Postagens

Mostrando postagens de setembro 14, 2013

Israel confisca comboio humanitário para Cisjordânia e agride diplomata

Imagem
Grupo, com representantes de dez países europeus, se dirigia para o Vale do Jordão levar auxílio a beduínos por Agência EFE publicado 20/09/2013 13:44 Foto ilustrativa Jerusalém – Soldados israelenses detiveram hoje (20) um comboio de ajuda humanitária na Cisjordânia,que era acompanhado por representantes de dez países europeus, expropriaram o material e tiraram à força do grupo uma diplomata francesa, informaram à Agência Efe testemunhas e fontes diplomáticas. O comboio incluía um caminhão com cinco tendas de campanha destinadas às famílias de Jirbet Majul, próxima ao Vale do Jordão, no leste do território ocupado da Cisjordânia, onde o Exército israelense tinha destruído há três dias alguns barracos habitados por beduínos.

Para Brizola Neto, 'quadrilha' da direção do PDT se encastelou no MTE Ex-ministro do Trabalho acusa que foi demitido por não atender exigências de Carlos Lupi, presidente do partido: 'Para ter apoio, tem que botar o Paulo Pinto lá'. Secretário caiu após operação da PF

Imagem
por Eduardo Maretti, da RBA "No Rio, PDT apoia um governo sem nenhuma vergonha", diz Brizola Neto sobre gestão do peemedebista Sérgio Cabral São Paulo – A sequência de escândalos que tem atingido o Ministério do Trabalho e Emprego desde o segundo semestre de 2011 tem uma causa e um nome: Carlos Lupi. Ele e seus aliados formam uma “quadrilha que se instalou na direção do PDT” e, devido ao “pragmatismo eleitoral” do governo federal, continua encastelado no MTE, na opinião do ex-ministro Brizola Neto, demitido no último mês de maio.

Mino Carta: Revide soberano

Imagem
Dilma reage à espionagem americana como cabe à presidenta de um país que não é mais quintal dos EUA. Por Mino Carta*, na CartaCapital A prepotência é própria dos impérios, desfaçatez e hipocrisia também. Se me ocorrem os Estados Unidos, me vêm à mente os pais fundadores e sua Constituição pioneira, Lincoln, Roosevelt, Martin Luther King. E logo sobrevêm invasões e guerras, destruição e morte em nome dos interesses imperiais. A Doutrina Monroe e a inquisição macarthista. Hiroshima e Nagasaki. O ataque à Baía dos Porcos, Granada, Panamá, os golpes latino-americanos, em primeiro lugar o nosso, de 1964. A CIA, a DEA. Abu Ghraib e Guantánamo. O diabo a quatro, sem contar os barões ladrões e os inventores do neoliberalismo. Etc. etc.

Médicos de Cuba apresentam novo tratamento de combate ao câncer

Imagem
Médicos cubanos apresentaram nesta quinta-feira (19), em Havana (Cuba), o resultado de 14 anos de investigações: uma solução de peptídeos antitumorais capaz de oferecer uma dinâmica positiva em tratamentos contra o câncer. Segundo os especialistas cubanos, o que torna única a descoberta da solução de peptídeo (sequências de aminoácidos) como tratamento é que pode atuar em zonas do corpo humano que são impossíveis de operar ou tratar com quimioterapia. O medicamento contra o câncer ainda está em fase experimental, mas já deu amostras de sua eficácia Um exemplo é o caso do menino Leo, diagnosticado com câncer cerebral, que há alguns meses venceu a batalha contra a morte. O lugar onde Leo teve o tumor não permitia submetê-lo à operação, pois a cirurgia oferecia grande risco de morte. O único remédio possível para o tratamento foi desenvolvido pelos investigadores cubanos da empresa Labiofam, baseado em peptídeos naturais – não desenvolvidos em laboratório.

Luiz Moreira: O Supremo Tribunal Federal legitimou todas as ditaduras brasileiras

Imagem
O ex-procurador-geral da República, Roberto Gurgel, fez de tudo para impedir a aprovação de Luiz Moreira (de óculos) como Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Ao lado dele, o Corregedor Nacional do Ministério Público Alessandro Tramujas por Conceição Lemes Luiz Moreira é professor de Direito Constitucional e  Conselheiro Nacional do Ministério Público (CNMP), indicado pela Câmara dos Deputados.

