Mostra de Cinema de SP: 35 filmes dos países nórdicos

Começou nesta quinta-feira (22) a 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O foco desta edição é “Países Nórdicos”, por isso o Vermelho selecionou 35 filmes, todos lançados em 2015 e produzidos ou coproduzidos na Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia. Nesta seleção entra o novo trabalho da diretora brasileira Petra Costa, Olmo e a Gaivota,resultado de uma parceria entre Brasil, Dinamarca, Portugal e França.


Divulgação
Cena do filme <i>Mulheres vestindo camisa de homens</i>Cena do filme Mulheres vestindo camisa de homens
A mostra segue até o dia 4 de novembro. Os filmes e documentários são exibidos em 21 cinemas em diversas regiões da capital paulista e os ingressos tem variados preços entre R$0,50 e R$20. Também é possível comprar pacotes fechados.

Informações sobre a compra de ingressos, programação completa e locais de exibição podem ser encontradas no site oficial da Mostra.

Veja a lista completa: 
1001 gramas (Bent Hamer)
Quando a cientista norueguesa Marie vai a Paris participar de um seminário para discutir o real peso de um quilo, é sua própria medida de decepção, mágoa e amor que acaba na balança. Marie, então, é forçada a refletir sobre o quanto a vida humana realmente vale e em quais medidas ela quer basear sua existência.



A Redação em Off (Mikala Krogh)
O mundo do jornalismo impresso está ameaçado pela crise financeira, conforme a circulação cai e as finanças das corporações vacilam. A imprensa da Dinamarca também é marcada pela crise, e o jornal Ekstra Bladet enfrenta a pior de sua história de cem anos. Os leitores passaram para a internet e estão falindo os jornais impressos. Até agora, ninguém descobriu como ganhar dinheiro com as notícias na web. Todos os dias, o Ekstra Bladet compete com outros jornais por leitores e boas histórias. A batalha é dura. O filme é um retrato de um tabloide entrando em uma nova era.

Brindgend (Jeppe RØnde)
Sara e seu pai, Dave, mudam-se para uma pequena aldeia assombrada por suicídios entre seus jovens habitantes. A garota se apaixona por um adolescente local, Jamie, enquanto Dave, novo policial da cidade, tenta acabar com a misteriosa série de suicídios.

Chave Casa Epelho (Michael Noer)
Lily e Max estão casados há 50 anos. Agora, vivem em um asilo, onde Max conta com ajuda profissional desde que sofreu um derrame. Lily deixou suas próprias necessidades de lado e sente falta de alegria e intimidade em sua vida. Quando um homem conhecido como “o piloto” muda para o quarto ao lado, Lily imediatamente se encanta por ele e por sua paixão pela vida. Mas nem sua família, nem os outros moradores do local gostam de seu novo colega. Incompreendida pelos familiares e presa à sua vida com Max, Lily decide lutar para escapar das barras invisíveis de sua prisão e reivindicar sua liberdade.


Men e Chicken (Anders Thomas Jensen)
Gabriel, um professor universitário esgotado, e Elias, um homem que passa os dias se masturbando, são dois irmãos muito diferentes. Ao receberem a notícia da morte de seu pai, descobrem que ele não era, de fato, seu parente biológico. Os dois são surpreendidos ao saber que seu verdadeiro pai vive na ilha Ork e partem para o local. Lá, conhecem três meios-irmãos, Franz, Josef e Gregor. Mas o primeiro encontro entre eles não sai exatamente como esperado.

Em seus braços (Smanou Acheche Sahlstrom)
Maria é uma jovem e cuidadosa enfermeira que deseja ser livre. Niels tem uma doença incurável e quer viajar à Suíça para cometer suicídio assistido. Juntos, eles embarcam em uma intensa jornada que os aproxima, além de deixá-los mais perto de seus sonhos.

Guerra (Tobias Lindholm)
O comandante Claus Michael Pedersen e seus homens estão em uma província afegã. Enquanto isso, na Dinamarca, sua mulher, Maria, tenta manter a vida cotidiana com um marido na guerra e três filhos que sentem a ausência do pai. Durante uma missão de rotina, os soldados são pegos em um perigoso fogo cruzado. A fim de salvar sua equipe, Claus toma uma decisão que tem graves consequências para ele - e para sua família.

