĆ¢nia Maria de Oliveira, outros assuntos deverĆ£o ser tratados alĆ©m do Ć¢mbito do plenĆ”rio, em comissƵes temĆ”ticas, em eventos paralelos. “A comissĆ£o que se encarrega

IBM vai investir um bilhĆ£o de dĆ³lares no Linux durante cinco anos

Imagem
Jornal GGN – A IBM pretende anunciar, nesta semana, investimento na ordem de US$ 1 bilhĆ£o durante cinco anos para o desenvolvimento do Linux, sistema operacional parecido com o Unix, que hoje tem na distribuiĆ§Ć£o do Ubuntu como um de seus maiores sucessos. O anĆŗncio, que vai acontecer durante a conferĆŖncia LinuxCon, nos EUA (Estados Unidos), Ć© parte de uma estratĆ©gia em que a empresa tenta adaptar seus mainframes e servidores para lidar com as novas forma de computaĆ§Ć£o em nuvem e ambientes de computaĆ§Ć£o distribuĆ­dos.

Os sinais de ressaca na campanha sobre a AP 470

Imagem
seg, 23/09/2013 - 17:11 - Atualizado em 23/09/2013 - 18:23 Luis Nassif Ɖ curioso o estĆ”gio atual da mĆ­dia frente a AP 470. Ainda hĆ” espaƧo para os carniceiros, os estimuladores da manada. Mas, em momentos cada vez mais frequentes percebe-se um cansaƧo, uma certa lassidĆ£o que sucede os grandes episĆ³dios orgiĆ”sticos, seja na guerras sangrentas ou na pornografia. SĆ£o sentimentos similares, denotadores da falta de limites. A manifestaĆ§Ć£o de Ives Gandra da Silva Martins - que, antes da Folha, jĆ” externara o mesmo desconforto na insuspeita revista da AssociaĆ§Ć£o Comercial de SĆ£o Paulo - Ć© significativa, por partir de uma das fontes preferenciais do  establishment midiĆ”tico. O desconforto nĆ£o Ć© apenas em relaĆ§Ć£o Ć  teoria do domĆ­nio do fato - que poderĆ” reverter contra os advogados em suas causas futuras. Ɖ tambĆ©m em relaĆ§Ć£o Ć  postura de magistrados, Ć  perda de referenciais de cortesia, ao deslumbramento com os refletores. A ele se somam manifestaƧƵes de colunistas mais independente

Vanessa Grazziotin: O caminho se faz ao andar

Imagem
A chamada minirreforma eleitoral aprovada pelo Senado Ć©, evidentemente, muito pouco frente aos desafios que nos sĆ£o colocados para o fortalecimento de nossa democracia. AvanƧou-se pouco. Temas fundamentais ficaram fora da proposta que agora estĆ” em debate na CĆ¢mara. Por Vanessa Grazziotin, no Congresso em Foco Mas, apesar desta constataĆ§Ć£o, Ć© preciso tambĆ©m reconhecer que alguns avanƧos trazidos pela proposta sĆ£o parte de um esforƧo permanente dos setores mais progressistas de permitir a participaĆ§Ć£o e a inclusĆ£o na nossa polĆ­tica.

Revelado o nome do principal torturador de Stuart Angel Jones

Imagem
23 set 2013/0 ComentĆ”rios/ Blog do ZĆ© /Por ZĆ© Dirceu Finalmente se conhece o nome do principal torturador de Stuart Angel Jones, militante do MR-8 assassinado em 1971 nos porƵes da tortura do Centro de InformaƧƵes de SeguranƧa da AeronĆ”utica (CISA). Stuart era filho da estilista Zuzu Angel, morta num acidente que a justiƧa do Rio jĆ” provou ter sido provocado. Ele morreu com a boca amarrada ao cano de escapamento de um jeep que o arrastou por longo tempo no pĆ”tio do quartel. O principal torturador de Stuart – a mulher dele, SĆ“nia Maria Lopes de Moraes Angel Jones, tambĆ©m foi assassinada pela ditadura – era chamado de “AbĆ­lio AlcĆ¢ntara” (codinome “Pascoal”) pelos presos polĆ­ticos que passaram pelos porƵes do CISA, que funcionava junto Ć  Base AĆ©rea do GaleĆ£o. “AbĆ­lio AlcĆ¢ntara”, porĆ©m, nunca existiu. Serviu apenas para esconder a verdadeira identidade do sargento AbĆ­lio Correa de Souza. ApĆ³s o cruzamento de depoimentos de ex-presos com informaƧƵes em bancos de dados nacionais e

