China propõe construção de uma comunidade de destino comum

                            
Pequim, 27 jun (Prensa Latina)

 O vice-presidente chinês Li Yuanchao, propôs hoje aqui a construção de uma comunidade internacional com um destino comum baseado na paz e em prol do bem-estar em escala global.
Durante sua intervenção na abertura do IV Fórum Mundial de Paz, iniciado neste sábado na Universidade chinesa de Tsinghua, Li refletiu que só existe uma via para combater os crescentes desafios e crises comuns como a financeira, as atividades terroristas, a mudança climática, as epidemias e a brecha na riqueza, que encaram as nações na atualidade.
"Só temos um planeta e todos os países compartilhamos um mundo", enfatizou ao mesmo tempo em que urgiu à unidade, o entendimento e a reciprocidade, temas centrais deste encontro.


Ante tal razoamento, exemplificou que no caso particular deste gigante asiático, a fabricação de bens, desde um Boeing 747 até um telefone inteligente, se realiza mediante a colaboração de centenas de empresas em dezenas de países.

O desenvolvimento e a prosperidade dos diferentes países e regiões incrementam-se vertiginosamente como resultado de uma profunda globalização do comércio, finanças, investimento, recursos, educação, turismo e inovação científica e tecnológica, manifestou.

Mais especificamente, há duas áreas nas quais podemos trabalhar, primeiro na integração regional e segundo, na edificação de uma comunidade de destino comum na Ásia, propôs.

Os cerca de 500 delegados assistentes ao evento, mostraram seu beneplácito com as declarações do vice-presidente chinês.

Líderes e ex-mandatários, acadêmicos, estrategistas e tanques pensantes trocam neste encontro pontos de vistas e conceitos para avançar no progresso da estabilidade global e da paz mundial.


rob/dav/cc
Modificado el ( sábado, 27 de junio de 2015 )

Comentários