O idealista (Christina Rosendahl)
21 de janeiro de 1968. Um bombardeiro americano carregando ogivas nucleares cai em gelo polar próximo à base aérea dos EUA em Thule, Groenlândia, território controlado pela Dinamarca. Alguns dias depois, governos responsáveis classificam a queda como acidente nuclear, mas afirmam que a situação está sob controle. Centenas de trabalhadores de Thule ajudam na operação de limpeza, e em oito meses não há mais sinal da aeronave que caiu ou de neve contaminada por plutônio. Dezoito anos depois, o jornalista Poul Brink encontra evidências suspeitas relacionadas ao acidente. Aparentemente, a história completa sobre o desastre está bem protegida sob o gelo e nos arquivos sigilosos dos EUA.

Olmo e a Gaivota (Petra Costa e Lea Glob)
Olmo e a Gaivota é uma travessia pelo labirinto da mente de Olivia, atriz que se prepara para encenar A Gaivota, de Tchekov. Quando a peça começa a tomar forma o que parecia ser encenação revela-se como a própria vida. Ou seria o inverso?

Vencedor do prêmio do Júri Jovem no Festival de Locarno.

Pardais (Rúnar Rúnarsson) 
Ari, um garoto de 16 anos que mora com a mãe em Reykjavík, é enviado de volta à remota região de Westfjords para ficar com o pai, Gunnar. Os dois têm um relacionamento difícil e Ari percebe que seus amigos de infância mudaram. Em um ambiente em declínio e sem esperança, ele precisa encontrar seu caminho.

Vencedor do Prêmio de Melhor Filme no Festival de San Sebastián.

Rosita (Frederikke Aspöck)

Johannes vive com seu pai, Ulrik, um viúvo de meia-idade, em uma pequena cidade de pescadores no norte da Dinamarca. Eles têm uma rotina tranquila, cada um cuidando de seu trabalho na indústria pesqueira. Ulrik sente falta do amor e do carinho de uma mulher e, assim como fizeram muitos homens da cidadezinha, providencia para que a bela jovem filipina Rosita seja enviada à Dinamarca. Johannes reluta, mas se envolve na questão como tradutor de Ulrik. Com o tempo, Johannes e Rosita se sentem cada vez mais atraídos um pelo outro, o que força o rapaz a assumir a responsabilidade por seus sonhos e por seu futuro.

Terra de Minas (Martin Zandvliet)
Em maio de 1945, dias depois da rendição da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, um grupo de prisioneiros alemães é levado à Dinamarca e forçado a desarmar dezenas de milhares de minas terrestres colocadas na costa do país pelas forças alemãs. No comando do grupo está o sargento dinamarquês Carl Leopold Rasmussen, que, como muitos compatriotas, guarda rancor dos alemães após cinco anos de invasão. Ele desconta sua raiva nos prisioneiros até que um trágico acidente o faz mudar seu ponto de vista, mesmo que talvez seja tarde demais.

Virgin Mountain (Dagur Kári)

Fúsi é um quarentão que ainda não encontrou coragem para entrar de vez no mundo dos adultos. Ele parece perambular em sua monótona rotina. Quando uma mulher vibrante e uma garota de oito anos entram, inesperadamente, em sua vida, Fúsi é forçado a mudar.

A jovem rainha (Mika Kaurismäki)

Durante o século 17, a rainha Cristina está determinada a modernizar a Suécia. Criada como um príncipe sob rigorosa educação luterana, a rainha enfrenta grande resistência tanto em sua missão modernizadora como em acabar com a sangrenta Guerra dos Trinta Anos, entre protestantes e católicos. Em meio a isso, ela se esforça para entender o amor que sente por sua dama de companhia, a condessa Ebba Sparre. Dividida entre conflitos de aspirações políticas e pessoais, Cristina opta por tomar uma das decisões mais controversas da história.

A parteira (Antti J. Jokinen)

Durante a Guerra da Lapônia, conflito entre a Alemanha e a Finlândia no rescaldo da Segunda Guerra Mundial, a parteira Helena se apaixona por Johannes, um oficial do serviço secreto alemão. Baseado no romance de Katja Kettu.


A Volta (Mika Kaurismäki)

Tiina e Tomi decidem abandonar a vida frenética de Helsinki e se mudar para a pequena e costeira terra natal de Tiina. Ela quer retomar o relacionamento com o pai, Urho, e por meio da paisagem familiar de sua infância, reencontrar seu verdadeiro eu. Tomi também aguarda ansiosamente por uma rotina tranquila com a nova família e com Emilia, sua filha adolescente. O plano parece perfeito —até que tudo começa a dar errado.

