Die Zeit: "Ações do Deutsche Bank são vendidas pelo menor valor em mais de 30 anos"

De acordo com o tradicional jornal alemão "Die Zeit", as ações do maior banco da Alemanha já se desvalorizaram em mais de 40% desde o início de 2016

Investidores temem inadimplência, enquanto o governo garante solidez do setor financeiro


Jornal do Brasil - 13/02/2016
As torres gêmeas da sede do Deutsche Bank em Frankfurt, apelidadas de "Soll" e Haben" (débito e crédito, no português), balançam frente à tempestade financeira que varre os bancos da Europa. 
De acordo com o tradicional jornal alemão "Die Zeit", as ações do maior banco da Alemanha já se desvalorizaram em mais de 40% desde o início de 2016, sendo vendidas hoje por um valor que há quase 32 anos não era tão baixo. 

Na última quarta-feira (10), o Deutsche Bank até chegou a crescer mais de 10%, depois de anunciar que estudava recomprar parte de seus papéis no mercado, no valor de cerca 50 bilhões de euros, como forma de provar que realmente tinha dinheiro para pagar suas dívidas. Era uma luz de esperança, apagada no dia seguinte. 
Na quinta-feira (11), as ações voltaram a despencar, agora 6,14%, confirmando que o momento é delicado e que a maior economia do continente também é refém da crise que se desenha no horizonte.
O presidente executivo da Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK, na sigla em alemão), Martin Wansleben, admite que a situação do principal banco alemão, bem como de todos os europeus, o preocupa. Ele não está sozinho. Apesar das autoridades reafirmarem constantemente que o sistema financeiro do país não está em crise, investidores já temem a inadimplência cada vez mais, com as garantias de crédito cada vez mais inacessíveis.

Comentários