Maduro assinala fortalecimento do Mercosul como entidade integradora




Brasília, 17 jul (Prensa Latina) 

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enalteceu hoje as transformações ocorridas no Mercado Comum do Sul (Mercosul) e seu fortalecimento como um mecanismo integrador.
Durante sua intervenção na XLVIII Cúpula de Chefes de Estado do bloco, Maduro comentou que nos últimos dez anos se produziu uma transformação do grupo, o qual antes só tinha uma visão comercial.

Agora, além do econômico, também se dirige ao político, social e a inclusão dos povos, precisou.

Segundo o mandatário venezuelano, ao longo de uma década se alinhavaram as bases de um novo Mercosul e a associação passou a falar unicamente de impostos à complementaridade e o desenvolvimento de uma zona econômica.

Maduro cumprimentou a plena adesão da Bolívia ao bloco e agradeceu os membros restantes pelo apoio à Venezuela ante a guerra econômica que enfrenta na atualidade.

Também se comprometeu a saldar a dívida de seu país com o Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) e ajudar seu fortalecimento como mecanismo de estabilização e apoio.

Sobre o aspecto comercial ao interno da aliança, o presidente venezuelano assinalou a assinatura hoje, com seu homólogo uruguaio, Tabaré Vázquez, de um acordo para acelerar as relações comerciais.

O documento tem sua base em um acordo energético de 2005 e procura impulsionar a produção de alimentos na Venezuela.

Maduro anunciou, ademais, que no final do próximo mês a União de Nações Sul-americanas celebrará uma reunião especial em Assunção, Paraguai, para tratar sobre o conflito territorial vigente entre a Venezuela e a Guiana.

O presidente agradeceu a iniciativa, bem como a canalização feita pelo Mercosul, e recordou que para a resolução do problema ambas nações subscreveram em 1966 o Acordo de Genebra.

lma/tgp/cc

Comentários