Ato Nacional de 20 de agosto: tomar as ruas por Direitos, Liberdade e Democracia!

Mobilização em todo o país contra a direita e o ajuste fiscal

Escrito por: CUT Nacional • Publicado em: 07/08/2015 - 17:57 • Última modificação: 19/08/2015 - 17:09

Movimentos sociais durante mobilização

Estaremos nas ruas de todo o país neste 20 de agosto em defesa dos direitos sociais, da liberdade e da democracia, contra a ofensiva da direita e por saídas populares para a crise.

- Contra o ajuste fiscal! Que os ricos paguem pela crise!

A política econômica do governo joga a conta nas costas do povo. Ao invés de atacar direitos trabalhistas, cortar investimentos sociais e aumentar os juros, defendemos que o governo ajuste as contas em cima dos mais ricos, com taxação das grandes fortunas, dividendos e remessas de lucro, além de uma auditoria da dívida pública. Somos contra o aumento das tarifas de energia, água e outros serviços básicos, que inflacionam o custo de vida dos trabalhadores. Os direitos trabalhistas precisam ser assegurados: defendemos a redução da jornada de trabalho sem redução de salários e a valorização dos aposentados com uma previdência pública, universal e sem progressividade.

- Fora Cunha: Não às pautas conservadoras e ao ataque a direitos!

Eduardo Cunha representa o retrocesso e um ataque à democracia. Transformou a Câmara dos deputados numa Casa da Intolerância e da retirada de direitos. Somos contra a pauta conservadora e antipopular imposta pelo Congresso: Terceirização, Redução da maioridade penal, Contrarreforma Política (com medidas como financiamento empresarial de campanha, restrição de participação em debates, etc.) e a Entrega do pré-sal às empresas estrangeiras. Defendemos uma Petrobrás 100% estatal. Além disso, estaremos nas ruas em defesa das liberdades: contra o racismo, a intolerância religiosa, o machismo, a LGBTfobia e a criminalização das lutas sociais.

- A saída é pela Esquerda, com o povo na rua, por Reformas Populares!

É preciso enfrentar a estrutura de desigualdades da sociedade brasileira com uma plataforma popular. Diante dos ataques, a saída será pela mobilização nas ruas, defendendo o aprofundamento da democracia e as Reformas necessárias para o Brasil: Reforma Tributária, Urbana, Agrária, Educacional, Democratização das comunicações e Reforma democrática do sistema político para acabar com a corrupção e ampliar a participação popular.

A rua é do povo!

20 de Agosto em todo o Brasil!

ASSINAM:

Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) / Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) / Central Única dos Trabalhadores (CUT) / Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) / Intersindical - Central da Classe Trabalhadora/ Federação Única dos Petroleiros (FUP) / União Nacional dos Estudantes (UNE) / União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) / Rua - Juventude Anticapitalista / Fora do Eixo / Mídia Ninja / União da Juventude Socialista (UJS) / Juntos / Juventude Socialismo e Liberdade (JSOL) / Associação Nacional de Pós Graduandos (ANPG) / Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (Fenet) / União da Juventude Rebelião (UJR) / Uneafro / Unegro / Círculo Palmarino / União Brasileira das Mulheres (UBM) / Coletivo de Mulheres Rosas de Março / Coletivo Ação Crítica / Coletivo Cordel / Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras) / Igreja Povo de Deus em Movimento (IPDM)

PARTIDOS QUE APOIAM O ATO:

Partido dos Trabalhadores (PT) / Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) / Partido Comunista do Brasil (PC do B)

ATO NOS ESTADOS

Aracajú/SE

14h - Praça General Valadão

Belém/PA  

9h - Pronto Socorro Mário Minotti (PSM da 14 de março)

Belo Horizonte/MG  

16h - Praça Afonso Arinos

Brasília/DF

17h - Praça do Conic

Campo Grande/MS

16h - Rua Barão do Rio Branco x 14 de Julho

Campina Grande/PB 

11h – Parque Solon de Lucena

A estrutura do ato vai concentrar mais de 10 ônibus, na Lagoa Parque Solon de Lucena, em João Pessoa, a partir das 11h. Em seguida, às 13h todas as caravanas seguem em direção à Praça Clementino Procópio, no centro de Campina Grande, onde será realizada a manifestação.
Cuiabá/MT

16h – Praça Ipiranga

Curitiba/PR

11h - Praça Santos Andrade

Florianópolis/SC

16h - Largo da Alfândega

Fortaleza/CE  

14h - Praça da Bandeira

Goiânia/GO

17h – Praça do Bandeirante

Macapá/AP

15h – Praça da Bandeira 

Manaus/AM

16h -Teatro Amazonas

Natal/RN 

15h – Av. Salgado Filho

Porto Alegre/RS

13h30 - Igreja Pompéia

Recife/PE

16h - Praça  Derby

Rio Branco/AC

9h – Teatro Plácido de Castro

Rio de Janeiro/RJ

16h – Concentração da Candelária, caminhada até a Cinelândia

Salvador/BA 

14h - Praça Piedade e passeata até a Praça Castro Alves

São Luís/MA

15h - Praça João Lisboa

São Paulo/SP

17h - Largo da Batata, de onde sairão em passeata até a avenida Paulista

Teresina/PI

15h - Praça Pedro II

Vitória/ES

16h – Praça Costa Pereira

Comentários