Grupo “Skank” usa polĆ­tica para se promover na mĆ­dia

Imagem
Posted by eduguim Do Blog da Cidadania Eduardo GuimarĆ£es Skank – tambĆ©m conhecido como skunk – Ć© uma variedade de maconha (cannabis sativa) que, por ser cultivada em laboratĆ³rio, produz um efeito concentrado. NĆ£o chega a ser uma substĆ¢ncia transgĆŖnica porque a estrutura molecular de sua semente nĆ£o Ć© modificada. O que muda Ć© o cultivo. Ɖ feito em estufa com tecnologia hidropĆ“nica — Ć© plantada em Ć”gua, como certas espĆ©cies de alface. A diferenƧa do skank para a maconha comum Ć© a capacidade entorpecente. O princĆ­pio psicoativo Ć© o tetra-hidro-canabinol (THC). A maconha comum tem uma concentraĆ§Ć£o de THC em torno de 2,5%; no skank, chega a 17,5%. Ɖ uma espĆ©cie de supermaconha, portanto.

PROTƓGENES VISITA DANTAS. DE NOVO

Imagem
ComissĆ£o da CĆ¢mara quer tirar investigaĆ§Ć£o do ParĆ”. CUT vai inspecionar condiƧƵes de trabalho. O corpo de Webert foi encontrado com uma corda amarrada Ć  perna: sinal de “covarde execuĆ§Ć£o” A ComissĆ£o Externa constituĆ­da pela CĆ¢mara dos Deputados para investigar a morte do tratorista Webert Cabral Costa, 24 anos –  no dia 24 de julho na fazenda Vale do Triunfo, na cidade de SĆ£o FĆ©lix do Xingu, sul do estado do ParĆ” – esteve em SĆ£o FĆ©lix, nessa quarta-feira (18), para colher depoimentos. A fazenda Vale do Triunfo pertence Ć  AgropecuĆ”ria Santa BĆ”rbara, com sede em Campinas, SĆ£o Paulo, e que possuiu mais de 500 mil hectares de terra no ParĆ”. A Santa BĆ”rbara Ć© controlada pelo Grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas.

AĆ©cio apoia "soneguetes" da Globo

Imagem
Por Altamiro Borges Em sua coluna de platitudes na Folha desta segunda-feira (23), o senador AĆ©cio Neves, o cambaleante presidenciĆ”vel tucano, explicita o seu apoio Ć s atrizes da Globo que se vestiram de luto para protestar contra a decisĆ£o do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os embargos infringentes. Vale conferir a comovida e hipĆ³crita mensagem:

Entidade organiza semana de mobilizaĆ§Ć£o por projeto da Lei de Meios

Imagem
FĆ³rum Nacional pela DemocratizaĆ§Ć£o da ComunicaĆ§Ć£o mantĆ©m coleta de assinaturas em apoio ao projeto de lei de iniciativa popular que define um novo marco regulatĆ³rio do setor por RedaĆ§Ć£o da RBA JULIA GRASSETTI Na avaliaĆ§Ć£o dos presentes ao encontro, tem sido positivo o debate em torno da democratizaĆ§Ć£o de meios SĆ£o Paulo – Entre os dias 14 e 20 de outubro, uma sĆ©rie de debates e mobilizaƧƵes serĆ” realizada em todo o paĆ­s cobrando a democratizaĆ§Ć£o das comunicaƧƵes no Brasil. Organizadas pelo FĆ³rum Nacional de DemocratizaĆ§Ć£o da ComunicaĆ§Ć£o (FNDC), a semana marcarĆ” o Dia Internacional da DemocratizaĆ§Ć£o da MĆ­dia (18 de outubro) e reforƧarĆ” a campanha Para Expressar a Liberdade, que coleta assinaturas para um projeto de lei de iniciativa popular pela Lei de Meios.