Absolvição (Petri Kotwica)
Quando a esposa de Lauri, Kiia, entra em trabalho de parto prematuro de seu tão esperado filho, eles aceleram o carro em uma estrada escura para chegar ao hospital o mais rápido possível. De repente, o automóvel parece bater em algo, mas Lauri quer seguir em frente e salvar sua família. No hospital, Kiia faz amizade com Hanna, uma mulher cujo marido está em coma, vítima de um motorista que não prestou socorro. Quando a verdade vir à tona, será tarde demais para o perdão?

Duas Noites (Mikko Kuparinen)
Caroline, uma arquiteta francesa, está em Vilnius, capital da Lituânia, em uma viagem de negócios, e precisa passar uma noite a mais na cidade para uma reunião de trabalho. No bar de seu hotel, conhece Jaakko, um DJ finlandês que está em Vilnius para se apresentar. Caroline não fala inglês, o rapaz não fala francês. Embora os dois tenham dificuldade para comunicar-se, aproveitam a companhia um do outro e terminam a tumultuada noite juntos no quarto de Jaakko.

O Esgrimista (Kaus Härö)
Fugindo da polícia secreta russa, um jovem esgrimista estoniano é forçado a voltar para o seu país, onde acaba se tornando professor de educação física em uma escola local. Inspirado na história real de Endel Nelis (1925-1993), um famoso mestre de esgrima da Estônia.

Outras garotas (Esa Illi)
A história de quatro garotas de 18 anos: Jessica, Jenny, Taru e Aino, que conforme se aproximam da vida adulta, perdem a inocência e, às vezes, a fé. O filme é baseado em acontecimentos reais: em 2011, quatro garotas de Helsinki mantiveram diários em vídeo sobre suas vidas, durante o período de um ano.


 
Que viva, Eisenstein! – Dez dias que abalaram o México (Peter Greenaway)

Em 1931, no auge de seu poder artístico, o cineasta soviético Sergei Eisenstein viaja ao México para rodar um novo filme, Que Viva Mexico. Recém-rejeitado por Hollywood e sob crescente pressão para retornar à Rússia de Stálin, Eisenstein chega à cidade de Guanajuato.

O retorno (Björn Hlynur Haraldsson)
Gunnar, um sociólogo na casa dos 50 anos que já escreveu inúmeros livros de autoajuda, vive em uma bela casa com Dísa, sua mulher. Apesar da experiência de Gunnar, seu relacionamento está abalado. David, 25, seu filho único, volta de suas férias com uma nova namorada, a bela, educada e inteligente Sunna. No entanto, ao conhecer a garota, Gunnar é forçado a enfrentar um segredo obscuro.

Ovelha negra (Grímur Hákonarson)
Em uma remota área rural da Islândia, os irmãos Gummi e Kiddi vivem lado a lado cuidando de suas ovelhas e carneiros. Embora dividam a terra e o estilo de vida, eles não se falam há 40 anos. Quando uma doença letal atinge o rebanho de Kiddi, autoridades decidem abater todos os animais da região para conter uma epidemia. Muitos fazendeiros abandonam o local, mas os dois irmãos não desistem tão fácil. Conforme as autoridades se aproximam, eles precisarão se unir para salvar os animais —e eles mesmos— da extinção.

Vencedor da mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes.

O desaparecimento do ilusionista (Bobbie Peers)
Em pleno inverno, o ilusionista alemão Dirk Ohm chega à pequena cidade de Grong, um lugar tenso desde o sumiço de uma jovem local, Maria. De repente, Dirk se vê buscando a garota de um lado a outro com os moradores; e lentamente vai se apaixonando pela menina desaparecida. Na solidão do hotel, ele acredita na ilusão de uma relação amorosa —e Maria se torna mais real do que todo o resto.

Voltando para casa (Henrik Martin Dahlsbakken)
Einar volta para a família na Noruega depois de servir no Afeganistão por quase um ano. O filho mais velho, Oscar, assumiu a responsabilidade pelo mais novo, Frederik, uma vez que a mãe deles passou a maior parte do tempo doente. Quando Einar desaparece durante uma caçada nas montanhas, os irmãos são forçados a procurar seu pai ausente.