As atrizes da Globo e a indignação seletiva

Imagem
publicado em 20 de setembro de 2013 às 8:41 do Adilson Filho, via e-mail, do jornal Extra, das Organizações Globo  A indignação seletiva dos formadores de opinião “N ão sei o que é mais ridículo, a presunção de importância ou a cafonice da interpretação”              ( Francisco Bosco ) E, para variar, o povo da rede brinca com o assunto. Do  Ivan Freitas , no Facebook: Do  Antonio Zanon , no Facebook: Enviado por  Rodrigo Carvalho , no email:

Papa prepara “uma reviravolta” na Igreja

Imagem
NATÁLIA FARIA   20/09/2013 - 12:19 Teólogo Anselmo Borges leu na entrevista de Francisco o prenúncio de uma Igreja “menos moralista” relativamente a práticas como o aborto. Isilda Pegado lembra que este continua, porém, a ser pecado para a Igreja. Francisco deu a sua primeira grande entrevista ao fim de seis meses de papado  REUTERS Uma “reviravolta na Igreja” é como o teólogo Anselmo Borges classifica a entrevista do Papa Francisco divulgada na quinta-feira por várias revistas jesuítas, incluindo a portuguesa Broteria. “O Papa quer recentrar a Igreja no Evangelho. O que ele diz na entrevista é que, antes da religião, está esta busca pela justiça e pela felicidade das pessoas”, sublinhou o teólogo, aplaudindo de pé a crítica que o novo Papa faz ao “moralismo” e ao “legalismo” reinantes entre os membros da Igreja.

Terrorismo financeiro

Imagem
Quando o secretário do Tesouro dos EUA, Henry Paulson, e o presidente do FED, Ben Bernanke, chamaram uma reunião de emergência com lideranças do Congresso em setembro de 2008, eles já haviam estabelecido uma estratégia para extorquir US 700 bilhões do governo dos EUA e beneficiar Wall Street. Por Mike Whitney Mike Whitney A quebra do Lehmann Brothers em 15 de setembro de 2008 foi o maior incidente de terrorismo financeiro na história dos EUA. Quando o secretário do Tesouro, Henry Paulson, e o presidente do FED, Ben Bernanke, chamaram uma reunião de emergência com lideranças do Congresso em 18 de setembro de 2008, eles já haviam estabelecido uma estratégia de “quebrar o vidro em caso de emergência” para extorquir US 700 bilhões do governo dos EUA, para compensar as perdas de trilhões de dólares em bens “subprime” tóxicos, que estavam no centro do esquema predatório de empréstimos de Wall Street.

O caminho da fartura

Imagem
As novidades anunciadas no Plano Agrícola e Pecuário para o ciclo 2013/2014 geraram respostas dos produtores com uma rapidez incomum por Delfim Netto Passados pouco mais de 90 dias desde o seu lançamento, em 6 de junho, as reações do meio rural ao Plano Agrícola e Pecuário para o ciclo de produção 2013/2014  aumentaram o meu entusiasmo inicial: trata-se de um programa com a abrangência necessária para desobstruir os maiores gargalos que retardam o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. É o caso do tratamento dado às duas questões cruciais que receberam o merecido destaque no Plano: o seguro de safra e a deficiência da capacidade estática de estocagem das colheitas. A repercussão foi imediata, com respostas muito positivas, especialmente das cooperativas do Sudeste e das organizações de produtores do Centro-Oeste do País.  O programa vai muito além. Ele não se restringe ao processo de produção e distribuição, pois envolve toda a cadeia de serviços como transporte, pesquisa,

Novo julgamento do Mensalão vai coincidir com as presidenciais do Brasil

Imagem
ANA GOMES FERREIRA  e  ALEXANDRE MARTINS   publico.pt  19/09/2013 - 11:11 Oposição falam de "sensação de impunidade" e de página negra na história do Supremo. EDuardo Campos é o principal adversário de Dilma nas presidenciais  AFP O Supremo Tribunal do Brasil já escolheu o juiz que vai dirigir a repetição do julgamento do Mensalão. É Luiz Fux, que recebeu ordens para acelerar o processo. Mas as sessões (e o desfecho em relação a alguns réus) devem alongar-se durante todo o próximo ano, coincidindo com a campanha eleitoral — em Outubro de 2014 realizam-se eleições presidenciais. Na quarta-feira, o Supremo aprovou os recursos de 12 dos 25 acusados, entre os quais José Dirceu, antigo chefe da Casa Civil na presidência de Lula da Silva, pedindo a repetição do julgamento. Depois de cinco votos contra e cinco a favor, coube ao juiz Celso de Mello, o decano do tribunal, desempatar o processo de aceitação ou rejeição dos recursos.