O ativismo polĆ­tico faz bem ao mundo e a quem se mexe

Imagem
NĆ£o Ć© sĆ³ consciĆŖncia, Ć© alto-astral. Uma pesquisa mostra que a participaĆ§Ć£o polĆ­tica e social estĆ” entre os fatores que trazem felicidade Ć s pessoas por Adriana Cardoso “Ɖ importante que as pessoas comecem a se interessar por polĆ­tica” A gente nĆ£o sabemos escolher presidente/ A gente nĆ£o sabemos tomar conta da gente/ A gente nĆ£o sabemos nem escovar os dentes/ Tem gringo pensando que nĆ³is Ć© indigente/ InĆŗtil/ A gente somos inĆŗtil. O rock irreverente da banda Ultraje a Rigor fez tanto sucesso, hĆ” quase trĆŖs dĆ©cadas, que acabou animando uma geraĆ§Ć£o de adolescentes que mal sabia o que era canĆ§Ć£o de protesto – dada a ausĆŖncia de entĆ£o – a ir Ć s ruas com a mesma irreverĆŖncia. Uma camiseta com os dizeres “JĆ” sei escovar os dentes, quero votar pra presidente” foi vista pela primeira vez num comĆ­cio das Diretas em Belo Horizonte e tornou-se hit nas manifestaƧƵes que tomaram o paĆ­s. Na ocasiĆ£o, nĆ£o era incomum os jovens fazerem a prĆ³pria arte das camisetas com silkscreen ou pintĆ”-las a mĆ£

Na ONU, Dilma deve criticar EUA por espionagem e rejeitar ataque Ć  SĆ­ria

Imagem
Dilma recebe flores e cumprimentos na chegada a Nova York Presidenta farĆ” o discurso de abertura da 68ĀŖ Assembleia Geral das NaƧƵes Unidas na terƧa-feira em Nova York por RedaĆ§Ć£o RBA SĆ£o Paulo – A presidenta Dilma Rousseff desembarcou na manhĆ£ de hoje (23) em Nova York, onde amanhĆ£ (24) farĆ” o discurso de abertura da 68ĀŖ Assembleia Geral da ONU, da qual devem participar os chefes de Estado e de Governo dos 193 paĆ­ses-membros da OrganizaĆ§Ć£o. A viagem ocorre menos de uma semana depois de Dilma cancelar o encontro bilateral que teria com o presidente norte-americano Barack Obama em outubro, na Casa Branca. O cancelamento foi uma resposta aos casos de espionagem, conduzidos pelos EUA, contra cidadĆ£os e empresas do Brasil, alĆ©m do prĆ³prio gabinete da PresidĆŖncia da RepĆŗblica.

Merkel exige dos vizinhos o que nĆ£o faz na Alemanha

Imagem
Com todas as adaptaƧƵes necessĆ”rias, mais do que uma suposta vitĆ³ria ideolĆ³gica, funcionou na Alemanha a regra de James Carville, o marqueteiro de Bill Clinton autor da fĆ³rmula "Ć© a economia, estĆŗpido!" A reeleiĆ§Ć£o de Angela Merkel contĆ©m menos mistĆ©rios do que parece. Capaz de submeter a maioria dos paĆ­ses europeus a um regime de austeridade brutal, seu governo segue a tĆ­pica receita de quem nĆ£o faz, na Alemanha, aquilo que exige dos outros. Em vez de recessĆ£o, desemprego e reduĆ§Ć£o nos investimentos, sua  polĆ­tica econĆ“mica assegura um patamar razoĆ”vel de crescimento. Para ficar no dado essencial. O desemprego alemĆ£o, por exemplo, se encontra abaixo de 6%, contra o dobro e atĆ© o triplo Ć  sua volta. NĆ£o surpreende, portanto, que ela tenha renovado o mandato pela terceira vez, no mesmo perĆ­odo em que 10 dos 17 governos europeus foram jogados ao chĆ£o pelo apocalipse econĆ“mico. Com todas as adaptaƧƵes necessĆ”rias, mais do que uma suposta vitĆ³ria ideolĆ³gica, funcionou

