A metamorfose do PSDB, por Alexandre Tambelli

Teotônio Vilela Filho
E o Instituto chama-se Teotônio Vilela. 
Pensar na Educação e sabedoria de Teotônio Vilela, de Franco Montoro, de Almino Afonso, de Bresser Pereira, de Renato Janine Ribeiro, etc. e imaginar o PSDB hoje, alguém sabe explicar como foi possível esta metamorfose?
Respondo:
A legenda se tornou o partido da Velha Mídia. 
Meu tempo de estudante era o tempo que os jovens do PSDB eram a Esquerda moderada, traduzindo de forma um pouco simplória mas cabe a generalização: a social-democracia.
Os jovens do PSDB eram os "capitalistas sociais", se me entendem. Nós éramos a Esquerda tradicional, socialista, comunista, éramos a ruptura. 

Porém, o PSDB era defensor de princípios democráticos, participaram seus fundadores das Diretas Já. Eram pessoas com um olhar social, um olhar mais humano para com o semelhante, em busca de Justiça Social dentro do Capitalismo. 
Hoje, se bobear até Pena de Morte votam favoráveis, defenderiam até um Golpe Militar, qualquer coisa pelo encurtamento da trajetória petista no Poder Central. 
Infelizmente, a Mídia no Brasil tem uma linha de conduta que deve ser seguida à risca por quem busca a segurança de realizar seus atos e não ser ameaçada a sua reputação: fazer o que ela quer (a Mídia). O PSDB se tornou o partido da Mídia, e, com ele perdeu a sua identidade.
O casamento do discurso "Pitbull" do José Anibal com o do Reinaldo Azevedo é a constatação cabal de que PSDB e Velha Mídia formam em instâncias diferentes uma mesma "família".
O PSDB é o braço Político da Mídia (o que disputa o voto em favor da Mídia, porque a Mídia não tem voto), se torna "inculpavel" quando de seus atos, dentro de uma lógica: a de controle absoluto da informação no Brasil, onde a Velha Mídia detém a capacidade de ameaçar a reputação e de destruir toda carreira de quem não aceita governar, votar e julgar a seu favor, e compartilhar de suas ideias.
O PSDB faz exatamente o que a Mídia Oligopólica quer e, então, livremente circula nos meios Políticos agindo da forma que melhor lhe convier, porque não será importunado pela Mídia, será defendido pela Mídia e quem lhe tentar importunar, a Mídia tratará de ameaçar sua reputação e até sua carreira nas mais diversas atrubuições públicas.
Então, um Processo contra irregularidades do PSDB não tem solução, porque a Mídia o defenderá do modo dela, e quem julgá-lo, mesmo que busque a Justiça para  tentar dar um veredito correto, ficará de mãos atadas, porque é a sua sobrevivência (do julgador) que está em jogo. Sobrevivência financeira, de reputação e até medo de alguma ameaça  contra sua família. 
O PSDB existe, apenas para fazer o que a Mídia quer. Ele faz o papel em 100% das ocasiões e está livre, leve e solto para fazer o que quiser em relação ao Patrimônio público, contanto que não fira o manual de desejos da velha mídia que o comanda.
Como a Velha Mídia se tornou uma ultradireita, antinacionalista e neoliberal extremada e defensora do Capitalismo Financeiro (o Mercado) + conservadora nos costumes e anti-petista radical o PSDB veste esse figurino. 
É a forma de sobrevivência que restou ao Partido que aceitou com o passar dos anos ser o Porta-Voz das ideias da Velha Mídia.
Não sobraria quase nada da legenda se houvesse uma Lei de Médios com uma Liberdade de Imprensa maior, um equilíbrio com outras fontes de informação mais democráticas e, por conseguinte, mais segurança para a Justiça trabalhar e julgar e condenar seus ilícitos.
Enfim, ele, o PSDB, se abraçou à Mídia Oligopólica e só tem sobrevida por causa dela. Só tem parte da opinião pública favorável por causa da Mídia. Se tornou quase inatingível na Justiça, mas não tem identidade e nem pode apresentar um Programa de Governo à Nação, porque o seu Programa não renderia votos. 

Comentários