Surdos pedem alterações em meta do PNE que trata do acesso de alunos com deficiência à educação

Imagem
Mariana Tokarnia Repórter da Agência Brasil Brasília - Entidade nacional que representa os surdos pede mudanças na Meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE). A preocupação é que, com a atual redação, os surdos deixem de receber uma educação voltada para eles e sejam prejudicados. Apesar das mudanças propostas ontem (19) pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), os surdos não se sentem contemplados. O PNE estabelece metas para o setor para os próximos dez anos. A Meta 4 trata do acesso de alunos com deficiência à educação básica e tem sido alvo de polêmica desde o mês passado. A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) pede que sejam feitas alterações no item 4.6 da meta. Eles pedem que a redação aprovada na Câmara dos Deputados seja retomada. O texto dizia que a oferta de educação bilíngue em Língua Brasileira de Sinais (Libras) deveria ser garantida aos alunos surdos e com deficiência auditiva com até 17 anos, em escolas e classes bilíngues e em escolas incl

Comissão da Verdade pode convocar religiosos que apoiaram a ditadura militar

Imagem
Vinícius Lisboa Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro – O grupo de trabalho da Comissão Nacional da Verdade dedicado a apurar a atuação das igrejas cristãs durante a ditadura militar (1964-1985) poderá convocar a depor religiosos que de alguma forma apoiaram a repressão. O coordenador do grupo, o ex-preso político metodista Anivaldo Padilha, informou que está sendo apurada a atuação, por exemplo, dos capelães militares, ministros autorizados por padres ou pastores a fazer celebrações e prestar assistência em quartéis. "À medida que nós conseguirmos identificar pessoas das igrejas que tiveram uma ligação direta com a repressão, nós vamos chamá-las para depor. Um exemplo de algo que estamos investigando é o papel dos capelães militares. Sabemos que eles acompanharam e estavam lá nos quartéis do DOI-Codi [Destacamento de Operações de Informações-Centro de Defesa Interna]. Certamente tinham informação sobre o que ocorria nos porões da ditadura, e alguns deles chegaram a acom

Jandira Feghali: Internet e soberania

Imagem
Agiu corretamente e em defesa de nossa soberania a presidenta Dilma Rousseff, ao adiar a visita oficial que faria aos Estados Unidos. Após os gravíssimos episódios envolvendo denúncias da ofensiva imperialista, o País não poderia se curvar à prepotência que emerge em histórico trajeto de arrogância e intervenção político-econômica. Por Jandira Feghali* Apesar de tudo o que veio a público por meio da imprensa nacional e internacional sobre os crimes de invasão de privacidade, não houve qualquer sinalização no sentido de uma explicação plausível, muito menos de uma retratação oficial. Era o mínimo esperado. As informações obtidas, de forma nada republicana, eram compartilhadas por um seleto grupo de cinco países, gerando uma grande teia de dados estratégicos sobre política, economia e relações internacionais. Fora deste grupo, o Brasil não escapou da espionagem. O fato desnuda os objetivos do governo norte americano de obter vantagens por meios espúrios e mereceu o incisivo “por

O cerco covarde ao governo da Cristina

Imagem
O governo de Nestor Kirchner herdou um país desfeito da ditadura militar e dos governos de Menem e De la Rua. Nunca na sua história o país havia tido um retrocesso tão brutal em pouco tempo como o que teve desde o golpe militar até a posse de Nestor. Eric Hobsbawn catalogava a Rússia depois do fim da URSS, e a Argentina desde a instalação da ditadura militar, como as maiores regressões – de natureza civilizatória – do nosso tempo. Os governos dos Kirchner operaram sobre essa terra arrasada e tiveram, antes de tudo, o grande mérito de levantar uma economia falida e um país quebrado, econômica e animicamente. Por isso mesmo, setores com ódios históricos ao peronismo tiveram que apoiá-los, reconhecendo o trabalho que está sendo feito.