Adriano Diogo: O sistema de colaboraĆ§Ć£o da USP com a ditadura era ‘online’

Imagem
Documento apresentado durante a audiĆŖncia da ComissĆ£o da Verdade do Estado de SĆ£o Paulo comprova que a USP colaborou com a ditadura   USP colaborou com a ditadura, revela documento por  MarsĆ­lea Gombata,   em CartaCapital A Universidade de SĆ£o Paulo colaborou sistematicamente com a repressĆ£o do regime militar. A prĆ”tica, segundo Ivan Seixas, coordenador da assessoria da ComissĆ£o da Verdade do Estado de SĆ£o Paulo “Rubens Paiva”, era comum nĆ£o apenas na Universidade de SĆ£o Paulo, mas em todas as universidades pĆŗblicas do PaĆ­s. “Tanto Ć© verdade que a USP tinha o que se chamava de AESI (assessoria especial de seguranƧa e informaĆ§Ć£o), assim como eram as ASIs (assessoria de seguranƧa e informaĆ§Ć£o), subordinada ao DSI (DivisĆ£o de SeguranƧa e InformaĆ§Ć£o) do MEC”, afirmou durante audiĆŖncia pĆŗblica da comissĆ£o. “Eram funcionĆ”rios que faziam a vigilĆ¢ncia de estudantes e professores considerados subversivos, que acabavam sendo expulsos e impedidos de estudar ou trabalhar em outras ent

Robert Fisk: O inferno jĆ” chegou Ć  SĆ­ria

Imagem
O secretĆ”rio-geral em Damasco do Crescente Vermelho (a Cruz Vermelha de paĆ­ses mulƧumanos) – 22 de seus voluntĆ”rios jĆ” morreram na guerra – foi despedido semana passada de seu trabalho de tempo integral em uma empresa de telecomunicaƧƵes de Damasco, provavelmente porque passa muito tempo no trabalho humanitĆ”rio. O Crescente Vermelho nĆ£o pode pagar seu antigo salĆ”rio. Enquanto isso, a luta nas cercanias da capital se torna mais feroz. Por Robert Fisk Robert Fisk* Khaled Erksoussi pretende abandonar a SĆ­ria. O secretĆ”rio-geral em Damasco do Crescente Vermelho (a Cruz Vermelha de paĆ­ses mulƧumanos) – 22 de seus voluntĆ”rios jĆ” morreram na guerra – foi despedido semana passada de seu trabalho de tempo integral em uma empresa de telecomunicaƧƵes de Damasco, provavelmente porque passa muito tempo no trabalho humanitĆ”rio. O Crescente Vermelho nĆ£o pode pagar seu antigo salĆ”rio. AlĆ©m disso, o dinheiro dos doadores estĆ” acabando, os voluntĆ”rios mais capazes jĆ” estĆ£o sendo contratados furtiv

EspaƱa podrƭa aportar a Europa un tercio de los nuevos pobres en 2025

Imagem
Publicado en 23/09/2013 por MPerez PG/La Radio del Sur 25 millones de europeos mƔs se verƔn sumidos en la pobreza en 2025 si no se abandonan las medidas de austeridad, ocho de los cuales serƔn espaƱoles, lo que supone que EspaƱa aportarƭa uno de cada tres de los nuevos pobres de Europa para esa fecha.

