Dilma: "Uma ponte une, fortalece e permite superar obstáculos"

Blog do Planalto - 15/07/2015

O sucesso da construção da Ponte Anita Garilbaldi, situada no município de Laguna, a 120 km de Florianópolis, realizada por meio de uma parceria entre o governo federal e o estado de Santa Catarina, é um símbolo forte de união, que deve inspirar os brasileiros a superarem os desafios presentes, disse a presidenta Dilma Rousseff ao inaugurar a obra, nesta quarta-feira (15).
 “Uma ponte une, fortalece, junta energia. Permite que você supere obstáculos. O que nós queremos no Brasil é que, entre nós, se construam pontes. Porque, juntos, nós somos capazes de superar todas as dificuldades”.


A presidenta enfatizou que não se deixa intimidar por desafios e que o Brasil que todos querem é um país que, de fato, trabalha e constrói, com a força de sua população, um futuro melhor. “Hoje, estamos passando por dificuldades econômicas. Tem gente que, diante da dificuldade, desiste, abaixa os braços, recua. Nós não somos esse tipo de gente. Nós enfrentamos a dificuldade. Porque só enfrentando a dificuldade, você é capaz de superá-la”.
Para isso, acrescentou, é preciso humildade para reconhecer que se passa por dificuldades. Mas, também, é preciso coragem e dignidade para poder ultrapassá-las.

“Nós temos a mania, no Brasil, de não perceber a nossa própria força. Construímos, nos últimos 13 anos, um país muito mais forte e muito mais capaz de enfrentar crises do que em algum momento no passado. E essa ponte faz parte dessa construção. Faz parte da nossa capacidade de reagir. Podem ter certeza: o Brasil irá voltar a crescer, gerar cada vez mais pontes como essa, gerar empregos, contar com a sua população trabalhadora”, assegurou.

 Força da mulher brasileira
A presidenta fez referência ainda ao nome da ponte, Anita Garibaldi, que homenageia uma mulher que “mulher que lutou firmemente, tanto aqui no Brasil quanto lá na Itália”, pela liberdade dos dois povos, que a reconhecem como heroína.
“Sem sombra de dúvida é um exemplo da mulher brasileira, que é guerreira e que é corajosa, que não se atemoriza e que enfrentou guerras, dificuldades e as superou”.

Dilma Rousseff lembrou ainda a visita que fez à obra em maio de 2012, acompanhada do ex-senador e ex-governador catarinense Luiz Henrique da Silveira, falecido em maio de 2015. Na ocasião, em 2012, ela estava acompanhada também do governador do estado, Raimundo Colombo, então em seu primeiro mandato, e do deputado federal Celso Maldaner.
 “Fico muito feliz de dizer que, sem sombra de dúvida, essa ponte é também uma homenagem a todos aqueles que acreditaram que poderíamos fazer uma obra com essa beleza, com esse desafio de engenharia e de arquitetura”.

Projeto da ponte
A Ponte Anita Garibaldi é a primeira ponte estaiada (suspensa por cabos constituída de um ou mais mastros) em curva do País, com 2.830 metros de extensão, sendo 400 metros no vão central com estais (cabos); dois mastros de sustentação com 63 metros de altura; 136 estacas escavadas com diâmetro de 2,50m.
Levou 38 meses para que fosse construída. Ela integra um processo de duplicação, em Santa Catarina, da BR 101, principal corredor de acesso aos países do Cone Sul do Mercosul e a mais importante ligação rodoviária entre São Paulo e Buenos Aires.

Comentários