Enfim, Senado aprova projeto do Direito de Resposta

Imagem
da assessoria do senador Roberto Requião (PMDB-PR) Depois de mais de dois anos de tramitação, o Senado aprovou, nesta quarta-feira (18), o Projeto de Lei do senador Roberto Requião que garante a todos os brasileiros o direito de responder, nos meios de comunicação,com o mesmo destaque da notícia original, quando vítimas de notícias não verdadeiras, distorcidas ou ofensivas.  Segundo Requião,” desde abril de 2009, quando, em boa hora, o Supremo Tribunal Federal extinguiu a chamada “Lei de Imprensa”, uma das últimas “heranças” da ditadura militar (1964-1985), o país não contava com uma legislação que disciplinasse o assunto”. Agora, o seu  projeto preenche este vazio. A proposta de Requião foi longamente discutida no plenário. Segundo os senadores Humberto Costa, Anibal Diniz e Pedro Taques, que relatou o projeto, a inicativa de Requião “é histórica” e representa uma das principais leis aprovadas no Senado. Defenderam ainda o projeto de Requião os senadores Wellington Dias, Magno Ma

Houve algo didático no entorno do STF na semana que passou

Imagem
Com a devida licença do décimo segundo juiz por  Luiz Carlos Azenha Há um aspecto didático no que aconteceu em torno do STF na semana que passou. Depois do empate na votação sobre a admissibilidade dos embargos infringentes, em 5 x 5, a grande mídia se entregou a uma campanha de pressão como há muito não se via — talvez, apenas, durante as campanhas eleitorais. Ficou nua diante de leitores, ouvintes e telespectadores: tem lado e usa seu poder para “construir maiorias”, das urnas ao STF. Destaque para a capa da Veja, mas a revista já não é levada a sério como a Folha, que presume existir pairando sobre a opinião pública. Daí que a pesquisa Datafolha feita apenas em SP, publicada no dia do voto de Celso de Mello, merece um prêmio. Serve para deixar evidente outra tática: o eixo Globo-Folha-Estadão-Veja se dedica diuturnamente a campanhas de propaganda e coroa seus esforços com pesquisas para “medir” o impacto de suas coberturas distorcidas e tendenciosas. Prêmio cara-de-pau para

Papa critica obsessão da igreja com aborto, gays e contracepção

Imagem
Pontífice admitiu ainda que sofre críticas por evitar tratar desses temas Folhapress O papa Francisco afirmou que a Igreja Católica se tornou “obcecada” com a pregação contra o aborto, o casamento gay e a contracepção, e que ele escolheu deliberadamente não falar sobre esses assuntos por entender que ela deve ser uma “casa para todos”, e não uma “pequena capela” focada na doutrina, na ortodoxia e em uma agenda limitada de ensinamentos morais.  As declarações foram dadas em uma entrevista concedida ao jornal jesuíta “La Civiltà Cattolica” no mês de agosto, durante três encontros. O conteúdo da conversa foi divulgado nesta quinta-feira (19) por 16 jornais jesuítas de diferentes países.  “Não podemos insistir apenas em assuntos relacionados ao aborto, ao casamento gay e ao uso de métodos contraceptivos. Isso não é possível”, disse o papa ao também jesuíta Antonio Spadaro, editor-chefe do “La Civiltà Cattolica”.  O pontífice admitiu ainda que sofre críticas por evitar tratar desses t

Revista Brasileiros entrevista Lula sobre cooperação com África

Imagem
Parceiros – O primeiro-ministro da Etiópia, Hailemariam Desalegn, comemora com Lula a vitória do Brasil na Copa das Confederações Q FOT Foto: Hélio Campos Mello Matéria originalmente publicada pela revista Brasileiros em: www.revistabrasileiros.com.br/2013/08/19/o-brasil-fora-do-brasil/ Nos dias 31 de junho e 1º de julho, o ex-presidente Lula viajou a Adis Abeba, na Etiópia, onde participou do encontro de alto nível de líderes africanos e internacionais “Novas abordagens unificadas para erradicar a fome na África até 2025“, organizado pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), pela União Africana e pelo Instituto Lula. A revista Brasileiros publicou três matérias sobre o encontro, que reproduzimos abaixo: POR HÉLIO CAMPOS MELLO E LUIZA VILLAMÉA, ENVIADOS ESPECIAIS A ADIS ABEBA, NA ETIÓPIA Quando ocupava o Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva deu uma guinada na política exterior do Brasil. Em vez de privilegiar apenas as relações com os