"Soneguetes" da Globo agitam internet

Imagem

Marcos Coimbra: A real percepĆ§Ć£o do eleitor sobre o mensalĆ£o

Imagem
Celso de Mello. Foto: Nelson Jr./SCO/STF por Marcos Coimbra, em CartaCapital O STF fez a coisa certa. Ao considerar cabĆ­veis os embargos infringentes no julgamento da AĆ§Ć£o Penal 470, seus integrantes tomaram uma decisĆ£o de consequĆŖncias profundas. Os dias que antecederam Ć  decisĆ£o, e mesmo as declaraƧƵes subsequentes de alguns ministros, foram marcados pela ideia de que a opiniĆ£o pĆŗblica queria a rejeiĆ§Ć£o desses embargos. Que a maioria do paĆ­s exigia barrar o direito de os acusados, mesmo aqueles considerados inocentes por quatro juĆ­zes, serem submetidos a novo julgamento.

ExecuĆ§Ć£o provisĆ³ria?

Imagem
Fora dos autos do chamado “mensalĆ£o”, os ministros Marco AurĆ©lio Mello e Gilmar Mendes parecem buscar, entre as massas e na base do populismo judiciĆ”rio, o prestigio atĆ© agora desfrutado por Joaquim Barbosa. Quando da votaĆ§Ć£o sobre a fase de admissibilidade dos embargos infringentes, os dois alongaram-se em consideraƧƵes e ficou patente o objetivo de nĆ£o deixar  sobrar tempo ao colega Celso de Mello para lanƧar, naquela suprema sessĆ£o de encerramento da semana, o voto de desempate.

CidadĆ£os na Europa desprotegidos contra espionagem dos EUA, diz relatĆ³rio para o Parlamento Europeu

Imagem
JOƃO PEDRO PEREIRA   22/09/2013 - 18:19 Perito alerta para os perigos do  cloud computing  e para a falta de meios legais para garantir a privacidade dos europeus que usam serviƧos online de companhias americanas. Empresas americanas tĆŖm centros de dados fora da jurisdiĆ§Ć£o europeia  ADRIANO MIRANDA Um relatĆ³rio feito para o Parlamento Europeu por um especialista independente argumenta que os cidadĆ£os europeus tĆŖm pouca protecĆ§Ć£o face a acƧƵes de espionagem electrĆ³nica levadas a cabo pelos EUA, como Ć© o caso do  programa PRISM , revelado este ano e que envolvia a anĆ”lise de dados de utilizadores de empresas como a Microsoft, Google e Apple.

Partido de Marina tem 20% das assinaturas necessĆ”rias para registro, diz MinistĆ©rio PĆŗblico Eleitoral

Imagem
AndrĆ© Richter - AgĆŖncia Brasil BrasĆ­lia – Em parecer enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o MinistĆ©rio PĆŗblico Eleitoral disse hoje (20) que o partido Rede Sustentabilidade, fundado pela ex-senadora Marina Silva, tem apenas 20% das assinaturas necessĆ”rias para obter registro no tribunal. Para disputar as eleiƧƵes do ano que vem, o partido precisa ser aprovado pelo TSE atĆ© o dia 5 de outubro. No parecer, o vice-procurador eleitoral, EugĆŖnio AragĆ£o, afirma que a legenda da ex-senadora teve validadas 102 mil das 483 mil assinaturas de apoiadores em todo o paĆ­s. “O partido cujo registro se pretende ainda nĆ£o demonstrou o implemento do requisito de carĆ”ter nacional’, diz o vice-procurador. Para obter registro, o partido precisa validar 483 mil assinaturas, o que corresponde a 0,5% dos votos registrados na Ćŗltima eleiĆ§Ć£o para a CĆ¢mara dos Deputados. TambĆ©m Ć© exigido que as assinaturas tenham sido colhidas em pelo menos nove estados. De acordo com a legislaĆ§Ć£o, a Rede Su