Homesick (Anne Sewitsky)
Quando Charlotte, 27, vê o meio-irmão Henrik, 35, pela primeira vez na vida adulta, este se torna um encontro sem limites entre duas pessoas que não sabem o que é uma família normal. Como um amor fraternal se manifesta se você nunca o experimentou antes?

Mulheres vestindo camisa de homens (Yngvild Sve Flikke)
O filme segue três mulheres em uma busca quase desesperada por elas mesmas e por felicidade: a estudante de literatura Sigrid, que se apaixona perdidamente por um famoso escritor; a desinibida artista performática Trine, que está prestes a ficar famosa —por isso, é muito inconveniente que esteja grávida de um curador ausente; e Astrid, que trabalha em uma fábrica e, por pensar que vai morrer em breve, quer contatar o filho que deu para adoção.

Aeróbica, uma história de amor (Anders Rune)
Janne está obcecado em se tornar um produtor de programas televisivos. Sua mulher o deixou e partiu com o filho dos dois, e ele vive deprimido em seu flat, sobrevivendo de seguro-desemprego. Maria mora com a irmã, Helen, e com o namorado dela, um fisiculturista de poucas palavras. Helen tem a guarda de Maria, mas quer mais privacidade e sofre ao considerar enviá-la a um lar para pessoas com deficiência. Já Maria está em busca de amor. Usando a foto da irmã, ela cria um perfil em um site de namoro. Na internet, Janne e Maria se encontram —e suas vidas se transformam imediatamente.


 
Flocking (Beata Gardeler)

Uma pequena comunidade sueca parece idílica, mas apenas na superfície. Quando Jennifer, de 14 anos, afirma ter sido estuprada pelo colega de classe Alexander, tudo muda. O rumor se espalha rapidamente e cada vez mais gente acredita que Jennifer está mentindo. É o início de um caso de perseguição de uma comunidade contra uma garota e sua família. Provas ou decisões da Justiça não significam nada em um lugar onde as pessoas estabelecem as próprias leis e regras. O mais importante é permanecer com o grupo.

Girls Lost (Alexandra – Therese Keining)
Kim, Bella e Momo são três garotas de 14 anos que descobrem uma flor fantástica, de qualidades mágicas: ao beber seu néctar, elas se transformam em meninos e entram em um novo mundo. No início, elas gostam da recém-descoberta liberdade, mas logo Bella e Momo percebem que há desvantagens. Kim, porém, fica seriamente viciada.

Minha irmã magra (Sanna Lenken)
Stella acaba de entrar no empolgante mundo da adolescência e descobre que Katja, sua exemplar irmã mais velha, esconde um transtorno alimentar. Aos poucos, a doença vai destruindo a família.

Vencedor do prêmio Urso de Cristal no Festival de Berlim.

O Círculo (Levan Akin)
Em uma noite em que a lua aparece vermelha no céu, seis adolescentes se veem em um parque abandonado, atraídas por um poder misterioso. Elas são as “escolhidas”, um grupo de bruxas com poderes mágicos que precisam aprender a trabalhar juntas —apesar das diferenças— para salvar o mundo.

The here after (Magnus Von Horn)

Quando John retorna para a casa do pai após cumprir pena na prisão, ele aguarda ansiosamente o recomeço de sua vida. No entanto, na comunidade local, o crime que cometeu não é esquecido nem perdoado. A presença de John traz à tona o pior de todos ao seu redor e, lentamente, uma atmosfera de linchamento popular começa a tomar forma. Sentindo-se abandonado por seus antigos amigos e pelas pessoas que ama, o rapaz perde a esperança e começa a sentir os mesmos impulsos agressivos que o mandaram à cadeia. Incapaz de deixar seu passado para trás, ele decide confrontá-lo.

The paradise suíte (Joost Van Ginkel)
As histórias de seis pessoas que se cruzam e influenciam as vidas umas das outras de forma irreversível: Jenya, uma jovem búlgara; Yaya, um homem africano; Ivica, um criminoso de guerra sérvio; Seka, uma mulher bósnia; Lukas, um pianista sueco; e o pai dele, Stig.

Vovó está dançando na mesa (Hanna Sköld)
Eini tem 13 anos e vive isolada da sociedade em uma cabana na floresta junto com seu pai controlador e abusivo. Histórias sobre a sua avó, além de sua própria imaginação, permitem que a garota crie um mundo interior e encontre força para sobreviver.


Do Portal Vermelho, Mariana Serafini

Comentários