A CIA, O BRASIL E O TERRORISMO

Imagem
(JB) - As denúncias feitas pela Folha de São Paulo, de que agentes da CIA norte-americana atuam livremente no Brasil, em franca “colaboração” com policiais brasileiros assustam muito menos do ponto de vista da atuação dos agentes estrangeiros do que da de seus “parceiros” brasileiros. Afinal, os espiões norte-americanos estão cumprindo o seu papel: vigiar de perto um país que tem uma extensão territorial contínua maior que os próprios Estados Unidos; que conta com 200 milhões de habitantes; que é a sétima maior economia do mundo; e o terceiro maior credor individual dos Estados Unidos; além de membro dos BRICS, uma aliança que o une à China, Rússia, índia e África do Sul, deve mesmo ser uma prioridade para a CIA.
Imagem
Starbucks pede aos clientes para deixarem as armas fora dos seus cafés AGÊNCIAS   18/09/2013 - 15:09 Para não hostilizar os defensores do porte de arma, patrão da empresa sublinha que não se trata de uma ordem. Muitos estabelecimentos nos EUA têm este símbolo na entrada  DR Howard Schultz, o patrão da cadeia de cafés norte-americana Starbucks, pediu “respeitosamante” aos seus clientes para deixarem de levar armas para os seus estabelecimentos nos Estados Unidos. O pedido acontece depois de um homem ter morto a tiro 12 pessoas num edifício da marinha americana em Washington.

Onde eles vão beber vinho hoje?

Imagem
Publicado em 23/08/2013 ESCÁRNIO: UM VINHO PELA CABEÇA DO DIRCEU Colonista da Globo Overseas ignora o pudor e lambuza o STF de deboche A que ponto chegamos, amigo navegante. Colonista (*) do PIG (**) agora deu para fazer até aposta. E o pior, com a cabeça alheia. Foi assim no último dia 14, em conversa do Ataufo Merval de Paiva (***), que tem o privilégio de ser o 12o ministro de fato do Stf e de falar ao telefone com alguns pares do Supremo, com um locutor da CBN. Eles selaram um acordo. Se até o final do ano os julgados do Mensalão (o do PT) estiverem em  Guantánamo  o Ataufo Merval vence. Caso contrário, o locutor será o vitorioso. Ambos, com a convicção que só a Big House tem, querem, de qualquer jeito, como eles mesmos dizem, “os mensaleiros em cana.” E, para isso, são capazes de tudo: até de apostar uma garrafa de vinho no destino daqueles que tratam como adversários, inimigos desprezíveis – como os de Guantánamo. É o jornalismo pigal (**), caros navegant

Celso de Mello: STF não deve ceder à “pressão das multidões”

Imagem
publicado em 18 de setembro de 2013 às 18:18 Ministros do STF entrando no plenário para início da sessão em que o ministro Celso de Mello deu seu voto sobre os embargos infringentes na AP 470. Foto: Nelson Jr./SCO/STF Íntegra do voto do ministro Celso de Mello Ap_470__embargos_infringentes – Voto Ministro Celso de Mello  by  conceicaolemes

Altamiro Borges: Merval e Jabor estão deprimidos

Imagem
A sessão desta quarta-feira (18) do Supremo Tribunal Federal (STF), que pode garantir o direito aos embargos infringentes aos réus do chamado mensalão, deixou dois dos principais “calunistas” globais deprimidos. Em seu artigo de hoje no jornal O Globo, o “imortal” Merval Pereira já dá como certa a derrota da sua pregação quase diária pela prisão imediata dos “mensaleiros”. Já o teatral Arnaldo Jabor, em sua coluna no Estadão de ontem, também se mostrou frustrado e tristinho.