Janot, um Procurador Geral Ć  altura do cargo

Imagem
sab, 21/09/2013 - 14:41 Luis Nassif Roberto Gurgel foi um desastre para a imagem do MinistĆ©rio PĆŗblico e faz parte da mesma falta de discernimento que levou Ć  indicaĆ§Ć£o de Dias Toffoli, Joaquim Barbosa, Ayres Britto, Luiz Fux. No caso de Gurgel, referendado por uma corporaĆ§Ć£o que exigia dele apenas isenĆ§Ć£o na polĆ­tica interna do Ć³rgĆ£o e o equilĆ­brio na distribuiĆ§Ć£o de poderes internos. E que, por um vĆ”cuo de referenciais nĆ£o cuidou de pensar na imagem e na legitimaĆ§Ć£o externa do MPF. NĆ£o se entendia que a voz e o rosto do MinistĆ©rio PĆŗblico Federal Ć© do Procurador Geral da RepĆŗblica. Todo o trabalho da base, as inĆŗmeras bandeiras sociais, ambientais, as grandes personalidades internas do MPF sĆ³ agora ganham alguma visibilidade, porque soterradas pela mediocridade e parcialidade gritantes de Gurgel. A eleiĆ§Ć£o de Rodrigo Janot traz um novo alento. E Ć© importante entender o contraponto feito pela blogosfera.

A AmĆ©rica Latina nĆ£o podia dar certo

Imagem
A AmĆ©rica Latina nĆ£o podia dar certo. Foi criada pelos colonizadores para nĆ£o dar certo, para ser eternamente subalterna ao mundo “civilizado”. Para entregar-lhe suas matĆ©rias-primas e sua forƧa de trabalho superexplorada e honrar seus senhores europeus. A AmĆ©rica Latina foi colonizada para ser colĆ“nia e se sentir colonizada, para se subordinar Ć s metrĆ³poles e ao ImpĆ©rio. Mais ainda quando as alternativas pareciam desaparecer, sĆ³ restaria Ć  AmĆ©rica Latina imitar, de forma mecĆ¢nica, o modelo Ćŗnico consagrado pelo centro do capitalismo. E assim foi por um tempo. A AmĆ©rica Latina foi o continente com mais governos neoliberais e em suas modalidades mais radicais. Uma devastadora onda, que liquidou, entre outros, o Estado social chileno, a autossuficiĆŖncia energĆ©tica da Argentina, alĆ©m de deixar o continente como uma regiĆ£o intrancendente no plano internacional, de baixo perfil, subordinada Ć s potĆŖncias do centro do sistema, intensificando ainda mais a desigualdade e a misĆ©ria entre

TrƩgua: o que fazer com ela?

Governo e forƧas progressistas respiram nesse momento o ar fresco que sopra da janela aberta no front interno e externo. Depois de meses em que a iniciativa polĆ­tica coube Ć  marĆ© antagĆ“nica, o mando do jogo mudou de mĆ£o e favorece o governo. Sinais : o recuo da inflaĆ§Ć£o; o ‘Mais MĆ©dicos’ ; o esgotamento midiĆ”tico do ‘mensalĆ£o’ (sem produzir, por ora, o emblema das prisƵes cinematogrĆ”ficas) ; a resposta soberana Ć  espionagem da CIA; a sustentaĆ§Ć£o dos nĆ­veis de consumo, emprego e renda – um naufrĆ”gio previsto diariamente pelas editorias de renda fixa e rentismo em geral; e a reviravolta no calendĆ”rio do Fed. O BC dos EUA decidiu azedar de vez a 4ĀŖ feira do conservadorismo brasileiro. Depois do voto de Celso de Mello, no STF, Ben Bernank anunciou que o horizonte dos incentivos Ć  liquidez nos EUA foram dilatadas sem prazo de reversĆ£o, desanuviando a pressĆ£o cambial sobre as contas externas e a inflaĆ§Ć£o.

REDE DE MARINA FUROU: FALTAM ASSINATURAS

Imagem
Parecer da Procuradoria-Geral Eleitoral, divulgado nesta sexta-feira, pede que a ex-senadora aja de acordo com a lei para criar seu novo partido: a Rede Sustentabilidade; ele sĆ³ serĆ” valiado, segundo o procurador EugĆŖnio AragĆ£o, depois que houver o nĆŗmero mĆ­nimo de 492 mil assinaturas; em segundo lugar nas pesquisas, Marina corre contra o tempo e tem atĆ© 5 de outubro para conseguir validar os apoios e ainda estĆ” bem distante do mĆ­nimo necessĆ”rio

Novo procurador critica 'autismo' e falta de transparĆŖncia da gestĆ£o Gurgel

Imagem
Sobre 'MensalĆ£o Tucano', engavetado pelo antecessor, Rodrigo Janot diz que trabalharĆ” para evitar prescriƧƵes de penas por RedaĆ§Ć£o RBA publicado 21/09/2013 11:30, Ćŗltima modificaĆ§Ć£o 21/09/2013 11:37 SĆ£o Paulo – Em entrevista concedida aos repĆ³rteres Felipe Recondo e Andreza Matais, para o jornal O Estado de S. Paulo, o novo Procurador Geral da RepĆŗblica, Rodrigo Janot, deixou claro que estĆ” disposto a imprimir ao MinistĆ©rio PĆŗblico Federal um ritmo menos partidarizado e mais transparente do que seu antecessor no cargo, Roberto Gurgel. Ele critica o “autismo” que tomou conta do Ć³rgĆ£o nĆ£o gestĆ£o passado, devido ao que ele chama de falta de diĆ”logo com os demais poderes, e se recusou a classificar o chamado mensalĆ£o como “maior escĆ¢ndalo de corrupĆ§Ć£o da HistĆ³ria do Brasil” – como fazia Gurgel. Para Janot, “toda corrupĆ§Ć£o Ć© ruim”. O importante a destacar, segundo o novo procurador,  Ć© que houve investigaĆ§Ć£o e julgamento, o que contrasta com a ideia de suposta impunidade. Perg

Destino de mĆ©dicos cubanos, Curralinho teve revolta popular contra corrupĆ§Ć£o na SaĆŗde; tucano acusado de desviar R$ 9 mi

Imagem
publicado em 21 de setembro de 2013 Ć s 11:47 Na falta de atendimento local, a ambulancha; os pacientes sĆ£o avisados pelo mĆ©dico: faltam luvas descartĆ”veis por Dario de Negreiros*, de Curralinho, especial para o Viomundo “Calma! Por favor, tenham calma. Me escutem”, pede o mĆ©dico a um grupo de cerca de 30 pessoas, no hospital municipal. Ali estĆ” um gastroenterologista contratado a peso de ouro: para cada dia de trabalho, recebe R$2 mil. No entanto, diante de dezenas de pacientes que dizem esperar hĆ” mais de trĆŖs horas no local, Ć© obrigado a ficar de braƧos cruzados. “Prestem atenĆ§Ć£o: eu nĆ£o tenho luva. Como eu vou fazer uma endoscopia em vocĆŖs se eu nĆ£o tenho luva?”.

O STF e a nudez do rei

Imagem
Barroso e Zavaski terĆ£o uma trajetĆ³ria semelhante Ć  de Fux? Ou irĆ£o demonstrar mais apego aos princĆ­pios que defendem? NinguĆ©m quer enxergar uma verdade simples sobre o Supremo Tribunal Federal. Como acontece naquela fĆ”bula em que sĆ³ um menino – em sua inocĆŖncia – consegue avisar a populaĆ§Ć£o do reino que o rei estĆ” nu, a votaĆ§Ć£o de 6 a 5 a favor dos embargos infringentes demonstrou uma verdade que poucas pessoas sĆ£o capazes de enxergar: aqueles ministros que, liderados por Joaquim Barbosa, assumiram o compromisso pĆŗblico de condenar os rĆ©us do mensalĆ£o a penas altĆ­ssimas, Ć  altura do “maior escĆ¢ndalo da histĆ³ria, encontram-se em minoria. Vamos pedir ajuda Ć  matemĆ”tica e Ć  polĆ­tica. Hoje a maioria liderada por Joaquim reĆŗne cinco votos, os mesmos que asseguraram as condenaƧƵes no ano passado. Muitas daquelas penas foram obtidas por 7 votos, mas essa vantagem desapareceu com duas aposentadorias e novas indicaƧƵes.