Dívida dos EUA está no limite legal e China compra mais títulos

Imagem
De acordo com dados divulgados nesta terça-feira (17) pelo Departamento do Tesouro norte-americano, a China, maior país credor dos Estados Unidos, comprou mais US$ 1,5 bilhão em dívidas do governo estadunidense. No mesmo dia, o secretário do Tesouro dos EUA, Jack Lew, pediu aos congressistas que negociem urgentemente a elevação do teto da dívida pública do país já atingido, de US$ 16,7 trilhões, mas o presidente Barack Obama classifica a opção de "irresponsável". CNBC Os dados demonstraram que até julho, a China tinha comprado cerca de US$ 1,3 trilhões, um aumento em relação ao número do mês anterior. Segundo maior credor dos EUA, o Japão comprou US$ 52 bilhões em dívidas nacionais no mesmo mês, acumulando US$ 1,1354 trilhão em dívidas norte-americanas.

Entrevista de Bashar al-Assad: Guerra afetará o Oriente Médio

Em entrevista à emissora de televisão russa Rossiya-24 (pronuncia-se Rassiía), o presidente da Síria, Bashar al-Assad esclareceu os motivos de o país aceitar a proposta oferecida pelo presidente russo Vladímir Pútin de submeter seu arsenal de armas químicas a supervisão internacional e de adotar o tratado internacional que bane tais armas. Veja a seguir a entrevista traduzida pelo coletivo de tradutores Vila Vudu: Rossiya-24: Senhor presidente, obrigado por receber o canal Rossiya-24. Para começarmos com a pergunta mais importante: por que a Síria concordou com a iniciativa da Rússia de pôr armas químicas sob controle internacional, e por que se chegou tão rapidamente a esse acordo? A Síria já apresentara essa proposta à ONU há mais de dez anos – para livrar a região do Oriente Médio de armas de destruição em massa, especificamente, porque essa é região caracterizada por instabilidades e guerras que, algumas, duraram anos. Tudo isso começou há séculos. Remover daqui tod

STF define hoje se réus da Ação Penal 470 terão novo julgamento

O Supremo Tribunal Federal (STF) decide nesta quarta-feira (18) se 12 réus condenados na Ação Penal 470, terão novo julgamento. A votação sobre a validade dos embargos infringentes está empatada em 5 a 5 e será retomada com o voto do ministro Celso de Mello, último a votar. Em entrevista na última quinta-feira (12), o ministro disse que sua decisão não será pautada por algum tipo de pressão ou pela opinião pública. Na ocasião, Mello sinalizou que poderá votar a favor dos recursos, mas não declarou seu voto. Ele citou uma decisão na qual se manifestou sobre a questão, no dia 2 de agosto de 2012, quando o STF começou a julgar a ação pena Até agora, os ministros Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski votaram a favor dos recursos. Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Marco Aurélio foram contra.

Libra desequilibra

Imagem
Um megacampo de petróleo, a joia mais faiscante da coroa do pré-sal, instalou o dissenso na frente progressista historicamente defensora do petróleo nacional. Libra desequilibra. Em primeiro lugar, pela abundância dos seus 12 bilhões de barris, um dos maiores campos já descobertos no mundo. Adicionalmente, agora se vê, pela controvérsia em torno do leilão , marcado pelo governo para o dia 21 de outubro. Nele serão definidas as empresas estrangeiras que vão explorar essa riqueza, juntamente com a Petrobrás que tem uma participação cativa de 30% em qualquer poço do pré-sal. O conjunto das críticas ao leilão pode, grosso modo, ser resumido em duas perguntas de inegável pertinência: a) por que a pressa em leiloar um bilhete premiado, sem risco, e de valor recorde? b) se há urgência, por que não confiar a exploração exclusivamente à Petrobrás? Foi o que se fez no caso de Tupi, em 2007.

Em defesa da neutralidade da internet

Imagem
Não há nada mais similar ao modelo soviético de planejamento do que o controle centralizado de setores por monopólios privados por Luis Nassif — publicado 18/09/2013 10:20 O anúncio de que a presidente Dilma Rousseff pretende levar à assembleia da ONU (Organização das Nações Unidas) a proposta de neutralidade da rede (internet) é um gesto de largo alcance. Primeiro, pelo reconhecimento de que a internet é uma questão global - embora tenha que se assegurar o poder soberano do país sobre as grandes corporações globais.

Lei Dirceu e lei Fleury

Imagem
Exatamente quarenta anos depois da lei Fleury, o país está às voltas com outra lei personalizada, mas com um sinal invertido. Trata-se da lei José Dirceu Em 1973, com a ditadura militar no apogeu, o general-presidente Emílio Médici assinou um decreto que deu origem à Lei Fleury. Sua finalidade era proteger o delegado Sérgio Paranhos Fleury, homem forte do porão militar, acusado de torturar presos políticos, que corria o risco de ir para a cadeia em função de crimes ligados ao Esquadrão da Morte e tráfico de drogas. A lei evitava que réus primários, com endereço conhecido e os chamados bons antecedentes, cumprissem pena de prisão na cadeia.

Ministra diz que exumar os restos mortais de Jango “também é exumar a ditadura”

Imagem
Thais Leitão Repórter da Agência Brasil Brasília - "Exumar João Goulart é também exumar a ditadura e saber as perversidades que ela fez", disse hoje (17) a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, ao participar da abertura da primeira reunião técnica com a equipe de peritos responsável pelo procedimento. Integram o grupo profissionais brasileiros, argentinos e uruguaios, além de um cubano, conforme pedido da família do ex-presidente.

“Lula sempre será lembrado como um homem que democratizou as relações internacionais”, diz Martin Torrijos

Imagem
O ex-presidente do Panamá, Martin Torrijos, visitou nesta terça-feira (17) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os ex-presidentes conversaram sobre a conjuntura política do Panamá e a integração da América Latina. Torrijos destacou a importância da política externa adotada durante o governo Lula, que priorizou as relações entre os países latino-americanos. O encontro aconteceu na sede do Instituto Lula, em São Paulo. “O presidente Lula sempre será lembrado como um homem que democratizou as relações internacionais e que fomentou a integração e o entendimento entre todos os latino-americanos. Um homem que usou sua capacidade para buscar pontos de consenso entre os distintos países da América Latina e que deu a esta um novo lugar no mundo, um espaço necessário na geopolítica mundial. Um espaço no qual nos sentimos representados pelo Brasil e pelo presidente Lula na busca por essa multilateralidade e reconhecimento”. O ex-presidente panamenho também afirmou que o progresso soc

7,1 milhões navegam na rede com "wi-Fi do vizinho"

Imagem
Flickr / robertogreco Classe média corresponde à principal parcela da população que faz uso do sinal compartilhado. Nas classes baixa e alta, parcela é de 4% por Redação — publicado 16/09/2013 16:03, última modificação 16/09/2013 16:36 Pesquisa do Instituto Data Popular aponta que 7,1 milhões de brasileiros navegam na internet por meio do wi-fi compartilhado, ou seja, pela banda larga liberada pela vizinhança. O levantamento mostra ainda que a classe média corresponde à principal parcela que faz uso do sinal compartilhado - cerca de 10% usam o sinal dessa forma frequentemente em casa. Nas classes baixa e alta, os percentuais são iguais: 4% para cada uma.

Gilmar Mendes: STF "não é tribunal para ficar assando pizza”

Imagem
André Richter - Agência Brasil17.09.2013 - 16h27 | Atualizado em 17.09.2013 - 16h37 Brasília – O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse hoje (17) que a Corte não é um “tribunal para ficar assando pizza”. O ministro defendeu hoje (17) a tramitação rápida de um novo julgamento de 12 réus condenados na Ação Penal 470, processo do mensalão, caso seja aprovado pelo Supremo. O ministro participou da sessão da Segunda Turma do Supremo. O STF vai decidir amanhã (18) se 12 réus condenados na ação penal terão novo julgamento. A votação sobre a validade dos embargos infringentes está empatada em 5 a 5, e será retomada com o voto do ministro Celso de Mello, último a votar. Se o Supremo decidir que os réus têm direito ao recurso, o novo julgamento poderá ocorrer somente em 2014. Leia outras notícias sobre Política Gilmar Mendes destacou que é importante definir o prazo para julgamento dos eventuais recursos. “Não vou fixar um prazo agora. Estou dizendo é que haja

Homofobia: Feliciano manda prender garotas por beijaram em culto

Duas estudantes, de 18 e 20 anos, foram presas na noite deste domingo (17), após se beijarem durante evento evangélico realizado em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. O protesto foi realizado enquanto o pastor e deputado federal Marco Feliciano (PSC/SP) iniciava sua pregação a cerca de dois mil fiéis. Para o evento foi montado um forte esquema policial foi montado pelas polícias Civil, Militar e Guarda Civil Municipal (GCM) com intuito de evitar manifestações durante o 5º Glorifica Litoral, que estavam programadas para ocorrer durante o culto com o deputado. "Essas duas precisam sair daqui algemadas", bradou Feliciano, sob aplausos dos evangélicos, que assistiram à cena por meio de dois telões. Do palco, o deputado instruía os policiais a localizarem as jovens em meio à multidão. (confira o video)

NSA imita Google para monitorar ‘usuários alvo’ na internet

Imagem
Os ataques usando a técnica de “man in the middle” deixariam a agência coletar dados sem precisar quebrar a criptografia. Essa é só mais um item na grande lista de estratégias que a NSA usa para espionar o que é tido como conversas de caráter estritamente privado. Por Josh Harkinson, do CNET No meio de uma reportagem de televisão brasileira no domingo havia a informação de que a NSA “personificou” o Google e possivelmente outros sites da internet para interceptar, armazenar e ler comunicações online supostamente seguras. A agência de espionagem fez isso usando um ataque conhecido como “man in the middle” (MITM), uma técnica razoavelmente bem conhecida de hackers de primeira linha. Essa é só mais um item na grande lista de estratégias que a NSA usa para espionar o que é tido como conversas de caráter estritamente privado.

Noticiário internacional: uma extensão da guerra interna

A ONU confirmou o uso de gás sarin num ataque a um subúrbio de Damasco no dia 21 de agosto. Essa é a conclusão do relatório divulgado nesta 2ª feira pelo secretário-geral da organização, Ban-Ki-moon. As manchetes farão desse diagnóstico uma feérica condenação do regime de Damasco. Mas entender o que se passa por trás da nuvem tóxica que pode ter matado cerca de 1.500 pessoas, num conflito que já custou 100 mil vidas, pressupõe não se ater às manchetes da mídia conservadora. Nem ao que diz Ban-ki-moon – ele, não o relatório da ONU. O documento não define os responsáveis pelo ataque, embora o secretário-geral ensaie uma espécie de domínio do fato contra o regime de Damasco. O recurso, como se vê, é multiuso. Ele ordena também manchetes que há quase dois anos antecipam o mesmo veredito. A saber:

A JUSTIÇA E A INFRA-ESTRUTURA

Imagem
(HD) - O Brasil assistiu, nas últimas semanas, a duas importantes mudanças na área de infra-estrutura. A primeira está ligada ao anúncio de que, finalmente, grandes bancos estrangeiros aceitaram participar, em parceria com bancos estatais e privados nacionais, do financiamento de obras de infra-estrutura em nosso país. Essa notícia muda o padrão no qual a maioria do financiamento é público, subsidiado, brasileiro e estatal, e os ganhos, em vez de serem reinvestidos aqui dentro, são enviados para o exterior como remessa de lucros.

Dilma decide cancelar viagem de chefe de Estado aos EUA

Imagem
Anúncio deve ser feito no início da tarde; decisão ocorreu mesmo após ligação do presidente Barack Obama A presidente  Dilma Rousseff  decidiu não realizar a visita de Estado que faria aos EUA no dia 23 de setembro. A presidente considerou insuficientes as repostas dadas pelo governo norte-americano em relação aos episódios de espionagem que atingiram inclusive contatos pessoais da própria presidente. Segunda-feira:   Dilma conversa com Obama por telefone Após denúncias:   Obama diz que trabalhará com Dilma para aliviar tensões AP Presidente Dilma Rousseff participa de cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília (foto de arquivo) Dilma em nota:   Suposta espionagem dos EUA tem motivação econômica Denúncias:   Após Dilma, Petrobras teria sido alvo de espionagem dos EUA  Presidente Dilma Rousseff foi alvo de espionagem dos EUA   O anúncio deverá ser feito no início da tarde. A decisão de suspender a viagem ocorreu mesmo após a  ligação do presidente dos EUA  , Barack O

Reportagem alerta para alimentação errada de crianças e adolescentes

Imagem
Texto:     Doces, balas, chocolates, salgadinhos, refrigerantes e outros alimentos, consumidos geralmente por crianças e adolescentes, guardam grandes perigos. As grandes quantidades de sódio e açucar são as grandes vilãs e atrapalham, muitas vezes, a saúde dos jovens brasileiros. É o que você vai ver na reportagem de Jésus Mosquér